Esperemos que não.
Mas ontem ouvia António Filipe do PCP e Pedro Mota Soares do CDS na RTPN acerca do processo de suspensão e substituição do actual modelo de ADD (avaliação do desempenho docente) com alguma apreensão.
Parece que todos agora querem ser os paladinos e os cavaleiros andantes da questão.
Não é isso que interessa a 90% dos professores.
Andam por aí algumas pilinhas a quererem mostrar que são mais extensas ou de diâmetro mais aparatoso e isso não interessa muito se souberem o que fazem com elas. Pronto, ninguém tem de ser microscópico, mas deixem-se lá disso.
Não me parece que aos professores interesse muito se a solução vem da esquerda, da direita, de cima, de baixo ou de través. Desde que apareça.
Claro que era bonito que toda a oposição se unisse, sem truques. A coligação pela positiva sugerida pelo Bloco seria encarada por quase toda a classe docente como uma situação especial, confesso. Pelo que a união de toda a oposição nesta questão seria algo que faria melhor pela auto-estima dos professores do que o Lurditas d’Oiro que agora vai ser necessário crismar de outra forma.
Por isso, entendam-se.
Por mim, o modelo transitório pode ser o proposto pelo CDS, enquantgo se busca um melhor que pode ser de consenso entre os que vão aparecer ou um aperfeiçoamento do que está em vigor no ensino privado com a anuência dos sindicatos.
O que não gostaria era de ver calculismos partidários a condicionar a obtenção de uma solução. Aliás, acho que eu e pelo menos mais meia dúzia de professores que certamente não gostariam de ver uma questão de interesse nacional (que só os intelectuais vitais e os articulistas rangéis acham ser meramente corporativo) ser bloqueada por não sei quês.
Porque até pode ser que as eleições não estejam assim tão distantes…
Novembro 3, 2009 at 9:04 pm
não vejo nenhuma solução; vejo greves não sei se em janeiro se quando….
Novembro 3, 2009 at 9:05 pm
Não acho que isso venha a ser necessário.
A sério.
Novembro 3, 2009 at 9:11 pm
Paulo,
afinal o Paulo Baldaia até sabia umas coisas…
Novembro 3, 2009 at 9:19 pm
#2
«Por mim, o modelo transitório pode ser o proposto pelo CDS, enquantgo se busca um melhor que pode ser de consenso entre os que vão aparecer ou um aperfeiçoamento do que está em vigor no ensino privado com a anuência dos sindicatos.»
De acordo!
«Não acho que isso venha a ser necessário.»
Nem por isso.
«Porque até pode ser que as eleições não estejam assim tão distantes…»
Ah, pois é…
Novembro 3, 2009 at 9:21 pm
Imbróglio???
Desculpas de mau pagador!!!!
Vou tentar imigrar….
Novembro 3, 2009 at 9:31 pm
Eu tb aplaudo a “coligação pela positiva”.
Coliguem-se uma vez na vida.
Não é uma questão de esquerda ou direita.
É uma questão de sobrevivência da Escola Pública.
Com a gripe A podemos nós bem… ( espero).
Mais um ano de caos, não aguentamos.
Novembro 3, 2009 at 9:32 pm
Estou a ficar sem qualquer paciência.
Ao longo de 4 anos e meio aconteceram-me vários incidentes:
- fiquei encalhada no antigo 8º escalão, do qual não arredei pé desde 1 de Março de 2004;
-não tive vaga no sorteio sendo ultrapassada por colegas com muito mérito e por outros com mérito muito duvidoso;
- estou nomeada em comissão de serviço, desde há 3 anos, trabalhando lado a lado com colegas que ganham mais 200 euros para desempenhar as mesmas funções que eu, que não ganho nem mais um cêntimo;
Ou o assunto se resolve rapidamente, ou teremos de pensar noutras formas de luta.
E os sindicatos? E o que é isso de esquerda e de direita?! Interessam-me as ideias, interessam-me as pessoas, não gosto de rótulos. Haja decência! Já não gente na política com a noção de serviço cívico?
Novembro 3, 2009 at 9:33 pm
Reparem no cinismo do Lacão ( fez estágio com o Santos Silva?):
“Quanto às medidas que o novo Governo pretende tomar, o ministro dos Assuntos Parlamentares explicou que apesar de recusar suspender o processo de avaliação dos professores, o Governo está disponível para negociar com a oposição o aperfeiçoamento do actual modelo.
À TSF Jorge Lacão referiu ainda que, o Governo não vai privilegiar nenhum partido político quando chegar a altura de reavaliar o processo e apela ao sentido de responsabilidade da oposição.
Nesse sentido, o ministro considerou que os portugueses não compreenderiam que se formasse no Parlamento uma coligação negativa para suspender a avaliação dos professores.”
É preciso lata para vir aind apropor o “aperfeiçoamento do actual modelo”!!!!
Novembro 3, 2009 at 9:33 pm
” há”
Novembro 3, 2009 at 9:35 pm
Outro assunto:
Gostei de ouvir o Medina Carreira dizer, a propósito do processo “face oculta”:
“Nunca nenhum notável foi para a cadeia.”
Novembro 3, 2009 at 9:35 pm
Todos a querer fazer figura pode estragar a pintura…
Porque até pode ser que as eleições não estejam assim tão distantes…
Sim, mas o ps vai na lógica da vitimização.
Ah até queríamos governar e tal… Eles é que não deixaram… Se voltássemos à maioria absoluta e tal…
Começo a achar que a confusão nas escolas vai cescendo e ninguém sai disto sem alguma tomada de posição por parte dos professores.
Novembro 3, 2009 at 9:36 pm
#6-Eu penso que não se trata de se coligarem. Basta criarem um consenso. Nenhum deles precisa de abdicar dos princípios que tem.
Para os sucialistas, isto é estranho, porque no seu ideário se limitam a adorar o bezerro de ouro…
Novembro 3, 2009 at 9:44 pm
“12, coligarem-se nesta matéria: fim da palhaçada nas escolas.
Novembro 3, 2009 at 9:44 pm
Pois eu acho que está na altura de usar o Garcia ou alguém para nos patrocinar numa acção. Pela minha parte não me conformo que me digam que não sou avaliado, por que não entreguei OI. Não existe na lei a figura do NÂO AVALIADO. Vou seguir a via judicial e espremer esses adesivos todos.
Novembro 3, 2009 at 9:45 pm
Não me falem de eleições antecipadas, pq o PS faria uma campanha completamente manipuladora e poderia voltar à maioria absoluta.
Reparem no estado em que está o PSD.
O Marcelo diz que não quer ser presidente de uma facção do partido.
Novembro 3, 2009 at 9:46 pm
#7
Tenho conhecimento que todos os nomeados titulares, em comissão de serviço, ganham pelo antigo 9º escalão (1º actual, de professores titulares).
Não sei se era a esta comissão de serviço que se referia…
Novembro 3, 2009 at 9:46 pm
#14, o sindicato apoia juridicamente esses casos.
Novembro 3, 2009 at 9:47 pm
#13- claro…era boca!
Novembro 3, 2009 at 9:53 pm
# Obrigado mas não sou sindicalizado nem aceito chantagens de quem nunca defendeu verdadeiramente os professores.
Novembro 3, 2009 at 9:54 pm
#16
Os nomeados titulares em comissão de serviço ganham pelo índice 245, que corresponde ao antigo 8º escalão, ao actual 6º e ao 1º escalão da categoria de professor titular.
Novembro 3, 2009 at 9:58 pm
Trinta dinheiros???!!!
É mesmo disso que “eles” estão à espera!
Não se deixem levar…
Novembro 3, 2009 at 9:59 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/11/03/destino-acaso-ou-coincidencia/
Podem todos estar á espera sentados ..eles a dita oposição vão mas é tratar dos seus cuzinhos e nada mais..é a vida…nem eles querem que o Sócas caia já…
Novembro 3, 2009 at 10:02 pm
Não será melhor tocar a rebate?
Depois pode ser tarde…
“Felizmente há luar!”- Lembram-se?
Novembro 3, 2009 at 10:05 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/11/03/moby-pale-horses/
Novembro 3, 2009 at 10:09 pm
Não sei onde est+a o imbróglio!
A oposição, ou apresenta e faz aprovar um modelo e um novo estatuto, e para isso tem de se entender,
ou então o PS não apresenta modelo nenhum novo e faz um aperfeiçoamento e consolidação do que exste!
Veremos se as propostas conjuntas da opoição não serão piores do que as o governo!
Novembro 3, 2009 at 10:10 pm
#20, tem toda a razão, a minha situação é idêntica, estou no 8º escalão, índice 254 e fui nomeada em comissão de serviço 2 anos e NUNCA tive qualquer alteração no vencimento.
Novembro 3, 2009 at 10:12 pm
Caros colegas, espero que não se esteja ap’enas a pensar na AVALIAÇÃO. O estatuto0 tem que ser todo revisto. Sob pena de tudo ficar atabalhoado. É que há coisas como as AULAS DE SUBSTITUIÇÃO que valha-me deus…
Novembro 3, 2009 at 10:13 pm
Por amor de Deus, greves e manifs outra vez, não!
Não vamos a lado nenhum.
Há-que mostrar à opinião pública o que é a escola e o ensino socretino. Isso, sim.
Novembro 3, 2009 at 10:15 pm
O Lorcão fez hoje uma afirmação digna de uma mente com mais de 30 por cento de Qi…
Disse o tipo: Não vamos suspender a avalaição e o estatuto da carreira docente porque dessa forma estaríamos a tratar as expectativas legitimas dos que graças a este estatuto progrediram na carreira ..Então e as anteriores expectativas dos que antes desta bosta de carreira tinham…? Já foram esquecidas..?
Com pessoas destas nem que injectassem soro da verdade ás carradas se acreditava numa só palavra do que digam…
Novembro 3, 2009 at 10:15 pm
O partido sucialista não pode fazer o milagre das rosas.
A bosta não se transforma em ouro!
Novembro 3, 2009 at 10:17 pm
#29, Buli, ele disse isso?
Que lata!
Novembro 3, 2009 at 10:17 pm
ensino cretino…é o que querem que façamos!
Eu não vou por aí! Venham lurdes, isabeis e o diabo a quatro!
Ensino cretino…(Só)cretino!
Novembro 3, 2009 at 10:20 pm
O problema do Dr. Jorge Lacão, do Engº José Socrates e da Drª Isabel Alçada
é que a suspensão do modelo de avaliação não depende apenas (nem sobretudo) da sua douta vontade.
Depende da Assembleia da República e, … se for necessário, da luta dos professores …
Será que o Governo já percebeu que agora não governa com maioria absoluta ?
Ou serão vícios não resolvidos ?
Novembro 3, 2009 at 10:20 pm
#31- Disse, e dirá ainda mais, é um artistas do arame…
Novembro 3, 2009 at 10:23 pm
#27-De tudo isto, não devemos só andar à volta da avaliação. Ainda há de facto coisas piores…
Novembro 3, 2009 at 10:23 pm
Sobre o tal Lacão ….Para o deputado do PCP Miguel Tiago, a falta de disponibilidade do Governo para colocar um ponto final no actual modelo “terá de ser contornada com uma convergência parlamentar no sentido de suspender”. Questionado sobre a querela jurídico-constitucional de que fala Jorge Lacão, Miguel Tiago usou a ironia:“Não conseguimos desvendar o conteúdo e o significado muito profundo dessas palavras”.
Novembro 3, 2009 at 10:24 pm
Digo ..avalaição e trair…
Novembro 3, 2009 at 10:25 pm
Que eu saiba, ninguém ganha mais um tostão por ser titular ou por desempenhar cargos… O ECD não foi criado com esse objectivo. Dinheiro é para os políticos. Na escola trabalha-se, aguenta-se e jejua-se. Deixa-se criar o boato de que há privilégios para alguns, até porque isso serve os propósitos de que comenda os cordelinhos. Se entre os professores crescer o azedume, tanto melhor, até porque um grupo em guerras intestinas é mais fácil de vencer. O resto é conversa. Que eu saiba, as políticas do ME não beneficiaram absolutamente ninguém, antes pelo contrário: fomos todos igualmentte humilhados e explorados, com a grande agravante de que nos virámos uns contra os outros.
Novembro 3, 2009 at 10:26 pm
“Espingarda, vareta e cano” dizia o Calino; e tinha razão, embora a respeito de uma citação em latim obviamente diferente. Ou não seria o Calino.
Por isso, que também não tem nada a ver, não acredito que terceiros trilhem os caminhos que os professores não souberam tomar.
Em tempo, prefiro uma boa ópera bufa a este processo de suicídio alegre e sem consequências, a culpa será sempre dos outros.
Novembro 3, 2009 at 10:27 pm
Minha cara isso pode ser verdade mas os titulares ganham a progressão de facto na carreira enquanto muitos outros ficam congelados até à eternidade…
Novembro 3, 2009 at 10:29 pm
#38, tens razão.
Novembro 3, 2009 at 10:30 pm
Isso a ver vamos. Promessas não passam disso. Por enquanto, estamos todos congelalados na estaca zero.
Novembro 3, 2009 at 10:32 pm
O JORGE não é LACÃO , o JORGE É “LACAIO” de Socas.
Novembro 3, 2009 at 10:34 pm
Diz o Ministor das Finanças que o orçamento naq despesa está dentro do previsto… PUDERA! Só eu meti-lhes no bolso MAIS DE 10.000 euros!
Novembro 3, 2009 at 10:35 pm
ministro
Novembro 3, 2009 at 10:37 pm
Claro, foi um artificio para afunilar a carreira, para impedir a progressão, mais nada…
Agora, além disso há outra questão que é a parida do topo da carreira dos professores com o topo da carreira de técnico superior da função publica, o que foi perdido.
É por isso que a madame min abanou com a história do 11º escalão- 4º escalão dos titulares…
Ainda há quem acredite na história da gata borralheira…
Novembro 3, 2009 at 10:37 pm
Porque não vamos à Assembleia da República manifestar-nos? Com grande elevação! O Paulo poderia ser o nosso porta voz. Que tal? Será uma ideia muito peregrina? Não acredito neste governo.
Novembro 3, 2009 at 10:38 pm
Refiro-me a um plenário na Assembleia e não a uma manifestação à porta.
Novembro 3, 2009 at 10:39 pm
Eu estou congelada há tanto tempo que já nem sinto frio…
Novembro 3, 2009 at 10:39 pm
Pois. Provavelmente se fosse do 9º ou do 10º escalão nem teria concorrido ao sorteio da ignomínia. Provavelmente. As ameaças veladas eram mais que muitas e eu sou o sustento do meu agregado familiar, que inclui uma pré-universitária. Falava-se muito da mobilidade. Não sendo o dinheiro que nos move, a questão é que ao longo destes anos foram cometidas enormes injustiças. A todos os níveis.
Novembro 3, 2009 at 10:39 pm
#43- letras trocadas- CALÃO !
Novembro 3, 2009 at 10:39 pm
#47, 5ª feira seria o dia certo para isso.
Novembro 3, 2009 at 10:40 pm
Por acaso é o dia em que tenho conselho de turma da minha direcção de turma.
Novembro 3, 2009 at 10:40 pm
#47 & #48
Posso rir-me, especialmente de #48?
Novembro 3, 2009 at 10:42 pm
Pois não Fafe. Esteja à vontade!
Novembro 3, 2009 at 10:42 pm
Temos aqui uma Torre de Babel bonita, temos… ninguém se (quer) entende(r)…
Novembro 3, 2009 at 10:44 pm
#55
Hum!, a vírgula!, assim fico não Fafe.
Já agora, “Andam por aí algumas pilinhas a quererem mostrar”.
Novembro 3, 2009 at 10:45 pm
Há um mês atrás andava, aqui, toda a gente a discutir em quem se devia votar. Esqueceram-se que o mais importante era de facto apear esta gentalha que ainda lá está. Agora habituem-se porque eles estão a gostar do que aqui se vai dizendo.
Novembro 3, 2009 at 10:46 pm
Eu ainda não perdi (nem quero perder) a esperança.
Vejam bem: é claro que a corja do PS nunca poderia deixar de dizer que o modelo era para manter… Alguma vez eles poderiam assim admitir que tudo aquilo foi um enorme equívoco resultante de 3 ou 4 mentes medíocres? Eles vão sempre dizer que é tudo para manter.
Cabe à oposição resolver o problema. Ainda ninguém percebeu é qual é verdadeiramente a proposta da escumalha socretina. Quando a cambada diz que vai fazer ajustes ou alterações, o que querem eles de facto dizer? A mim parece-me que a trapalhada criada é de tal ordem que eles não sabem o que fazer para melhorar uma coisa que não tem pontas por onde se lhe pegue.
Cabe à oposição resolver; o pseudo-engenheiro não tem capacidade para tal. E a solução terá que ser apagar tudo o que foi feito pela defunta.
Novembro 3, 2009 at 10:48 pm
#58
Concordo. Alguns, se calhar, até nem votaram, viria Dom Sebastião, o perfeito terceiro…
Novembro 3, 2009 at 10:48 pm
Pois não, Fafe! Obrigada, por colocar a vírgula, Fafe. Boa noite.
Vou acabar uma acta.
Novembro 3, 2009 at 10:52 pm
#61
“Obrigada, por colocar” – cruzes!
Em tempo, é difícil comunicar sem respirar.
Novembro 3, 2009 at 10:54 pm
Fafe, como está a questão 19-12?
Novembro 3, 2009 at 10:54 pm
#61
Tenho uma certa apreensão quanto à asma da acta; é melhor colocá-la já nos grupos
riscadosde risco.Novembro 3, 2009 at 10:56 pm
#63
Vai bem, agradeço o cuidado; só eu é que não me cuido. Quase me sinto um James Dean ainda vivo.
Novembro 3, 2009 at 10:57 pm
ISTO SÓ LA VAI SE FOR DESTE MODO…DOUTRA FORMA SÓ EM SONHOS…BOA NOITE..CARPE DIEM..
Novembro 3, 2009 at 10:57 pm
#65, cuida-te, Fafe, não basta respirar ar puro…
Novembro 3, 2009 at 10:58 pm
#65, Fafe, e agora uma perguntinha que não vais levar a mal:
A Chatterley gosta das gravuras de F.C. ?
Novembro 3, 2009 at 11:00 pm
Excelente post, Paulo!!!
DEIXEM-SE DE DISCUTIR O TAMANHO DAS PILAS!!!
O que está em causa é duma tal gravidade para o desenvolvimento do país que ser(ia) gravemente penalizador sabermos QUEM anda a jogar esse jogo viciado.
E tudo se vem sempre a saber …
Novembro 3, 2009 at 11:01 pm
Mau, já estão outra vez a parvejar?
Novembro 3, 2009 at 11:02 pm
Chegou-me ao ouvido que o Fafe andava assim porque andou a ser assediado de uma forma violenta pela Popota…Será verdade…?
Novembro 3, 2009 at 11:03 pm
#70, Olinda, vi logo que ias aparecer.
Começamos a parvejar e tu cheiras logo…
Novembro 3, 2009 at 11:04 pm
#71, nada disso. Tem nome estrangeiro.
Novembro 3, 2009 at 11:07 pm
Agora a Popota mascarou-se de camone?
Novembro 3, 2009 at 11:10 pm
Só para assediar o Fafe?
Deve ter ouvido a nossa conversa de ontem
Novembro 3, 2009 at 11:10 pm
Volvidos 35 anos de Abril de 74 ninguém esperaria um ataque á maior Estrada de Liberdade que de 74 para cá se construiu – a destruição pura e simples do Ensino.
Ninguém estava preparado para um ataque de destruição desta natureza.
Novembro 3, 2009 at 11:12 pm
A última máscara da popota..fui..
Novembro 3, 2009 at 11:14 pm
O James Dean também “tinha prosta”?
Novembro 3, 2009 at 11:15 pm
Para inspirar o Sócas..
Novembro 3, 2009 at 11:15 pm
A Popota fez exame à “prosta” para assediar o Fafe?
Já não percebo nada.
Parvejemos.
Novembro 3, 2009 at 11:17 pm
Pipa, a Popota é cheia de surpresas
Parece que já fez uma implantação de “proscapa” só para impresionar o Fafe.
Novembro 3, 2009 at 11:19 pm
A próxima pedra que o PS vai tentar meter na engrenagem é a futura situação dos titulares. E se algun(s) moverem contra o Estado processo(s) por perda de direitos adquiridos, os socratinos vão armar-se em virgens e defender com aquele voz doce de víboras que os direitos dos professores não podem ser um jogo de roleta… E os socratinos, para além do Santos Silva, estão bem fornecidos de especialistas em retórica e demagogia. São tantos que metem nojo…
Novembro 3, 2009 at 11:21 pm
# 82
A Oposição não sabe perguntar-lhes se existe algum sistema de Ensino que tenha “tritolés”???? São todos estúpidos?
Novembro 3, 2009 at 11:22 pm
Só que as varas são tantas, 25sempre25, tantas que é impossível fazer pocilgas para esconder tantos suínos.
Novembro 3, 2009 at 11:23 pm
eles que se deixem de mariquices e avancem!!!
Novembro 3, 2009 at 11:28 pm
#68
Se eu fosse o cacazul diria que ia a dizer em tempo… e não deu tempo. maria papoila campestre também não, é muito difícil fazer de estupidez neo-sócras – na sua parvidez tardia, embora preocupada em exoesqueletos arnanis.
Isto para dizer que vi agora que o meu pijama é, deixa lá ver, Maria Pereira Bastos, Exclusivos, PE/CO 50/50 – e tem lá o P para dizer que pode ser lavado com produtos à base de Percloroetileno, embora o “presto” em relação ao “omo” me pareça mais apropriado.
Quero com isto dizer que, desde que apareceu um extraterrestre na aldeia dos gauleses,
[continua]
Novembro 3, 2009 at 11:29 pm
Na Sic not o choradinho do calimero já começou. “Ninguém quis aceitar a mão que o PS estendeu.”
Novembro 3, 2009 at 11:30 pm
#81
Perde tempo. Soube no outro post que o Fafe está no céu e deixou-nos a todos (Popota inclusive) nesta espécie de purgatório.
Novembro 3, 2009 at 11:32 pm
Fafe, foste para Dren e deste sumiço na Popota, grande homem!
Novembro 3, 2009 at 11:33 pm
#82
25, meu!, ainda não conhecia essa da voz doce das virgens, quais sereias açucaradas.
Malandrecos, esses tipos do comité central, empalhados a enganar virgens.
Novembro 3, 2009 at 11:34 pm
03-11-2009 – 18:07h
Professores: Assis avisa que nada se faz sem consenso
Socialista subscreve programa do Governo mas apela a «abertura de espírito». Oposição critica Jorge Lacão
Apesar de sublinhar que «subscreve o que consta do programa do Governo» sobre a avaliação dos professores, Francisco Assis, candidato único à liderança parlamentar do PS, avisou que «nada se poderá fazer sem o mínimo de consenso» e que por isso deve haver «abertura de espírito».
«É bom que os portugueses saibam o que o Governo pensa e preconiza, mas, ao mesmo tempo, é bom que também saibam que tem de haver, da parte do Governo e da maioria parlamentar que o sustenta, a abertura de espírito suficiente para garantir a obtenção dos consensos necessários, porque há hoje uma evidência absoluta, é que nada se poderá fazer sem o mínimo de consenso», disse, citado pela agência Lusa.
Governo «teimoso» na avaliação de professores
Estas declarações foram prestadas no Parlamento depois do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, ter dito à rádio TSF que está fora de questão a suspensão do modelo avaliação dos docentes. A Lusa refere que Assis, questionado sobre se concorda que não deve haver suspensão do modelo, disse não querer «estar a avançar com nada que possa por em causa a evolução do processo».
Sobre a hipótese de existir uma querela jurídico-constitucional, Assis disse esperar que «não se entre nesse processo»: «Sou de natureza relativamente optimista, acho que quer o PS quer os vários partidos da oposição vão agir de forma séria e de forma profundamente responsável».
PSD fala em contradição
O PSD considerou que Jorge Lacão está em «contradição entre o anúncio feito pelo primeiro-ministro há uns dias atrás» de que haveria «um novo ciclo» e «disponibilidade para dialogar e para ouvir opiniões diferentes».
«Esta aparente nova atitude que o primeiro-ministro quis apresentar depois das eleições não passou de uma encenação», disse à Lusa o deputado social-democrata Pedro Duarte. «Esta atitude do Governo só tem contribuído para bloquear as escolas».
CDS critica «declarações extremadas»
O CDS-PP também criticou Lacão, considerando que se está a «atravessar no meio de um processo negocial que será conduzido pela ministra da Educação com declarações extremadas», segundo apontou o deputado do CDS-PP Nuno Magalhães.
BE e PCP também criticam
O BE considerou que as declarações do ministro proferidas são «o pior sinal neste momento» e que estas demonstram «teimosia e irresponsabilidade».
Já o PCP, através do deputado Miguel Tiago, acusou Lacão de se apresentar «na esteira do que de pior apresentou o anterior Governo».
http://diario.iol.pt/politica/professores-docentes-avaliacao-tvi24-assis-educacao/1100440-4072.html
Novembro 3, 2009 at 11:34 pm
Ah, mas não tenhas duvidas. É isto mesmo, tal como o dizes, sem tirar nem pôr. O que nós queremos é isto resolvido e bem. De onde vem a solução não me preocupa minimamente!
Novembro 3, 2009 at 11:35 pm
Vejo pessoas queixarem-se de que são titulares ou nomeados em comissão de serviço como titulares e não ganham mais por isso. Parabéns. Têm exactamente o que merecem.
Novembro 3, 2009 at 11:36 pm
Mas no PS não há uma alma que se aproveite? Sérgio Sousa Pinto, na Sic not…
Novembro 3, 2009 at 11:38 pm
#89
Perdemos uma visceral interpretadora de poesia, tenho chorado tanto.
Alto!, o 19-20 só pode ser disso, deveria estar mais atento aos sinais. Daqueles de beco. Daí a antiga ministra ser filha de uma beca, está tudo ligado.
Novembro 3, 2009 at 11:40 pm
Dedicado à corja do Partido Socialista:
terça-feira, 3 de Novembro de 2009
Undécimo mandamento e a teoria da impunidade .
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/11/undecimo-mandamento-e-teoria-da.html
Novembro 3, 2009 at 11:41 pm
#82
«os socratinos vão armar-se em virgens» e alguém vai acreditar que com aquelas idades todas não cederam ainda nenhum orifício ao pastor do rebanho?
#83
E eles respondem que o ingenheiro é futurista…(o pastor tem guião preparado para tudo). Com perguntas moralistas não vão lá. Tem que ser com acção.
Suspender!Renegociar!… e quem se sentir assim tão prejudicado que vá para tribunal. Os que o foram nos últimos três anos assim fizeram e a opinião pública não se ralou nada.
Aposto que a maioria dos titulares até se vão sentir aliviados com o fim da divisão…Só depois se pode aspirar ao fim do modelo de gestão que não agrada nem a titulares nem a zecos. A titularidade vai descambar na municipalização do ensino a breve prazo.
Novembro 3, 2009 at 11:41 pm
Mais uma dedicada à corja do Partido Socialista – não se aproveita um – nem um!:
segunda-feira, 2 de Novembro de 2009
Peixe de tamanho conveniente?!… .
(…)
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/11/peixe-de-tamanho-conveniente.html
Novembro 3, 2009 at 11:42 pm
Fafe

Em grande estilo!
Novembro 3, 2009 at 11:43 pm
O constitucionalista Paulo Otero defendeu, em entrevista à TSF, que os partidos da oposição têm condições para suspender o modelo de avaliação de professores. No entanto, Paulo Otero alertou que o Governo pode travar, através de decreto-lei, a «coligação negativa» da oposição.
BE propõe avaliação sem quotas e apenas quando há mudanças de escalãoPCP diz que é urgente suspender actual modelo de avaliação dos docentesFENPROF acusa Governo de «teimosia» na avaliação dos professoresBE quer «coligação pela positiva» para travar avaliação dos professoresFNE sublinha que oposição tem margem para encontrar alternativa à avaliação dos professores
Novembro 3, 2009 at 11:43 pm
#94
Não há, diz o soares velho que são laicos, não tivesse o filhofa caído de marfim e ainda seria um helicóptero.
Novembro 3, 2009 at 11:46 pm
Oposição pode suspender modelo de avaliação dos professores, diz constitucionalista
Há 19 mins
O constitucionalista Paulo Otero defendeu, em entrevista à TSF, que os partidos da oposição têm condições para suspender o modelo de avaliação de professores. No entanto, Paulo Otero alertou que o Governo pode travar, através de decreto-lei, a «coligação negativa» da oposição.
Enviar por email Link
enviar
*
Ouça a entrevista da jornalista Ângela Braga ao constitucionalista Paulo Otero
*
António Barbas Homem, presidente da Associação Portuguesa de Direito da Educação, considera resposta do Governo à oposição poderia ser entendida como um abuso de poder
*
António Barbas Homem alerta que decretos-lei do Governo têm que ser promulgados pelo Presidente da República
Os partidos da oposição podem suspender no Parlamento o actual regime de avaliação dos professores, referiu à TSF o constitucionalista e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Paulo Otero.
«Estando o modelo de avaliação dos professores configurado através de decreto-lei, a Assembleia da República pode revogar esse decreto. [E pode fazê-lo] ou através de uma revogação simples, ou a Assembleia da República poderá emanar sobre a avaliçao dos professores um novo regime Jurídico», explicou.
Paulo Otero reconhece que é mais fácil que a oposição se entenda no sentido de uma revogação simples, do que para um modelo alternativo e, por isso admite que durante algum tempo não vigore qualquer regime de avaliação de docentes.
O que pode ditar um “braço de ferro” legislativo, caso os partidos da oposição decidam unir-se na Assembleia da República para suspender o actual regime de avaliação dos docentes.
Também contactado pela TSF, António Barbas Homem, professor de Direito e presidente da Associação Portuguesa de Direito à Educação, considera que o Executivo poderia responder a esta iniciativa da oposição, mas esse seria um gesto que poderia ser entendimento como abuso de poder.
Ainda assim, António Barbas Homem lembrou que a última palavra seria do Presidente da República.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1409958
Novembro 3, 2009 at 11:47 pm
Fafe, só tenho um cigarro, manda aí um pelo google doc
Novembro 3, 2009 at 11:50 pm
Eu quero mais é que o Jorge Lacão se vá fod*r…:
Professores: ministro quer evitar «ultimatos»
Jorge Lacão pede «tranquilidade» e «serenidade» na Educação
O ministro dos Assuntos Parlamentares reafirmou, esta terça-feira, a «disponibilidade do Governo para avaliar e reavaliar, através da negociação», o Estatuto da Carreira Docente.
«É uma atitude que assumimos com toda a tranquilidade. É preciso serenidade, todos devemos evitar ultimatos», disse Jorge Lacão no TVI24, pedindo «bom senso» a todos os intervenientes no processo.
Para o governante, é preciso «evitar dramatizar» para se obter um «amadurecimento» na área da Educação: «Dêem tempo ao tempo.»
Lacão abordou ainda o programa do Governo apresentado esta segunda-feira, referindo que o «clima de uma maioria relativa implica disponibilidade para a concertação, para o diálogo intenso e o debate parlamentar».
«O primeiro-ministro ouviu todos os partidos políticos e quis saber se havia algum ou alguns que revelavam disponibilidade para algum tipo de entendimento mais permanente com o PS para viabilizar um Governo. Todos os partidos disseram que não tinham essa disponibilidade», recordou.
«Se um acordo dessa natureza se tivesse concretizado, faria sentido que o programa do Governo traduzisse o compromisso alcançado. Mas não é disso que se trata, os próprios partidos se excluíram», frisou.
Para o futuro, o ministro dos Assuntos Parlamentares assegurou que o «Governo não deixará de manifestar a sua disponibilidade em relação a qualquer grupo parlamentar que manifeste uma atitude construtiva», porque «a responsabilidade [de governar] está do lado do Governo e do lado dos partidos da oposição».
http://www.tvi24.iol.pt/politica/professores-educacao-jorge-lacao-tvi24/1100483-4072.html
Novembro 3, 2009 at 11:51 pm
#99
O estilo não é tudo, vê como têm medo, como se escondem, a que propósito se escusam, a vergonha que acumulam: isso tem um nome.
E acusam tudo e todos por não lhes fazerem os TPC. Daqueles fora de prazo.
Novembro 3, 2009 at 11:54 pm
Acho muito bem que se fale da suspensão da avaliação, mas gostaria também que se falasse de um novo concurso, pois tenho vinte e tal colegas em escolas a que concorri, que estão muito atrás de mim na lista de graduação, mas porque sou efectivo em quadro de agrupamento, estou a 110 Km de casa. Os ex-QZPS que me perdoem. Melhor graduação, melhor colocação.
Novembro 3, 2009 at 11:57 pm
#103
Eu mandava, soubesse eu como; e um Favaios que não se vende e que me ofereceram por saberem que eu gosto.
Em tempo, quando me apetecer mando-te mas é um segredo, daqueles de que eu sei que gostas. E ainda gostarás mais quando souberes.
Novembro 4, 2009 at 12:00 am
E não se arranja um explicador que ensine a cravar cigarros pelo google doc ou outro esquema qualquer?
Que atraso de vida nesta net.
Novembro 4, 2009 at 12:00 am
#107-jazuz, não me fales em Favaios, que morro…
Novembro 4, 2009 at 12:01 am
#108- Acho que o “magic box” já tem…
Novembro 4, 2009 at 12:02 am
Donatien, ensina-nos essa técnica do magic box
Novembro 4, 2009 at 12:08 am
Tentei inserir uns comentários aqui
não entraram …
este “entra”?
Novembro 4, 2009 at 12:09 am
O ministro da Educação, o grande Jorge Lacão, falou, e a autora de best-sellers continua a vender best-sellers (5 Dias)
Novembro 4, 2009 at 12:12 am
livresco # 102
São termos de gincana política!
O “constitucionalista” é PARTE DA MANOBRA DE PROPAGANDA. Nem constitucionalista é ou NUNCA pode dizer algo desse tipo nessa qualidade de “constitucionalista”.
IHIHIHIHIHIHHHHHHHH!
Novembro 4, 2009 at 12:13 am
A central de propaganda “não dorme”.
Não tem sono (…)
Novembro 4, 2009 at 12:19 am
Se os partidos da Oposição estiverem nessa disposição (claro!)basta passarem para o dita Opinião Pública (manipulada até ao tutano pelas bichas) que não há NENHUM sistema de ensino no mundo inteiro (com esse nome) que tenha algo parecido ou similar com estas cagadas todas destes 4,5 anos de diarreia intestinal ou cagada destes xuxas ou xixas.
Prontes.
Se os tipos vierem com desargumentos “ténicos”, basta consultarem o Umbigo, via o Guinote. É gratis e tudo.
Né?
Novembro 4, 2009 at 12:41 am
Será que vamos andar outro ano nesta dança? Já está tudo farto. Esta gente não nos toma a sério. Isto vai deixar marcas fortíssimas na educação e nos professores. Queremos lá saber se a solução vem da direita ou do centro ou da esquerda.
Vou é dormir e tentar esquecer isto por umas horas.
Novembro 4, 2009 at 12:43 am
#112. é uma versão linux, abrasileirada…scho que funciona a cachaça…
Novembro 4, 2009 at 12:46 am
«25, meu!, ainda não conhecia essa da voz doce das virgens, quais sereias açucaradas.
Malandrecos, esses tipos do comité central, empalhados a enganar virgens.»
Ó Fafe, então como vais daquela parte abaixo da cintura? Ouvi(mos)que já só usas para o xixi…
Novembro 4, 2009 at 1:14 am
«Porque até pode ser que as eleições não estejam assim tão distantes…»
PG
Isso ninguém sabe, mas sabemos todos que o PS e os lambe-botas que gravitam à sua volta vão tentar criar as condições para fazer passar a ideia de que, assim, não se pode governar.
O que significa em linguagem lacãoniana que o PS não sabe porque não quer governar em minoria. E, da mesma forma qu eo povão vota em candidatos condenados a penas de prisão, poderá muito naturalmente desejar outra maioria absoluta, não vá o país entrar em crise…