Prosa publicada originalmente no Blogue de Esquerda (que tem um acesso muuuiiiito lento…):
Até quando pretende a Esquerda manter Sócrates no Poder?
Abril 30, 2011
Prosa publicada originalmente no Blogue de Esquerda (que tem um acesso muuuiiiito lento…):
Até quando pretende a Esquerda manter Sócrates no Poder?
Abril 30, 2011 at 2:43 pm
Hermenêuticas…
Abril 30, 2011 at 2:46 pm
#1,
Eu acho que tem mais a ver com a praxis…
Abril 30, 2011 at 2:50 pm
Segundo o meu ponto de vista tanto o BE como o PCP encontram-se na tal encruzilhada de que falas. Contudo no meu entender há uma possibilidade de um entendimeto dos dois partidos poderem ter voz mais activa no parlamento que é falarem a uma só voz e tentarem captar os muitos descontentes com as políticas sucessivas destes dois partidos que se têm alternado no poder. Tenho fé, por aquilo que ouço e vejo, que estes dois partidos se tiverem uma boa estratégia em conjo para estas eleições poderão ser opção do muito descontentamento reinante na população portuguesa.
Abril 30, 2011 at 2:52 pm
Os amigos da Finlândia…
Finlandeses já admitem apoiar resgate de Portugal
Líder da extrema-esquerda mudou de opinião e já considera que apoiar o pedido de ajuda pode ser do interesse do seu país
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/finlandia-resgate-verdadeiros-finlandeses-ajuda-externa-troika-agencia-financeira/1249904-1730.html
Abril 30, 2011 at 2:53 pm
#3,
O problema é que, em certos planos, eles me fazem relembrar as velhas brigas MRPP/UDP/PCP em 74-75.
Abril 30, 2011 at 3:01 pm
…une restructuration s’impose, si la Grèce veut éviter des années de récession (…) et de s’enfoncer dans le piège de la dette”. Auparavant, un allongement du délai de remboursement aurait pu avoir des résultats. Maintenant, il est hélas moins probable que cela marche (…) à ce stade, un certain type de +coupe+ apparaît inévitable
Mohamed El-Erian
La Banque centrale européenne (BCE) pourrait intervenir comme médiateur entre l’Etat grec et ses créanciers pour obtenir un allongement du remboursement de la dette
Lars Feld, conseiller économiques de Angela Merkel
Une restructuration de la dette conduirait les caisses de retraites et les banques dans le Tartare
Philippe Sahinidès, secrétaire d’Etat aux Finances
Le Figaro
Abril 30, 2011 at 3:14 pm
Concordo com a análise do Paulo, embora me pareça que para a esquerda crescer precisa de mostrar ao eleitorado que é do seu lado que está a verdadeira alternativa.
Pois PS e PSD representam basicamente a mesma política e os mesmos interesses. Substituir uns rostos, por outros quiçá mais simpáticos, não muda o essencial. Atacar os socratinos não hostilizando a direita, não estou a ver como se possa fazer. Os socratinos SÃO direita…
Abril 30, 2011 at 3:18 pm
Pelo que eu tenho já por aqui escrito, não é difícil adivinhar que estou em sintonia com a análise…
Abril 30, 2011 at 3:29 pm
Quando não se pode realmente mudar o essencial – há o constrangimento objectivo da actual situação (política e económica), e depois, não sei se isso poderá ser feito através de eleições… -, devemos tentar alterar o possível. E é possível, através do PSD, derrotar o Partido Socretino.
Afastado Socas, a esquerda pode respirar melhor. Mas deve queixar-se sobretudo de si mesma: com este descontentamento a rodos e na rua, se não conseguiu crescer, isso significa
Abril 30, 2011 at 3:34 pm
… significa que não conseguiu impôr-se como um projecto alternativo e válido. Ficar a comer as “sobras” ou as “migalhas” que o PS (em particular o PSocretino) deixa, não augura muita esperança.
Abril 30, 2011 at 3:40 pm
Demasiados…
Abril 30, 2011 at 3:45 pm
Abril 30, 2011 at 3:47 pm
Mas meus caros …o que interessa já quem esteja no Poder..? Alguém acha que mesmo com o PCP o BE ou o CDS alguma coisa mudaria de facto.? Naífs….
Abril 30, 2011 at 4:04 pm
Parece-me que está a pedir demasiado à esquerda! O que a esquerda poderá fazer é tentar crescer, com programa e ideias próprios e uma alternativa de facto. Dos eleitores de esquerda espera-se que votem à esquerda. Quanto a cenários pós-eleitorais depois se verá. Se houver uma maioria de esquerda viável, o BE e o PCP nunca integrarão um Governo no qual Sócrates imponha à sua vontade, com mais ou quase do mesmo. Pelo contrário, as contrapartidas exigidas pelos partidos de esquerda inviabilizariam esse Governo, por vontade do PS, infelizmente, acredito. Seja como for, a esquerda não pode fazer nada, ou pode fazer muito pouco, para determinar qualquer um dos cenários pós-eleitorais, a menos que cresça significativamente. Em relação ao PS, não há ilusões: é um partido neoliberal, como o PSD é um partido neoliberal (o termo parece-me mais preciso do que dizer simplesmente direita).
Abril 30, 2011 at 4:06 pm
#4
Não é “líder da extrema-esquerda”, quando muito líder da extrema-direita…
Abril 30, 2011 at 4:18 pm
Exactamente. Para a esquerda ser alternativa precisa de crescer. O que só se consegue se quem se revê nas ideias e propostas dos partidos de esquerda votar neles, em vez de se abster ou acabar a dar o voto à direita.
Abril 30, 2011 at 4:24 pm
#3,
O problema é que, em certos planos, eles me fazem relembrar as velhas brigas MRPP/UDP/PCP em 74-75.
….
Eu com 9 anos brincava com uma bola.
O colega já andava nas lutas revolucionárias…
Mas olhe que as brigas , entre MRPP e o PCP, eram muito violentas…
Estas são educadas, civilizadas.
Abril 30, 2011 at 4:39 pm
“”Só que ainda não percebi uma coisa: terão o PCP e o Bloco tanto medo da Direita que pretendam a vitória de Sócrates nas próximas eleições? O mesmo Sócrates que sucessivamente os humilhou por actos e palavras, salvo umas minudências fracturantes e a promessas de obras públicas?”"
Pergunta o Dr. Paulo Guinote!
Responde a minha pessoa:
Sim, têm muito medo da vitória de Passos Coelho e da restante direita.
Porque desconfiam que a vitória desses partidos tornaria irreversível, muitos dos direitos e avanços que a esquerda conseguiu ao longo de muitos anos.
E até digo mais:
-isto revela uma evolução nestes dois partidos de esquerda. Longe vai o tempo do ” quanto pior, melhor”..
Por causa desta mudança é que eu acredito ,que a actual situação política, económica e social portuguesa e de muitos países, seja perigosa para um deslize para a Direita.
É necessário ser mais explícito?
Abril 30, 2011 at 4:42 pm
“minudências fracturantes ”
que não são de menosprezar!
Abril 30, 2011 at 4:44 pm
“… mas deixarem o PSD crescer para o centro, não demonizando excessivamente o papão da Direita”
O “não demonizar excessivamente” será o quê?
E o “papão da Direita”´são aquelas medidas do Mais Sociedade e do Mais Competividade?
Não é uma questão de demonização. É outra questão. Se não se lutar contra elas, estamos bem, estamos!
“Estranhamente, à Esquerda do PS talvez beneficie uma vitória do PSD e da Direita a 5 de Junho….”
Estranho é pensar-se assim.
Mas que análise política é esta?
A das mesas redondas e dos cafés?
(Ai, que ainda me dá um chilique. Mentira! Não dá nada. A gente vai-se habituando a isto…)
Abril 30, 2011 at 4:47 pm
#18,
Tio Aurélio, quer parecer-me que concordamos!
Abril 30, 2011 at 4:49 pm
Sim e não é de agora!
Abril 30, 2011 at 5:04 pm
Deixemos o voto decidir.
Até lá pode-se especular e manipular tantricamente.
O que todos os “influentes” propõem é um mega-agrupamento PS/PSD/CDS. Independentemente de quem é o 1º ou 2º mais votado.
Quem acha que não se sente representado neste mega-agrupamento ´tem a alternativa do voto PCP/BE de modo a compor a coisa na AR. Se conseguirem somar 20% ou mais, é bom.
Para desanuviar o ambiente.
Abril 30, 2011 at 5:07 pm
#21 e 22
Estão bem um para outro sem dúvidas!
Depois de um casamento real, teremos um casamento burrical?
Abril 30, 2011 at 5:10 pm
“Porque desconfiam que a vitória desses partidos tornaria irreversível, muitos dos direitos e avanços que a esquerda conseguiu ao longo de muitos anos. ”
……………………..
Desculpem, mas isto não é brincadeira nenhuma.
…………………………………
( embora Passos Coelho tivesse feito, ontem, uma ligeira demarcação relativamente à “ Mais Sociedade” , pois a freguesia estava a fugir-lhe)
O que a direita propõem é o início para que a “ roda do destino” comece a funcionar ao contrário.
É a desregulação das relações laborais. É mau? É terrível para quem quer ser digno de si mesmo, do seu tempo, dos seus filhos dos seus amores.
É a livre competição entre todos, em todos os níveis, pois dizem eles que só assim existe crescimento económico, liberdade e a selecção dos melhores ( por vezes escondem esta última parte).
O que a direita propõem é o início para que a “ roda do destino” comece a funcionar ao contrário.
Depois…bem depois é preciso atingir os imigrantes e isto também não é brincadeira nenhuma. Em França, não é segredo nenhum, a vontade de escorraçar “ quem rouba os empregos”. Veja-se o caso das quotas para a selecção de futebol.
Mas …e o POVO..é estúpido? É …desculpem mas é… vai atrás de qualquer um. Depois pede mata, esfola, queima…
Depois….olhe…depois é o costume…
Se fosse há uns anos atrás, não via tanto perigo. O problema é que a Europa começa a ter os mesmo problemas d e Portugal e as saídas são sempre…sempre ..sempre as mesmas….
Eu até acredito que quando a Humanidade consegue certos avanços, surgem maneiras de atacar as finanças de um país, seguindo-se o objectivo principal: atacar as pessoas e recriar a acumulação de capital
Abril 30, 2011 at 5:11 pm
Burrical?
Barrocal!
Abril 30, 2011 at 5:11 pm
Desculpem, não queria escrever desanuviar o ambiente porque pode parecer-se com a análise do “só para irritar”.
Fica melhor assim: para representarem quem continua a acreditar noutras alternativas que não passem pela flexibilidade, pelas privatizações a eito e por cortes e mais cortes a nível salarial e outros de quem vive do seu trabalho honestamente e acredita que não assumem o rótulo de “culpados pela crise”.
Abril 30, 2011 at 5:17 pm
“” quem vive do seu trabalho honestamente e acredita que não assumem o rótulo de “culpados pela crise”. “”
Este aspecto é muito importante.
É preciso explicar às pessoas porque é que não podem carregar os complexos da culpa da crise.
Isto não está a ser feito pela esquerda….
FERNANDA:
Repare num caso curisoso!
Há 3,4,5, anos atrás, era possível falar nestes termos de ” esquerda / direita” ????
Não , não era possóvel sem se ser acusado de demodé, parolo, atrofiado…hoje pode-se usar estes termos…
NA VERDADE ESTES TEMPOS SÃO MÃOS MAS FAZEM COM QUE SE CHAME OS BOIS PELOS NOMES E SE DEIXE DE SUBJECTIVIDADES MODERNAÇAS E BACOCAS…
Abril 30, 2011 at 5:18 pm
maus…** E NÃO MÃOS
Abril 30, 2011 at 5:18 pm
#24,
Claro que se esperava comentários destes.
Força aí!
Abril 30, 2011 at 5:21 pm
Continuem, estamos a adorar. Vozes que não chegam ao céu…
Abril 30, 2011 at 5:23 pm
Pois não. As outras chegam….
Abril 30, 2011 at 5:26 pm
#28,
“Isto não está a ser feito pela esquerda….”
Pois não.
Mas também é certo que a mensagem passa dificilmente por variadas razões, entre as quais a TV, os jornais e a quantidade de politólogos, analistas, financeiros, fóruns, compromissos nacionais e apelos de presidentes e ex-presidentes da república.
E vai-se na onda. É fatal!
Abril 30, 2011 at 5:27 pm
Outras? Sempre reconheces que as que aí estavam… LOOOOOOOOOOL
Mas desculpa, não sabia que estavas à espera de outras visitas.
Abril 30, 2011 at 5:28 pm
Porque é que Garcia Pereira e outros não fazem parte dos painéis dos debates eleitorais?
Olhem, um Garcia Pereira na AR seria óptimo.
Abril 30, 2011 at 5:33 pm
#31,
Penso que o Tio Aurélio tb estará de acordo com isto, leila: o que menos nos interessa é que as “nossas vozes cheguem ao céu”.
O que nos interessa mais, a bem dizer, é que elas fiquem na Terra.
Allô! Allô! Terra!
O Céu pode esperar!
Abril 30, 2011 at 5:34 pm
“”"
itle: As Boas Raparigas Vão Para o Céu,as Más Vão Para Todo o Lado
Rating: (0 votes)
Type: Livros
Autor(s): Ute Ehrhardt
Editora: Editorial Presença
Partamos deste pressuposto: se por um lado, as boas raparigas – cujos objectivos pessoais residem na realização pessoal e profissional dos outros, garantem o seu lugar no céu, já que em vida descuidaram de existir como mulheres e contentaram-se com uma felicidade medíocre ; por outro lado, as más – aquelas que investem na autonomia feminina; que se libertam para o êxito a todos os níveis e sentem verdadeiro prazer em vencer; que usam as virtudes femininas da resistência e tenacidade para ultrapassar os obstáculos impostos por juízos de valor socio-psicológicos; que se afirmam, sem medo algum de enfrentar a agressividade alheia e recorrendo à própria como fonte de energia, no fundo, aquelas que são bem sucedidas nos seus empreendimentos, bom, essas chegam a qualquer lado. “”
http://www.mulherportuguesa.com/component/collection/?task=view&id=4937
Abril 30, 2011 at 5:44 pm
primeiro não é a esquerda que mantem o socrates no poder, mas sim os eleitores; segundo, a esquerda (pcp+BE) nunca manteve o socrates no poder antes sim sempre criticou as suas políticas; terceiro, chamem os bois pelos nomes: em Portugal a direita (ps+osd+cds) tem 80% dos votos.
Abril 30, 2011 at 5:44 pm
nao é osd mas sim psd
Abril 30, 2011 at 5:51 pm
“”em Portugal a direita (ps+psd+cds) tem 80% dos votos.”"
É verdade, mas quando o retrocesso é ou vier a ser tão grande, não tenho dúvidas que, mesmo o actual PS cabe bem num frentismo popular….
Não sei se percebeu onde queria chegar?
Abril 30, 2011 at 5:59 pm
Tentei ler os comentários, mas deparei-me com um óbvio conúbio de imbecilidades com a mania da superioridade.
O conúbio de quem goza com as “sopeiras”, de forma explícita ou implícita (mas em ambos os casos cobarde) quando tem para apresentar três décadas de vazio.
Abril 30, 2011 at 5:59 pm
Exagerei!
Ou
Exagerei?
Até nisso os tempos actuais são bem vindos. Vamos ver para que lado cairá muita gente.
Querem uma provocaçãozinha ?
Para que lado cai a UGT e a tendência social democrata?
E Fernando Nobre?
E Pacheco Pereira?
E a Igreja?
Querem outra provocaçãozinha?
Para que lados cairia O tio Aurélio……..da Fonseca Fajardinho, se tivesse de fazer estes e mais sacrifícios, em honra de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais humana…sim mais humana, pois aqueles que comem massa com massa também gostam de bifes…
E tu colega ….para que lado cairias?
Abril 30, 2011 at 6:04 pm
Direita/esquerda, Esquerda/direita, ou o bilateralismo político, são várias as etquetas possíveis para este tipo de análises.
Podem não ser muito explícitas (caso dos quatro posts de ontem), mas perfeitamente entendíveis à direita:
“A outra conclusão brilhante está aqui:
Logo, há que pensar bem qual a melhor solução para votar, em especial por parte daqueles que não querem que continue o que está.
Pois é, para quem não quer o que está nem quer aquilo que não é solução, só pode votar no PSD ou no CDS. (Peço-te para não levares a mal o facto de ter dito claramente aquilo que apenas quisestes sugerir).”
http://dareitoria.blogspot.com/2011/04/leiam-bem-as-avisadas-palavras-do.html
Abril 30, 2011 at 6:06 pm
“”Tentei ler os comentários, mas deparei-me com um óbvio conúbio de imbecilidades com a mania da superioridade.”"
Mania da superioridade?
Olhe lá …mania tem você, que com 9 anos de idade, pois ansceu em 1965, já anava nas luats revoluciona´rias….tenha humildade que tanto lhe está a faltar. Quer provas?
30 anos de vazio?
Acha mesmo? acha que os últimos 30 anos da vida d e Portugal, foram 30 anos de nada?
Não percebo o que faz o seu nome na corrente do PS Opinião Socialista!!! ?? vai-me dizer que é , ou não é, uma corrente de esquerda?
Pois é…e não reconhece a razão nos últimos 30 anos?
TOME NOTA QUE EU SOU BRUXO, COMO JÁ ME CHAMARAM AQUI:
TU, PAULO, NÃO SABES PARA QUE ALDO CAIR….OLHA QUE O TEMPO É POUCO , EMBORA A MEMÓRIA E OS TEXTOS ESCRITOS SEJAM BOAS E EVIDENTES PARA PROVAR, OPORTUNISMO, SEJA QUE LADO FOR EM QUE CAIAS
( bai buscar! )
Abril 30, 2011 at 6:07 pm
#43,
Você é uma pessoa triste, padecendo da maleita de um pensamento vermelho-acinzentado, mas por demais míope.
O controleiro da blogosfera no seu melhor, só esquecendo cirurgicamente o que o “Chico-entre-a-espada-e-a-parede” escreveu sobre a (in)constitucionalidade da suspensão da ADD e a participação dos camaradas.
Será preciso ir buscar?
Abril 30, 2011 at 6:09 pm
#44,
Agradeço textos escritos em língua portuguesa, com ou sem acordo ortográfico, caro colega sopeiro e lamentavelmente iletrado.
Toma para ti, sopeirinho:
http://videos.wittysparks.com/id/999277110
Abril 30, 2011 at 6:10 pm
Popotês:
TOME NOTA QUE EU SOU BRUXO, COMO JÁ ME CHAMARAM AQUI:
TU, PAULO, NÃO SABES PARA QUE ALDO CAIR….OLHA QUE O TEMPO É POUCO , EMBORA A MEMÓRIA E OS TEXTOS ESCRITOS SEJAM BOAS E EVIDENTES PARA PROVAR, OPORTUNISMO, SEJA QUE LADO FOR EM QUE CAIAS
Nem sei bem por onde pegar…
Abril 30, 2011 at 6:10 pm
#45
Há que desmentir as interpretações do Reitor, em vez de mudar de assunto ou colocar rótulos.
Abril 30, 2011 at 6:11 pm
Paulo:
Apenas são os nervos de estar perante uma pessoa do seu calibre…
Abril 30, 2011 at 6:13 pm
Mas juro que estou mesmo a falar verdade.
Aos poucos e poucos começo a conhecer melhor o Grande Guia dos Professores Independentes.
Já lhe disse ( disse? acho que foi um aviso) que qualquer dia ficará com um blogue sectário e dogmático, que nem o Vaticano e O C.C. do Partido Comunista da Coreira do Norte!
Abril 30, 2011 at 6:14 pm
#48,
Se a heurística fosse capaz, já teria dado pelo meu comentário no Aventar sobre o assunto.
Quanto a desmentir, não se desmente o que outro pensa, mas sim o que se escreve.
E o que eu escrevi, no seu todo, é claro.
Claro que não é todo o vargas que o entende, quando o objectivo é distorcer.
Abril 30, 2011 at 6:18 pm
O Paulo que me perdoe, mas acho que isto é um disparate. Para mim é claro que os partidos à esquerda do PS não têm quaisquer ilusões quanto à verdadeira natureza de Sócrates e não têm também quaisquer perspectivas de entendimento com o PS enquanto a sua actual liderança e o seu rumo se mantiverem. E reciprocamente, como o próprio já deu entender por demais vezes. Por isso, a continuação de Sócrates, caso ganhe as eleições (hipótese ainda há pouco tempo altamente improvável mas que vai ganhando forma perante os dislates do PSD), ou um governo PSD/CDS, significarão a continuação efectiva da direita no poder, no segundo caso com atenuantes baseadas num eventual benefício da dúvida, mas que pessoalmente não me oferecem quaisquer garantias.
Só uma mudança radical no rumo do PS poderia dar algumas perspectivas de entendimentos à esquerda e um governo maioritário dessa área política, perspectiva que se mostra mais um “wishful thinking” de que algo real a curto prazo. E a verdadeira esquerda sabe-o bem.
Abril 30, 2011 at 6:20 pm
E para acabar, pois por hoje já parti a louça que chegasse, e, tenho mais que fazer:
Já lhe disse muitas e muitas vezes que não sou controleiro nenhum , nem de sindicatos nem d e partidos.
E você sabe disso muito bem, pois basta ver que o meu perfil não encaixa em nenhuma daquelas instituições e você sabe fazer estas comparações, muitas vezes.
Sou apenas um professor que estudou com o dinheiro que ganhava a trabalhar de noite como taxista.
Sou do Porto.
Não tenho partido.
Não sou sindicalizado
Já lhe disse que em Algés a sua ( nossa) amiga sabe quem eu sou e por isso não aceito que bata na mesma tecla, pois isso denigre, ainda mais, a imagem que eu tinha de si.
Fique bem e olhe….Leão -de-Rio-Maior, o Sporting vai ganhar a taça…..mas de futsal… deixe lá….:-)
Abril 30, 2011 at 6:23 pm
E para acabar ….
Gosta da forma
subserviente,
com que muitos colegas se dirigem a si, ou quando escrevem aqui no blogue, nos casos em que os textos discordam com aquilo que escreve?
Ao que isto chegou!
Sinto naúseas!
Abril 30, 2011 at 6:25 pm
#53,
Sopeiro, a acusação de controleiro era para outro, mas como de costume, tal como não sabe escrever, não entende o que lê.
Quanto a “partir a louça” só mesmo na sua cabeça oca de sopeiro iletrado.
Escrever comentário com MUITAS MAIÙSCULAS e disparates não faz de si mais do que um troll de 3ª ordem.
Quanto a amigos ou amigas, fique com as suas e deixe-me em paz, nunca perguntei por referências a ninguém e estou-me completamente borrifando para si e para aquilo que tenta GRITAR.
Respondo ainda – a desistência está para breve, tal como aconteceu com outras luminárias anti-sopeiras – porque é minha obrigação informá-lo que é estúpido.
#53,
Quer-me parece que não é um disparate e o fim do teu comentário revela isso mesmo.
Abril 30, 2011 at 6:27 pm
#54,
Olha, até sabe escrever.
Se tem náuseas, vomite longe.
Não gosto de subserviências, tão pouco quanto de pseudo-rebeldias GRITADAS por um sopeiro pior do que as sopeiras que acusa pelas costas.
Se tens vergonha do(a)s colegas que te cercam, é dizer-lhes isso na cara.
Quando me acontece, digo, não me escondo com um nick num blogue a fazê-lo.
E para ti fechei a loja.
De vez.
Abril 30, 2011 at 6:28 pm
#51
Visto agora o comentário no Aventar (não frequento), deve ser concedida uma ligeira atenuante, mas repito que os posts de ontem não são nada claros. Pelo menos para mim que tenho dificuldades na maleabilidade política.
Abril 30, 2011 at 6:32 pm
Uma das técnicas que ajudam a manter o inginheiro no poder é o horror ao horror da direita ou, como diz o Henrique Raposo, à p*** da direita.
A outra está muito bem explicada pelo Eduardo Cintra Torres:
“A estratégia da Central para esta campanha já está delineada. Um dos elementos tem passado despercebido: através de pessoas como Lello e de comentários anónimos produzidos pela Central e despejados na blogosfera e caixas de comentários, repete-se a ideia de que os políticos são todos iguais, todos corruptos, nem vale a pena ir votar. A Central sabe que a percentagem do PS pode subir se a abstenção crescer. O paradoxo de um partido fomentar subrepticiamente a abstenção explica-se: como os eleitores mais livres votariam mais facilmente na oposição, neutralizá-los diminui os votos nos outros e aumenta a proporção relativa do núcleo duro dos eleitores do PS.”
(Público)
A esquerda tem contribuido alegremente para as duas.
Abril 30, 2011 at 6:33 pm
Abril 30, 2011 at 6:34 pm
Pensei que já “era”
Abril 30, 2011 at 6:38 pm
#55, não percebi.
Tiramos conclusões diferentes, então.
Abril 30, 2011 at 6:44 pm
#57,
Sim, concordo no seu esclerosamento mental e político.
Mais rara a confissão.
Quanto a mim, não estou aqui para arregimentar votos para ninguém.
Se os 4 posts de ontem não permitiram que me cartografassem politicamente, cumpriram os seus objectivos: fazer pensar, combater o imobilismo.
Abril 30, 2011 at 6:45 pm
#58
Que eu saiba a esquerda tem apelado insistentemente ao voto dos abstencionistas, mas devemos estar a falar de esquerdas diferentes. No horror à direita inclua nisso este PS.
Para o que a esquerda não contribui é para fazer de José Sócrates o arqui-inimigo, porque tanta animosidade já enjoa, não pela coisa em si, mas pela estreiteza de vistas. Ainda vamos assistir à derrota de Sócrates nas eleições, seguida de implementação de (uma) ADD (igual ou pior), seguida de comemorações efusivas por todas as escolas! Direita ou esquerda não interessa, interessa é derrubar Sócrates! As trapalhadas do PSD não contam; os programas dos partidos também não. Interessa é derrubar Sócrates! Mais do que miopia, é superstição! Ainda que depois os Nogueira Leites recuperem o estilo mais ordinário… Ou, e estando a isso tacitamente resignados, já nos contentamos com a vingançazinha inútil?!
Abril 30, 2011 at 6:48 pm
#52 e 61
Cito:
Só uma mudança radical no rumo do PS poderia dar algumas perspectivas de entendimentos à esquerda e um governo maioritário dessa área política, perspectiva que se mostra mais um “wishful thinking” de que algo real a curto prazo. E a verdadeira esquerda sabe-o bem.
O meu texto é exactamente uma tentativa de demonstrar um caminho para que isso aconteça, a tal mudança no rumo do PS, que só pode ser conseguido com o afastamento de Sócrates, o qual, por sua vez, só é possível se o PS não ganhar as eleições.
Fiquei mais claro?
Abril 30, 2011 at 6:49 pm
Quando a barraca começa a arder à vista do cliente…
Iceland broke the rules and got away with it
And in those other broke European economies – from Dublin to Athens to Lisbon – politicians and voters are starting to pay attention.
Aditya Chakrabortty
Abril 30, 2011 at 6:50 pm
Eu acho que vi, aqui, um vídeo dos GNR..
Não estou maluco
Desapareceu….
Gosto muito dessa música…
Bem… devo estar mesmo a ficar senil!
Abril 30, 2011 at 6:52 pm
#58
Não esquecer o Marinho Pinto (parece que lá na associação/ordem socialista correm uns zunzuns que o PS vai ganhar)a apelar à abstenção, enfaticamente, na tv.
#63
Não, não nos contentamos SÓ com isso. Mas lá que vai saber bem, isso vai.
Abril 30, 2011 at 6:57 pm
#64, sim, concordo.
Mas roubar votos ao PS não significa necessariamente entregá-los ao PSD. Quando não há a certeza de nada, o melhor é votar de acordo com as convicções e a consciência, porque os taticismos são sempre de efeito duvidoso, se não a curto, pelo menos a médio e a longo prazo. Pelo menos, é essa minha perspectiva e é de acordo com ela que vou votar.
Abril 30, 2011 at 6:57 pm
#66,
Era esta?
Abril 30, 2011 at 7:04 pm
Acho que sim, meu filho.
Muito obrigado!
Sois um bom cristão.
Não tendes o Vaya com Dieus, na canção, Silver Dollar?
Que Deus te proteja!
Abril 30, 2011 at 7:07 pm
Já agora, gostava de ouvir
a ” suite 403 ” acho que o cantor é o Elvio Santiago.
Muito obrigado!
Abril 30, 2011 at 7:18 pm
#62
Quanto narcisismo, quanta miopia, quanto analfabetismo.
Então o “general” (qualificativo dado pelo Reitor) não percebe que a aludida confissão de “falta de maleabilidade política” é uma forma suave de lhe chamar vira-casacas e catavento político?
Obnubilação umbiguista.
Às carradas.
Abril 30, 2011 at 7:21 pm
#72,
Para “virar casaca” há que ter uma e tê-la virado (no seu partido houve muito disso, percebo o trauma).
Para ser “catavento” seria preciso que fosse possível determinar de onde sopra.
Mas como confessou que nem o percebeu, os seus comentários entraram no terreno do rebarbativo.
Se calhar seria mais interessante repescar aquele diálogo que ficou parado sobre os “lutadores” da GEFA…
Sei que o abandonou quando começou a adivinhar o ar chamuscado…
Consciência pesada?
Abril 30, 2011 at 7:23 pm
#68,
Pois, mas é difícil os votos do centro saírem em direcção ao PCP e ao Bloco, correcto?
Então… querer mantê-los no PS é capaz de ser suicida.
Acho eu.
Pela esquerda saem naturalmente…
Abril 30, 2011 at 7:25 pm
#72,
Quanta surpresa haveria se…
Bem, para quem vota acriticamente no mesmo partido desde 75 é capaz de uma abstenção ser “vira-casaquismo”.
Abril 30, 2011 at 7:26 pm
Não tem a suite 403?
Paciência.
Já vi que escreveu um novo texto musical.
Pode ser que apareça por lá
Muito obrigado.
Abril 30, 2011 at 7:32 pm
#74,
“Pois, mas é difícil os votos do centro saírem em direcção ao PCP e ao Bloco, correcto?”
não tenho certezas sobre isso, nem sei muito bem o que é o centro enquanto entidade sociológica no sentido se terá uma existência intemporal e estática. O que sei é que há gente desencantada, desiludida e enganada que votou PS e que, do meu ponto de vista, se arrisca a levar novo tombo votando PSD…
Agora, estamos de acordo, quanto menos PS melhor.
Abril 30, 2011 at 7:43 pm
#75
Meu caro:
Nesse capítulo, não tenho qualquer telhado de vidro.
Esteja à vontade para remexer. E não apenas desde as eleições de 75. Pode recuar até 73.
Abril 30, 2011 at 7:45 pm
#63 “Para o que a esquerda não contribui é para fazer de José Sócrates o arqui-inimigo, porque tanta animosidade já enjoa, não pela coisa em si, mas pela estreiteza de vistas.”
Exacto, confirma o meu ponto de vista. É uma questão de carácter. A mim incomoda-me a absoluta falta dele, outros haverá a quem não faz assim tanta diferença. O inginheiro agradece.
Abril 30, 2011 at 7:49 pm
#63,
Vingançazinha inútil?
Tem a certeza que está falar na direcção certa?
É que esse é o tipo de discurso que revela, ele sim, bastante miopia, falta de memória e escasso pudor.
Abril 30, 2011 at 7:51 pm
O FAJARDO MOROU EM ALGÈS?..CHIÇA..POR ISSO AQUILO CHEIRAVA TÃO MAL..E EU QUE LÁ VIVI 33 ANOS NUNCA O VI NA TAMAR…NEM NA RELLENTO !!
Abril 30, 2011 at 8:09 pm
#63
Inútil, porque se vier mais do mesmo ou pior de que vale mandar embora o Grande Malfeitor? Não, discordo, mas para mim miopia é fulanizar a política a este extremo. Não é de agora e é geral, mas convenhamos que há limites. Não me refiro especificamente ao Paulo, mas nas escolas, e por aqui, quantos professores reduzem este acto eleitoral ao derrube de Sócrates, independentemente de tudo o mais? Se isso não é miopia, então é cegueira completa, não vejo como lhe chamar!
Abril 30, 2011 at 8:10 pm
#63 não, #80…!
Abril 30, 2011 at 8:19 pm
Quem, passados estes anos, ainda não viu que o senhor pinto de sousa é absolutamente falho de carácter também não é agora que vai ver. Como tal, é inútil argumentar pois partimos de pressupostos e patamares diferentes. Há quem consinta em ver-se representado pelo inginheiro, sem grande pudor, achando-o o mal menor. Temos pena.
Abril 30, 2011 at 8:38 pm
Boa, Paulo!
Dá-lhes!
O que escreves é verdade: a esquerda prefere continuar com o Socas.
A esquerda acha que o Socas não é mau de todo. E não é só falar do carácter da criatura e dos que o acompanham. É falar de como foi possível que, perante um país a afundar-se manteve a sua megalomania, construindo mega-obras-inúteis e pagando bem caro a quem lhe obedecia, pelo país fora.
Mas a esquerda não se importa de voltar a tê-lo…
A esquerda sofre de desvinculação da realidade. Perante a situação real do país, finge que tem alternativas. Quais???
A esquerda finge ignorar que o país está sob resgate. E nem se digna ir falar com quem cá veio para pôr as contas em ordem, com custos elevadíssimos para todos nós, por culpa da má gestão interna.
A esquerda esteve estes anos todos no Parlamento. Que sugestões apresenta para sair deste fosso??
( li que o Louçã tinha propostas. Propostas que diz só discutir com o governo, pq se recusa a sentar-se à mesa com a Troika). Isto não é fazer como Socas foi fazendo? Não é brincar ao “faz de conta”?
Abril 30, 2011 at 8:40 pm
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje que o PSD só vai apresentar o seu programa eleitoral depois de conhecer o quadro de ajuda financeira externa a Portugal, para que os dois sejam compatíveis.
Depois diz que não vai diminuir salários nem fazer despedimentos (os contratados não conta?)
Aprende depressa com o Sócrates.
Abril 30, 2011 at 8:44 pm
#14, #23
Concordo convosco. Neste momento votar contra a direita é votar numa esquerda PCP ou BE.Votar no PSD é votar na direita.Se acham que neste momento o que interessa é tirar Sócrates do poder, vai ser muito dificil.Com a vitória do PSD (direita), vai para lá também este PS(de direita) com Sócrates ou sem Sócrates. Quem é de esquerda só tem uma hipótese – é votar num partido de esquerda e de acordo com a sua consciência. Não sei se haverá até pequenos paridos com pouca representatividade. Deve-se votar de acordo com as nossas ideias (ideologia).Para mim o voto útil não conta nem nunca contou, independentemente da esquerda ter mais ou menos hipóteses. É assim que penso.É direito meu.
Abril 30, 2011 at 8:44 pm
reb,
Também achei muito mal que não tenham ido falar com a troika.
Além do mais, revela uma grande falta de educação.
Abril 30, 2011 at 8:48 pm
Pior do que tudo, não sei se escreveram, telefonaram, enviaram email, sms ou o fizeram via twitter ou facebook.
Está mal.
Abril 30, 2011 at 8:51 pm
#82 “, mas nas escolas, e por aqui, quantos professores reduzem este acto eleitoral ao derrube de Sócrates, independentemente de tudo o mais?”
Se calhar porque os professores entraram na carreira depois de terem tirado uma licenciatura durante a semana (muitas, mesmo muitas) e concorreram com a média dessa mesma candidatura. E assim damos muito mais valor ao carácter (até porque também somos formadores) de que, pelos vistos, tantos outros.
Abril 30, 2011 at 8:52 pm
A parte mais importante do programa eleitoral dos partidos do arco do poder é decidida pela troika mas disfarçam o melhor que podem. O poder afinal ainda serve para sacar.
Abril 30, 2011 at 8:55 pm
O QUE NÓS DIZEMOS ESCREVEMOS OU FALAMOS É TÃO INCONSEQUENTE PARA A TROIKA COMO O CHOQUE DE UMA FORMIGA COM OS DITOS…
Abril 30, 2011 at 9:05 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2011/04/30/musica-para-um-sabado-a-noite-the-strokes-new-york-city-cops/
Abril 30, 2011 at 9:14 pm
#92,
Obviamente.
Mas olha que eles se dão um pouco mais ao trabalho do que se pensa…
Abril 30, 2011 at 9:20 pm
Oxalá….abraço..vou brincar com o meu puto…vê no post do mais sociedade pus l uns vídeos que podes aproveitar…
Abril 30, 2011 at 11:36 pm
Os partidos de esquerda querem lá o socras, não é por questões ideológicas, porque o ps de socras tomou medidas ultra-liberais. É porque com o partido socretino no poder, a clientela desses partidos sente que tem a gamela à mão para comer do orçamento de estado. Se lá estiver o psd ou o cds (daqui para a frente a fazerem exactamente as mesmas políticas que o ps faria…) é uma chatice porque os tachos ficam inacessíveis.