Para quando uma análise-zinha-inha-inha séria sobre as culpas próprias em tudo isto?

A associação de directores das escolas públicas teme um início do próximo ano lectivo «muito preocupante» com um clima desfavorável ao sucesso escolar e pede que seja dada verdadeira autonomia às escolas para se organizarem.

«Nunca vi os directores tão preocupados com o próximo ano lectivo como neste momento. Ou se dá autonomia completa às escolas para que, com os meios que tiverem, fazerem a sua distribuição ou então vamos ter as escolas com um clima impensável», afirmou à agência Lusa Adalmiro da Fonseca, dirigente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Não nego razão à substância – actual – das preocupações expostas, mas não seria bom que as associações de directores e dirigentes escolares fizessem mais do que pedir reuniões ao MEC e esconder-se atrás de desculpas?

Porque há por aí muito boa gente que faz as coisas com transparência e consegue minorar os efeitos mais perversos dos disparates da tutela. O problema é que muitos outros directores a quem a atribuição de ainda mais poderes aterroriza os respectivos corpos docentes.

Voltemos à tal Plataforma que unia ANDAEP, Fenprof, ANDE, CONFAP e CNIPE entre outras organizações preocupadas com o arranque do ano lectivo.

O que lhe aconteceu?

Por não serem recebidos em conjunto pelo MEC abandonaram a tomada de posições conjuntas e articuladas?

Ou estão à espera que alguém volte do bronze estival?

Ou aquilo era tudo um enorme simulacro, sem verdadeiro interesses comuns a defender que não posições negociais micro-corporativas?

Que o próximo ano lectivo vai ser horrível já sabemos. Que, em comparação, o que passou vai parecer uma idade dourada, também já se percebeu.

Agora uma questão a sério… os directores (tal como são representados pelas queixas dos dirigentes da ANDAEP e da ANDE) acham que é tendo mais poder apenas para si que as coisas se resolvem? A sério?

E outra pergunta a sério… o Conselho de Escolas nada tem a dizer sobre isto?

About these ads