Nuno Crato explica o acordo na TVI
Nuno Crato dá uma entrevista sobre o acordo na SIC
Estas só podem convencer quem não leu ou ouviu o actual MEC durante a última década. O modelo de ADD que vai entrar em vigor é um exemplo de falta de rigor e capacidade de detectar qualquer mérito. Duas aulas assistidas por quadriénio valem tudo? Mais uns relatoriozinhos anuais? Lamento, pensava que era eu o facilitista em matéria de ADD…
Ao contrário do que o ministro Nuno Crato diz a certa altura da entrevista na SIC, este modelo é uma brincadeira.
Acredito nas circunstâncias e constrangimentos, mas isto é apenas um manto para encobrir o essencial: as quotas.
Para quando as quotas na avaliação dos alunos, se os professores não sabem avaliar e a curva de Gauss é Lei?
Setembro 10, 2011 at 10:40 pm
«Vamos embora Bóbi que já enganamos mais um…»
Disse o outro para a escova de dentes.
Setembro 10, 2011 at 10:40 pm
Nem a matemática o pode ajudar o inexplicável…
Derrubei a paisagem inexplicável da mentira” -Paul Éluard
Setembro 10, 2011 at 10:41 pm
Gritar Aqui a acção simplifica-se
Derrubei a paisagem inexplicável da mentira
Derrubei os gestos sem luz e os dias impotentes
Lancei por terra os propósitos lidos e ouvidos
Ponho-me a gritar
Todos falavam demasiado baixo falavam e
[escreviam
Demasiado baixo
Fiz retroceder os limites do grito
A acção simplifica-se
Porque eu arrebato à morte essa visão da vida
Que lhe destinava um lugar perante mim
Com um grito
Tantas coisas desapareceram
Que nunca mais voltará a desaparecer
Nada do que merece viver
Estou perfeitamente seguro agora que o Verão
Canta debaixo das portas frias
Sob armaduras opostas
Ardem no meu coração as estações
As estações dos homens os seus astros
Trémulos de tão semelhantes serem
E o meu grito nu sobe um degrau
Da escadaria imensa da alegria
E esse fogo nu que me pesa
Torna a minha força suave e dura
Eis aqui a amadurecer um fruto
Ardendo de frio orvalhado de suor
Eis aqui o lugar generoso
Onde só dormem os que sonham
O tempo está bom gritemos com mais força
Para que os sonhadores durmam melhor
Envoltos em palavras
Que põem o bom tempo nos meus olhos
Estou seguro de que a todo o momento
Filha e avó dos meus amores
Da minha esperança
A felicidade jorra do meu grito
Para a mais alta busca
Um grito de que o meu seja o eco.
Setembro 10, 2011 at 10:41 pm
#0
“Para quando as quotas na avaliação dos alunos”
Confundir, ou comparar, avaliação de desempenho de profissionais de qualquer actividade, com avaliação de alunos do sistema de ensino básico, não lhe fica bem.
Setembro 10, 2011 at 10:45 pm
REPOSICIONAMENTO GARANTIDO JÁ!!!! Já chega de ROUBO DESCARADO!!! Será possível que não seremos capazes de nos unir e exigir que a justiça venha a ser reposta?
Setembro 10, 2011 at 10:47 pm
Possivelmente o ministro sabe coisas que os professores ainda não sabem. Sabe
que discussões sobre modelos de ADD deixaram de fazer sentido em Portugal, porque não é previsivel que voltem a haver condições financeiras para existir uma carreira docente estruturada, com progressões de escalão, e orçamentos que permitam um minimo de qualidade no funcionamento do sistema de ensino.
Possivelmente o ministro sabe que o futuro delineado para os portugueses passa por serem criados de mesa dos outros europeus em Portugal, e mão de obra imigrante barata no resto da Europa, o que permitirá manter um sistema de ensino de baixo nivel de qualidade sem demasidados sobressaltos.
Setembro 10, 2011 at 10:48 pm
#4,
Fica, como reacção a dois argumentos.
a) A distribuição do mérito segue a curva de Gauss ou em “Sino” (Bell Curve).
b) Os professores avaliam-se de forma desonesta.
Só faço a comparação, na sequência da argumentação, não a pratico.
Setembro 10, 2011 at 10:49 pm
Se bem percebi, a avaliação externa (observação de aulas) será feita por um ESPECIALISTA CHEIO DE FORMAÇÃO para isso. Contudo, quem já teve observação de aulas por colegas desprovidos de qualquer formação estão isentos de serem observados por aqueles grandes especialistas, certo?
Sorte a minha que, daqui a 3 anos, quando estiver no final do 4º escalão terei a presença de um ESPECIALISTA CHEIO DE FORMAÇÃO, durante 180 minutos) na minha sala de aula.
Setembro 10, 2011 at 10:50 pm
AI NÃO ?ENTÃO OS ALUNOS NÃO TÊM DESEMPENHO?O aluno não deve ser profissional também?
NÃO EXISTEM QUOTAS DE ENTRADA NA UNIVERSIDADE?
TODOS SÃO IGUAIS MAS UNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS..OK…
Setembro 10, 2011 at 10:54 pm
Astrólogo tem toda a razão..num destes dias vi umas dezenas de tailandeses que trabalhavam na apanha da pêra rocha..viviam em condições mínimas e ganhavam 485 euros mês quase 4 x e meia do que no seu país…é o futuro…se por mero acaso se alterar e reprogramar geneticamente os macacos para fazerem tarefas básicas será melhor emprega-los pois podem pagar em banas e além disso podem viver num qualquer barraco….
Setembro 10, 2011 at 10:54 pm
Digo..pois podem-lhe pagar em bananas….
Setembro 10, 2011 at 10:59 pm
#4:
Existe os cromos e a caderneta, mas, existem uns, com a mania que são caracóis de corrida, que são a caderneta de cromos todos colados…
Setembro 10, 2011 at 10:59 pm
NC parece mais um bombeiro a tentar apagar um fogo a uma bomba de combustível.
Assim não… como pode dizer estas palavras aos professores portugueses.
Pois é… vamos continuar na mesma. O ambiente nas escolas vai continuar muito azedo.
Eu acreditei!
Setembro 10, 2011 at 11:04 pm
Então,então.Os únicos espinhos não eram a extinção dos titulares e o fim da avaliação por pares?
Então está bem.
Setembro 10, 2011 at 11:10 pm
O espírito de competição, considerado como a principal razão da vida, é demasiado inflexível, demasiado tenaz, demasiado composto de músculos tensos e de vontade decidida para servir de base possível à existência durante mais de uma ou duas gerações. Depois desse espaço de tempo, deve produzir-se uma fadiga nervosa, vários fenómenos de evasão, uma procura de prazeres, tão tensa e tão penosa como o trabalho (pois o afrouxamento tornou-se impossível) e finalmente a desaparição da raça devido à esterilidade. Não somente o trabalho é envenenado pela filosofia que exalta o espírito de competição mas os ócios são-no na mesma medida.
O género de descanso que acalma e restaura os nervos chega a ser aborrecimento. Produz-se fatalmente uma aceleração contínua cujo fim normal são as drogas e a ruína. O remédio consiste na aceitação duma alegria sã e serena como elemento indispensável ao equilíbrio ideal da vida.
Bertrand Russell, in ‘A Conquista da Felicidade’
Setembro 10, 2011 at 11:12 pm
As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras»
Nietzsche
Setembro 10, 2011 at 11:14 pm
É UM MODELO QUE NOS PERMITE ENSINAR MELHOR??? Desculpe, repita!
Setembro 10, 2011 at 11:20 pm
Setembro 10, 2011 at 11:29 pm
Pois…. eu também fiquei assim a modos que, depois de ouvir o NC…..
Setembro 10, 2011 at 11:30 pm
Deixei de ouvir Nuno Crato. Não há pachorra para mais do mesmo!
Setembro 10, 2011 at 11:31 pm
#18,
Hilariante! Muito Riso!
Setembro 10, 2011 at 11:41 pm
Isto tornou-se num desgaste do caraças.
Mudaram as moscas.
Tão feliz que fui quando iniciei a carreira de professor(74/75).
Era agradável ser professor.
1000 vezes menos reuniões,ordenado pago em dinheiro vivo-notas e moedas,camaradagem,bom ambiente,amor à camisola.
Agora?
Já estou como os pequenos:Mãe não quero ir para a escola!
Setembro 10, 2011 at 11:46 pm
E Maria de Lurdes Rodrigues, na essência, lá continua na pasta da Educação… As ideias dos excepcionais, prevalecem sempre!
Setembro 10, 2011 at 11:46 pm
O “homem”, de facto, é a mentira de todas as coisa. Lamentavelmente a inteligência da resposta é relegada para segundo plano – os sofistas são uma espécie em franca expansão.
Setembro 10, 2011 at 11:54 pm
“A não entrega injustificada do relatório de auto-avaliação, por motivo não previsto na lei, implica a não contagem do tempo de serviço do ano escolar em causa para efeitos de progressão na carreira docente.”
Estamos congelados. Só se começa a fazer relatório a partir do ano de descongelamento. Certo? (excepto os do costume)
Setembro 11, 2011 at 12:14 am
#25
Vamos nessa.
Quando descongelarmos haverá o “relatoriozinho”.
Setembro 11, 2011 at 12:49 am
#26 leo,
“Quando descongelarmos haverá o “relatoriozinho”,congelado!
Assim fica melhor.
Setembro 11, 2011 at 1:01 am
“…como é que a fenprof tendo assinado o modelo anterior que também tinha todos estes defeitos…”
O quê?????
Setembro 11, 2011 at 1:01 am
#9 “NÃO EXISTEM QUOTAS DE ENTRADA NA UNIVERSIDADE?”
Tem toda a razão. E também se pagam QUOTAS para se pertencer a um clube de futebol…
#15
“O remédio consiste na aceitação duma alegria sã e serena como elemento indispensável ao equilíbrio ideal da vida”
http://www.citador.pt/textos/a-decadencia-do-espirito-de-competicao-bertrand-russell
A propósito, sabe o que pensam os filhos deste sr. sobre a educação (para a alegria sã e serena) que ele lhes proporcionou?
Setembro 11, 2011 at 9:49 am
eu n sei quem ‘tramou rogger rabbit’ nesta ‘desenholândia’ da ADD.
nesta versão tb há tinta q ‘aparece/desaparece’, o q, dado o hábito, já pouco nos incomoda, nas escolas há ‘rolos compressores’ e tb n faltam as ‘patrulhas desenho’ formadas por ‘doninhas’ q vão continuar a divertir-se à nossa custa.
na ‘desenholândia’ original as ‘doninhas’ morrem de hilaridade.
pressinto q nesta nova versão quem vai ‘morrer’ somos nós.
não de hilaridade fatal mas de cansaço.
enfim……
‘smile, dam, ya smile’ 😦
Setembro 11, 2011 at 10:06 am
A MIM NÃO ME INTERESSA O QUE ELES PENSAM ou o que o Bertrand fez ou deixou de fazer…INTERESSA-ME SIM A ESSÊNCIA DO QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE O TIPO DE SOCIEDADE QUE NÓS TEMOS..TAMBÉM O SPOCK ESCREVEU LIVROS MAGNÍFICOS SOBRE CRIANÇAS E O QUE ELE ESCREVIA NÃO ERA O QUE ELE PRATICAVA..ISSO É OUTRA DIMENSÃO…
Setembro 11, 2011 at 10:57 am
Aos que acham que a Distribuição Normal não é usada na avaliação de alunos, ficam aqui o esclarecimento: em diversas universidades americanas é usada para atribuir classificações relativas. O valor médio e a variância da distribuição são calculados pelos resultados obtidos na avaliação por testes escritos, e é a partir dai que usa os three-seegmaaa para determinar as respectivas classificações from A to F.
E se forem todos muito bons há muito mais do que 5% xalentes na GPA scale, get it?
Incongruências da Curva de Gauss MECratada: será que os 5% de xalentes é apenas para ter minimizar a probabilidade de rejeitar um professor xalente, sabendo que ele o é verdadeiramente?
Setembro 11, 2011 at 12:04 pm
Percebo a polémica à volta das quotas, e o argumento de que pode haver mais do que X% de professores “excelentes”.
Mas como o efeito prático da avaliação parece ter sobretudo a ver com progressão na carreira, parece que a questão como querer-se abrir apenas X lugares, e as quotas são uma maneira de “abrir um concurso” a esse número limitado de lugares.
A parte da comparação das quotas com os alunos pode ser desonesta por causa disto: não é por os alunos receberem “excelente” que vão passar a “receber mais”, enquanto que um grande número de excelentes nos professores pode trazer custos acrescidos, ainda por cima numa altura em que não há muito dinheiro para dar.
Setembro 11, 2011 at 12:11 pm
AI NÃO E SE ISSO IMPLICAR QUE EXISTAM MAIS MÉDICO LOGO OS ORDENADOS DOS DITOS SÃO SUPERIORES A TROLHAS…..ORA SE NÃO TIVESSEM ESSAS NOTAS PODERIAM IR PARA CALL CENTERS , TROLHAS HIPERMERCADOS A GANHAREM 500 A 700 EUROS LOGO O PAÍS POUPAVA MUITO DINHEIRO….IMPORTAVAM-SE MPE3DUICOS CUBANOS QUE GANHARIAM MUITO MENOS…É TUDO UMA QUESTÃO DE CONTAS …
Setembro 11, 2011 at 12:12 pm
digo médicos….
Setembro 11, 2011 at 1:08 pm
“um grande número de excelentes nos professores pode trazer custos acrescidos”.
Pois então, os bons professores devem ser bem pagos. Acontece assim em todas as organizações eficientes e de relevância.
Se o sistema de avaliação para progressão na carreira(meçam bem estes termos, não estou a abordar o desempenho eventual) for fiável, reprodutível, robusto, não há que temer por ter muitos professores excelentes.
A questão que continua a “transversalizar” Milus, Descalçadas e MesoCratos é que o sistema de avaliação é bera, medíocre, vergonhoso, prolixo, já para não lhe chamar patético. As quotas estão lá porque:
“Epah, isto dá muito trabalho a arranjar um sistema que permita realmente determinar quem merece progredir ou não. Arranja-se um sistema super celulósico, isso mostra que se faz muito trabalho a avaliar os zecos, que dá resultados verdadeiros só porque demora bué tempo e envolve até a empregada de limpeza e parece rigoroso e arranja ai umas quotas porque o sistema é realmente uma m3rd4 mas assim justifica-se que nem todos podem progredir.”
Setembro 11, 2011 at 7:34 pm
“não há que temer por ter muitos professores excelentes.”
Não há que temer… parece é que não há dinheiro para isso.
Mesmo as organizações eficientes e de relevância não contratam mais do que aqueles que podem sustentar.
Setembro 11, 2011 at 11:43 pm
E prontos termina aqui a novela da ADD dos professores…. FIM