A proposta ministerial não abdica – e espero que o título do post não vos engane – da partição horizontal da carreira.
Só que agora já permite mais não sei quantas coisas, para amaciar o clima antes das eleições e estão já a pensar nas europeias e na débacle vital que se adivinha.
Mais valia pararem com remendos abstrusos e reverem a carreira a sério, com diferenciação funcional vertical.
Fica por aqui a proposta (propostame7abr09), assim como a estrutura dos escalões e remunerações. E atenção qu isto é a cenoura para o pessoal ir entregar a auto-avaliação em fila indiana à espera do torrão de açúcar.

Abril 16, 2009 at 7:50 pm
Com seis meses?
Antes do tempo de gestação?
Abril 16, 2009 at 7:52 pm
Duas questões antes do jantar:
1.º) Como pode o ME continuar a martelar no trabalho igual = salário e «categoria» diferentes?
2.º) Em que é que esta treta toda melhorou ou melhorará o ensino?
Abril 16, 2009 at 7:54 pm
Que gente ridícula, não tem a noção do que fazem,
a sério, que vale tudo. para tentar ganhar 500 000 votos????????????
gentinha
Abril 16, 2009 at 7:56 pm
Não queremos a divisão da carreira .Pronto ,chega de cenouras !
Abril 16, 2009 at 7:57 pm
Eu só quero ler o ECD que os Professores irão conseguir desenhar.
Quanto a eleições, quaisquer, podiam voltar a dar-me tudo o que me retiraram (se o conseguissem) que não me apanhariam.
ps??? NUNCA MAIS
Abril 16, 2009 at 8:01 pm
Nem horizontal conforme está e nem vertical.
Raios.
Já estou farto desta treta toda.
Correr com estas bestas é um castigo macio, deveriam ser castigados a doer.
Que me interessa este tipo de carreira, horizontal na forma em que está a ser proposta ou numa vertical?
Estou farto.
Acabem com esta porcaria de propostas.
Abril 16, 2009 at 8:04 pm
Seis meses?!
Isso é que é ligar o Turbo para ajudar os adesivos!
Abril 16, 2009 at 8:06 pm
Que grelha horrivel.
Parece um horario dos comboios da Linha da Beira Baixa, com estações e apeadeiros.
Abril 16, 2009 at 8:08 pm
ME recusa efectiva revisão do ECD e apenas quer consolidar os seus aspectos mais negativos
A FENPROF reuniu esta quinta-feira, dia 16 de Abril, no Ministério da Educação, em Lisboa, no âmbito do designado processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) que, afinal, se assume como uma fraude. Uma fraude porque, na verdade, não se trata de um processo de revisão, mas de ajustamento e aperfeiçoamento do que de pior existe no ECD imposto pelo Ministério da Educação em 2007.
De facto, tanto o documento enviado pelo ME à FENPROF, como a postura dos responsáveis ministeriais nesta reunião, confirmam que não está em cima da mesa a possibilidade de satisfazer qualquer das principais exigências colocadas pelos professores e educadores em duas manifestações que contaram com mais de 100.000 participantes, em duas greves que tiveram níveis de adesão acima dos 90% e em dois abaixo-assinados que foram subscritos por mais de 70.000 docentes.
Exigências que vão no sentido de eliminar a injusta e perversa divisão da carreira em categorias hierarquizadas, de revogar mecanismos administrativos como as vagas para acesso aos escalões de topo da carreira e as quotas da avaliação ou, ainda, a espúria prova de ingresso que o ME impôs para ingresso na profissão docente.
Em relação à avaliação de desempenho, apesar dos compromissos assumidos, o ME continua sem apresentar qualquer proposta concreta e a adiar a eventual substituição do modelo imposto, relativamente ao qual, no entanto, se percebe que também não pretende mais do que introduzir ligeiros ajustamentos. Adiar é, ainda, a postura assumida pelo ME em relação a alguns aspectos mais contestados pelos professores, remetendo para o próximo governo a sua concretização, mas condicionando, desde já, as regras. Já se sabia que seria assim com a prova de ingresso na profissão, soube-se, agora, que será assim com a realização do próximo concurso para acesso a professor-titular.
Face a esta situação, em que o Ministério da Educação continua a considerar que tem o direito de impor as suas soluções para a carreira docente, aos professores e educadores mais não resta do que exercer o seu direito de lutar que, no caso em apreço, se assume como um dever cívico e uma obrigação ética e profissional!
Nesse sentido, a partir do próximo dia 20 de Abril, a FENPROF, integrada no âmbito da Plataforma Sindical, empenhar-se-á na Semana de Consulta dos Professores em que, entre outros aspectos, será debatida a proposta apresentada pelo ME, que foi discutida na reunião hoje realizada, bem como as formas de luta a adoptar pelos professores e educadores neste 3.º período lectivo.
O Secretariado Nacional da FENPROF
16/04/2009
http://www.fenprof.pt/
Abril 16, 2009 at 8:09 pm
#8 jm
Já tinhamos o esquema de rede de metropolitano (ADD). Faltava-nos saber os “horários” dos comboios.
Abril 16, 2009 at 8:10 pm
Tambem tem bom especto para ser transformada em Sudoku…
Abril 16, 2009 at 8:16 pm
Este é o caso típico do título da notícia que não “bate” com os eu desenvolvimento. Então sr. Guinote, explique-nos lá como chegou à conclusão que se podia chegar a titular com 6 meses de serviço!? Cá para mim, depois daquela entrevista que deu, onde também suponho comeu umas bolachinhas com o jornalista, ficou apanhado completamente pelo denominado jornalismo sensacionalista. Como se tratava de um canal ligado à TVI está explicado. Poderia ser até a Manuela Moura Guedes a entrevistá-lo. Já reparou como seria uma sensação o sr. Guinote e a D. Manuela a comer bolachinhas e a beber chá!
Abril 16, 2009 at 8:18 pm
Preferia palavras cruzadas…
Por exemplo, palavras cruzadas entre o ME e os representantes dos professores. Mas a sério!
Abril 16, 2009 at 8:21 pm
eles, que usem o papel para limpar as orelhas,,,, fartinha de ser gozada por gente que não percebe nada da vida real!
Abril 16, 2009 at 8:21 pm
Pff!
De repente um forte odor a lixívia de erceira categoria entranhou-se no blogue…
Abril 16, 2009 at 8:22 pm
Digo, de Terceira categoria…
Abril 16, 2009 at 8:22 pm
só porque as cotas são incostitucionais.
Abril 16, 2009 at 8:23 pm
Não gosto desta grelha.
Somos todos professores e os títulos são bom é para a nobreza.
Abril 16, 2009 at 8:23 pm
bons
Abril 16, 2009 at 8:25 pm
#18
Concordo, Coeh, tanto trabalho tiveram os republicanos…
Abril 16, 2009 at 8:27 pm
Peguem na GRELHA e grelhem-na bem grelhadinha!
Abril 16, 2009 at 8:32 pm
Comparem esta p. desta grelha com a dos MAGISTRADOS e a dos MÉDICOS!
Depois, corem de vergonha!
Abril 16, 2009 at 8:33 pm
O ME também sabe distribuir bolachinhas… que democratas!
Abril 16, 2009 at 8:35 pm
#22
Não conheço essas grelhas. Só sei que, para o nosso tipo de carreira, estas do ME são absurdas.
Abril 16, 2009 at 8:36 pm
Tão generosos que eles são, qualquer dia até mandam recolher os cães de fila que andam aqui pelo Blog!
Abril 16, 2009 at 8:36 pm
Atenção que as cenouras, por vezes, enganam! Leva-se para casa uma embalagem com cenouras de boa aparência, frescas e tudo…
Quando se vão descascar é uma desilusão. O seu interior é tão intragável que nem para cozer servem.
Abril 16, 2009 at 8:37 pm
#23
Com efeito. Devem ter feito um “ajuste directo” com alguma fábrica de bolachas.
Depois vão tentar impingi-las ao (restante)3.º Mundo.
Abril 16, 2009 at 8:37 pm
Caríssima GRELHADA:
Não é possível reivindicar seja o que for sem nos compararmos com outros profissionais…
Julgo eu…
Eu será que estarei enganado?
Abril 16, 2009 at 8:39 pm
É uma grelha claramente desequilibrada.
Arrasta-se artificialmente a partir dos 17 anos de serviço.
Abril 16, 2009 at 8:41 pm
# 25
Eles mandam os avençados sempre que querem saber como param os ânimos e se nos mantemos “Irredutíveis”.
Depois de um ataque mais intenso, passam à fase do “toca e foge”.
Veja-se a lavadeira que deu aqui um ar de sabão Clarim e fugiu…
#26
Essas cenouras são aquelas de importação que foram descongeladas.
Eu acho que estas “cenouras” também andaram pelo congelador para serem usadas nalgum “cozinhado” rápido, em caso de necessidade… o que é o caso.
Abril 16, 2009 at 8:42 pm
e é corcunda!!!
Abril 16, 2009 at 8:44 pm
A grelha tem duas colunas a mais: a que têm no topo “professor titular”.
Abril 16, 2009 at 8:45 pm
Pronto!
Tenho um azar…
Quando vou comentar um post já está a sopa entornada!
Irra!
Abril 16, 2009 at 8:49 pm
#33
Pelo menos era sopa de hortaliça?
Abril 16, 2009 at 8:51 pm
Eu desde que li esta notícia só consigo sorrir …será mais uma anedota?
Abril 16, 2009 at 8:51 pm
#28
Caríssimo C. Ribeiro
Eu não critiquei o comentário. Só dise que não conhecia essas grelhas.
No entanto discordo que nos tenhamos de comparar com os outros em tudo.
Por exemplo, eu sei que , entre médicos , há os Chefes de Serviço, com concursos próprios. Não creio, porém que este estatuto tosco de “titular” tenha a mesma função ou seja equivalente.
Eu vejo a “carreira” de professor deste modo simples (acho que já o disse por aqui):
não é uma “escalada” numa montanha, para nos considerarmos acima dos outros colegas, embora possa haver alguma funções específicas que até deveriam ter remunerações extra ou reduções sensatas.
A nossa “carreira” devia ser como a da camioneta : recebe os alunos numa paragem e tenta levar a viagem a bom porto. Novo ano, nova viagem. Não ficamos a tentar fazer ultrapassagens mais ou menos perigosas para chegar primeiro que os outros “motoristas” ou a passar “tangentes” a um muito fictício “adversário” (outros professores).
Abril 16, 2009 at 8:51 pm
#34 j.m
Não. Era de urtigas!
Mas tenho mesmo azar, entendes?
Estava a observar a vossa conversa, ía para meter-me convosco, vai daí já se tinha entornado a sopa!!!
Percebeste?
Abril 16, 2009 at 8:52 pm
Roubaram-nos 2,5 anos de tempo de serviço. Estou no mesmo escalão há 5 anos. Passei pela humilhação do sorteio de titular, não tendo obtido vaga. Sou titular em comissão de serviço. Quero apenas e só que desapareçam o mais rapidamente possível. Para ao menos respirar em paz. Ao longo destes anos desenvolvi um sentimento completamente desconhecido até aí: ódio, que me leva a mudar de canal de cada vez que surgem os 4 actores desta tragédia. Ah, eu votei PS nas últimas eleições!
Abril 16, 2009 at 8:54 pm
Alebana:
Não te arrelies!
Já partiu.
Alguém deve ter tido a boa ideia de abrir uma janela e isto arejou.
Abril 16, 2009 at 9:00 pm
Claro alebana..
Ele está á espreita.. Mas está mais “low profile”.
Convem…;-)
Abril 16, 2009 at 9:02 pm
Se querem professores para avaliar criem uma carreira própria. Não podem ser os PROFESSORES prejudicados para que os avaliadores tenham notoriedade em termos remuneratórios! Os Bons professores devem chegar ao topo da carreira tal como os bons avaliadores devem poder chegar ao topo da SUA carreira.
Isto é uma promiscuidade aberrante!
Abril 16, 2009 at 9:04 pm
Bem, lá serei Suplente toda a vida. Calha bem que a idade já pesa e se os Titulares fazem questão de jogar nos jogos todos, à vontade. Eu fico no banco a bater palmas e a chamr nomes ao árbitro.
Abril 16, 2009 at 9:06 pm
#40
Engana-se meu caro. Apenas estou com outras ocupações. Vou observando e… nada. Continua tudo igual. Nada mudou. Vocês não mudam. O que é mal. faz-me lembrar aquela dos orgasmos no tempo do escudo que aqui mencionou o contra a maré.
Continuo à espera que o sr. Guinote explique como chegou à conclusão dos 6 meses!
Abril 16, 2009 at 9:11 pm
Eu também quero ser titular.
Como faço para concorrer para professor?
Telefono para que número?
Abril 16, 2009 at 9:17 pm
#44
é ali no numero 235 da grelha. Viras á direita e com um bocado de sorte chegas ao 245 Esq. Aí tens que subir seis andares. Tomas o comprimido para as palpitaçoes e pode ser que chegues ao 299.
Se conseguires subir mais tres degraus antes de morreres, és um gajo cheio de sorte.
Abril 16, 2009 at 9:19 pm
45
gostei do 245 Esq
aqui só à um piso, já não subo a generala!!
Abril 16, 2009 at 9:20 pm
E esta:
“Fisco chama seleccionador de râguebi para motivar funcionários.”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1374757&idCanal=63
Abril 16, 2009 at 9:22 pm
#44
Depende. Se não souberes ler ou escrever muito bem, basta inscrever-te no PS que eles logo te orientam para ires dar aulas numa Universidade Privada, a formares avaliadores, e escusas de andar nestas chatices.
Se tens uma licenciatura a sério, acrescida de mestrado ou doutoramento, é só aguardares pelos concursos de contratados e esperar que apareça uma vagazita. Depois fazes o percurso normal e, se sobreviveres, daqui por uns 25 anos pode ser que sejas Titular.
Abril 16, 2009 at 9:25 pm
…raio de grelha! Porra! Eu estou fora da grelha! Ahahahah…assim livro-me de assados!
Estou no escalão 2, índice 299 mas na coluna dos Professores, cujo índice máximo é 270!!!
Nada de novo. Quero lá saber do concurso para Titulares?!
Esclareçam-me, se for possível. Não faço questão de concorrer ao “cestinho dos rebuçados envenenados”, mas para além de não progredir na carreira, espera-me mais alguma “sanção”?
É que se daquelas mentes brilhantes nada mais brotar, vou ficar quietinha no meu canto.
Obrigada
Abril 16, 2009 at 9:30 pm
Quem é que inventa estas coisas?
Professores não são, certamente!
Abril 16, 2009 at 9:30 pm
#49
Celia você está fora da graça do Senhor da Grelha!!!
Abril 16, 2009 at 9:30 pm
Célia , já somos duas que não existimos:)
Abril 16, 2009 at 9:32 pm
São Extra-grelha…
Abril 16, 2009 at 9:32 pm
#49
Se vamos à cestinha por medo eles arranjam depressa sanções para quem não quiser ser capacho. Temos que deixar de ter medo de tudo e mais alguma coisa. São como os cães, farejam o medo e atacam. Só são “brilhantes” pq lhes damos as ideias necessárias.
Ir fazendo as coisas por medo é um mau precedente. Truxe-nos até aqui pq muitos falaram no “medo”. Já chega. Houve muita gente que não concorreu ao 1º concurso de titular e continua aqui.
Abril 16, 2009 at 9:33 pm
Com esta proposta, sei o que pretende a ME: distraír-nos enquanto o mês de Junho não chega.
O que eu não sei (e que gostava muito de saber) é o que pretendem os sindicatos. Não, isso eu não sei!
Abril 16, 2009 at 9:37 pm
#45 j.m
Gostei
Ainda por cima do “Esq”
Olé!
Abril 16, 2009 at 9:37 pm
Vamos imaginar que eu até queria ser “Tito Lar”. Porreiro pá, já posso concorrer. Vamos imaginar que eu concorro.
E vagas? Há?
As que há estão quase todas ocupadas.
Pelo que vejo vão agudizar-se os sentimentos de injustiça. Aqui eu entro para titular com 16 anos e 92 pontos e a minha irmã a 245 km de distância não chega a ser titular com 22 anos e 115 pontos.
Abril 16, 2009 at 9:39 pm
#57
Mas quais pontos? Prova pública. Pontos só os da Farinha Amparo.
Abril 16, 2009 at 9:43 pm
SE querem saber metam a grelha no cu de quem sabem e besuten-na de formigas vermelhas com manteiga de arque…
Estou a chegar a um alatura -como o tollwut- que me começo a estar a ca…gar para tudo isto…façam o que quiserem enrabem-se todos uns aos outros e fiquem felizes..eu hoje estive até ás 20 horas a receber pais…e ao chegar a casa nem tempo para o meu puto tenho..vai para a cama…mas bostas como o darquense que nem filhos nem cães, nem gatos nem dildos têm dispõem de todo o tempo do mundo… se querem mesmo sabe começo a borrifar-me para que tipo de carreira, escalão ou o que quer que seja façam…de qualquer modo estamos todos metidos na meda até ao pescoço…a nossa salvação é nula..é como dar esperança a um canceroso em estado terminal…
Abril 16, 2009 at 9:44 pm
Ah, claro, já me esquecia. Os pontos foram apenas no 1º concurso e neste Extra.
Então a festa ainda vai ser mais bonita do que eu imaginava.
Abril 16, 2009 at 9:44 pm
prova privada só com cartão rosa!!!!
provas, je?, só as que fiz no exame da 4ª classe!!
daily show….
Abril 16, 2009 at 9:45 pm
uau
o Jon está o máximo
Abril 16, 2009 at 9:49 pm
Bulimunda, calma home!
Eles já estão a enrab…-se todos. Conheces e lagarta processionária? Sabes como se combate? É muito simples: como são venenosas e andam sempre a trás umas das outras é só empurrar com um pau a primeira a seguir a última e quando andarem em círculo derrama-se óleo ou “gasoil” por cima delas e acende-se um fósforo. É lindo! Demora um pouco até chegar a este ponto, mas o tempo de desinfestação sempre chega. E é tão libertador!
Abril 16, 2009 at 9:50 pm
LOL
Que western que vai por aqui…
Eu dou aulas à 10 anos. Sou QZP à 6 e estou no 1º escalão. LADRÕES!!!
Se alguém conhecer um bom emprego “mi” liga…
Abril 16, 2009 at 9:51 pm
#59
Olha o nível!?
O puto ainda é do tempo dos escudos? (não percebeste. Pois não. Já calculava. Pergunta ao conta a maré)
Para tua informação tenho isso tudo, menos dildos. Isso deve ser o que utilizas. também com essa cara…
Abril 16, 2009 at 9:54 pm
Com esta proposta, sei o que pretende a ME: distraír-nos enquanto o mês de Junho não chega.
O que eu não sei (e que gostava muito de saber) é o que pretendem os sindicatos. Não, isso eu não sei!
Alguém me sabe responder?
E os professores?
Quando a qualidade do discurso começa a descer… Assim, não vamos a lado nenhum!
Abril 16, 2009 at 9:57 pm
oh darquense da silva vai dormir!
Abril 16, 2009 at 9:58 pm
#A. Ventura
Não seja curioso. Há coisas que não convém saber. A desilusão pode ser maior do que a curiosidade. (Não há nenhum ataque aos sindicatos da minha parte, trata-se de uma regra simples que aplico no dia-a-dia).
Abril 16, 2009 at 9:58 pm
estes porcos continuam a propor de tudo. E vai não vai, vão congelar tudo outra vez!
Abril 16, 2009 at 10:00 pm
#69
Congelar depois das eleições, em 2010, 2011, 2012 para controlar o défice, resultado da propaganda eleitoral que vivemos e viveremos até Outubro.
Abril 16, 2009 at 10:01 pm
Já repararam que quanto mais a boca abre , este ME, maior é o nosso desconforto (para não lhe chamar outra coisa) para com o PS?
Vote à direita , vote à esquerda , PS nunca !
Abril 16, 2009 at 10:01 pm
#64
Você deve ter apanhado uma paralesia de tipo “grelhal”. Acontece. Qaundo se apanha nos primeiros escalões nunca mais se sai de lá…
Abril 16, 2009 at 10:04 pm
Darquense: querido lambe botas armani, continua imparável!
Abril 16, 2009 at 10:06 pm
Eu vou ser titular nem que o silva tussa.
Abril 16, 2009 at 10:08 pm
darquense , você com esse discurso vê-se logo que é dos arredores da civilização – darque não é arrebalde de Viana. Logo vi…pela sua postura no blog , só pode… só pode!
Abril 16, 2009 at 10:11 pm
#49 Célia
#52
Há mais fora da lista…há mais outra 299 que não é titular…então este 299 esfumou-se…nem sabemos os anos que ainda vamos estar maiiiiisss…temos que ter uma cadeira bem almofadada… e já agora com boas costas…
Abril 16, 2009 at 10:14 pm
A. Ventura:
É o célebre ALEXANDRE Ventura ?
Abril 16, 2009 at 10:15 pm
Esta gente nunca mais “atina” com a estrutura da carreira docente.
Entretanto, até para uma pessoa distraída nestas coisas, assiste-se a um “beija-mão” em muitas escolas e a muito “sorriso rasgado e palmadinhas nas costas”.
E assiste-se a outra coisa. Vai-se tentando passar a mensagem dos “velhos”, da necessidade de “sangue novo” necessário à escola do “futuro”, à promessa da “escola remodelada”.
Abril 16, 2009 at 10:16 pm
#52…iremos para reciclagem?!
# 51 53:)
# Não é uma questão de medo, mas imaginemos os 3 da vida airada m’atiram para um quarto escuro? Humm…?
Abril 16, 2009 at 10:16 pm
Tchi… pobres filhos e usas dildos neles ? Deves ser como o Fritz austriaco…
Abril 16, 2009 at 10:18 pm
Se me derem uma reforma dourada tipo as do CTT , Banco de Portigal, etc eu vou já!
Abril 16, 2009 at 10:18 pm
Boas Noites Xotores!
Não se incomodem e POR FAVOR CONTINUEM A COMENTAR O TEMA sem dirigir palavra ao darquense.
Trago aqui o ÚLTIMO INVENTO DO DEPARTAMENTO DA XIBANGUICE , uma arma secreta para os Controleiros neutralizarem os seus insurectos agentes.
Chama-se XIBANGUM e aplica-se em spray.
XOTORES FÇAM FAVOR DE COLOCAREM AS MÁSCARAS À ENTRADA DO BLOGUE…
Isto vai demorar pouco…
Abril 16, 2009 at 10:23 pm
Instruções:
1 Agitar
2 Aplicar em abundância nos vários pontos principais do Xibangoso
3 Aguardar um pouco que mirre
4 Lavar as mãos cuidadosamente após aplicação
“Serve para Xibangosos amotinados, desde Xibangas, a darquenses e Contra marés.
Pode produzir reacções diferentes no infestante consoante a espécie,” e coisa e tal
Aí vamos! AS MÁSCARAS, XOTORES!
Abril 16, 2009 at 10:23 pm
O que é persuasivo é o carácter de quem fala e não a sua linguagem
Menandro
Abril 16, 2009 at 10:25 pm
1º aplicar no cocuruto (ah, este bico do malandro…)
PSSSSSSSSSSTTTTTT…. já está!
Abril 16, 2009 at 10:26 pm
2º Aplicar na boca axibangada e nos olhos esbugalhados…
PSSSSSSSSTTTT…..
Abril 16, 2009 at 10:27 pm
3º Aplicar nos fundilhos…
PSSSSSTTTTT……
Abril 16, 2009 at 10:28 pm
#70,
Pois é, até Outubro vão chover promessas a todos os níveis.
Depois, logo se vê.
Pensava eu que este modo de fazer política já tinha os dias contados. Mas não.
Insistem.
E as pessoas continuam a ir na onda?
Como é possível?
Abril 16, 2009 at 10:29 pm
4º Aplicar o produto restante em toda a superfície visível não abrangida nos passos 1 a 3.
PSSSSSSSSSSSTTTT….
OK! Já está!
Viva o Xibangum! O desinfestante de infiltrados avençados e axibangados!
Abril 16, 2009 at 10:30 pm
(lavar as mãos e coisa e tal…)
Abril 16, 2009 at 10:30 pm
Desculpa lá, ó Controleiro.
Interrompi as instruções.
Abril 16, 2009 at 10:31 pm
Eles vão começar a comprar o resto!
Abril 16, 2009 at 10:32 pm
Há gente que não percebe a ironia, nem que ela lhes passe por cima.
Abandonemos os punhos de renda: o comentário 12 é estúpido!
Abril 16, 2009 at 10:32 pm
darquense! E até aposto que além de ir ser titular, também vai votar ps, claro.
Abril 16, 2009 at 10:32 pm
Já agora titular do quê. O meu avô era o conde de …. ( deixe lá, era dar-lhe informação pessoal )e sabe já ninguém na família usa essas ” merdas “. E você quer ser titular , do quê?. Tem terras, nome, morgadio etc etc. Oh homem asssim será sempre um pé rapado. O Titular é agora o meu pai e não faz uso do t´tulo.
Abril 16, 2009 at 10:33 pm
E você quer ser titular , do quê?. Tem terras, nome, morgadio etc etc. Oh homem asssim será sempre um pé rapado. O Titular é agora o meu pai e não faz uso do t´tulo.
Abril 16, 2009 at 10:35 pm
#93
Ser estúpido até é desculpável. Ser estúpido por interesse (como é o caso) é bem pior. São e querem fazer os outros de.
Abril 16, 2009 at 10:37 pm
Xotora Fernanda Um
Não interrompeu nem nada…. missão cumprida!
Viva o Xibangum em spray!
Abril 16, 2009 at 10:37 pm
o meu avô era titular, do titulo de conde e ninguem já usa isso …quem é que quer usar essa m… de título.
darquense e já agora para ser titular tem que ter brazão por cima da entrada do paço. Tem? O lá de casa está por cima da porta da rua faz seiscentos anos.
Abril 16, 2009 at 10:38 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/04/16/os-estudos-de-jose-socrates/
Abril 16, 2009 at 10:38 pm
A saga do Controleiro ainda vai dar um filme:
“O Controleiro Implacável”.
Abril 16, 2009 at 10:38 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/04/16/cartoon-da-semanaa-proxima-manifestacao-de-professores/
Abril 16, 2009 at 10:39 pm
Xotor Guinote:
sempre permite ou não a publicação dos capítulos do romance Lai “da Maria Campos”?
Garanto-lhe que lá original é ele!!!
Abril 16, 2009 at 10:42 pm
Há gente que percebe a ironia quando ela existe mas que a consegue distinguir da má fé. Claro que há estúpidos que não distinguem a ironia da má fé. Não é o meu caso.
Abril 16, 2009 at 10:43 pm
#102
Ó Controleiro, se for preciso faz-se uma petição. Assinaturas não vão faltar.
Abril 16, 2009 at 10:45 pm
Sobre a alegada cedência do ME em relação às vagas para acesso à categoria de professor titular
No final da reunião desta quinta-feira, dia 16, com a FENPROF, em declarações à comunicação social, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação repetiu o que já dissera em Fevereiro passado sobre uma alegada disponibilidade do ME para abdicar das vagas para acesso à categoria de professor titular.
A esse propósito, a FENPROF esclarece que, na reunião hoje realizada (16/04/2009), o ME continuou a defender, como se confirma pela leitura do documento previamente enviado aos Sindicatos, que o acesso à categoria de professor titular estaria sujeito a vagas pré-definidas.
No decurso da reunião, mas sem que fosse oficialmente assumido e/ou devidamente esclarecido, o Secretário de Estado retomou a possibilidade de abdicar da existência de vagas, mas colocando como condições:
1. A existência de um Entendimento com os Sindicatos, aceitando estes a divisão da carreira em categorias, as quotas de avaliação, a prova de ingresso, entre outros aspectos negativos e que se rejeitam;
2. A introdução de requisitos para realização da prova de acesso a professor titular que, por si só, impediriam milhares de docentes de a realizarem, deixando-os imediatamente impedidos de acederem aos escalões de topo da carreira;
3. A elevação do grau de exigência da prova de acesso, de forma a que esta constituísse mais um instrumento apertado de selecção.
Em suma, o Ministério da Educação, em vez de permitir que todos os professores realizassem a prova de acesso, sendo titulares apenas os que obtivessem vaga, quanto muito admitiria o contrário, ou seja, condicionar o universo dos que poderiam realizar a prova, fixando requisitos que deixariam, logo à partida, muitos de fora. Assim, todos os que a realizassem com sucesso poderiam entrar na categoria, pois o número já seria reduzido, deixando de se justificar a existência de vagas.
Evidentemente que, à comunicação social, o Secretário de Estado não explicou tudo isto, pois interessa manipular a opinião pública deixando-a pensar que se está perante qualquer tipo de flexibilidade ou cedência negocial que, na verdade, não existe.
Para que não restem dúvidas, a FENPROF desafia o Ministério da Educação a esclarecer publicamente quais os requisitos que propõe para a acesso à realização da prova, quais as características da mesma e qual a periodicidade com que esta se realizaria. Ainda no sentido de não restarem dúvidas, a FENPROF esclarece que nunca dará o seu aval a qualquer solução que passe por fracturar a carreira docente e dividir os professores em categorias hierarquizadas.
O Secretariado Nacional da FENPROF
16/04/2009
Abril 16, 2009 at 10:45 pm
# 93, 96
Por decisão da A.R. as ironias, metáforas, segundos sentidos das palavras e outros imbróglios “estilosos” passam a ser proibidos!
Os termos “autista” e “autismo” já encabeçam o Index Librorum Prohibitorum …
Abril 16, 2009 at 10:46 pm
Xotor Monstro das Bolachas!
Faça o favor de não falar com o darque veida!
Para o Xibangum fazer todo o seu efeito!
Benzódeus!!!!
Abril 16, 2009 at 10:47 pm
103 – Estúpido! Não percebes que te está a chamar estúpido a ti, não é a mim.
Abril 16, 2009 at 10:47 pm
Xor Darquense!
Olhe que tenho mais latas de Xibangum para si!!!
No cocuruto …PSSSSTTTT…..
Na bocarra e olhos … PSSSTTTT..
Abril 16, 2009 at 10:47 pm
DA VIDA, EU SÓ QUERO DUAS COISAS: OU SER SOLDADO, OU SER PROFESSOR TITULAR. E ISTO PORQUE RECUSEI SER ADMINISTRADOR DA GALP E DA EDP.
Abril 16, 2009 at 10:49 pm
” Há gente que percebe a ironia quando ela existe mas que a consegue distinguir da má fé. Claro que há estúpidos que não distinguem a ironia da má fé. Não é o meu caso. ”
” tadinho do corcodilo ” no seu caso… com está a soldo, de uma coloração a esbater-se, nesse seu caso , cumpre-me dize~-lhe que se misturam a estupidez, a má fé e nunca a ironia, porque a soldo ela não existe, é paga.
Abril 16, 2009 at 10:49 pm
Nos fundilhos do xibangoso infestante…PSSSSSSTTTTT…..
Abril 16, 2009 at 10:49 pm
Não sou eu que vivo com Silva e partilho o PC.
Ele é que é de Aveiro, eu sou mesmo de Darque.
Aposto que o veneno xibangum também foi lançado para a zona de Aveiro, já cheira tão mal em Cacia.
Abril 16, 2009 at 10:50 pm
E no resto da superfície visível… (não tem grande coisa de ver, mas tá bem…)
PSSSSSSSSSSSSTTTTTTT….!!!!
Abril 16, 2009 at 10:51 pm
Senhor controleiro, por favor mande mais pó para cima daquele chouriço com pés.
Pretende imitar-me mas não tem categoria.
Abril 16, 2009 at 10:52 pm
Mais do mesmo!
Guerrilha aos docentes com possibilidades de recuo se houver uma “débâcle” nas eleições europeias.
Mas como existem colegas incautos que gostam de “cenouras”… lá teremos mais do mesmo.
Abril 16, 2009 at 10:53 pm
Xotor Monstro!
Não tire a máscara de gás nem fale com o darquense xibangoso!!!!
Olhe que isto só tem efeitos em avençados, mas pode pô-lo enjoado…
TEM UM LEVE AROMA A ROSAS!!!
Paciência… foi produzido no departamento e não houve tempo de lhe mudar o cheiro..!!!
Abril 16, 2009 at 10:55 pm
Não tive tempo de ler os comentários.
Só quero fazer uma pergunta ao Paulo: o que é isso da carreira funcional vertical?
Abril 16, 2009 at 10:56 pm
Controleiro, adorei o 1º capítulo, podes mostrar o 2º que estamos a seguir essa novela tão pitoresca.
Abril 16, 2009 at 10:57 pm
Nem olho para o quadro porque nem me dei o trabalho de ver o meu índice e se ele existe ou não. Assim , só sei que estou congelada no 7º escalão há tanto tempo que já nem o sei de cor. E ainda cheguei a entregar o relatório com os créditos todos e tudo o que manda(va) a lei.
Estes ladrões (acho que é assim que se chama a quem rouba!), continuam a querer fazer de nós parvinhos!
Vou repetir mais uma vez: NÂO QUEREMOS A DIVISÃO DA CARREIRA e ponto final.
Abril 16, 2009 at 10:58 pm
Darquense? O chouriço com pés é o seu silva?
Uhmm! E voçê como é que gosta do chouriço?
Com pés ou sem pés?
Abril 16, 2009 at 10:58 pm
É possível que eu esteja enganado no que vou dizer, mas é o modo como estou a entender a situação actual.
Os professores que estão perto de passar a titulares estão dispostos a aceitar este rebuçado e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores que estão perto de entrar para quadros de escola estão dispostos a aceitar este concurso e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores mais influentes das escolas estão dispostos a lutar pelo cargo de directores e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores com facilidades de entrada nos TEIP estão dispostos a dar o tudo por tudo no concurso e em troca facilitar a campanha eleitoral do PS.
Perguntas:
1) Neste cenário o que é os professores mais poderosos têm a perder?
2) O que é que resta para os professores em início de carreira ou contratados?
3) Por que é que os sindicatos desta vez não querem defender os professores mais poderosos numa total indiferença aos que estão no início de carreira?
4) Tendo em conta a tendência evolutiva do novo modelo de gestão escolar, qual vai ser o poder reivindicativo e capacidade de auto-protecção dos professores mais poderosos, dos Directores de Escola, dos professores TEIP e dos sindicatos dentro de dois ou três anos?
Em suma, qual é o poder que estamos dispostos a dar agora para perder depois?
Abril 16, 2009 at 10:59 pm
controleiro : por favor extermine esse verme cor-de-rosa.
Abril 16, 2009 at 11:00 pm
Cá para mim isto é o Jogo da Glória.
Abril 16, 2009 at 11:00 pm
Xotora Célia!
Vamos pedir ao Xotor Guinote que proíva algumas paravras aqui no blogue, como no parelamento!
Eu acho que se devia proivir “dix–” “disk…” “DISQUELÉXICO”!
Descobri que o darquense andava por aqui a chamar-me disk– disqueléquico e isso é não entender nada de nada!!! E ainda por cima em dizendo ele que percebe e travalhou e não sei que na área das Educações especiais!!!
Xotor Manuel!
A petição devia de ser para isso!!!!
O darquense além de malcriado é perseguidor dos desvalidos!!!!
Abril 16, 2009 at 11:00 pm
#93,
Vindo de quem vem…
… faz todo o sentido.
Mas expliquem-me uma coisinha como se eu fosse um dos legisladores a mando do ME ( … ):
- Porque é que estas “cedências” surgem numa altura em que é dito que mais de 75% dos professores entregaram os OIs?
Mas então não está a correr tudo “dentro dos conformes” pelas contas do ME?
É que as cedências costumavam aparecer após as manifestações…
… e não no dia em que são anunciadas.
É óbvio que a lógica do “eu cedo muito e tu só queres barulho” é a mensagem pretendida.
Mas… será que isto – http://www.marktest.com/wap/a/p/id~e9.aspx – sempre teve alguma coisa a ver com a manifestação dos 120.000?
Será…?
…
…
Abril 16, 2009 at 11:02 pm
ANA Concordo consigo. Não queremos divisão da carreira. E isto só se resolve com greve.
Abril 16, 2009 at 11:04 pm
Xotor Monstro!
Eu avisei para os xotores porem as máscaras fornecidas à entrada!!!!
Eu estou aqui a aplicar o Xibangum , novidade tecnológica inventada no Departamento para os Controleiros usarem em casos de infestações mais teimosas dos Avençados!!!!
O Xotor já não se lembra que ele é a nova aquisição da infiltrice, , o Ferrer alternado com o Xibanga e o Zézito Silva????
Abril 16, 2009 at 11:05 pm
Vou repetir para abarcar mais línguas, como o português-brasileiro: “Há gente que percebe a ironia quando ela existe mas que a consegue distinguir da má fé. Claro que há estúpidos que não distinguem a ironia da má fé. Não é o meu caso.”
Abril 16, 2009 at 11:07 pm
#127 Completamente de acordo, mas não é uma greve a fingir. Para mim deveria ser às reuniões de avaliação por vários motivos:
- é a menos lesiva dos alunos porque apenas retarda a nota que les já têm;
- permite rotatividade dos professores e torna-se menos penosa financeiramente;
- terá q começar logo nas reuniões de 12º ano, entope verdadeiramente o sistema porque tem implicações nos exames, nos prazos de candidaturas, nas universidades
Abril 16, 2009 at 11:10 pm
Riscou o disco…
… mas sempre é mais um comentário…
Abril 16, 2009 at 11:11 pm
Já nem consigo respirar com tanto insecticida. Socorro!
Abril 16, 2009 at 11:11 pm
#130
Atrevam-se a fazer isso e vão ver o que vai acontecer. Arranjam maneira de cavar a vossa própria sepultura. Aí é que os pais/EE nunca mais vos iriam perdoar.
O seu comentário deveria ser removido por ofensa aos alunos deste país. Continue a dar tiros nos pés. O povo agradece.
Abril 16, 2009 at 11:12 pm
e vai por toda a gente a ganir, é uma greve mais que legitima. Fizemos de tudo e ninguém nos ouviu. Os sincdicatos é que lhes interessa a politica da morte lenta, para irem minando até ás eleições. O pc tem a estratégia bem dileneada, não me venham cá com tretas. Nós temos andado a sofrer nas mãos deste pulhas todos. Vejam lá se no Chile o sistema não foi abaixo, um mês de greve e foi-se.
Abril 16, 2009 at 11:12 pm
O Controleiro não tem categoria. até concordo, sim senhor. Não tem categoria nenhuma. Mas ESTILO, isso sim, tem um estilo muito próprio mesmo. Diga lá se não tem aqui um estilo único, ó darquense?
Abril 16, 2009 at 11:12 pm
Controleiro
Páre de me apertar!
Estou a sufocar!
Socorro!
Abril 16, 2009 at 11:13 pm
olhem O ÍDOLO DO DARQUENSE…
http://bulimunda.wordpress.com/2009/04/16/os-estudos-de-jose-socrates/
Abril 16, 2009 at 11:14 pm
O pior é que ele só me tinha a mim.
Agora o que vai ser da Maria Campos.
Abril 16, 2009 at 11:14 pm
Lá VAI SAIR SUJEIRA DA BUNDA…CUIDADO COM O ESPICHAR DO TESTÍCULO DO DARQUENSE….
Abril 16, 2009 at 11:15 pm
E quanto ao velho problema de que a opinião pública se vai virar contra nós tão perto das eleições se fizermos greve às valiações, continuo sem perceber onde é que temos, neste momento, a opinião pública do nosso lado.
Se calhar temos que crescer e deixar de precisar da “muleta” do apoio da OP, da CS, etc, etc, etc… Andamos nisto há anos numa guerra de desgaste tremenda. Não tenho dúvidas de que o ME não vai sair vitorioso, mas isto já cansa, caramba!
Acho que devíamos olhar com atenção para o modo como os professores ingleses estão a lutar neste momento:
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/education/article6072059.ece
Abril 16, 2009 at 11:15 pm
darquense… querido está borrado. Nós os professores já não temos nada a perder, a nossa dignidade foi colocada pela corja nas ruas. O sentimento nas es colas é o do comentário da Ana. Aguentem-se …já perdemos tudo e não foram os pais que nos apoiaram.
Preparem-se os socialistas que o m~es de junho vai-lhes sair muito caro. E o senhor secretário e ministra sabem-no bem!
Abril 16, 2009 at 11:16 pm
E quanto ao velho problema de que a opinião pública se vai virar contra nós tão perto das eleições se fizermos greve às valiações, continuo sem perceber onde é que temos, neste momento, a opinião pública do nosso lado.
Se calhar temos que crescer e deixar de precisar da “muleta” do apoio da OP, da CS, etc, etc, etc… Andamos nisto há anos numa guerra de desgaste tremenda. Não tenho dúvidas de que o ME não vai sair vitorioso, mas isto já cansa, caramba!
Acho que devíamos olhar com atenção para o modo como os professores ingleses estão a lutar neste momento:
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/education/article6072059.ece
Abril 16, 2009 at 11:17 pm
Não se importem com o meu apêndice e sigam em frente.
Mas salvem ao menos a prole que planeava com a Maria Campos.
Abril 16, 2009 at 11:18 pm
(desculpem a confusão, os posts no meu computador estavam com uma numeração estranha…)
Abril 16, 2009 at 11:19 pm
SOU O ÚNICO TESTÍCULO DELE!
Salvem-me por favor!
É aqui que ele guarda o neurónio!
Abril 16, 2009 at 11:19 pm
DARQUENSE: fixe bem isto! Os professores vencerão.
Disso não há dúvidas.
Abril 16, 2009 at 11:20 pm
E tem que ficar muito claro que lamentamos sequer ter que ponderar estas formas de luta, mas TODA A RESPONSABILIDADE terá que ser assacada ao ME.
Abril 16, 2009 at 11:22 pm
Deixem-no de rastos mas retirem-me deste indivíduo enquanto ainda respiro.
SALVEM-ME! TRANSPLANTEM-ME!
Abril 16, 2009 at 11:22 pm
E boa noite a todos!
Abril 16, 2009 at 11:22 pm
O problema é que vocês continuam convencidos que vão ser os decisores na luta eleitoral. E estão redondamente enganados. Apenas vão fazer crescer o BE. E não se esqueçam do seguinte: nem todos os professores estão na mesma onda. Felizmente há muitos que pensam. Pensam e sabem que o país não pode ser entregue a um partido colorido.
Em junho começaram a tirar as dúvidas.
Abril 16, 2009 at 11:22 pm
Digam-me em que países da UE existem duas castas de professores?
Indiquem-me pelo menos um a fim de eu poder estudar o caso.
Abril 16, 2009 at 11:24 pm
Pedro… penso que no Burkina Faso adoptaram o sistema de duas castas…os resultados foram excelentes..em 30 anos conseguiram passar de 1,2 para 1,3 de sucesso educativo …
Abril 16, 2009 at 11:25 pm
O vosso ódio alucina-vos. Não se cansem tanto com isto. Lá para Outubro podemos vir a ter falta de professores e depois vamos ter que importar.
Abril 16, 2009 at 11:26 pm
# 126
“Os professores que estão perto de passar a titulares estão dispostos a aceitar este rebuçado e a facilitar a campanha eleitoral do PS.”
É uma hipótese válida, logo passível de se verificar.
Serei uma das excepções à regra. Ligada a orgãos municipais, pelo PS, ao longo de 16 anos, e actualmente a fazer parte de uma das Federações distritais do PS, em função, devolvi o meu cartão há 15 dias. Estou no escalão 2, índice 299, na categoria de Professor ( fora da tal grelha) e não só não farei, como fiz, qualquer campanha pelo P.S. como a nível das legislativas não votarei no partido.
Não entreguei os O.I. nem vou concorrer a coisíssima nenhuma.
Abril 16, 2009 at 11:26 pm
Não façam perguntas difíceis ao meu apêndice.
Não lhe perguntem coisas que se passam nos outros países. Isso é demais para o neurónio que aqui preservo.
Abril 16, 2009 at 11:27 pm
#151 Pedro, e eu coloco outras questões:
Em que país da UE é que os professores se deixariam tratar assim?
Em que país da UE é que os professores andam a fazer manifestações ao sábado pedindo desculpa por qualquer incómodo que possamos causar?
Em que país da UE é fazem greves e vão dar aulas para não prejudicar os alunos (eu própria o fiz uma vez, grande estúpida!!!)?
Em que país da UE é que deixam destruir a qualidade do ensino público comprometendo o futuro dos nossos filhos e dos nossos alunos???
Abril 16, 2009 at 11:31 pm
Desculpem, mas no meu computador o comentário #151 está em branco. Obviamente, estava a responder ao #152…
Abril 16, 2009 at 11:35 pm
Em que país deixam gajos sem testículos andar a incomodar nos blogues.
Abril 16, 2009 at 11:39 pm
#157
Num país de gente maioritariamente envergonhada, que nem sabe que é normal lutar pelos seus direitos..
Num país em que se pede licença para fazer greve, justa e legitima.
Não temos emenda. Merecemos ter na nossa historia, Salazar.
Cabe-nos demonstrar que não estamos para aturar outro.
Abril 16, 2009 at 11:45 pm
# 157 Ana, professora
1) No 1º concurso para titular, excepto casos notáveis que conheço, foram todos a correr ao tal concurso, apesar de haver as tais atenuantes dos sindicatos, da pouca informação.
2)Depois houve a corrida ao Conselho Geral Transitório. Lá foram todos (excepto muitos poucos casos) a concorrer aos ditos conselhos.
3)Depois houve um concurso extraordinário para titular. Tudo o que estava no 10º escalão, desculpem-me as poucas excepções, foi concorrer ao referido concurso.
4)Depois assinámos declarações em que rejeitávamos a avaliação complex e lá foi uma maioria de 75% a entregar os OI’s.
5)Depois foi tudo tirar uns cursos de gestão e administração escolar, que acabaram misteriosamente em Março, aparecendo milhares de candidatos ao cargo de director.
NO meio disto os 23 sindicatos andam como “baratas tontas”.
Vendemos a alma ao diabo! O que nos resta?
Uns movimentos e uns ditos blogs que no meio disto tudo não se deixaram vender por cinco reis de mel coado!
Para já é necessário um momento de meditação e reorganizar as tropas com inteligência.
ME: 5 – Professores: 0
Abril 16, 2009 at 11:49 pm
Pedro,
Como estamos para o dia 29?
Abril 16, 2009 at 11:50 pm
Se o governo abrir concursos extraordinários para o cargo de titular, destinados aos professores do 7º, 8º e 9º escalões, quantos não irão comer a “cenoura”?
Abril 16, 2009 at 11:52 pm
#162, Maurício eu já me inscrevi na Porto Editora. Agora falta-me trocar as minhas aulas da noite com um colega. Para a semana dou-te a resposta.
Abril 16, 2009 at 11:53 pm
PC, se a vantagem estivesse tão claramente do lado do ME, não achas que não andavam agora a dar “cenourinhas”?
E não te esqueças que, além da hipótese de greve a sério, ainda temos os tribunais, que é onde muita desta porcaria vai acabar.
Que sejamos 20 000 (até acho que somos mais), somos os suficientes para não dar descanso. Mas que é muito desgastante, isso é…
Apesar de tudo, temos a vantagem de termos a razão do nosso lado e de estarmos preocupados em ser eleitos para nada. E continuamos, no meio deste caos todo, a desempenhar as nossas funções de forma muito séria e profissional.
portanto, não tenho uma perspectiva tão negar como tu… (gaita, para negra já nos chegas as campanhas do outro!!!)
Abril 16, 2009 at 11:53 pm
Apesar de não concordar maioritariamente com as suas opiniões, desta vez tenho que admitir que concordo com os cinco pontos que mencionou. Na hora do aperto…salve-se quem puder. Trata-se como já aqui tenho dito de uma cambada de cobardes. Muitos do que aqui vociferam incluem-se nos cinco pontos que mencionou. Está tudo dito. E não me façam falar…Muito eu teria para contar…
Abril 16, 2009 at 11:55 pm
…” de não estarmos preocupados” e não “de estarmos preocupados”
.. “tão negativa” e não “tão negar”
“já nos chegam” e não “já nos chegas”…
(ou é dislexia ou do adiantado da hora!)
Abril 16, 2009 at 11:55 pm
Ana e Pedro Castro,
volto a perguntar:
É possível que eu esteja enganado no que vou dizer, mas é o modo como estou a entender a situação actual.
Os professores que estão perto de passar a titulares estão dispostos a aceitar este rebuçado e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores que estão perto de entrar para quadros de escola estão dispostos a aceitar este concurso e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores mais influentes das escolas estão dispostos a lutar pelo cargo de directores e a facilitar a campanha eleitoral do PS.
Os professores com facilidades de entrada nos TEIP estão dispostos a dar o tudo por tudo no concurso e em troca facilitar a campanha eleitoral do PS.
Perguntas:
1) Neste cenário o que é os professores mais poderosos têm a perder?
2) O que é que resta para os professores em início de carreira ou contratados?
3) Por que é que os sindicatos desta vez não querem defender os professores mais poderosos numa total indiferença aos que estão no início de carreira?
4) Tendo em conta a tendência evolutiva do novo modelo de gestão escolar, qual vai ser o poder reivindicativo e capacidade de auto-protecção dos professores mais poderosos, dos Directores de Escola, dos professores TEIP e dos sindicatos dentro de dois ou três anos?
Em suma, qual é o poder que estamos dispostos a dar agora para perder depois?
Abril 16, 2009 at 11:56 pm
#165 Ana
Eu não desisti porque ainda acredito.
Acredito que 130 000 docentes menos 13 não se sentem bem com este pesadelo.
Mas temos que apelar a um mínimo de coerência!
Abril 17, 2009 at 12:01 am
# 166, ó meu caro darquense, se todos os professores fossem “umbiguistas” não estaríamos nesta situação.
Logo não diga asneiras porque você não conhece a “fibra” desta gente.
Deveria haver uma “Escola da Educação do Meu Umbigo” e lá teríamos mais um Santo Onofre!
Abril 17, 2009 at 12:03 am
Pedro Castro:
O comportamento individual e colectivo da classe demonstra uma coisa muito simples: não podemos andar a reboque de radicalismos e voluntarismos, que têm indiscutivelmente o seu encanto e que a blogosfera amplifica eficazmente, mas que não traduzem o verdadeiro querer da maioria dos professores.
Se queremos vitórias concretas nesta luta longa e desgastante com este governo, temos de ser capazes de avaliar melhor as nossas forças e as nossas fraquezas.
Abril 17, 2009 at 12:03 am
PC, claro que sim e eu sei que não desististe. Os meus números são um bocadinho mais optimistas, serão menso 16, vá…:-)
Mas só podemos responder pela nossa própria coerência.
Como uma amiga minha responde muito diplomaticamente aos que vêm com a história de que entregaram os OI por isto e aquilo e mais aquilo apesar de…:
- Deixa lá, não te preocupes,eu continuo a lutar por ti!
E 16 sempre são mais do que 6 ou 7, não concordas?
Abril 17, 2009 at 12:04 am
#168 Perguntador
Existe uma crise na liderança à contestação.
Porventura outros actores com visão de “helicóptero” deveriam estar a comandar as tropas.
Para liderar não basta querer, também é preciso saber.
Abril 17, 2009 at 12:08 am
Xor Darquense!
Terceira dose!!!
Xibangum em dose cavalar, livra!!!
PssssssTTTT…
PPSSSSSSTTTT:::
PSSSSTTTTTT!
PSSSSSSSSSSSSSSSTTTTTTTTTTT………
Ufa!
Que infestante teimoso!
Abril 17, 2009 at 12:08 am
#173 PC
“Para liderar não basta querer, também é preciso saber.”
Isto é o que eu chamo tocar na ferida.
A minha desilusão tem origem na enorme incapacidade demonstrada mesmo após a galvanização conseguida nas manifs e nas greves.
A desilusão, recordo, não a força para continuar a resistir.
Abril 17, 2009 at 12:09 am
Sim, concordo que um dos grandes problemas tem sido o de liderança, o que se traduziu em formas lutas nem sempre coerentes e, acima de tudo, MUITO espaçadas no tempo.
Cabe-nos continuar a aguentar o barco.
E até pode estar para aparecer uma nova forma de agregar vontades mais cedo do que se pensa, está muita coisa a acontecer e nem sempre se sabe de tudo.
Abril 17, 2009 at 12:11 am
#171
António Duarte, temos de ser pacientes, mas não se pode estar com Deus e com o Diabo em simultâneo!
É preciso haver coerência nos actos, senão deixamos de acreditar uns nos outros.
Vi muita gente a espumar de raiva nas manifs mas acabaram por pedir a avaliação “completa” e ainda vão concorrer a Directores.
Alto lá…
Abril 17, 2009 at 12:12 am
Pedro, mail.
Abril 17, 2009 at 12:24 am
Distúrbio
angustiante e
raro
que
ultrapassa
em tudo os
nossos
sentidos
e a nossa paciência…
Abril 17, 2009 at 12:29 am
#177:
Pedro, mas esses são também nossos colegas e é com eles que teremos também que contar.
Se calhar iludímo-nos de início e pensámos que as pessoas iriam ser diferentes daquilo que na realidade são…
Abril 17, 2009 at 12:57 am
A ver se lá no partido percebem:
antes, eu estaria a meio da carreira; agora, a meio da carreira de professor raso, estacionada do 4º escalão!
Got it?
Abril 17, 2009 at 1:26 am
Ana
“E até pode estar para aparecer uma nova forma de agregar vontades mais cedo do que se pensa, está muita coisa a acontecer e nem sempre se sabe de tudo.”
Pois não, nem sempre se sabe tudo! Essa eu já tinha percebido. Costumo seguir as pedrinhas… na verdade estou bastante curiosa. E por aí não tenho nada a cobrar, antes pelo contrário. Porém, a outras lideranças tenho.Custa-me ver como temos sido usados, servindo estratégias que em nada têm a ver com a verdadeira causa dos professores. As formas de luta adiadas para datas absolutamente iconsequentes. Na altura das avaliações já os Directores foram eleitos; já estão basicamente concluídos os processos de avaliação dos professores, uma vez que, pelo menos, todos os dados já estão recolhidos. Arrastar desta forma a luta dos professores desgastou-os irremediavelmente. Resta-lhes o voto.
Abril 17, 2009 at 5:59 am
#182
Ponto final.
Abril 17, 2009 at 8:07 am
Eu quero ver é certos delegados E dirigentes a evitar certas escolas como o Maomé pasou a evitar o toucinho a certa altura da vida.
E há um episódio de que tomei conhecimento ontem, perfeitamente escandaloso.
Mas que se junta a outros.
Por isso, e desde o início o digo, o conforto das manifs é giro, mas tudo se resume à coerência pessoal.
MCampos, bom dia.
Ficou-lhe o gostinho?
Abril 17, 2009 at 12:10 pm
#161 e #177 Pedro Castro
Sábias palavras. Mas parece que muita gente não entende o que tem vindo acontecer e que continurá a dar “uma no cravo e outra na ferradura”!
Acredito que haja colegas a jogar com um pau de 2 bicos.
Assim, não vamos a lado nenhum!
Por isso é que achei as suas palavras sábias e oportunas.
Abril 17, 2009 at 8:59 pm
#183
Maria Campos
Ponto final não!Reticências…
Abril 18, 2009 at 1:37 am
Terminei o 2º período ESGOTADA… do trabalho, da cobardia das conversas e dos actos, da falta de ética, de tanta nojeira…Houve um dia que me “ia passando” com a “cara” colega sindicalista, e outros em que me apeteceu “partir o focinho” daquela espécie de parasita que se diz aluno- CEFS
Estou a borrifar-me para a m* da carreira; se perder a sanidade mental e a saúde cuja qualidade decresceu a olhos vistos nestes últimos 5 anos deixo de ter trabalho, e muito menos carreira…
Ainda não regressei à escola no 3º período por motivos de saúde.Já estou melhor, mas a perspectiva de me fazer à estrada durante 300 klms para ir tentar ensinar parasitas, e pensar em tudo o que esta cambada de asquerosos tem feito e vai continuar a fazer ao Ensino Público, aos professores dá-me vontade de lhes vomitar em cima…
Nada espero, a não ser chegado o dia das eleições para ir VOTAR NÂO NO PS…