Ministério da Educação vai eliminar divisão da carreira docente
O Ministério da Educação vai eliminar a divisão da carreira docente, confirmou Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), no final do encontro com o secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura. Hoje continuam as reuniões com as estruturas sindicais dos professores sobre o calendário negocial relativo ao Estatuto da Carreira Docente e ao modelo de avaliação.
Agora só falta assegurar que ninguém será penalizado por dois anos de combate conta o modelo de ADD.
Novembro 25, 2009 at 1:43 pm
YEEESSS!
Novembro 25, 2009 at 1:44 pm
As faixas e o champanhe! E já agora um mega-bolo!
Novembro 25, 2009 at 1:54 pm
Mas então três patamares, com cotas, não é uma nova divisão na carreira? Na verdade, esta proposta hierarquiza ainda mais a carreira anterior/actual, introduzindo-lhe não dois patamares (titulares/não titulares) mas três: os do 5º, os do 6º e dos 7º! Tudo uma questão de semântica. E ainda dão saltos! Assim se enganam papalvos.
Novembro 25, 2009 at 2:06 pm
Não percebo o motivo de tanta alegria. Afinal tudo se mantém, excepto os nomes que se dão às coisas… o xiz#3 é que tem razão!
Novembro 25, 2009 at 2:13 pm
#3,
Acha que é assim que as coisas vão acabar?
Quanto a papalvos, há muitos.
Alguns escondem a cara.
Outros não.
Novembro 25, 2009 at 2:19 pm
#3
Concordo totalmente.
Ainda falta a “divisão” em professores, professores avaliadores e professores coordenadores.
E a gestão das escolas? O compadrio (e não faço distinção entre directores adesivos ou não) institucionalizou-se!
Novembro 25, 2009 at 2:29 pm
A minha preocupação é ninguém falar neste modelo de gestão… e eu, particularmente, não tenho “razões de queixa” pessoais. É uma questão de formação.
Quanto à divisão da carreira: divisão da carreira não tem que ser sinónimo de hieraquizaçãoda carreira. A mim não me repugna a divisão e que cada um opte pela área que pretende. Se quer ser avaliador, que adquira a formação correspondente e seja APENAS avaliador.
Novembro 25, 2009 at 2:29 pm
Eu também não festejo. Ainda há muitas questões por resolver.
Uma coisa é evidente, nem todos chegam ao topo da carreira, vamos esperar para saber quem e como vai ser concretizada a progressão na carreira.
Novembro 25, 2009 at 2:33 pm
Que adquira formação e não o título de … que são duas coisas bem diferentes. Que não se limite a um processo administrativo, por ex ao preenchimento de uma folha A4, a aquisição dessa formação.
Novembro 25, 2009 at 2:36 pm
xiz
És muito pessimista. Pena é que o teu pessimismo corresponda à realidade que nos querem vender.
Os sindicatos conseguirão melhorar aspectos negativos das propostas do ME?
Esperemos que sim.
Novembro 25, 2009 at 2:38 pm
Uma coisa de cada vez.
Há 4 anos em recuo e depois querem que tudo desapareça em 4 semanas?
Novembro 25, 2009 at 2:40 pm
Não é por a cara estar a descoberto que se deixa de ser papalvo, como acabas por concordar.
De uma carreira em dois patamares, passamos para uma em cinco e ainda tens dúvidas como é que isto vai acabar?
A semântica, ao contrário do que a inocência institucional pensa, faz aqui toda a diferença. De titulares e não titulares, passamos para pré-titulares (1-4), titulares (5), pós-titulares (6), pós-pós-titulares (7) e post-mortem (8). E ainda dás saltos?
Novembro 25, 2009 at 2:42 pm
Meus Caros,
Estou para ver se, para alegria de uma grande maioria de nós, “a queda” não fará esquecer outras confusões: como o molde do actual exame de acesso à carreira. É que afectando apenas contratados (com alguns anos de serviço e recém-chegados à profissão), é uma embrulhada e uma injustiça inaceitável.
Aceitamos?
Saudações,
Luís Vilela.
Novembro 25, 2009 at 2:47 pm
Eu festejo, porque isto me parece o primeiro passo de qualquer coisa.
Todas as manifestações que fui, as greves que fiz, os plenários que participei e abaixo-assinados que assinei foi porque sempre tive fé.
Ouvi várias vezes “não vale a pena”. Acho que vale sempre a pena.
E embora me entristeça a atitude de muitos prof. cada um é que sabe como dormir melhor. 😉
Um bom dia, mesmo com tanta chuva.
Novembro 25, 2009 at 2:48 pm
A vida é feita de pequenas vitórias…certo?
Um passo de cada vez…mas saboreemos cada gotinha de mel…
Saudações
Novembro 25, 2009 at 3:08 pm
Festejo sim!! Com muita alegria! Festejo e aguardo pacientemente com a mesma fé, convicção e determinação que me animaram nestes últimos 4 anos.
Novembro 25, 2009 at 3:15 pm
Ainda é cedo, ainda é cedo…
Proposta do ME enviada hoje.
Novembro 25, 2009 at 3:18 pm
Eu também festejo! Quem quizer ser avaliador que faça formação especifica +ara isso. Sempre queria ver algunstitulares de sorteiro enfrentar formações a sério!!!
Novembro 25, 2009 at 3:18 pm
eu gostava de ler as entrelinhas à coisa, é que nas coisas há sempre entrelinhas, como é hábito nos legisladores do rectângulo!!!!
O Paulo Portas a bater nos impostos!!!!
Acho bem!!!!! farta de sustentar ladrões!!!! NOMEADAMENTE O CONSTANCIOZINHO
Novembro 25, 2009 at 3:19 pm
Vou deitando um olho por aqui, e por ali no Parlamento, enquanto faço testes do 9º
Novembro 25, 2009 at 3:21 pm
Para mim, uma estrutura de carreira deve considerar todos os anos em serviço lectivo, inclusivé os anos do congelamento, para uma nova estrutura de carreira.
com 16 anos de serviço estou no 3º escalão e ainda me faltam 2 anos para chegar ao 4º, enquanto que quem entrar de novo precisa de apenas 6 anos para chegar onde estou.
Mais nada.
Novembro 25, 2009 at 3:23 pm
Olhando para #3 e para outros comentários semelhantes….
À medida que as vitórias se vão sucedendo… vão também sendo descobertas algumas carecas argumentativas. Pois devo então concluir que se defende que toda a gente sem excepção deve chegar ao escalão superior? Fim da avalição+fim dos titulares=subida sem constragimentos de qualquer espécie até ao ultimo escalão? Para que se compreenda o ridiculo desta tese igualitarista da horizontalização total: seria o mesmo que defender que toda a gente numa empresa subisse ao patamar de CEO, acumulando “anos de casa” ou coisa do género….
Isto toca a todos: depois dos Profs se terem deixado dominar pelo ódio Socrático chega agora a vez de muitos outros (como eu) começarem a ceder ao Medina Carreirismo. A vida dos Profs corria mal com a Lurdinhas mas a vida do Pais vai correr bem pior com Alçadas e coisa e tal… Tempo de começar a pensar seriamente em meter a viola no saco e imigrar para os que não se conformem com as vias horizontais das carreiras e da vida em geral … A última Alçada que feche a porta.
Novembro 25, 2009 at 3:27 pm
EU TENHO MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA, NÃO ERA TITULAR E CONTINUO A ACHAR INCORRECTO A AVALIAÇÃO POR PARES.
nÃO DEVE SER ESSA A NOSSA AVALIAÇÃO. È SEMPRE POUCO OBJECTIVA MEDIANTE O PRÓPRIO CLIMA DO QUE É A “ESCOLA”.
Novembro 25, 2009 at 3:28 pm
Desculpem os erros
Novembro 25, 2009 at 3:28 pm
“seria o mesmo que defender que toda a gente numa empresa subisse ao patamar de CEO”
# 22
E desde quando é que a Escola é uma empresa, os professores são operários e os alunos parafusos?
Novembro 25, 2009 at 3:28 pm
Pois eu festejo!!!!!
Yessssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Novembro 25, 2009 at 3:29 pm
ó 22
Quando é que os professores governaram este país e o levaram à bancarrota?!!!! para encher os bolsos aos boys e amigos!!!!! ora diga lá quando é que nós provocámos a falência do país????
Fui que nomeei o Carrilho embaixador e os não eleitos do ps governadores civis!!!!?????
e outros que são administradores não executivos e executivos como o Almerindo que entra numa empreza para a desgraçar????
Poupe-me de lamechice……….
É que aqui em casa só se paga impostos, só impostos ,para ficar com uma mão chei de nada e outra de coisa nenhuma!!!!!
BOLAS, venha a carbonária!
Novembro 25, 2009 at 3:31 pm
22
SE CONSIDERA QUE A “ESCOLA” SE PODE COMPARAR A UMA EMPRESA E NÃO VÊ A ESOPECIFICIDADE DA MESMA PERMITA QUE O ACONSELHE: VÁ TRABALHAR PARA UMA EMPRESA.
Novembro 25, 2009 at 3:32 pm
DIGO:
“ESPECIFICIDADE”
Novembro 25, 2009 at 3:33 pm
…e daqui a dois anos há eleições e tornais a votar no Sócrates, não tendo ganho nada, realmente nada … Com uma classe e um grande líder bloguista assim tão lúcidos, mais vale emigrar!
Novembro 25, 2009 at 3:35 pm
Uma batalha ganha.
A guerra continua!…
Novembro 25, 2009 at 3:36 pm
votar no sócrates????
Nem no inferno!
Ainda me têm que convencer que não houve fraude nas últimas, aquela coisa do DN foi um embuste para inocentes!
o Diabo tem mais honestidade que sócrates
Novembro 25, 2009 at 3:39 pm
devemos festejar e estar atentos.
Minha gente caindo os titulares…vejam só as horas que os mesmos vão estar disponíveis para por exemplo, fazer substituições.
Comecemos a faltar com gripe e é vê-los a substitur a toda a hora.
Como ficarão os cargos por nomeação???
Até ao final do ano lectivo vão manter-se sem a titularidade que o justifique???
O 1º ciclo avaliativo está a acabar, logo quem está com os horários formatados para um novo simplex…vai manter essas reduções????
Não concordo e espero que os colegas regressem aos blocos e tempos para serviço nas escolas e que os cargos sejam por eleição dos que têm mais mérito e perfil para os exercer, bem como mais formação académica e especializada.
Entre pares faremos sempre uma eleição Democrática e mais justa!!!!!
Novembro 25, 2009 at 3:41 pm
Estou mais animada. Vou passar a utilizar o meu voto nos partidos ditos “menores”. Maiorias nunca mais.
Novembro 25, 2009 at 3:42 pm
Pois, pois. Podeis-vos levantar, meus filhos,… e ide (ou vande?!) em paz. Que o Todo-Poderoso vos abençoe (e acompanhe)!
Amém
Novembro 25, 2009 at 3:44 pm
Lendo o documento que o arlindovski nos cede (#17), não vejo fim de divisão alguma, apenas o termo da designação “titular”. Vejo mais divisões propostas para os 2 últimos escalões e mais espartilho agora na passagem para o 3.º, 5.º e 7.º escalões: sujeitos a vagas e a observação de aulas num ciclo de avaliação anterior…
Quer-me parecer que o fim das “titularidades” ainda vai sair caro a muitos escalonados de serviço!!!!!
Novembro 25, 2009 at 3:50 pm
Cadê o meu comentário????
Novembro 25, 2009 at 3:59 pm
Na 1.ª proposta mantêm-se a prova de ingresso. Concordo.
Na proposta hoje apresentada aos sindicatos, o Ministério continua a defender a existência de uma prova de ingresso na profissão – uma medida consagrada no Estatuto da Carreira Docente aprovado em 2007 – e sobretudo propõe a existência de vagas para a progressão dos docentes para o 3º, 5º e 7º escalão da carreira.
Novembro 25, 2009 at 4:00 pm
Isto das vagas vai resultar em mais centralismo. Mais concursos nacionais. E mais instabilidade. Palpite meu.
Novembro 25, 2009 at 4:08 pm
#21
quem entrar de novo precisa de apenas 6 anos
rectifico para:
quem entrar de novo precisa de apenas 8 anos
Novembro 25, 2009 at 4:11 pm
Lendo o texto que está no Blog do Arlindovsy, mantêm-se o princípio de serem os professores dos últimos escalões a exercerem os cargos.
Novembro 25, 2009 at 4:12 pm
Este é talvez um dos momentos mais críticos para se fazer uma negociação que faça justiça aos professores do E.B e Sec. de Portugal.
Portugal atravessará nos próximos 4 anos uma das maiores crises económico-financeiras de que há memória.
O Governo está consciente disso (sabe que o $ vai escassear) e vai tentar, com todas as suas forças, usar esse argumento nas negociações.
Pena é que este Governo não seja sério e se tenha permitido esbanjar milhões no BPN e em Projectos de Obras Públicas assaz devastadoras para o equilíbrio financeiro, embora em termos económicos sirvam para atenuar a crise de investimento privado e o desemprego. Só que todos vamos pagar com juros altíssimos esta atoarda (des)governativa.
Somos muitos e tostões valem milhões. Mas não podemos ser, mais uma vez, os parentes pobres das Governações.
IA terá uma grande pressão do Ministério das Finanças para estrangular ao máximo a carreira nos próximos 4 anos.
Começo a pensar que as quotas cairão (não terão razão de existir), e que o a progressão será feita mais ou menos como na função pública: existência de vagas nacionais a concurso em que serão tidos em conta uma série de parãmetros (antiguidade, avaliação do ciclo anterior, formação, etc).
Esperemos que os sindicatos consigam perceber cada linha e cada palavra das propostas do Governo. As rasteiras vão estar lá todas…resta-nos termos esperança e mantermo-nos unidos. Porque para já…o fim da divisão da carreira não custou um tostão ao Governo. Vamos é ver naquelas que custam até onde vão.
Novembro 25, 2009 at 4:16 pm
#22:
Mannyfaces, os seus comentarios geralmente costumam ser muito ” tongue in cheek “.
Mas neste noto algum azedume!
O que e que se passa?
Novembro 25, 2009 at 4:19 pm
… o macaquito está aos PULOS!
IHIHIHIHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
Novembro 25, 2009 at 4:21 pm
Não percebo o azedume com os “titulares”…eles também foram enganados pelo sistema. E uma larga maioria esteve na luta até ao fim.
Ou o problema não seriam os titulares mas sim a incapacidade de alguns o poderem vir a ser !!!
Novembro 25, 2009 at 4:25 pm
#22,
“Emigrar”. 😆
Quanto ao resto, no I de hoje (acredito que goste do jornal em causa) vem uma lista interessante de dinheiros perdidos.
O problema será mesmo o custo dos professores?
Novembro 25, 2009 at 4:28 pm
Paulo,
Não ficou nada “retido”?
😦
Novembro 25, 2009 at 4:38 pm
Bem, devo concluir, por alguns comentários, que cada qual olha para o seu umbigo.
Nas manifestações, cordões, abaixo-assinados, moções, o que era mais recorrente, o grito da revolta, não era “não à divisão da carreira” e “abaixo aquela (a da outra senhora) avaliação”? Agora vêm com uma catrefada de coisas, e isto e aquilo… Calma, as vitórias são sempre lentas.
Assim sendo, a carreira única é uma VITÓRIA.Evidentemente que nem todos chegarão ao topo. Ora, para quem pensou isso, devo confessar que afinal há professores que acreditam no Pai Natal.
Festejo, sim, esta vitória, mesmo adivinhando que alguns escalões ficarão na mesma. Festejo, sim, mesmo adivinhando que poderei ficar onde estou. MAS FESTEJO.
O que me consola deveras é terem acabado/acabarem com essa patetice de professor e professor titular. Coisa descabida, ainda por cima a titularidade deveu-se a um/dois concurso(s) muito duvidoso(s), que gerou muitas injustiças e DEIXOU DE FORA INÚMEROS PROFESSORES COM MÉRITO.
Relativamente a alguns dos que ficaram titulares, nunca percebi qual era o mérito deles, alguns, mesmo, desculpem-me, mas uns coitados, que até já assinavam: Fulano de tal, Professor Titular (com maiúscula). Simplesmente, RIDÍCULO.
É por esta e por outras que FESTEJO, SIM.
Novembro 25, 2009 at 4:40 pm
parabéns a todos!
(Já agora; as maiores folhas do ramo de louro devem ir para o Octávio e para o PROmova.)
Novembro 25, 2009 at 4:53 pm
Como também me considero realista, congratulo-me com o fim da divisão e não me cocam obstáculos na carreira.
Só acho um disparate que se estabeleçam vagas para o 3º escalão.
Novembro 25, 2009 at 4:55 pm
*chocam 😉
Novembro 25, 2009 at 4:56 pm
#47,
???
Novembro 25, 2009 at 5:12 pm
Bolas, que até o macaco dá pulos!
Novembro 25, 2009 at 5:17 pm
#45: Rui: em cheio!
Eu também festejo por deixar de ser titular de nada. Até agora só tive trabalho e responsabilidades, além de, junto com outros como eu, termos levado esta luta até ao fim sem querermos saber desta trampa da avaliação para nada.
Novembro 25, 2009 at 5:32 pm
#54
Permita-me corrigi-la. “…desta trampa da avaliação para nada.” para “da trampa desta avaliação para nada”
A avaliação é importante como factor regulador do sistema.
Temos que admitir que há muitos professores excelentes mas que há alguns professores mauzitos e que necessitarão de melhorar os seus processos.
Novembro 25, 2009 at 5:56 pm
**********************************************
Novembro 25, 2009 at 5:58 pm
:)) :)) 🙂 😦 :(( :))
Novembro 25, 2009 at 5:58 pm
😦
Novembro 25, 2009 at 5:59 pm
🙂
Novembro 25, 2009 at 5:59 pm
:)))
Novembro 25, 2009 at 5:59 pm
experiência, 1, 2 3
Novembro 25, 2009 at 6:16 pm
É evidente que é para se comemorar. Andámos na luta para quê? Fomos maltratados e a gota de água foi a divisaão da carreira. Muitos foguetes para festejar.
Novembro 25, 2009 at 6:18 pm
o 7º escalao é o correspondente ao antigo 9º?
Novembro 25, 2009 at 6:25 pm
Encomendas as faixas para ficares enfaixado na fila de espera. É caso para dizer: bem enfaixado, mas feliz!
Novembro 25, 2009 at 6:28 pm
#64,
Um grande atchim para si.
Novembro 25, 2009 at 6:37 pm
MOET CHANDON …comemorar esta vitória …é a vitoria saborosa de quatro anos de sofrimento.Eu sempre acreditei que a divisão iria cair, era só uma questão de tempo. Nada melhor que o tempo para amadurecer seja o que for.Estamos todos de parabéns, os que lutamos e os que talvez não lutassem nada. Hoje muitos titulares estão contentes, outros talvez se perguntem porquê adesivaram, o que é que llhes valeu. Outros já assinavam por baixo do seu nome, a categoria recebida pela lotaria, para esses continuo a ter pena que perdessem o titulo, mas perdoem-me mas é uma pena cheia de alegria.
Novembro 25, 2009 at 6:38 pm
e champanhe do melhor!
O brazão afinal era temporário!
Novembro 25, 2009 at 7:04 pm
Agora é ver malta a espumar-se toda por já não ser titular…ahahahah.Afinal nem tiveram tempo para “meter nojo”!!!!!Que chatice….
Vou saltar como o macaquinho…
Novembro 25, 2009 at 7:25 pm
#45
“Não percebo o azedume com os “titulares”…eles também foram enganados pelo sistema. E uma larga maioria esteve na luta até ao fim.”
Muitos titulares gostaram de ter sido enganados. Na minha escola, muitos reuniam às escondidas para construir grelhas e mais grelhas. Estariam concerteza na sua luta, mas não na minha.
Ainda hoje um titular dizia desesperadamente, alto e bom som: “Ainda vem aí pior, com os inspectores, ainda vão ter saudades dos titulares”. Seria o canto do cisne?
Novembro 25, 2009 at 7:29 pm
#45
Porém não tenho pelos titulares que falei em #69 qualquer azedume ou inveja. Este último sentimento tenho sim pelos titulares do Real Madrid!
Novembro 25, 2009 at 7:29 pm
Finalmente aperceberam-se da injustiça que cometiam.
Fumo branco no horizonte.
Parabéns a todos os desalinhados (como carinhosamente vos intitulo e que faço parte).
Obrigado a todos pela força que transmitiram nos momentos de maior revolta.
Em especial, ao Paulo Guinote que tive a oportunidade de lhe apertar a mão no último comissio e de lhe agradecer, por ser o osso timoneiro. Desculpe a confiança mas
BEM HAJAS.
Novembro 25, 2009 at 7:43 pm
comicío?
Novembro 25, 2009 at 9:06 pm
…q giro macaco, Paulo…está filiz…
Novembro 25, 2009 at 9:07 pm
…feliz…
Novembro 25, 2009 at 9:38 pm
Respeitinho pelos professores que tinham o título de tituklares. Muitos e muitos lutaram para terminar cpom esta divisão. E mais. Há escolas em que a maioria dos professores em luta eram os ditos titukares. Por isso, nada de estupidezes por parte de alguns estúpudos.
Novembro 25, 2009 at 9:39 pm
.. titulares … com …estúpidos
Novembro 25, 2009 at 9:47 pm
Divisões sempre causam problemas.
http://estabilidadefinanceira.wordpress.com
Novembro 25, 2009 at 10:43 pm
Experiência…..
Novembro 25, 2009 at 11:31 pm
Quando é que vai acontecer tão importante fenómeno?
Novembro 26, 2009 at 12:52 am
Em alguns dos comentários aqui expressos não percebo porque que se diz tão mal dos “titulares”.
Já pensaram que muitos deles foram enganados logo no concurso, exerceram cargos sem receberem mais por isso e o mais grave, não puderam concorrer como os restantes colegas, tendo sido ocupadas vagas por alguns, com muito menos tempo de serviço?!
Pensem e sejam justos quando tecem comentários. Não generalizem, e não se esqueçam que muitos titulares estiveram na mesma luta que todos os outros.
Novembro 26, 2009 at 7:13 am
韓国刺身専門店 東海
韓国では、刺身をわさびじょうゆのほか、チョコチュジャンといわれる酢味噌につけて食べたり、
特製だれとともに葉野菜で巻いて食べたりします。このお店でも、香ばしいオリジナルの特製だれが刺身とともに出され、
本場韓国の食べ方で刺身が味わえます。
Novembro 26, 2009 at 2:11 pm
Alguns comentários pouco simpáticos para os titulares parecem demonstrar sinais de inveja! Os titulares que conheço continuam a ter o mesmo número de turmas e a dar o “litro” na escola e em casa, para lá das 35 horas. E não estou a contar com os aspectos da avaliação.
Vamos lá a virar as energias para o alvo certo e para a luta certa. Quando se aceita que nem todos devem chegar ao topo estão a esquecer que quase toda a carreira é muuuuito mal paga! Só faz sentido se o topo oferecer uma remuneração bem acima da actual. Vão lá olhar para outros topos e não precisam de sair da função pública!
Novembro 28, 2009 at 6:16 pm
Pois,depois de vaca ter ido pastar para outro lado…tudo muda…