A declaração de ontem de Cavaco Silva foi bastante inábil. No fundo o PR ainda vive na ilusão de que esta classe política se rege por um qualquer código de valores reconhecível.
Não é isso que acontece. O que se está a passar entre nós é apenas a aplicação ao nosso território dos truques mais básicos usados pelo blairismo e que foram o pão nosso de cada dia na guerra política vivida nos states desde a campanha presidencial que levou Clinton ao poder.
Cavaco Silva é de outro tempo e ainda não se soube adaptar a estas novas práticas o que lhe poderá vir a merecer um lugar na nossa História, mas um lugar que não desejaria, a do primeiro Presidente não reeleito.
Hoje até o Provedor de Justiça surge a criticá-lo, o que é algo tão inédito como tudo o que se tem passado em torno das pseudo-escutas.
Neste momento, não fosse o PS comandado por alguém que mais do pragmático se sente possuído por uma qualquer aura providencial, já a questão governativa estava resolvida e, pelo caminho, a presidencial.
Se assumisse a sério a demonização que fez da Direita durante a campanha eleitoral, ressuscitando argumentos do PREC (curiosamente só o PCP se demarcou das comparações com o salazarismo e o Estado Novo, quiçá por tê-lo conhecido na carne muito mais do que estes neófitos) e o confronto com Belém, o PS só teria a ganhar congregando todas as forças da Esquerda numa coligação governamental maioritária que abriria caminho a uma candidatura presidencial ganhadora de Manuel Alegre ou outra figura passível de merecer o apoio pacífico de Bloco e PCP.
Para além disso, nas questões em que a fractura com o PSD e o CDS é maior (TGV, regionalização, apoios sociais, casamentos de pessoas do mesmo sexo), a convergência com bloquistas e comunistas é evidente. Mesmo se a mim me arrepiam opções como a alta velocidade e o retalhar regionalista de um país periférico de pequena dimensão, deixando-o vulnerável a caciquismos com estatuto supra-municipal.
Só que este PS, que na campanha tanto ergueu a bandeira da Esquerda, está refém das suas ligações a alguns sectores do mundo dos negócios e o patrão da CIP já fez os seus avisos. E é isso que atrapalha e baralha tudo porque há quem tenha um olho em Sócrates e outro em Cavaco, estando nós sem saber quem eles acham ser o burro e quem acham ser o cigano.
Optando por governar à Esquerda, o PS teria quase garantido o afastamento de Cavaco Silva da Presidência. Só que haverá outros interesses a entravar isso. Quiçá ao próprio PS seja mais interessante manter Cavaco Silva na situação de vulnerabilidade a que se remeteu ao não perceber que não são precisas escutas electrónicas para tudo se saber fora de um palácio onde, pelo uso de 20 anos, até as paredes devem ter amizades no Largo do Rato.
Setembro 30, 2009 at 7:42 pm
Excelente post, Paulo.
Assino por baixo.
Setembro 30, 2009 at 7:44 pm
Comentar o quê?
Tudo dito.
Assim não vale Paulo!
Setembro 30, 2009 at 7:48 pm
Nice work…políticos esquizofrénicos e acéfalos abundam muito por estas paragens…todavia e apesar de Cavaco não ser alguém de quem eu goste particularmente admiro-o por ter vindo de baixo… esforçou-se, trabalhou e estudou a sério -não comprou diplomas como o dito cujo-para obter o que hoje tem…e isso mesmo que não se goste do homem tem de se admirara…o outro sinceramente se morrer em vez de chorara vou defecar…
Setembro 30, 2009 at 7:55 pm
Acho que ambos (e seus muchachos) têm muitos rabos de palha. Daí tanta neblina, quase nevoeiro.
Setembro 30, 2009 at 8:06 pm
Com análises destas quem precisa de ligar para a SIC notícias ? (não é por acaso que os profs foram tão massacrados. Há de facto qualidade entre esta classe) Obrigada ao autor .
Setembro 30, 2009 at 8:09 pm
Penso que ontem, mais do que o PRESIDENTE Cavaco, falou o Homem.
Parece-me que ninguém o entendeu. Não há cão nem gato,(Câncios e cª) na blogosfera que não peça a cabeça do PR!
Ou entendi mal o seu discurso, ou estou muito enganada em relação ao PR.
Mas creio que o Paulo tem toda a razão qd escreve:
“o PR ainda vive na ilusão de que esta classe política se rege por um qualquer código de valores reconhecível.”
Setembro 30, 2009 at 8:11 pm
Uma belíssima visão do estado da política em Portugal.
Parabéns, Paulo, por este post 5*****.
Setembro 30, 2009 at 8:20 pm
http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/3227423.html
Outro post ilucidativo da “euforia” blogosférica com a crise institucional.
Retrato do país que temos.
Setembro 30, 2009 at 8:24 pm
Não concordo num ponto:penso q CS não se recandidatará.
Setembro 30, 2009 at 8:26 pm
Cavaco falou, mas nada disse. Ou, melhor, em vez de esclarecer apenas lançou mais confusão numa desesperada tentativa de se justificar!
Só lamentável!
Setembro 30, 2009 at 8:26 pm
#9,
Se isso acontecer, resulta directamente da desilusão sofrida por pensar que haveria verdadeiro respeito pela função de PR.
Não esqueçamos que por muitas mesuras que lhe façam, para os ministros e deputados do PS ele será sempre “o Cavaco”.
Se a Soares e Sampaio, ainda havia uma certa solidariedade de camaradas, com “o Cavaco” não há nada.
Setembro 30, 2009 at 8:26 pm
A ideia que com que fiquei ao ouvir o PR ao falar ontem ao país, foi que o manipulador é o próprio PR…
Após ouvir o que o PR disse ontem (29 de Setembro de 2009) fiquei envergonhado por ter um presidente como Cavaco Silva.
Que grande falta de objectividade e que completo facciosismo…
Será que o PR não tem noção do ridículo?
Setembro 30, 2009 at 8:30 pm
Sempre pensei que, após as eleições legislativas, se abriria uma janela de novas oportunidades.
Contudo, parece que a tão desejada brisa está a transformar-se numa corrente de ar ou, pior, num tornado.
Mas o povo é sereno.
Setembro 30, 2009 at 8:35 pm
Se o homem fosse gay ainda o respeitavam..assim está lixado…
Setembro 30, 2009 at 8:35 pm
isto:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403108
está-me a dar uma ideias…
Setembro 30, 2009 at 8:38 pm
A Presidência da República tem desde há quatro meses uma nova Direcção de Serviços de Informática, criada através de um decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros em Abril e promulgado pelo chefe de Estado no mês seguinte.
neste momento em sapo.pt
Setembro 30, 2009 at 8:40 pm
#15 maria prof estás a pensar o mesmo que eu? punha a leilão umas certas peças; o probelma é que ninguém as queria…
Setembro 30, 2009 at 8:41 pm
lol ainda há pouco disse q era desperdicio de energias…nem isso valem!
Setembro 30, 2009 at 8:43 pm
mas se ainda ganhássemos uma certa quantia para um jantar de nós todos, não valia a pena o esforço? só por isso…
Setembro 30, 2009 at 8:43 pm
Quanto ao respeito, Paulo, atravessamos uma época em que já não existe.O humanismo nas relações socias e mesmo na forma legislativa não existe.
Setembro 30, 2009 at 8:45 pm
com “algumas prendas” qualquer preço é lucro!
Setembro 30, 2009 at 8:46 pm
#20 zinha : concordo contigo plenamente…e com o Paulo , claro! Não foi só o provedor que fez comentários desses à declaração do PR, foram os comentadores todos, uns mais prudentes que outros, mas todos acharam isto e aquilo, quase (!!!) ninguém o defendeu, porque já tudo embarcou noutra dimensão…
Setembro 30, 2009 at 8:47 pm
É das coisas que mais me magoa…
Setembro 30, 2009 at 8:49 pm
#23 já leste o que escrevi em 16; ora o PR devia ter dito tufo preto no branco para calar certa gentinha, porque eu estou convencida que alguma coisa houve…
Setembro 30, 2009 at 8:57 pm
Claro que houve.
Setembro 30, 2009 at 8:58 pm
Olha olha ..vejam onde O sócas foi buscar a inspiração…pode ser que daqui a 10 anos lhe aconteça o mesmo…
O antigo Presidente do Peru, Alberto Fujimori, já condenado a 25 anos de prisão por violações de direitos humanos, foi hoje condenado a mais seis anos de prisão pelos crimes de corrupção e escutas ilegais.
O tribunal considerou o ex-chefe de Estado peruano culpado de autorizar escutas telefónicas e subornos a jornalistas, políticos e homens de negócios.
Fujimori foi sentenciado como co-autor de crimes de peculato doloso (uso indevido de fundos públicos), contra a administração pública (corrupção activa ou corrupção de funcionários) e violação do sigilo das comunicações.
O antigo governante confessou-se culpado destes crimes na passada segunda-feira.
Este foi o quarto julgamento de Fujimori por crimes de corrupção.
Setembro 30, 2009 at 9:01 pm
#26 achas? aqui varre-se tudo para debaixo do tapete…
Setembro 30, 2009 at 9:02 pm
Estes comentários (quase todos) reflectem o estado do nosso país: a caminhar para um estado de ditadura velada com um governo desastroso e prepotente, uns directores de Agrupamento ou escola não agrupada prepotentíssimos e uns cidadãos ingénuos, passivos e “ignorantes”. Que país!!!
Setembro 30, 2009 at 9:05 pm
#28 é muito possível que tenhas razão… eu também acho que as pessoas são apáticas e aceitam tudo o que acontece com muita facilidade e conformismo.
Setembro 30, 2009 at 9:08 pm
Faz falta um abanão de cidadania, de vivência democrática.Parece-me que as gerações pos-25A nem valor dão à liberdade que outros conquistaram.Há muita gente acomodada no seu canto.
Setembro 30, 2009 at 9:09 pm
#24
Renda, realmente foi pena Cavaco não ter dito tudo, mas tudo o que sabia. Se o tivesse feito não teria dado “”tiros nos pés”", que foi o que aconteceu.
O Nuno Rogeiro ainda foi quem mais o apoiou.
#21
mariaprof, o lucro seria para pagar o jantar dos umbiguistas, que nele quisessem participar.
#18
O que achas, Zinha??? Desta vez é que vinhas ao sul para festejar, não era????
Setembro 30, 2009 at 9:10 pm
#31 o pior é que não davam nada por essas prendas…
Setembro 30, 2009 at 9:13 pm
#30
Zinha, por aqui houve muito trabalho na conquista dessa LIBERDADE!!!!
Começou 6 anos antes do 25/04, em Maio. Sabes ao que me refiro???
Setembro 30, 2009 at 9:14 pm
Não .
Setembro 30, 2009 at 9:14 pm
Margarida, ainda festejaremos:)
Setembro 30, 2009 at 9:14 pm
Tens razão Renda eu estava a falar de um país com uma cultura milenar e super desenvolvido: o Peru…agora neste canto mais africano do
Setembro 30, 2009 at 9:15 pm
#31
Renda, podes crer que davam, quanto mais não seja para lhes fazerem…..e mais não digo!!!
Setembro 30, 2009 at 9:15 pm
que europeu onde a corrupção abunda e a máfia é rainha nunca irá a tribunal…
Setembro 30, 2009 at 9:17 pm
Zinha, espero bem que sim e aguardo esse dia com muita ansiedade…..lol lol lol
Setembro 30, 2009 at 9:18 pm
#37 estás muito inspirada…lol não tinha pensado por esse lado heheheeh por essa perspectiva, tens razão…
Setembro 30, 2009 at 9:23 pm
Concordo com a visão do Paulo. Há mais decência em Cavaco que na maioria dos outros políticos.
As reacções foram as esperadas: todos fingem que não entenderam o seu discurso, para que tudo continue sempre na mesma.
Mas não me parece que a sociedade portuguesa esteja tão adormecida. Há sempre alguns que vão construindo uma mudança. Demora tempo, mas a razão costuma prevalecer ( apesar de causar vítimas pelo caminho).
Nos EUA foram precisos 8 anos de Bush para haver a mudança que alguns queriam há tanto tempo.
Qto à coligação PS/BE/PCP dar origem a um presidente de esquerda, tenho as minhas dúvidas. Em Portugal, tem sido mais habitual pôr os ovos em cestos diferentes…
Setembro 30, 2009 at 9:25 pm
O texto do Paulo é um pote de bom senso que subscrevo, embora com reservas quanto a alguns aspectos, como a alta velocidade, que ainda não me iluminaram o neurónio menos gasto.
Seria fácil criticar Cavaco. A maioria dos comentadores, mesmo de direita, criticam-no. O que prova que não se pode confiar nos comentadores de direita… nem da esquerda… quando têm um PM e um governo que os satisfaz.
Com todos os seus defeitos, como a inabilidade política, p.e., penso que toda a gente confiaria a sua carteira a Cavaco. E aos outros?
Quando Presidente, Soares fez a vida negra a Cavaco, havendo nesse tempo críticas, mas também elogios.
Agora, caem quase todos como lobos em cima de Cavaco. Porque será?
Declaração de (des)interesses: nunca votei Cavaco.
Setembro 30, 2009 at 9:25 pm
Uma graça: acho que o Cavaco tem uma costela de Fafe.
É preciso saber lê-lo. Não costuma oferecer-nos a papa já mastigada.
Fafe, não te ofendas comigo.
Setembro 30, 2009 at 9:28 pm
o interessante é propagar-se com rapidez , apartir das TVs ( claro que também lêem o umbigo e até pressentem o que o Paulo pensa lol e copiam-no!) que vai ser difícil a reeleição… isso, quem sabe?
Setembro 30, 2009 at 9:28 pm
Estes políticos estão a dar cabo da democracia.
nas escolas a democracia já foi apagada, segundo eles, o sistema não servia, e criaram este modelo de gestão, que promove o compadrio e a competência na papelada.
Na política dão-se à palhaçada.
Com estes exemplos estão à espera de quê?
Setembro 30, 2009 at 9:29 pm
Ah! Esqueci-me! Mas talvez venha a votar!
Setembro 30, 2009 at 9:29 pm
#45 Mvaz o teu “boneco” é delicioso!!! …
Setembro 30, 2009 at 9:32 pm
#45
Compadrio nas escolas: muito mais do que aquilo que se pode pensar e de um modo…
Setembro 30, 2009 at 9:33 pm
(como é que se muda o avatar?)
Setembro 30, 2009 at 9:34 pm
basta mudares o email
Setembro 30, 2009 at 9:37 pm
não…
como se ESCOLHE o avatar?
Setembro 30, 2009 at 9:37 pm
Minhas senhoras e meus senhores, acabou o jogo do FCP , vou ver um nadinha de Tv… até amanhã…
Setembro 30, 2009 at 9:37 pm
#41
Qto à coligação PS/BE/PCP dar origem a um presidente de esquerda, tenho as minhas dúvidas. Em Portugal, tem sido mais habitual pôr os ovos em cestos diferentes…
Também acho.
Se bem que com Sócrates como PM, que não é propriamente de esquerda, o Cavaco terá dificuldades em ser reeleito.
Setembro 30, 2009 at 9:39 pm
#51
É necessário estar registada na WordPress.
Setembro 30, 2009 at 9:39 pm
#42 Intemporal
eu não lhe compraria um carro usado. Há pessoas que antes de enganarem os outros se convencem e se enganam a si próprios.
Setembro 30, 2009 at 9:41 pm
#49
acho que não é necessário (eu acho que não estou)
é por aqui
http://en.gravatar.com/
Setembro 30, 2009 at 9:43 pm
#54 Obrigada…
vou passar. afinal os PC´s têm certas “vulnerabilidades”. Não me apetece registar em mais sítio nenhum…
Setembro 30, 2009 at 9:46 pm
Nós professores já vimos e sentimos na pele o trabalho sujo, a manipulação a desonestidade intelectual deste PS! Para mim que até não tenho especial simpatia pelo Presidente este tem sido muito ingénuo e não conseguiu mostrar a armadilha que foi montada e como foi usado pelo PS e pelo PSD. Abaixo o Centrão!
A Ana Gomes no comentário que fez hoje foi tão ” paternalista e desrepeitosa” que só faltou dizer que o PR está com alzheimer…
Setembro 30, 2009 at 9:49 pm
#48
Põe reticências nisso Evelyne… … … … … …
Setembro 30, 2009 at 9:51 pm
#47 rendadebilros
obrigado
Setembro 30, 2009 at 9:59 pm
“No FUNDO o PR ainda vive na ilusão de que esta classe política se rege por um qualquer código de valores reconhecível.”
“Se isso acontecer (desistir de se recandidatar) resulta directamente da desilusão sofrida por pensar que haveria verdadeiro respeito pela função de PR.
Não esqueçamos que por muitas mesuras que lhe façam, para os ministros e deputados do PS ele será sempre “o Cavaco”.
Se a Soares e Sampaio, ainda havia uma certa solidariedade de camaradas, com “o Cavaco” não há nada.”
Concordo. Sempre se disse que o melhor presidente para o pêsse e JS no governo seria Cavaco Silva. Por puro interesse.
E tem-o sido.
No caso “Açores” percebeu-se que o PR pensaria que o respeitavam, daí a sua resposta exagerada, estranha e confusa.
Desta vez passou-se o mesmo. Os tipos conhecendo-o, utilizaram-o na campanha eleitoral para, tal como tinham previamente prometido ele vir a jogo como tática/estratégia de lixar o PSD. Ele para dar o exemplo de isenção aos olhos socretínius, lixa o PSD nas eleições legislativas.
O staff de assessores políticos do PR só pode ser uma nódoa!
Mas sobre este tema não vou embarcar no jogo do Sokas, vertido em depoiamentos de outros personagens da nossa “praça”.
É cada um … !
Setembro 30, 2009 at 10:06 pm
#41 reb
Creio entender o que sentes por CS.
Os homens-sombra
Enquanto Sócrates conta no seu séquito não público com um ex-comissário europeu, António Vitorino, conhecedor das artes de Maquiável, Sun-Tzu e outros, já com longa experiência em viver em ninhos de víbora ao mais alto nível…
Sem esquecer o ex-MDLP, ex-convertido à democracia, ex-PSD, ex-Bastonário da Ordem dos Advogados, consultor de sucesso em contratos opacos do Estado, José Miguel Júdice.
Um ex-MES convertido aos encantos do neoliberalismo económico (capitalismo e imperialismo, for short), rendido aos méritos das soluções da conflitualidade social constantes no manual de “Organização Política e Administrativa da Nação”, como Augusto Santos Silva
e muitas outras figuras de igual quilate
Cavaco Silva, quem o aconselha?
Parece-me um homem só…
Setembro 30, 2009 at 10:09 pm
“Não é por acaso que Sócrates dizia há minutos em Alcabideche que está empenhado em manter a cooperação institucional com Belém.”
Claro, para continuar a lixá-lo!
Ele não vai sujar as mãos. Manda os capangas avançar e sabe que, por jogo escandalosamente interesseiro, outros “amavelmente” o farão poe ele e pelo seu gangue. A Louçã já aí está em plena luz do dia, em todo o seu esplendor, a fazer mais um número, do “acordo coligatório” dos interesses.
Setembro 30, 2009 at 10:11 pm
Mvaz (55)
Suponho q
Setembro 30, 2009 at 10:11 pm
#46
É que são mesmo “depoiamentos”.
Setembro 30, 2009 at 10:15 pm
“Cavaco Silva, quem o aconselha?” – 62
Tem um staff de m****!
Então para se defender de ataques de lacraus, como alguns dos que referes (…)
Setembro 30, 2009 at 10:18 pm
Mvaz (55)
Suponho que Cavaco é homem de aguentar os seus carros enquanto andarem. Seria má compra.
Que a sua ingenuidade permitiu a aproximação de má gente, isso é verdade.
Agora, Mvaz, se ele tivesse qualquer coisa em que se lhe pudesse tocar, massacravam-no. Com o desprezo que ele tem pela mediocridade e, portanto, por grande parte dos políticos, já estaria politicamente enterrado.
Setembro 30, 2009 at 10:19 pm
#61
É que são mesmo “depoiamentos”.
Enganei-me no númbaro! Puerra
Setembro 30, 2009 at 10:25 pm
Paulo,
Tás tramado! Com este talento para a análise política ainda…
Abraço
Setembro 30, 2009 at 10:30 pm
#66 Anahenriques
Mas já tem idade para ter juntado um bom staff e amigos de confiança.
Confesso que não simpatizo muito com CS, e ainda menos por ter encolhido os ombros a manifestações gigantescas dos professores, nem ai nem ui.
Não viu um grupo profissional, que é a base da identidade nacional, ser humilhado por um governo? Não viu nenhum perigo para a escola pública? Nem para a identidade nacional?
Setembro 30, 2009 at 10:37 pm
Depois do ataque à Educação estão a minar e a corromper a justiça – eu já avisei…:
Juízes perdem confiança no Conselho Superior de Magistratura
A suspensão da classificação do magistrado Rui Teixeira, na sequência do processo de pedofilia na Casa Pia, é avaliada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses como “inédita e surpreendente”.
Lusa
16:21 Quarta-feira, 30 de Set de 2009
http://aeiou.expresso.pt/juizes-perdem-confianca-no-conselho-superior-de-magistratura=f538809
Setembro 30, 2009 at 10:41 pm
Aconselho as seguintes leituras:
A vontade socratina de «cortar o mal [Cavaco] pela raiz»
(…) Está aberto o confronto entre o Presidente da República e o líder do partido mais votado, com 36,6%, das eleições para a Assembleia da República. À denúncia dura do Presidente, o PS responde com a violência verbal desrespeitosa. Tal como à «cooperação estratégica» de Cavaco, Sócrates contrapôs a subordinação estratégica do Presidente. A expressão «cortar o mal pela raiz», veiculada por Silva Pereira, confirma a vontade socialista de arrancar Cavaco Silva da Presidência da República. Cavaco é o último obstáculo entre Sócrates e o poder absoluto e tem, assim, de ser decepado.
Pós-Texto (16:42 de 30-9-2009):
O João Martins no atento Blogue do João explora melhor este assunto da presumida confirmação pelo PSD de que assessores do Presidente da República colaboraram na elaboração do programa do PSD, por causa do radar de notícias do seu sítio, mencionar a notícia do Semanário de 7-8-2009, plantada por agentes socratinos.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/vontade-socratina-de-cortar-o-mal.html
Setembro 30, 2009 at 10:43 pm
O primeiro ataque foi do PS socratino .
«Homens fortes do PS falam em interferência na campanha
Socialistas próximos de José Sócrates lançam forte ataque a Cavaco Silva
15.08.2009 – 09h07 Filomena Fontes
Público, 15-8-2009»
É verdade, ou não, que foi o PS a abrir as hostilidades sobre o Presidente da República quando em 15 de Agosto de 2009 (três dias antes do Público, em 18-8-2009, e no dia seguinte, desenterrar o caso «velho de 17 meses» da conversa com um assessor da Presidência), no Público, os seus dirigentes e deputados José Junqueiro, Vitalino Canas, Vítor Baptista e Vítor Ramalho – e depois António Vitorino – atacaram a Presidência da República?
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/o-primeiro-ataque-foi-do-ps-socratino.html
Setembro 30, 2009 at 10:44 pm
A ofensiva socratina para vergar Portas a viabilizar o Governo socialista .
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/ofensiva-socratina-para-vergar-portas.html
Setembro 30, 2009 at 10:48 pm
O fascismo está ai: sim o PR foi escutado!, sim o sistema informático da Presidência está “infectado” com Cavalos de Troia!, não abram os olhos que não é preciso:
Responsabilização do Conselho de Fiscalização do SIRP
(…) Algumas dúvidas sobre o Conselho de Fiscalização justificam uma resposta urgente:
a) Se não é de esperar novidade dos membros do PS neste órgão de fiscalização do SIRP, pelo menos, importa conhecer a posição da Prof. Teresa Morais relativamente ao desprezo público votado, pelo presidente do órgão que integra, ao Presidente da República;
b) Interessa também saber em concreto o que o Conselho tem verificado e obtido, em concreto (e não apenas declarações de circunstância a desprezar denúncias precisas), a respeito da insegurança na Presidência da República e sobre as notícias vastas e precisas de vigilância, perseguição, escuta e instrusão, apontadas a serviços de informação, e outros departamentos de investigação sem competência legal para o realizar, e o que tem feito, a esse respeito, no domínio da protecção dos «direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos» e das «competências específicas» cometidas ao Conselho de Fiscalização.
c) Finalmente, se a Dra. Teresa Morais concorda com o rumo do Conselho de Fiscalização e dos Serviços que tutela. E se não concorda, o que dirá e fará.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/responsabilizacao-do-conselho-de.html
Setembro 30, 2009 at 10:49 pm
Também concordo em absoluto com o excelente tópico do Paulo Guinote. Admirado e atónito tenho andado eu com as atoardas da maioria dos comentadores nacionais. Já estou como o Alberto da Madeira: “o país endoidou…”. Ouvi a dclaração do Presidente da República e compreendi-a muito bem. O que acho lamentável é este desviar de atenções no modo e não no conteúdo das declarações presidenciais. Mais atónito ainda fico quando ouço hoje no telejornal o senhor Tribolet da FCT afirmar ter ficado admirado com as admirações de Cavaco em relação à vulnerabilidade da informática…mas enfim, condena-se a admiração e não se condena quem fez a marosca. Condena-se Cavaco mas esquece-se o acto do DN em ter publicado algo que é crime. Admirado fico eu com esta atitude quse maioritária dos opinadores portugueses em relação ao chico-espertismo e às falácias argumentativas. Diz Paulo Guinote e, muito bem, que “Cavaco foi inábil por acreditar que a classe política ainda se rege por valores…” o que eu ainda acrescento que não é só a classe política mas uma parte substancial das elites portuguesas já não se regem por esses valores!
Resultado:
Sócrates internamente afasta a família Soares e Manuel Alegre em termos políticos!
Sócrates fecha a Universidade onde supostamente se diz que tira uma licenciatura muito polémica!
Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz são afastados da TVI. Vasco Polido Valente demite-se.
José Manuel Fernandes do Público afasta-se!
Cavaco entalado com o caso das “escutas”!
E por último aparece novamente o caso dos submarinos, curiosamente quando estão relacionados com o único político qu em termos eleitorais poderá fazer frente a Sócrates.
Concluindo: todos aqueles que faziam frente ao primeiro ministro e eram incómodos para ele são silênciados e colocados em causa. O Timming é muito esclarecedor.
Mas isto sou eu que “ando a delirar”!
Setembro 30, 2009 at 10:49 pm
Sei do que falo…
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009
O mito da bala de prata na guerra da informação
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/o-mito-da-bala-de-prata-na-guerra-da.html
Setembro 30, 2009 at 10:56 pm
2ª Feira “esta República” fará 100 anos!!! É curioso não é?
Setembro 30, 2009 at 10:59 pm
#76
Até acho que há grandes interesses económicos a fazer estes favores a Sócrates! Mas isto sou eu a delirar…
Setembro 30, 2009 at 11:01 pm
« Preso por ter cão, preso por o não ter”. O Presidente se tivesse esclarecido os portugueses no momento oportuno (a mais de um ano das eleições legislativas), nada de mal viria ao pequeno mundo de intriguinhas palacianas em que vivemos.
Se o Presidente tivesse esclarecido o País quando saíu a “notícia” dos emails no DN e dito que havia vulnerabilidades nos sistemas electrónicos da Presidência, então teria sido acusado pelo PS de estar a dar uma ajuda ao PSD em plena campanha eleitoral. Como se manteve em silêncio, acabou na prática por dar uma ajudinha política ao Eng. Sócrates. Jogada magistral do PS que talvez lhe tenha valido ter sido até o partido mais votado!
Vem isto a propósito da necessidade de “escutarmos” a história política dos últimos cem anos das democracias ocidentais.
Nos regimes monárquicos constitucionais como os do Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Espanha, Holanda, Bélgica, Japão, Austrália, Canadá, nunca o Chefe do Estado foi acusado de partidarismo, ou se levantaram suspeitas de que serviços secretos andavam a armar-se em espiões partidários.
É preciso irmos às repúblicas dos EUA (Nixon), França (Chirac) ou ao Portugal de hoje, – já sem falar na Itália ou na Grécia por uma simples questão de decoro, – para confirmarmos, mais uma vez, que a natureza da própria República acaba sempre, mais tarde ou mais cedo, neste espectáculo lamentável a que estamos a assistir.
Nas Monarquias constitucionais contemporâneas, o Chefe do Estado – a Coroa – é o garante do suprapartidarismo do Poder Judicial, das Forças Armadas e da Independência Nacional.
Em República as “secretas” andam quase sempre ao deus dará. Umas vezes só nas mãos do Chefe do Estado, outras sob a alçada do Governo da altura…. por entre os “mixericos” partidários de quem irá ser o próximo Presidente…
Mas alguém tinha dúvidas que iam começar mal as comemorações do tal “centenário” da república? »
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3235213.html
Setembro 30, 2009 at 11:04 pm
# 79
Também..também! Não é delirio não…”Ordem do Avental” a quanto obrigas…será?
Setembro 30, 2009 at 11:05 pm
AntiRousseau mais um bocadinho e até começas a convencer-me mesmo que a monarquia é a opção…
Setembro 30, 2009 at 11:09 pm
# 82
Eheheeh…olha que…sabe-se lá?
Apenas registo a coincidencia de que a poucos dias das comemorações do centenário da República, assistimos a uma cena destas! Enfim…
Setembro 30, 2009 at 11:18 pm
« Sem rei nem roque
Foi um espectáculo confrangedor ontem à noite assistir às declarações do Chefe de Estado: afinal as suas tão aguardadas palavras pouco mais revelaram do que um homem acossado pela intriga que grassa entre os órgãos de soberania e de estados d’alma pouco dignos do mais alto magistrado da nação. Depois, já enterrado no sofá, foi assistir atónito à intervenção do ministro Pedro Silva Pereira, em autêntica pose de estadista, ripostar com invulgar dureza e numa arrogância quase elegante a pública birra de Cavaco Silva.
O que vem à tona com isto tudo é a materialização dum negro pesadelo: uma nação pobre e decadente a hipotecar o seu presente com uma baixa e irresponsável guerrilha política protagonizada pelos principais órgãos de soberania nacionais: uma crise sistémica sem solução à vista. Sem dúvida o panorama ideal para o regime celebrar o seu centenário.
Publicada por João Távora em Quarta-feira, Setembro 30, 2009 »
Aqui: http://centenario-republica.blogspot.com/2009/09/sem-rei-nem-roque.html
Setembro 30, 2009 at 11:21 pm
« Devorismo institucional
O actual descalabro inter-institucional, torna agora a república mais nítida aos olhos dos portugueses.
No passado Domingo, Cavaco foi votar, foi tomar partido. Conhecendo a personalidade, sabemos em quem votou e porque o fez, aliás no seu pleno direito. Soares fez o mesmo, assim como Sampaio. Cada um deles vota e escolhe o partido dos seus, aquele que o alçou à magistratura e lhe fornece os necessários e muito numerosos assistentes que o coadjuvam nas funções.
O actual residente de Belém confirmou tudo aquilo que a controvérsia lhe aponta. Manifesta a suposição de insegurança, ao ter encontros com gente que lhe garanta a blindagem do seu equipamento electrónico, seja ele qual for. Não desmentiu categoricamente as palavras proferidas pelo sr. Lima – que falou “em nome do presidente” .e apontou o dedo ao partido do governo.
A república é isto e fatalmente iremos conhecer de forma desabrida, o mesmo tipo de conflitos que sujaram durante mais de uma década, a necessária decência que não existiu, por exemplo, entre Mitterrand e os governos eleitos pela direita francesa. Os portugueses não estão habituados a este tipo de esquemas palacianos e pelo contrário, desprezam-nos visceralmente. A imagem que ficou no imaginário popular, foi aquela deixada pela imparcial – por vezes salomónica – Monarquia.
Ainda que de uma forma sofrível, Soares soube disfarçar a hostilidade que votava ao seu 1º ministro Cavaco Silva. Sampaio foi aquilo que se sabe. Cavaco, sendo de direita, não beneficiará daquela condescendência outrora votada aos seus antecessores, bem protegidos por um complexo emaranhado de interesses e lugares cativos de um controleirismo bastante evidente. Os velhos complexos de esquerda que atingem bem fundo uma sociedade incrédula, pouco interessada e sobretudo irresponsável, sempre deixou passar incólumes, as atitudes que deslustraram, rebaixando-as, as funções presidenciais. Episódios vergonhosos de desrespeito presidencial pela parcimónia na despesa, o claro pendor para o nefando “amiguismo” de vários contornos, o descarado favoritismo partidário e outras aleivosias mais, sempre beneficiaram da passagem da esponja progressista que tudo rapidamente fazia esquecer.
A partir desta noite, Cavaco não parecerá tão diferente daqueles que substituiu e nem poderia ser de outra forma. É assim que se faz a política da partidocracia levada até às suas últimas consequências, neste caso, a própria chefia do Estado que a população devia olhar como instância suprema, independente e digna reserva moral da nação.
Assim sendo, A. Cavaco Silva dará posse a um governo no qual não confia e contra o qual decerto – muito legitimamente, segundo o seu ponto de vista ou interesse – erguerá defesas. Tendo querido ter a absoluta certeza da consumação eleitoral do fim da maioria absoluta, sente-se mais seguro para rapidamente passar a um ensaio geral para uma não muito longínqua tentativa de mudança do regime: a 4ª república, ou seja, ele.
A partir de hoje, os portugueses acordam para uma realidade pela maioria desconhecida, ou envergonhadamente ignorada.
Sabemos bem o que a Monarquia vale e do que é capaz e a prova encontra-se patente em todos os Estados – exactamente os mais progressivos – da Europa de que fazemos parte.
Publicada por Nuno Castelo-Branco
AQUI: http://centenario-republica.blogspot.com/2009/09/devorismo-institucional.html
Setembro 30, 2009 at 11:31 pm
O fascismo está ai – só não vê quem não quer…:
“(…) A expressão «cortar o mal pela raiz», veiculada por Silva Pereira, confirma a vontade socialista de arrancar Cavaco Silva da Presidência da República. Cavaco é o último obstáculo entre Sócrates e o poder absoluto e tem, assim, de ser decepado. (…)”
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/vontade-socratina-de-cortar-o-mal.html
Setembro 30, 2009 at 11:34 pm
“Dá-lhe ideias, dá!”
http://videos.sapo.pt/yAyiNpIzIUW4gAwt8tuO
Setembro 30, 2009 at 11:45 pm
“INSTABILIDADE”
Repare-se que, apesar da ter ganho as eleições, o PS parece interessado em criar um novo mito (depois do famoso da “campanha negra”), o da instabilidade a pretexto do Chefe do Estado. Nestas coisas convém sempre prestar atenção aos mais primitivos e não a sofisticados como Silva Pereira ou S. S. Por exemplo, Vítor Ramalho, o bonzo do partido junto do INATEL, usou directamente o termo aplicando-o a Cavaco. O PR – de acordo com esta brutal pitonisa tão acarinhada por Mário Crespo – é um foco de instabilidade. Ora na autoritária cabeça do admirável líder dificilmente cabe a ideia de maioria relativa. Também não é por acaso que, à esquerda do PS (o “caso” Garcia Pereira é sempre especial), toda a gente dá gás à “onda” anti-Cavaco. Esta hubris vem bem lá de trás, ou seja, desde a humilhação de Soares e do milhão de votos de Alegre. O PS precisa, como de pão para a boca, de um PR diminuído. E não ignora como a “esquerda” nunca estimou Cavaco. Não sabemos qual é o “caderno de encargos” que o Presidente irá apresentar a Sócrates, o secretário-geral do PS e não o 1º ministro. A irritação deste Sócrates pós-eleitoral e minoritário é que ele também não sabe. “Instabilidade”, no jargão do admirável líder e da sua não menos admirável a autoritária cabeça, quer dizer exactamente isso.
http://www.portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/09/instabilidade.html
Setembro 30, 2009 at 11:48 pm
Caro Paulo Guinote,
sem tempo para fazer um comentário que este post exige,deixo um comentário que aqui deixei ontem a propósito deste tema.
Vou tentar fazer uma descrição abreviada dos factos que estão por detrás desta situação, abstendo-me de fazer os comentários e as questões que me atormentam.
1. Cavaco, após o caso dos Açores e da sua misteriosa comunicação ao país, perde a confiança no governo e deixa cair a ideia de cooperação estratégica.
2. Em Abril de 2008, o homem de confiança do Presidente, e segundo o e-mail a mando do Presidente, marca um encontro com um jornalista do jornal Público e “planta” uma notícia de suspeição de vigilância do governo à presidência, entregando um dossier sobre um assessor do 1ºministro e montando uma história de vigilância de forma a consubstanciar as tais suspeitas.
3. A 23 de Abril de 2008, o jornalista do Público contacta outro jornalista que está na Madeira, pede-lhe que investigue a situação e, segundo o e-mail, chega à conclusão que a história não tem fundamento.
4. Em princípios de Agosto de 2009, surgem notícias, na comunicação social, que assessores de Belém participaram na elaboração do programa do PSD e alguns deputados do Partido Socialista pedem esclarecimentos a Belém.
5. O Presidente fica incomodado com estas notícias e não percebe como vem a público essa participação dos assessores no programa do PSD e permite que, através das suas fontes anónimas, a comunicação social seja “informada” das suspeitas de vigilância que a Presidência tem.
6. A 18 de Agosto de 2009, sai uma notícia no Jornal Público que a Presidência suspeita que está a ser vigiada pelo governo.
7. O Presidente não desmente a notícia e permite que o caso seja alimentado e aproveitado politicamente pelo PSD e pelo tema da asfixia democrática.
8. O Público, no dia a seguir, faz uma notícia com as suspeitas que tinham sido levantadas pelo homem de confiança do Presidente quanto ao tal assessor na viajem à Madeira e que o próprio Público já tinha confirmado serem infundadas.
9. Em plena campanha eleitoral, Francisco Louça acusa que Fernando Lima, o tal homem da confiança de Cavaco, está por detrás das notícias das suspeitas,
10. O Provedor do Público escreve que o jornal Público deu, no caso das suspeitas de vigilância, notícias infundadas e põe em causa as fontes que os jornalistas invocam.
11. Um e-mail interno do Público é publicado no Diário de Notícias onde é revelado os pormenores de como, há 17 meses atrás, Fernando Lima tentou “plantar” uma notícia de suspeitas de vigilância à Presidência.
12. O Director do Público acusa o SIS de interceptarem correspondência interna do seu jornal.
13. O Presidente recusa comentar o e-mail exposto no Diário de Notícias, mas dá a entender que há problemas de segurança.
14. Manuela Ferreira Leite usa as palavras do Director do Público e reforça a ideia de asfixia democrática com as suspeitas de escutas que o SIS faz a alguns jornais.
15. Na mesma noite, o director do Público, confrontado com os resultados públicos de uma auditoria interna aos sistemas informáticos, informa que o e-mail não foi interceptado por fontes externas e nega o envolvimento do SIS.
16. O provedor do Público escreve novamente e insinua que o jornal Público tem uma agenda oculta para prejudicar o governo e beneficiar o PSD.
17. Um deputado do PS, com base no desmentido do próprio director do Público, exige um pedido de desculpas de alguns dirigentes do PSD que insinuaram que o SIS estava a mando do governo a fazer escutas à comunicação social.
18. Cavaco Silva afasta Fernando Lima da assessoria para a comunicação social.
19. Cavaco fala ao país e diz que nunca teve suspeitas de escutas e que Fernando Lima não fala pelo seu nome e que tudo o que se passou não foi mais do que uma manipulação do Partido Socialista para colar o Presidente ao PSD.
20. Pedro Silva Pereira, falando em nome do governo e do PS, desmente ponto por ponto as acusações de manipulação do Presidente da República e sugere que o mal tem de ser resolvido pela raiz.
21.
Tirem as vossa próprias conclusões… e escrevam vocês o ponto 21…
Outubro 1, 2009 at 12:01 am
Tenho a noção que Cavaco, o homem frio, racional e distante, perdeu o controlo.
A subtil frase “Mesmo que isso lhe possa causar custos pessoais”, denota que Cavaco declarou guerra a José Sócrates dispensando uma eventual 2ª candidatura presidencial.
Há em Cavaco a percepção que tem pela frente um homem extremamente perigoso que não se pode confiar: José Sócrates. Dai a abertura das hostilidades que consequentemente levará uma escalada de guerrilha entre Belém e S. Bento. Neste momento CS sente que foi enganado e esmagar Sócrates será o objectivo principal que o norteará até final do seu mandato.
O PS estremeceu uma vez que não esperava tal reacção e porque sabe que Cavaco poderá causar a Sócrates graves danos colaterais.
Temos uma guerra de instituições que fragilizará o País.
Cavaco assinou ontem a sua sentença de morte, mas arrastará Sócrates para o abismo
É triste a realidade deste País à beira da falência.
Outubro 1, 2009 at 12:13 am
#90
Concordo!
Desejo é que as consequências não sejam tão graves.
O meu receio é de que, agora que a falta de escrúpulos é total e de vergonha também, tudo seja possível! Realmente sinto que todos os limites foram ultrapassados nunca como agora os fins justificam os meios!
Outubro 1, 2009 at 12:25 am
Mas, vá lá saber-se porquê, Cavaco Silva foi sempre tratado como se tivesse capacidades invulgares e um pensamento brilhante. À esquerda e à direita, o País elogiou-lhe méritos de monta e amiúde reviu-se naquele ar distante, quase sebastiânico. Os silêncios e vãs reflexões mereceram enternecedoras e laudatórias referências, na tentativa de lhe adivinhar uma genialidade escondida. O PSD, de resto, ainda suspira pelo seu afecto e carícias e amua quando não os tem.
Muitos discursos lidos e ouvidos e confesso-me incapaz – defeito meu, certamente – de descobrir nas palavras do Presidente da República um desígnio, um sobressalto cívico ou um olhar verdadeiramente redentor sobre o País. Cavaco, Primeiro-Ministro e Presidente da República, é um esforçado português, mediano de qualidades, saberes e capacidades, sem virtude nem alento que nos livrem da morrinha.
Agora, a sua declaração ao País sobre o chamado “caso das escutas” torna-o definitivamente mortal aos olhos de quem o julgava com dotes divinos. Atira a pedra e esconde a mão. Lança novas interpretações e mistérios. Não confirma nem desmente coisa nenhuma, antes pelo contrário: junta ainda mais suspeitas às teses conspirativas e mais lama à chafurdice. Já tínhamos pântano, disfarçado de cinismo e hipocrisia institucional. Agora temos, com uma clareza meridional, a fractura exposta da nossa vulgaridade.
Outubro 1, 2009 at 12:43 am
#89,
Se não tivesse escrito esses 20 pontos eu era capaz de não me lembrar das coisas.
Pronto, agora que a compilação está feira, tem opinião própria para além dos factos descritos, ou não?
Discorda do que escrevi, não ou talvez?
Outubro 1, 2009 at 12:48 am
Sacanas sem ética
Uma guerra politica que usa jornais como armamento: o Público para atacar o PS e o DN para defender o PS e atacar Belém/PSD. Ficou revelado que também o jornalismo está inquinado, e os jornalistas são permeáveis à imoralidade deontológica de uma entourage de políticos energúmenos que só estão a defender os seus superiores interesses pessoais.
E o povo rumina as dificuldades sem vislumbrar um alivio do seu sofrimento no horizonte…
Outubro 1, 2009 at 1:12 am
Paulo, desculparás, mas caracterizar a regionalização de Portugal como um “retalhar regionalista de um país periférico de pequena dimensão, deixando-o vulnerável a caciquismos com estatuto supra-municipal” é o caminho que temos seguido ao longo dos anos. Vê o que temos conseguido com a centralidade desta nossa pequena dimensão periférica. Neste ponto, não posso discordar mais, ainda que conheça bem os receios atávicos que Portugal sempre sabe engendrar sobre si mesmo. Há que desconfiar de tudo e todos. Vê o que essa atitude tem feito pelos professores. Um abraço.
Outubro 1, 2009 at 1:33 am
Rui #95
Na minha opinião a regionalização apenas irá oficializar e multiplicar aquilo que já existe. Será machadada final na já pouca soberania que nos resta! E a “União Europeia” e todos os federalistas agradecem.
Outubro 1, 2009 at 1:38 am
Efectivamente MAT é uma pessoa informada. E os factos são tão claros que falam por si. o Sr Presidente pensou que um homem atacado por todos os partidos, pelos Sindicatos mais poderosos, com insinuações não comprovadas…e mais um empurrãozinho dele , era um homem morto. Mas esqueceu que o povo não é assim tão estúpido e, no meio da tempestade, percebeu o essencial. Não falo em quem se absteve, porque é a atitude de quem está bem de qualquer forma.E Sócrates venceu, deixemo-nos de querer fazer manipulações aritméticas, em tudo o primeiro é o vencedor, o resto são histórias. E Cavaco desabou! O homem estava nervoso, com a boca seca…confrangedor. Não tem estatura de homem de estado, se eu tinha alguma dúvida fiquei completamente esclarecida.
Outubro 1, 2009 at 1:40 am
Cavaco está senil e, como sempre, acha-se acima do jogo político. Fazer-se de virgem ofendida, depois do claro envolvimento da sua Casa Civil, não podia vir mais a despropósito neste momento.
Outubro 1, 2009 at 2:02 am
As declarações de cavaco nunca são o supra-sumo da habilidade, por isso, não considero as de ontem particularmente inábeis.
De resto, concordo com o perfil que traça, a Cavaco.
Quanto a possíveis entendimentos do PS à esquerda, no que se refere à CDU, tenho muitas dúvidas, há muito de Cavaco em Jerónimo, em termos de “ingenuidade” e honestidade. Era uma união de facto, condenada ao fracasso. Tal como com o PSD. A Sócrates resta-lhe virar-se para os outros dois patos bravos. A não ser que Sócrates ache que tira dividendos, em futura eleição, de uniões de facto muito curtas.
#90
“Cavaco assinou ontem a sua sentença de morte”
Cavaco (ontem) só disse que já percebeu as regras deste jogo, não disse (ainda) se o vai jogar. Acho que há em Cavaco a esperança de (agora que ele conhece as regras) Sócrates se borrar de medo e já não querer jogar. Se Sócrates for a jogo, aí sim, pelo menos um deles, “morre”. Aguardemos.
Outubro 1, 2009 at 2:16 am
#97
“Efectivamente MAT é uma pessoa informada.”
De acordo. Podia trabalhar para a NASA. [Vou esclarecer que “ele” pode não perceber – Calma MAT, isto não é um elogio.]
“E os factos são tão claros que falam por si.”
Em total desacordo. Quais factos? Quantos não-factos há no meio dos “factos”?
“E Cavaco desabou! O homem estava nervoso, com a boca seca…confrangedor. Não tem estatura de homem de estado, se eu tinha alguma dúvida fiquei completamente esclarecida.”
Parcialmente de acordo. Se as declarações de ontem fossem do general Eanes, antes de terem sido concluídas, já o Sousa estava no aeroporto, com a sua malinha de cartão e as cuequinhas a apertarem, mas Cavaco não é o general Eanes. No entanto, também não o considero nenhum cobarde. Repito: aguardemos.
Outubro 1, 2009 at 2:48 am
#99, Apache,
“Cavaco (ontem) só disse que já percebeu as regras deste jogo, não disse (ainda) se o vai jogar.”
Está bem apanhada esta ideia.
Outubro 1, 2009 at 9:00 am
Interessante observação de Apache, que me parece complementar bem o texto de Paulo.
Estamos no fim da época das metáforas. Começou o jogo a sério.
Outubro 1, 2009 at 2:25 pm
“Cavaco (ontem) só disse que já percebeu as regras deste jogo, não disse (ainda) se o vai jogar.”
Muito bem, Apache.
CS avisou que percebeu as regras do jogo!
Aliás a formação e praxis de um psicólogo clínico de formação sistémica, terapeuta familiar e comunitário, é o de fazer inferências/colocar hipóteses e testá-las em setting terapeutico, sobre os “jogos” dos diversos membros sob a forma de comunicação nas valências verbais e não verbais. Sobre as regras do jogo familiar ou outro pode, em determinados momentos, em termos de técnica, utilizar algo do género “Eu sei quais são as regras deste jogo” (explicitando-as!). Deste jogo disfuncional.
Outubro 1, 2009 at 2:32 pm
“Cavaco (ontem) só disse que já percebeu as regras deste jogo, não disse (ainda) se o vai jogar.”
“Jogar o jogo” é sempre um risco para um terapeuta, mas fá-lo tacticamente. Daí que em terapias de grupo nunca um terapeuta funciona sozinho. Tem vários co-terapeutas. É uma equipa!
Meta comunicação …!
Outubro 1, 2009 at 11:20 pm
Quanto a mim, acho que Cavaco é o burro, Sócrates é o cigano. De tanto andar com um olho no burro, outro no cigano, a nação vai perdendo a capacidade de focar e de ver mais longe, «emburrecida» por esta visão estrábica. Este clima de intriga palaciana só pode interessar à Rede Globo, como argumento para mais uma telenovela. Quanto ao caso das escutas, parece-me pretencioso que Cavaco julgue que está a ser «escutado»! Primeiro, porque quando deveria falar, ele cala-se. Segundo, quando deveria estar calado, não diz nada que se aproveite! Acho que o senhor presidente deveria inaugurar um novo estilo de comunicação – via SMS – dirigida somente aos interlocutores certos, já que a nação não percebe patavina do que ele vai dizendo e só o tolera pela estrema habilidade que ele demonstra …a comer bolo-rei!
Outubro 1, 2009 at 11:44 pm
#95,
A regionalização terá sempre a minha empenhada oposição. Depois poderei explicar melhor.
#105,
Pois…