Por mail, com pedido de anonimato.
Sou docente no Agrupamento Vertical de Escolas de Canedo no condado da DREN Gostaria de referir alguns aspectos “interessantes” na ADD por aqui.O sr. director resolveu chamar, nos últimos dias, todos os professores/educadores ao seu gabinete para explicarem as evidências daquilo que referiram na FAA. Esta atitude tem causado mal estar e revolta de alguns professores.
Julho 20, 2009 at 9:29 am
A minha primeira avaliação- memorando só para contratados- simplex1 foi assim.
Seríamos talvez uns 40 naquele agrupamento a serem avaliados no simplex 1.
Não houve resistencia por 3 motivos:
1) havia quem achasse que renovaria o contrato- no fim houve UMA renovação;
2) havia quem achasse que poderia vir parar em concurso novamente à escola;
3) Havia quem considerasse que poderia ter Muito Bom e contasse com ele- não houve MB.
Já fui avaliada este ano.
A apresentação de evidencias/portefólio é FACULTATIVA. Mesmo para quem tenha requerido as aulas assistidas. Não foi o meu caso.
O único documento que eu apresentei no Agrupamento onde fui avaliada este ano foi um certificado de uma acção de formação pois considerei que seria o único aspecto que o CE não teria a mínima hipótese de verificar se era verdade se não. Devo acrescentar que nem sequer mo solicitaram, mas eu achei por bem fazê-lo dada a seriedade com que este ano fui tratada nesse novo agrupamento.
Para quem solicitou a assistência de aulas e portanto se candidata aos MB/Exc, eu diria que é do mais elementar bom senso apresentar as evidências.
Aliás, se eu fosse avaliadora, apesar da apresentação ser facultativa, só perante uma comprovação muito séria dos elementos que me levassem a distinguir A ou B como Muito Bom é que eu poderia com seriedade fazer essa distinção.
Julho 20, 2009 at 9:37 am
Já agora:
concordo com avaliadores externos, mas nada de ESES.
Há muito boa gente em final de carreira cansada de aulas e de putos reguilas, e como eu os compreendo..
Esse pool de gente com experiencia e sabedoria poderia ter formação, fazer um teste de perfil para a função, encomendado a experts( não “inventado” por uns burocratas quaisquer da DGRHE) e portanto candidatava-se À FUNÇÃO DE AVALIADOR/A que nunca teria uma duração no tempo de mais de 3 anos, por exemplo. Avaliariam em escolas de proximidade mas fora da sua área.
Por exemplo: se é da Maia, avaliaria em VC e por aí fora.
Na avaliação final, entraria a Gestão da Escola e o/a Coordenador da pessoa em causa.
Julho 20, 2009 at 12:00 pm
Deve ter muito tempo disponível esse Director, ou muito poucos professores para avaliar ou muito pouco que fazer em final de ano lectivo e início da preparação do próximo. Afinal, se os profs. do simplex1 não podem ir além do Bom, para quê tanto zelo? Se tem dúvidas em relação a alguns, que fale com esses.
Quanto aos que pediram o pacote completo, acho muito bem que lhe sejam pedidas as evidências do que afirmam. Como alguém já disse, agora qualquer actividade é um projecto relevante e inovador. Têm que provar que o que fizeram teve realmente impacto nos alunos, na escola e na melhoria da sua prática lectiva. Eu sei, que até prova em contrário, todos somos gente honesta, mas é bom evitar os riscos de excesso de auto-estima e sobrevalorização da nossa actividade.
Julho 20, 2009 at 3:04 pm
O que são as “evidências”?
Julho 20, 2009 at 3:05 pm
Em termos jurídicos é comparável ao “flagrante delito”?
Julho 20, 2009 at 4:07 pm
reb….;)
Eu acho que sim!
Julho 20, 2009 at 4:33 pm
Não vejo qual é o problema: fazer afirmações sem as sustentar é = 0.
Dizer que se fez tudo e se foi o máximo sem explicar o que se fez é = 0.
Fazer este tipo de comentários é que me parece mais um tiro no pé… é o mesmo que um aluno dizer no final do ano que cumpriu todos os parâmetros de avaliação e quando se lhe pede para mostrar os TPC ele diz que não sabe o que isso é…
Julho 20, 2009 at 5:38 pm
O ónus da prova está no avaliado; talvez agora compreendam melhor o quão arbitrário é este modelo, que fica à mercê do que diz o avaliador.
Julho 20, 2009 at 7:18 pm
Bem, o avaliado também é responsável pelo que diz, óbviamente.
Por acaso tive a oportunidade de apreciar algumas fichas de AA que era brilhantes do ponto de vista do eduquês… Fiquei parva. E as pessoas em questão até eram bastante comedidas no seu pedido (Bom) uma vez que até pareciam apreciações para as mais altas avaliações… Ainda perguntei “Então e fizeram isto tudo que aqui referem? Têns “evidências”, fotografias e documentos disto tudo?? Credo! Isso é que foi… Os vossos grupos devem ser lixados, bolas, deram-vos tudo para fazerem, os sacanas, foi?” E depois viram não sei quem e já não deu para conversar até porque tinham que arrumar as coisas e uma reunião.
Julho 20, 2009 at 7:38 pm
De agrupamentos diferentes…
Julho 20, 2009 at 9:16 pm
Sinceramente, concordo com esta atitude do Director. Dá credibilidade ao processo.
Queremos avaliação a sério ou a brincar?
Julho 20, 2009 at 9:22 pm
#7
isso é para o pessoal das flores. Eu qt muito, levo os meus alunos aos jardins. Os outros que tirem as fotos.
Como as fotos são geralmente afixadas, lá estão as evidencias.
Mas podemos começar a ficar com os cadernos dos alunos, com as fichas de trabalho, tirar fotografias em cada aula, isso tudo.
Pode ser que no fim se consiga dar o programa..
Julho 21, 2009 at 1:27 am
Adoro essa das evidências. Parece que estamos A BRINCAR COM A AVALIAÇÃO. Tirar fotos, deixar em acta que se “sugeriu” isto ou aquilo, afixar cartazes, convidar a, b ou c para ir à escola falar de qq coisa e NÃO ESQUECER de tirar a foto?????? ou outra parvoada qualquer… tá tudo doido! e quando é que preparamos e ensinamos? É o mais importante, penso eu de que…
Julho 21, 2009 at 1:31 am
Sempre fizemos imensas coisas/actividades nas escolas e agora é que querem a evidência?! Não há mesmo pachorra.É grelhas, fotos, jornais de parede e não parede,potfolio/portafolhagem, net, blog, … tou muito farta.
Julho 21, 2009 at 5:01 pm
Se vamos pelo caminho das evidências, de comprovar tudo o que fazemos na escola, teremos de nos munir com um gravador para gravar todas as reuniões e todas as conversas, e quiçá, de uma câmara de video para gravar todas as aulas para mostrar tudo o que foi feito e usado.
Julho 21, 2009 at 5:03 pm
#7, e a questão vista ao contrário?
Belos portfolios, montes de fichas e nada daquilo ter sido aplicado?