Ministra diz que municípios vão poder gerir contratação e colocação de professores
Eu vou ainda esta semana percorrer as sedes partidárias locais, trazer propostas de adesão, fazer os meus cálculos e pagar quotas adiantadas até ao fim de 2009.
E já pensaram como vai ser agradável ter no Conselho Geral o patrão?
Afinal, que poderes terá o Director Executivo?
«Reitor»?
Isso gostariam alguns!
Nada disso, meros assalariados, condutores de carroças, de látego na mão para domesticar as alimárias de carga.
Grande barrete que andam a enfiar aos adesivos mais inclinados para ditadores de esquina.
Fevereiro 13, 2008 at 8:23 pm
Deixo aqui uma notícia em brasileiro relacionada com gestão camarária (perfeitura), para descomprimirem. Afinal até é fácil ser professor, a ministra está coberta de razão eh eh eh.
Ele não sabia ler, escrever e soletrar… Mas dava aula nos EUA!
John Corcoran é o que podemos considerar um fenômeno! Mesmo sem saber ler, escrever ou mesmo soletrar, ele conseguiu se formar em uma universidade da Califórnia e dar aula – dar aula!!! – por 17 anos em outra. O americano só foi alfabetizado aos 48 anos.
“Mas como isso foi possível, caro blogueiro?”, você está se perguntando, não? Vamos à explicação que o próprio deu à emissora 10News, de San Diego: quando era aluno de escola primária, John começou a apresentar problemas de aprendizado.
O menino contou com a conivência dos pais e dos professores, que o passavam de ano. “Quando eu tinha 8 anos, eu rezava na hora de dormir ‘Deus, por favor, amanhã, quando for a minha vez de ler em sala, faça-me ler'”. Mas o milagre não acontecia. O milagre da leitura, porque o da aprovação sempre aparecia ao fim do ano letivo. Por causa de problemas psicológicos e comportamentais, o pequeno Johnnie tinha suas deficiências acobertadas e sempre avançava.
John também contribuiu, aprendendo a disfarçar sua condição iletrada. Arrumava problemas em sala de aula e passava boa parte do tempo no escritório do diretor. Em 1956, ele recebeu o diploma da Palo Verde High School, em Blythe.
E John chegou à universidade, em El Paso. Lá aprimorou suas técnicas para burlar o sistema. Ele roubava provas e convencia colegas a completar suas tarefas, além de se dedicar a atividades esportivas. Trapaceiro virou o sobrenome de John.
“Eu não podia ler palavras, mas podia ler o sistema e as pessoas”, disse.
Em 1961, John se tornou bacharel em educação. Educação!!!!! Mesmo analfabeto…
“A prefeitura de El Paso dava a quase todos os graduados um emprego”, explica John.
Durante 17 anos, mesmo sem juntar lé com cré, o americano deu aulas em uma escola secundária de Oceanside.
A tática de John: ele desenvolveu um técnica de ensino baseada nos recursos oral e visual. Um gênio, não?
“Não havia uma palavra escrita por mim em sala de aula. Eu sempre tinha dois ou três professores assistentes para escrever no quadro e ler o boletim”, conta.
Em um determinado momento, a farsa ficou insuportável e John pediu licença da escola, Ele se trancou com uma tutora voluntária, de 65 anos. Depois de um ano, já sabia ler. Pelo menos tanto quanto os seus alunos.
O americano já escreveu dois livros e criou a Fundação John Corcoran, que ajuda analfabetos a terem uma melhor oportunidade na sociedade.
Fevereiro 13, 2008 at 8:25 pm
Essa diz isso e este diz isto:
PM: «Não terminarei mandato sem sistema avaliação professores»
O primeiro-ministro, José Sócrates, recusou hoje qualquer cedência em matéria de sistema de avaliação dos professores, garantindo mesmo que não terminará o seu mandato no Governo sem que esse sistema esteja instituído.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=318516
Tanta mentira até
Fevereiro 13, 2008 at 8:37 pm
maria lisboa
Só espero que ele próprio, em Outubro, seja devidamente avaliado pelos portugueses!
Fevereiro 13, 2008 at 8:38 pm
Cada vez é mais perceptível o ódio contra nós…porque será?
Era um bom caso para estudo.
(sinto-me completamente desiludida, cansada)
Fevereiro 13, 2008 at 9:18 pm
O Zézito é um caso classico da psicologia clínica. Aos 7/8 anos os pais separaram-se e a mãe saiu de casa e levou consigo a irmã mais velha e o irmão mais novo. O Zezito como filho do “meio”, o que já tem alguns problemas no âmbito da atenção dos pais e jogos na fratria, ficou com o pai. o Zézito fica entregue aos cuidados do pai. Estamos no tempo da ditadura. O pai espeta o Zézito num colégio, claro. E o Zézito fica com traumas psicolóicos para toda a vida. Sobretudo contra mulheres (ele percepciona-se como abandonado e preterido pela mãe). Caso classico para um professor. O Zézito tem um problema a resolver com ele próprio…e …eventualmente com a mãe dele. Mas como é um fraco resolve resolver indirectamente o problema psicológico dele com “a mãe projectada” ou seja, freudianamente falando nas professoras! O maior corpo profissional e de habilitações de formação superior não são os professores e na sua maioria não são professoras!? Pronto. Tirar conclusões. Os homens fracos são autoritários e têm problemas com a “mãe introjectada” projetada nas outras mulheres.
Lembre-se da História. É sempre pela via da perturbação…e há sempre mulheres pelo meio.Hitler e Salazar também.
Fevereiro 13, 2008 at 9:21 pm
Temos de relaxar e fazer yoga para ver se resistimos a uma fase tão má.
Fevereiro 13, 2008 at 9:25 pm
Eu penso que ficaria melhor num ringue de boxe…(com uns adversários escolhidos a trio ou quarteto) que na yoga:)
Fevereiro 13, 2008 at 9:43 pm
Á sinistra do Zézito frequentou a Casa Pia. Ao que parece órfã e pobrezinha. Mas os professores estão atentos a esses problemas de infância e de adolescência, dos vários pontos de vista sócio-económico, psicológico, cultural. O problema é que devem ter havido alguns problemas (todos temos os nossos e não andamos aí a vingar-nos a torto e a direito, não é!). Lá foi tentar entender o problema dela (é clássico alguns alunos de Psicologia e Sociologia quererem entender o que se passou com eles no caso da sociologia problemas nesta área)e frequentou Sociologia já adulta mas numa fase em que o professor catedrático do ISCTE da àrea da Psicosociologia das Organizações vai fundar na “casa ao lado”, Faculdade de Psicologia da U. de Lisboa, o ramo de Psicologia Social com a dupla valência: Organizações e Família.
Pronto. O que aconteceu? Bom. Conheceu umas teorias “sociológicas”(etc) metodos de destruir a identidade das pessoas. Normalmente as Ciências Sociais e Humanas (Psicologia, Sociologia e Antropologia) trabalham para o Bem das pessoas. Mas infelizmente há pessoas que vendem os seus serviços para destruir a identidade das pessoas (pessoal e profissional). O que é que se passa no M.E.!? Estão na 5 de Outubro “umas pessoas que ninguém conhecia nem os próprios senhores secretários de Estado”…está bem de ver que são “consultores” pagos a peso de ouro (pelo povão) para nos tentarem destruir e aos nossos alunos, e ao país/povo. Vi actuá-los numa multinacional ainda era estudante. Bolas. De fugir. Explico num outro post o processo de “limpeza”.
Fevereiro 13, 2008 at 9:48 pm
Está decorrer on line uma petição contra a esta avaliação:
Assina e reenvia para os teus contactos… Obrigado!
Petição On-line contra a avaliação do desempenho dos professores.
http://www.petitiononline.com/17257/petition.html
Fevereiro 13, 2008 at 9:52 pm
Posição da Escola Secundária de Leiria contida no blog:
http://movimentoprofessoresrevoltados.blogspot.com/)
Esta escola e outras recusam o próprio decreto lei e repudiam-no. Através de moção.
Agradeço que tirem cópias, entreguem nas vossas escolas, e divulguem este exemplo a seguir.
Estão de facto de parabens.
Obrigada.
Fevereiro 13, 2008 at 10:02 pm
Paulo,
Continuo a considerar que a Avaliação e a Gestão são o problema governamental. O papão das autarquias e do 2º ciclo a tempo inteiro é para levar a sério mas já tem uma dimensão política que leva a questões do tipo “regionalização”. A Avaliação e a Gestão estão a pôr em causa “2 anos e meio do trio maravilha e seus comparsas”. E estão a juntar os professores. Tácticas subversivas… Guerrilha. Para os desviar do que é neste momento essencial. O Mário Nogueira anda a reunir com a Associação dos Municípios à imenso tempo. Ok.
Fevereiro 13, 2008 at 10:03 pm
Desculpem “há”
Fevereiro 13, 2008 at 10:03 pm
Sedativo para adesivos (quando, já na cama, repita-se até dormir:
…somos mais exigentes
mais exigentes com aulas de substituição,
mais exigentes com o facto de termos agora uma escola a tempo inteiro
mais exigentes com a avaliação dos professores
e até mais exigentes com a gestão das escolas…
…somos mais exigentes
mais exigentes com aulas de substituição,
mais exigentes com o facto de termos agora uma escola a tempo inteiro
mais exigentes com a avaliação dos professores
e até mais exigentes com a gestão das escolas…
Fevereiro 13, 2008 at 10:41 pm
No seguimento deste tema ver esta notícia.
http://arlindovsky.wordpress.com/2008/02/13/tavira-quer-adoptar-professores/
Fevereiro 13, 2008 at 11:04 pm
REUNIÃO CALDAS DA RAINHA 09.02.08 – MOVIMENTO PROFS. EM LUTA
Caros colegas e amigos,
Pois é! No final deste lindo dia de Inverno, envio-vos este mail para vos dizer que estive hoje nas Caldas da Rainha, na reunião agendada para defesa da dignidade da carreira docente….
De facto, espantei-me que quase do nada (este movimento partiu da blogosfera, e da amizade de 3 antigos colegas nossos….) estiveram presentes 85 Prof.s vindo de diferentes pontos do País, nomeadamente, Barcelos, Famalicão, Barreiro, Leiria, Caldas da Rainha, Sintra, Amadora, Ramada, Lisboa, Caneças….e eu, de MONTELAVAR…..
Resumidamente o que se passou:
1. Foi explicado como começou este movimento, que tem cerca de 1 mês, e o que se passou entretanto, nomeadamente, a “cisão” do Estoril….(as 3 colegas que estiveram na reunião do Estoril, na passada 4ª feira, sabem do que falo…..);
2. Foi claro que os presentes condenam as actuais políticas do ME e do Governo na área da Educação, e de como as mesmas são totalmente atentatórias da nossa dignidade profissional: diferentes intervenções mostraram o estado de indignação, descrença e desmotivação dos Profs;
3. Foi claro que os presentes contestam as políticas dos diferentes Sindicatos os quais mais não fazem do que defender interesses próprios esquecendo-se de que poderiam e deveriam ser os aglutinadores da revolta dos Professores contra a situação que todos estamos a viver;
4.Foi claro, e como consequência do ponto anterior, que não reconhecem que os Sindicatos sejam capazes de expressarem o sentimento de frustração e revolta vivido diariamente pelos Profs.;
5. Foi claro que em muitas Escolas o MEDO impera: nuns casos, via Comissões Executivas, as quais mais não, são do que elos de transmissão da Sra. Ministra e dos seus Secretários de Estado; noutros, porque o estado de desorientação geral é de tal ordem, que se cria nas Escolas uma dinâmica de discussão por horas intermináveis, aquilo que nos querem impor, sem sermos capazes de nos reunir e dizer que pura e simplesmente, não aceitamos o que é claramente indigno;
6. Foi claro que NÃO QUEREMOS PEDIR PARA ADIAR ISTO OU AQUILO;
7. Foi claro que não merece a pena perder tempo e gastar energias a discutir grandes questões filosóficas, enquanto o ME impõe o que quer para poupar milhares de euros à nossa custa
8. Foi claro que BASTA DE CARPIR MÁGOAS DIARIAMENTE nas salas de Profs. o que não nos leva a lado nenhum;
9. Foi claro que HÁ QUE AGIR RAPIDAMENTE, e tomar posições e medidas que levem à defesa da nossa dignidade;
10. Foi claro que há que aprovar UMA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES, que remeta para o caixote do lixo da História o ECD, a avaliação do desempenho nos moldes propostos, a gestão das Escolas, etc….etc….e que lute pelo papel central dos Profs. no sistema de ensino;
11. Foi claro que a tarefa é enorme e só terá êxito se formos cada vez mais, e se, nesta altura do campeonato, percebermos que para termos sucesso, teremos que abdicar do marasmo em que caímos, e teremos que nos unir, sem partidarismos, nem clubismos de qualquer espécie, para defendermos a carreira docente;
12. Em Anexo, segue a Proposta aprovada por UNANIMIDADE, sem abstenções, e que consagra a realização da ASSEMBLEIA-GERAL para criação de UMA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES, a qual terá lugar nas CALDAS DA RAINHA, no próximo dia 23.02.08, em local e hora ainda a anunciar;
13. Até lá, via mails, todos os que queiram PARTICIPAR, CONTRIBUIR, na redacção dos ESTATUTOS, PROGRAMA DE ACÇÃO, DECLARAÇÃO DE PRINCIPIOS, poderão fazê-lo, embora tenham ficado alguns colegas encarregues dessa tarefa;
14. Será criado um BLOG, para dar conhecimento deste MOVIMENTO, e acima de tudo alargá-lo o mais possível, chamando para a LUTA, o maior número de PROF.s, que seja possível;
15. DIA 23.02.08, teremos que MUITOS, mas mesmo MUITOS, se queremos fazer algo….se queremos continuar a ser velhos do RESTELO, então não valerá a pena nada disto……
ð Espero pois ter-vos informado do que se passou no essencial nesta reunião….
ð Espero ainda que dia 23.02.08, me acompanhem e agendem esta importante reunião nas CALDAS DA RAINHA….
ð Organizem-se com os maridos, as mulheres, os filhos, as filhas, os namorados, as namoradas, as mães, os pais, os piriquitos, os cães, os gatos……
ð Espero também que DIVULGUEM este mail, pelo maior número de PROFS. que conheçam nos 4 cantos deste País triste, para que o marasmo dê lugar a um GRANDE MOVIMENTO DE LUTA pela DEFESA DA NOSSA DIGNIDADE E DA NOSSA PROFISSÃO!!!!
ð Temos rapidamente que alargar e ganhar apoiantes para que consigamos alguma coisa…….
Sempre que tenha novidades, comunicarei e reenviarei mails relacionados……
Bjs e abraços
José António Farinha
“Professorzeco” que quer voltar a ser PROFESSOR – EB23 Dr. RUI GRÁCIO – MONTELAVAR
NOTA:
A) Reenvio o MANIFESTO que originou este MOVIMENTO, e que contribui, em conjunto com outros apontamentos em Blogs, e outros mails, que a reunião de hoje se realizasse…..
B) O mail de contacto se pretenderem alguma informação deste MOVIMENTO, e não quiserem falar directamente comigo, é
profsemluta@hotmail.com (atentem que a leitura deste endereço poderá ser feita de duas maneiras….cabe a cada um de nós dizer se a maneira correcta é PROFs em LUTA, ou PROF.s SEM LUTA…..)
C) Para os mais DINOSSAUROS, assim como eu, será que CALDAS DA RAINHA não vos diz NADA????? VÁ LÁ PUXEM PELA MEMÓRIA……Pois é, pode ser um bom presságio……
Fevereiro 13, 2008 at 11:07 pm
Recebi e transcrevo como recebi. Não será altura de se passar à acção?
Fevereiro 13, 2008 at 11:19 pm
Eu tenho esse documento para divulgação e até peço desculpa por ainda não ter feito, mas fá-lo-ei em breve.
Fevereiro 13, 2008 at 11:24 pm
HISTÓRIA DO PRESENTE, CONTADA NO PASSADO, PARA DE UM FUTURO PRÓXIMO
Era uma vez ( a sério mesmo) um agrupamento vertical isolado culturalmente, sem biblioteca, cinema, teatro, exposições, actividades sérias de animação social para crianças e 3ª idade. Um dia, há cerca de 1 ano atrás, o agrupamento descobriu que existia uma animadora triste, escondida, num anexo da autarquia, com vários projectos apresentados mas aos quais não tinha recebido resposta ou aval positivo da senhora vereadora da autarquia, chamemos-lhe “D. Lorde”… Depois de contactada pessoalmente, a “D. Lorde” confirmou a existência de tal ave rara, assegurando-nos que concordava com o trabalho em parceria e que seríamos colocadas em contacto com a dita animadora. Contudo, pela calada da tarde, ilegalmente, contactámos a animadora, por sinal muuuuito desanimada da vida. Comparámos projectos e concluímos terem eles muitos pontos em comum. Ficámos a aguardar a ponte oficial apesar de nos reunirmos, clandestinamente, para projectar, perdão, conspirar projectos de leitura itinerante, cantinho da leitura na Biblioteca Escolar, projecto de contar histórias alargado à comunidade e 3ª idade, acções de formação para animadores e pais… A animadora foi-se animando e nós também.
4 meses depois, a animadora apareceu, muuuuito animada, porque todos os seus anteriores projectos foram “derrepentemente” aprovados (mesmo os rejeitados), com a exigência de que fossem readaptados, em 3 dias, aos projectos exigidos às Câmaras para receberem apoios do PNL. Enfim, coincidências…!
Entretanto já estávamos praticamente no final do ano lectivo. Afinaram-se ideias para o ano lectivo 2007/2008, sensibilizaram-se professores para o actual ano lectivo. Desde Junho de 2007 que a animadora lá organizou a sua sala, no anexo da Câmara, com livros, jogos e muitas ideias para receber professores do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, projectou umas tantas histórias, actividades/ateliers ligados às ciências e expressões, conseguiu aval para animação em localidades isoladas e envelhecidas, conversar, expressões plásticas e cozinha com a 3ª idade. Desde Setembro que andou com a escola a distribuir arcas de livros pelas escolas periféricas, contando sempre uma história, arranjou o material para tornar cantinho do conto agradável, empenhou-se pessoalmente na aquisição dos livros do PNL que a escola pediu à CM e entregou-os em pessoa, prepara a vinda de um autor, contacta o IPLB para acções de formação e vinda de um espectáculo, com o departamento de Língua Portuguesa, professores do 1º ciclo e pré-escolar, inicia um processo de ensinar a contar histórias, andando de sala em sala, escola em escola a contar contos, para culminar num encontro no final do ano lectivo….
Eis senão que chega o momento de renovação do contrato. Anda há meses a auscultar a Câmara. Autopromove-se? Pois, caro leitor, isso não sei. Pela “D. Lorde” descobre, a um mês do final do contrato, em plena efervescência de “animatites ”, de que os seus serviços serão dispensados. Interpelada directamente pela animadora (que de desanimada a animada passou a revoltada), qual a razão de tal decisão uma vez que havia uma panóplia de projectos em execução, D. Lorde virou-lhe as costas com a desculpa de ter de se dirigir a uma reunião. A insistência valeu-lhe a resposta rápida “Uma animadora estagiária fará muito bem o seu trabalho.”
E saíu para a dita pseudo?reunião.
Moral da história
Hoje uma animadorazeca, amanhã muitos professorzecos.
Fevereiro 13, 2008 at 11:42 pm
Ora essa, estimado Paulo
Todos nós é que lhe agradecemos o seu trabalho e coragem. Estou ansioso por saber se vamos mesmo lutar, em massa. Quero crer que sim.
Porque se não, acontece-nos a todos o que aconteceu no caso relatado pela Elsie.
Fevereiro 14, 2008 at 12:31 am
Afonso Pereira,
já existe uma ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROFESSORES
http://www.anprofessores.pt
Sobre o Post,
A municipalização tal como tem sido feita tem retirado autonomia às escolas, exemplos: cantinas, AEC´s, auxiliares, etc.
Por isso só há um caminho:
Autonomia das Escolas, o que implica que seja esta a assumir as competências que atrás referi, mais, contratação de pessoal, financeira, gestão do currículos…
A alternativa é continuarmos sujeitos a esta fúria legislativa.
Fevereiro 14, 2008 at 1:59 am
Retirei isto do Arrastão, penso o mesmo:
“Tenho defendido que as escolas tenham autonomia de contratação, para definirem as suas próprias estratégias, desde que as regras sejam muito claras e o Ministério funcione como árbitro, fiscalizador e instância de recurso nos concursos públicos. As escolas ou agrupamentos escolares! Já passar estas competências para as autarquias, que não dependem apenas de pais e dos professores e que não têm conhecimento directo da situação em cada escola, é um desastre. Não se dá autonomia à escola: põe-se a escola nas mãos dos jogos políticos locais. Não é preciso fazer um grande esforço para perceber qual vai ser um resultado. Pior a emenda que o soneto.”
http://arrastao.org/educacao/senhores-professores-comecem-a-filiar-se/