Ideias extremamente úteis

A organização de contextos e recursos para os usos das novas tecnologias melhoram a qualidade da aprendizagem e desenvolvem novas habilidades e competências para a cidadania e qualificação para a participação social produtiva.
Nos nossos dias, é evidente a importância das TIC, tornando-se indispensável o empenho inequívoco das escolas e professores no incentivo de aprendizagens autónomas e cooperativas dos alunos utilizando as TIC. Tudo isto, mediante um projecto coerente de formação e aquisição de um conjunto de competências claramente referenciado nas diferentes áreas curriculares.
Nas conferências da TED 2008 (conferências dedicadas à tecnologia com o lema: ideias que vale a penas espalhar), Johnny Lee mostrou ideias extremamente úteis. Mostrou como é que com um controlo remoto da Nintendo Wii (que custa cerca de 50 euros!!) e mais alguma coisa é possível criar um quadro interactivo e multitouch (que custa milhares de euros).
Neste momento, algumas escolas portuguesas estão a aderir a quadros interactivos (mesmo que ninguém trabalhe com eles nas escolas) e a gastar balúrdios. Este vídeo poderá despertar a curiosidade e colocar professores e escolas mais autónomas a implementar uma alternativa prática e barata. Mas será que os nossos professores estão preparados para isso?
Não nos podemos esquecer que as TIC influenciam a aprendizagem, mas não substituem o professor, dando-lhe um papel cada vez mais preponderante no processo ensino-aprendizagem.
Numa época em que o Ministério da Educação tudo faz para ajudar o Governo a reduzir o défice, tomando mesmo medidas prejudiciais para a Educação, esta poderá ser uma ajuda válida e viável para a redução do orçamento de Estado. Porém, certamente que algumas empresas verão a sua galinha de ovos de ouro esfumar-se!!!

O vídeo pode ver-se aqui.

João Leal

http://www.joaoleal.net