Olá, Bom dia

Chamo-me Maria Maria Coelho, sou professora de Educação Física na Escola Secundária ********** e tenho 30 anos de serviço docente.
Quero começar por lhe dar os parabéns e agradecer todo o esforço e iniciativa que tem desenvolvido na defesa e luta pela profissão docente e pela dignidade dos professores.
Aguardo a divulgação do NIF da conta divulgada no seu site pois desejo contribuir para esta justa e digna causa.
Aproveito também para partilhar consigo uma leitura de todo este emaranhado da avaliação.
Todas as organizações têm de avaliar os seus funcionários pois disso também depende o desenvolvimento e a sustentabilidade dela. A não entrega dos objectivos individuais, por parte do professor/funcionário, não inviabiliza a sua avaliação, senão os maus funcionários para não terem avaliações insuficientes não entregavam os objectivos individuais. Este facto tem por consequência que os objectivos que irão prevalecer para o funcionário são os definidos pela organização/ gestão de topo. Assim, após a data limite para entrega dos objectivos individuais, o funcionário poderá questionar a organização para saber quais os que esta definiu para si. De facto, continuamos a trabalhar, a exercer a nossa profissão de acordo com o que é esperado e muitas vezes até superando esses limites.
Como a avaliação se inicia com a entrega da auto-avaliação, essa sim obrigatória, ela será referenciada aos objectivos definidos pela gestão e como tal se algum funcionário não for avaliado não é da sua responsabilidade. O pior que pode acontecer é ter avaliação insuficiente mas como este ano essas avaliações carecem de confirmação no próximo ano, a verdade é que todos teremos contagem de tempo de serviço, quer se entregue ou não os objectivos individuais e até mesmo a auto-avaliação.
Gostava de saber qual a sua opinião sobre esta leitura pessoal, que a ser verdade permite evidenciar a atitude de “ameaça” e “chantagem” do ME sobre a gestão, colocando-a também numa situação pouco confortável pois terá que divulgar quais os objectivos esperados para todos os funcionários.
Até breve e uma vez mais toda a minha solidariedade e determinação.

M.M.C.