Desde ontem que leio e releio as notícias sobre o OE para 2010 e não consigo acreditar em tamanho disparate. Em todos os jornais e revistas se diz que o sector da Educação vai ter um acréscimo de 0,8% em relação ao ano passado.

Mas depois apresentam os seguintes valores (remeto para notícia do Público mas que é similar a diversas outras) para o sector da Educação nos Orçamentos para 2009 e 2010: 6666,7 e 7275, 7 milhões de euros.

O que significa um acréscimo de 609 milhões de euros.

O que é algo como 8,1% na terra onde aprendi a calcular percentagens.

Porque se há coisa que eu desgosto imenso é de se usarem números tão evidentemente errados para defender posições, mesmo que eventualmente correctas.

E neste caso é toda a comunicação social e comentadores a reagirem preguiçosa e pavlovianamente a um qualquer mail da Lusa (como depreendo daqui) ou notícia posta a circular sem qualquer fact-checking.

Absolutamente…

Adenda: Remeto para novo post meu, onde se esclarece a origem dos 0,8%, algo não explicado na generalidade das notícias que li, mas o que levanta o seguinte reparo: então os acertos salariais com os docentes têm tão pouco impacto no OE?