O problema é que cá para mim vai aparecer uma aliança entre alguém do Bloco, o Sérgio Sousa Pinto, a Câncio e um grupo selecto de cardeais, para declarar discriminatório (as esquerdas inteligentes) e pecaminoso (os cardeais) tão natural prazer. E anote-se que basta avistá-las para ficarmos logo pedrados. Nem é preciso inalar.
Mulheres curvilíneas são êxtase natural
Segundo um estudo americano, olhar para mulheres curvilíneas causa no cérebro masculino um efeito semelhante ao consumo de álcool ou drogas.
Isto é daquelas coisas que se deveriam mandar afixar pelos pelourinhos deste país e arengar por arautos de voz potente em todos os rocios.
Lamento, mas este é um blogue conservador nos usos e costumes, embora liberal quanto às opções alheias.

Fevereiro 28, 2010 at 11:05 am
Olha o meu Ferrari preferido…
Vai mas é “preparando a inspiração” (…) para mais logo.
Fevereiro 28, 2010 at 11:08 am
Ah!
Então é por isso que quando ando muito tempo sem olhar fico com ressaca. A e solução é ir medendo na dona (leia-se Metadona).
Fevereiro 28, 2010 at 11:09 am
Ah!
Então é por isso que quando ando muito tempo sem olhar fico com ressaca. A e solução é ir metendo na dona (leia-se Metadona).
Fevereiro 28, 2010 at 11:11 am
Bem fazem os árabes em proteger os homens da droga, obrigando as suas mulheres a esconder as curvas…
Fevereiro 28, 2010 at 11:12 am
É neste post que se discute a sobredotação?
Fiquei perdido!
Ajudem-me…
Fevereiro 28, 2010 at 11:12 am
Pois..
Fevereiro 28, 2010 at 11:13 am
Os “cardeais”? Mas esses já o sabiam, e apregoavam, antes mesmo do “estudo” que refere?! Ele há cada novidade!…
Fevereiro 28, 2010 at 11:15 am
Ou de onde provém o termo “viciante”?!
Fevereiro 28, 2010 at 11:15 am
Não falem em sexo q estou na correcção de testes, já tinha dito isto…q coisa!
Fevereiro 28, 2010 at 11:21 am
Pois umas raparigas dessas é que fariam muita falta à malta e não as distracções que a Fenprof nos quer impingir.
Tanta demagogia também enjoa. Primeiro meteram-se num acordo que beneficia os bachareis e os destacados sem actividade lectiva e prejudica bastante todos os outros e agora andam a atirar poeira para ver se ninguém dá conta do cambalacho:
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=67&doc=4534
–
Fevereiro 28, 2010 at 11:25 am
É uma endomorfina natural… Eu penso que o estudo está inteiramente correcto. É sempre um prazer inebriante e ainda por cima não faz mal ao fígado…
Fevereiro 28, 2010 at 11:27 am
Tudo muda até a Ferrari já não é a mesma coisa. Chamam-lhe híbrido, vejam só:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/tuning/ferrari-599-gtb-%c2%abverde%c2%bb-na-internet
O mundo está perdido!…
Fevereiro 28, 2010 at 11:32 am
Deixo o meu protesto. O Paulo coloca fotos de miúdas com curvas mas não põe uma foto de homens giros, inteligentes, sensíveis, cultos, bem cheirosos, discretos, com bom caracter, boa performance sexual.
Porquê???? ããã~???
Fevereiro 28, 2010 at 11:33 am
#10 Eu as rapar4igas até dispenso… mas ascho que não são dispensáveis! E misturá-las com o sindicalismo parece-me taradice a maisssssssssss
Fevereiro 28, 2010 at 11:34 am
tipo…
Fevereiro 28, 2010 at 11:34 am
#13
Fácil.
Porque não tem fotografias minhas.
Fevereiro 28, 2010 at 11:34 am
E eis que a manhã fica mais colorida…
#4 Por isso sonham que no céu estarão lá as virgens que na terra não vêem.
Fevereiro 28, 2010 at 11:37 am
14# Olhe que não…
Fevereiro 28, 2010 at 11:41 am
Tchiii, este post vai descambar
Fevereiro 28, 2010 at 11:43 am
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/vem-de-onde-vem-vale-o-que-vale-mas-nao-deixa-de-ter-razao-a-falsa-democracia/
Fevereiro 28, 2010 at 11:43 am
Esta é só para homens..não se babem…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/na-onda-do-guinote-pois-eu-posso-porque-o-meu-e-sempre-spamado-atencao-nao-fiquem-embriagados/
Fevereiro 28, 2010 at 11:44 am
#14 oops! raparigas; acho;
E, já agora, a taradice ainda me parece maior qundo se vai buscar um encontro de trabalho da e3ducação especial. Parece-me falta de ferrari a mais…
Fevereiro 28, 2010 at 11:44 am
O Futuro…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/matosinhos-creche-nocturna-em-matosinhos-e-antiga-a-noticia-mas-revela-bem-que-caminhamos-para-um-germinal-mais-soft-nada-mais-do-que-isso/
Fevereiro 28, 2010 at 11:46 am
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/e-ele-nem-se-arrepende-nem-muda-continua-na-mesma-voces-sabem-de-quem-e-que-e-que-eu-estou-a-falar/
Fevereiro 28, 2010 at 11:47 am
Ao meio dia vou ver testes..está bom para isso.chuva.. enevoado e o Benfas à frente..Hopje sou novamente Sporting..Soooooooooooooorrrrrrtttttiiiinnnnggggg!…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/editors-you-dont-know-love-o-xuxa/
Fevereiro 28, 2010 at 11:52 am
Assim, a tese de que a gravidade puxa para baixo tem hipóteses de ser igualmente considerado um estudo científico que interessa.
Fevereiro 28, 2010 at 11:58 am
Bem me vou tá..deixo esta para os estudos científicos..Inté..
Fevereiro 28, 2010 at 12:02 pm
Bom, sempre ficamos a saber que estão bêbados e/ou pedrados.
Ainda a palavra Markting não era usada e já se utilizava esta estratégia (velha como o Mundo)para “levar” os homens.
Cuidem-se, quando estiverem em causa decisões importantes!
Será que um belo exemplar masculino terá o mesmo efeito nas mulheres?
Com cada vez mais mulheres a ocupar postos de decisão importantes torna-se urgente um estudo também!
Fevereiro 28, 2010 at 12:04 pm
E se cá fosse assim?…
Fevereiro 28, 2010 at 12:05 pm
Prof.ª
A questão é q um belo exemplar é mais do que uns músculos, para nós…se é, muito mais. Saber seduzir e, isso poucos homens sabem.
Fevereiro 28, 2010 at 12:09 pm
#29
Gostei de ver, Buli.
A Inês de medeiros deveria ver isto…
12.000 reais, dá quanto em euros?
Fevereiro 28, 2010 at 12:10 pm
Bem até logo…vou aos testes…Quanto à sedução feminina..hoje é mais siliconização feminina…
A sabedoria da vida é sempre mais profunda e mais vasta do que a sabedoria dos homens
Gorky, Máximo
Fevereiro 28, 2010 at 12:12 pm
Esta senhora não é aquela que estava aqui um dia coberta por chocolate, pois não?
E Deus criou a Mulher.
-:)
Fevereiro 28, 2010 at 12:12 pm
Meu caro.
Só te valorizas sempre que juntas à fineza do teu raciocínio umas ilustrações como deve ser.
Facilamente chegarás ao xelente
Fevereiro 28, 2010 at 12:12 pm
Rai’s parta!
)
Fevereiro 28, 2010 at 12:14 pm
Mont Blanc ..á volta de 5 mil euros…para menos…
Fevereiro 28, 2010 at 12:35 pm
#28
« Será que um belo exemplar masculino terá o mesmo efeito nas mulheres?
Com cada vez mais mulheres a ocupar postos de decisão importantes torna-se urgente um estudo também!»
#30
« A questão é q um belo exemplar é mais do que uns músculos, para nós…se é, muito mais. Saber seduzir e, isso poucos homens sabem. »
Sem o(s) estudo(s) disponíveis formulo a seguinte hipótese:
Para as mulheres portuguesas mais jovens — sei lá, de 30 anos — o efeito que nelas é caudado por um exemplar do género(ou será sexo? nunca sei qual é a diferença!) oposto é o mesmo. Mas, para as outras mulheres portuguesas, mais jovens ainda ou então mais velhas, não.
Conjectura: seja n a idade da mulher. Então:
i. Se | n – 30 | < 6, o efeito é o mesmo;
ii. se | n – 30 | > 5, o efeito é diferente.
Fevereiro 28, 2010 at 12:42 pm
A Monica Bellucci nunca cansa. Já a tive no ambiente de trabalho, embora numa pose mais soft.
Sobre as mulheres curvilíneas, confirma-se o estudo referido no Expresso. Conheço também outro estudo interessante que demonstra não serem as formas mais avantajadas que causam os tais efeitos nos cérebros masculinos, mas sim as cinturas finas.
Fim de comentário, sem indirectas.
Fevereiro 28, 2010 at 12:45 pm
Américo, dois êxtases naturais: Matemática e mulheres bonitas!
Fevereiro 28, 2010 at 12:50 pm
Afixar nos pelourinhos, de acordo.
Proclamar nos rocios ( = orvalhos) não vejo porquê.
obs.: esta vai por conta do sériamente…
Fevereiro 28, 2010 at 12:50 pm
E o que dirá e fará o Chefe Máximo?
Fevereiro 28, 2010 at 12:55 pm
Américo!!!!
Francamente…a Matemática complica tudo (com o devido respeito por si e por ela).
Eis u exemplo, fantástico q pode consultar na Nova Tertúlia de Mentirosos Jean Claude Carrière, ed.Teorema:
“Apresentaram u dia a Buda um homem q dizia a quem o quisesse ouvir q, tinha passado seis anos da sua vida a tentar caminhar sobre as águas. Pretendia mesmo ter, enfim, conseguido atravessar u rio, deste modo.
-Porquê tanto trabalho? – disse-lhe Buda. – Há alguns anos, dei u moeda a u barqueiro q me levou a atravessar, sem qq problema, esse mesmo rio.”
Fevereiro 28, 2010 at 1:01 pm
Há coisas que não se compreendem bem: os homens preferem as curvilíneas mas as mulheres insistem em emagrecer. Até há aquela célebre frase, de uma mulher, claro: “Nunca se é suficientemente rica nem suficientemente magra.”
Fevereiro 28, 2010 at 1:01 pm
#41, o chefe não se impressiona com ferraris.
Fevereiro 28, 2010 at 1:02 pm
Será isto combate à droga?
Pensões e albergarias também mudam de nome
Lei “põe fim” aos motéis
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=35FEBF24-ADBA-4471-A589-3658295ED192&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&h=3
Fevereiro 28, 2010 at 1:07 pm
Agora é que eu percebo por que não bebo bebidas alcoólicas, não fumo e muito menos me drogo…
Fevereiro 28, 2010 at 1:07 pm
E agora tomem:
Francisco Allen Gomes paixão Amor e Sexo, ed.Dom Quixote, p. 49 ” Os homens, mais do q as mulheres, são facilmente excitados sexualmente por estímulos visuais…como consequência, a aceitação sexual de uma parceira é praticamente instantânea(…)”.
Este autor considera q os homens são mais promíscuos e irresponsáveis em matéria de sexo (tou a ver se encontro a página…)
Fevereiro 28, 2010 at 1:17 pm
#39
Obrigado, Fernanda 1!
Fevereiro 28, 2010 at 1:19 pm
Ministra diz: “Tempo das reformas já passou. Agora é só uns ajustezinhos”.
“O tempo das reformas passou”, declarou a ministra da Educação, Isabel Alçada, que inaugurou o encontro de ontem com um discurso apaziguador. Referindo-se aos currículos, defendeu que precisam apenas de “ajustamentos”. “As pessoas que trabalham em educação sabem que o tempo das reformas passou. Precisamos de pegar naquilo que está bem e avançar, clarificar e desenvolver o que é nuclear em cada ano de escolaridade”, disse. A ministra destacou a implantação do Plano Tecnológico nas escolas e aproveitou para recordar os elogios da equipa de peritos da OCDE, que avaliou o programa de modernização das escolas secundárias a cargo da empresa Parque Escolar. A. C.
Fevereiro 28, 2010 at 1:21 pm
Fevereiro 28, 2010 at 1:25 pm
Fevereiro 28, 2010 at 1:30 pm
#50, o Gere tem povoado o nosso imaginário, certo?
Fevereiro 28, 2010 at 1:31 pm
#42
Caneta Mont Blanc em conformidade
«a Matemática complica tudo»
Eu diria antes: a Matemática parece complicar tudo.
Porquê?
Pela simples razão de que é necessário uma longa preparação técnica antes de se conseguir descobrir algo de matematicamente novo, quanto mais relevante.
«-Porquê tanto trabalho? – disse-lhe Buda. – Há alguns anos, dei u moeda a u barqueiro q me levou a atravessar, sem qq problema, esse mesmo rio.”»
Duas atitudes contrárias às do barqueiro e parecidas com as do homem que foi apresentado ao Buda:
1. a de Taylor que necessitou de vários anos da sua vida para demonstrar um chamado último teorema de Fermat, que há séculos que lá estava, sem se saber se era verdadeiro ou falso.
http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/HistTopics/Fermat's_last_theorem.html
2. a de Perelman que necessitou ainda mais anos da sua vida para demonstrar, ao fim de cem anos, a chamada conjectura de Poincaré. (Um dos Problemas do Milénio, que vale um milhão de dólares de prémio, atribuído pelo Clay Mathematics Institute).
http://en.wikipedia.org/wiki/Poincar%C3%A9_conjecture
Fevereiro 28, 2010 at 1:34 pm
#53
2.
http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/HistTopics/Fermat's_last_theorem.html
ou
http://www.ams.org/notices/199507/faltings.pdf
Fevereiro 28, 2010 at 1:36 pm
#54
O primeiro link do ponto 2 está partido, talvez para protecção.
Fevereiro 28, 2010 at 2:03 pm
visitem esse blog http://quartodegarota.wordpress.com/
Fevereiro 28, 2010 at 2:11 pm
#28
Concordo. Mas referia-me apenas ao que os olhos vêm e só. Não se fica indiferente à beleza e uma obra de arte é sempre um prazer para os sentidos.
#30
As conjecturas são muito interessantes, mas, na minha opinião, neste caso a idade é irrelevante. Nada que uns óculos não resolvam!
Fevereiro 28, 2010 at 2:33 pm
“…este é um blogue conservador nos usos e costumes, embora liberal quanto às opções alheias”
É melhor não “dizer isto muito alto”, não vá alguém lembrar-se de proibir, por força de lei, o conservadorismo! Sei lá!?…
Fevereiro 28, 2010 at 2:35 pm
Este é um blog com uma faceta “chic-fracturante”.
Fevereiro 28, 2010 at 2:40 pm
Gosto do “chic-fracturante”. Vou passar a usá-lo.
Fevereiro 28, 2010 at 2:46 pm
Para ver…:
28 Fevereiro 2010 – 00h30
Cinema: ‘Bobby Cassidy – The Counterpuncher’ já está nas salas
Retrato da vida de um pugilista
Como num ringue de boxe, ‘Bobby Cassidy – The Counterpuncher’, novo documentário de Bruno de Almeida já nos cinemas, conta-se em rounds e na primeira pessoa, pelo pugilista reformado, bom de soco, canhoto, egocêntrico mas pai dedicado.
“Em Nova Iorque, quando se vem de um bairro muito pobre dos subúrbios, há três opções para os homens: ou se transformam em polícias, mafiosos ou boxeurs”, começa o cineasta português que viveu quase 20 anos na Big Apple.
Pugilista profissional durante 18 anos, Cassidy tinha um sonho: ser campeão. “E apesar de não chegar ao título, nunca foi um perdedor”, defende Bruno de Almeida. Não chegou a disputar o título, mas participou em mais de 80 combates – 60 dos quais venceu e 27 por KO –, defrontando os nomes maiores dos anos 70.
E é de memórias que vive o homem que Bruno de Almeida foi filmar aos EUA. O retrato, na primeira pessoa, mostra um homem optimista, apesar do passado difícil. E que levou a vida, nos ringues e nas ruas, entre gangues, sem perder de vista o essencial: os filhos.
“É tudo por amor: ele educa os dois filhos sozinho. Apesar de vir a ser mafioso, consegue ser um superpai. Por exemplo, preocupa-se em ganhar um combate em 15 segundos para levar os filhos à escola na manhã seguinte”, conta Bruno.
DETALHES
PERCURSO
Bruno de Almeida tem no currículo vários documentários, longas-metragens e prémios. Assinou ‘The Art of Amália’, ‘The Lovebirds’ e ‘The Debt’.
NOVA IORQUE
Nascido em Paris há 44 anos, Bruno de Almeida viveu desde cedo em Lisboa, para onde regressou há quatro anos, depois de duas décadas em Nova Iorque.
‘OPERAÇÃO OUTUNO’
O cineasta prepara ‘Operação Outono’, ficção sobre a morte de Humberto Delgado que inicia rodagem no fim do ano.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=67114C9E-9C84-4D60-B2C3-6D496B77FA21&channelid=00000013-0000-0000-0000-000000000013
Fevereiro 28, 2010 at 2:55 pm
DE nada, Américo.
A Matemática excita-me…….a sério.
Fevereiro 28, 2010 at 2:58 pm
Querem mais um estudo científico?
Acabei de ler no CM:
Trabalhadores são mais felizes com horários que permitam maior flexibilidade – poder entrar mais tarde porque o filhote estava com febre, poder sair mais cedo para ir à reunião da escola, etc…..
Fevereiro 28, 2010 at 3:03 pm
E dei por mim a pensar que talvez sejamos das poucas profissões onde a circunstância esporádica de chegar atrasado alguns minutos a uma aula tenha como consequência automática a marcação de uma falta.
E aí, ou se usa o artigo 102, por desconto nas férias, ou se vai ao Centro de Saúde, com a óbvia patetice de tal acto traz a todos os níveis, incluindo o acaba-se por faltar 1 dia inteiro……..
Fevereiro 28, 2010 at 3:05 pm
que….acabar-se….(correcções)
Fevereiro 28, 2010 at 3:08 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/parlamento-sueco-da-exemplo-de-transparencia-e-se-por-ca-fosse-assim-com-os-deputadostalvez-os-mesmos-fossem-desta-forma-mais-cfrediveis-perante-a-opiniao-publica/
DESCULPA Fernanda.. MAS ALGUÉM QUE SE EXCITA COM A MATEMÁTICA não me inspira confiança no nível coisa e tal..a não ser que que adore números e goste do 69 …Eh..eh..eh…Fui.,…
Fevereiro 28, 2010 at 3:08 pm
A entrevista a JP Coutinho também não está mal de todo.
Aconselho.
Fevereiro 28, 2010 at 3:20 pm
68 …
Fevereiro 28, 2010 at 3:21 pm
69…ui….
Fevereiro 28, 2010 at 3:24 pm
#66,
Desculpas aceites, porque hoje é Domingo!
A excitação a que me referia é a excitação na sedução, não no acto sexual.
Mas também pode ser. Olha para o orgásmico que é segredarem ao ouvido durante a relação sexual:
“Tu és a minha hipotenusa, o meu teorema, a minha raiz quadrada, a minha lógica e o meu logoritmo, a minha propriedade da adição, a minha equação.”
Caramba, então isto não é excitante?
Fevereiro 28, 2010 at 3:28 pm
#57
Conjectura do efeito de um belo exemplar masculino nas mulheres (versão probabilística): seja
a idade da mulher. A probabilidade
do efeito ser o mesmo que um belo exemplar masculino sobre os homens é:
Fevereiro 28, 2010 at 3:34 pm
Ó Buli,
Tivesse eu tido um professor assim e talvez as coisas tivessem sido diferentes!
A junção de 1 inteligência musical para motivar uma inteligência espacial.
(Aqui para nós, costumo usar esta estratégia nas aulas, de vez em quando.)
Fevereiro 28, 2010 at 3:39 pm
#64
Fernanda 1
«talvez sejamos das poucas profissões onde a circunstância esporádica de chegar atrasado alguns minutos a uma aula tenha como consequência automática a marcação de uma falta»
A mim, como ex-eng. o pior que me aconteceu foi: (A)antes de haver telemóveis, partiu-se o vidro frontal do carro, num dia de chuva torrencial e não consegui chegar à reunião a horas. Todos começaram a telefonar para o Director a saber por que é que nenhum delegado da empresa estava presente na reunião. (B) cheguei aí uns quinze minutos atrasados a uma reunião. Ao entrar, pedi desculpa, sentei-me e o meu chefe deu-me uma valente descasca durante uns cinco minutos, à frente de todos. Não lhe respondi, nem fiquei minimamente preocupado, por ser a primeira situação dessas, que nunca mais se repetiu.
Fevereiro 28, 2010 at 3:43 pm
Também sou sensível à lei de Boyle_Mariotte e ao Princípio de Arquimedes……
Fevereiro 28, 2010 at 3:46 pm
#73,
Lideranças………
Fevereiro 28, 2010 at 3:46 pm
A quem me puder ajudar!
(Em particular, Fernanda 1 e bulimunda):
Vou ser directo:
Qual é a diferença entre género e sexo?
Antecipadamente grato por qualquer resposta.
Fevereiro 28, 2010 at 3:50 pm
#74, 70, 62
Fernanda 1
É sensível a muitas e boas coisas, julgo eu.
Fevereiro 28, 2010 at 3:51 pm
Buli!
Lê lá o que o américo escreveu no post abaixo, sobre a Matemática……
“Quando lhe perguntavam algo, Perelman era muito diferente dos outros: pensava muito, mas respondia sempre em profundidade e bem.
Para ele a Matemática não era um questão de velocidade, mas de profundidade.”
Fevereiro 28, 2010 at 3:55 pm
E a questão do género?
Fevereiro 28, 2010 at 3:57 pm
“…olhar para mulheres curvilíneas causa no cérebro masculino um efeito semelhante ao consumo de álcool ou drogas.”
1) O cérebro das lésbicas tem reacção semelhante?
2) Sendo qualquer dependência uma doença mental, tais “cérebros masculinos” estão a precisar de tratamento?
73,
“…cheguei aí uns quinze minutos atrasados a uma reunião. Ao entrar, pedi desculpa, sentei-me e o meu chefe deu-me uma valente descasca durante uns cinco minutos, à frente de todos. Não lhe respondi, nem fiquei minimamente preocupado…”
Escolheu o post adequado para se revelar sado-masoquista…
Fevereiro 28, 2010 at 3:58 pm
#71
Correcção no enunciado
… um belo exemplar feminino sobre os homens …
e não
… um belo exemplar masculino sobre os homens …
Este é um dos erros fatais que nunca se deveriam cometer.
Fevereiro 28, 2010 at 4:01 pm
#77,
Encontrei isto:
http://www.empregoemalta.com/jov_detalhe.php?seccao=20&id=102
Fevereiro 28, 2010 at 4:03 pm
#80
Sado-masoquista, eu?
Não! Simplesmente sei do que sou capaz e do que não sou, e distinguir as atitudes pseudo-exibicionistas (nesse caso de pseudo-autoridade) das correctas (autoridade natural exercida com correcção).
Fevereiro 28, 2010 at 4:04 pm
#82,
Obrigado!
Fevereiro 28, 2010 at 4:15 pm
Estão a esquecer-se dos efeitos secundários de tal droga…
Fevereiro 28, 2010 at 4:15 pm
# 76
Sexo – categoria de carácter biológico (feminino/masc.)
género – categoria de índole sociológica (tem mais que ver com a assunção de diferentes papéis por parte do homem e da mulher na sociedade. Hoje, esta categorização tende a dissolver-se (não é matéria consensual)dado que a distinção de papéis é mais ténue.
Fevereiro 28, 2010 at 4:17 pm
Do link indicado:
O termo sexo é utilizado para retratar as diferenças anatomo-fisiológicas entre os indivíduos que permitem a reprodução, são diferenças biológicas e reprodutivas.
O termo género refere-se às diferenças de papel social (com comportamentos, características psicológicas, tarefas na sociedade e atitudes), atribuídas à mulher e ao homem.
A segunda definição, tal como está, parece-me ser muito pouco universal, ou seja, varia muito, de época para época, e de lugar para lugar, ao contrário da primeira.
Por outro lado, com Damásio, no Erro de Descartes, se bem o entendi, existe-se, logo pensa-se. É natural que, existindo-se de maneira diferente, se pense também distintamente; e ainda bem, para preservação da diversidade, digo eu.
Fevereiro 28, 2010 at 4:19 pm
#86
Obrigado. Ainda bem que «Hoje, esta categorização tende a dissolver-se (não é matéria consensual) dado que a distinção de papéis é mais ténue.»
Fevereiro 28, 2010 at 4:44 pm
Pois..ou acabamos todos um dia como os cavalos marinhos ou como outras espécies do reino animal que mudam de sexo conforme a ocasião..caminhamos sem dúvida para uma extinção anunciada..pelo menos do homo sapiens..virá o homo qualquer coisa metade mulher, homem, robot, ou animal…
Fevereiro 28, 2010 at 4:47 pm
Então: … mundo mau, mundo mau, o que aí vem!
Fevereiro 28, 2010 at 4:51 pm
86,
“Sexo – categoria de carácter biológico (feminino/masc.)”
Onde encaixar “O terceiro sexo” (livro recentemente publicado)?
Fevereiro 28, 2010 at 4:54 pm
A confusão é mais que muita! E cada vez maior!
Fevereiro 28, 2010 at 5:08 pm
#13
Isso não é fotografável. Em matéria de drogas as femeas são bem mais exigentes. Biologicamente faz todo o sentido, mas aumenta o risco de depenência.
#43
Para ser viciante tem de ser meândrica – morfológica, cinética e psicologicamente!
Ferrari? Isso é fogo de vista. Dêm-me um Miata e boas curvas e contracurvas.
#76
Heterosexual – indivíduo/a com sexo e género idênticos; homosexual – com sexo e género diferentes. Bisexual – que gosta de todo o género de sexo
Fevereiro 28, 2010 at 5:25 pm
#87
Tema para tese em Ciências da Educação:
Correlação entre a apetência e competência para a matemática, o sexo e o género.
Duas variantes: género enquanto representação social (como o indivíduo é visto) ou psicológica (como se vê a si próprio)
Variáveis independentes: sexo (m ou f) e respectivo grau de masculinidade/feminilidade (a)medido sabe-se-lá-como e (b)auto-imagem.
Abordagem alternativa: Representação social/individual da Matemática em função destas mesmas variáveis.
Fevereiro 28, 2010 at 5:42 pm
#94
Isto está cada vez mais complicado!!
Só com Tese de Doutoramento seguida de uma ampla obra aprofundada, no Post-Doutoramento, é que lá vai.
Fevereiro 28, 2010 at 9:19 pm
Já agora: http://hplusmagazine.com/articles/ai/sex-and-singularity
Fevereiro 28, 2010 at 9:35 pm
#82
Discordo!
Sexo é uma propriedade dos uma parte dos seres vivos.
Género é uma propriedade de uma parte das palavras. Diz-se: flexão em género.
Fevereiro 28, 2010 at 9:36 pm
…de uma parte dos seres vivos.
Fevereiro 28, 2010 at 9:49 pm
Dois sexos: macho e fêmea.
Dois géneros: masculino e feminino.
Não se diz: o adjectivo linda é fêmea; diz-se que é feminino. De igual modo não se diz: a minha gata é feminina; diz-se que é fêmea.
Mas que se passa com os homens? Estes estão divididos, tal como muitos outros seres vivos, em dois sexos. Acontece que, por uma razão que os sociólogos explicam, um dos sexos adquiriu aquilo que os matemáticos chamam de valor defectivo ou compreendido por defeito (esta é para o Américo). Um macho do homem designa-se por homem; uma fêmea de homem tem designação própria distintiva.
Fevereiro 28, 2010 at 9:59 pm
#97
Caro Ferrão, ao menos a sua distinção é cristalina!
#96
Obrigado pelo link. Confesso que a resposta à pergunta dada pelo primeiro leading thinker in the radical tech community me faz lembrar o que os técnicos pensavam, há 50 anos atrás, da sua enorme capacidade de intervenção benéfica, e sem efeitos colaterias indesejáveis, na Natureza. Hoje já quase todos vemos que não. Com este tipo de engenharia acho que não vamos lá! Talvez o brincalhão possa esclarecer como é que se pode intervir assim nos seres vivos, eu, para já, não acredito.
Aqui está uma transcrição da pergunta e o início da resposta desse primeiro leading thinker
hplusmagazine: Is there sex in the posthuman or singularitarian future?
Michael Anissimov (*): Conventional sex will likely persist in a transhumanist future, but only as a small subset of a much larger space of pleasurable activities which have been deliberately engineered. The connection between certain activities and the sensation of pleasure lies entirely in our cognitive architecture, which we will eventually manipulate at will. It’s probably less complex than we think — many drugs can directly stimulate the pleasure center, and these are much simpler than brain-to-computer interfaces. (…)
(*) Michael Anissimov, [one of the] leading thinkers in the radical tech community, writes a blog, Accelerating Future, on artificial intelligence, transhumanism, extinction risk and other areas.
Fevereiro 28, 2010 at 10:27 pm
#99
Ferrão, uma tentativa de interpretação/descodificação:
1. defectivo, a que falta alguma coisa.
2. defeito [acho que foram mais os cientistas da computação (em Portugal, informáticos, na sua maioria) que traduziram (mal, a meu ver) o default];
default, (computing) a value used when none has been given. Often used attributively, e.g., default value.
If you don’t specify a number of items, the default is 1.
Fontes:
1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=defectivo
2. Wiktionary
http://en.wiktionary.org/wiki/default
Fevereiro 28, 2010 at 10:45 pm
A confusão entre sexo e género é uma reacção perversa a uma das muitas armadilhas da língua, pelo menos na sua forma de língua corrente.
Porque razão o substantivo homens refere indistintamente o colectivo dos sexos, tornando-se sinónimo do substantivo colectivo humanidade; mas também pode designar apenas uma das suas partes, a saber, os machos? Normalmente, estas colisões semânticas reflectem relações desequilibradas de poder, em que uma parte procura deter o exclusivo da representação geral. É sabido que a supremacia do macho tem sofrido reveses e hoje já não pacífico de modo algum que as leis devam transparecer discriminações baseadas no sexo. É, porém, muito oportuno lembrar que até há pouco tempo essa discriminação, mesmo à face da lei, era uma realidade social bem vincada. A actual confusão entre sexo e género creio radicar-se no uso ambíguo da palavra homem, contraposto ao uso bem desambiguado da palavra mulher, coisa que não acontece quando usamos os qualificadores masculino (que está, se aplicado aos homens, restrito aos machos) e feminino (aplicável apenas às mulheres). Só que este uso descuidado dos qualificadores, ao invés de esclarecer a natureza do problema, apenas o escamoteia, contribuindo de facto para o prolongar. Diga-se, de passagem, que as expressões verbais, mesmo quando enfermam de ambiguidades, detêm uma inércia considerável.
Quanto a uma parte ser promovida à representação do todo, veja-se como foi apresentada recentemente a minúscula classe dos banqueiros como os salvadores de toda a sociedade, merecedores de todas as plebendas do estado, na mesma altura em que todo o resto era presenteado com congelações salariais. Há muitas armadilhas mentais escondidas nas palavras em voga e só uma atenção constante permite evitá-las, pelo menos algumas delas.
Fevereiro 28, 2010 at 10:55 pm
A nossa espécie apresenta reprodução sexuada pelo que existem dois sexos, o masculino e o feminino.
Apresentamos ainda dimorfismo sexual, isto é características sexuais secundárias que permitem distiguir morfologicamente os dois sexos.
Como biólogo as coisas são assim.
As questões de género estão, na minha opinião, relacionadas com os papeis na sociedade assim há quem afirme que o sexo não é suficiente para definir se alguém é homem ou mulher, por isso adopta-se o conceito do género.
Fevereiro 28, 2010 at 10:56 pm
Em biologia não há cá géneros, mas sim sexo masculino e feminino.
O resto é folclore!
Fevereiro 28, 2010 at 10:56 pm
Brincas vê…merece a pena…
http://bulimunda.wordpress.com/2010/02/28/we-are-all-connected-legendado-em-portugues-estamos-todos-conectados-espectacular-o-ensino-pode-ser-bem-melodico/
Fevereiro 28, 2010 at 11:06 pm
#104
brincalhão, obrigado por ter visto o meu apelo!
Lá mais para cima, com menos eloquência e clareza, tentei dizer o mesmo.
Fevereiro 28, 2010 at 11:07 pm
Se injectar 1 ml de testosterona numa coelha grávida. As coelhinhas que nascerem desta gravidez são do sexo feminino mas comportam-se como se fossem do sexo masculino querendo cobrir outras fêmeas.
Neste caso duas coelhas serão de géneros diferentes?
O que eu sei é que são do mesmo sexo!
—
Nós biólogos falamos em género como uma categoria taxonómica.
Por exemplo:
Carduelis carduelis (pintassilgo)
e
Carduelis chloris (verdilhão)
pertencem ao Género Carduelis mas a espécies diferentes pelo que aparesentam restritivos específicos (ou epítetos específicos) diferentes carduelis e chloris
Fevereiro 28, 2010 at 11:14 pm
Na Língua Portuguesa há 2 géneros: masculino e feminino; na alemã há 3: masculino, feminino e neutro.
Fevereiro 28, 2010 at 11:16 pm
Olá reb.
Na língua alemã também existe a ambiguidade da palavra homem? Ou ela refere-se sempre e em exclusivo ao sexo masculino?
Fevereiro 28, 2010 at 11:18 pm
#107
brincalhão, estou a tentar recordar-me das Ciências Naturais do antigo liceu — as categorias taxonómicas eram dadas aí no 4.º ano (+/- actual 7.º).
Classe
Espécie
Género
Falta-me alguma?
Fevereiro 28, 2010 at 11:21 pm
Olá Américo.
A propósito de um problema do mês. Já alguém descobriu o limite, quando alfa tende para zero, de sin(alfa)/tan(alfa)?
Fevereiro 28, 2010 at 11:22 pm
Olá, António. Refere-se sempre ao homem.
Humanidade é uma palavra feminina “die Menschheit”, que vem de Mensch ( pessoa), que, no entanto, é uma palavra masculina.
Mas “rapariga” é palavra neutra “das Maedschen”, enqto rapaz é palavra masculina “der Junge”…
O que me fazia mais confusão era o Sol ser, para eles, feminino, e a Lua masculino.
Não vejo a lógica disso.
Fevereiro 28, 2010 at 11:22 pm
Há que tempos: é o integral deitado.
Fevereiro 28, 2010 at 11:24 pm
#113 é resposta a #111 e #112.
Fevereiro 28, 2010 at 11:24 pm
A Sol e o Lua?
Eles não podem saber disso, porque, como se encontram em latitudes mais elevadas, estão numa posição menos chic-escrutinante. É sabido que estas coisas se encontram nas partes baixas…
Fevereiro 28, 2010 at 11:25 pm
#108,
reb
1. Já respondi aos tremores de terra e ao el niño.
2. Um colega meu dizia-me que na Língua Portuguesa havia três géneros, só que o neutro estava dessimulado, dando, como exemplo, a maneira como nos referíamos às localidades. Por exemplo:
Eu vou ao Porto
Eu vou a Lisboa
Eu vou à Guarda
e não
Eu vou a Guarda.
Fevereiro 28, 2010 at 11:28 pm
Que dirão os selenitas acerca da sua Selene?
Fevereiro 28, 2010 at 11:31 pm
#114 Fafe
Espreita aqui.
Fevereiro 28, 2010 at 11:34 pm
#109
Mann = homem
Man = impessoal (nosso se, o ont francês, o one inglês)
Menschheit = humanidade
A reb já deu a informação.
Fevereiro 28, 2010 at 11:36 pm
# 116
correcção: dissimulado
Fevereiro 28, 2010 at 11:43 pm
O polígono regular é uma parte de um círculo ou ele é parte da figura com três ou mais ângulos?
Acho o Euclides um bocado aborrecido, tem demasiadas raízes quadradas.
Fevereiro 28, 2010 at 11:45 pm
#111
Ferrão
Fevereiro 28, 2010 at 11:47 pm
Fevereiro 28, 2010 at 11:50 pm
#121
Fafe
Não respondo, porque você sabe, tanto ou mais do que eu, como responder, depressa e bem, à sua dúvida.
Fevereiro 28, 2010 at 11:50 pm
sse (tanexp2.0+1) diferente de zero
Ou uma coisa assim.
Fevereiro 28, 2010 at 11:55 pm
#112
die Sonne.
Anmerkung:
»Auffällig ist, dass der Begriff in vielen Sprachen als männlich (gebendes Prinzip) festgehalten ist. In der deutschen Sprache (und anderen germanischer Abstammung) hat die Sonne einen weiblichen Artikel. Demzufolge hat im Deutschen der Mond einen männlichen Artikel in den anderen Sprachen einen weiblichen (empfangendes Prinzip).«
http://de.wiktionary.org/wiki/Sonne
Fevereiro 28, 2010 at 11:55 pm
#0
Sorriso… Ah pois são…
Fevereiro 28, 2010 at 11:55 pm
Zero ao quadrado? Cruzes!
Fevereiro 28, 2010 at 11:57 pm
#125
«sse (tanexp2.0+1) diferente de zero»
O quê?
Fevereiro 28, 2010 at 11:59 pm
#128
Cruzes, canhoto!
Fevereiro 28, 2010 at 11:59 pm
Não posso brincar? Afinal, só estou à espera da música para dizer que não presta.
Março 1, 2010 at 12:00 am
#130
Abaixo as definições!
Março 1, 2010 at 12:01 am
#131
Sim! Pois claro!
Março 1, 2010 at 12:01 am
Perdão, as convenções.
Março 1, 2010 at 12:02 am
#133
Abaixo!
Março 1, 2010 at 12:03 am
#132, 134
Abaixo! Abaixo!
Março 1, 2010 at 12:05 am
Pronto, divertes-te tanto como eu.
Março 1, 2010 at 12:08 am
00:06 ou sete e não há música. Não preta, mesmo que venha.
E acabou o conteúdo da tafarra.
Março 1, 2010 at 12:08 am
Da tarrafa.
Março 1, 2010 at 12:09 am
D’isso.
Março 1, 2010 at 8:30 am
#122
Então – como dizia o prof de Matemática – quando o número de lados cresce indefinidamente, os perímetros dos polígonos regulares incritos e circunscritos na circunferência convergem para o mesmo valor.
Março 1, 2010 at 11:30 am
#141
Exactamente.
Alternativa a #122:
Assim o limite é igual a
, visto que 
Março 1, 2010 at 11:35 am
Sondagem/Poll: Concordo com:
When we put our HEART AND MINDS to it , we can do anything!
* YES / Sim
* NO / Não
Março 1, 2010 at 2:28 pm
Março 1, 2010 at 2:44 pm
#126, Stimmt!
Março 1, 2010 at 3:34 pm
#145
Jawohl!
bien sûr!
Uma rasteira linguística, em alemão:
Haben Sie Recht oder sind Sie sicher?
Março 1, 2010 at 5:40 pm
«Há coisas que não se compreendem bem: os homens preferem as curvilíneas mas as mulheres insistem em emagrecer.»
Isto pode ser um sinal da evolução do hermafroditismo.
Março 1, 2010 at 5:42 pm
#146, ich bin sicher, Herr Americo!
Março 1, 2010 at 5:55 pm
Ich habe das Recht, sicher zu sein.
Março 1, 2010 at 6:50 pm
#149
Frau reb, im namen Gottes, gebe ich Ihnen vollen Rechte alle ihre Traüme zu erfullen. Das können Sie ganz sicher sein, verspreche ich Ihnen.
Keine Garantie gegeben.
Março 1, 2010 at 6:53 pm
Frau reb, im namen Gottes gebe ich …
Março 1, 2010 at 7:57 pm
#150
Frau reb, im namen Gottes gebe ich Ihnen vollen Rechte alle Ihre Traüme zu erfullen. Das können Sie ganz sicher sein, verspreche ich Ihnen.
Keine Garantie gegeben.
Março 1, 2010 at 9:48 pm
#145, 146, 148, 149, 150, 151 e 152
Herr Americo und frau Reb
Mist!
Ich verstehe nichts…
Março 1, 2010 at 9:49 pm
Können sie kehren Sie auf die Sprache der Dichter-eyed!
Março 1, 2010 at 10:13 pm
#152, Americo, aber Sie sprechen sehr gut Deutsch!!!
Wo haben Sie gelernt?
Março 1, 2010 at 10:14 pm
Não tenho Umlaut no teclado….
Março 1, 2010 at 10:18 pm
#154
brincalhão
Ir para o Camões! Por mim, está bem!
TRADUÇÃO NÃO CERTIFICADA
!153: #145, 146, 148, 149, 150, 151 e 152
Senhor Americo e senhora Reb
Sem valor! (NT.: para não dizer pior)
Não percebo nada …
!145: #126, Certo!
!146: #145
Sim, claro! bien sûr!
Uma rasteira linguística, em alemão:
Tem razão ou tem a certeza?
!148: #146, tenho a certeza, Sr. Americo!
!149: Tenho o direito de ter a certeza.
!150: #149
Senhora reb, em nome de Deus dou-lhe todo o direito de realizar os seus sonhos. Pode ter total certeza, prometo-lhe.
Não se dá garantia.
!151: minha correcção [tirei uma vírgula]
!152: minha correcção [Ihre em vez de ihre]
FIM DA TRADUÇÃO
Tradutor: Américo
Março 1, 2010 at 10:24 pm
#157
Vielen Dank, Herr Américo.
War sehr nett von Ihnen.
Eine Umarmung.
Março 1, 2010 at 10:26 pm
#155
reb
Danke schon! Deutch habe ich nur mit 35 gelernt, zwar 20 (private) Stunden, bevor h twei Kurse in München, 10 + 10 Wochen, und danach in der Job.
Março 1, 2010 at 10:27 pm
… bevor twei …
Março 1, 2010 at 10:29 pm
Auch eine Umarmung für Sie.
Março 1, 2010 at 10:31 pm
und danach in dem Job.
Março 1, 2010 at 10:33 pm
Prometo que não vou mais ao tradutor do google.
Estou a ficar maluco com tanta tradução.
Março 1, 2010 at 10:34 pm
#159
Danke schön! Deutch habe ich nur mit 35 gelernt, zwar 20 (private) Stunden, bevor twei Kurse in München, 10 + 10 Wochen, und danach in dem Job.
Março 1, 2010 at 10:35 pm
Março 1, 2010 at 10:38 pm
#163
brincalhão, esse tradutor deve aumentar em 30% a eficiência da tradução, até porque dá logo o texto, sendo necessário apenas copiá-lo, mas nas expressões idiomáticas e no calão é um desastre.
Março 1, 2010 at 10:41 pm
#163
brincalhão, “Kraftwerk” (Power Station, à inglesa, ou Power Plant, à americana) é uma central de produção de energia (elécrica); por sinal estive ligado profissionalmente a várias.
Março 1, 2010 at 10:44 pm
#166
(continuação)
Mas o tradutor tem de ter previamente um razoável do idioma de partida e óptimo de chegada.
Uma vez outro colega meu disse-me que tinha medo dos tradutores que iam ao dicionário (de papel, estava-se ainda nessa era, pelo menos por cá).
Março 1, 2010 at 10:46 pm
#159, Wunderbar!!!
Das sollst Du nicht sagen ´: “nur mit 35 gelernt”
Es ware ( Umlaut, bitte:) ) besser: ” als ich 35 jahre war…”
Mit 35…das ist Portugiesich.
Março 1, 2010 at 10:47 pm
#166
Também já verifiquei isso em experiências que fiz com as línguas que domino (inglês, francês, espanhol/castelhano).
Apesas de, aos poucos, estas ferramentas se irem aperfeiçoando, acho que uma tradução terá sempre que ter supervisão humana que integre as vivências sócio-culturais das linguas das línguas a traduzir.
Março 1, 2010 at 10:48 pm
#158, Ganda Brincas!!!
Spieler.
Março 1, 2010 at 10:53 pm
#171
Vielen Dank, mein Freund Reb.
Março 1, 2010 at 10:54 pm
Estou um craque nisto!
Março 1, 2010 at 11:02 pm
#169
Korrektur:
Ich habe Deutch erst als ich 35 war angefangen zu lernen.
Março 1, 2010 at 11:07 pm
#reb
Está certo gramaticalmente? Quase todos nós falávamos depressa e mal. Havia uns poucos que falavam depressa e bem e outros que falavam bem mas devagar demais.
Foi pelo método de aprendizagem. Quando estava à rasca, comutava para o inglês. Mas, pelo menos conseguia, com o método de ensino seguido, quase pensar em alemão (embora com pontapés na gramática; mas nem era dos que dava mais pontapés).
Março 1, 2010 at 11:13 pm
A minha máxima é a seguinte: só não nos entendem se não quiserem. Se tiverem vontade de nos ajudar, até sem palavras nos entendem. Mas, se não quiserem, mesmo que toda a gramática esteja correcta, voltam-se para o uso de palavras de duplo ou triplo significado, para nos enrolarem.
Por isso é que os japoneses vêem com muitos maus olhos quem usa excessivas frases idiomáticas, que são normalmente o mais difícil de dominar, e então, dizendo sempre que sim, nunca chegam ao sim final, porque estão a pensar efectivamente no não.
Março 1, 2010 at 11:21 pm
#172
brincalhão
Lá está, eu e os alemães percebem, mas seria
Vielen Dank, Freundin Reb.
Esclarecimento: meine Freundin não é o que parece ser (é a minha namorada)
Março 1, 2010 at 11:27 pm
#177
«Esclarecimento: meine Freundin não é o que parece ser (é a minha namorada)»
Esclarecimento: “meine Freundin” pode ser “a minha namorada”, e não “a minha amiga”, dependendo do contexto.
Março 1, 2010 at 11:35 pm
#174, está correctíssimo e tu falas mUIIITOOO BEMMM !!!
Como é possíve só teres começado a aprender uma língua tão difícil aos 35 anos???
Ou tens uma grande capacidade de aprendizagem ( acredito que a Matemática ajude a aprender alemão.
) ou tiveste óptimos professores.
Deve ter sido dos 2 casos.
Março 1, 2010 at 11:36 pm
ja, Brincas, ich bin Deine Freundin aber nicht Deine Freundin!
Março 2, 2010 at 12:10 am
É verdade. Eu, como estou aqui sempre a escrever, fiz o liceu, na década de 1960. Nessa altura, aprendía-se, Francês do 1.º ao 5.º e Inglês, do 3.º ao 5.º. Quanto a Português, ficava-se pelo 5.º, quem, como eu, ía para as chamadas Ciências.
Optei pela Engenharia Electrotécnica, no 7.º. No Técnico, claro que não se estudavam línguas, mas seguíam-se alguns livros recomendados franceses e ingleses (americanos).
Nessa altura li mais os ingleses.
Depois, durante cerca de 10 anos tive relações profissionais com ingleses, franceses, americanos, suiços e belgas, e alemães (mas só em inglês), além dos portugueses, claro.
Com 33 mudei de empresa e durante três anos, tive intensos contactos de trabalho em inglês. Depois, então fiz os dois cursos, em Munique. Mas para não ir a zero, paguei as tais vinte aulas de Alemão.
Depois disso quase todos os dias falava em alemão ao telefone e em reuniões. O pior eram as conversas telefónicas. De vez em quando, escrevia coisas curtas. Nada de parecido ao que tinha de escrever em inglês.
Março 2, 2010 at 12:13 am
Correcção de alguns acentos:
É verdade. Eu, como estou aqui sempre a escrever, fiz o liceu, na década de 1960. Nessa altura, aprendia-se, Francês do 1.º ao 5.º e Inglês, do 3.º ao 5.º. Quanto a Português, ficava-se pelo 5.º, quem, como eu, ia para as chamadas Ciências.
Optei pela Engenharia Electrotécnica, no 7.º. No Técnico, claro que não se estudavam línguas, mas seguiam-se alguns livros recomendados franceses e ingleses (americanos).
Nessa altura li mais os ingleses.
Depois, durante cerca de 10 anos tive relações profissionais com ingleses, franceses, americanos, suíços e belgas, e alemães (mas só em inglês), além dos portugueses, claro.
Com 33 mudei de empresa e durante três anos, tive intensos contactos de trabalho em inglês. Depois, então fiz os dois cursos, em Munique. Mas para não ir a zero, paguei as tais vinte aulas de Alemão.
Depois disso quase todos os dias falava em alemão ao telefone e em reuniões. O pior eram as conversas telefónicas. De vez em quando, escrevia coisas curtas. Nada de parecido ao que tinha de escrever em inglês.
Março 2, 2010 at 12:22 am
Sobre os professores, eram alemães.
Mas o segundo curso foi excessivo. Seria normal fazer as dez semanas (a 8 horas por dia) e depois esperar algum tempo. Não. Recebi ordens, isto é, já estava tudo planeado para que a seguir fizesse esse segundo curso, de imediato. Bem, devo dizer que se eu tivesse apreendido todo o curso (material — uma pasta de lombada larga, e, por exemplo, ver uma série da TV e comentá-la, antes de ver o texto. Depois, ler o texto dos diálogos, tirar dúvidas e voltar a ver o episódio; a seguir falar outra vez sobre esse episódio) ficaria com um domínio de Alemão suficiente para o resto da vida. Mas, claro, aí de cerca de 30 só três chegámos ao fim dos dois cursos, e eu aí com 30% de vocabulário activo e 50% de passivo.
Março 2, 2010 at 4:01 pm
#153
brincalhão, deve ser
Herrn Americo und Frau Reb ,
com o significado de:
Ao senhor Americo e à senhora Reb.
Março 4, 2010 at 11:18 pm
Sobre o uso do género, e da correcção política versus correcção linguística, pode ver-se o artigo espanhol (Los absurdos del lenguaje feminista, impuestos a funcionarios del Gobierno), de Liberdad Digital Sociedad, do qual listo os exemplos seguintes.
Exemplos de linguagem não sexista:
compañeras y compañeros, la persona representante, la parte demandada, la población española, personas licenciadas, los afectados, tanto mujeres como hombres, …, los jóvenes, de uno y otro sexo, …, las personas, algunas personas, cualquiera, muchos y muchas …, persona, individuo, humanidad, gente
Exemplos de uso discriminatório da língua:
el representante, el demando, españoles, licenciados, uno, todos, alguno
“Estimadas Señoras y Señores”
http://www.libertaddigital.com/sociedad/los-absurdos-del-lenguaje-feminista-impuestos-a-funcionarios-del-gobierno-1276386352/
Los absurdos del lenguaje feminista, impuestos a funcionarios del Gobierno
2010-03-04
MERCEDES R. MARTÍN
Março 4, 2010 at 11:19 pm
Não tenho a certeza se fechei o itálico
Março 4, 2010 at 11:20 pm
OK
Março 4, 2010 at 11:22 pm
#186
Gosto mais do politicamente correcto à la mode de Herman José:
…as retretes e os retretes…
Março 4, 2010 at 11:29 pm
#185, 188
Por causa de homem, lembrei-me que me esqueci de hombre, porventura o exemplo mais importante:
« Tampoco gusta el uso genérico de “hombre” para englobar a personas de ambos sexos. A juicio del redactor de la guía, debe sustituirse “hombre” por “persona”, “individuo”, “humanidad” o “gente”. »
Março 4, 2010 at 11:31 pm
O Américo e o António continuam nos estudos científicos
Março 4, 2010 at 11:32 pm
É claro que em português o que eu pretendi escrever foi “Homem”, mas em espanhol, no artigo, na acepção em causa, está “hombre”.
Março 4, 2010 at 11:34 pm
#190
Olinda, no outro dia quase que fiquei traumatizado com o meu desconhecimento das diferenças grandes e das subtis entre género e sexo.
Março 4, 2010 at 11:37 pm
Admiro a vossa calma enquanto os outros se abespinham por causa da greve