Numa previsível sintonia de tema a generalidade dos editoriais de ontem da imprensa nacional (não apenas a hebdomadária, mas mesmo a diária) dedicaram-se ao episódio Carolina M. (será sina que no Porto este nome surja tanto à baila?), mesmo se em registos diversos e com posturas um pouco diferentes.

Já ontem tinha postado parte do editorial do DN, ficam aqui agora os textos de Fernando Madrinha e Henrique Monteiro no Expresso, Nuno Pacheco no Público e José António Saraiva no Sol. Agradeço ao MJMatos os clips dos 3 primeiros.

 fmadrinha29mar08.jpghmonteiro29mar08.jpg

npacheco29mar08.jpg

jas29mar08.jpgjas29mar08a.jpg

Claro que todos têm opiniões estimáveis e respeitáveis. Nem sequer vou aqui tentar passá-las em revista, apenas anotando que concordo globalmente com Nuno Pacheco, embora existam situações em que o recurso aos Tribunais se torna necessário. quanto a Madrinha & Monteiro, lamento que, ao contrário daquela metáfora popperina dos corvos brancos e pretos, para eles por muitos corvos pretos que apareçam todos os corvos são brancos. Ou seja, por muitos exemplos contrários que surjam em relação à qualidade e lógica das «reformas» do ME o que resta é sempre a sensação que tudo está bem, só uns detalhes é que falham e, nestes casos, os detalhes passam quase em exclusivo pelo Estatuto do Aluno e não por tudo o que o antecedeu.