Porque o que é nacional é bom e devemos sempre preferir os produtos da nossa terra.
Computadores a 150 euros montados em Portugal
(…) Os computadores disponibilizados custariam, a preços de mercado, cerca de 800 euros. As características técnicas finais “ainda não estão definidas a 100%”, explicou ao JN Luís Cabrita, presidente do Conselho de Administração da “Prológica”, uma das empresas portuguesas responsáveis pela montagem e assistência técnica. “Não há o critério da poupança”, explicou, ao garantir computadores “já com uma capacidade invejável” e aptos a “aproveitar as potencialidades multimédia” do “Windows Vista”, o sistema operativo a instalar, e do “Office 2007”, que a “Microsoft” fornece ao Governo a 10% do valor de mercado, que ronda os 600 euros. (Jornal de Notícias)
A propaganda oficial encontra-se aqui.
Junho 7, 2007 at 2:57 pm
Há ainda muita falta de informação sobre esta questão. No entanto já levanta grandes polémicas que podem ser acompanhadas por algumas listas de correio:
http://www.softwarelivre.citiap.gov.pt:8080/hypermail/sw_livre/#end
Junho 7, 2007 at 5:47 pm
Estes tipos, por mais descontos que façam vão sempre cobrar alguma coisa. E quem paga? Zé Povinho?
Podiam muito bem ter optado por distribuidores portugueses que vendem computadores equipados com Alinex e CaixaMágica, que são sistemas operativos portugueses.
Não. Interessados como estão no desenvolvimento do país, vão decerto dizer que é a Microsoft que está a investir em nós, permitindo a aquisição a baixos preços. Tudo isto para esconder a realidade: que o governo nem concurso público fez, favorecendo uma empresa que não é sediada na Europa e que, quando faz vendas cá, vende da Irlanda de propósito para não pagar impostos.
Esta é a realidade: o próprio Estado não está a investir em Portugal, na indústria nacional. Está a investir no estrangeiro, e na mediocratização do povo, dispensando a possibilidade de segurar postos de trabalho, de incentivar actividades de I&D (Investigação e Desenvolvimento), e de impedir a fuga de mais uns milhares de euros para cofres de fora do país.
Junho 16, 2007 at 6:35 pm
[…] admitiu que iam ser usados sistemas operativos com custo de mercado de 600€. Quem paga a […]