O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse hoje à Lusa que a transferência de competências para os municípios na área da Educação está “muito avançada” e que a sua execução deverá iniciar-se no próximo ano lectivo.
(…)
Para o secretário de Estado tratam-se de questões importantes que “certamente as autarquias gerirão melhor do que o Estado, já que estão mais próximas no terreno”.
Fernando Ruas concorda igualmente que as autarquias farão uma “melhor gestão” daquelas áreas do que o “Terreiro do Paço”. (Público)
Neste caso faço a minha vénia ao Secretário de Estado Valter Lemos. Embora possamos sempre ter esperança que a seguir venha melhor.
Embora não tenha achado a notícia exacto, não será de separar desde idílio Governo/ME-ANMP a possibilidade das Câmaras Municipais verem, a breve prazo, uma forma de solucionarem as suas dívidas acumuladas ao longo de anos de irrepreensível gestão financeira.
Quanto a Fernando Ruas seria interessante que reciclasse os lugares-comuns.
Por fim, espero que agora fique bem claro a quem se quer atribuir a presidência dos Conselhos Gerais das Escolas.
Janeiro 24, 2008 at 7:21 pm
e agora um exercício meramente académico: um município com várias escolas (que devem ser muitos)terá em todas elas a presidência? E em caso afirmativo, pela mesma pessoa, (ir)responsável pela educação?
Janeiro 25, 2008 at 8:36 am
Não, vai ser, em cada caso, um/a «comissário/a político/a» diferente, mas sempre da confiança pessoal do/da Sr (Sra) Presidente do dito cujo município! Que vai manipular o «Conselho escolar» para se assegurar que a sua «escolha» recaia no candidato(a) a Director/a que tem as boas graças de Sua Ex.cia O/A Presidente da Câmara!!!
Janeiro 25, 2008 at 7:11 pm
Um aspecto preocupante: o que irá mudar?
A título ilustrativo:
http://www.jornalocorreio.com/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=6&page_id=213&partspantodisplay=1