Nem sei que vos diga…apenas que com gente com palavra volúvel só depois de ver em letra de lei… que isto pode ser só para consumo eleitoral.
Quotas para classificações de mérito afinal são transitórias
A ministra da Educação admite que as quotas para as classificações de mérito atribuídas a docentes, que a tutela sempre disse serem fundamentais para garantir a diferenciação entre professores, podem afinal deixar de existir a prazo.
Maria de Lurdes Rodrigues respondia a perguntas de jornalistas a propósito de um relatório da consultora Deloitte, onde se dá conta de que as quotas, para este efeito, são quase uma particularidade portuguesa.
Também ao PÚBLICO, o Ministério da Educação (ME) precisou, através do gabinete de imprensa, que esta é uma disposição transitória: “As quotas pretendem contribuir para abalizar a atribuição das classificações de mérito, numa primeira fase em que o processo está em fase de implementação e ainda não existe uma cultura de avaliação consolidada que permita uma correcta diferenciação das classificações”.
Junho 26, 2009 at 9:55 pm
Eu quero é que este governo se atire ao Tejo…
Junho 26, 2009 at 9:55 pm
Isto um governo de gente insana.
Vou para uma festa de anos…
Junho 26, 2009 at 9:57 pm
É recuar numa máquina do tempo e fingir que este governo nunca existiu…ainda falamos nós do Governo do Santana!
Junho 26, 2009 at 9:57 pm
falámos
Junho 26, 2009 at 9:58 pm
Eu quero é queeste governo vá …prás quotas.
Junho 26, 2009 at 9:58 pm
O Santana meu caro até ia contra os banqueiros…e comparada com estes era um anjo imaculado….podíamos ir ao fundo mas ao menos íamos com estilo…com este vamos atolados de bosta até aos cabelos e deprimidos…
Junho 26, 2009 at 10:00 pm
Alguém ainda dá importância aeste governo?
E à Maria também?
Pocha!!!
Junho 26, 2009 at 10:01 pm
Vão ver que até a prova vai ser opcional..quem quiser subir RAPIDAMENTE FAZ A DITA ..QUEM NÃO QUISER LEVA MAIS 6 OU 8 ANOS A CHEGAR LÁ…
Junho 26, 2009 at 10:02 pm
Ou seja: eu já dei para este peditório. E porquê?
Porque o que me interessa já não é se há quotas ou não… O que me interessa é ARRASAR o governo o mais que puder… Dar-lhe na cara, percebem? Esbofeteá-lo! Rasteirá-lo até se necessário…
Junho 26, 2009 at 10:03 pm
#8 Estes gajos( desculpem não tenho outro termo) pensam que estão a lidar com quem?
Junho 26, 2009 at 10:04 pm
Isto com um bocado de manteiga entra tudo no tubo das próximas eleições.
Temos é de olear muito bem os pedidos.
Junho 26, 2009 at 10:05 pm
BULIMUNDA:
É isso… Mas a culpa também foi do SANTINHO SAMPAIO… que ouviu a alta finança dizer q era melhor ele sair.. E toca a sair…
Junho 26, 2009 at 10:06 pm
… A obrigá-lo a sair…
Junho 26, 2009 at 10:09 pm
Eu estou a fazer tudo o q posso para puxar-lhes pelça máscara… Quero ajudar a arrancá-la! E deixar a VERGONHA completamente escancarada
Junho 26, 2009 at 10:11 pm
Amanhã vem dizer que a avaliação docente é só até aprendermoss a preencher as fichas de auto-avaliação…
Quando estivermos “experts”, acaba a avaliação!
Junho 26, 2009 at 10:11 pm
É preciso dizer que em SOCRATES é tudo postiço.
Junho 26, 2009 at 10:12 pm
Até as ideias são postiças.
Junho 26, 2009 at 10:13 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/06/26/musica-portuguesa-anos-80-by-fdrp-ao-som-de-nao-me-consumas-de-variacoes/
Junho 26, 2009 at 10:13 pm
sic notícias
Junho 26, 2009 at 10:13 pm
Aliás só lhe conheci até hoje UMA ideia…. E mesmo ESSA não é DELE….
Junho 26, 2009 at 10:14 pm
#6
Chegaram a gozar com o Santana porque quando perdeu as eleições nem casa própria tinha.
Ao menos este tem um palacete comprado através de uma off-shore. Até a mãezinha comprou uma igual com uma pensão de 250 €/ mês.
Junho 26, 2009 at 10:14 pm
E será que o coiso também é postiço…?
Junho 26, 2009 at 10:15 pm
Finalmente somos comparados a juízes.
Junho 26, 2009 at 10:15 pm
http://primeirofax.wordpress.com/2009/06/26/telefonei-a-paris-hilton/
Junho 26, 2009 at 10:16 pm
Acho que o Sócas vai decretar 4 dias de luto nacional por causa do Michael Jackson…cai bem…
Junho 26, 2009 at 10:16 pm
Portugal é único: e isso tem de acabar.
Portugal era o único país europeu a ter as suas chefias eleitas democraticamente, aspecto em que foi invejado por muitos outros países que adoptaram o modelo unipessoal sem qualquer sucesso que faça divergir os seus resultados de gestão quando comparados aos nossos. Como Portugal era o único a fazer isso, decretou-se: acabe-se com isso.
Portugal era (é?) o único a lançar um bandeirante sistema de quotas para aceder ao escalão máximo da carreira. Como Portugal era o único a fazer isso, decretou-se: acabe-se com isso.
Em Portugal o indispensável é que haja alguém estrangeiro a dizer coisas. Se não for estrangeiro ao menos que seja da OCDE. (Eu, como conheço gente da OCDE, sempre vos vou dizendo que os tipos são óptimos, mas não me parece que se tenham em tanta conta quanto os portugueses os têm).
Certo e sabido é que se for um estrangeiro a dizer coisas, faça-se e decrete-se como diz o estrangeiro. Ontem foi o Don Tapscott que dizia que o modelo português o melhor. Se ele diz é porque é verdade.
Hoje é a consultora Deloitte que diz que Portugal anda a inventar.
Acende-se o alarme “xenodixit”. ‘Red Alert Red Alert, Alguém de fora disse coisas sobre nós’. Acendem as luzes e todos andam em correria com os braços no ar nos corredores.
Que dizem eles?
As quotas é coisa portuguesa.
Só portuguesa? Mais ninguém? Ninguém? Nem no Vanuatu?
Vivemos no síndroma pós salazarista do “inadmissivelmente sós”.
Se Portugal é o único a ter quotas, então imediatamente, se percebe, sempre se percebeu, só não via quem não quis ver, que isso das quotas, sempre foi, nunca deixou de ser e mesmo antes de Jesus, Maomé e Buda terem nascido, ainda antes de haver a palavra “ainda” e mesmo antes do advento natal da palavra “antes” já as quotas eram transitórias. Aliás, quando se inventou a palavra “quotas” aquilo já era para que significasse “coisa que é para acabar daqui a dias” e nunca o significado que, por corruptela dos tempos, acabou por vir a adquirir.
(ufa)
Junho 26, 2009 at 10:18 pm
Fafe, o que querias sei eu!
Junho 26, 2009 at 10:22 pm
Tu queres é que a Paris Hilton acabe com as cotas dela.
Junho 26, 2009 at 10:22 pm
#25
Isso não sei. Mas acredito que venha dizer que foi o único 1º M desde o 25 de Abril que baixou o preço do tabaco. Cai bem aos fumadores.
O Camel passou de 3,35€ para 3,20€.
Junho 26, 2009 at 10:23 pm
Junho 26, 2009 at 10:24 pm
#23
Olinda, explica lá essa dos juízes…
Junho 26, 2009 at 10:26 pm
Pipa, não te lembras?
A avaliação dos juízes não tem cotas.
Junho 26, 2009 at 10:27 pm
Só não conseguem ter a coragem para dizer a palavra que falta:
SUSPENDA-SE!!!! porque a pouco e pouco, o monstro vai caindo, tal como o Sócras!
A ADD está morta como este governo está morto….
Junho 26, 2009 at 10:29 pm
Pipa:
http://educar.wordpress.com/2009/06/10/quotas-quais-quotas/
Junho 26, 2009 at 10:31 pm
é o kúmulo do deskrédito.
é pior do k kuspir no vodka.
é komo se de repente o “c” desaparekesse da língua portuguesa e o “k” tomasse o seu lugar!
não há pakhorra pá!
Junho 26, 2009 at 10:31 pm
A ADD morreu no dia 7 de Junho 2009.
Paz ao cadáver!
Junho 26, 2009 at 10:32 pm
Hum…
Os professores portugueses têm, de facto, grandes dificuldades de interpretação… em especial quando se trata de interpretar o famoso “espírito da lei”…
Sim, porque, como se depreende, o espírito da lei foi mal interpretado pelos professores, no caso da avaliação de desempenho (e, por certo, em todos os outros casos), que não perceberam (grandes brutos) que a própria lei em causa é apenas uma “primeira fase”…
Ah, pensavam que as quotas eram para sempre?!
Brutos! As quotas são assim tipo passageiras, tipo ah e tal agora estamos a implementar isto, por isso é preciso haver quotas… Cambada! Não perceberam logo mal leram a legislação?…
Tss tss… francamente…
Junho 26, 2009 at 10:33 pm
#32
Tem, tem – aquilo é só cotas.
Junho 26, 2009 at 10:34 pm
O que o poder faz ás pessoas (ou a perspectiva de ficarem sem ele)
Junho 26, 2009 at 10:35 pm
“só depois de ver em letra de lei”
Xi, sacraste!, ainda queres mais leis?
Eu tenho aqui um fósforo…
Junho 26, 2009 at 10:37 pm
#32
Ah, pois é…
Maldito alzáime
Olinda, a tua marca tb baixou?
Junho 26, 2009 at 10:41 pm
O que desespera Sócrates não é apenas perder as eleições. O que desespera Sócrates é não ter conseguido currículo para dar o SALTO para a Europa…
Junho 26, 2009 at 10:43 pm
#1
O Tejo já está demasiado poluído. Eu proponho, em defesa do ambiente, enchê-lo de Dióxido de Carbono (Monóxido também serve) e entregá-lo aos mineiros de Aljustrel, eles saberão o que fazer.
Junho 26, 2009 at 10:44 pm
SÓCRATES quer à sua volta o luxo e a grandeza, mesmo que seja preciso, um pouco mais longe, haver miséria ou fome…
Junho 26, 2009 at 10:44 pm
Há muito que fazem por fazer. Já não acreditam na farsa que iam construindo. Perder as eleições será o fim. Mas atenção baixar a guarda é perigoso. É preciso garantir que o sucessor seja de qualidade.
Junho 26, 2009 at 10:44 pm
o sócrates está na quota dos inimputáveis
Segundo a listagem da carta rogatória dos “bifes” o cavalheiro é o único que ainda não foi ouvido.
e eu há 8 anos na quota dos aquiparados no 9º.
Junho 26, 2009 at 10:45 pm
Podem acabar com tudo, com este modelo de avaliação imbecil. Eu não votarei PS,tal como, aliás, nunca o fiz. Porque eles não enganam ninguém! Andam ao sabor do vento, atacam os fracos quando se sentem fortes e fá-lo-ão sempre! Ganhassem eles novamente a maioria absoluta e voltaria tudo atrás e de forma mais virulenta. Sim, porque com o PS, a virulência não tem limites!
Junho 26, 2009 at 10:45 pm
COEH..QUALIDADE..SÓ POSSO DIZER..
Junho 26, 2009 at 10:48 pm
#43 Fafe
Monóxido é mais tóxico
Junho 26, 2009 at 10:49 pm
“…cultura de avaliação consolidada…”?!?
Não quereriam antes dizer cultura de “degradação”?
Já agora, quando é que chegará o estudo sobre a divisão da carreira em duas categorias por essa Europa fora?
Junho 26, 2009 at 10:49 pm
Pinn Cliffs, Armani; Rodeo; Estádios Monumentais num país cheio de casas, escolas e hospitais em ruínas: Eis a herança de nos fica de Sócrates
Junho 26, 2009 at 10:50 pm
Se isto ão fosse tão triste dava vontade de rir e contar anedotas.
Junho 26, 2009 at 10:51 pm
Pinn Cliffs não é herança, é um estilo de vida de alguns à custa da miséria de muitos…
Junho 26, 2009 at 10:51 pm
Eu sou um optimista – pateta…
Junho 26, 2009 at 10:52 pm
Afinal só agora ´que os consultores da Delloite aprenderam:
“No relatório da consultora Deloitte, que foi pedido pelo ME, compara-se as formas de avaliação dos docentes em Portugal, França, Inglaterra, Holanda e Polónia. “Considerando as características genéricas do modelo de avaliação, deverão destacar-se três componentes relevantes: a obrigatoriedade do processo, o avaliador e o sistema de quotização. Assim, os modelos dos diferentes países são obrigatórios, os avaliadores são elementos internos à escola (com excepção da França, em que o processo é externo e não obrigatório) e apenas em Portugal é contemplado um sistema de quotização/harmonização das avaliações”, lê-se no documento, a que a agência Lusa teve acesso.”
Até já se questiona a necessidade de avaliação?
Que o processo é externo?
Que em alguns países o processo de avaliação afinal não é obrigatório?
Onde andavam estes iluminados?
Andámos a gritar que este era um governo mentiroso. Foi preciso a Delloite dizer o contrário?
Junho 26, 2009 at 10:52 pm
Eu só me vou rir quando os nossos coleguinhas papistas,deitarem o trabalho da avaliação completa para o lixo!
Junho 26, 2009 at 10:52 pm
Eu vou dar o meu contributo para colocar o PS como terceira força política em Portugal!!!
Junho 26, 2009 at 10:53 pm
Quantos mais arguídos vão ser precisos para chegar ao principal?
Junho 26, 2009 at 10:53 pm
# 55 Corrijo:
“Foi preciso a Delloite certificar o quão faltava este governo à verdade?”
Junho 26, 2009 at 10:54 pm
Bia, nessa altra eu darei gargalhadas:)
Junho 26, 2009 at 10:55 pm
Cavaco acordou agora! APOSTO com quem quiser como vai marcar as legislativas em simultâneo com as autarquicas!
Junho 26, 2009 at 10:56 pm
Eles vão fazer de tudo para ganhar mais uns votozinhos, mesmo que isso signifique acabar com este modelo de avaliação.
O zézito vai acabar por dizer que a culpa disto tudo foi da teimosia da milú, que estava louca e que ele teve pena dela e não a mandou embora!
Junho 26, 2009 at 10:57 pm
A Delloite é que sabe. E quem sabe sabe…
Junho 26, 2009 at 10:57 pm
Alguns dos adesivos da minha escola já andam do mais “xoxo” porque estão a ver tudo isto andar para trás…..
a vida não lhes tem corrido bem
Acontece….
Junho 26, 2009 at 10:57 pm
CAVACO que faça o que fizer agora, nunca lhe vou perdoar ter DEIXADO passar o estatuto mais anticonstitucional de toda a república!
Junho 26, 2009 at 10:58 pm
Umbiguista:
isto está mais próximo do final do que a gente imagina!
Só falta o empurrão final!
Já começo a imaginar a mega festa que vamos dar
Junho 26, 2009 at 10:59 pm
“Quotas para classificações de mérito afinal são transitórias”
Eu digo-te o que não é transitório: cento e cinquenta mil manguitos!
Junho 26, 2009 at 10:59 pm
E entretanto a Delloite cobrou mais uns euritos…
Junho 26, 2009 at 10:59 pm
Oa adesivos andam feitos baratas tontas, ele eram aulas assistidas e filmadas… E agora totós?
Junho 26, 2009 at 10:59 pm
Pim!
Junho 26, 2009 at 11:00 pm
“cento e cinquenta mil manguitos!”, são muitos votos!!
Junho 26, 2009 at 11:00 pm
Eu diria “totozecos” Olinda!
Junho 26, 2009 at 11:01 pm
Agora vou ouvir o Expresso da meia noite…até o mano do Costa hoje na sic disse que isto não é a Venezuela e que esta trapalhada toda não tem ponta por onde se lhe pegue.
Chamou mentiroso ao Sócras e aos ministros! ehehehe
Vou ouvi-lo
Junho 26, 2009 at 11:01 pm
Já ninguém me devolve os meus MIL CONTOS , roubados, à sombra deste estatuto!
Junho 26, 2009 at 11:01 pm
#69 Olinda
os totós vão andar a bater mal!
É bem feito! Quem os mandou desunir a nossa classe!
Junho 26, 2009 at 11:02 pm
Pedro Castro e se convidássemos a Paris Hilton para se sacrificar pelo Fafe?
Junho 26, 2009 at 11:03 pm
# 74 cunharibeiro12345, não te iludas, vamos para a arca congeladora ainda mais uns três anitos!
Junho 26, 2009 at 11:04 pm
#Olinda
1º tens que pedir autorização ao CR7
Junho 26, 2009 at 11:04 pm
Boa Noite… Vou tb ouvir o q diz o Costinha…Que me parece Menos pantomineiro do que o irmão…
Junho 26, 2009 at 11:04 pm
“cento e cinquenta mil manguitos!” são uns quinhentos mil votozecos!!
Junho 26, 2009 at 11:04 pm
# O Fafe foi contratado pelo Real de Madrid?
Fafe temos de conversar, pois eu tenho uns projectos de negócios…
Junho 26, 2009 at 11:05 pm
Não posso acreditar!
Vi agora o Pedreira a assistir aos Prémios Talento na RTP1.
Junho 26, 2009 at 11:05 pm
#69
Deixa lá as caganitas fritas, concentra-te na derrota do führer.
Em tempo, “no contexto original do exército alemão o termo “Führer” referia-se a um comandante ao qual faltavam as qualificações para ficar no comando permanentemente”.
Junho 26, 2009 at 11:05 pm
darquense
tótós, tótós, tótós….
Junho 26, 2009 at 11:06 pm
PEDRO.
Será?
Junho 26, 2009 at 11:08 pm
# 85; Não tenhas dúvidas Cunharibeiro. POde desaparecer a figura do titular mas de certeza teremos uma moratória para congelar os salário.
Os nossos juros da dívida pública mais o dinheiro gasto no subsídio de desemprego é igual ao orçamento do ME.
Junho 26, 2009 at 11:09 pm
Olhem lá a minha reputa…hic…ção!
Junho 26, 2009 at 11:10 pm
Será que a DONA MANUELA não vai dar outro alento à classe?
Bem, ela já lá esteve e não gostei do que vi…
Mas o PUTO que costuma falar da Educação, nao me lembro agora o nome, não terá outras ideias?
Junho 26, 2009 at 11:10 pm
Agora é o Marinho Pinto a entregar um prémio talento.
Junho 26, 2009 at 11:10 pm
#86 Pedro
Até consigo ficar feliz congelada se esta palhaçada acabar de vez, acreditas?
Junho 26, 2009 at 11:10 pm
64
pois na minha parece que anda tudo num reboliço… Ele é ficha de auto-avaliação, dossiers pedagógicos , evidências das actividades, etc, etc, que isto não pára…
Será que Também há a anti-Madeira e a anti-Açores?
(eles no extremo, da não avaliação, e nós no extermo oposto,da avaliação complex. No meio o Portugal profundo.
Junho 26, 2009 at 11:11 pm
É o que eu digo…mais uns dias e ainda temos um cheque dentista à nossa espera na escola!
Junho 26, 2009 at 11:12 pm
Eu acho que a corja nunca esperou que os zecos dessem tanta luta!
VIVA NÓS!!!!!
Junho 26, 2009 at 11:13 pm
AU REVOIR À TOUTES ET A TOUS
Junho 26, 2009 at 11:14 pm
Bem malta, vou até às festas dos Santos Populares. Sou do povo e ainda bem.
Junho 26, 2009 at 11:15 pm
Que palhaçada, este Governo!
Junho 26, 2009 at 11:15 pm
#95
Olinda
Boa festa!
Junho 26, 2009 at 11:17 pm
Façamos um brinde: à morte de toda esta gente…merecem como no tempo da Inquisição que depois de mortos se desenterrem os seus ossos e se queimem em praça pública…
Até amanhã….
Junho 26, 2009 at 11:17 pm
#96
Este governo, que Palhaçada!
Junho 26, 2009 at 11:19 pm
Ah! NÃO ME VOU DEITAR SEM VOS DEIXAR A NOTÍCIA
Junho 26, 2009 at 11:20 pm
Virou tudo transitório de repente.
Acho que esta avaliação tb é transitória.
Acaba em Outubro.
Junho 26, 2009 at 11:20 pm
#42
Cunharibeiro
Tiro certeiro!Essa é que lhe dói…
Junho 26, 2009 at 11:20 pm
… NOTÍCIA QUE ACABO DE OUVIR NA CASA DE BANHO
Junho 26, 2009 at 11:20 pm
http://www.youtube.com/watch?v=qgl_yuYweKQ
A beleza da simplicidade…
Junho 26, 2009 at 11:21 pm
#100
Ainda há mais?
Junho 26, 2009 at 11:21 pm
Quando isto acabar nós fazemos uma rave
Junho 26, 2009 at 11:22 pm
DE MINHA CASA, DE ONDE TELEFONEI AO CAVACO
Junho 26, 2009 at 11:22 pm
O projecto TGV tb é transitório.
O negócio PT/TVI tb é transitório.
Adoro este “trànsito” antes da morte…
Junho 26, 2009 at 11:22 pm
#106
Não pode ser “disco”?
Junho 26, 2009 at 11:23 pm
E ele estava com a boca bem aberta como no bolo rei…? E gaguejou ou engoliu todo de uma vezes?
Junho 26, 2009 at 11:23 pm
O Socas é transitório, a Milu é transitória.
Nós não somos.
Junho 26, 2009 at 11:23 pm
#108 reb
a palavra transitório agora é sinónimo de “estar à rasquinha”!
Junho 26, 2009 at 11:25 pm
#111 Reb
por não sermos transitórios é que lutaremos pela nossa justiça até ao final!
Junho 26, 2009 at 11:25 pm
Meus caros e queridas,
Só para dizer que estou completamente partido, sem tempo para nada e mais coisa alguma e que estou com saudades do “combíbio” umbiguista.
Infelizmente mas felizmente também ( … ) tenho que ir para a caminha pois a minha pétala está carente de cafunés.
…
Bjokas e abraços para todos!
Junho 26, 2009 at 11:27 pm
Também vou indo!
Vou esperar que amanhã surjam novas novidades. Das boas, claro!
Até amanhã
Junho 26, 2009 at 11:27 pm
#6,
o PS já foi um partido divertido:
http://www.youtube.com/watch?v=xwdi5xmk8HY
e com vozes contra as quotas.
Junho 26, 2009 at 11:31 pm
Os darquenses, os TS’s e Companhia onde andam?
Perderam o pio? nem devem querer acreditar no que lhes está a acontecer…
Junho 26, 2009 at 11:33 pm
#117, viraram transitórios.
Junho 26, 2009 at 11:33 pm
DESCULPEM MAS SÓ AGORA É QUE TIVE AUTORIZAÇÃO PARA VOS FALA%R DO MEU TELEFONEMA A CAVACO ( ali na casa se banho):
– Disse-me o Sr PRESENTE, desculpem, PRESIDENTE, que vai marcar as eleições legislativas no mesmo dia das autárquicas
Junho 26, 2009 at 11:34 pm
E até me queria explicar os porquês da sua escolha
Junho 26, 2009 at 11:35 pm
#118
Junho 26, 2009 at 11:36 pm
Mas eu disse-lhe logo: Desculpe Sr Presen…, perdão, Presidente, mas não vale a pena gastar mais … que eu já sei o q me vai dizer
Junho 26, 2009 at 11:37 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/06/26/a-avaliacao-por-cotas-e-o-surrealismo/
Junho 26, 2009 at 11:38 pm
No expresso:
Das políticas económicas e sociais
de José Sócrates, apenas
a da Segurança Social não deverá
ser alterada se o PSD ganhar
as eleições. O gabinete
de Ferreira Leite confirma o
entendimento de que a reforma
feita na Segurança Social
“pode durar 15 anos”. No resto,
Manuela prepara rupturas
e pondera reduzir o Estado ao
“imprescindível”.
http://aeiou.expresso.pt/a-primeira-pagina-do-expresso=f523132
Junho 26, 2009 at 11:38 pm
E ele lá comeu e calou…
Junho 26, 2009 at 11:40 pm
PORTANTO FICAM A SABER:
NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO:
VAMOS TER AS DUAS ELEIÇÕES NO MESMO DIA!
Junho 26, 2009 at 11:41 pm
E olhem que não estou a brincar!
Junho 26, 2009 at 11:42 pm
AGORA JÁ NINGUEM PODE DIZER QUE OS NÃO AVISEI!
Junho 26, 2009 at 11:42 pm
Acabei de ouvir no expresso da meia noite (SICN) que vai sair no Expresso amanhã uma sondagem da Markteste (a única que tinha acertado nas sondagens) que dá vitória ligeira ao PSD nas legislativas. O socras deve estar de cabeça perdida…
Junho 26, 2009 at 11:43 pm
1ª sondagem depois das europeias, para as legislativas: vitória, embora à tangente, do PSD.
notícia dada agora na sicnot….
Junho 26, 2009 at 11:43 pm
Eles começaram a distribuir. Ora vejam:
Aposentação de Docentes em Regime de Monodocência
A Assembleia da República aprovou, no passado dia 25 de Junho, o Projecto de Lei n.º 663/X (“Institui um regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência que concluíram o curso de magistério primário e educação de infância em 1975 e 1976″) e o Projecto de Lei .º 764/X, sobre “Regime especial de aposentação para os educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, em regime de monodocência possuindo, em 31 de Dezembro de 1989, 13 ou mais anos de serviço docente”.
O SPGL, que emitiu um comunicado sobre esta matéria, e a FENPROF congratulam-se com a aprovação unânime destes diplomas. O primeiro reconhece que o regime transitório previsto no Decreto-Lei n.º 229/2005, de 29 de Dezembro, «não considerou o especial contexto histórico vivido nos anos lectivos de 1975/1976 e 1976/1977, com um regresso de um número significativo de professores das ex-colónias e a consequente alteração excepcional no regime de colocação de professores». Pensamos que se poderia ter ido mais longe e terem sido abrangidos mais docentes (fizemos propostas nesse sentido) mas o óptimo é inimigo do bom. O segundo clarifica que a “data de transição” é, como sempre defendemos, 31 de Dezembro de 1989 e não 30 de Setembro como sustentava o Ministério das Finanças e que tem levado a Caixa Geral de Aposentações a indeferir muitos pedidos de aposentação. Fez-se justiça.
Como destaca a nota do SPGL, “está dado um primeiro passo para corrigir situações de injustiça e de ilegalidade.”
Muitos outros têm que ser dados para acabar com incompreensíveis iniquidades que persistem no Decreto-Lei n.º 229/2005 e que levem à revisão do regime de aposentação, refere ainda a tomada de posição do Sindicato.
Junho 26, 2009 at 11:45 pm
O que eu daria para ter a certeza que o Socras vai perder as eleições…nem imaginam…até pode ganhar o BE ou o CDS!
O meu principal objectivo é tirar o MENTIROSO do poleiro…. já não consigo….
Junho 26, 2009 at 11:47 pm
#131
Estou comovida…
Junho 26, 2009 at 11:51 pm
NO vão formar 1000 por dia, notícia no Expresso amanhã. Até o Ricardo Costa ficou engasgado…
Junho 26, 2009 at 11:53 pm
Acabei de ver o Expresso da Meia Noite. O meu “paladar” diz-me que estamos no fim do ciclo Sócrates.
Temos de saber o que Manuela Ferreira Leite quer fazer no ensino e prepararmos todos os cenários por antecipação.
Junho 26, 2009 at 11:56 pm
Pedro, tens razão. Acho que devemos pressionar o PSD para dizer preto no branco o que pretende fazer.Não queremos ideias vagas, queremos medidas concretas.
Vamos enviar mails para o PSD? Vamos pressioná-los?
Junho 26, 2009 at 11:57 pm
Que interesse têm as quotas se o que está errado é esta avaliação? E só referem as avaliações de mérito? Pior a emenda que o ..
Junho 27, 2009 at 12:02 am
# 97 Bia, eu depois daquilo que ouvi hoje do Medina Carreira na SICN pressinto que a Função pública irá ser congelada. No entanto existe indícios de que se o PSD alcançar a vitória nas eleições irá pacificar a classe docente: fim da divisão da carreira, fim desta ADD, talvez um retoque no regime de gestão das escolas em troca de uma moratória em que os vencimentos e transição para os escalões mais altos fiquem congelados ate´que o País tenha um crescimento do PIB acima de 2%.
Não me admira que o PS esconda a ministra atrás de um biombo e prometa “loucuras” aos professores ainda que paulatinamente.
Logo estejamos atentos…
Junho 27, 2009 at 12:06 am
Penso que ainda será preciso votar “útil” em outubro…
não vá o diabo…
a margem é curta…
Junho 27, 2009 at 12:07 am
Também sei por fonte amiga (militante do PS) que uma sondagem interna encomendada pelo PS dá a vitória ao PSD com 4 pp de vantagem. Não admira que o governo esteja completamente desnorteado.
POr outro lado existe uma espécie de revolta do grupo parlamentar do PS. Segundo essa fonte o “cretino” mor vai ser encostado à parede.
Junho 27, 2009 at 12:08 am
O Bolero de Ravel está nos escaparates, dez euros dois cds. A nona de Beethoven está a 3 euros e meio e Mozart é a peso, incluindo o aine clatche naite musik.
Junho 27, 2009 at 12:09 am
Pedro e restantes umbiguistas, cá se fazem…
Mas esta gente antes de ir ainda vai estrebuchar bastante, serão como animais acossados, são preciso cuidados a redobrar. Mas já cheira a VITÓRIA
Junho 27, 2009 at 12:09 am
Perante a ameaça da eminente perda dos “tachos” os militantes voltam-se contra o dono.
Junho 27, 2009 at 12:11 am
Eu diria que grita por socorro:
Sócrates promove encontros sectoriais:
Com o objectivo de juntar ideias e recolher propostas com as legislativas na mira, José Sócrates planeia reunir-se com vários sectores da sociedade civil antes da elaboração do programa que o PS conta apresentar aos eleitores. O secretário-geral socialista já começou a ouvir a opinião de personalidades à esquerda e à direita.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1277150
Junho 27, 2009 at 12:16 am
Ana, professora
Não me admira nada que o Sócas faça uma pirueta!
Agora espero que ninguém se deixe enganar.
Junho 27, 2009 at 12:17 am
Olá umbiguistas
Passo aqui apenas “transitoriamente ” porque tenho andado ocupadissima. Tive de vir confirmar se era realidade ou se as notícias que me chegam não passavam de sonho
Constou-me que a rataria anda toda desnorteada .Isso é bom mas devemos estar atentos pq o do inglês técnico pode passar de cordeirinho a fera acossada.
Junho 27, 2009 at 12:19 am
O que regere o josé silva sobre a aposentação dos professores do 1º ciclo é o começo de um salto mortal encorpado!
Be careful…
Junho 27, 2009 at 12:20 am
em # 147 ler “refere”
Junho 27, 2009 at 12:21 am
A capa do Expresso já está disponível.
Parece que o governo estava a par do negócio “TVI” há alguns meses …
Junho 27, 2009 at 12:23 am
Mesmo que dê muitos saltos e piruetas, penso que já não vai lá…
A comunicação social acordou e isso não é meio caminho andado é o caminho quase todo!
Junho 27, 2009 at 12:25 am
Desde Outubro de 2007 que estou a perder dinheiro todos os meses com as reforma de Sócrates & D. Lurdes. Com MFL ao leme, só lá mesmo para 2025 é que devo subir de escalão, ao mesmo tempo que vejo o ordenado congelado, quando não “cortado”.
Junho 27, 2009 at 1:11 am
Também pensei em mudar de emprego, para emigrar, mas verifiquei que os cargos estavam todos ocupados. É sempre assim, os cargos estão sempre ocupados.
Junho 27, 2009 at 1:13 am
Acaei agora de ler os comments e minha alma tá parva. Acho que deveríamos pensar muito bem na celebração depois das eleições. Qual socrático qual PS? Vou ganhar outra aposta porque esta “cromagem” vai ao “penico”. Ai que contentinha estou. Boa noute a todos os umbiguistas.
Junho 27, 2009 at 1:20 am
Fim do ECD, da divisão da carreira, não das cotas!
Junho 27, 2009 at 1:36 am
Parece que o governo estava a par do negócio “TVI” há alguns meses.
Capa do Expresso!
http://www.aeiou.expresso.pt/a-primeira-pagina-do-expresso=f523132
Junho 27, 2009 at 1:43 am
Ainda existem resquícios da velha Mãe? Licenciaturas 30, Doutoramentos 20, Presidência de Empresas 40.
Junho 27, 2009 at 3:47 am
#61 – Eu até concordo com as eleições no mesmo dia. Assim matam-se dois coelhos com uma só cajadada…
Junho 27, 2009 at 3:49 am
#154 – Fim disso tudo. Recomeçar do zero, ou seja andar 4 anos para trás.
Junho 27, 2009 at 9:15 am
#154,
Também me parece que o fim das cotas não é o mais iimportante.
Fim do ECD e da divisão da Carreira, SIM!
Esta das cotas pode ser o começo de boas notícias, mas não baixemos a guarda, até Outubro é campanha eleitoral.
O congelamento não me surpreende e já nem estranho… Se tudo o resto mudar, paciência.
Junho 27, 2009 at 10:09 am
Caros colegas,
está visto que a equipa do ME vai à vida. Ela e as restantes deste (des)governo mentirosos e hipócrita.
É altura para questionar (pressionar) o PSD para dar respostas sobre a Educação.
Não gostei da PGA da MFL, mas a realidade é outra, há gente nova no partido e temos dois homens com ideias marcantes a quem devemos recorrer (Paulo Rangel, que ainda é um peso importante cá no burgo, e Pedro Duarte). Será com eles que teremos que manter o diálogo, interrogar, exigir propostas concretas. Seria interessante sugerir encontros de reflexão, enviar sugestões e propostas. A nossa força tem de estar PRESENTE já! Não podemos esperar por Setembro.
Não quero deixar de apreciar o contributos das outras forças políticas, mas ainda não são alternativa de momento, pois não? Em coligação, julgo que seriam misturas explosivas: PS+BE (dois galos no mesmo poleiro); PS+CDS (idem, com fatos mais caros); PS+CDU (a esquerda tinha uma apoplexia).
VAMOS A ELES!!
Junho 27, 2009 at 10:42 am
Mas é claro que isto das quotas sempre foi uma treta. A criação da categoria de titular, no espírito de quem a concebeu, implicava uma restrição fortíssima no acesso. Foi determinado que só podiam ser titulares um certo número de indívíduos. E esses indivíduos preencheriam o espaço disponível. A partir daqui que importa a quota?! O mecanismo de controle do acesso é outro: a existência ou não de vaga na categoria, vaga essa determinada pelo ME. Assim, se houver vaga, quem preenche as condições transita para a categoria. Se não houver vaga, preenchendo as ditas condições, o candidato, contudo, fica á espera e entrará quando surgir ela surgir.
Portanto é irrelevante a questão fictícia das quotas. No limite podem até ser atribuídas menções de excelente a todos. Pouco importa isso porque o que conta realmente é a dimensão do “quadro da categoria”.
Por isso, bem pode o ministério “ceder” na questão das quotas porque no essencial, conseguirá,SE O PERMITIRMOS, CLARO, o seu grande objectivo que é diminuir a factura com os salários dos professores, impedidndo o acesso à categoria de topo à esmagadora maioria dos professores. É assim que, com uma ideia e uma só penada, se diminui, o salário de uma classe inteira.
Continuo a afirmar ( e a coisa tem corrido bem até ao momento) que a luta e a esperança dos professores reside na decisão colectivo do povo (povo de que os professores e respectivos familiares também fazem parte) em Setembro, onde desejo e prevejo, que volte a acontecer algo de semelhante ao sucedido em 7 de Junho ( para não dizer pior para o PS). Então sim, estaremos em condições de, com um novo governo, tratar as questões do ECD e da ADD que tanto nos têm preocupado e desassossegado.
Haja esperança.
Saudações
Cross
Junho 27, 2009 at 11:03 am
# 161
Touché!
Junho 27, 2009 at 11:32 am
É preciso não esquecer os anos de serviço que foram congelados e que já foram recuperados pelos colegas dos Açores e da Madeira para progressão na carreira
Junho 27, 2009 at 11:34 am
ISSO NEM QUE A VACA TUSSA ELES VÃO DAR SÓ SE NÓS AJOELHARMOS E REZARMOS…E MESMO ASSIM TINHA DE SER DURANTE VÁRIOS ANÛS…
Junho 27, 2009 at 11:58 am
também seria bom que que “isto”:
Manuela Ferreira Leite: -”(…)começaria por privatizar aqueles sectores em que os privados já estão, como a saúde a educação.
«São dois sectores em que não vejo porque é que o Estado não se retira»”
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=903380&div_id=4071
fosse definitivamente esclarecido para que não se percam votos em partidos que são mais do mesmo.
Junho 27, 2009 at 12:00 pm
c de citizen, claro
Junho 27, 2009 at 12:20 pm
expresso no Expresso
“Manuela pondera reduzir o Estado ao “imprescindível””.
Junho 27, 2009 at 12:23 pm
Manela ou sócrates a única diferença é a vagina no resto são iguais…
Junho 27, 2009 at 12:38 pm
bulimunda
sabes lá!!! Já viste os coisos deles?
Junho 27, 2009 at 12:39 pm
Concordo que o PSD tem de revelar claramente a sua política para a educação. É preciso estar com atenção ao programa eleitoral.
Manuela Ferreira Leite esteve no ME e foi para esquecer!
Não nos convém, como alguém já disse, ter “mais do mesmo”. Já chega!
Junho 27, 2009 at 12:56 pm
Há pelo menos uma coisa em que MFLeite marca muitos pontos em relação ao socretino.
Não é aldrabona, não é mentirosa , não é corrupta…penso que não tem comparação.
As políticas poderão ser idênticas, mas como um deles terá de ser 1º ministro, prefiro uma pessoa credível e séria a um corrupto e mentiroso compulsivo.
Além disso, caso MFL ganhe, nunca será com maioria, o que torna a democracia muito mais transparente.
Junho 27, 2009 at 1:00 pm
“As quotas pretendem contribuir para abalizar a atribuição das classificações de mérito, numa primeira fase em que o processo está em fase de implementação e ainda não existe uma cultura de avaliação consolidada que permita uma correcta diferenciação das classificações”.
O QUÊ??? O QUE É QUE ISTO QUER DIZER???
Abalizar? O processo está em fase de implementação? Não existe uma “cultura de avaliação” consolidada que permita uma correcta diferenciação das classificações?
O QUÊ??? Fizeram merd@, impuseram a merd@ prepotentemente, não quiseram ouvir ninguem, acharam-se brilhantes, agora andam a tentar limpar-se??? Já agora não se esqueçam de dizer também que a culpa disto tudo é dos professores, outra vez…
Não meus amigos,atolaram-se na vossa própria merd@, agora não há água que vos limpe… E o cheiro é para toda a vida, entranhou-se!
Junho 27, 2009 at 1:09 pm
ALCATRÃO E PENAS!!!
ALCATRÃO E PENAS PARA ESTES BANDALHOS TODOS!!!
Junho 27, 2009 at 1:14 pm
Noticiada data das eleições legislativas na RTP1.
Junho 27, 2009 at 1:17 pm
professora inconformada
com ou sem seriedade o que eu quero evitar é que nos continuem a fazer disto:
http://www.youtube.com/watch?v=R9K6bs_fIWU
que tudo volte ao período pré-congelação. Depois estaremos dispostos a discutir e a negociar (com seriedade e na defesa de uma escola pública de qualidade)
Junho 27, 2009 at 1:25 pm
Pois é, é altura de nos voltarmos para o PSD e lhes fazermos perguntas concretas:
O que pensam fazer desta avaliação docente?
O que farãO com as escolas em que todos já foram avaliados ao abrigo desta “coisa”?
O que farão com as 2 categorias?
Não será fácil “destitular” os colegas que já lá estão…
Que imbróglio…
Junho 27, 2009 at 1:32 pm
è isso Reb…temos de começar a pressionar o PSD sobre as políticas para a educação.
É óbvio qe em relação ao 75/2008, gestão das escolas, não tenho muita esperança em grandes alterações,dado que me parece que o PSD tb defende este modelo, mas é necessário que se pronunciem sobre o resto: ECD, ADD, estatuto do aluno, etc, etc…
Junho 27, 2009 at 1:39 pm
MFL quer tudo privatizado. Notícia no Expresso: excepto Segurança Social
pondera reduzir o Estado ao
“imprescindível”.
Junho 27, 2009 at 1:42 pm
Tb no Expresso: “Matemáticos espanhóis e franceses criticam exames do 9.º ano”
Junho 27, 2009 at 1:54 pm
Bom, se privatiza a educação, então deixa de haver Ministério da Educação, certo?
Nem tudo é mau.
Junho 27, 2009 at 2:54 pm
Colegas:
não creio que a privatização da educação e da saúde seja algo que um estado de bem faça!
Isto é apenas lavar as mãos de tudo aquilo que dá problemas.
Correr com o socas do poleiro é o nosso objectivo, mas não me parece que pôr a múmia no poleiro seja alternativa!
Junho 27, 2009 at 3:25 pm
#181
Bia e diz lá como é que se consegue correr com o pinóquio e não pôr a MFL como 1º ministra?
Sejamos realistas!
Junho 27, 2009 at 4:06 pm
Bem, se for para privatizar a dita «escola pública», deixem lá o tio Sócrates, que só a quer colocar sob alçada municipal.
Do mal, o menor.
Junho 27, 2009 at 10:39 pm
Muitas vezes tenho uma opinião quando estou deitado e outra quando estou de pé
Georg Lichtenberg
Junho 27, 2009 at 10:40 pm
Muito me reprovo e o aprovo tanto quanto outrora aprovei o que hoje me reprovo
Agostinho da Silva
Junho 28, 2009 at 2:30 am
Volta Santana!
Estás perdoado!
Junho 29, 2009 at 7:59 pm
A 27SET e 11OUT todos os professorecos às urnas, deixar os votozinhos. Já mostraram como se derruba um grupo de malfeitores com tiques de ditadorezecos.
Se ficarmos em casa, teremos de admitir (dolorosamente) que 1640 foi um grande erro.