No que ao regime jurídico – instituído pelo Decreto-Lei nº 75/2008 – relativo ao modo e processo de designação do Director diz respeito, o certo é que o mesmo se revela de uma enorme complexidade e até de algum confusionismo, que decorrerão afinal da mal disfarçada tentativa de procurar conciliar no seu seio duas realidades distintas e em larga medida contraditórias: por um lado, o processo de “recrutamento” (de entre docentes do ensino público ou particular e cooperativo, qualificados para o exercício de funções de gestão administrativas, financeiras e pedagógicas), apresentado como de natureza “concursal”, e, por outro, a natureza electiva do cargo, imposta pelos princípios consagrados na Lei de Bases acerca da administração e gestão dos estabelecimentos de educação e ensino.
Ora, o modo como em concreto o Decreto-Lei nº 75/2008 procura resolver e ultrapassar aquela contradição corporiza-se afinal na estatuição de um estranho e complexo processo que se caracteriza por um primeiro procedimento dito concursal (que não passa, afinal, de uma mera fase de apuramento da verificação dos requisitos definidos como mínimos para a candidatura a uma dada eleição) e por um subsequente processo eleitoral assaz singular, quer por ser indirecto (o Director é eleito, não directamente pelos docentes, pessoal não docente e estudantes, mas sim pelo chamado Conselho Geral, por sua vez composto por representantes não apenas daqueles, como também do município e da comunidade local – o que aliás entendemos estar em violação com o nº 4 do já citado artigo 48º da Lei de Bases – e em número nunca superior a 21), quer por a renovação do seu mandato (chamada de “recondução”) não resultar de qualquer novo processo electivo, mas sim de uma decisão tomada por maioria absoluta dos membros do mesmo Conselho Geral em efectividade de funções. E, para culminar tudo isto, o próprio Sub-Director – que substitui o Director nas suas faltas e impedimentos e no qual este pode delegar e subdelegar quaisquer das suas competências – é afinal pura e simplesmente nomeado pelo próprio Director e por ele pode ser exonerado a todo o tempo!
Significa tudo quanto antecede que temos hoje, por força do já diversas vezes citado Decreto-Lei nº 75/2008, um singular, confuso e híbrido sistema que não é (nem poderia ser, face aos já indicados princípios básicos constantes da Lei Geral) concursal, sendo certo que, desde que todos possuam os requisitos mínimos estatuídos nos nºs 3 e 4 do respectivo artigo 21º, o Conselho Geral pode vir a eleger o menos qualificado deles, visto que, como resulta patente dos artigos 22º e 23º, não apenas o relatório de avaliação de candidaturas não tem qualquer carácter vinculativo como o referido Conselho Geral não está, sequer, obrigado ou vinculado a escolher o melhor ou o mais qualificado dos “candidatos”!
Mas também não é verdadeiramente electivo pois, conforme se assinalou já e ao contrário do que resulta dos princípios gerais da Lei de Bases, maxime o seu artigo 46º, nº 4, o dito Director não é designado por eleição directa dos membros da comunidade escolar, como o seu mandato não apenas pode ser renovado sem nova eleição, como também pode cessar, a requerimento do interessado, por mero despacho do Director Regional de Educação (a quem também compete homologar os respectivos resultados eleitorais), ou seja, de um cargo de confiança política governamental.
Acontece porém ainda que, tal como decorre do artigo 21º, o Director pode ser afinal alguém absolutamente exterior à Escola – o que em nosso entender também contraria claramente o mesmo nº 4 do artigo 48º da Lei de Bases, pois que este preceito claramente estipula e obriga a que a direcção de cada estabelecimento ou grupo de estabelecimentos seja assegurada por órgãos próprios, para os quais são democraticamente eleitos os representantes dos professores, dos alunos e do pessoal não docente, o que obviamente só pode significar que os titulares dos ditos órgãos são eleitos directamente pelos professores (e também pelos alunos e pelo pessoal não docente) – e pode até ser exterior ao próprio ensino público, tudo isto enquanto o Sub-Director que substitua aquele nas suas faltas ou impedimentos e em quem aquele pode delegar quaisquer usos das suas amplas competências já o não pode ser, não se alcançando de todo a ratio desta diferença de regras.
Temos assim que o Decreto-Lei nº 75/2008 veio criar um órgão unipessoal não verdadeiramente electivo, escolhido por um órgão colegial restrito onde estão representados elementos que não os previstos no artigo 48º, nº 4 da LBSE, e reconduzível sem novas eleições, podendo ser ocupado por pessoa inteiramente estranha à Escola ou agrupamento de escolas e até ao ensino público, e com amplíssimas atribuições e competências, entre as quais as já citadas de designar os coordenadores da escola, os coordenadores dos departamentos curriculares e os Directores de Turma, de distribuir o serviço docente e não docente, de proceder à selecção de pessoal docente e não docente, de exercer o poder hierárquico em relação a ele, de proceder à selecção e recrutamento de pessoal docente e de intervir no respectivo processo de avaliação !
Março 27, 2009 at 5:13 pm
Chama-se “concurso” à fase de apuramento de requisitos, chama-se eleição à escolha pelo conselho geral.
E assim se pretende, com manha, que não entre em contradição com a lei de bases.
Março 27, 2009 at 5:16 pm
O director pode ser uma pessoa do total desagrado de quem trabalha naquela escola e que se perpetue no cargo, sem que possa ser substituido em novas eleições.
A mim parece-me que isto ainda é pior do que o que se passa no país em geral, onde ainda podemos ir às urnas de 4 em 4 anos!
Março 27, 2009 at 5:26 pm
Não tenho uma posição tão negativa relativamente ao 75.
Mas tem aspectos dos quais eu disccordo totalmente:
Figura unipessoal, sem possibilidade de abertura a outro modo de funcionamento.
Nomeação directa dos cargos sem a possibilidade de abertura de concurso interno para o exercício das funções de coordenação.
O facto de ser exterior à escola não me incomoda absolutamente nada.
Março 27, 2009 at 5:27 pm
Quem escreve assim … Bendita a hora em que Garcia Pereira ‘pegou’ na Educação Nacional.
Mesmo que não dê em nada … seria interessante que as figuras públicas portuguesas, de todas as áreas, demonstrassem a sua solidariedade com alunos e professores. Um cordão humano que torneasse bem a equipa sinistra …
Bem hajas Paulo por todo este processo. Sobre Garcia Pereira, tb sou fã
Março 27, 2009 at 5:39 pm
Podemos aconselhar os partidos a nomearem o Dr Garcia Pereira para Provedor de Justiça.
Mas onde eu gostava mesmo de o ver era como Procurador Geral da República, já que nao tem conseguido o meu ideal como Presidente da República.
Tratar-se-ia melhor da coisa pública.
Março 27, 2009 at 5:41 pm
Boa ideia ,Moriae, da próxima vez que tivermos alguma iniciativa pública devíamos convidar todas as figuras públicas portuguesas ( depois de as informarmos sobre as ilegalidades a que estamos sujeitos)
Março 27, 2009 at 5:42 pm
E mais um beijinbo de PARABÉNS ao nosso Tollwut
Março 27, 2009 at 5:48 pm
#6 Reb, não achas que já deveriam estar suficientemente informadas?
Já agora, conto-te uma: hoje soube que há imensos casos de profissões em que a avaliação é BOM ou MUITO BOM e que quem se dá ao trabalho de reclamar consegue geralmente o MUITO BOM. No entanto, depois é complicado para alguns porque os critérios de selecção passam a ser de certo modo arbitrários … Percebi que algumas pessoas ganham concursos à fartazana … sempre, ao longo dos anos. Outras, com melhor CV, nem por isso. Afinal …
Ando a redescobrir um mundo novo e a espantar-me com os casos concretos porque já se viu que leis não são para se cumprir em Portugal.
Bjo,
m.
Março 27, 2009 at 5:50 pm
Só cinco escolas podem atribuir quotas máximas de «Excelente»
Apenas cinco das 397 escolas sujeitas a avaliação externa nos últimos três anos lectivos obtiveram nota máxima, requisito obrigatório para atribuirem as percentagens mais elevadas das classificações de «Muito Bom» e «Excelente» da avaliação de desempenho docente.
Segundo dados do Ministério da Educação (ME), apenas cinco (1,25 por cento) dos 397 estabelecimentos de ensino sujeitos a avaliação externa entre 2005/06 e 2007/08 obtiveram «Muito Bom» nos cinco parâmetros considerados neste procedimento: «Resultados», «Prestação do Serviço Educativo», «Organização e gestão escolar», «Liderança» e «Capacidade de auto-regulação e melhoria da Escola/Agrupamento».
A Lusa tentou obter mais esclarecimentos junto do Ministério da Educação, mas não obteve resposta em tempo útil.
A Escola Secundária com 3º ciclo Quinta das Palmeiras, na Covilhã, foi a única das 24 avaliadas em 2005/06 que obteve nota máxima nos cinco parâmetros.
Em 2006/07 obtiveram esta classificação a Secundária Alberto Sampaio, em Braga, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, e a Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, entre os 100 estabelecimentos avaliados.
http://www.diariodigital.pt/news.asp?section_id=0&id_news=380121
Março 27, 2009 at 6:05 pm
O que quer dizer que os nossos colegas que pediram aulas assistidas e não pertençam a essas 5 escolas conseguirão só o nível de bom?
Março 27, 2009 at 6:10 pm
#10
Tinha a sua graça…
E, dentro dessas 5, ainda há que ter em conta o corte(25%) da verba do OE para pagar progressões na carreira…
Ai Jazuz!
Março 27, 2009 at 6:14 pm
10.
acho bem, para não se andarem a gabar que cumprem a lei!!!
Março 27, 2009 at 6:16 pm
Fora do tema
Recebido por e-mail de uma amiga inglesa.
According to a news report, a certain private school in Newcastle uponTyne was recently faced with a unique problem. A number of 12-year-old girls were beginning to use lipstick and would put it on in the bathroom.
That was fine, but after they put on their lipstick they would press their lips to the mirror leaving dozens of little lip prints.
Every night the maintenance man would remove them and the next day the girls would put them back.
Finally the Headmistress decided that something had to be done. She called all the girls to the bathroom and met them there with the maintenance man. She explained that all these lip prints were causing a major problem for the custodian who had to clean the mirrors every night (you can just imagine the yawns from the little Geordie ‘Princesses’).
To demonstrate how difficult it had been to clean the mirrors, she asked the maintenance man to show the girls how much effort was required. He took out a long-handled squeegee, dipped it in the toilet, and cleaned the mirror with it.
Since then, there have been no lip prints on the mirror.
There are teachers..….. .and then there are educators.
Estão a ver os nossos senhores reitores em idêntica atitude?!
Março 27, 2009 at 6:21 pm
Além de achar bem faz-me bem ao ego e rio…
Março 27, 2009 at 6:22 pm
Entretanto, mais asneiras na DGRHE.
Tive hoje conhecimento que as escolas que validam o concurso não são as mesmas que a DGRHE fez o favor de increver (automaticamente) na aplicação informática. Isto no caso de professores destacados.
A Escola inscrita pela DGRHE na aplicação, se for colocação por destacamento, vai invalidar a candidatura.
Resta aos professores em situação de destacamento esperar pela fase de aperfeiçoamento de candidatura para emendar o erro da DGRHE.
Tendo em conta que o período de aperfeiçoamento compreende apenas dois dias úteis, sempre quero ver o que vai acontecer ao sistema com milhares de pessoas a tentarem alterar os dados quase em simultâneo. Talvez expluda.
Andaram tão preocupados em mandar mails sobre avaliação de professores que nem tiveram tempo de verificar o lançamento de dados da própria Direcção. Ou então é uma maneira airosa de “eliminar” os professores que tiveram destacamento.
Já acredito em tudo.
Março 27, 2009 at 6:26 pm
#12
É assim mesmo, angelica! De anjo não tens nada!
A propósito disso, falei com o presidente do meu CE (que, aliás, continua a tratar os 11 docentes que não entregaram OIS da mesma forma que trata os outros). Perguntei-lhe o que é que ele tencionava fazer com o nosso caso, uma vez que a cobarde da milu empurrou as responsabilidades para os CEs desta “gloriosa” nação. explicou-me que iria fazer uma reunião aos 11 corajosos e ele iria definir os OIs por nós. Disse mesmo que não faz quaisquer tenções de prejudicar colegas por um “projecto” que ele não fez, projecto esse que está cheio de falhas e de lacunas.
Tu queres mesmo ver que a malta que se deixou levar pelo medo bu bu bu perdeu a sua dignidade e respeito próprio à custa de nada, e no fim, safam-se todos??
Março 27, 2009 at 6:27 pm
#13
Pois, é que lá o problema é o baton. Por cá é comum sujarem as portas( pq não há espelhos) com algo mais “intrínseco” e o sr. director ia lá agora obrigar os meninos a limpar essas porcarias…
Março 27, 2009 at 6:36 pm
Espero ver banido o 75/2008 e com ele, no final desta legislatura, os cromos e os adesivos que pululam nas escolas públicas e que em nada a dignificam.
Que esta árdua e difícil tarefa do Guinote e seus colaboradores possibilite abrir os olhos de milhares de docentes que foram enganados por alguns dos seus pares e que os ponham no lugar que merecem.
Março 27, 2009 at 6:43 pm
[...] Fonte A educação do meu Umbigo [...]
Março 27, 2009 at 6:46 pm
Uma das famosas 5 escolas é a minha. Se calhar devia ter sido oportunista e ter pedido tudo. Avaliação na componente lectiva and so on!
Arbitrariedades do “triunvirato” que vão, com certeza, beneficiar alguns… “chicos(as) espertos(as)”, para ser soft!
Março 27, 2009 at 6:48 pm
#16
Sandra, se um dia aparece no Governo um maluco que se lembre que os professores devem ENSINAR e deitar as palhaçadas e os papelinhos e grelhazinhas para o caixote do lixo, vai haver uma grande debandada. É vê-los agora a correr de um lado para o outro, cheios de stress, com os papéis debaixo do braço, a tentar fazer um brilharete que nunca fariam se alguém os obrigasse a aproveitar o tempo livre para estudar, preparar aulas e acompanhar os alunos.
Se alguém os obrigasse a assumir o seu papel de Professor e os responsabilizasse por isso, sem permitir recurso a disfarces nem tretas pseudo-pedagógicas, cheias de chavões, floreados e power-points…muitos deles fugiam. Talvez os outros regressassem.
Tenho fé que ainda nos vai aparecer um doido destes. Já nos calharam tantos repetidos, pode ser que venha um original. Um que nos obrigue a INSTRUIR e ENSINAR!
Março 27, 2009 at 6:56 pm
#10 e 11
a notícia não está lá muito bem redigida…
o que se pretende noticiar é o facto dessas escolas terem obtido a percentagem máxima nas quotas de muito bom e excelente, ou seja, potencialmente, podem ser atribuídos mais excelentes e muito bons do que noutras escolas…
Março 27, 2009 at 6:56 pm
#21
Pois é, Pipa! Na minha escola, há “cromos” assim. Mas eu penso que existem em todas, e em qualquer local de trabalho. Não sou assim tão pessimista. muitos professores queixam-se de não poderem ser mais exigentes e de não poderem chumbar os alunos certos. Sinto, acima de tudo, que muitos estão cansados de serem ratos de laboratório, em vez de serem professores. E estão cansados da degradação e do descalabro a que o mundo ocidental chegou.
A título de exemplo, hoje, no último dia de aulas, muitos “putos” foram almoçar. Tu não imaginas como Serpa está: pejada de alunos bêbedos a tombarem no chão, à frente de toda a gente! E os professores podem fazer o quê, com pais e um ME contra nós???
Mas enfim, ontem fiquei de lagriminha no olho, quando a representante dos EE me disse que os pais da minha direcção de turma me consideram muito exigente, muito dedicada aos meus alunos e que puxo muito por eles.
E eu que acho que nunca sou exigente o suficiente…
Março 27, 2009 at 6:59 pm
Recuso-me a sair da escola pública. NEM PENSEM que me vão ver pelas costas!!!! O ME precisa de professores como nós, que acreditamos em causas, ideiais, princípios, e que lutamos por eles, nem que acabemos prejudicados. O país precisa de pessoas com coluna vertebral, que dão luta e que não se calam!
Março 27, 2009 at 7:00 pm
Urnas na escola vão ser “coisa” em via de extinção. Se calhar devíamos tentar criar uma situação excepcional, associação ou coisa que o valha para proteger a espécie!
Março 27, 2009 at 7:03 pm
Deu-me um gozo ler este post!
O trio faz asneira atrás de asneira.
Creio que na minha escola vá ruir alguma coisa…
Março 27, 2009 at 7:06 pm
#26
alebana,
esperemos que este parecer tenha algum efeito prático. É que este ME está-se a lixar para as opiniões de qualquer um. Se até gozam com os tribunais, estás mesmo a ver o que irão pensar do “comuna” Pereira, o tal “falhado” que nunca ganha quaisquer eleições…
Março 27, 2009 at 7:08 pm
DA PRÓXIMA VEZ QUE O GARCIA SE CANDIDATAR, VOTEM NELE!!
ELE MERECE!
TEM ESTADO SEMPRE DO NOSSO LADO!
Março 27, 2009 at 7:11 pm
#15
É possível especificar um pouco mais? Essa informação que refere diz respeito a todos os destacamentos?
Não estou a perceber, pois é na escola a cujo quadro pertenço (não onde estou destacada) que se encontra o meu processo que irá permitir a validação dos dados.
Março 27, 2009 at 7:23 pm
#23
Sandra
Há três anos encontrei na escola da vila onde resido uma antiga Professora de Liceu. Era de Geografia e já não a via há anos. Aproximei-me dela e fiz-lhe uma festa que a deixou comovida. Fiquei realmente feliz por a reencontrar ao fim de tantos anos e disse-lhe o que sempre pensei dela. Que a recordava com carinho e admiração. Agradeci-lhe por ter sido exigente e atenta.Até pq, nos tempos de aluna, já gostava muito dela.
Realmente, era uma “fera”, não deixava passar nada e, no entanto, tinha gargalhada pronta quando nos encontrava nos corredores.
Ficou a olhar para mim com uma certa tristeza e confidenciou-me que, o que eu agradeci, é o que os de agora criticam. Principalmente alguns colegas.
Março 27, 2009 at 7:27 pm
# 27 Sandra Costa
És capaz de ter razão mas devemos manter acesa a vela da esperança!
Por outro lado:
- Ferreira Torres é absolvido por falta de provas;
- Isaltino Morais nega ser o “monstro” criado pela acusação, no entanto tb diz: “Devo ter cometido muitas ilegalidades, assumo, um presidente de Câmara assina tudo o que tem à frente.”
- Directora do Banco de Portugal fala em “fraude”.
É o que temos por cá!
Mas quero manter a vela da esperança acesa!
Março 27, 2009 at 7:29 pm
Pois…Titulares à força, directores à pressão, e tudo a bem da nação?!
Em breve, será uma tarefa homérica tentar “ajeitar” a escola portuguesa!!
Março 27, 2009 at 7:31 pm
#29
Ana
A Escola que vai validar os dados é a Escola onde está o processo (foi a informação dada pela DGRHE), o que contaria o que aparecia automaticamente na aplicação informática.
Se concorreu no 1º momento terá que fazer o aperfeiçoamento da candidatura das 10h de 16 de Abril até às 18h de 17 de Abril. Nessa altura terá que alterar o código da escola de validação.
A não ser que a escola onde está por destacamento tenha os elementos todos do processo e valide a sua.
Pergunte(na escola onde está destacada) se vão validar a sua candidatura. A minha não valida e sei de outras que tb não.
Março 27, 2009 at 7:35 pm
Esqueci-me de esclarecer que, quando preenchi a aplicação, a Escola que aparecia como a de validação era e escola onde estou por destacamento e não aquela onde fiquei colocada. Devia ter aparecido a da colocação de QZP e não a do destacamento(no meu caso DCE). Daí a asneira.
Março 27, 2009 at 7:36 pm
# 13 Maria João:
Essa solução foi de génio!!!
O que eu me ri!
É o que se chama a utilização do verdadeiro método audio-visual! E também olfacto-palatal!!!!
Estes ingleses, tidos por excêntricos, não cessam de me surpreender!
Se fosse cá , com a distorção informaiva de certos meninos, ainda vinham paizinhos tipo Albinito queixar-se a acusar que a directora quie que as crianças lambessem o espelho, e por aí fora, o maior escândalo, pobrezinhos, que anti-pedagógico!
Foi brilhante, essa senhora! Parabéns para ela!
Março 27, 2009 at 7:38 pm
#33
Obrigada pela informação.
Quando concorri aparecia como escola de validação aquela a cujo quadro pertenço. Foi para essa que mandei a declaração de oposição ao concurso. Nem sequer falei com a secretaria da escola onde estou destacada, pois tem sido sempre assim nos outros concursos.
Inclusive toda a “papelada” é tratada com a minha escola. Por exemplo, veio agora o papel das férias.
Março 27, 2009 at 7:39 pm
Olhem para a cara arregalada das inglesitas ao verem o funcionário a mergulhar a esfregona na sanita
Espero que o pobre homem não tenha sido despedido por press-ao dos EE, a pensarem que ele usava métodos pouco higiénicos na limpeza!
Março 27, 2009 at 7:41 pm
Pipa , Tollwut, etc.:
Deixei os meus parabéns e uma prendinha em posts mais distantes (um de ontem, julgo, outro de hoje).
Março 27, 2009 at 7:42 pm
#36
Então está tudo bem.
Mas houve muitos casos (como o meu) em que a DGRHE assumiu como escola de validação a escola do destacamento. Só na minha estamos duas na mesma situação.
Ainda bem que não foi com todos…
Boa sorte com a colocação!
Março 27, 2009 at 7:42 pm
#35
Grelhada
Pois, mas é conveniente não esquecer que isto se passou numa escola privada. A pública lá é o espelho das nossas. Políticas.
Março 27, 2009 at 7:42 pm
Quanto ao teor deste post, deixei o meu comentário no post daquele PCE do All-garve, com especial homenagem à minha mãe e à sua geração de professores.
Março 27, 2009 at 7:43 pm
# 38 grelhada
A Pipa tb faz anos hoje?
Março 27, 2009 at 7:45 pm
Deixem, meninos, que daqui a 10/15 anos, outro galo cantará. A Inglaterra já está desesperada dos disparates que foi criando. Há-de chegar a nossa vez.
Que eu cá não me importo de esperar. Quando temos a razão do nosso lado, podemos esperar à vontade.
Dói é saber que, muitas vezes, já é tarde demais.
Março 27, 2009 at 7:48 pm
# 39 Pipa
Obrigada e igualmente desejo-lhe uma boa colocação!
Março 27, 2009 at 7:48 pm
#38
Eu sei…Obrigada…:lol:
Tenho andado um cadinho “fugida” (coisas de criança) mas sei…
…é tão bom ser quenina…
Março 27, 2009 at 7:49 pm
Essa história dos batons e da sanita já é velha.
Há anos que se conta e comenta esse eficaz método por cá.
Março 27, 2009 at 7:49 pm
Essa história dos batons e da sanita já é velha.
Há anos que se conta e comenta esse eficaz método por cá.
Março 27, 2009 at 7:50 pm
#42
Ónte!
Mas ainda não comi o bolo todo…
Março 27, 2009 at 7:51 pm
Recebido por e-mail
A Ministra da Educação
amanhã, 27.Março.09,
desloca-se a Castelo Branco,
para almoçar com os PCE,
no Hotel Colina do Castelo,
a convite de uma Vereadora do PS da Câmara de Castelo Branco.
Nós vamos lá estar a partir das 12h00!
Motivos não nos faltam!
Esperamos por ti também!
Março 27, 2009 at 7:51 pm
#42 Alebana
Acho que a Pipa fez anos ontem, mas eu não andei muito por cá e só descobri hoje.
Só ontem descobri os festejos do Paulo e dei-lhe os parabéns de fugida.
Mas também felicitar a Pipa hoje, visto que os aniversários, afinal, também podem se quando um Homem quiser!
Março 27, 2009 at 7:52 pm
Alguém sabe alguma coisa?
Março 27, 2009 at 7:52 pm
E perdi eu também toda aquela sessão de coscuvilhice da astrologia!
Março 27, 2009 at 7:55 pm
# 50 Grelhada
Obrigadinha.
É melhor começar a fazer uma lista dos aniversários.
Março 27, 2009 at 7:58 pm
Vou ver o Jornal Nacional!!!!!
Março 27, 2009 at 7:59 pm
#48 Pipa
Ó mulher! Então fizeste anos e não disseste nada ao pessoal umbiguista?
Mau, mau Maria!
Dou-te então os Parabéns, Pipa.
Há bolo?
Março 27, 2009 at 8:01 pm
A Manuela Moura Guedes já está a brilhar!!
Março 27, 2009 at 8:01 pm
TVI – Freeport
Março 27, 2009 at 8:02 pm
#56, é de ver
Março 27, 2009 at 8:03 pm
Ai o DVD!!!!
E, agora, é uma cabala?
Março 27, 2009 at 8:04 pm
A TVI já está a dar SHOW!!
Março 27, 2009 at 8:05 pm
Maria João e Sandra:
Eu sei que eles trataram há anos de desmantelar ferozmente o seu belo edifício educativo , pressionado por neoliberalismos tatcherianos. Agora estão a tentar colar os cacos e a tentar reforçar os alicerces danificados. Isso a par da depauperização cultural também então levada a cabo, pelas distorcidas prioriades do vil dinheiro.
Só me pergunto como é que o nosso país, naquilo que resolve imitar, imita tudo com atraso sem atender ao descalabro dos seus modelos. E quando quer ser original (?) resolve complicar, complicar e complicar, em rendilhados legislativos que podem parecer maravilhoso a quem vê de fora, mas sem regulamentação lógica coordenada ou com tais níveis de “requinte” que ninguém consegue cumprir.
E não estou a pensar especialmente na ADD.
Março 27, 2009 at 8:05 pm
Já estou a ouvir o PM a gritar:
- Oh mãezinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
O que é que eu faço?????
Março 27, 2009 at 8:07 pm
And Now for Something Completely Different!
I should have met you in the 80´s
back when i was the dance floor queen
maybe you think that i´m too old for dancing
you should have met me when i was sixteen
Dance!like you were sixteen
Dance!you know what i mean
Hey! Hey! Hey!
Março 27, 2009 at 8:07 pm
# 58 Teodoro
Eu nem acredito no que estamos a ver e ouvir!!
Março 27, 2009 at 8:08 pm
Dance, dance, dance, dance, dance!
like you were sixteen!
Dance, dance, dance, dance, dance!
you know what i mean
Março 27, 2009 at 8:10 pm
Estou atónita com o que estou a ver, juro!!
Março 27, 2009 at 8:10 pm
E agora? O pinóquio vai dizer que a gravação é uma montagem? Ou que era a brincar?
Meu Deus!!!
Março 27, 2009 at 8:10 pm
Há meses encontrei uma colega que estava com um horário onde tinha de acompanhar umas alunas oriundas da Europa de Leste, que tinham de ter aulas de português de iniciação e que até eram excelentes alunas, vindo munidas de dicionários comprados pelos pais.
Segundo essa legislação recente , essa colega faria parte de uma Equipa composta também por um psicólogo, um tradutor, assistente social, etc.
Quando essa colega perguntou ao PCE onde estava o resto da Equipa, este respondeu, placidamente “Oh, a equipa ÉS TU!”.
Depois vêm as equipas para- OCDEs , lêem o barroco legislado e comentam que está tudo muito bem organizado e que Portugal é o paraíso educativo na Terra !
Março 27, 2009 at 8:11 pm
#66 Maria João
Tb eu! Agora vamos ver as desculpas dele…
Março 27, 2009 at 8:11 pm
O povo é sereno!
Amanhã todos na rua … vamos “apoiar” a “vítima” desta “campanha negra”!!!
É o mínimo que podemos fazer, não acham?
A OPOSIÇÃO neste país é = a TVI!
Março 27, 2009 at 8:12 pm
# 9 Fernando Oliveira
esse artigo do diário digital está incorrecto.
Todas as escolas têm uma percentagem de 5% de Excelentes e 20% de MB disponíveis para atribuir em cada grupo em que nos dividiram (titulares avaliadores, titulares, professores, contratados).
As escolas que tiverem sido sujeitas a avaliação externa é que têm direito a um possível aumento das referidas percentagens por grupo, em função da classificação que tiveram em cada um dos 5 parâmetros.
Despacho conjunto de 15-07-2008
in:
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=2443&fileName=DESPACHO_CONJUNTO_Quotas___15_07_2008.pdf
Março 27, 2009 at 8:13 pm
#69
Alebana
E o DVD não faz prova em Portugal, pode?
Março 27, 2009 at 8:13 pm
TODA A CLASSE OPERARIA PARA A RUA
“DEMISSÃO DESTES CORRUPTOS”
Março 27, 2009 at 8:16 pm
OH!
PERDI O INÍCIO DO JORNL TVI!
O que aconteceu? O que foi? Alguém vai finalmente preso?
MAIS escândalos??
Março 27, 2009 at 8:17 pm
#61
Pois é, grelhada, tens toda a razão. Uma das coisas que mais me irrita nos portugueses, é que não precisávamos de passar por este caos: bastava ter olhado para os outros países!
Agora vão fazer EXACTAMENTE A MESMA COISA com a porcaria do cargo de director! Há uns meses atrás, o Guinote publicou uma notícia inglesa, que dava conta do facto de mais de quarenta por cento das escolas inglesas estarem sem director de escola!
Isto com salários que vão dos 120.000 anuais aos 150.000!!!!!!! Nem com salários milionários os ingleses querem ser directores! E não me venham com a história de chamarem os “brazucas” para ocuparem as nossas vagas. Se fosse assim, já a Inglaterra não teria esse problema, nem a Irlanda andaria a pedinchar aos europeus, para darem aulas na sua terra. Um ser humano só sai da sua terra natal em caso de extrema necessidade. Ora, os nossos hospitais têm espanhóis, sim senhor, mas são poucos e não dão para taparem todas as vagas. O mesmo vai acontecer com as escolas protuguesas.
Março 27, 2009 at 8:17 pm
#74
Grelhada
Só vendo e ouvindo. Estou parva com o que vi e ouvi.
Março 27, 2009 at 8:17 pm
Campanha negra?
Isso não é aquela de ás tantas horas de amanhã toda a gente no mundo apagar as luzes????
Mas isso não pode dar em descalabro nas centrais?
Março 27, 2009 at 8:21 pm
Não há crise. Está safo. Neste rectângulo ibérico, daqui a pouco orgulhosamente só de novo, um DVD não é prova.
Março 27, 2009 at 8:21 pm
Maria João:
É um DVD?
Pois, os DVDS não contam, na nossa pobre Justiça…
E depois falam em choque tecnológico e na importância dos audiovisuais! Claro, só quando interessa!
Somos é um país de bons vendedores de banha da cobra, de Oliveiras de Figueiras.
Março 27, 2009 at 8:25 pm
#79
Grelhada
Se fosse eu, já me tinham dado um pijama às risquinhas.
Março 27, 2009 at 8:26 pm
#15
A mim aconteceu-me isso e mais: estava pré definida como QZP e eu sou QE e os campos nãopermitiam alterações. Liguei para a linha do professore consegui corrigir tudo, mas disseram-me que eu é que não tinha percebido que podia alterar os campos. Mas eu bem que vi que eles estavam bloqueados antes… sacanas…
Março 27, 2009 at 8:28 pm
É incrível, este Dias Loureiro!!
E é Conselheiro de Estado e tem a “consciência tranquila”…
Não, não há “politicamente correcto” aqui: O GAJO É UMA NOJENTA CADELA RAMEIRA!!!!
Março 27, 2009 at 8:29 pm
Tb vi o video da TVI.
Incrível!!!!!
E tb penso que amanhã o Marinho Pinto vai dizer que aquilo não serve para nada, ninguém pode provar que não foi “montagem”.
Ai, ingleses, salvem-nos disto!!!
Março 27, 2009 at 8:32 pm
Sandra:
Os professores ingleses, bem como os de outros países, conseguiram escapar a tempo desta loucura, em tempos de vacas gordas, e singraram de foema brilhante em carriras como a de Vendedores. Os professores costumam ser empáticos e persuasivos…
Nós, em tempo de vacas magras, aliás como quase sempre, no país da Cunha, não temos essa opção.
Agora eles, noutros países até contratam para professores emigrantes que não dominam a língua, par disciplinas mais “práticas”.
Num inquérito recente em França, a nova fornada de professores jovens, todos motivados para ensinar a aprender e usar todas as técnicas (deve ser a tal coisa do dar “corpo e alma”! LOL!) , esses professores, dizia, confessavam que NÃO se viam a serem professores pelo resto da vida e achavam que DENTRO DOS PRÓXIMOS 15 anos já estariam a fazer outra coisa!
Pois é… “corpo e alma”… os professores mais velhos é que estão desenquadrados, etcc,etc….
Depois também irão pescar “Velhos” reformados, como na Holanda, porque esses não foram criados na fornada de tecnocráticos… individualistas.
Ainda vão de pedinchar por nós. E aí parvos seremos se não os obrigarmos a cederem às nossas condições.
Março 27, 2009 at 8:34 pm
Desculpem as gralhas. Letras “comidas”. Deve ser do apetite para o jantar.. embora não seja o caso.
Março 27, 2009 at 8:37 pm
Não conspurco mais este post. Um conselheiro de estado destes, um pm daqueles… ora governa um que besunta o outro ora governa outro que besunta o um.
Amanhã é almoço na Nazaré, ali perto de uma esperança. Diz uma cantiga que quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar. Estive lá anos bons, amanhã espero ter lá um dia Grande.
Março 27, 2009 at 8:39 pm
Maria João:
E nem teriamos qualquer opção!
Teria de ser um pijama às riscas e nunca um com florzinhas ou ursinhos.
Março 27, 2009 at 8:43 pm
Teodoro:
Não é almoço umbiguista, pois não?
Março 27, 2009 at 8:45 pm
grelhada, basta querer.
Março 27, 2009 at 9:07 pm
Teodoro:
Querer almoçar, ou querer que seja umbiguista?
Março 27, 2009 at 9:08 pm
Por falar nisso, vou jantar, que teclar disto não alimenta ninguém. Até já!
Março 27, 2009 at 9:15 pm
Então amanhã temos 2 “agentes” em Alcobaça
Teodoro, espero que dês notícias e espero MESMO que valha a pena!
Março 27, 2009 at 9:19 pm
#92
Reb
O que se vai passar amanhâ em Alcobaça?
Alguma “campanha negra”?
Março 27, 2009 at 9:30 pm
O Zé-Zé está assustado…já respondeu ao DVD…mais um processo para a TVI…
Março 27, 2009 at 9:33 pm
#93, Maria João, eu recebi um mail a informar de um encontro amanhã de um novo Movimento para a Democracia. Não sei quem são as pessoas, mas parece-me uma boa ideia…neste país que, de democrático, pouco tem…
#94, Nana, conta lá o que se passOU. Reagiu?
Março 27, 2009 at 9:34 pm
Sócrates é «corrupto», diz Smith em DVD
Freeport: TVI revela em exclusivo o som do DVD em que Smith fala de PM
http://www.tvi24.iol.pt/politica/tvi24-socrates-freeport-freeport-dvd-tvi-socrates/1052899-4072.html
Março 27, 2009 at 9:34 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/03/27/so-cinco-escolas-podem-atribuir-quotas-maximas-de-%C2%ABexcelente%C2%BB/
Março 27, 2009 at 9:37 pm
http://www.tvi24.iol.pt/iframe_video.html?mul_id=13124572&id=9399902
Março 27, 2009 at 9:37 pm
#95, Reb
No jornal das 21h da TVI o jornalista leu uma nota à imprensa endereçada e assinada pelo PM a dizer que nada do que consta das gravações corresponde à verdade e que já deu ordem ao seu advogado para processar os que fizeram o DVD.
Março 27, 2009 at 9:44 pm
#99, ah
)
ok, fixe
Março 27, 2009 at 9:45 pm
#97, estás aquui, Tollwut?
Já apagaste as velas?
Março 27, 2009 at 9:49 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/03/27/socrates-e-%C2%ABcorrupto%C2%BB-diz-smith-em-dvd/
Março 27, 2009 at 9:51 pm
#101 REB
Velas??? Não a festa fica para sunday.
Mas já estou mais novo, forever young!
Março 27, 2009 at 9:52 pm
Logo SE EXISTISSE UM DVD EM QUE OS PUTOS DA CASAPIA ESTIVESSEM A SE ENRABADOS NÃO VALIA NADA PORQUE ERA SÓ NO DVD E NÃO NA VIDA REAL…CERTO?
Março 27, 2009 at 9:53 pm
Red
#99 já respondeu
…a novela irá continuar nos próximos episódios…
…e os documentos da Ponte Vasco da Gama que não aparecem…não sabem do seu paradeiro…disse o “Jamé2…vai sair outra novela…preparem-se…
Março 27, 2009 at 10:05 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/03/27/o-medo/
Março 27, 2009 at 10:16 pm
# 72 Maria João
Irra!
Não me lembrava disso!!
Que raiva!!
Março 27, 2009 at 10:18 pm
Ó GENTE DA MINHA TERRA (Como canta a Mariza)
bou dormire!
boa note pra todos.
Março 27, 2009 at 10:23 pm
Dorme BEM ALEBANA…SONHA COM UM PAÍS DIFERENTE SEM MÚMIAS E ZOMBIES…
Março 27, 2009 at 10:33 pm
APAGÃO NO PLANETA
ATENÇÃO: Não apaguem as luzes,porque, segundo disse um professor reformado do IST, cortar o consumo de electricidade por parte de milhões e milhões de pessoas, no mundo inteiro ou mesmo só na Europa, provocará um desequilíbrio de todo o sistema de redes eléctricas que poderá ser catastrófico.
Pode pôr em causa os serviços a prestar nos hospitais,transportes(combóios, metro), aeroportos, iluminação nas ruas etc.
Março 27, 2009 at 10:36 pm
DVD = (D)uvida sobre (V)erdades(D)scaradas..
Março 27, 2009 at 10:36 pm
Ainda por cima á hora do Portugal Suecia…
Março 27, 2009 at 10:52 pm
Onde anda o Albino?
Março 27, 2009 at 10:55 pm
À procura dos magalhães nas feiras…
Março 27, 2009 at 10:57 pm
há procura do subsidio do primeiro trimestre?
Março 27, 2009 at 11:04 pm
PARECER preliminar de Garcia Pereira – versão completa
Toda a alucinação dos normativos em torno do concebido ECD, a “avaliação de docentes” & demais ferretes do M.E. contra a Escola Pública e os professores, têm aqui o seu contraditório jurídico.
É muito importante (e reconfortante) esta apreciação de Garcia Pereira, mesmo sabendo-se anteriormente que o construído jurídico-administrativo de Lurdes Rodrigues (seguindo outras muitas leis do governo) era claramente inconstitucional. Por isso, nada de novo, tal a inabilidade laboratorial dessa palavrosa gente. Só peca este receituário jurídico por ser tardio e não ter sido considerada no tempo (como devia) como um decisivo mecanismo colectivo de acção (e de cidadania) pelas estruturas sindicais. Como sempre, tais cantadores de feira vieram, agora, apregoar tal forma de luta associativa. É tarde! Demasiado tarde para quem ministra sindicatos e associações de classe. Foi necessário um grupo de docentes independentes (nada desprevenidos pelo sentido que a luta adoptava) avançar para tal embargo, para que muitos entendam (no futuro) que a luta política tem tantas vertentes quantas as que quisermos e a imaginação permita. E, seguramente, que a luta jurídica, a par do marketing político em defesa da classe (que, aliás, a imagem pública dos docentes consente), têm aqui o maior sentido nesta contenda. Afinal, para que servem os sindicatos?
http://www.almocrevedaspetas.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o
Março 27, 2009 at 11:18 pm
Comprem o SOL!
Não se esqueçam de ver a TVI
A festa ainda mal começou…:
Caso Freeport
Polícia investiga empresas de mãe e irmão de Sócrates
Por Felícia Cabrita
A equipa de magistrados do ‘caso Freeport’ e a Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal estão a investigar a empresa Mecaso que tem, entre os sócios fundadores, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, mãe do primeiro-ministro, José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates, e um cidadão inglês de origem indiana
A Mecaso, sociedade gestora de participações sociais, foi constituída a 12 de Fevereiro de 1999, ainda José Sócrates era secretário de Estado do Ambiente e corria o inquérito da Cova da Beira, onde chegou a ser suspeito de ter favorecido o consórcio que ganhou o concurso do aterro, mas os autos que se lhe referiam acabaram por ser arquivados pelo MP.
Por coincidência, foi nesse ano do concurso que Sócrates comprou o andar onde vive em Lisboa, no edifício Heron Castilho. E também Maria Adelaide vendera a sua casa em Cascais e comprara um apartamento no mesmo edifício.
Em 1999, Maria Adelaide enveredou – com a família do ex-marido, Fernando Pinto de Sousa – pelo caminho empresarial. Os sócios são o sobrinho José Paulo Pinto de Sousa (muito chegado a Sócrates) e Matt Merzougui, com os quais monta a holding Mecaso, com sede na Travessa Nova de S. Domingos, à Praça da Figueira, em Lisboa.
Continue a ler esta notícia na edição impressa disponível nas bancas de Portugal e Angola
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=130355
Março 27, 2009 at 11:20 pm
Caso Freeport
Charles Smith chama «corrupto» a José Sócrates
A TVI divulgou a gravação da conversa que transformou José Sócrates como principal suspeito dos ingleses no caso Freeport. Sócrates «é corrupto», afirma Charles Smith na gravação. O primeiro-ministro nega tudo e vai processar o canal de televisão. Vídeo cortesia TVI
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=130391
Março 27, 2009 at 11:21 pm
O Pinóquio diz que vai processar a TVI!: deixa-me rir falsário porque a festa mal começou…
Março 27, 2009 at 11:27 pm
Ele não processa o Smith porque será? Acho que vou enviar umas fotos de alguém com o Mané…eh eh eh
Março 27, 2009 at 11:29 pm
Acreditem:
O Pinóquio é corrupto até ao tutano e é um capo mafioso…
Março 27, 2009 at 11:30 pm
O Mané, O Arouca e o Pinóquio estão bem nas fotos…
Março 27, 2009 at 11:32 pm
Quem te mandou pisar os professores:
Como diz o Smith – és mais estúpido que uma porta e ainda por cima burro!
Março 27, 2009 at 11:35 pm
Querem ver que o nosso país mudou de nome … itália ficaria bem!
Março 27, 2009 at 11:41 pm
AMANHÃ APAREÇAM EM ALCOBAÇA! – É UMA DAS MINHAS FRENTES DE LUTA!
Quinta-feira, 26 de Março de 2009
Fundação do “Movimento para a Democracia Directa – DD”
É hora! Sem aliviar a luta, é hora da conjurar a construção do futuro! Sem medo do desafio patriótico que aqui se lança.
É hora de libertar a alma, abrir o coração e unir vontades. Ousemos!
É esta a hora, e nenhuma outra tardia, de criar um movimento para a democracia directa. Um movimento de cidadania activa, que congregue cidadãos de diversas origens, cores e áreas políticas, filosóficas, religiosas e culturais, para restabelecer as regras do jogo democrático. Um movimento – que não é um partido – para promover a reforma da democracia representativa e recuperar o poder do povo, usurpado por representantes iníquos.
A situação gravíssima do País, sofrida no descalabro da alta/baixa política, reclama a bravura da intervenção pública. Por isso, é hora de convocar os cidadãos de boa fé e rija fibra, para a renúncia do conforto, o risco da iniciativa e o esforço do serviço humilde da comunidade. Quem sinta, que se junte! Quem sofra, que se erga! Quem queira, que se una! Puxemos para a acção conjunta a alma justa e vigorosa dos cidadãos preocupados!
No próximo sábado, 28-3-2009, pelas 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, vai ser fundado o “Movimento para a Democracia Directa – DD”. Se aceita a Declaração de Princípios que abaixo publico, junte-se a nós, venha à reunião de fundação em Alcobaça, divulgue a nossa proposta nos blogues, nos fora e por mail, e traga um amigo também.
“Declaração de Princípios do
Movimento para a Democracia Directa – DD
Tendo em conta a degenerescência irreparável da democracia representativa para uma oligarquia de representantes, só aproximando os cidadãos da escolha e decisão políticas será possível desenvolver continuamente em Portugal os valores da Democracia, do Estado de Direito, da Liberdade e da Dignidade Humana. Assim, os membros concordam com a afirmação e a promoção de um Movimento para a Democracia Directa.
1. O Movimento para a Democracia Directa defende eleições primárias dentro dos partidos para a escolha dos candidatos a cargos electivos do Estado e autarquias, bem como eleições directas nos partidos para os cargos dirigentes das suas estruturas nacionais, regionais e locais, sempre dentro de regras legais de estrita democraticidade interna dos partidos.
2. O Movimento para a Democracia Directa pugna pela total clareza do financiamento partidário e eleitoral, fiscalizado por entidade judicial, com sanções penais e de perda de mandato para os casos de incumprimento;
3. O Movimento para a Democracia Directa defende, como forma de transparência do sistema político, o escrutínio e prestação de contas, mormente através da audição parlamentar obrigatória de todos os escolhidos para cargos governamentais e para cargos dirigentes de nomeação do Governo e da Assembleia da República;
4. O Movimento para a Democracia Directa considera fundamental a responsabilização pessoal dos eleitos, designadamente a consagração da convocação popular de eleições (recall), a suspensão do mandato de titulares de cargos políticos acusados de crimes de relevo e a supressão da imunidade por factos estranhos ao mandato político;
5. O Movimento para a Democracia Directa considera indispensável para o bom funcionamento das instituições democráticas a obrigatoriedade de registo dos interesses dos candidatos a cargos políticos, de nomeação política, partidários, magistrados e altos cargos da administração pública (nomeadamente a sua pertença a organizações secretas), além da apresentação obrigatória da declaração de rendimentos e patrimonial, com perda automática de mandato, ou demissão, por incumprimento ou falsas declarações;
6. Para o Movimento para a Democracia Directa afigura-se necessária à aproximação entre representantes e representados a adopção de um sistema eleitoral misto nas eleições para a Assembleia da República, com circunscrições de eleição uninominal e um círculo eleitoral nacional que garanta uma representação parlamentar de tendências minoritárias;
7. O Movimento para a Democracia Directa defende uma real separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, nomeadamente um verdadeiro auto-governo das magistraturas através de Conselhos Superiores sem representantes de nomeação política;
8. O Movimento para a Democracia Directa defende a possibilidade de apresentação de candidaturas independentes a todos os órgãos políticos electivos, incluindo a Assembleia da República, facilitando o procedimento de formalização;
9. Para o Movimento para a Democracia Directa são imprescindíveis a simplificação do direito de iniciativa popular de apresentação de propostas legislativas sobre quaisquer matérias, o direito de queixa constitucional (recurso de amparo) e o aproveitamento de actos eleitorais para consultas populares, numa plena utilização das virtualidades do referendo como meio normal de decisão política, designadamente em matéria de revisão constitucional.”
Peço, a quem concordar, que divulgue a fundação do Movimento pelo grupo de contactos e a publique nos respectivos blogues. Quem esteja interessado em aderir, mas não possa vir à reunião de fundação em Alcobaça neste sábado, ou o pretenda fazer posteriormente, escreva para democraciadirecta.portugal@gmail.com.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/03/fundacao-do-movimento-para-democracia.html
Março 27, 2009 at 11:46 pm
Olá,
considero que muitas leituras podem ser feitas de este artigo, umas mais parciais outras menos.
Por outro lado levanta ainda uma pergunta essencial!
- Quem avaliará, e quais serão os critérios?
Em todo o caso a minha interpretação é a seguinte:
1- O concurso não permitirá que qualquer varredor de ruas passe à fase de eleição!!
(Bem, isso também depende de quem avalia e como…)
2-O facto de a avaliação do director ser estendida à comunidade geral, torna-a menos parcial!?! – acho ( pelo menos tenta acabar com os pólos de poder criados dentro das próprias escolas.
2.1- Acho que esse tal director tem um papel preponderante no processo de avaliação, verdade? Pois então faz todo o sentido que ele não seja eleito directa e exclusivamente pelos avaliados, para que não haja o perigo de agradecimentos por parte do director, àqueles que o elegeram.
…E muito melhor ainda se ele for de fora…
3- Perigo de se criarem outros tachos – agora fora da escola- uma vez que esta é uma especialidade portuguesa
2-Segundo lí, o director é sujeito a novas eleições se não houver acordo absoluto entre os membros do conselho para que este continue a exercer o cargo. Convenhamos que não sendo a maior parte dos membros do conselho, elementos directamente ligados à escola, torna complicado qualquer troca de favores que pudesse favorecer concertações à margem da transparência…
Critica – ” o que em nosso entender também contraria claramente o mesmo nº 4 do artigo 48º da Lei de Bases, pois que este preceito claramente estipula e obriga a que a direcção de cada estabelecimento ou grupo de estabelecimentos seja assegurada por órgãos próprios, para os quais são democraticamente eleitos os representantes dos professores, dos alunos e do pessoal não docente, o que obviamente só pode significar que os titulares dos ditos órgãos são eleitos directamente pelos professores (e também pelos alunos e pelo pessoal não docente)”
-Quem vai gerir a escola é um orgão da escola.
- Não há qq violação do artigo referido, uma vez que neste nada diz quanto a quem deve eleger o director. Por outro lado e segundo a leitura do interlocutor,o director da escola deve ser eleito pelos professores. Não concordo, pois, a escola não é dos professores nem tão pouco são eles os únicos intervenientes nesta.
-Então quem deve eleger o primeiro ministro são os deputados!?!
Esta é a minha leitura sincera e aberta a respostas e esclarecimentos.
Só sinto que todos querem fazer barulho e dizer que não! É pressuposto desta mudança, novos paradigmas para a educação e sua estrutura, é lógico que esta não vai sair perfeita à primeira…nem à segunda… contudo acho que já é tempo discutir estes temas com mais seriedade e menos parcialidade.
Março 27, 2009 at 11:48 pm
«2-O facto de a avaliação do director ser estendida à comunidade geral, torna-a menos parcial!?! – acho ( pelo menos tenta acabar com os pólos de poder criados dentro das próprias escolas.
»
Em que mundo vive?
Março 27, 2009 at 11:48 pm
Por outro lado levanta ainda uma pergunta essencial!
- Quem avaliará, e quais serão os critérios?
Falo em avaliação em ralação aos candidatos. (para que não haja confusão)
Março 27, 2009 at 11:49 pm
ok…já entendi…não percebi não é professor e não sabe.
Março 27, 2009 at 11:50 pm
#125
Não consigo aceder ao blog. Aparece concluído mas o ecrã fica sem nada.
Março 27, 2009 at 11:53 pm
Perdão!
No ponto 2- queria dizer eleição em vez de avaliação ( a tal palavra)
Março 28, 2009 at 12:08 am
Olá Margarida,
há muita coisa que não sei e sinceramente gostava que fossem esclarecidas por quem sabe..!
Março 28, 2009 at 12:15 am
Xor Nuno
Acha que a eleição dos directores seja assim a modos que como a eleição das misses, menos o desfile em fato de banho!, com uns resultados já cozinhados em antes e depois votos a fingir e ser eleita uma com pernas tortas e a té uma que se vem a descobrir que nem é miss, que é travesti e que só há pouco se começou a disfarçar de mulher???
É que o director nem precisa de ser titular e nem d ter estado no ensino público e então nem percever muito de escolas???
É assim como na empresa do Xotor mandarem a senhora da limpeza, só porque lá entra <ás vezes, assentar-se no lugar do director só porque é da confiança dos Bosses do governo…..
Isso é um desgoverno, Xotor!!! E olhe que os directores das empresas muitas vezes até viram a s costas aos operários ou empregados que lá travalham há anos … Agora iriam a ceitar um qualquer a sentar-se lá e a meter-se naquilo que não entende!!!
Temos o mundo visto ao contrário ou quê???
Eu vou lá a casa do Xotor dizer comp há-de regular a sua família e dizer que governa mal a sua casa e que ela é um REDUTO da sua família e toca de meter outros a dar palpitações por dá cá aquela palhinha?!
Claro que não vou Xotor, a não ser que o Xotor maltratasse a sua esposas e os seus filhos, não é??????
Março 28, 2009 at 1:01 am
Espero que o Nuno tenha percebido a “lição” do “Controleiro da Umbiguice” que explicou tudo muito bem.
O erro dos “criativos” da educação é pensarem as escolas como se fossem “terrenos” comuns. Não são. São de uma enorme complexidade cuja gestão exige, conhecimento, sensibilidade e bom senso. Isso exige um perfil que não encaixa num qualquer “boy” de serviço. Isso exige um trablho cooperativo que, mesmo quando a liderança não era muito forte, fazia as escolas funcionar. O novo modelo Nuno, se o “boy” for muito “fraquinho” como é comum acontecer, representa uma ameaça gravissima à qualidade da Escola Pública.
Só mais uma nota. O Nuno diz que a escola não é dos professores. Errado! Não é só dos professores mas também é deles. Eu não tenciono alienar a parte que me toca, antes pelo contrário.
Março 28, 2009 at 1:38 am
1- “Acha que a eleição dos directores seja assim a modos que como a eleição das misses, menos o desfile em fato de banho!”
Apreciável a capacidade de analogia…
Porém é de coisas concretas que falo.
Recordo-me que umas das objecções primeiras a esta longa estória das avaliações feita pelos professores, prendia-se no facto de o director ser eleito pelos mesmos e o quanto isso podia causar jogos de interesse, uma vez que o director seria peça chave no processo de avaliação e que este sempre favoreceria os seus aliados!
Recorda-se?
Agora que se tenta encontrar uma solução ao problema, a parte que não quer mudar, apenas diz não.
2-”É assim como na empresa do Xotor mandarem a senhora da limpeza, só porque lá entra <ás vezes, assentar-se no lugar do director só porque é da confiança dos Bosses do governo…..
Isso é um desgoverno, Xotor!!! E olhe que os directores das empresas muitas vezes até viram a s costas aos operários ou empregados que lá travalham há anos … Agora iriam a ceitar um qualquer a sentar-se lá e a meter-se naquilo que não entende!!!
Temos o mundo visto ao contrário ou quê???”
-Mas afinal quem é que participa no processo de recrutamento dos candidatos para que passem à fase de eleição?
Faz sentido que sejam os professores e que os critérios sejam bem definidos .
Em todo o caso e utilizando a sua analogia, acho difícil que uma “miss com pernas tortas” chegue a uma fase de eleição, isto é, que passe da fase de concurso. ( fica um bocado mal e a malta repara – dá nas vistas..!)
3- “Eu vou lá a casa do Xotor dizer comp há-de regular a sua família e dizer que governa mal a sua casa e que ela é um REDUTO da sua família e toca de meter outros a dar palpitações por dá cá aquela palhinha?!
Claro que não vou Xotor, a não ser que o Xotor maltratasse a sua esposas e os seus filhos, não é??????”
- Em primeiro lugar, o xotor não paga directamente nenhuma parte da renda de minha casa – que por acaso até está carita.
Já o reverso não é verdade, no que toca à escola, que ademais é uma dependência de esta nossa grande casa que se chama estado.
Se formos parciais, o que faz de facto mais sentido é que o director seja um professor, eleito pela comunidade escolar e tal…
Mas uma vez que os paradigmas da administração escolar mudaram e que esse modelo já não se adequa aos tais novos moldes, concretamente, ao processo de avaliação( pelo que foi referido no ponto 1-), fazem sentido novas soluções para encontyrar um dirigente que possa satisfazer a demanda! Acho que no mínimo , este novo modelo vai nesse sentido, mas com certeza não é perfeito e imparcial, nem tão pouco creio que será muito eficiente de inicio, mas há que caminhar, e parece-me que este já deu um passo mais para se adequar às necessidades
“Claro que não vou Xotor, a não ser que o Xotor maltratasse a sua esposas e os seus filhos, não é??????”
- Bem, em relação a isto não há muito que dizer… ocorre-me apenas que eu não sou xotor e sim estudante e no mais acho que
cada casa é uma casa, em alguasm existe mesmo violência noutras não tanto, em algumas os professores deveriam era ter seguranças ao lado deles, noutras deveriam ser mais humildes… ( fugindo um pouco ao tema).
Março 28, 2009 at 2:24 am
XOR NUNO:
Se é por causa de quem paga o quê, isso está mal visto!
EU também pago o pão que como e não vou querer entrar pelos fornos da padaria dentro para me por a desmandar!
Também pago com os meus impostos os Bosses e os amigos assessores dos bosses e não vou lá aos gabinetes deles para tomar a governança, embora até ache que se calhar a coisa iria mais direita se eu fizesse isso!
Não vou de dizer “AI EU COISA E TAL TENHO UMAS ACÇÕES NESTE GOVERNO, QUE EU ATÉ SUSTENTO COM MEU DINHEIRINHO, por isso quero estar aqui dentro , por cima do ombro a ver e tal e a dar palpites.
Vontade não me faltava. O povo pode e deve protestar e procurar que atendam as sua aflições, mas isso não quer dizer que vá pôr a mandar em cda coisa paga com dinheiro do povo e tal.
Por acaso vão os pais e filhos dos doentes governar os hospitais? ou as empresas de transporte? ou as televisões e rádios do estado, ou as uniersidades, já que o xor é estudante?????
Não! Só com os Xotores e as Escolas é que têm essas manias,e assim!!!
CADA MACACO NO SEU GALHO! – bem dizia o meu avô!!!!
O Xor também quer que os seus paizinhos vão mandar na associação dos estudantes???
Março 28, 2009 at 2:36 am
E só mais uma coisa Jovem Estudante Xor Nuno:
O Xor deve de andar muito distraído nos concursos de misses sim!!!
Há muita moça, até mais ou menos bem apessoada qu vai par lá de pernas tortas, mas que a modos que tem padrinhos tios e primos nos júris, ouviu bem? E até vão passando que tem outras partes do corpito que disfarçam um tanto….
Assim como há outras com um corpo de escultura e que, vai-se olhar a carinha… e tem cara de …prato de LEGUMES COZIDOS… mal temperados e fora de época!!!
Benzódeus!
Estude e faça-se um homem, xor Nuno, ainda há-de vir a dar muita alefria aos seus paizinhos e à nossa bela pátria.
Mas não repita aqui o que certa gente axibangada e invejosa vem de dizer dos Xotores e mai-las escolas , por certos jornais e TVs mal informadas!
Felicidades!
Março 28, 2009 at 2:38 am
Quero corrigir: Há-de dar muita ALEGRIA aos seus paizinhos….(e tal..).Eu disse Alefria. Nem deve haver tal palavra, ihihi… desculpe.
Março 28, 2009 at 2:40 am
Madame Godard,
concordo e admito que apesar de fazer parte do contexto escolar -como aluno-, não tenho a sensibilidade nem o conhecimento para objectivar medidas. Acho que para tomar decisões, devem estar vocês em concertação com os orgãos governamentais.
Mas em detrimento disso, na maior parte das vezes, só se ouve o não, em vez de soluções (concretas)
No caso destes comentários feitos por mim, apenas usei do meu sentido critico relativamente ao texto que li, baseando-me nas premissa de que os professores participam no processo de selecção dos candidatos. O que não sei se é verdade..
Mas a minha vontade é unicamente de esclarecimento e discussão (não quero atacar ninguém), justo contra o que quase sempre vejo, que é evasão e e barulho!
Março 28, 2009 at 2:57 am
Controleiro da Umbiguice,
Já vi que gosta de titulos (xtor,estudante, criança). Esta mentalidade, a meu ver, é a inércia relativamente ás actuais questões da educação. A mentalidade do sr. alguma coisa qualquer ( se não não és homem não és nada, ah e se queres ser o deus na terra tens que ser doutor!).
Convenhamos que já estamos a entrar noutra era, talvez pela minha juventude tenha mais noção disso!
Feliciades
Março 28, 2009 at 3:06 am
Só uma outra nota,
Já faz uns anitos que não tenho televisão em casa… e jornais muito poucos… As minhas convicções resultam da minha análise critica e de inúmeras discussões com vários amigos professores com quem tenho a sorte de poder partilhar ideias
Março 28, 2009 at 10:22 am
Pois mas não faz mal ver as cadeias internacionais BBC NBC e CNN isso é jornalismo…não sou adepto de discussões somente em pequenos círculos tornam-se claustrofóbicas..quanto á geração são todos o mesmo apenas muda a semântica….
Março 28, 2009 at 11:09 am
A capacidade dos “olheiros” deste blogue mudarem de nick é infinita…
Não têm é nenhuma capacidade para mudar o discurso formatado…
Março 28, 2009 at 11:21 am
POIS JM SÃO OS CLONES…FAZ LEMBRA A GUERRA DOS CLONES NA SAGA DA GUERRA DAS ESTRELAS…SÃO AOS MILHARES MAS FAZEM E DIZEM SEMPRE O MESMO…COM LIGEIRAs ALTERAÇÕES SEMÂNTICAS…POR MIM VÃO TODOS FO…JÁ NEM OS POSSO VER , OUVIR OU CHEIRAR….ENCHI DESTA CORJA …RAZÃO TINHA O Vicente Jorge Silva QUANDO FALOU EM GERAÇÃO RASCA…ERROU EM Relação AO TEMPO…A GERAÇÃO RASCA COMEÇOU NOS ANOS OITENTA ..INÍCIOS DE NOVENTA COM OS TRINTA E MUITOS DA POLITICA….,
Março 28, 2009 at 6:53 pm
#141
Os seus amigos professores não sentem que a escola é deles?! Eu sinto! No dia em que isso deixar de acontecer, quem perde é a escola. Nesse dia eu passarei a funcionária pública. Funcionarei apenas, está a ver?!Coisa pouca para um professor. Muito pouca mesmo.