“Mega agrupamentos” vão agravar indisciplina e insucesso escolar
Duas dezenas e meia de directores escolares do distrito de Coimbra manifestaram ontem «grande perplexidade» com a decisão do Governo de criar “mega agrupamentos”, que consideram ser um «novo factor de instabilidade».
«Estamos convencidos de que na constituição destes novos ‘mega agrupamentos’ foram tidas em conta apenas razões de carácter economicista que, a serem postas em prática, se traduzirão numa inequívoca deterioração da qualidade da escola pública, através da desvalorização das questões pedagógicas», afirmam em comunicado.
Junho 24, 2010
E, Depois Das Palavras, O Que Farão?
Posted by Paulo Guinote under Directores, Megalomanias, Rede Escolar, Resistência?[63] Comments
Junho 24, 2010 at 2:19 pm
Nada ..masturbam-se e aliviam..depois vão para casa….
Junho 24, 2010 at 2:20 pm
Excelente visão do RAMIRO.
“Os mega-agrupamentos vão para a frente perante a passividade e alheamento dos professores porque estes não estão dispostos a baterem-se por um modelo de gestão que de democracia não tem nada. E fazem muito bem em ficar quietos. Era o que faltava os professores preocuparem-se com o futuro profissional dos directores!”
Concordo. Eu não vou mexer uma palha em favor dos Srs. Directores, nem assino nenhum abaixo-assinado.
Junho 24, 2010 at 2:22 pm
Os Directores são todos encartados, uns no PS e outros no PSD. Logo, entendam-se com o Socas, com o MF, com o ME, com as câmaras, etc.
Junho 24, 2010 at 2:23 pm
Depois…tasse-bem. Cada um vai mobilizar o seu lobby para tratar da vidinha.
Junho 24, 2010 at 2:31 pm
Mas alguma vez esta gente está preocupada com questões pedagógicas ou com o sucesso efectivo na aquisição de conhecimentos e competencias? É trabalhar para as estatísticas e lá continuaremos alegremente asnos!
Junho 24, 2010 at 2:36 pm
Mas alguma vez esta gente está preocupada com questões pedagógicas ou com aquisição de competencias e de conhecimentos? É trabalhar para as estatísticas e continuamos alegremente asnos, para contentamento da opinião pública e dos desonestos intectuais que por aí há em toda a sociedade. Coisas da “modernidade”!
Junho 24, 2010 at 2:40 pm
“vão pedir a apreciação…”
Apreciar não significa alterar.
Aliás o que é que realmente os partidos TODOS quiseram saber dos professores?
NAAAADDDAAAAAAAAAA…
Só os ingénuos é que ainda pensam que a solução dos seus problemas passa por outra gente, que não os próprios nos seus locias de trabalho (enquanto há).
Junho 24, 2010 at 2:49 pm
“2
Se fosse só o tacho de aluguns directores, também pensaria assim, mas infelizmente não é?
- horários 0 a crescer;
- indisciplina descontrolada;
- falta de controlo de casos de pobreza ou negligência;
(…)
Estarei enganada?
Junho 24, 2010 at 2:52 pm
E por FITARES é ainda muito pior.
Junho 24, 2010 at 2:56 pm
Mas os Directores preocupam-se com os horários zero, com o descontrolo da indisciplina e da pobreza?
IRRA! Não há paciência.
Os ditos cujos que se amanhem.
Junho 24, 2010 at 2:58 pm
Mas preocupo-me eu!
Junho 24, 2010 at 3:06 pm
E, Depois Das Palavras, O Que Farão?
Mas será que o problema é apenas “deles”, como alguns (mas não todos) por aqui encaram?
Junho 24, 2010 at 3:11 pm
Junho 24, 2010 at 3:13 pm
@11
por FITARES?
Junho 24, 2010 at 3:15 pm
Pelos colegas e alunos de Fitares.
Junho 24, 2010 at 3:16 pm
E pela direcção?
Junho 24, 2010 at 3:16 pm
Bulimundo!
Então não gosta de Braga????
De facto a cidade está cheia de betão, mas as pessoas são simpáticas…
Junho 24, 2010 at 3:18 pm
#16 Não conheço!
Junho 24, 2010 at 3:22 pm
BiBam os giga-agrupamentos de escolas.
Reuniões de departamento com mais de 100 profs.
Secretaria a mais de 20 Km, o que é óptimo,
etc., etc.
Junho 24, 2010 at 3:24 pm
# 19
por isso… também!
Junho 24, 2010 at 3:29 pm
Já era tempo…
Toca a fazer crescer a bola… para enervar o governo.
Junho 24, 2010 at 3:29 pm
uma curta e clara pergunta:
quantos de nós estão dispostos a prescindirem das férias e acampar nas escolas em manifestação de protesto?
Junho 24, 2010 at 3:31 pm
No princípio era o verbo.
Acho bem que comecem por falar uns com os outros.
O que farão a seguir? Não faço ideia. Alguns aceitarão sem estrebuchar, outros, pelo menos, manifestarão desagrado.
O que não me parece é que isto seja uma questão que diga respeito exclusivamente aos directores…
Junho 24, 2010 at 3:32 pm
#22
jamé
Junho 24, 2010 at 3:34 pm
#23
Exactamente! Independentemente dos seus objectivos serem ou não os mesmos que os nossos.
Junho 24, 2010 at 3:35 pm
@ 22
Isso é que era BOM!
Férias são férias, o mais longe possível (da escola)do local de trabalho.
Junho 24, 2010 at 3:37 pm
Eu.
Nas Secundárias há ainda muita gente com serviço distribuído.
Junho 24, 2010 at 3:37 pm
o título até que tá giro, helena maria
e depois das palavras, o que farão?
Junho 24, 2010 at 3:40 pm
Refiro-me ao mês de Julho.
Em Agosto ninguém liga peva a manifs.
Junho 24, 2010 at 3:44 pm
Os professores do 1º ciclo já passaram por algo semelhante .
Há anos atrás mais ou menos a gestão era centrada em delegações escolares a nível concelhio .
Depois formaram-se agrupamentos horizontais com 3 ou 4 escolas .
A seguir foi imposto que os agrupamentos se juntassem e passarm a incluir várias escolas .
A última versão , é a que todos os do básico conhecem : agrupamentos verticais .
Portanto é só mais uma mudança …
Acredito que assuste ter o orgão de gestão e a secretaria longe do local de trabalho .
Não me lembro de grande contestação quando isso aconteceu e estávamos em gestão democrática …
Não contem comigo para defender os lugares dos directores e seus ajudantes !
Junho 24, 2010 at 3:46 pm
#30
Está com algumas gralhas mas acho que dá para entender .
Junho 24, 2010 at 3:47 pm
A fazer alguma greve, só em Agosto!
Junho 24, 2010 at 3:47 pm
té mais! (vou prá sesta que dormir é meio sustento)
Junho 24, 2010 at 3:49 pm
Caros umbiguistas militantes
A formação de “mega-agrupamentos” fica muito aquém do que há para fazer.
A boa gestão da coisa pública implica alterações profundas na rede de estabelecimentos de ensino. Este é apenas um pequeno passo. A anarquia no sistema público de educação tem os dias contados.
Olhem que Pedro Passos Coelho vai mais longe e questiona mesmo as razões pelas quais é afirmada a “gratuitidade” dos serviços públicos de “educação”, de “saúde”…. E justifica com o facto de muita a gente os poder e dever pagar. Diz PPC que quando alguém não paga….outros irão pagar por quem deles usufrui. É o chamado princípio do “utilizador/pagador”.
Cuidado “umbiguistas”!… Os dias que aí vem não vão ser fáceis.:)
Junho 24, 2010 at 3:49 pm
# compreendo a sua posição, por isso é que ainda estou num dilema…
Junho 24, 2010 at 3:53 pm
#34
Até parece que, agora, estão a ser fáceis…Já é muito difícil, caro prof. Xibanga.
Junho 24, 2010 at 3:53 pm
Mas alguém se anda a preocupar com a segurança e com os comportamentos dos alunos?! Quem?! Onde?!
Alguém quer saber disso?
Isso não dá votos nem bom nome ao Agrupamento! Está sempre tudo bem! E se não está é por culpa do Director de Turma!!!
Junho 24, 2010 at 3:54 pm
para futura memória:
OS PROFS-ASTERISCOS!
http://japm-pe-ante-pe.blogspot.com/2010/06/os-numeros-dos-asteriscos-merito.html
um nojo!
Junho 24, 2010 at 3:55 pm
Acampar nas escolas, como protesto?
Até acho boa ideia…levava os meus filhos comigo, poupava na água, luz, net, telefone, gás, alimentação…
Junho 24, 2010 at 3:56 pm
Os mega vão acabar com uma bandeira da direita.
- A liberdade de escolha da escola em função do projecto educativo
E agora como vai ser nos concelhos onde apenas existirá um agrupamento e um projecto educativo?
Sei que a ministra acha possível dentro de um agrupamento haver projectos educativos diferentes, mas a senhora vive ainda num mundo de (a)venturas.
Junho 24, 2010 at 3:57 pm
Notícias
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1601319&seccao=Sul
http://www.ionline.pt/conteudo/66072-casamento-na-escola-basica-fitares-acaba-em-tiroteio
Junho 24, 2010 at 3:58 pm
#34
Então, tenham coragem e privatizem as escolas.
Pelo menos poderão lutar pela sua sobrevivência, como escolas humanizadas e autónomas, em vez de mega repartições públicas.
–
#30
E achas que uma EB23 com 700 alunos, 90 a 100 professores, 30 auxiliares pode ser gerida por um coordenador de estabelecimento?
Junho 24, 2010 at 3:59 pm
#41
É bruxedo.
Junho 24, 2010 at 3:59 pm
Pronto, agora sou a caneta com três ***
Junho 24, 2010 at 4:01 pm
A minha proposta: umbiguistas devem colocar um ou mais * em frente ao nick.
Junho 24, 2010 at 4:02 pm
#40
Já tinha escrito o mesmo.
Isto põem em causa a liberdade de escolha.
O problema é que à direita, liberdade de escolha só se aplica em direcção ao ensino privado.
Junho 24, 2010 at 4:03 pm
#38
Conclusão:
A malta da ESE´s fugiu à AD.
Interessante.
Razões?
Junho 24, 2010 at 4:06 pm
Acho incrível tanta demagogia em torno da liberdade de escolha. São os professores (infelizmente) os primeiros a pedir para colocar os filhinhos em determinada turma ou mesmo a falsificar moradas para os colocar em determinada escola. Poupem-me!
Junho 24, 2010 at 4:06 pm
Nouvelles
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1601319&seccao=Sul
http://www.ionline.pt/conteudo/66072-casamento-na-escola-basica-fitares-acaba-em-tiroteio
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=4F541D16-9320-4467-AC8E-D2205C518972&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010
Junho 24, 2010 at 4:07 pm
#45
Junho 24, 2010 at 4:09 pm
Muito bem o DA*, eu tenho três porque sou a directora!
Junho 24, 2010 at 4:14 pm
#46
Estás enganado.
A constituição será para mudar com uma das seguintes finalidades:
Tornar o ensino obrigatório tendencialmente pago.
Se esse é um objectivo e não há liberdade de escolha, como será pago?
A direita fica encurralada com esta brincadeira.
Junho 24, 2010 at 4:20 pm
a Educação não pode ser de Direita ou de Esquerda!
Junho 24, 2010 at 4:21 pm
A ESSÊNCIA DOS MEGAS…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/06/24/a-verdadeira-essencia-do-ser-humano-esta-aqui-nestes-exemplos/
Junho 24, 2010 at 4:23 pm
Pois não, Cristina F.
Mas as políticas educativas são de esquerda ou de direita.
Pena é que metam a educação ao barulho.
Junho 24, 2010 at 4:24 pm
Pois…
Junho 24, 2010 at 4:26 pm
NÃO Cristina não gosto..é uma cidade sem alma…povo inculto e iletrado que vota num mastodonte VAI PARA 30 ANOS…mas enfim é ode vivo..mas no reforma-se lá chegar-piro-me la para baixo..não que seja muito melhor mas sempre é melhorzinho…
Bem agora vou à escola entregar as notas aos paizinhos..sou mesmo mau convoquei os pais no dia de S.João…eu não ligo a isso…vamos ver se aparecem…Inté….
Mas apesar de tudo por vezes ainda tem algum encanto…
Junho 24, 2010 at 5:05 pm
#2,
Discordo frontalmente dessa atitude. Até porque muitos directores nao são maus directores.
O que o Ramiro deveria explicar é se depois aceita tudo o que virá a seguir porque, tenho a certeza, subitamente o Ramiro Marques decidiu que a política desta equipa do ME ou é boa ou não merece a resistência dos professores.
Porque parece não perceber – será porque as consequências caem algures? – que o que virá a seguir é pior para todos os professores.
Junho 24, 2010 at 5:29 pm
Não discordo do ensino tendencialmente pago.
Junho 24, 2010 at 5:48 pm
#59
O ensino já é pago. Vivemos num país em que os seus contribuintes estão sufocados de impostos directos e indirectos pois então que sejam para pagar educação, saúde, segurança e justiça.
Junho 24, 2010 at 6:51 pm
Os directores, os conselheiros etc. são o clube de compadres de sempre: as melhores turmas, os mesmos casais com a segunda ou sexta livre, os cursos escolhidos para leccionar sem grande trabalho. Depois, estão os de sempre, para aparar o pior trabalho, com muita paciência a lidar com os alunos incómodos, não precisam de dia livre e, claro, nem precisam de abrir o bico …! Para o que é bom …estão os outros que elegeram os directores …!
Junho 24, 2010 at 7:08 pm
E nós?
Que faremos nós a propósito do que vem aí?
Junho 25, 2010 at 11:20 pm
#30 Só entrei agora, mas concordo contigo INTEIRAMENTE!