O relatório publicado pelo Ofsted sobre o primeiro ciclo de inspecções às Autoridades Locais de Educação britânicas (Local Education Authorities) contém muitos dados interessantes para se perceber até que ponto as coisas podem correr mal e, curiosamente, como então o Governo inglês optou por transferir dessas autoridades para as Escolas muitas competências que antes estavam nas LEA.
Para além disso repare-se como, apesar de alguns pontos positivos, diversas constatações dessas inspecções (ler em especial as páginas iniciais com os títulos Main Findings e Commentary) passam exactamente pela percepção da incapacidade das LEA para melhorarem o seu desempenho e para apoiarem devidamente as escolas e, principalmente, os alunos com problemas de exclusão.
Relatório: lea
Maio 6, 2008 at 2:17 pm
“curiosamente, como então o Governo inglês optou por transferir dessas autoridades para as Escolas muitas competências que antes estavam nas LEA.”
É isto que eu defendo, autonomização das escolas e não territorialização da educaçao, por cá têm passado para as autarquias uma série de competências(das pequenas às grandes intervencões, gestão da acção social escolar, das cantinas, das actividades extra-curriculares, etc) que diminuem a autonomia das escolas.
Para quando uma lei de financiamento das escolas?
Maio 6, 2008 at 3:45 pm
Demissão do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Azeitão
Ainda há gente Séria em Portugal!
Infelizmente são poucos.
E cada vez menos.
http://joaotilly.weblog.com.pt/
Maio 6, 2008 at 4:30 pm
comentário 2
Compreendi mal, ou só se demitiu uma vice-presidente, que não faz cair o CE?