Atenção à zona que eu destaco a vermelho, uma espécie de disclaimer dos autores da sondagem, a dizer que os critérios que usaram para seleccionar a amostra e tratá-la são apenas uma das hipótese. A ficha técnica, bem explicadinha, está aqui. Só falta dizer – supondo-se que sim – que a amostra é a mesma da sondagem anterior para esta.
Quanto aos resultados, acho que está tudo com dantes no quartel de Abrantes. Mas eu tendo a ser assim não prognosticar apenas com base nas estatísticas dos especialistas.
Mas acredito que estes resultados, mais ou menos 3.5% para os partidos grandes, mais ou menos 2-3% para os médios, não são propriamente de espantar.

Setembro 17, 2009 at 7:18 pm
Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!
Setembro 17, 2009 at 7:23 pm
Começo a creditar que este xuxa vai ganhar…e a minha razão é esta: onde vão votar os chulos, put…, mongodependentes de subsídios, estudantes que querem facilidades, xuxas que querem os empregos, gays, lésbicas, travestis, banqueiros, empreiteiros, directores de escolas, professores titulares, assessores, etc….?
responda quem souber….
Setembro 17, 2009 at 7:29 pm
Fizemos uma sondagem no meu prédio. por voto secreto e o PS obtinha 4% dos votos.
Setembro 17, 2009 at 7:30 pm
Buli
Professores titulares creio que não! Estás a ser um bocado injusto. Eu não sou titular e na minha escola a esmagadora maioria deles vai votar contra o PS.
Setembro 17, 2009 at 7:31 pm
http://ruadopatrocinio.wordpress.com/2009/09/12/sondagens/
Setembro 17, 2009 at 7:32 pm
Pedro devia ter mencionado titulares adesivos….
http://bulimunda.wordpress.com/2009/09/17/entrevista-possivel-a-vida-minha-grande-besta-e-feita-de-pequenos-nadas/
Setembro 17, 2009 at 7:32 pm
Buli
Mas directores tudo me leva a crer que sim. Acho piada que alguns deles antes de serem directores andavam nas manifs, agora como directores já denotam um outro discurso.
Setembro 17, 2009 at 7:33 pm
#2- isso é uma afronta!
Eu sou titular e NÃO VOTO PS
Mas desconfio que alguns o irão fazer
Setembro 17, 2009 at 7:34 pm
Lá na minha casa, à excepção da ingénua da minha mãe, NINGUÉM vai votar PS!!!
Mas quem é que faz as sondagens, neste país? Todas as pessoas com quem tenho falado não vão votar PS.
A não ser, é claro, que estejam com medo de mim, sei lá, acharem que eu lhes vá dar uma coça ou qualquer coisa do tipo…
Setembro 17, 2009 at 7:34 pm
#6 – estás perdoado!
Setembro 17, 2009 at 7:34 pm
#2
Não creio que esse seja o melhor contributo para a imagem, já suficientemente desgastada, dos professores! Se acha que estou equivocado, continue no mesmo estilo, p.f….
Setembro 17, 2009 at 7:35 pm
Um raciocínio:
Perante a polarização será mais fácil um potencial votante no CDS passar para o PSD do que um potencial votante no BE passar para o PS.
Logo…abro o caminho a especulações.
Setembro 17, 2009 at 7:36 pm
Devo ter uma carantonha MMMUUUUUIIIIIITTTOOO assustadora…
Uns músculos de Hércules…
Uns dentes de vampiro…
Setembro 17, 2009 at 7:38 pm
Nas europeias o PS também ganhava
Auguro-lhe uma vitória igual para agora.
Setembro 17, 2009 at 7:39 pm
# 12 Continuação.
Assim como já ouvi gente adepta do BE (profs) a dizer que talvez saltem do BE para o PSD.
Não vi até agora nenhum bloquista com intenções de mudar de votos para o PS.
Setembro 17, 2009 at 7:39 pm
Meu caro Curricuilum vitae estou-me nas tintas para a imagem…aqueles que cuidam da imagem ficam a modos como easta SENHORA ..TANTO POR FORA COMO POR DENTRO..Esta é a verdadeira imagem do PS e dos seus ACÓLITOS…
Setembro 17, 2009 at 7:41 pm
A minha esperança é que apesar de tanta lantejoula algum povo comece a pensar por a sua cabeça…
Setembro 17, 2009 at 7:42 pm
bulimunda disse:
“Começo a creditar que este xuxa vai ganhar…e a minha razão é esta: onde vão votar os chulos, put…, mongodependentes de subsídios, estudantes que querem facilidades, xuxas que querem os empregos, gays, lésbicas, travestis, banqueiros, empreiteiros, directores de escolas, professores titulares, assessores, etc….?”
Fico sempre satisfeito quando constato que o nível dos comentários cresce em termos de sofisticação intelectual…
Setembro 17, 2009 at 7:42 pm
O sonho do SócAS…
Setembro 17, 2009 at 7:43 pm
Não esperava outra coisa de si. Desejo-lhe os maiores sucessos!
Setembro 17, 2009 at 7:43 pm
Bem vou à janta e ver o Benfas…
Setembro 17, 2009 at 7:47 pm
Acho bem que ganhe o PS.
Portugal precisa de um 1º ministro culto, com um currículo invejável, justo, nada hipócrita, amigo, sincero.
JS reúne todas essas qualidades, à semelhança do povo português e, como dizia a minha avó: “Quem boa cama fizer, nela se há-de deitar…”
Vamos prá frente que atrás vem gente.
Dia 27, nem sairei de casa. O destino do país está traçado. Não contribuirei para farsas.
Tenho dito.
Setembro 17, 2009 at 7:48 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/09/17/jimi-hendrix-all-along-the-watchtower-live/
Setembro 17, 2009 at 7:53 pm
no ps vão votar os cegos….CEGOS QUE VÊEM, CEGOS QUE VENDO, NÃO VÊEM.
Setembro 17, 2009 at 7:53 pm
Curioso Kafka que ache que os intelectuais EM Portugal pensem… vai para muito tempo que eles não pensam escarram..
O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce. As falências sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. A renda também diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. Neste salve-se quem puder a burguesia… explora. A ignorância pesa sobre o povo como uma fatalidade. A intriga política alastra-se. O país vive numa sonolência enfastiada.»
Setembro 17, 2009 at 7:58 pm
Se começarmos a dispersar os votos levamos com o Zézito mais uns anos.Ai levamos,levamos!Há que votar em quem o pode pôr a andar.Pela primeira vez voto PSD!Se agora é arrogante,prepotente e tudo o mais que sabemos,imaginem se ganhar…
Ah…sou trilolé(titular) e NÃO VOTO PS!!!!
Setembro 17, 2009 at 7:59 pm
Deixem-se de figuras de estilo, de estudos distrito a distrito, de iluminações teóricas e pensem:
Q: Quem pode bater o PS?
R: O PSD.
Q: Quem é que os professores não querm que ganhe as eleiçções?
R: O PS.
Q: Em quem temos que vota?
R: PSD.
Professor que se preze tem que derrotar o PS. Assim muitos de nós teremos que engolir grandes sapos quer ideologicamente nos situemos à esquerda ou à direita do PS.
Setembro 17, 2009 at 8:00 pm
Eu ,crédulo me confesso, acredito piamente nesta sondagem, mas emocionalmente sei, sei que o socas vai levar uma coça, meus caros.
Não desesperem tão rapidamente.
Setembro 17, 2009 at 8:01 pm
Não penso que o voto CDS passe para PSD. Antes pelo contrário.
Alguns votos no BE poderão voltar ao PS.
Sei lá!
Mas isto não deve andar muito longe desta sondagem…….
Setembro 17, 2009 at 8:01 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/09/17/atreve-te-a-ler-ousa-reflectir-se-tiveres-coragem-eduardo-prado-coelho-nos-os-portugueses/
Setembro 17, 2009 at 8:07 pm
Quais serão os eleitores que estão a reforçar o PS e o BE em relação à última sondagem?
Setembro 17, 2009 at 8:09 pm
Está bem de ver que nas sondagens não entram os votos dos professores. Nunca nenhum me disse, ou aqui deixou a informação de que tenha sido questionado. Até porque à hora que telefonam nunca estão em casa! Ainda estão na escola em reuniões imensas de eduquês!
Por isso não se assustem. NÓS CONTAMOS! E SOMOS MUITOS. Dia 19 lá estaremos em Lisboa.
Setembro 17, 2009 at 8:10 pm
E para onde foram os 3% de votos do PSD?
Setembro 17, 2009 at 8:12 pm
Estas sondagens são tão realistas como a existência das sereias…
http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/2009/09/bibliomusica.html
Setembro 17, 2009 at 8:13 pm
#32
Touché, Maria!!
Eu hoje tive duas reuniões pegadas uma à outra.
Era SUPOSTO quinta-feira ser o meu dia livre…
Setembro 17, 2009 at 8:21 pm
Nem há tempo para prepararmos as aulas como gostaríamos. Procurar materiais novos,analisar… Este início de ano foi ainda pior que os outros. Abaixo a burocracia e o eduquês.
Setembro 17, 2009 at 8:28 pm
Os professores não vão votar PS????
um professor contratado na minha escola confessou-me: “é a primeira vez que sou colocada em Setembro. Só por isso a ministra vai ter o meu voto.”
Não se esqueçam que houve muitas colocações em Setembro.
Setembro 17, 2009 at 8:28 pm
Costumo dizer aos meus alunos que uma citação não assinalada constitui um plágio. E este implica sempre a anulação do trabalho, individual ou de grupo, e o correspondente zero.
Da próxima vez que citar Eça de Queiróz ou outro autor convém indicar a fonte. Não vá a gente pensar que um texto de excelência foi produzido por si.
Setembro 17, 2009 at 8:32 pm
Escrevam:
O PS vai perder as eleições com 25%. Os ratos já estão a arrumar as malas para abandonar o navio, dado que, têm na mão “outras” sondagens fidedignas que não chegam à opinião pública, não me digam que acreditam nestas sondagens?
Setembro 17, 2009 at 8:36 pm
Já agora alguém desse lado que ajude o António Balbino Caldeira a resolver esta situação – EU ANDO NAS LONAS!:
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010
SOS informático relativo à edição d’ «O Dossiê Sócrates»
Tenho a 2.ª Edição d’ «O Dossiê Sócrates» preparada há dois dias, mas estou com problemas de aceitação do ficheiro pdf que converti a partir de um ficheiro docx .
A Lulu reclama «Courier font not embedded» (pus tudo em Times New Roman). A letra Courier nem sequer existe no documento, mas que nas «properties» do pdf está…. Fui verificar os tipos de letra na Tabela de Substituição dos Tipos de letra, nas Definições de Dispositivo das Propriedades da impressora “PDF Creator e na letra Courier, em vez do não substituir que outros têm, está como Courier (mas o mesmo se passa com a Times e algumas outras). Mudei para não substituir e depois para Times e não adiantou… Até fui buscar o tipo de letra Courier (e não apenas Courier New do Word), instalei nos tipos de letra e nem assim…
Há alguém dos meus leitores conhecidos que seja experiente na conversão de docx em pdf que me possa ajudar, com urgência?
Esta 2.ª edição traz novos factos relativamente à 1.ª e creio que é do interesse dos leitores. Quero pôr a 2.ª edição novamente gratuita para download e com a vantagem de procura no texto (o que a primeira não tinha) – além do livro em papel para quem queira ter o livro impresso.
Quem me puder ajudar deixe um comentário na caixa ou contacte-me por mail.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/biografia-nao-autorizada-de-jose.html
Setembro 17, 2009 at 8:36 pm
O link é este desculpem:
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/sos-informatico-relativo-edicao-d-o.html
Setembro 17, 2009 at 8:37 pm
começo a acreditar q a desorientação de muitos garantirá o lugar de topo de uns poucos (PS fascistas) na *”cadeia alimentar” do poder.
votem BE, votem CDU, votem PSD ou CDS (consoante o distrito).
a dispersão de votos em pequenos partidos ou a abstenção dão vantagem aos fascistas.
estou a ficar desanimada …
* expressão do PG (para designar o inqualificável)
Setembro 17, 2009 at 8:38 pm
Mais Livro para divulgarem:
Biografia não autorizada de José Sócrates por Rui Costa Pinto .
Rui Costa Pinto, José Sócrates – O homem e o líder (Biografia não autorizada),
Exclusivo Edições, Setembro de 2009, ISBN: 978-989-95965-5-9
O Rui Costa Pinto acaba de lançar na sua editora, Exclusivo Edições, o livro «José Sócrates – O homem e o líder (Biografia não autorizada)», ISBN: 978-989-95965-5-9. Se tiverem dificuldade em comprar nas livrarias amedrontadas, basta pedirem pelo ISBN ou encomendarem na editora. O livro pode ser comprado na sua edição papel ou digital.
Do Portugal Profundo, recomendo vivamente esta biografia não autorizada do primeiro-ministro, em contraste com a hagiografia de Eduarda Maia. Rui Costa Pinto é um jornalista e investigador muito sério, de um grande rigor deontológico e integridade moral.
6 votes
Publicado por António Balbino Caldeira em 9/17/2010 01:45:00 PM
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/biografia-nao-autorizada-de-jose.html
Setembro 17, 2009 at 8:40 pm
(o PG, quando sugeriu, num post anterior, o voto no MRPP tb me pareceu “desorientado”.
ou utópico.
o q é relativamente “poético”… mas nada pragmático.)
Setembro 17, 2009 at 8:41 pm
# 38 O Buli sempre citou as fontes e já citou este texto indicando que era de Eça de Queiróz.
Hoje não o fez pela 1ª vez (repito 1ª vez) talvez na ânsia de responder muito rapidamente.
Meu caro Kafka, se é frequentador habitual deste blog tem a obrigação de dar o benefício da dúvida. OK?
Setembro 17, 2009 at 8:42 pm
Também não acredito nesta sondagem.
Setembro 17, 2009 at 8:45 pm
Os ratos sabem que já perderam, têm outras sondagens, vocês não aprendem…
Clemência
Uma impressão me ficou do debate de 12-9-2009, com Manuela Ferreira Leite: Sócrates, que terá outros valores de outras sondagens, pareceu ter-se comportado como se fosse o líder da oposição perante a primeira-ministra: suave, dócil aqui e ali, como quem pede clemência no tratamento futuro. Como se o tratamento futuro da pendência – a imunidade – pudesse ser garantido numa graça do novo poder… Não pode. O povo não é uma variável muda. O povo quer justiça, seriedade, responsabilização e prestação de contas. E vai ter: mais tarde ou… mais cedo.
4 votes
Publicado por António Balbino Caldeira em 9/17/2010 01:01:00 PM
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/09/clemencia.html
Setembro 17, 2009 at 8:46 pm
José Manuel Fernandes deixa direcção do Público
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx
Acabou-se outra voz incómoda?
Setembro 17, 2009 at 8:47 pm
Calma, pessoal.
O povo é sereno…
Deixem-nos pousar…
Setembro 17, 2009 at 8:48 pm
Hoje, já tive um dia daqueles, com aulas, horas de encher chouriços, reuniões a partir da dezoito (daquelas para formatarem cérebros de incautos). Chego aqui e vejo as sondagens. Que se lixem as sondagens.
Bulimunda, sou titular, tipo marquesa… Na minha escola os titulares (99%) desejam deixar de o ser a partir de 27. NÃO vão votar ps nem que as galinhas tussam e a maior parte deles vai mesmo votar de forma útil para o distrito. Os professores, as professoras, os maridos e as maridos, os filhos, os pais, os irmãos, os primos e os animais domésticos já uivam com a voz do ditador… Chiça!
Setembro 17, 2009 at 8:52 pm
Parece que vai deixar a direcção do Público depois das autárquicas.
Setembro 17, 2009 at 8:53 pm
#48. Maria João vai para 2 meses que essa notícia já corria em “determinados corredores”, estás perante um governo fascista que está a jogar com tudo para se perpetuar no poder, mandam matar, mandam esfolar, mandam aniquilar, cobardemente e silenciosamente, qual é a admiração? A maçonaria perdeu a cabeça minha cara…
Setembro 17, 2009 at 8:54 pm
Volto a dizer:
O PS vai perder as eleições com 25%…
Agora não baixem a guarda, os filhos da put* andam por ai…
Setembro 17, 2009 at 8:57 pm
Ó livresco
Tu como eu não queremos que o Sócas volte ao poder. Mas convém não exagerar… 25% não acredito. Se perder desta vez será por muito pouco podendo até ganhar em número de votos e perder em mandatos.
Mas convém não confundir a realidade desejada com a realidade que poderá ser cruel.
Mesmo que Sócrates ganhe, penso que a sua margem de manobra irá diminuir substancialmente. Acossado pela esquerda pelo Bloco e pela CDU, acossado pela direita pelo PSD e pelo CDS e ainda acossado, na rua pelos sindicatos, com um desemprego a rondar as 620 000 pessoas, o Sócrates irá sucumbir.
Logo não cairá o céu se por acaso o PS ganhar com uma pequena minoria de suporte parlamentar.
Contudo, conservemos uma esperança moderada, pois claro! Mas 25%… acho exagerado.
Setembro 17, 2009 at 8:58 pm
26%, prontos
Setembro 17, 2009 at 9:00 pm
#48 Maria João, sei por fonte segura que foi pura opção do próprio JMF…
Setembro 17, 2009 at 9:01 pm
Obrigado Pedro..escapou-me..mas como acho que um bom intelectual reconhece logo um texto das Farpas…curiosos que o Kafka apenas SE refira ao Eça….nem tocou no Ramalho…além disso se fosse perspicaz teria reparado que no fim do texto estavam aspas o que significa citação de algo..e como eu não sou egocêntrico-ao contrário de alguns que parecem ter o cérebro tipo armani- e nunca me citaria a mim mesmo teria de ser referente a outro…enfim kafkices…
Este texto é o espelho do Kafka….
O homem de acção é um desesperado que procura preencher o vazio do seu próprio desespero com actos ligados mecanicamente uns aos outros e compreendidos entre um ponto de início e um ponto de conclusão, ambos gratuitos e convencionais. Por exemplo, entre o ponto de início da fabricação dum automóvel e o ponto de conclusão dessa fabricação. O homem de acção suspenderá o seu desespero enquanto durar a fabricação do veículo; suspendê-lo-á precisamente porque no seu espírito fica suspensa qualquer finalidade verdadeiramente humana: sente-se meio entre os outros homens, meios como ele. Concluída a máquina ele encontrar-se-á, é verdade, mais inerte e exânime que a própria máquina, mas arrolhará subitamente com uma promoção, com uma medalha, um pagamento a dobrar, ou simplesmente com a construção de um novo automóvel. Efectivamente apresentar-se-á a envolver-se no fluxo alienatório da acção.
Alberto Moravia,
Setembro 17, 2009 at 9:01 pm
#52
Livresco, falta acabar connosco!!
Qual será a forma de extermínio que pretendem adoptar?!
Cicuta?
Setembro 17, 2009 at 9:02 pm
# 55 Olinda
Setembro 17, 2009 at 9:05 pm
Pois é Pedro, não precisamos de nos procupar muito, ganhe quem ganhe não haverá maioria absoluta. Têm de ouvir os outros.
Setembro 17, 2009 at 9:05 pm
Não.. zyclon B ..o tipo não extermina individualmente..só em massa…ou acham que as obras nas escolas e os contentores são para quê…? Ninguém reparou nos orifícios existentes na parte superior dos barracos.?…Pois é …e depois não digam que não avisei….
Setembro 17, 2009 at 9:07 pm
esta sondagem é uma vigarice!
Setembro 17, 2009 at 9:08 pm
e eu sou o Camões….
Setembro 17, 2009 at 9:08 pm
REPAREM NO TÍTULO DESTA NOTÍCIA … E NO SEU CONTEÚDO DO ARTIGO!!! …
Revista Sábado vai processar militantes do PSD por difamação
Militantes do PSD acusam jornalista da Sábado de ter oferecido dinheiro a troco de entrevistas que confirmassem compra de votos nas eleições internas do partido.
Sindicato de jornalistas, Comissão da Carteira e ERC vão analisar a queixa.
Joana Pereira Bastos
20:04 Quinta-feira, 17 de Set de 2009 Última actualização há 59 minutos
4 comentários [240 visitas]
Link permanente: x
Partilhe
A Sábado vai processar por difamação os militantes do PSD que apresentaram uma queixa no Sindicato dos Jornalitas e na Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), acusando a revista de ter oferecido dinheiro a troco de entrevistas que confirmassem a compra de votos nas eleições internas do partido.
Numa notícia assinada pelo jornalista Vítor Matos, a Sábado revelou a alegada compra de votos em António Preto e Helena Lopes da Costa, candidatos das listas de Manuela Ferreira Leite, por parte de responsáveis do partido.
Helena Lopes da Costa já desmentiu qualquer envolvimento e disse que vai processar a revista e o jornalista. Na sequência da notícia, também Ismael Ferreira, militante do PSD, apresentou ao Sindicato dos Jornalistas e à ERC uma queixa contra a revista, acusando o repórter de ter pago a pessoas para que estas dissessem o que ele queria nas entrevistas.
O militante social democrata garante que vários moradores em bairros sociais da zona de Marvila foram abordads e que, pelo menos num caso, o jornalista terá oferecido dinheiro a troco das respostas que procurava. Nas queixas apresentadas, Ismael Ferreira adianta nomes e moradas de testemunhas.
“É preciso dizer da forma mais clara possível que a Sábado não compra informações. Ponto final parágrafo. Perante essas acusações, que são exóticas mas graves, vamos processar judicialmente por difamação os autores da queixa”, disse ao Expresso Miguel Pinheiro, director da revista.
Em declarações ao Expresso, o juiz Pedro Mourão, da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, garante que o caso será avaliado na quarta-feira, na reunião ordinária da Comissão.
“No caso de se provarem as queixas do militante do PSD poderá haver um processo disciplinar ao jornalista mas ainda é demasiado cedo para fazer qualquer afirmação”, afirmou.
http://www.aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/536362
Setembro 17, 2009 at 9:10 pm
Sobre a sondagem:
É verdade que as das europeias também davam vitória ao PS e viu-se o resultado.
—
Sobre o voto dos professores:
Vão continuar a existir professores a votar PS, por exemplo: alguns Directores, alguns professores a contrato (a situação destes melhorou visto os contratos poderem ser renovados), os que têm emprego graças aos CNO e às AEC, e os que não discordam na totalidade com as politicas educativas.
—
Sobre a saída do JMF, espero que o Público deixe de ser um jornal pró privatização da Educação, embora tenha noção que vai contra os interesses do Belmiro.
—-
E outro assunto, Violência entre crianças na escola.
Hoje passei junto a uma EB1(Teip e com recursos adicionais) perto da casa dos meus pais, nas traseiras da escola uma grupo de crianças alegremente espancava-se. Ninguém fazia nada. Onde estavam as Auxiliares, as Animadoras, a Coordenadora, os professores, etc… ?
Há escolas e agrupamentos muito mal geridos.
Fiquei triste.
Setembro 17, 2009 at 9:11 pm
Setembro 17, 2009 at 9:14 pm
O blogue “Pau para toda a obra”, antes das eleições europeias, dava uma sondagem em que o PSD ganhava as eleições. Acertou.
Hoje, apresenta a seguinte sondagem:
PSD 35,6%
PS 32,2%
BE 9,8%
CDU 9,4%
CDS 9,2%
Este cenário parece ser mais realista, se bem que eu acredite num afastamento maior entre o PSD e o PS.
Em França, o jornal Le Monde, ontem, refere o papel importante dos professores para decidir o resultado das eleições de 27 de Setembro. Animem-se. Votem.
Setembro 17, 2009 at 9:18 pm
Blimunda
Um pouco de elevação ficava bem.
Não gosto dele, não voto nele e também não sou responsável por ele lá estar já que também não votei nele há 4 anos.
Acrescento que sou directora de escola!
Setembro 17, 2009 at 9:19 pm
#44,
??????
Disse mesmo isso?
Ou terei dito que eleger G. Pereira seria uma boa opção caso votasse em Lisboa?
Setembro 17, 2009 at 9:25 pm
Acredito mais nesta sondagem do pau para toda a obra.
Setembro 17, 2009 at 9:26 pm
Como professora, tenho vergonha de todos os professores que votarem PS.Só podem ser masoquistas.
Setembro 17, 2009 at 9:28 pm
#69 PG
mea culpa se li em diagonal e fiz uma interpretação errónea.
(concordo q o GP iria dignificar a assembleia da rep. mas duvido q consiga somar o nº suficiente de votos para ser eleito.)
Setembro 17, 2009 at 9:29 pm
#31,
“Quais serão os eleitores que estão a reforçar o PS e o BE em relação à última sondagem?”
Boa pergunta.
Uma possível resposta poderá ser os novos 700 mil jovens votantes.
Penso eu de que…..
Setembro 17, 2009 at 9:34 pm
#33 velhoprof
E para onde foram os 3% de votos do PSD?
Depois de muitos anos, de muitos lugares distribuidos e redistribuidos não apenas no Estado, mas nas empresas participadas, firmaram-se interesses que extravazam qualquer fronteira ideológica que eventualmente permita distinguir o PS do PSD. Os eleitores nessa esfera estão mais preocupados com a permanencia do seu estatuto que com a cara que ocupará a chefia do Governo. Seja qual for a maioria, haverá um entendimento tácito. Aliás esse entendimento tácito já foi evidente durante esta legislatura em muitas ocasiões (orçamentos de estado, lei base para a justiça).
Setembro 17, 2009 at 9:52 pm
Numa lógica de voto útil, eu gostaria muito de saber que compromissos o PSD estabelece, em concreto, com os professores. Não basta dizer que não haverá quotas, etc. Haverá o quê, então? Eu quero saber.
Não passo cheques em branco. A parte do jogo que mostraram não chega. É bom que se esforcem até dia 27.
Setembro 17, 2009 at 9:55 pm
Eu continuo a afirmar que não será por mim que socratinices ganha por 1 voto.
Votarei PSD.
Setembro 17, 2009 at 9:56 pm
ja estou mesmo a ver que vai continuar tudo igual…pior….depois não se queixem.Não vou a mais manifestações, não faço mais greves….ja estou farta disto….pensem bem para depois não chorarem….somos mesmo o país das oportunidades perdidas… estamos sempre á espera que os outros façam por nós
Setembro 17, 2009 at 9:57 pm
Olá Zinha, aqui em casa são 2 votos de 2 zecos, 1 no PSD e 1 no BE.
Setembro 17, 2009 at 9:57 pm
pois 76…não passes depois vens reclamar…para mim basta…..
Setembro 17, 2009 at 9:58 pm
desculap 76…era para o 75
Setembro 17, 2009 at 9:59 pm
Olinda, na família próxima só serão 21 para o PSD
Setembro 17, 2009 at 10:00 pm
Livresco
primeiro
Os docx são ficheiros em office 2007
se os tentares abrir e tiveres net abre um link para um conversor.
segundo
Depois de teres o ficheiro na versão correcta há um software leve que resolve o teu problema – Cutepdf.
Se arranjares modo de eu entrar em contacto contigo… envio-te.
Setembro 17, 2009 at 10:01 pm
Tchiiiiiii, grande família laranja
Setembro 17, 2009 at 10:05 pm
# 79
Gostava de os ver mais esforçados.
Não vão pensar que o voto dos profs são favas contadas!
Setembro 17, 2009 at 10:06 pm
Aspecto curioso: Isto é uma sondagem ou, como o próprio título indica, “uma intenção de voto”?
Telefonaram para os mesmos telefones fixos que anteriormente ou, talvez, nem sequer se tenham dado a esse trabalho.
De qualquer forma … “o seguro morreu de velho”.
Setembro 17, 2009 at 10:06 pm
#75,
INTEIRAMENTE DE ACORDO! MAS CUIDADO, ANA P. AQUI SÓ SE PODE DIZER PARA VOTAREM PSD. SE MOSTRA BEM QUE PS E PSD SÃO IGUAIS AINDA LEVA UM RALHETE DO DONO DO BLOGUE.
Setembro 17, 2009 at 10:07 pm
É…somos 6 irmãos x 2 ,mais sobrinhos/filho ePais:)
Setembro 17, 2009 at 10:12 pm
Sondagens? Não, obrigada!
NÃO ACREDITO EM NADA DO QUE SAIA… É TUDO MANOBRADO, ATÉ AS PESSOAS QUE TELEFONAM PARA OPINIÕES PÚBLICAS. O DESESPERO É TÃO GRANDE QUE É PRECISO CONTINUAR A ENGANAR A MALTA, pq sempre há alguns que votam nos vencedores de sondagens. Nas europeias a corja tb vencia as sondagens.
ELES VÃO PERDER, PORQUE OS PORTUGUESES SÓ SÃO PARVOS QUENDO QUEREM!!!
(desculpem, mas hoje apetece-me gritar)
Setembro 17, 2009 at 10:29 pm
Esforcem-se porque as sondagens da Universidade Católica são, em geral, muito fiáveis.
Votem PS, BE e CDU e depois chorem ao ver quem nos sai na rifa!
Setembro 17, 2009 at 10:47 pm
já estou a ver o filme…vai ficar tudo igual…somos mesmo uma classe de patetas pois reclamamos…reclamamos e depois fica tudo na mesma….so problemas….há um ditado que diz” quem muda Deus ajuda” pelo menos dar uma oportunidade…ppis destes ja sabemos o que nos espera….mas vou-me mentalizar para ficar tudo igual
Setembro 17, 2009 at 11:13 pm
Pois eu digo-vos que é bem possível que a votação de dia 27 não esteja muito longe desta sondagem.
Não existem só professores. É claro que, se fossem só os profs a votar, o PS teria menos votos que o BE.
Mas está a chegar a altura de nos deixarmos de pruridos.
Eu fico bem com a minha consciência por votar no PSD, apesar de ter votado à esquerda do PS em todas as eleições.( antes da era-socretina).
EU NÃO QUERO QUE O SOCAS SEJA DE NOVO 1º MINISTRO!
Nem sequer com maioria relativa.
Não aguento mais estes cretinos, nem quero a IsABEL Alçada.
Estou cada vez mais decidida.
O Garcia Pereira que me perdoe ( é talvez a única pessoa que entende, como nós, o que se está a passar nas escolas), a Ana Drago que me perdoe ( foi incansável a defender-nos).
O meu voto vai só num sentido: impedir que o Socas volte a ser 1º ministro.
O meu voto é contra a cambada de socretinos que nos governou nos últimos 4 anos, que foram os piores de toda a minha vida de professora e que acabaram com a democracia na escola!
Setembro 17, 2009 at 11:15 pm
Idem Reb…
Setembro 17, 2009 at 11:32 pm
#61-É a solução final!
Setembro 17, 2009 at 11:35 pm
#53-25% e já é mais que merecem!
Setembro 17, 2009 at 11:39 pm
Reb, os socratinos só estiveram, nestes quatro anos e meio, a fazer o trabalho sujo que a direita não foi capaz de fazer. Na educação e noutras áreas, dedicaram-se ao que os políticos do centrão chamam pomposamente as “reformas estruturais”.
Entregar agora o poder ao PSD, ainda para mais quando a sua liderança não assume compromissos do que quer que seja, é passar um cheque em branco para a continuação das políticas neoliberais no ensino e noutros sectores.
Por muito que detestemos o “eduquês” e as famigeradas “ciências da educação”, há que ter a lucidez de reconhecer que estes são apenas um papel de embrulho da verdadeira política educativa, tanto do PS como do PSD: a promoção do ensino privado para as elites e a desqualificação da escola pública e dos seus profissionais.
Setembro 18, 2009 at 12:13 am
#9
Vê lá se arranjas qualquer coisinha para a tua mãe ficar por casa.
Setembro 18, 2009 at 2:12 am
Não sou só eu que sei
porque a 27 não fico em casa.
Setembro 18, 2009 at 2:15 am
Sol: «Louçã aposta tudo numa maioria com PS»
O OBJECTIVO de Louçã é obrigar um futuro Governo socialista a negociar no Parlamento com o BE. Para isso, aposta na vitória de Sócrates e «reza» para que PS e BE juntos tenham a maioria absoluta
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/sol-jornal-sol-quiosque-imprensa-jornais-tvi24/1089887-4555.html
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
Setembro 18, 2009 at 2:25 am
#85
A PT calculou hoje que tem que colocar 23 (vinte e três) postes para eu ter telefone fixo. Despachem-se lá, para eu responder a uma “intenção”.
Setembro 18, 2009 at 2:27 am
E agora, je ne vais pas me coucher, je vais me jeter…
Setembro 18, 2009 at 2:47 am
#95
Concordo totalmente! PS e PSD têm as mesmas políticas, e isso já foi demonstrado na prática. O PSD vai agradecer ao PS as medidas tomadas, nomeadamente no que respeita ao Código do trabalho, e à supressão dos ditos privilégios de algumas classes profissionais. Não se iludam, não é só Sócrates que não muda de um dia para o outro, a direita vai continuar fiel aos seus princípios políticos: dizer, em campanha, que se vai suspender o modelo de avaliação de desempenho, e rever o ECD pode significar tanta coisa quando se chega ao Governo…
Já estou a “ver”, dentro de poucos meses, os manuelinos arrependidos a carpirem mágoas aqui no blogue, a arrepelarem-se de desgosto por terem feito a asneira de que actualmente se arrependem os que votaram no engenheiro. Que círculo vicioso (e viciado)! Que triste Fado de ingenuidade o deste simulacro de país! De facto, não há cura para isto, vamos ao fundo, sem remédio.
Setembro 18, 2009 at 3:16 am
#98
São ilações de jornalistas e de comentadores postas a circular e repetidas até à exaustão, não são certezas: são os oráculos de serviço a fazerem o seu papel, nem sempre (quase nunca)desinteressadamente.
Mas, ainda que se coligassem, o que não creio, sempre seria algo de novo relativamente ao marasmo do costume: haveria certamente influência das ideias defendidas pelo BE, de outro modo não se faria o entendimento, não vos parece?
Ou preferem confiar numa coligação, também possível, em função dos resultados das eleições (não dos das sondagens, ou nas pseudo previsões dos oráculos de serviço), PSD-PS, ou de qq um destes dois com o CDS? Já não se lembram destes cenários? A conversa do voto útil, bem desmontada, dá pano para mangas…
Setembro 18, 2009 at 8:51 am
#91
Idem Reb!
Cf. #27
Setembro 18, 2009 at 9:33 am
Então continuem a votar no BE e depois não venham dizer que temos novamente o Trócas como primeiro ministro.
Setembro 18, 2009 at 8:27 pm
HÁ ALGO DE MUITO ESTRANHO NESTA “SONDAGEM!
Desde há umas semanas acompanho comentários num outro blog. Comecei a estar atenta a determinados nicks que apontavam para pessoas muito bem informadas ”por dentro” de determinados meios – fui confirmando que as informações colocadas nos comentários estavam correctas, á posteriori. Um desses comentaristas informou que a sondagem realizada pelo Universidade Católica dava uma diferença de 6% de intenções de votos entre PS e PSD, com vantagem para o PS. Ora, esta informação, contida neste post, está de acordo com essa informação. Os tais 6%!
O problema é que o comentário/informação (que acabei por inserir aqui no Umbigo), foi feito ANTES do “outra” sondagem que a Universidade Católica fez sair e que dava um empate técnico entre PSD e PS, com uma ligeira vantagem percentual (2%) para o PS, e dizia respeito a “entrevistas” realizadas ANTES do debate entre MFL e o Louçã. Na altura estranhei e conclui que a minha “fonte informativa” desta vez se tinha enganado.
Mas, não se enganou. Como “adivinhou” que a diferença era exactamente de 6%? Bola de cristal?
Não.
Tudo me leva a crer, com alguma certeza, que estes resultados de intenção de votos, inseridos neste post, dizem respeito à tal “sondagem” realizada entre os dias 4 e 8 de Setembro … e não são o resultado de “outra” sondagem realizada em data posterior.