Caro Paulo Guinote,
Sabendo-o muito ocupado (PIT, NEE, PEI, PCT, CEI…) e não pretendendo definir a sua agenda, venho notar-lhe um facto, relacionado com o reconhecimento de Mestrados e Doutoramentos pelo DGRHE, de que talvez não tenha conhecimento:
* as DRE estão a exigir às Escolas que, para efeitos de progressão, só sejam considerados os Mestrados e Doutoramentos que constem da lista do DGRHE, de acordo com a Portaria 344/2008, de 30 de Abril (em anexo);
* ora esta portaria define, no seu Art. 6º, os procedimentos a adoptar, para uma Instituição de Ensino Superior proceder ao reconhecimento dos seus ciclos de estudos;
* atendendo ao exposto no nº 2 no referido Art. 6º, “O requerimento é entregue na DGRHE até ao dia 31 de Janeiro, devendo ser proferida decisão final até 30 de Junho.”
* o nº 3 estabelece ainda que “As decisões referidas no número anterior serão publicitadas na página da Internet da DGRHE.” (http://www.dgrhe.min-edu.pt/web/14654/a);
* ora tenho conhecimento de cursos da Universidade de Coimbra que foram enviados para a DGRHE dentro do prazo legal (Janeiro de 2010) e que não constam nem da lista de deferidos nem da de indeferidos da página da DGRHE, apesar de a actualização da lista ter sido efectuada em 6 de Setembro, conforme sugere a designação dos pdf’s (em anexo);
* esta situação parece indiciar que é a DGRHE que, ao não cumprir com o disposto no nº 2 do art. 6º da referida Portaria 344/2008, está a impedir a progressão dos docentes;
* só no caso da Universidade de Coimbra estarão em causa dezenas, senão centenas de docentes;
* a Universidade de Aveiro também não consta de certas áreas de docência, o que leva a presumir idêntica situação;
* questionados os Serviços Académicos da UC, responderam que “nós cumprimos a nossa parte, o DGRHE é que está a falhar e, se calhar, só vão actualizar por completo a lista em Janeiro de 2001, calcule porquê?”;
Após a transposição dos inúmeros (e, por vezes incompreensíveis) obstáculos com que os docentes se têm deparado, apenas para garantir os seus direitos, muitos enfrentam agora esta última “barreira” que, tal como está a ser “posicionada”, é evidentemente intransponível (e eventualmente ilegal).
No caso de ter conhecimento de casos semelhantes e, se considerar de interesse colocar esta questão à discussão, pode dispor da presente exposição.
Cumprimentos,
P. F.
Dezembro 21, 2010 at 11:35 am
Deve ser impossível:
“só vão actualizar por completo a lista em Janeiro de 2001, calcule porquê?”
Isto é só para ser “mázinha”…
Dezembro 21, 2010 at 11:39 am
(Portaria 344/2008)
“Artigo 9.º
Reconhecimento automático
1 — A aquisição dos graus académicos de mestre e doutor
em Ciências da Educação produz os efeitos previstos no
artigo 54.º do ECD, sem necessidade do reconhecimento
previsto na presente portaria.
2 — Nas situações em que a carta de curso do grau de
mestre ou a carta doutoral não refiram expressamente que
o grau académico obtido é em Ciências da Educação, ou se
suscitem dúvidas ao presidente do conselho executivo ou
ao director, cabe à comissão de análise e reconhecimento
decidir a questão, tendo em conta a estrutura curricular e
o plano do ciclo de estudos.”
Dezembro 21, 2010 at 12:18 pm
Cria-se o ambiente que motivará a alteração das bases para que no fim, espremido, se justifique uma nivelação salarial por baixo.
Seen it, done it. Next…
Dezembro 21, 2010 at 1:05 pm
O kaos também está a contemplar as meninas com prendas de Natal!
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com
Dezembro 21, 2010 at 1:35 pm
Amigos cuidadado com eesa lista porque sera a que vai ficar pra historia dos que faliram Portugal,
Por isso eu so tenho a 4 classe feita a noite.
Para criar bacas e mamoes ja chega.
CPM
Manuel de Jesus
Dezembro 21, 2010 at 4:41 pm
Outras desvalorizações…
The following is a fictional story of events that may happen in the near future,
curta metragem realizada por National Inflaction Association, uma associação que pretende preparar os cidadãos dos EUA para a hiperinflacção. A previsão do fim do dólar como divisa de reserva internacional está feita para o próximo ano, 2011. Será?
Dezembro 21, 2010 at 8:20 pm
Quem é o ingénuo que ainda acredita que existe honestidade neste governo?
Dezembro 21, 2010 at 9:28 pm
Esta lista é, no mínimo,limitadita. Passei-a por alto, mas, por exemplo, só vi três ou quatro doutoramentos e mestrados da Univ. Nova de Lisboa, uma das mais prestigiadas universidades portuguesas. ???!!!
Outra aberração é a história do grupo 320, a esmagadora dos docentes desse grupo são professores de português e francês, alguns até só dão português. Acontece que os “meteram” lá, no 320,(francês), sem lhes passaram cavaco. Acontece,portanto, que administrativamente, são só professores de francês, mas são, foram e serão, sempre, de direito e de factoprofessores de português. Na listinha, todos os mestrados e doutoramentos no âmbito dos estudos e lITERATURA portuguesa não os contempla!!!??
Assusta!
- Era o que faltava!penso com pensamento são e escorreito
- OU Não. – penso, com um milionésimo nó no estômago: Um dia destes ainda dizem a um professor de Línguas e LITERATURAS portuguesa e francesa, antigo curso de românicas, que não tem habilitação científica para o português. Já acredito em tudo, ou seja, sei que nada do que esta gente faz e tem feito tem credibilidade.