O argumento da produtividade foi a resposta dos burocratas do BCE para convencer responsáveis governamentais (com parcos conhecimentos e capacidade de resposta) que teriam que aprofundar a exploração dos trabalhadores dos respectivos países.
A armadilha Para quem pensa que a economia capitalista é uma alternância de períodos de crescimento rápido, pontualmente interrompidos por crises severas (das quais se recompõe rapidamente), uma estagnação de longa duração poderá ser difícil de entender. A economia estagnada não desemboca numa crise plena (ou “clássica”), a qual teria a virtude de remover ou desvalorizar o capital sobre-acumulado; tão-pouco consegue retomar uma recuperação visível. Mantém-se presa numa armadilha, arrastando-se penosamente num crescimento lento, com níveis de desemprego altos e capacidades produtivas não aproveitadas. Nestas circunstâncias, a que podemos acrescentar a falta de um impulso externo maior, seja a eclosão de um guerra em grande escala, o rebentamento de uma nova bolha financeira ou uma descoberta tecnológica de importância maior – o processo de acumulação fica incapaz de sair do ponto morto. Monthly Review
“Passos Coelho afirmou esta manhã que o que o Governo está trabalhar para “recuperar a liberdade face ao exterior” para que os portugueses possam “voltar a respirar e a decidir de acordo com o que são as suas aspirações.”"
A compensação de 20 dias de salário por ano fica abaixo da referência em vigor para o sector privado. Mas a proposta que foi ontem apresentada ao sindicatos admite condições mais generosas para grupos específicos.
O Governo quer oferecer aos funcionários que aceitem rescisões por mútuo acordo uma indemnização equivalente a 20 dias de remuneração-base por cada ano de antiguidade, com um limite máximo de 12 salários. O valor está definido numa proposta que ontem foi enviada aos sindicatos, onde o Governo também admite que possam vir a ser fixadas condições especiais para determinados grupos.”
“Garcia dos Santos saiu da JAE (Junta Autónoma das Estradas) denunciando corrupção nesta antiga empresa pública. O ex-presidente da JAE diz mesmo que sugeriu a João Cravinho a demissão de onze pessoas, mas o então ministro considerava complicado. Garcia dos Santos hoje explica: “o problema é que era através de uma das pessoas que eu queria pôr na rua que passava o dinheiro para o PS”.”
“O secretário-geral da UGT, João Proença, assumiu hoje que não está arrependido por ter celebrado o acordo tripartido e mostrou-se confiante que o Executivo irá cumprir o compromisso, apesar das críticas feitas perante o atraso da implementação das medidas.”
Governo propõe banco com 200 horas anuais, mas este limite pode ser ultrapassado se for para evitar dispensa de funcionários
LINK: Mobilidade vai além dos 60 quilómetros.
O Governo quer flexibilizar o horário de trabalho na Administração Pública por acordo com os funcionários. O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, enviou hoje aos sindicatos a proposta que concretiza os bancos de horas individual e em grupo que já havia anunciado, e que vão ser discutidos na próxima quinta-feira.
LINK: Rescisões avançam no Estado.
Segundo o documento, a que o SOL teve acesso, no caso dos bancos de horas individuais o horário pode ser definido em termos médios. Neste caso, as sete horas normais de trabalho no Estado podem ser aumentadas até duas horas, sendo que o limite semanal passa para 45 horas semanais. E nestas contas não entra «o trabalho extraordinário por motivo de força maior». Em compensação, o banco de horas permite também que haja semanas em que as 35 horas normais tenham uma redução até duas horas diárias, ou que haja uma diminuição «em dias ou meios dias».
Já os bancos de horas grupais têm de ser acordados com estruturas sindicais que representem pelo menos 60% de uma equipa, secção ou unidade orgânica. Neste caso, o horário diário de sete horas pode ser acrescido de outras três, passando o limite semanal para 50 horas. Há um limite anual de 200 horas por ano, mas este pode «ser afastado por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho caso a utilização do regime tenha por objectivo evitar a redução de trabalhadores». Esta cláusula só pode ser accionada durante 12 meses, segundo o ante-projecto.
Convido os leitores a prestar a atenção mercida à frase de um artigo da Bloomberg, já citado parcialmente ontem no Umbigo, que tem o condão de revelar a hierarquia de poder que está a ser implantada na União Europeia:
[Face à posição de vários dirigentes políticos europeus], Weidmann pressionou o Banco Central Europeu para encontrar uma estratégia para os estímulos e devolver o ónus do combate da crise aos governos.
Confirmar aqui.
Weidmann é o governador do Banco Central Alemão (Bundesbank). Pelos resultados dos últimos encontros dos ministros das finanças europeus, é fácil concluir que a Weidmann impôs eficazmente a sua orientação.
Que me perdoe o comentador Aires, mas, na minha opinião, o que está “canceroso” não são os pobres agricultores (ou professores) que, em Portugal, fazem o melhor que podem para se livrar do sufoco para que estão a ser “pressionados”. A sede das metástases que se estão a espalhar pelas instituições europeias é o Bundesbank (ou buba, para os amigos). Sem estarmos atentos ao que por lá se passa, arriscamo-nos a não distinguir de onde os discuros dos nossos governantes partem, que interesses lhes estão subjecentes (mas não declarados) e, no final, não sairmos de Chora-que logo-bebes.
The German military may soon adopt new guidelines that call into question the export of democracy, SPIEGEL has learned. In the future, the Bundeswehr is to take greater account of local traditions and institutions, even if they are violent and corrupt.
Dois tiros no porta-aviões e economia alemã ao fundo.
To achieve that goal, the two sides should further expand bilateral trade, improve market access and fight trade protectionism, the premier told the audience of some 600 senior government officials and business leaders from the two countries.
Chinese premier urges more China-Germany pragmatic cooperation
“Nova resolução da Aneel permite que consumidor produza energia renovável e repasse a sobra para a rede distribuidora, pagando menos na conta de luz. Incentivo fiscal e isenção de impostos ficam de fora da medida.”
Boa tarde. Relacionado com o seu comentário de há uns dias sobre a Siemens, ouvi hoje no Telejornal e li no Diário Digital a seguinte notícia sobre a Nokia Siemens Networks, que mostra que há criação de tecnologia, como defendeu, e não apenas a sua utilização, como eu escrevi. Era bom que houvesse muitos mais casos destes.
« A Nokia Siemens Networks vai investir num centro de prestação de serviços de dimensão global em Portugal, disse hoje o diretor João Picoito, adiantando que esse investimento será feito ainda este ano.
O diretor da Nokia Siemens Networks para a Europa do Sul, Leste e Central, João Picoito, falava aos jornalistas após um encontro de cerca de meia hora com o Presidente da República, Cavaco Silva.
“Viemos informar o senhor Presidente da República que hoje ao final do dia vamos assinar um protocolo com o Governo português. A Nokia Siemens Networks vai investir num centro de prestação de serviços de dimensão global”, afirmou João Picoito, numa curta declaração, acompanhado de mais dois responsáveis da empresa, Sérgio Catalão e Leonor Almeida.
“Vai ser um dos grandes investimentos da Nokia Siemens Networks que vai ser efetuado ainda em 2012″, acrescentou.
Questionado sobre o montante do investimento, o gestor escusou-se a avançar mais informação, remetendo mais dados para a conferência de imprensa que decorre hoje ao final do dia, após a assinatura do protocolo com o Governo português.
“Viemos também agradecer a visita do Presidente da República que fez no passado mês de fevereiro à sede da Nokia Siemens Networks na Finlândia” e também “agradecer o empenho e a sua participação ativa no apoio para captação deste investimento que Nokia Siemens Networks vai fazer em Portugal”, concluiu João Picoito na sua declaração. »
Diário Digital com Lusa
Speaking to reporters after revealing the company suffered losses approaching EUR1 billion in the first three months of the year, the CEO said Nokia will deepen its cost cutting, and sell off non-core assets as it strives to recover its lost profitability.
#32
Correcto, Américo. A Nokia está em muito má posição, para não dizer, à beira da falência. O mesmo não se passa com o centro de desenvolvimento da Siemens em Alfragide, em parceria com a Nokia.
Abril 24, 2012 at 8:02 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 8:35 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 9:08 am
Guine-Bissau: Acordo entre militares e partidos politicos
Abril 24, 2012 at 9:09 am
Bom dia.
Abril 24, 2012 at 9:15 am
The Almourol Castle by Vato_Law
Abril 24, 2012 at 9:17 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 9:21 am
Bom Dia!
Abril 24, 2012 at 9:29 am
Alternativas à politica de cortes nas prestações sociais e de confisco do subsidio de férias e de Natal aos reformados.
Abril 24, 2012 at 9:53 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 10:06 am
O argumento da produtividade foi a resposta dos burocratas do BCE para convencer responsáveis governamentais (com parcos conhecimentos e capacidade de resposta) que teriam que aprofundar a exploração dos trabalhadores dos respectivos países.
A armadilha
Para quem pensa que a economia capitalista é uma alternância de períodos de crescimento rápido, pontualmente interrompidos por crises severas (das quais se recompõe rapidamente), uma estagnação de longa duração poderá ser difícil de entender. A economia estagnada não desemboca numa crise plena (ou “clássica”), a qual teria a virtude de remover ou desvalorizar o capital sobre-acumulado; tão-pouco consegue retomar uma recuperação visível. Mantém-se presa numa armadilha, arrastando-se penosamente num crescimento lento, com níveis de desemprego altos e capacidades produtivas não aproveitadas. Nestas circunstâncias, a que podemos acrescentar a falta de um impulso externo maior, seja a eclosão de um guerra em grande escala, o rebentamento de uma nova bolha financeira ou uma descoberta tecnológica de importância maior – o processo de acumulação fica incapaz de sair do ponto morto.
Monthly Review
Abril 24, 2012 at 10:16 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 10:30 am
Afinal ele é que vai fazer o 25 de Abril.
“Passos Coelho afirmou esta manhã que o que o Governo está trabalhar para “recuperar a liberdade face ao exterior” para que os portugueses possam “voltar a respirar e a decidir de acordo com o que são as suas aspirações.”"
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552877
Abril 24, 2012 at 10:32 am
“Quem sair do Estado recebe até 12 salários
A compensação de 20 dias de salário por ano fica abaixo da referência em vigor para o sector privado. Mas a proposta que foi ontem apresentada ao sindicatos admite condições mais generosas para grupos específicos.
O Governo quer oferecer aos funcionários que aceitem rescisões por mútuo acordo uma indemnização equivalente a 20 dias de remuneração-base por cada ano de antiguidade, com um limite máximo de 12 salários. O valor está definido numa proposta que ontem foi enviada aos sindicatos, onde o Governo também admite que possam vir a ser fixadas condições especiais para determinados grupos.”
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552817&pn=1
Abril 24, 2012 at 10:34 am
“Garcia dos Santos saiu da JAE (Junta Autónoma das Estradas) denunciando corrupção nesta antiga empresa pública. O ex-presidente da JAE diz mesmo que sugeriu a João Cravinho a demissão de onze pessoas, mas o então ministro considerava complicado. Garcia dos Santos hoje explica: “o problema é que era através de uma das pessoas que eu queria pôr na rua que passava o dinheiro para o PS”.”
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552889
Abril 24, 2012 at 10:36 am
“O secretário-geral da UGT, João Proença, assumiu hoje que não está arrependido por ter celebrado o acordo tripartido e mostrou-se confiante que o Executivo irá cumprir o compromisso, apesar das críticas feitas perante o atraso da implementação das medidas.”
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=47639
Abril 24, 2012 at 10:37 am
Governo propõe banco com 200 horas anuais, mas este limite pode ser ultrapassado se for para evitar dispensa de funcionários
LINK: Mobilidade vai além dos 60 quilómetros.
O Governo quer flexibilizar o horário de trabalho na Administração Pública por acordo com os funcionários. O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, enviou hoje aos sindicatos a proposta que concretiza os bancos de horas individual e em grupo que já havia anunciado, e que vão ser discutidos na próxima quinta-feira.
LINK: Rescisões avançam no Estado.
Segundo o documento, a que o SOL teve acesso, no caso dos bancos de horas individuais o horário pode ser definido em termos médios. Neste caso, as sete horas normais de trabalho no Estado podem ser aumentadas até duas horas, sendo que o limite semanal passa para 45 horas semanais. E nestas contas não entra «o trabalho extraordinário por motivo de força maior». Em compensação, o banco de horas permite também que haja semanas em que as 35 horas normais tenham uma redução até duas horas diárias, ou que haja uma diminuição «em dias ou meios dias».
Já os bancos de horas grupais têm de ser acordados com estruturas sindicais que representem pelo menos 60% de uma equipa, secção ou unidade orgânica. Neste caso, o horário diário de sete horas pode ser acrescido de outras três, passando o limite semanal para 50 horas. Há um limite anual de 200 horas por ano, mas este pode «ser afastado por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho caso a utilização do regime tenha por objectivo evitar a redução de trabalhadores». Esta cláusula só pode ser accionada durante 12 meses, segundo o ante-projecto.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=47625
Abril 24, 2012 at 10:44 am
Convido os leitores a prestar a atenção mercida à frase de um artigo da Bloomberg, já citado parcialmente ontem no Umbigo, que tem o condão de revelar a hierarquia de poder que está a ser implantada na União Europeia:
[Face à posição de vários dirigentes políticos europeus], Weidmann pressionou o Banco Central Europeu para encontrar uma estratégia para os estímulos e devolver o ónus do combate da crise aos governos.
Confirmar aqui.
Weidmann é o governador do Banco Central Alemão (Bundesbank). Pelos resultados dos últimos encontros dos ministros das finanças europeus, é fácil concluir que a Weidmann impôs eficazmente a sua orientação.
Que me perdoe o comentador Aires, mas, na minha opinião, o que está “canceroso” não são os pobres agricultores (ou professores) que, em Portugal, fazem o melhor que podem para se livrar do sufoco para que estão a ser “pressionados”. A sede das metástases que se estão a espalhar pelas instituições europeias é o Bundesbank (ou buba, para os amigos). Sem estarmos atentos ao que por lá se passa, arriscamo-nos a não distinguir de onde os discuros dos nossos governantes partem, que interesses lhes estão subjecentes (mas não declarados) e, no final, não sairmos de Chora-que logo-bebes.
Abril 24, 2012 at 10:45 am
The German military may soon adopt new guidelines that call into question the export of democracy, SPIEGEL has learned. In the future, the Bundeswehr is to take greater account of local traditions and institutions, even if they are violent and corrupt.
http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,829191,00.html
Abril 24, 2012 at 10:49 am
Dois tiros no porta-aviões e economia alemã ao fundo.
To achieve that goal, the two sides should further expand bilateral trade, improve market access and fight trade protectionism, the premier told the audience of some 600 senior government officials and business leaders from the two countries.
Chinese premier urges more China-Germany pragmatic cooperation
http://news.xinhuanet.com/english/china/2012-04/24/c_123025227.htm
Abril 24, 2012 at 10:51 am
Alemanha: plano Zorrinho mas com menos subsídios?
“Nova resolução da Aneel permite que consumidor produza energia renovável e repasse a sobra para a rede distribuidora, pagando menos na conta de luz. Incentivo fiscal e isenção de impostos ficam de fora da medida.”
http://www.dw.de/dw/article/0,,15905752,00.html
Abril 24, 2012 at 10:55 am
http://www.dw.de/dw/article/0,,15905752,00.html
Abril 24, 2012 at 11:33 am
Bom dia.
Abril 24, 2012 at 11:49 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 11:53 am
Hoje à tarde e amanhã saem mais Cartoons! A não perder!
Para já fiquem com este link:
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/04/o-cromossoma-da-poesia-na-floresta-da.html
Abril 24, 2012 at 11:59 am
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 12:10 pm
Bom dia!
Abril 24, 2012 at 1:48 pm
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/04/22-de-marco-potencial-violencia-parte-1.html
Abril 24, 2012 at 2:14 pm
#2
Boa tarde. Relacionado com o seu comentário de há uns dias sobre a Siemens, ouvi hoje no Telejornal e li no Diário Digital a seguinte notícia sobre a Nokia Siemens Networks, que mostra que há criação de tecnologia, como defendeu, e não apenas a sua utilização, como eu escrevi. Era bom que houvesse muitos mais casos destes.
Do Diário Digital de hoje
Nokia Siemens terá centro de prestação de serviços em Portugal este ano
Abril 24, 2012 at 2:16 pm
Estranho. Aquilo acumula prejuízo.
Abril 24, 2012 at 2:25 pm
Speaking to reporters after revealing the company suffered losses approaching EUR1 billion in the first three months of the year, the CEO said Nokia will deepen its cost cutting, and sell off non-core assets as it strives to recover its lost profitability.
http://www.marketwatch.com/story/nokia-aims-to-drive-down-prices-of-flagship-phones-2012-04-19
Abril 24, 2012 at 2:25 pm
Boa tarde!
Abril 24, 2012 at 2:34 pm
#29, 30
Pode acontecer que se esteja a falar de entidades diferentes: Nokia e Nokia Siemens Networks.
Abril 24, 2012 at 2:54 pm
Antes que o Mário Soares se lembre de indicar alguém ou, quiçá, de avançar ele próprio…
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=47662
Abril 24, 2012 at 3:34 pm
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/04/22-de-marco-potencial-violencia-parte-2.html
Parte 2
Abril 24, 2012 at 3:41 pm
b’tarde!
Abril 24, 2012 at 6:44 pm
Hoje morreu o Miguel Portas…
Abril 24, 2012 at 7:49 pm
#32
Correcto, Américo. A Nokia está em muito má posição, para não dizer, à beira da falência. O mesmo não se passa com o centro de desenvolvimento da Siemens em Alfragide, em parceria com a Nokia.