Quando por vezes nos queixamos da má qualidade da televisão e dos materiais produzidos para ocupar o tempo das crianças, nem sempre fazemos justiça ao que de muito bom é possível encontrar, especialmente no canal 2:

Estes dois exemplos, já disponíveis em DVD, são díspares mas com diversos pontos de contacto: antes de mais a qualidade e depois a forma de conjugar diferentes recursos num todo harmonioso.

Os Little Einsteins têm origem nos estúdios da Disney e juntam a um clima de aventura, a descoberta de excertos de música “erudita” e de pinturas ou gravuras clássicas da História da Arte. Têm passado com regularidade durante a semana nas manhãs do referido canal.

Quanto a As Coisas lá de Casa são um “pequeno”, mas laborioso, prodígio artesanal do engenho nacional da mesma autoria da premidíssima curta-metragem A Suspeita. Para mim os episódios da Tesoura e da Agulha e o do Álbum e as Fotografias (o último) continuam a ser um deleite especial sempre que os revejo, primeiro nas gravações em VHS que fiz quando deram há um par de anos, também na 2:, e agora no suporte ideal do DVD com a série completa dos 26 episódios (entre os 2 e os 2,5 minutos cada).

Nestes casos uma hora frente ao ecrã é uma hora de enriquecimento lúdico que junta o interesse do que se aprende ao prazer com que se aprende.