Dois excelentes textos enviados por leitores, um por Mário Artur Machaqueiro, de sua autoria, com o título “CONTRADIÇÕES E DISFUNÇÕES NO SISTEMA DE ENSINO EM PORTUGAL”, resultante de uma comunicação ao IV Congresso Português de Sociologia.

O outro enviado pelo António Ferrão, que procedeu á tradução do original, tem o título “É PRECISO SALVAR A ESCOLA!” e é de Laurent Lafforgue (matemático), resultando de uma conferência dada em 24 de Abril 2006 em Versailles para a associação “Audace et Responsabilité”, a 26 de Abril em Paris para a associação “Prospective 2100” e a 23 de Maio em Antony para a “l’Association des Scientifiques Chrétiens”, estando ainda disponível on-line no site do autor: http://www.ihes.fr/~lafforgue/.

Ambos são análises bastante penetrantes do fenómeno educativo e levantam muitas questões para discussão. A sua colocação em forma de posts no Umbigo é incomportável pela extensão, mas talvez venha a criar uma página específica para este tipo de textos mais longos. Entretanto, logo que me seja possível, farei os principais destaques de ambas as leituras.