Não sou o único a achar que as tentativas de condicionamento da liberdade de expressão e opinião, mesmo tendo eventuais efeitos dissuassores no curtíssimo prazo ou criando indevidos problemas a alguns não-conformistas usados como exemplo para a maioria (neste caso, temos as demissões conhecidas e o processo a Balbino Caldeira), são sempre contraproducentes e negativas para os seus promotores.

Assim como despertam a curiosidade e suscitam a busca de informação por parte daqueles que, mesmo não deixando sinal explícito da sua passagem e posição, ficam com a necessidade de saber mais. Por isso a Censura tem sempre efeitos limitados e acaba por, felizmente, tornar mais populares os que discordam da regra imposta.

Tudo isto para dizer que ontem aqui pelo Umbigo se chegou perto das 2200 visitas, o que é o recorde de entradas de sempre, batendo o anterior por cerca de 5%. E acredito que o mesmo terá acontecido em muitos outros espaços da net e da blogosfera.

O que (por enquanto) não nos mata, faz-nos mais fortes e a blogosfera tem capacidades de multiplicação e resistência que nenhum poder, vagamente democrático, tem capacidade de controlar.