Tem estado a ser a aberração mais recente deste processo todo. Relatores, CCAD e “júris de avaliação” têm recusado relatórios e grelhas de evidências com base em critérios altamente subjectivos.
Já nem falo dos que só querem em papel, enquanto outros só querem em digital. Falo da recusa de conjuntos de evidências ou de algumas específicas, só porque não se percebe bem o quê. Já aqui referi a recusa em aceitar a obtenção do grau de mestre como evidência de valorização profissional, mas há coisas tão ou mais mais giras como, por exemplo, ser recusada pura e simplesmente a entrega das evidências, por não ser preciso para ter Bom, enquanto em outros casos, para o mesmo Bom recusam-se evidências que não documentem o processo da evidência, mas apenas o poduto. Há ainda quem recuse algumas evidências quando se remete para documentos já produzidos anteriormente ou arquivados e disponíveis online. Há quem obrigue a apresentação de matrizes, grelhas e planificações, mesmo quando são comuns a um grupo disciplinar, enquanto há quem recuse estes materiais, exactamente por serem individuais.
Há de tudo um pouco.
Teria a sua graça, numa perspectiva de teoria do caos, caso não se olhasse para muitas das pessoas que são responsáveis por esses abusozinhos de poder, esses delíquios de sapiência pura, e não encontrássemos quem nunca seria capaz de distinguir uma evidência por muito evidente que ela fosse e quem só sabe fazer uma referência bibliográfica se a copiar de um guia qualquer. Mas o poder foi-lhes entregue para o poderem exercer, transformando em autoridade administrativa o que não passa de mediocridade intelectual.
Aliás, esta ADD tem algo em comum com as Novas Oportunidades pois permitiu que se elevasse a auto-estima de muito boa gente, certificando como competentes para algo quem só sabe contar estórias.
Julho 25, 2011 at 1:09 pm
Não seria melhor suspender esta trampa toda?
Julho 25, 2011 at 1:13 pm
É evidente que quem inventou esta palhaçada toda é uma enorme besta quadrada.
Não é preciso ser vidente.
Maior evidência não há.
Evidentemente…
Julho 25, 2011 at 1:20 pm
Tsssss!!!! Unbelievable!!!
Julho 25, 2011 at 1:30 pm
“Aliás, esta ADD tem algo em comum com as Novas Oportunidades pois permitiu que se elevasse a auto-estima de muito boa gente, certificando como competentes para algo quem só sabe contar estórias.”
ah! não tenhas a menor dúvida…
Julho 25, 2011 at 1:36 pm
Também tem muito a ver com o bom senso de cada agrupamento.
O que piora ainda mais as coisas, é a arrogância com que as direcções de agrupamentos, decidiram pedir e exigir, muito mais do que já era pedido.
Agora imaginem quando a autonomia for total.
O que farão estas criaturas?
A vida negra aos outros, certamente.
Depois já não haverá esta ADD. Mas haverá algo que será inventado para ocupar o lugar do que existe agora.
Na minha opinião, muito do que há de muito mau, é criado e imposto por muitos directores, para ganharem a simpatia e o lugar onde estão.
Dar aulas, não é o mesmo, é diferente o desafio..
Julho 25, 2011 at 1:38 pm
Pois no meu agrupamento quem fez o dossier e “atirou ” para lá os documentos pedidos, não necessita e apresentar evidências no RAA, o que significa que não tem que perder tempo a pensar se estão ou não de acordo com as Dimensões.
Isto foi o bónus para quem foi obediente e fez o que o director pediu – um dossier lindinho! “Cá se fazem cá se pagam”
Julho 25, 2011 at 1:51 pm
“O CDS-PP junta-se aos sociais-democratas nesta matéria. “O processo de avaliação este ano está terminado. Já está em fase de recurso. Quando o CDS votou a favor da suspensão ainda estava a meio”, afirma o deputado centrista, Michael Seufert”.
A ignorância tem prémio?
Julho 25, 2011 at 1:55 pm
(ao menos, na minha, não houve casos destes! tá tudo doido)
Julho 25, 2011 at 2:11 pm
Com a tua licença, vou-te surripiar o post tudinho para o meu blogue, Paulo. É preciso ampliar a palhaçada que é esta ADD.
Julho 25, 2011 at 2:29 pm
Há CCAD em que só conta como formação a creditada. Seminários, congressos e outros,nãaa… não têm nada a ver com a formação profissional do professor. Onde está isto escrito? Ouvir especialistas e colegas, partilhar experiências e dúvidas não contribui para a formação integral de um professor?
Julho 25, 2011 at 2:40 pm
Por falar em evidências…
Para muitos, é cada vez mais evidente que as arbitrariedades e as iniquidades detectadas neste modelo de ADD não podem ser ingenua ou displicentemente entendidas como meras “contingêncis inerentes à complexidade do processo” ou a título de simples “efeitos colaterais”.
A forma sistemática e avassaladora como têm ocorrido evidenciam que estamos perante um problema estrutural do modelo, e que aqueles “acidentes” são, simultaneamentte, a condição de funcionamento e o resultado do próprio modelo.
Essa lógica circular, com a conflitualidade inter pares que potencia (dividir para melhor permitir reinar…), “mostra a necessidade” da intervenção do poder arbitral da tutela e do respectivo aparelho administrativo, reforçando no mesmo passo a autoridade vertical do primeiro e fortalecendo a autofagia burocrática do segundo (normas e regulamentos em cima de mais normas e regulamentos, que por sua vez requerem mais…).
Julho 25, 2011 at 3:11 pm
“Aliás, esta ADD tem algo em comum com as Novas Oportunidades pois permitiu que se elevasse a auto-estima de muito boa gente, certificando como competentes para algo quem só sabe contar estórias.”
Sem dúvida, mas são os mais bem vistos lá no burgo . Quem fez este modelo “sabia muito bem o que estava a fazer” e conseguiu os seus objectivos, não andamos todos a espernear??? a dar tiros nos pés???
Julho 25, 2011 at 3:23 pm
#0
Esta avaliação é muito parecida com a avaliação do particular.
Cada cabeça sua sentença.
E agora com o envio a DACL torna-se mais evidente.
Julho 25, 2011 at 3:24 pm
A bancada parlamentar do PSD tem liberdade de voto na suspensão?
Julho 25, 2011 at 3:37 pm
De aberração em aberração vamos caminhando para a aberração final se o PSD e CDS votarem contra a suspensão imediata do modelo. Será????
Julho 25, 2011 at 3:44 pm
#14,
Atenção: na 4ª feira vão a votos projectos de RESOLUÇÃO!
Não são projectos de lei.
Bloco e PCP recuaram pois, como aqui escrevi longamente no dia 17 de Julho, as suas propostas de lei tinham gravíssimos erros jurídicos e políticos.
Julho 25, 2011 at 3:46 pm
E há quem entregue, como evidência, fotocópias de mails dos alunos e das facturas de compra de livros e outro material pedagógico-didáctico. Há quem, para um simples bom, atribua classificações de acordo com o número de evidências apresentadas…. na verdade, variedade é o que não falta.
Julho 25, 2011 at 6:16 pm
#17
Também se podem apresentar as facturas do combustível e da internet?
Há tempos, uma amiga pediu a contagem do tempo de serviço… veio manuscrita num post-it…
Também se pode apresentar o frasco com o que restou do gel desinfectante do período da gripe A!
Julho 25, 2011 at 7:05 pm
Calma! Na sexta as notícias trarão ainda mais confusão… Ninguém perde por esperar!
Julho 25, 2011 at 7:13 pm
E a conta dos rolos de papel higiénico que eu levei para a casa de benho da minha escola.?Posso pôr isso como evidência também?
Julho 26, 2011 at 1:42 am
Pois… mas perante tudo o que é dito a “culpa” é do modelo ou das pessoas que o aplicam?
Sem bom senso e ética não há modelo que resista com actores assim…
“recusada pura e simplesmente a entrega das evidências, por não ser preciso para ter Bom ” ou “recusa em aceitar a obtenção do grau de mestre como evidência de valorização profissional”… nem consigo imaginar que isso aconteça…
agora também percebi que há tanta gente a querer boicotar a avaliação, como aqueles que a pretendem tornar séria… empate puro.
mas venha o modelo que vier… aposto em novo empate.
agora que há colegas que não sabem redigir um Relatório… bem… muita haveria para dizer…
Julho 28, 2011 at 1:59 pm
Que grande palhaçada!!!
Isto é pior que ser gozado…