Declarações fantásticas de Valter Lemos, no boletim Educare, que o António Antão teve a gentileza de me enviar:
Para o secretário de Estado, uma eventual diminuição da procura da licenciatura em Filosofia – que afirma desconhecer se existe – “não tem a ver com o problema do exame”, até porque se trata uma prova para concluir o Ensino Secundário e não de acesso ao Ensino Superior. “Para concluir o Ensino Secundário não existe exame de Filosofia, como não existe de Biologia, Química, História ou Física”, lembrou, afirmando que a opção de acabar com o exame é “discutível”, mas que isso não pode confundir-se com o peso da filosofia nos currículos dos alunos.
Pelo que se vê, primeiro acaba-se com a Filosofia, em seguida deve ir acabar-se com a História, que ainda não acabou no mundo real, mas já na cabeça do Secretário de Estado.
Adenda (aparentemente) necessária: entenda-se o “acaba-se com a Filosofia” ou “a História” com o “acaba-se o exame”. Pensei que fosse perceptível a ideia, atendendo ao contexto e citação, mas fizeram-me notar que talvez não.
Novembro 17, 2007 at 1:00 pm
Às vezes passo por este blogue e leio coisas interessantes, mas desta vez decidi deixar um comentário porque não percebi, de todo, este “post”… Vou ser sincera. Não percebi como é que a partir da leitura do boletim se percebe que a seguir se vai acabar com a disciplina de História.
Não estou por dentro do que se passa no Secundário, mas do que se pode ler nesse boletim (e eu li tudo), não li nada que indiciasse ao término dessa disciplina…
Não percebi.
Novembro 17, 2007 at 1:16 pm
… é que a Filosofia pode ser perigosa… poderemos, com o seu auxílio, dar continuidade a gerações de seres pensantes.
Novembro 17, 2007 at 1:53 pm
Margarida, é com o “exame” e não com a disciplina.
Pronto, fui elíptico na forma. Eu já corrijo e explicito a menção.
Mas pensei que, lidas as declarações, se percebesse o contexto.
E até pensei fazer um trocadilho com uma música do Leonard Cohen e tudo.
Novembro 17, 2007 at 2:13 pm
Oiçam lá!
Hoje, antes do jornal da tarde, na RTP1, vi o final do “Contra informação”, com uma paródia ao novo estatuto do aluno, com a adpatação da letra “Maria”, dos Xutos&pontapés. Estava demais! Há alguém que a consiga gravar para o You tube? Nessa área sou uma nabiça!:)
Dava para alegrar o fim de semana!
Novembro 17, 2007 at 2:22 pm
Vou tentar achar a coisa no site da RTP, mas não garanto que consiga passar para o YouTube.
Será que aparece no Sapo-Vídeos?
É que não dá para colocar em imagem aqui no blogue (o WordPress é muito selectivo) mas sempre dá para indicar a ligação.
Novembro 17, 2007 at 3:14 pm
Ah… Como se depreende pela notícia do Educare que a disciplina de Filosofia no 12º quase que deixou de ser escolhida pelos alunos e, assim, parece que “desapareceu” desse ano de escolaridade, julguei que estivesse a querer extrapolar essa situação para a disciplina de História…
Novembro 17, 2007 at 4:51 pm
Para quem está fora destas lides do secundário, esta entrada requer mesmo mais explicações.
É que História não tem nada, mas mesmo nada, que constar neste conjunto de disciplinas. E se aparece referida, das duas uma: ou o homem não sabe do que está a falar (o que é bem possível, já que esta gente não pode cometer lapsos desta e de qualquer natureza quando fala da área que tutela) ou fugiu-lhe a boca para a verdade. E a “verdade” a que eu me refiro é o ataque ao exame de História do 12.º ano, na sequência do que aconteceu ao de Filosofia e do que esteve para acontecer ao de Português. Ou seja, tudo o que é conhecimentos do âmbito social e humano é matéria desprezivel, considerando que o fim dos exames nacionais significa esse desprezo.
Para conhecerem melhor a minha posição, recomendo a leitura de um texto meu, também aqui gentilmente publicado em https://educar.wordpress.com/2007/10/31/os-exames-do-12%C2%BA-ano-%E2%80%93-uma-nova-versao-do-conto-pedro-e-o-lobo/
(Se não quiserem ter a maçada de ler tudo, procurem a parte final, pelo menos).
Mas ainda não expliquei porque é que a História não pode aparecer citada no conjunto das disciplinas referidas. É que Filosofia, Biologia, Química e Física são disciplinas anuais, de opção do 12.º ano apenas. Não têm nada a ver com disciplinas correspondentes que funcionam nos 10.º e 11.º.
Antigamente, eram disciplinas com de exame obrigatório para conclusão do curso e específicas para acesso aos cursos superiores. Agora, essa condição passou a ser dada a disciplinas bienais, agora do 10.º e 11.º como Biologia/Geologia-A e Fisica/Química-A, por exemplo (o exame de Filosofia, mesmo da disciplina bienal dos 10.º e 11.º que é de frequência obrigatória para todos os alunos desapareceu do mapa).
Ora, a História-A ainda é uma única disciplina trienal de frequência obrigatória (para o nóvel curso de Línguas e Humanidades) e com exame obrigatório para conclusão e para acesso a vários cursos superiores, pelo menos no próximo ano. Também existe uma História-B que não é específica para nenhum curso, mas que tem exame obrigatório no 11.º ano!!
Nenhuma delas tem que aparecer referida, nesta circunstância.
Bom, e para concluir!
Se me disserem que não perceberam nada disto, não pensem que é consequência de menoridade intelectual. É que isto não é mesmo para perceber… Nem pelo homem que devia perceber tudo…
Novembro 17, 2007 at 5:25 pm
E mais, já agora.
A inclusão da referência à disciplina de Filosofia no conjunto da Física, da Química e da Biolgia também é, no mínimo, revelador da confusão (ou ignorância?) que vai naquela cabeça.
É que a Filosofia do 12.º ano (repito, que nada tem a ver com a do 10.º/11.º anos. Um aluno pode iniciá-ola, por exemplo sem ter frequentado a correspondente bienal)é um mundo à parte quando comparada com as outras.
Isto é, apesar de serem de opção anual, as outras disciplinas são quase de escolha obrigatória dado o peso que o seu nome tem, por exemplo, para quem quer seguir Engenharias ou áreas de saúde (neste caso, a grande concorrente é a Psicologia, que também podia ser referida, porque, normalmente dá altas notas, vamos lá a saber porquê). Ora a Filosofia (do 12.º) é o patinho feio. Primeiro, porque é disciplina de opção dos cursos de “Humanidades”, cuja procura é residual, face às Ciências e Tecnologias. Depois, porque as outras disciplinas ainda são nobres, pois têm exame obrigatório de disciplinas correspondentes para conclusão, do 11.º e que são específicas para acesso a determinados cursos superiores. Ora a pobre Filosofia, seja do 10.º/11.º, seja do 12.º, nem para acesso a uma curso superior de Filosfia é exigida como específica. Deixou de ter por isso e para isso qualquer exame final. Se tiverem curiosidade, vejam, por exemplo em http://clix.guiadoestudante.pt/ge-curso3.asp?tipo=1&design=Ensino+Superior+P%FAblico+Universit%E1rio&inst=56&design2=Universidade+do+Porto&fac=674&design3=Faculdade+de+Letras&cur=1394&design4=Filosofia
as disciplinas requeridas para acesso ao curso de Filosofia na Universidade do Porto, em 2008.
Novembro 17, 2007 at 7:50 pm
Caros,
Sobre o assunto, leia-se http://paginasdefilosofia.wordpress.com/2007/11/15/professores-de-filosofia-afirmam-que-disciplina-esta-a-perder-alunos/
E a ideia do PG em associar a extinção do exame de Filosofia à História não é tola. É que isto de acabar com o exame de filosofia, se calhar, mas só se calhar, é capaz de ser uma lança em África.
Lembram-se dos tempos das histórico-filosóficas?
Pois.
Seria uma belíssima limpeza…
Novembro 17, 2007 at 9:39 pm
É preciso cada vez mais, numa época em que se fecham cursos de humanidades, em que é politicamente correcto empurrar os jovens para cursos com saída (ciências exactas e informática) em que não se apela às questões do papel do homem no planeta, haver outros espaços, espaços virtuais, onde se desperte o pensamento sobre a História e a Filosofia.
O pensamento único e formatado nas “novas oportunidades”, nos “cursos com saída”, nas informáticas, vai tendo consequências – mas também vai gerando margens de resistência.
Vivam os marginais de Humanidades!…
Novembro 17, 2007 at 11:55 pm
“… e que as disciplinas de Biologia, Química, História ou Física continuam a ser utilizadas como Provas Específicas para acesso ao Ensino Superior, ao contrário do que acontece com a Filosofia.” – refere, em nota final, o autor do blogue Páginas de Filosofia a propósito do texto que publica e cuja leitura recomenda na sua entrada neste blogue e que, afinal, é o mesmo que publica a newsletter Educare a que o Paulo G, por minha indicação, faz referência.
Ora, Margarida, se até quem (ao que parece) anda nas lides do secundário (e da Filosofia) comete estas gafes, como é que quem por lá não anda não há-de expressar o seu desconhecimemto?
Com efeito, caro Páginas de Filosofia, Biologia, Química e Física do novo 12.º ano, já não são disciplinas específicas para acesso a curso nenhum. Não leu com atenção as minhas explicações nos posts 7 e 8. Recomendo, então, essa leitura atenta.
Mas não se admire, e a Margarida durma descansada. Há dias, um jovem professor de Filosofia de uma turma em que também lecciono (História) informou os alunos que iria reservar o 3.º período para os preparar para ao exame nacional. Como que os alunos fossem obrigados a fazer esse exame, como que esse exame ainda existisse. E já agora, quando eu o procurei elucidar para a realidade, disse-me que eu estava mal informado.
Bom, tenho-o enchido de papéis sobre o assunto para que se informe com rigor.
Novembro 18, 2007 at 12:12 am
E continuo, quando a Biologia era disciplina anual do 12.º ano e específica para acesso ao ensino superior, tinha como antecedente (?) no 10.º e 11.º a disciplina de Ciências da Terra e da Vida. As disciplinas em igual condição de Física e de Química eram antecedidas (?) por Ciências Físico-Químicas.
A partir de 2004, a CTV acabou e foi substituída por Biologia/Geologia-A (uma disciplina apenas) e a CFQ foi substituída por Física-Química-A.
Durante os últimos anos, uma destas disciplinas tinha de ser iniciada no 10.º ano e a outra (entre outras alternativas) podia ser iniciada ou no 10.º ou no 11.º. Estamos a referir-nos ao curso de Ciências e Tecnologias, note-se. A partir deste ano, dada a confusão gerada, passaram a ser as duas disciplinas de frequência obrigatória nos dois primeiros anos do curso, com exame também obrigatório no final do 11.º. E estas, entre muitas outras do 11.º ano, é que passaram a ser as disciplinas específicas para acesso às Universidades.
Do 12.º ano, como específicas restaram apenas as trienais História-A, Matemática-A e Português. Talvez também Desenho-A e alguma Língua Estrangeira. Ora, é exactamente por isto que História não pode ser citada por sua Excia, V Lemos, no conjunto de disciplinas que ficaram sem exame
Enfim, é neste caos que se anda no ensino secundário.
Afinal, não temos que nos admirar das grandes confusões que por aí andam. Pois… se até, na cabeça da suprema inteligência que, superiormente, nos ilumina os passos, andam!…
Novembro 18, 2007 at 10:15 am
Caro António Antão,
Eis as suas palavras:
“É que Filosofia, Biologia, Química e Física são disciplinas anuais, de opção do 12.º ano apenas. (…) Agora, essa condição passou a ser dada a disciplinas bienais, agora do 10.º e 11.º como Biologia/Geologia-A e Fisica/Química-A, por exemplo (o exame de Filosofia, mesmo da disciplina bienal dos 10.º e 11.º que é de frequência obrigatória para todos os alunos desapareceu do mapa). (…) Ora a Filosofia (do 12.º) é o patinho feio. Primeiro, porque é disciplina de opção dos cursos de “Humanidades”, cuja procura é residual, face às Ciências e Tecnologias. Depois, porque as outras disciplinas ainda são nobres, pois têm exame obrigatório de disciplinas correspondentes para conclusão, do 11.º e que são específicas para acesso a determinados cursos superiores. Ora a pobre Filosofia, seja do 10.º/11.º, seja do 12.º, nem para acesso a uma curso superior de Filosfia é exigida como específica. Deixou de ter por isso e para isso qualquer exame final.”
Precisamente.
A condição da Filosofia é substancialmente diferente das restantes. Foi isso que frisamos no post que refere.
Em qualquer caso, a discussão à volta desta “polémica” sobre uma falácia (in?)conscientemente cometida parece ser irrelevante.
Cumprimentos,
Sérgio Lagoa
Novembro 18, 2007 at 11:38 am
Não é irrelevante não. Parece que o Sérgio Lagoa ainda não percebeu onde é que eu quis chegar.
Não é o fim do exame de Filosofia que eu quero visar. Também acho que daí não vem grande mal para a vossa disciplina, já que ela é de frequência obrigatória em todos os cursos da via ensino. Olhem, se não têm exame, têm menos um dado para ser avaliado (gritantemente injusto, mas isto é outro assunto que também tem aqui sido muito bem tratado).
O que eu quis foi denunciar a incompetência(porque ele não pode cometer gafes) do V Lemos ao dizer que “para concluir o Ensino Secundário não existe exame de Filosofias, como não existe de Biologia, Química, História ou Física”.
Por acaso o Sérgio até pensava que Biol, Fis e Quim ainda eram específicas e, portanto, ainda tinham exame, mas não, estas já não são específicas e já não têm, por isso, exame. Ora a História AINDA é específica e ainda tem exame obrigatório. Mais, as outras são anuais de opção, a História AINDA é trienal obrigatória.
Agora interrogo-me: o que querer o homem com esta inclusão errada da História num grupo de disciplinas sem exame? Fugiu-lhe a boca para aquilo que pretende num futuro próximo? É isto que eu extrapolo (e não o PG, como refere) deste erro do Secretário de Estado. E o Sérgio não acha “tola” esta extrapolação. E não pode achar, com efeito.
Também achei que o homem é incompetente ao incluir a Filosofia (do 12.º) naquele conjunto, pois, apesar de estar nas mesmas condições no currículo dos alunos, é um caso à parte, como penso que deixei claro.
Retribuo cumprimentos
Novembro 18, 2007 at 12:15 pm
Caro António,
Definitivamente, estamos a falar da mesma coisa mas não nos estamos a entender. Mas não existe discordância: existe apenas um problema de comunicação.
Os factos são estes: Filosofia 12º não tem exame nacional, mas o 10º/11º também não (a prova 714 foi extinta e só em regime transitório ainda poderá ser realizada).
Claro que não há exame de Biologia, ou Fìsica, ou … no 12º ano; mas a Biologia “mantém” a sua relevância através da prova de Biologia-Geologia; e o mesmo acontece com Física-Química. O que sucede é que essas disciplinas, ao contrário da Filosofia, mantêm um lugar no quadro de exames, apesar de estarem unidas em pares.
Quando me refiro ao [acto] falhado do Valter Lemos não estou a pensar na simples extinção do exame de História, mas sim na fusão das disciplinas de Filosofia e História ao nível do ensino secundário. Daí a referência aos tempos das historico-filosóficas…
Penso que assim fica tudo mais claro: a irrelevância é o facto de argumentativamente não ter feito essa distinção aquando da colocação do post no http://paginasdefilosofia.wordpress.com . Foi uma pequena maldade 🙂
Renovo os cumprimentos,
Sérgio Lagoa
Novembro 18, 2007 at 2:09 pm
Bom, depois de tanta informação sobre as disciplinas e os exames no secundário, estou mais do que esclarecida! Obrigado, António, pelas explicações dadas.
Agora sim, percebo a vossa perplexidade com a inclusão da História no rol das disciplinas que não têm exame…
Mas sabem, sinceramente eu já não me admiro nada quando este tipo de gafes aparece em declarações de representantes do Ministério da Educação.
Há coisa de dois meses estava eu muito bem a ver o telejornal, quando passou uma reportagem onde “a páginas tantas” a Sr.ª Ministra da Educação referiu que, por vezes:
“Reprovar é o caminho mais simples.”
Será que a senhora tem conhecimento do que é preciso fazer para reter ou transitar um aluno? A avaliar por esta declaração duvido mesmo…
Enfim, “no coments”
Abril 2, 2008 at 10:54 am
giochi seven card stud gratis
Abril 2, 2008 at 12:16 pm
betandwin poker
Abril 2, 2008 at 1:47 pm
casino en ligne sur
Abril 2, 2008 at 4:56 pm
poker software gratis
Abril 2, 2008 at 6:57 pm
cash in advance
Abril 2, 2008 at 8:44 pm
Quem são estes piratas?
Abril 2, 2008 at 9:22 pm
armiger bandit
Abril 2, 2008 at 9:30 pm
São piratas da História ou da Filosofia?
Abril 2, 2008 at 9:35 pm
www casino spiele de
Abril 2, 2008 at 9:49 pm
mp3 ringtones maker
Abril 3, 2008 at 5:53 pm
poker machine casino
Abril 3, 2008 at 6:04 pm
Thanks gioco keno in linea bet racing bankroll jeux poker a telecharger handle easy city table giochi slots trips buy slow horses pair soft?
Abril 8, 2008 at 5:30 pm
sistemi per roulette…
If free online video poker free texas holdem poker play…
Abril 18, 2008 at 7:41 pm
roulette live…
…
Abril 19, 2008 at 10:36 am
best buy credit card best buy credit card online payment…
…
Abril 30, 2008 at 5:42 pm
poker live turnier spielen…
One juego de poker en linea download free metro pcs ringtones…
Maio 2, 2008 at 11:47 pm
download free mobile ringtones virgin…
It must be noted regle du jeu poker winamax poker…
Maio 3, 2008 at 12:24 am
free online video poker…
However online casino free money online casino download…
Maio 6, 2008 at 12:26 pm
…
With the jeux poker virtuel multiplayer video poker…
Maio 28, 2008 at 5:17 pm
top des casinos en ligne…
Based on advance cash loan payday wired giochi di poker gratis 7 card stud gratis poker regeln drucken ruleta europea portales…
Abril 8, 2013 at 11:14 am
mgfkvrqbneko