Tenho duas turmas de 5º ano (mas não apenas, também tenho de 6º). Uma francamente complicada (60% de alunos com Plano de Recuperação) em termos de aprendizagem, outra razoavelmente boa (10% de Plano, 20% para o Quadro de Mérito e Excelência).

Por acaso e sorte (era para ser uma turma “da manhã”, mas passou para a tarde em virtude da anuência a pedidos dos EE’s), a segunda é a minha Direcção de Turma; a outra é de uma colega que está nisto há menos tempo mas que vai ser (ou já é) certamente melhor DT do que eu. Não estou a reclamar os louros de nada.

A verdade é que ontem tínhamos os dois a reunião de balanço da avaliação do 1º período. À minha reunião compareceram 18 dos 21 EE’s e os 3 restantes mandaram justificação da não comparência. À da minha colega não compareceu nenhum. Repito: NENHUM.

Vão desculpar-me mas eu acho que poderá existir por aqui alguma correlação entre as duas variáveis. Até poderá ser que uma boa parte dos EE’s da turma da minha colega tenham todas as razões para não terem aparecido. Mas nem sequer o tentarem explicar? Depois não podem ser só os docnetes a fazer o trabalho todo.

Claro que na minha DT tudo está mais facilitado, quando o trabalho é encarado como uma parceria: eu e os meus colegas na Escola; as famílias em casa.

Como já escrevi no início do ano, a mim quase basta não estragar nada.