Lá terá que ser e vou – por fim – linkar um post do blog Tretas que, entre questões menores, me escolheu como principal alvo e razão de existência. Tudo por causa da divertida imagem ao lado.
O meu Ego agradece e só não rejubila porque, em regra, os textos estão demasiado consumidos pela ânsia de despertar uma reacção para serem inteligentes ou divertidos. De qualquer modo agradeço a atenção e só não devolvo porque cada um também se mede pelos alvos que escolhe. Pela lógica de quem está por trás do Tretas, a sua importância é menor pois dedica-se a bater em alguém que é medíocre e incompetente como eu. Portanto, não querendo desmoralizá-los, pelos vossos próprios padrões estarão a perder tempo com um zé-ninguém. O que é verdade.
Agora uma questão mais a sério: a partir do momento que criei um blogue e comecei a criticar estes e aqueles, passei a habilitar-me ao mesmo. É tão simples quanto isso. E a partir do momento em que acedi a aparecer com imagem anexa na imprensa e num (unzinho!) programa televisivo não posso queixar-me do que façam com isso.
Seria hipócrita da minha parte publicar cartoons e caricaturas de figuras públicas e depois – tendo-me deixado enredar nessa teia – queixar-me por ripostarem no mesmo tipo de moeda (embora seja moeda fraca). Isso é para os Pais da Nação que se esgaravatam todos por aparecer, nem que seja 30 segundos em tom comicieiro, e depois se queixam que seja escrutinado o método de lá chegarem. E que ameaçam com processos e exigem desmentidos quanto a declarações que nem sequer perceberam (sim, deixei passar em claro um episódio demasiado ridículo para ser abordado aqui). Ou para aqueles senhores que, na sombra, não aparecendo, fazem recortes e contactam quem querem usar como testas de ferro para processar quem incomoda, quem faz processos de intenções, ameaça por mail com raios e coriscos ou quem faz pesquisas pela net para tentar encontrar testemunhos comprometedores e depois não acha nada.
Eu não acho que um cartoon, uma montagem bem-humorada, mesmo que cáustica ou corrosiva, seja motivo de clamar por difamação e ai-ai que vai aí processo.
Isso é para os hipócritas que, não sabendo defender-se com a razão, sacam da intimidação.
No meu caso apenas espero que aquilo que é feito para me tentar desmoralizar melhore de qualidade, caramba. Eu consigo gozar melhor comigo mesmo do que vocês, conforme se percebe neste post.
Acho mesmo que ainda não perceberam o quão bem eu convivo com os meus muitos defeitos e escassas qualidades. Não, não vou rapar o cabelo para fingir que não sou careca; não, não vou para o ginásio fingir que não sou um bom garfo; não, não vou colocar lentes de contacto para mostrar os lampejos esverdeados dos olhos sob a luz certa; não, não coloco gravata para passar por «senhor doutor»; não, não vou colocar aparelho nos dentes (ou branqueá-los) aos 43 anos para fingir que não sei o quê. What you see is what you get.
Será que não perceberam que não adianta nada, mas mesmo nada, tentarem atingir-me dessa forma? Tenho uma casca demasiado grossa, que resiste quase sem esforço a essas investidas e até as estima como alimento para um narcisismo desmesurado. Afinal tenho um blogue de anti-fãs só para mim! Quanta honra.
Agora só é pena que, embora medianamente letrados, ainda deixem muito a dever à inteligência e ao domínio da língua materna (pelo menos para mim é materna).
Mas é pela prática que lá se chega.
Nem que seja necessário inscreverem-se num curso de Novas Oportunidades.
Quanto às habilidades com o Photoshop, lamento, mas ainda estão numa fase mais rudimentar que eu.
Abril 6, 2008 at 9:16 pm
Coitado do Anti-Tretas. É “letrado” e “bem informado”. Vejam só, para perceberem como ele é “inteligente”, uma resposta que deu a um meu comentário acerca da Lei 3/2008:
Está falar de quê?
Se é da lei 3/2008, eu esclareço-o que quando é aprovada uma lei, seja ela qual for, ela carece de regulamentação, regulamentação essa que neste caso, é feita através dos regulamentos internos das Escolas. Cada Escola irá definir internamente os moldes como vai aplicar a lei. Entendeu!
Mais uma vez para entender bem, repito: – A aplicação da lei vai ser diferente de Escola para Escola.
O Decreto-Lei 30/2002 tinha ser aplicado da mesma maneira em todas as Escolas! (está decretado,ponto final! Por isso se chama decreto)
A Lei 3/2008 na sua aplicação varia em função dos RI da cada Escola ( não está regulamentado) ] (Anti-Tretas)
Abril 6, 2008 at 9:16 pm
eheheheheheheh… Excelente sentido de humor inteligente. 😉
Abril 6, 2008 at 9:20 pm
😉
Abril 6, 2008 at 9:31 pm
ainda não acabei de ler o comentário, no entanto acho que realmente não precisa da gravata para parecer um senhor doutor, já é um SENHOR DOUTOR.
Abril 6, 2008 at 9:36 pm
😀
Respondeu muito bem Paulo.
Continue a escrever como bem escreve neste seu blog. Blog esse, que todos os que somos professores “no terreno” nos sentimos em casa.
Posso nem sempre concordadar com algumas posições ou comentários feitos. No entanto sei que só assim poderei crescer,ou seja, prestando atenção aos outros e não só ao meu umbigo. Mais uma vez parabéns Paulo.;)
Abril 6, 2008 at 9:40 pm
E o que é certo é que o número umbigadelas não pára de crescer.
Anda tudo a Umbigar! (e o resto são tretas!)
Abril 6, 2008 at 9:42 pm
Tenho um comentário para si do Ant.-Tret..
«Meu caro antes mais este comentário vai através do albino mau porque deve ter o meu IP bloqueado.
Não lhe reconheço autoridade nenhuma para me avaliar no que quer que seja! Nem sequer na forma como escrevo, muito menos naquilo que designa como Photoshop.
Certamente a Ministra ficaria mais preocupada se fosse você que se diz Professor de Português e de Historia e Estorias (como diz o albino mau ) e escrever mal a língua materna , do que se preocupa comigo.
Ela a mim ainda não pediu para eu ser avaliado, coisa que já lhe pediu a si e você está com medo.
Mas como vê eu sou bem o exemplo, de que, não se deve pedir muito aos Pais para ajudarem os seus filhos nas suas tarefas escolares , e olhe que apesar de ser analfabeto acho que sou e fui , porque dois já estão formados, um é Advogado já com o estágio feito, num bom Patrono, e outra Engenheira Civil, o mais novo é que ainda está no 10 ano, um pai presente nos seus percuros escolares
Quanto às oportunidades, acho que se deve mais preocupar com as suas, como se vê que está, do que as minhas.
Mas já agora para descansar o seu espírito solidário, posso-lhe garantir que eu estou bastantes satisfeito com as oportunidades que a vida me tem dado apesar de ser analfabeto!»
Abril 6, 2008 at 9:44 pm
Ainda bem que este blog existe! esses críticos passam a ter um razão de viver, caso contrário, estariam numa ponte com um pedra atada ao pescoço….
Abril 6, 2008 at 9:46 pm
txi, Paulo
acho que devias processar o tetra-tetras, ele não fez um desenhito da gata e isso sim é imperdoável,
os animais são nossos amigos
{eu ficava muito zangada se desprezassem o meu cão!}
Abril 6, 2008 at 9:46 pm
é só dor de cotovelo!
Abril 6, 2008 at 9:47 pm
Paulo:
Não havia “nexecidade” 😉
É dar muita importância e às vezes o desprezo dói mais….
DE qualquer forma…gostei do seu texto e continuo fã do seu blog!!!
🙄
Abril 6, 2008 at 9:47 pm
Parabéns, Paulo, pelo seu CIVISMO com todas as letras.
Abril 6, 2008 at 9:50 pm
Desculpa Paulo, mas como deves reparar sou mais leitor do que escritor, face à vossa imensa qualidade mas tenho de dizer isto:
Se tanto criticam este blog esses badamecos, que raio vêm aqui fazer??? incomoda-vos que alguém tenha esta capacidade de reunir tantos pensantes num blog??? a sede do PS lá do bairro não tem bar para jogar Às cartas?? arranjem uma amante…,desapareçam, ponham-se a milhas…
Abril 6, 2008 at 9:50 pm
albino mau Diz:
Abril 6, 2008 at 9:42 pm
Tenho um comentário para si do Ant.-Tret..
Ela a mim ainda não pediu para eu ser avaliado, coisa que já lhe pediu a si e você está com medo.
xério! ainda vai pedir, espere pela campainha da porta!!!
o colega umbiguista é querido, sempre a puxar a moral das visitas para cima
graças a si fico sempre bem disposta
eu sei, não era essa a intenção, mas, de facto é o que sucessede, tenho um sorriso tipo smile ehehehehehehe
bj da angelica ao tetras
Abril 6, 2008 at 9:53 pm
O Anti-Tretas pela descrição da descendência é mesmo o bom e velho Henriquin?
Quanto a bloqueios, isso são devaneios.
Bloqueei palavrões.
É isso que o Anti-Tretas costuma colocar nos comentários?
Abril 6, 2008 at 9:58 pm
Paulo,
Só não o processo em busca de indemnização pelo tempo e dinheiro que perdi por ter ido ler o blogue que referiu, porque me senti compensado com o texto que escreveu – “Ossos Do Ofício”.
Gosto imenso da arrumação dos seus livros e demais papéis nas estantes e nas mesas. Faz-me lembrar outras pessoas. E faz-me lembrar um texto do Torga acerca do “arrumar” os papéis.
Um abraço.
Abril 6, 2008 at 9:59 pm
O blog Anti-Tretas vem concretizar alguns alertas que deixei neste blog sobre o projecto em curso para denegrir os professores.
Pelos objectivos e pela qualidade dos conteúdos é uma imagem perfeita do que é e de como funciona o poder socratino, em todo o esplendor da sua mediocridade.
Para concluir:
Portugal, em várias ocasiões esteve à frente no conhecimento científico. Este é um desses casos exemplares. José Sócrates e o seu PS dominam perfeitamente a técnica da clonagem humana, como em nenhum outro país.
Ele está a clonar-se e a disseminar-se pelo país fora. O autor daquele miserável blog é um perfeito clone de Sócrates, na mediocridade do saber e na total falta de escrúpulos…
Estão a nascer por aí outros blogues do género, cada um no seu ramo (da falta) de saber…
Abril 6, 2008 at 10:00 pm
Pois eu acho que o Paulo deve dar resposta. 🙂
Nem sempre, nem nunca, que é para deixar o cromo mais baralhado. 🙂
A cabecinha do homem já não é lá muito boa. Assim, se for um bocadinho agitada, fica toda apanhadinha. Como nós gostamos de os ver apanhadinhos, a transpirar, aos berros… Paulo, mistura-lhe as emoções, surpreende-o, baralha-o. Ele fica mais giro. E nós gostamos de o ver giro. Não é? Eu pelo menos gosto 😀
Abril 6, 2008 at 10:04 pm
O Anti-Tretas poderia pedia ao filho Advogado para lhe explicar melhor a diferença entre um Decreto-lei (está decretado!) uma Lei (está legislado!) e um Despacho (está despachado!). O outro filho, Engenheiro Civil, terá também um bom patrono?
Abril 6, 2008 at 10:07 pm
provavelmente a Mota-Engil!
Abril 6, 2008 at 10:08 pm
Pois ele lá saberá se é mau, quem somos nós para o contradizer… Que é verdadeiramente broeiro, isso sim.
Porque anda por aqui e o que quer, xô, não são assuntos pra si, sr mau! 😦
Ah, e a concordância sujeito/predicado ainda se usa, ok? Entre outas, os promomes confundidos com com conjuntivos verbais, etc. Experimente o português técnico e deixe-nos, xô, tá???
Abril 6, 2008 at 10:10 pm
Para o Anti-Tretas.
Dois conselhos:
1.º – Muda o subtítulo do teu blog para uma mais acertado: «Contra o aranzel de alguns ProfessoresZECOS».
Fica mais condizente com os espírito socratino…
2.º – Aprende a escrever melhor.
Um momento de Humor, para terminar:
O teu diploma saiu-te num pacote de farinha amparo ou foi nas Novas Oportunidades?
Nota:
Não deixei este comentário do blogue do Anti-Tretas por sei do que o poder socratino é capaz.
Ainda para o Anti-Tretas, para não denegrir os professores: Nem todos os que escrevem aqui são professores ou professoreszecos.
Abril 6, 2008 at 10:16 pm
Caro Paulo você é um SENHOR DOUTOR… Maia nada…
Por favor… pedia agora aos estimados colegas e amigos e só a estes, para taparem os olhos e irem para a mensagem seguinte… Já está???
O Albino Mau é mesmo uma bosta
Abril 6, 2008 at 10:24 pm
Não vale a pena sequer falar mais desse suposto Blog é dar má publicidade. É um deserto de ideias , deixá-lo estar na sua mundividência. O homem quer afectos
Abril 6, 2008 at 10:32 pm
Xiiii… esqueci-me (23)…
Por favor, mais uma vez… pedia de novo aos estimados colegas e amigos e só a estes, para taparem os olhos e irem para a mensagem seguinte… Já está???
O tal Anti-tretas é como Albino Mau uma enorme bosta…
É preciso dar o mérito a quem o tem… 🙂
Abril 6, 2008 at 10:42 pm
Vocês são mesmo ridículos! Cultivam mesmo o aranzel !
São tão confiantes na vossa esperteza, mas até da vossa sombra tem medo, e vêm os socrateanos.
O que eu acho estranho é haver aqui tanta excelência intelectual e os resultados dos alunos serem tão maus, quando constatam que os pais são analfabetos.
Já agora Guinote ele nem é o tal Henriquin nem o Boleto de Gondomar como alguns sustentam que ele seja, aliás o Boleto até é um da CNIP da Maria José Viseu e do Castela
Percebe-se porque é que os Profs que fazem comentários aqui, se acham tão bons e têm tanto medo de serem avaliados! Certamente porque eles estão habituados a se autoavaliarem com o resultado de excelente.
Acusam os outras de denegrir a imagem dos Professores, mas são vocês mesmo que o estão fazer!
Assumam de uma vez por todas!
Já que não respeitam os valores da democracia , respeitem a vossa classe!
Abril 6, 2008 at 10:52 pm
M Ai Ti, Vai-te Catar, Vai-Vai, Lol, só o trabalho de desdobramento de nicks merece-lhe um “Excelente”.
Está a ver, não tem o IP bloqueado, embora esteja sinalizado para NEE.
Abril 6, 2008 at 11:04 pm
🙂
Abril 6, 2008 at 11:05 pm
Paulo
Lamento. Apesar do convite e do link, ainda não foi desta que me senti impelido a visitar o Pró-tretas. O Engenheiro da Ordem de seu nome Henrique Quintela terá que fazer um esforço maior.
Em tempos disse que respeito mais quem rouba carteiras do que quem rouba textos alheios.
Abril 6, 2008 at 11:12 pm
Sr. Mau,
Saia, por favor, do ramo da árvore que é para eu não ter esta sensação de estar a falar de baixo para cima.
Acha que os resultados dos alunos não são bons? Pois deixe-me que lhe diga, que apesar das orientações pedagógicas e outras, de quem de direito, os resultados não são piores porque a maior parte dos professores é de Boa/Muito Boa qualidade. Imagine que tínhamos apenas de ensinar… e que tínhamos as melhores condições para o fazer… e que não perdíamos tempo útil em afazeres que nada interessam para a profissão de ensinar… e que os programas eram bons programas, sérios… nem queira saber! Os nossos alunos estariam entre os melhores. Assim o nosso trabalho fosse apenas os alunos e não, sem se perceber, a criação de um monstro de papel, que cresce, cresce, cresce…
Podia dar-lhe vários exemplos de como se perde tempo e energia durante um ano lectivo, mas não vale a pena. Nem o senhor mudava de opinião nem a árvore mudava de sítio. É que eu tenho a certeza que o Sr. Mau está impossibilitado de perceber seja o que for, apesar de, aparentemente, inexplicavelmente, ser capaz de falar e de escrever.
Paradoxos!
Ah! O Sr. Mau usa o senso comum como referencial para os seus raciocínios. Deixe-me dizer-lhe que o senso comum, tem sido ao longo da história um mau conselheiro. Um pouco à laia do que os psicólogos e sociólogos pintam com letras um pouco mais elaboradas. Está a perceber?
O que é importante é o Bom Senso. Vou explicar-lhe. O senso comum diz que a Terra é plana. O Bom Senso sabe que a Terra tem uma forma aproximadamente esférica. O senso comum pensa que é o Sol que anda à volta da terra. O Bom Senso sabe que é a Terra que anda à volta do Sol.
Percebeu a diferença? Por isso, quando falar ou escrever não use o senso comum como referencial. Use o Bom Senso, se lhe for possível. (não me parece, mas como não quero criar-lhe um trauma, não o vou dizer)
Abril 6, 2008 at 11:16 pm
Parabéns, Paulo!
Não devem ser muitos que se podem gabar do mesmo!
Só é pena a pouca qualidade do mesmo. Não consegui passar da primeira frase!
Custa-me muito ler um texto que tem dificuldade em fazer a concordância entre o sujeito e o predicado…
Abril 6, 2008 at 11:17 pm
Guinote, nessa não vou entrar eu!
Abril 6, 2008 at 11:35 pm
Os meus parabéns pelo bom senso e pela resposta, para não dizer bofetada, de luva branca.
A diferença de polimento nota-se facilmente. Basta, por exemplo, ler o comentário anterior e a forma de tratamento que lhe é aplica: “Guinote”. Pura falta de educação e chá.
Abril 6, 2008 at 11:36 pm
Paulo, acho que o devia processar.
Mas a sério.
Não é que, por sua causa (por causa do seu artigo/comentário), perdi quase meia hora a ler, com atenção, tretas atrás de tretas no que se diz anti-tretas?
Isto acabou por ser publicidade enganosa…
Vá lá que aproveitei para recolher meia dúzia de anedotas para a minha colecção. Por isso está perdoado.
E continue… que o ceminho é este.
Um abraço
Abril 7, 2008 at 1:30 am
Os cães (rafeiros) ladram, mas a caravana passa! Passa e passará e estes lacaios do sócrates ficarão para trás, pois apenas podem “comer” daquilo que a corrente lhes dá, quais completos inúteis e parasitas do poder (brevemente) instalado. Professores, esses continuarão sempre, mesmo que os lambe-botas e seus chefes passem à história! Estará para breve o fim desta seita de corruptos…
Paulo, olhe em frente pois o que fica não são as Tretas, são os contributos grandiosos que todos os dias aqui encontramos…
Abril 7, 2008 at 1:36 am
Ah… Já agora, não perderei sequer um segundo do meu precioso tempo a visitar esse “diz que é uma espécie de blog tretas qualquer coisa”… Era o que me faltava… nem sequer para dizer mal!
Abril 7, 2008 at 1:51 am
O Melício de novo! Mas nunca terá “estaleca” para Dom Bibas.
Abril 7, 2008 at 9:49 am
“língua materna (…), é pela prática que lá se chega.”
ehehe
Abril 7, 2008 at 9:58 am
então o Dr. Guniote passou-se!!! O homem afinal não tem poder de encaixe. Reflectir sobre o contraditório? Nem pensar. Com essa personagem é pensamento único. Pena é que tenha alguns seguidores. Devem ser os que não fazem nada na escola e têm cursos de ciências ocultas.
Abril 7, 2008 at 10:05 am
Qual contraditório?
Abril 7, 2008 at 4:33 pm
Não percebo porque deu visibilidade a um sujeito como o “tretas”, que eu só conheci através do seu blog. Francamente!
Abril 7, 2008 at 11:50 pm
Não posso ficar indiferente ao comentário 26.Só os fracos de espírito é que recorrem ao insulto como argumento.
Ah… os profs Têm medo da avaliação!
E você tem medo que lhe tirem “alegadamente em troca dos 150 mil euros que a Confap recebe anualmente do Ministério da Educação”,
Visão 6 de Março, pág94.
Ao colega Paulo Guinote os meus parabéns pela forma como escreve. Bem haja!