O Magalhães não é apenas um Computador
Numa altura em que se procede à avaliação do impacto de muitos dos projectos desenvolvidos nos últimos anos, como foi o caso de toda a estratégia associada ao Magalhães, importa fazer algumas reflexões sobre o seu impacto na “Nova Escola” que se pretende construir. O Magalhães constituiu um passo marcante na afirmação por parte do Governo Português duma Aposta Estratégica na Educação como o grande “driver” de mudança colectiva da Sociedade e recentragem no Valor e Competitividade como Factores de Distinção na Economia Global. A aposta tem que continuar mas está na altura de o Magalhães sofrer uma nova rota.
Abril 22, 2011
Pois Não… Também É Peça De Propaganda
Posted by Paulo Guinote under Conversa da Treta, O Magalhães[20] Comments
Abril 22, 2011 at 11:13 am
É um supositório.
Só falta metê-lo no sítio.
Abril 22, 2011 at 11:31 am
#1 brincalhão,
O respeitinho é muito bonito,pá!
Abril 22, 2011 at 11:42 am
Sem ofensa para os frequinhos!
Abril 22, 2011 at 12:01 pm
O magalhães vai sofrer a rota de colisão!
Abril 22, 2011 at 12:05 pm
#3,
Ok,lapso corrigido.Siga para Bingo.
Abril 22, 2011 at 12:05 pm
A factura desta e de outras negociatas do género segue para as próximas décadas…
Ah! Como é bom termos magalhães…
Abril 22, 2011 at 12:15 pm
Foi o relançamento dos negócios no Relógio…
Abril 22, 2011 at 12:19 pm
O Magalhães é sinal de aposta na educação???
Só mesmo neste país Socratino!
É que eu pensei que a aposta no educação fosse a aposta nas pessoas, em particular nos professores, e não em uma qualquer maquineta!
Abril 22, 2011 at 12:35 pm
Vivemos num país sem justiça e sem qualquer futuro no horizonte mais próximo.
falta de credibilidade
Eça e Portugal – As autoridades
http://ricardocampus.com/2011/04/22/eca-e-portugal-%E2%80%93-as-autoridades/
Abril 22, 2011 at 12:59 pm
Quem o diz é um “Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade”.
Quem é que me explica o que é isto:
“Aliar ao domínio por excelência da Tecnologia e das Línguas a Capacidade de com Criatividade e Qualificação conseguir continuar a manter uma “linha comportamental de justiça social e ética moral”
Abril 22, 2011 at 1:02 pm
Reparem como o rapaz já é um especialista na utilização dos argumentos de autoridade:
“como bem expressou recentemente Ralph Darhendorf em Oxford”
“de que tanto nos fala Anthony Giddens “
Abril 22, 2011 at 1:03 pm
E o remate???
“actores do conhecimento” capazes de induzir dinâmicas de diferenciação qualitativa nos territórios. Capazes de conciliar uma necessária boa coordenação das opções centrais com as capacidades de criatividade local. Capazes de dar sentido à “vantagem competitiva” do país, numa sociedade que se pretende em rede. Por isso, têm que entrar nesta Viagem do Magalhães, em que a Rota do Futuro não pode passar ao lado. “
Abril 22, 2011 at 1:41 pm
A gente tá a ver a coisa. É ir de encontro ao futuro, cheios de speed, de olhos tapados de gadgets, muita fé tecnológica e nula capacidade de compreender e reflectir sobre as coisas. Assim também a gente não terá a tentação e o incómodo de as transformar.
Abril 22, 2011 at 2:05 pm
Suécia interessada no computador Magalhães
6 de Abril, 2011
Depois do interesse suscitado em cerca de 20 países, como a Venezuela ou a Hungria, o computador Magalhães poderá rumar agora para a Suécia
A revelação é feita pela JP Sá Couto, que recebeu representantes dos organismos de Educação de quatro regiões suecas, para conhecerem o que define como Projecto Magalhães.
De acordo com a fabricante nortenha a comitiva visitou a fábrica onde são produzidos os Magalhães e uma escola da região, onde os computadores portáteis são utilizados em ambiente de sala de aula.
Em comunicado a JP Sá Couto considera que o interesse demonstrado pelas autoridades suecas no computador portátil «é mais um importante sinal do reconhecimento internacional desta iniciativa».
sol
Abril 22, 2011 at 2:36 pm
Os Suecos vão cair na esparrela?
Abril 22, 2011 at 3:28 pm
Estas gente quer fazer de nós parvos! Ter informação não significa compreender essa mesma informação! Não é preciso ser muito inteligente para perceber isto!
Abril 22, 2011 at 6:34 pm
O Magalhães foi (é) uma de facto “uma peça de propaganda”. Mas houve quem soubesse usá-lo pedagogicamente. A professsora do meu filho é exemplo disso. Nestes dois anos o Magalhães foi usado regularmente ( uma vez por semana)de forma que permitisse aos alunos aprenderem a usar as novas tecnologias (fundamentais) mas em contexto de aprendizagem de outras matérias.
Entre vários outros problemas a falta de preparação dos docentes foi um grave ( natural) à maior e correcta aplicação do magalhães.
Houve falta de formação
http://educaremportugues.blogspot.com/2011/04/como-usar-o-magalhaes-no-1-ciclo.html
Abril 22, 2011 at 6:50 pm
#17
Já cá faltava o fatal elemento justificativo para todos os males da Educação: os profs não têm formação! Fique a saber que acções de formação de computadores foi o que não faltou nos últimos anos. Todos os profs tiveram oportunidades em excesso de aprender a manusear essas máquinas modernas. E alguns também se fartaram de ganhar dinheirinho à custa de um tipo de accções que dão pouco trabalho e que qualquer um pode fazer em sua casa. Mas…isso são outras histórias. Actualmente andamos mais dedicados aos quadros inteactivos, porque muitos dos nossos alunos ou destruiram os Magalhães ou venderam-nos nas feiras.
Será que a Suécia tem feiras?
Abril 22, 2011 at 7:23 pm
# 18
O Sei reparou que no seu texto acabou por mostrar que as acções de formação afinal não eram lá muito pertinentes “E alguns também se fartaram de ganhar dinheirinho à custa de um tipo de accções que dão pouco trabalho e que qualquer um pode fazer em sua casa”.
Nunca quis frequentar accções na área de informática porque entendi que já sabia o que lá me ia “ensinar”. Fui obrigada a frequentar para ter a certificação em competências digitais!
Tenho conhecimento que muitos alunos já não têm o Magalhães mas também há pais que se queixam que o compraram para nada pois nunca foi pedido na escola.
Abril 22, 2011 at 7:42 pm
#19 Há muitas escolas que têm salas com computadores, melhores do que os Magalhães. Há muitas formas de usar o computador, até em casa se o menino quiser fazer um texto, pesquisar informação…claro que há alguns (poucos) professores que ainda preferem o quadro e os cadernos, mas não é por isso que são piores ou melhores professores.
Mas esse não é o verdadeiro PROBLEMA!
Enquanto não for inculcada na sociedade a ideia da disciplina, do respeito e do esforço para aprender, não há Magalhães que nos valham!
Por isso, tal como construir uma casa começando pelo telhado, o Magalhães não passou de PURA CAMPANHA!!!