O texto é uma versão retocada do que postei aqui na 4ª feira. A imagem, por enquanto, não dá para ampliar.
Esta semana, por todo o país, dezenas, centenas de escolas e milhares de docentes voltaram a manifestar a sua oposição à implementação do modelo de avaliação legislado pelo Ministério da Educação em Janeiro de 2008 e já simplificado por duas vezes para se criar a ficção de que é aplicável. Nesta segunda (terceira?) tentativa de dar vida ao modelo, optou-se por deixar do edifício inicial apenas a fachada, para não o substituir por outro mais correcto.
Na minha escola, em votação secreta, numa Reunião Geral de Professores, uma larga maioria pronunciou-se pela não entrega dos Objectivos Individuais (OI) após debate sobre as várias vias de contestação possível. Não foi elaborada moção por se ter chegado à conclusão consensual que este é um momento para tomadas de posição individuais, assumindo cada um as suas razões para os seus actos. Deixo apenas aqui os fundamentos do meu voto contra a entrega dos OI e porque prefiro isso a adoptar uma das outras duas vias em presença (aceitar o simplex ou pedir a aplicação extensiva do modelo).
a) Não aceito o simplex por ser um simulacro de avaliação, mero pretexto eleitoralista e demagógico, de onde está ausente a componente essencial do trabalho de um docente.
b) Não acho, neste momento, válida a opção da aplicação extensiva do modelo, no sentido da implosão do modelo, porque isso significaria aderir a um processo em que o meu desempenho neste pseudo-”ciclo de avaliação” se resumiria à análise do meu trabalho em menos de seis meses, em duas aulas e um porta-folhas mais ou menos volumoso. Ora não é assim que se consegue aferir da excelência do trabalho de um docente que tem orgulho no que faz.
Por isto, e por outras razões que vos poupo de evocar, decidi não entregar os meus OI no prazo que me for apresentado, independentemente das consequências que isso acarrete, embora garanta que resistirei por todos os meios contra qualquer tentativa de penalização disciplinar que agrave a não progressão na carreira.
Mas não há “lutas” (não gosto da terminologia guerreira, mas…) sem riscos. E ninguém pode ir para a guerra apenas depois de ter a garantia de que ninguém dispara contra si ou que se o fizer é de mansinho e na direcção do dedo mindinho.
Janeiro 16, 2009 at 9:03 am
Ah, ah!
Tens foto no Público e tudo…
Lolololol…morra o Markl…
Luta, sim.
Abraço, bom dia Guinote,
Janeiro 16, 2009 at 9:13 am
Por esse País fora, mais de 50% dos profs ou já entregou os OIs ou ainda os vai entregar. Para não falar nas EPs onde já todos entregaram e pediram assistência às aulas…
Estas posições aqui defendidas pelo PG constituem já um sub-produto duma contestação pouco racional e muito partidarizada.
É lamentável que ainda haja professores que se tenham deixado enredar nestas “corporatites”, embora nada tenham a ver com elas, nem com a guerra surda que as alimentam.
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 9:18 am
Olhe que não, MFerrer, olhe que nao!…
Na minha escola, com cerca de noventa professores, apenas 1 decidiu entregar OIs.
Quero ver a cara do trio maravilha, quando os resultados da avaliação mostrarem ao mundo a farsa da avaliação que diferenciava os excelentes…
Janeiro 16, 2009 at 9:25 am
50%?
Mas afinal nós somos apenas 30.000 professores?
E eu a pensar que éramos cerca 140.000…
…
Deixe de ser brincalhão, MFerrer. Compreendo a sua angústia de constatar que não somos uns covardes, mas não brinque com coisas sérias.
Lamentável é não saber admitir que entre 70% e 90% dos professores não entregará os OIs e que dos professores que entregaram/rão mais da metade foi/será por pressão ou coacção…
… mas a liberdade tem diferentes significados para certas pessoas…
… especialmente para si.
Assinado,
MBrito
Janeiro 16, 2009 at 9:40 am
Ainda chegaremos ao simplex 417 que limitará a avaliação dos docentes a quem no presente ano lectivo cumpra as três condições seguintes:
1- Ser adepto do União de Lamas ou do Desportivo dos Pássaros.
2- Fazer anos em Junho.
3- Possuir um Citroen XR.
Prontos…
Janeiro 16, 2009 at 9:54 am
Entregar ou não os OI ? Uma opção individual. Que consequências de não ser avaliado? Dois anos para o lixo. Quem perde menos com a não entrega? Os que estão no topo da carreira? Quem perde mais? Os qu estão nos escalões inferiores e sabem que têm o que fazem, fazem bem.
Que cada um decida em consciência mas que não se intimidem os mais novos. Eles sabem que o futuro é deles. Aprovar moções à moda dos anos quentes em que o Partido Comunista tinha uma influência desjustada do seu peso eleitoral pode dar títulos para jornais ou temas para posts mas não altera a realidade.
A maioria dos que dizem sim, resultante da pressão do grupo, acabarão por optar por si próprios e lembrar-se-ão da farsa que era a avaliação antiga e das responsabilidades de professores (e das contas para pagar).
Não há nada que resista ao bom sendo. Mais de 60% dos professores entregarão os OI e os que não entregarem confessarão no próximo ano que se arrependeram.
Cumps
Janeiro 16, 2009 at 9:59 am
Faço parte dos que não entregou OIs.
Não participo nesta farsa porque não respeita as Pessoas, não dignifica a profissão, e considero o modelo de avaliação adoptado/simplificado/etc um insulto ao meu desempenho profissional.
Acresce dizer ainda que, para lá de todos os argumentos avançados pelo Paulo:
1 – Há discrepâncias de actuação provocadas por organismos que, saltam sobre a Lei ameaçam, coagem e dão informações contraditórias.
2 – Continua sem se saber qual é o período de tempo sobre o qual incidem os tais OIs.
3 – Quando lá mais adiante for a hora de os PCEs procederem a avaliações, estarão muitos deles, a concorrer a Directores Executivos. Não considero que este facto me conceda total isenção por parte do avaliador.
Espero que nessa altura os que agora embarcam na farsa inicial, depois não se venham queixar!
Janeiro 16, 2009 at 10:07 am
José Silva/ MFerrer
O vosso ofício está prestes a acabar.
Nem com tantas intervenções “inteligentes” e encomendadas, conseguiram convencer quem quer que fosse. Mesmo que bem informados por outros, claro, para desenterrar fantasmas.
Sejam felizes nesse mundo subterrâneo.
Janeiro 16, 2009 at 10:26 am
Que marcação curiosa…ainda há quem use o bicho papão.
Mas os profes são pressionáveis? Que triste atestado de cidadania e intervenção cívica alguns passam à maioria ( aparente ) dos seus colegas.
Digo eu que só vejo e de fora.
( Guinote: gaijas boas já temos. Nuas ainda não. Estamos a elevar o nível do tasco ou a tentar fazer por isso…lolololol…esta serve?
http://bandeiranegra1.wordpress.com/2009/01/16/haja-e-gaijas-boas-boa-musica-e-deixem-se-de-bitaitar-que-o-resto-e-conversa-com-toques-de-referencia-reverencial/)
Até logo. Deixem-os catar-se…
Spartakus.
Janeiro 16, 2009 at 10:35 am
Muitos se arrependerão de os ter entregado agora, quando, no próximo ano, o COMPLEX lhes cair em cima!!
Janeiro 16, 2009 at 10:48 am
Bom dia, parabéns Guinote,
mais uma opinião, que esclarece aqueles que não sendo do meio ficam a saber mais um poucochino!
Estou agradavelmente surpreeendida pela velocidade supersónica das moções nesta segunda leva!
Na minha escola nada mexe! Parados como titãs!
Janeiro 16, 2009 at 11:20 am
Dedicado aos Sócratinos (Sócrates + Cretinos):
O estado a que isto chegou
Constantino Piçarra: “És professor de educação física, toma lá um arquitecto para te avaliar que a bola também faz arcos e a ginástica é pura estética em movimento. Achas isto mal? Não percebes a coisa? Então deixa-te de avaliações e contenta-te com um “Bom” ou um “Suficiente” que a tua mente é de horizontes curtos. Ainda refilas? Então requer lá um professor de educação física para te avaliar”.
Depois da contestação ao modelo de avaliação dos professores, o Ministério da Educação no passado dia 5 de Janeiro fez publicar em “Diário da Repúblic” um Decreto Regulamentar (nº1-A/2009) que, segundo os responsáveis da 5 de Outubro, simplifica o modelo de avaliação primitivamente concebido, na medida em que – e isto é assumido pela Ministra – lhe foram retirados os aspectos mais criticáveis. No entanto, logo se acrescenta que no próximo ano lectivo de 2009/2010 se mantêm em vigor os aspectos que agora se retiram nesta simplificação, justamente por serem criticáveis.
Quem me explica esta conversa? Há aqui alguém que, decididamente, pensa que os professores e o povo em geral são parvos. E o pior é que quem assim pensa são os responsáveis pelo Ministério da Educação. Abençoado país que possui governantes deste quilate.
Após análise do citado Decreto Regulamentar cujo objectivo é simplificar, a primeira conclusão a retirar é que complica. Vejamos alguns exemplos transportados para o mundo conhecido por todos para que, efectivamente, todos percebam do que se está a falar.
Imagine o leitor que é médico e que trabalha num centro de saúde dirigido por uma advogado e onde você é o único profissional de saúde, por sinal, reconhecido pela comunidade como excelente. Imagine, ainda, que o governo decidiu que você devia ser avaliado enquanto médico – (se receitava os medicamentos apropriados, se auscultava correctamente os doentes, etc.) – pelo advogado, director do centro de saúde. Perante esta coisa tresloucada seria de esperar que você ficasse quieto e calado? Claro que não. Pois bem, foi o que a classe docente fez quando se apercebeu que um professor de história ia avaliar um professor de educação física e que este avaliaria um de educação visual e assim por diante. E nesta conformidade se manifestaram na rua exigindo uma outra avaliação, no mínimo séria e honesta.
Agora imagine o leitor que o governo, perante a sua crítica, na qualidade de médico, simplificava a avaliação dizendo-lhe: Bem, nós percebemos a sua crítica e, por isso, resolvemos o assunto da seguinte maneira: Desde logo o senhor pode prescindir de ser avaliado na vertente “acto médico”. No entanto, se optar por tal caminho nunca poderá ser classificado com “Muito Bom” ou “Excelente”. Se quiser ter essas altas classificações das duas uma: Ou aceita ser avaliado pelo Advogado, director do centro de saúde, ou requer ser avaliado por um médico, só que, neste caso, não lhe dizemos qual será o médico que o irá avaliar. Pode ser um acabado de entrar na profissão, sem experiência, ou até pode não haver qualquer médico e neste caso a gente não lhe sabe dizer que classificação é que terá.
Convenhamos que para simplificação não está mau de todo. No entanto a questão central é esta: estaria o leitor disponível para aceitar esta opacidade de procedimentos totalmente aberta ao arbítrio? Penso que não. E um professor de educação visual, arquitecto, tem que estar disponível a tudo isto só para não ser avaliado por um colega de educação física?
Agora imagine o leitor que tem uma empresa de construção civil e que concorre a um concurso aberto pelo Ministério da Educação destinado a construir uma escola em Mértola. São três os concorrentes. A empresa do leitor e mais duas. Agora imagine que o Ministério da Educação delega o poder de avaliar as propostas e de, portanto, decidir quem ganha o concurso, numa empresa sua concorrente no referido concurso? Como reagiria o leitor? Provavelmente clamando que isto era um caso de polícia ou que se estava numa república das bananas. Pois bem, então que dizer dum sistema de avaliação imposto pelo Ministério da Educação onde um professor irá avaliar outro, mas que depois os dois irão ser opositores ao mesmo concurso e à mesma vaga? Pode-se dizer tudo. Que os professores não querem é ser avaliados é que não.
E é este o estado da república em matéria de avaliação de professores. És professor de educação física, toma lá um arquitecto para te avaliar que a bola também faz arcos e a ginástica é pura estética em movimento. Achas isto mal? Não percebes a coisa? Então deixa-te de avaliações e contenta-te com um “Bom” ou um “Suficiente” que a tua mente é de horizontes curtos. Ainda refilas? Então requer lá um professor de educação física para te avaliar que a gente logo vê o que consegue. Pobres e mal agradecidos. Andam todos com a mania que são Ronaldos.
E viva Portugal!
http://da.campodosmedia.com/jornal/?link=opiniao&id=1292
Janeiro 16, 2009 at 11:23 am
O fascismo está de volta…:
Judicial
Quatro militantes do PCP julgados em Guimarães
Quatro destacados sindicalistas e militantes do PCP vão ser julgados no próximo dia 20 de Janeiro, em Guimarães.
Está agendado para o próximo dia 20 de Janeiro, pelas 14.30 horas, o julgamento de quatro militantes do Partido Comunista Português, acusados de promover uma manifestação ilegal aquando do Conselho de Ministros realizado em Guimarães, no passado dia 7 de Outubro de 2006.
À data, os manifestantes concentraram-se em frente ao Centro Cultural Vila Flor ostentando uma faixa de pano onde se lia “Guimarães está mais pobre”.
A acção judicial em causa foi interposta pelo Governo Civil de Braga, organismo representante do Governo no nosso distrito, contra os referidos quatro sindicalistas.
No banco dos réus vão sentar-se Margarida Leça do sindicato dos professores, Adão Mendes coordenador da União de Sindicatos de Braga, José da Cunha União Sindicatos de Guimarães e Francisco Vieira do Sindicato Têxtil.
Numa nota emitida à comunicação social pela Comissão Concelhia de Guimarães do PCP, é considerado que “estes comportamentos e esta política do governo do Partido Socialista aprofunda entre outros, traços de autoritarismo e arrogância com graves limitações às liberdades de manifestação, de organização, de propaganda, com objectivos de intimidar e impedir a expressão do descontentamento popular e pretender silenciar a voz daqueles que como o Partido Comunista Português que rejeitando o conformismo e o fatalismo, exercem o seu legítimo direito de denunciar e lutar contra esta política que é de um violento ataque aos direitos dos trabalhadores e das suas condições de vida, aumentando cada vez mais as bolsas de pobreza no nosso concelho em contrapartida continuam as medidas políticas de colagem ao serviço do grande capital económico e financeiros, os grandes responsáveis pela situação difícil em que se encontra o País.”
No mesmo documento, a Comissão Concelhia de Guimarães do PCP, apela a que os militantes e amigos do Partido assistam ao referido julgamento.
2009-01-16
http://www.reflexodigital.com/?cat=5&item=8315
Janeiro 16, 2009 at 11:26 am
Professores: Entregam abaixo-assinado no dia da greve nacional de protesto 07:00 16-01-2009
Plataforma Sindical de Professores entrega abaixo-assinado no dia da greve nacional de protesto, agendada para a próxima segunda-feira. Pedir a revisão do Estatuto da Carreira Docente e preparar os professores para as negociações agendadas com o Ministério da Educação, sobre este diploma, para o próximo dia 28 são os objectivos das duas acções marcadas para o dia 19 deste mês.
A Plataforma Sindical de Professores entrega na próxima segunda-feira, no dia da greve nacional de protesto agendada, um abaixo-assinado que tem como objectivo pedir a revisão do Estatuto da Carreira Docente. Em declarações à Voz da Planície Joaquim Páscoa, presidente do Sindicato de Professores da Zona Sul, explicou que “a greve e o abaixo-assinado têm a mesma finalidade, ou seja, protestar contra o Estatuto e preparar os docentes para as negociações com o Ministério da Educação, sobre este diploma, que começam já no próximo dia 28″.
Foram divulgados, entretanto, os resultados dos docentes avaliados no passado ano lectivo, nomeadamente os contratados, que necessitavam desta avaliação para efeitos de renovação contratual, e os que precisavam de mudar de escalão. Reclamações, recursos e processos nos tribunais foram os resultados da primeira aplicação do sistema de avaliação de desempenho que, de forma simplificada, abrangeu 17 mil professores. Sobre estes resultados, Joaquim Páscoa afirmou que “houve dualidade de critérios” e que os mesmos “confirmam o que a Fenprof – Federação Nacional de Professores sempre disse acerca deste modelo de avaliação, ou seja, que é baseado é critérios pouco quantificáveis”.
Os protestos dos professores prosseguem e no calendário de acções a desenvolver está agendada uma greve nacional, para a próxima segunda-feira, data em que se assinalam dois anos da publicação do Estatuto da Carreira Docente, e um pré-aviso de greve para o período entre 20 de Janeiro e 20 de Fevereiro, que tem como objectivo permitir aos professores avaliadores recusarem-se a observar as aulas dos seus avaliados.
http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/25568
Janeiro 16, 2009 at 11:27 am
Podem esperar sentados:
Implementação do Plano Tecnológico de Educação
Escolas da região à espera do Magalhães…
Esta é a era das novas tecnologias e as escolas da região estão a preparar-se para o futuro. Neste momento, contudo, ainda se aguarda pela chegada dos computadores Magalhães, uma vez que ainda não foram entregues a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico que o solicitaram. Na região espera-se também pela implementação do Plano Tecnológico de Educação.
http://da.campodosmedia.com/jornal/?link=noticia&id=6600
Janeiro 16, 2009 at 11:29 am
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/primeira-avaliacao-prejudicou-docentes/
Janeiro 16, 2009 at 11:31 am
Vou comprar o Público – Aqui têm mais um exemplo do choque tecnológico Sócratino…:
Site particular permite saber tudo o que o portal das compras públicas não mostra
16.01.2009, José António Cerejo
Base de dados dos ajustes directos criada pelo Governo está cheia de problemas e não permite fazer pesquisas. Uma associação privada resolveu a questão e criou um portal alternativo
Conhecer e escrutinar as compras por ajuste directo de toda e qualquer entidade pública passou a estar, desde terça-feira, ao alcance de todos os cidadãos. Este passo de gigante na transparência da administração pública não resulta directamente de uma medida do Estado, mas da iniciativa da Associação Nacional para o Software Livre.
Se se quiser saber, por exemplo, que compras é que uma junta de freguesia fez, a quem e por quanto, não há qualquer problema. Basta aceder ao site http://transparencia-pt.org, escrever o nome da autarquia no campo “pesquisa” e clicar. No moni-
tor do computador surgem todas as aquisições de bens e serviços efectuadas por ajuste directo por aquela entidade, desde Agosto de 2008, com indicação da data, do fornecedor, do objecto da aquisição e do preço.
Clicando sobre o preço ou o objecto abre-se imediatamente uma janela do portal oficial dos contratos públicos (www.base.gov.pt), criado no Verão no âmbito do Ministério das Obras Públicas, onde constam os dados mais detalhados daquele negócio. Se se clicar em cima do nome da entidade adjudicada (empresa fornecedora) surge a informação disponível sobre a mesma no site Publicacões Online do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj.pt). Neste site, que desde 1 de Janeiro de 2006 publica todos os registos a que as sociedades comerciais estão obrigadas, e que até então saíam na terceira série do Diário da República, extinta pelo Simplex, encontram-se, entre outros, todos os elementos relativos à identidade dos sócios e dos gerentes, e à distribuição do capital, registados depois daquela data.
Erros crassos no site oficial
As possibilidades de pesquisa oferecidas pelo site Transparência na AP incluem, para lá do nome da entidade adjudicante, o tipo de fornecimento. Torna-se assim possível procurar todas as compras de vinho, papel higiénico ou quaisquer outras, efectuadas pelas cerca de 12 mil entidades públicas sujeitas a registo obrigatório das suas aquisições por ajuste directo, da mesma forma que se localizam as contratações de empreitadas, consultorias ou outros serviços. A pesquisa pelo nome dos fornecedores também está disponível.
A matéria-prima deste “milagre” da tecnologia reside nas duas bases de dados oficiais referidas, sendo que a das Obras Públicas, gerida pelo Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI) e criada em nome da transparência dos contratos, apresenta desde o início grandes problemas de acessibilidade e erros graves. Já com cerca de 15 mil registos de ajustes directos, este portal não obedece sequer a uma ordem cronológica, nem permite a realização de qualquer tipo de pesquisas, o que o torna em grande parte inútil. Por outro lado, as informações fornecidas estão longe de ser seguras, chegando a ser caricatas.
Basta dizer que a Câmara de Loures lá está com uma compra de vinho de 652.300 euros e que a de Castro Marim aparece como tendo contratado um professor de Educação Física por um milhão e 53 mil euros. Isto quando o limite legal para as aquisições por ajuste directo de bens e serviços está fixado, no caso das autarquias, em 206 mil euros. Casos como estes, que estão a fazer as delícias de muitos bloggers desde anteontem, são às dezenas, havendo até uma renovação de licenças de software da Microsoft que custou 14 milhões e 360 mil euros à Agência para a Modernização Administrativa.
Os erros em causa têm sido objecto de reclamação por parte de várias entidades, como é o caso da Câmara de Loures, que desde o início de Novembro está a protestar, sem sucesso, contra muitos deles, designadamente os dois zeros que foram acrescentados aos 6523 euros que pagou pelo vinho. A última reclamação desta autarquia data de 18 de Dezembro e consta de uma carta do seu presidente ao ministro das Obras Públicas, que ainda não teve qualquer efeito nem resposta.
Para explicar as fragilidades do portal Base, o presidente do INCI, Ponce Leão, disse ao PÚBLICO que o mesmo “ainda está em desenvolvimento”, acrescentando que os erros que têm sido detectados correspondem normalmente a problemas na introdução dos dados e não ao software. Quanto à impossibilidade de fazer pesquisas no portal, Ponce Leão diz que os motores respectivos deverão estar a funcionar “dentro de dez dias”, acrescentando que a prioridade para o INCI tem sido a criação da base de dados e a segurança do sistema.
http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain.asp%3Fdt%3D20090116%26page%3D4%26c%3DA
Janeiro 16, 2009 at 11:33 am
E depois andam a distribuir os Cagalhaes para Inglês ver – talvez no caso Freeport
Janeiro 16, 2009 at 11:34 am
Falhas graves de supervisão e razões para a nacionalização do BPN que não foram económicas nem financeiras foram as denúncias de Cadilhe
Era uma das audições mais esperadas, das muitas que se perspectivam na comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN. O último presidente do banco antes da nacionalização, Miguel Cadilhe, foi ontem à comissão desferir duras críticas contra o governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, e contra a actuação do Governo em todo o processo.
Cadilhe voltou a contestar a decisão de nacionalizar o banco, sustentando que a operação teve “contornos políticos” e não “razões económicas ou financeiras”. O antigo ministro das Finanças não tem dúvidas que esta solução vai custar mais dinheiro aos contribuintes do que o seu plano de viabilização, que “remunerava os capitais públicos”, e aponta o dedo a Constâncio e ao ministro das Finanças, acusando-os de uma “contradição fundamental”. Se por um lado lhe manifestaram a sua “total confiança”, por outro rejeitaram a sua proposta e assumiram “a medida radical de nacionalização”, disse. Sobre o facto de Teixeira dos Santos ter afirmado que a alternativa da nacionalização surgiu depois da equipa liderada por Cadilhe ter rejeitado as duas soluções que lhe fo-
ram apresentadas, o ex-presidente do BPN afirmou que as únicas duas propostas que recebeu do Governo foram a venda do banco à CGD e a realização de uma operação harmónio (redução de capital, com prejuízo para os accionistas, seguida de aumento e entrada da CGD), o que, em seu entender, consistia numa nacionalização encapotada.
Revelou ainda que chegou a receber uma proposta concreta de compra da CGD, mas que respondeu por escrito ao ministro das Finanças explicando que, enquanto estivesse a desenvolver medidas para recuperar o grupo, não encetaria quaisquer negociações.
A acusação mais grave de Cadilhe prende-se, no entanto, com o facto de afirmar que a nacionalização do BPN só ter acontecido depois de ele, como líder do banco, estar prestes a descortinar as ilegalidades e correspondentes responsáveis. O antigo mi-
nistro das Finanças de Cavaco Silva sublinha, aliás, que a queixa que entregou na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra incertos é esclarecedora.
Mas as propostas não vieram apenas do banco público. Segundo Cadilhe, nesse período recebeu diversas ofertas de árabes para comprar todo o grupo SLN, algumas delas intermediadas por accionistas, que surgiam em mo-
mentos “cirurgicamente importantes”, mas que desapareciam rapidamente sem que se aprofundassem quaisquer negociações.
Cadilhe, que esteve à frente do BPN por quatro meses, esclareceu que não fazia ideia da situação em que este se encontrava quando assumiu a liderança e garantiu que nunca o BdP lhe transmitiu qualquer informação sobre a existência de imparidades, que se vieram a descobrir ser na ordem dos 750 milhões de euros (nem tão-pouco da troca de correspondência entre a entidade supervisora e a PGR, em que eram levantadas suspeitas à relação entre o BPN e o Insular).
Falha grave da supervisão
O antigo ministro criticou Constâncio por nunca ter mandado investigar as contas do BPN e recordou que o BdP só ordenou uma auditoria externa às contas da instituição depois de estar em curso aquela que ele próprio encomendou. Defendeu que no caso particular do Banco Insular houve uma falha inquestionável da supervisão, que atingiu em cheio o património da SLN. E disse que chegou a propor a Vítor Constâncio que o BdP assumisse a sua quota-parte na compensação financeira aos accionistas pelas perdas recorrentes das falhas de supervisão. Se Vítor Constâncio sabia das imparidades, como tem sido afirmado pelo supervisor, e não actuou mais cedo, então incorreu numa “falha gravíssima”. Se não o fez por desconhecer os factos, então a questão é menos grave, considerou Cadilhe. “É só uma questão de falar ou não verdade”, disse o ex-presidente do BPN.
Não foi a primeira vez, mas ontem, o CDS-PP voltou a pedir a demissão do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.
Os populares já tinham ficado com a convicção de que houve falhas graves na regulação exercida pelo supervisor aquando da ida de Constâncio ao Parlamento, mas ontem, face às declarações de Miguel Cadilhe na comissão de inquérito, os populares só reforçaram essa convicção.
Mas a comissão ainda só vai no início. Depois de o antigo líder e fundador, Oliveira e Costa – que se encontra detido preventivamente – ter comparecido no Parlamento e não ter dito nada, já hoje é a vez do líder do BPN entre a saída de Oliveira e Costa e a entrada de Cadilhe, Abdool Vakil (na foto) responder às perguntas dos deputados.
http://livresco.wordpress.com/2009/01/16/miguel-cadilhe-arrasa-governo-e-banco-de-portugal-no-processo-que-levou-a-nacionalizacao-do-bpn/
Janeiro 16, 2009 at 11:36 am
Como gosto de ler tudo – aqui vai:
O Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o PSD
Os portugueses têm cada vez mais consciência que o Partido Socialista tem uma política de direita, em muitas situações de extrema direita.
O ataque ao Estado Social de Direito , materializado nas políticas de afronta ao Sistema Nacional de Saúde, ao sector do ensino, no apoio às grandes fortunas e no ataque aos que menos têm, aos mais pobres, são provas inequívocas de que José Sócrates e o PS não corresponderam à confiança dos que nele votaram.
O Governo gastou milhões e milhões de euros no apoio ao BPN, quando o deveria ter deixado falir.
O Governo gasta milhões de euros no apoio ao BPP – banco que vivia da especulação e que é detido por gente que tem fortunas – é um sintoma grave da dependência do Partido Socialista e do Governo em relação ao grande capital e a políticas erráticas e deveria ter deixado falir o BPP, onde têm dinheiro o Pinto Balsemão, o José Miguel Judice, entre outros.
Os dinheiros usados para apoiar estes bancos são públicos, oriundos dos impostos pagos pelos portugueses, com esforço.
O Partido Socialista e o seu Governo, de José Sócrates, é responsável pelo maior êxodo da população jovem portuguesa desde os anos 1960.
Milhares e milhares de pessoas têm ao longo dos últimos 3 anos emigrado, desesperados pela falta de condições de vida em Portugal.
José Sócrates é um bom orador, mas tal como a cigarra só canta!
O Bloco de Esquerda tem feito um bom trabalho na Oposição. Nos debates no Parlamento tem encurralado José Sócrates, pondo o dedo na ferida.
Daí a deriva de Manuel Alegre e o fingimento de que há no PS uma “esquerda” que luta pela alteração de rumo.
Trata-se de mera retórica, um fogo fátuo, tendente a manter o eleitorado que votou no PS mobilizado.
Nem Manuel Alegre alguma vez sairá do PS, nem os “arrufos” de Manuel Alegre devem ser lidos de forma diferente de meras manobras de diversão.
Manuel Alegre é a arma do PS para manter a esperança dos socialistas que não se podem rever nas políticas de José Sócrates, mas que vão tendo Manuel Alegre para os “animar”.
Os homens e mulheres de esquerda do PS devem votar no Bloco de Esquerda, ou no PSD , não se deixando enganar pelas manobras de Manuel Alegre e do PS, que não passam de areia para os olhos dos eleitores, devidamente concertadas para enganar o “Zé Povinho”.
O PSD precisa de mais organização, mas creio que na data das eleições estará em condições de fazer frente ao PS, de o afastar do Poder.
Há, na minha opinião, um dado adquirido: É imperioso correr com o Governo do PS.
José Sócrates não está à altura do desafio que a crise faz a Portugal.
Mais até, tudo o que José Sócrates faz em Portugal é imposto pela União Europeia, pelo que a situação seria ainda mais catastrófica se não fosse a orientação da União Europeia.
Há sinais preocupantes na democracia portuguesa. Nomeadamente o avassalador domínio que o PS tem na comunicação social.
O Diário de Notícias e o Jornal de Notícias estão irreconhecíveis. Nota-se o dedo do PS.
O Correio da Manhã também não esconde o dedo do PS.
É a vontade da COFINA ter um canal de televisão…
O Expresso está incaracterístico. Não tem sequer informação política que era o seu timbre.É um jornal muito distante dos seus similares na Europa e no Mundo.
A SIC está dominada pelo PS.
A RTP ainda mantém uma margem de independência.
A TVI é a lufada de ar puro na comunicação social.
Temos de ler os sinais e reagir.
Portugal corre grave perigo.
Tem de haver uma mudança política forte e firme para redireccionar Portugal.
http://josemariamartins.blogspot.com/2009/01/o-partido-socialista-o-bloco-de.html
Janeiro 16, 2009 at 11:37 am
Existem outros partidos claro está:
O que interessa mesmo é não votar PS!
Jamais!
Nem morto!
Morreu!
Janeiro 16, 2009 at 11:38 am
Passei para cumprimentar os cómicos de serviço (o Silva e O Ferro). Deixo-lhes uma sugestão: aproveitem o “segundo” extra do novo ano para darem uma vista de olhos na realidade; se não conseguirem, toquem-lhe. Ela é palpável.
Para o Paulo, aquele abraço de sempre. Se não for antes, lá para o fim do ano haveremos de acertar contas com esta gentalha que tenta reduzir a frangalhos a escola, a nossa dedicação e, quem sabe, a nossa paciência. Dia 19 é outro dia e todos serão dias de luta e de luto. Seremos o “azeite” desta mentira.
Janeiro 16, 2009 at 11:40 am
É gastar ó freguês!
1.500 milhões para os bancos!
Siga! Nao há nada como proteger gatunos!
É a chamada política Sócratina!
A contenção do despesismo eleitoral pelas agências de rating
Neste tempo de escassez de crédito, as agências de rating fazem mais pela contenção do défice orçamental português e limitação do foguetório eleitoral previsto para 2009 do que a lassa vigilância da União Europeia relativa ao cumprimento dos critérios de Maastricht pelo Governo.
Nesta conjuntura de Depressão, o problema da elevação do risco de crédito do Estado português e das suas instituições, devido ao crescimento da dívida pública, não é só de aumento da taxa de juro dos empréstimos pedidos por Portugal no estrangeiro, mas a própria concessão de crédito, isto é, o Governo português pedir empréstimos e não lhe serem concedidos ou serem concedidos apenas em parte insuficiente para as suas necessidades de liquidez.
A prazo, que pode ser mais curto do que antecipamos, além do adiamento dos investimentos públicos e do não pagamento aos fornecedores, pode estar em causa o pagamento de prestações sociais (pensões, subsídios de desemprego, rendimento mínimo) e salários da administração pública. Ninguém se iluda relativamente à dimensão desta Grande Depressão de 2008-2010: esta crise é muito maior do que a de 1981-1984, da fome em Setúbal e dos salários em atraso e que culminou com o Estado a não pagar (em 1984) o 13.º mês na totalidade aos funcionários públicos…
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/01/conteno-do-despesismo-eleitoral-pelas.html
Janeiro 16, 2009 at 11:42 am
É gastar – é gastar!
Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009
Deseconomias
Leia-se o Plano Obama-Biden para a revitalização da economia americana em comparação com as deseconomias de escala da concentração quase-exclusiva nas infra-estruturas rodo-ferroviárias da política de José Sócrates.
Já na sexta, dia 9-1-2009, no Jornal da Noite da TVI, passou uma esclarecedora entrevista do Prof. Braga de Macedo sobre as prioridades da política económica para fazer face à depressão, apontando os mais pobres como objecto principal das ajudas, em vez da classe média agora alvo principal de compaixão mediática, e preferindo a inovação às infra-estruturas. Mas o Governo privilegia as obras faraónicas de socorro financeiro dos interesses relacionados e rende-se ao parasitismo de algumas multinacionais sugadoras de orçamentos do Estado que, como a Qimonda, parecem receber mais em subsídios e empréstimos garantidos do que pagam em impostos e… salários.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/01/deseconomias.html
Janeiro 16, 2009 at 11:42 am
50%?
Como é que o MFerrer terá chegado a esse número? Talvez da mesma forma que o seu amigo Valter Lemos chegou aos 61% de adesão à greve.
O MFerrer não tem estado atento ao que se tem passado à sua volta nos últimos dias.
Janeiro 16, 2009 at 11:43 am
Até logo!
Janeiro 16, 2009 at 11:46 am
Pois claro está! – na ferida!
Mas o Governo privilegia as obras faraónicas de socorro financeiro dos interesses relacionados e rende-se ao parasitismo de algumas multinacionais sugadoras de orçamentos do Estado que, como a Qimonda, parecem receber mais em subsídios e empréstimos garantidos do que pagam em impostos e… salários.
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/01/deseconomias.html
Janeiro 16, 2009 at 11:47 am
Na reunião de 15 de Janeiro faliu a luta colectiva na minha escola e cada um recolheu à sua consciência. Faliu pelo número de presenças. E principalmente pela falta de ousadia.
Em primeiro lugar, porque o argumento de que o que é legítimo é superior ao que é legal não teve acolhimento;
Em segundo lugar, porque a ameaça externa venceu a vontade interna.
Em terceiro lugar, porque já se aceitou a divisão da carreira e cada um tem a secreta esperança de que o “lugar ao sol” é seu.
Porém, durante os próximos dias, argumentando, racionalizando, esperando e desesperando, muitos estarão em tremenda tensão, pendendo ora para o lado da aceitação, mesmo que penosa, ora para o lado da recusa do que lhe parece injusto. E se a balança se inclinar para o lado da recusa vai sentir-se a necessidade de apoio e partilha.
Ora, eu que já decidi, encontrei esse apoio, entre outros, nas razões do colega Paulo Guinote.
Janeiro 16, 2009 at 11:53 am
$28 António
O mesmo na minha escola na reunião de ontem.
Sai triste porque nem uma moção o delegado levou para que individualmente pudéssemos assinar…além de que o plenário deveria ter tido mais visibilidade…
No fundo há muita falta de informação…
Janeiro 16, 2009 at 11:58 am
Paulo
O texto destacado em 12, do colega Constantino Piçarra merece um post.
Janeiro 16, 2009 at 12:16 pm
Parabéns, Paulo Guinote, por mais um texto esclarecedor para aqueles que ainda têm dúvidas.
Já agora, aproveito para informar (não gosto desta palavra mas não me ocorreu mais nenhuma) que, conforme solicitação da Fenprof, já enviei mails personalizados para os deputados/professores do PS que não estão a honrar a NOSSA e DELES LUTA.
Para o caso dos colegas se esquecerem de fazer o mesmo que eu fiz, deixo aqui o link
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=95&doc=3270&mid=115
Poderão questionar se vale a pena. Não sei. Mas sei que o fiz com a consciência que é mais uma forma de luta!
Um bom dia para todos os Umbiguistas em em especial, para o Guinote, que tanto tem trabalhado para esta causa.
alebana
Janeiro 16, 2009 at 12:17 pm
O livresco é o controleiro do partido Comunistas destacado para o Umbigo? O agitador de serviço? Nem uma ideia nova?
Se fosse professor não escreveria o que escreve.
Envergonha a clsse!
Janeiro 16, 2009 at 12:22 pm
O José Silva é o controleiro do partido Socialistas destacado para o Umbigo? O agitador de serviço? Nem uma ideia nova?
Se fosse professor não escreveria o que escreve.
Envergonha a clsse!
(Ainda estive vai não vai para corrigir os erros ortográficos. Mas não. Assim parece-se melhor com o seu dono.)
Janeiro 16, 2009 at 12:24 pm
# 33 António Duarte
Ignore-o.
Não vale a pena dar-lhe resposta.
A ignorância é o que os irrita mais!
Janeiro 16, 2009 at 12:27 pm
Vale tdudo! Para quem fala tanto em dignidade…
«Dia 23 de Janeiro será aprovada, finalmente, a SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE. Há professores socialistas que vão romper com a disciplina partidária. As últimas investidas aos mails dos professores, agora deputados, está a dar frutos. Muitos deles já têm dificuldade em enfrentar até a própria família.
A insistência dos professores está a dar resultado e a greve do dia 19 é absolutamente determinante. A ministra já está “morta” e agora só falta mesmo um empurrãozinho para todo o ME cair.
O movimento de Manuel Alegre, Rosário Gama… parece estar no caminho certo e as influências destes perante os professores deputados faz-se sentir já com algum eco. Vamos ver dia 23.
Haja esperança!
São notícias que vão chegando das sedes do PS a nível nacional. Fala-se, inclusivamente, que se preparam para o Governo pedir a demissão. Falta o motivo e este parece ser aquele em que Sócrates aposta e vai daí… professores socialistas juntam-se a Alegre e companha»
Janeiro 16, 2009 at 12:35 pm
Quem não se sente, não é filho de boa gente.
“admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública” (Maria
de Lurdes Rodrigues, Junho/2006)
“vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos”
(Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008)
“caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre
se poderiam recrutar novos no Brasil” (Jorge Pedreira, Novembro/2008)
“quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de
leite!” (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008)
“[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete
(depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em
grupo!” (Margarida Moreira – DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008)
Depois disto… que se pode dizer mais?
Janeiro 16, 2009 at 12:35 pm
#34 alebana
Eu sei, mas às vezes é difícil resistir. Até ao Paulo Guinote…
Janeiro 16, 2009 at 12:38 pm
#35:
Dignidade, na democracia portuguesa, era termos deputados que agissem como representantes do povo em vez de serem marionetas dos dirigentes partidários.
Que assumissem que é a eles, e não ao governo, que compete legislar. Que fossem capazes de resolver os problemas do país em vez de os usarem como pretexto para a chicana politico-partidária.
Janeiro 16, 2009 at 12:44 pm
#38 António Duarte
ra mi essa cambada de controleiros da PIDE e caciques do PS, que por aqui aparecem, em nada mme afectam, pois passo ao lado deles e cuspo em cima deles.
Não lhes ligo, pois é dar demasiada importância a quem não a tem.
Janeiro 16, 2009 at 12:44 pm
Oram digam uma coisa simples: querem ou não ser avaliados? A ideia que fica é que naão querem e mais fica-se com a ideia que não gostam muito do que fazem, pois passam a vida lamentar-se.
Janeiro 16, 2009 at 12:45 pm
* para mim…teclado d´um raio…
Janeiro 16, 2009 at 12:46 pm
A Aerosoles, o maior grupo de calçado português, começou ontem o processo de despedimento previsto no plano de reestruturação desenhado no ano passado, que previa a redução de cerca de 15 por cento da mão-de-obra do grupo – tem 1360 funcionários, 661 dos quais em Portugal -, bem como o fecho de 30 lojas em toda a Europa.
No Público de hoje
Não valeria a pena olhar para além do Umbigo?
Janeiro 16, 2009 at 12:46 pm
Docentes avaliados no ano passado estão indignados com injustiças detectadas no processo e denunciam a aplicação de critérios diferentes a quem concorre aos mesmos concursos.
Contratados já avaliados falam de injustiças na nota
Reclamações, recursos, processos nos tribunais. É este o resultado da primeira aplicação do sistema de avaliação de desempenho que decorreu no passado ano lectivo, de forma simplificada, e abrangeu 17 mil professores, na maioria contratados. Numa altura em que o Governo insiste em avançar com o modelo, já alvo de nova simplificação, centenas de docentes ainda contestam a nota do ano passado, alegando injustiças e ilegalidades na sua atribuição.Professores que tiveram nota mais baixa porque faltaram para ir ao médico ou assistir a família, grávidas penalizadas porque deram menos aulas, docentes prejudicados por acompanharem visitas de estudo, não dando todas as aulas previstas. São alguns dos casos denunciados à Fenprof que recebeu mais de 600 reclamações por e- -mail. Apesar de o Governo ter justificado o avanço da avaliação – mesmo só no terceiro período – com a necessidade de os contratados se apresentarem a novo concurso, a realidade demonstra que a nota da avaliação nem foi contabilizada nesse concurso. Aliás, há ainda professores que não sabem a nota e já estão a dar aulas. Na base de muitas reclamações está a atribuição de quotas às classificações de Excelente e Muito Bom. Como a legislação que definiu a quantidade de notas elevadas que cada escola podia atribuir só foi publicada no final de Julho, muitas escolas tentaram “gerir” o problema à sua maneira. Umas resolveram atribuir Bom a todos os avaliados, enquanto que outras classificaram alguns docentes com as notas mais elevadas, mesmo antes de as quotas saírem. A revisão de notas na sequência de queixas de “injustiças” chegou até a virar-se contra os queixosos, que viram a classificação diminuída.É esta a base da maioria das reclamações, disse ao DN, Mário Nogueira, da Fenprof. “A lei diz que devem ser dados Excelente e Muito Bom. Houve pessoas descontentes porque na sua escola só houve Bom. Outros reclamaram pelo motivo contrário”, acrescenta, sublinhando esta “enorme injustiça”. O pior, diz, é que professores avaliados segundo critérios diferentes candidatam-se aos mesmos concursos. Apesar do descontentamento ser “generalizado”, muitos não avançaram com queixas com medo de represálias ou de confronto com os colegas.
http://dn.sapo.pt/2009/01/15/sociedade/primeira_avaliacao_prejudicou_docent.html
E qual é o espanto? Nós avisámos, não foi? E o mesmo vai acontecer a todos estes nossos colegas que andam tão medrosa ou oportunisticamente a entregar um bocado de papel a fingir que contém uma espécie de objectivos para um coisa que de avaliação só tem o nome…
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/primeira-avaliacao-prejudicou-docentes/
Janeiro 16, 2009 at 12:48 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/envie-email-de-protesto-aos-deputados-professores-do-ps-do-seu-circulo-eleitoral/
No dia 23 de Janeiro, a questão da suspensão da avaliação burocrática de desempenho regressa ao Parlamento pela mão do CDS. É a terceira vez que tal acontece. Todos os partidos da oposição estão com a luta dos professores contra um modelo de avaliação de desempenho que desvia a atenção e as energias dos professores daquilo que é a sua missão: ensinar. Com o namoro descarado e correspondido de Sócrates a Manuel Alegre, é pouco provável que o deputado poeta vote a favor da proposta de lei do CDS. Apesar disso, a esperança só morre no fim. O desafio que aqui coloco aos colegas é o seguinte: Escolha os deputados professores do Partido Socialista do seu círculo eleitoral e envie-lhes uma mensagem. Conte-lhes o que se está a passar na sua escola em matéria de avaliação de desempenho. Aqui ficam os endereços electrónicos dos deputados professores e professoras do Partido Socialista, por círculo eleitoral:
Açores
Luiz Fagundes Duarte
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=9&leg=X
Renato Leal
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=461&leg=X
Aveiro
João Bernardo
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=464&leg=X
Rosa Maria Albernaz
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=12&leg=X
Braga
António José Seguro
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=260&leg=X
Isabel Coutinho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=429&leg=X
Manuel Mota
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=466&leg=X
Ricardo Gonçalves
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=27&leg=X
Bragança
Mota Andrade
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=28&leg=X
Coimbra
Horácio Antunes
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=432&leg=X
Matilde Sousa Franco
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=431&leg=X
Teresa Portugal
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=433&leg=X
Europa
Maria Carrilho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=152&leg=X
Évora
Bravo Nico
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=490&leg=X
Faro
Aldemira Pinho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=436&leg=X
Jovita Ladeira
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=44&leg=X
Guarda
Fernando Cabral
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=343&leg=X
Leiria
Odete João
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=438&leg=X
Lisboa
Celeste Correia
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=67&leg=X
Irene Veloso
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=409&leg=X
Jaime Gama
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=145&leg=X
José Augusto de Carvalho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=156&leg=X
José Lamego
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=84&leg=X
Pedro Farmhouse
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=440&leg=X
Madeira
Jacinto Serrão
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=462&leg=X
Maria Júlia Caré
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=463&leg=X
Portalegre
Miranda Calha
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=79&leg=X
Porto
Agostinho Gonçalves
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=473&leg=X
Alcídia Lopes
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=494&leg=X
Santarém
Fernanda Asseiceira
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=454&leg=X
Setúbal
Alberto Arons de Carvalho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=149&leg=X
Maria Manuel Oliveira
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=500&leg=X
Teresa Diniz
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=455&leg=X
Vítor Ramalho
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=166&leg=X
Viana do Castelo
Jorge Fão
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=457&leg=X
Rosalina Martins
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=119&leg=X
Vila Real
Maria Helena Rodrigues
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=482&leg=X
Viseu
Cláudia Couto Vieira
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=459&leg=X
José Junqueiro
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=122&leg=X
Miguel Ginestal
http://www.ps.parlamento.pt/?menu=deputados&id=123&leg=X
Janeiro 16, 2009 at 12:48 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/louca-vs-socrates-para-este-governo-viver-mais-e-um-castigo/
Janeiro 16, 2009 at 12:49 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/ps-mais-longe-da-maioria-da-absoluta/
Sondagem SIC/Expresso/RR PS mais longe da maioria da absoluta Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS ganharia mas sem maioria absoluta. A constatação é feita pelo mais recente estudo da Eurosondagem, feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.
Raquel Alexandra Jornalista
Janeiro 16, 2009 at 12:51 pm
Esta noite o José Silva tomou bastante viagra e ainda lhe está a fazer efeito.
Foi mesmo um macho passivo. Adoro-o.
Janeiro 16, 2009 at 12:52 pm
E daqui a uns meses quem quer ser avaliado pelo candidato opositor ao lugar de Director Executivo?
Ah! E quanto é que isso custa?
É só para ir prevendo o futuro…
Fazendo as contas…
Ah! Sou membro do Conselho Geral posso começar já a ver quanto é que posso pagar ao vencedor desse concurso,(sim que eu voto logo nele) para depois me atribuir um Excelente….
Não há aqui nenhum conflito de interesses!
Tenho mais alguns membros do CG interessados, porque o eleito fará contratos para umas obrinhas…
Nada de mais!
Coisas simples no país dos Simplex!
Janeiro 16, 2009 at 12:52 pm
Somos um par de mariconços muito janota.
Janeiro 16, 2009 at 12:54 pm
E gostamos de vir aqui deixar as nossas opiniõezitas e afirmarmos o nosso orgulho em sermos gays.
Janeiro 16, 2009 at 12:55 pm
Estudo da Eurosondagem, feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença…
Quem é que avaliou esses estudiosos?
Esse estudo não lhes dá a maioria absoluta.
Só podem ter tido uma nota Péssima.
Janeiro 16, 2009 at 12:56 pm
Então o TS afinal é José?
E não era Porfírio?
Janeiro 16, 2009 at 12:59 pm
Então?
Sabiam que os Objectivos Individuais estão a ser feitos em grupo e todos iguais na minha escola?
Pois é!
Estou a ver que terei de denunciar esta situação à DGE.
Será que depois ficam muito chateados se a avaliaçãozinha colectivazinha for ANULADA?
Janeiro 16, 2009 at 12:59 pm
Raiva, parece que está à espera que os delegados sindicais façam tudo (lembre-se que alguns não estão nesse “cargo” de alma e coração). Por acaso o Raiva levou alguma? Era necessário ser ele? Todos devemos participar e sugerir e não estar à espera do outro.
Janeiro 16, 2009 at 12:59 pm
Porfírio Branco…
Porfírio Tinto…
Janeiro 16, 2009 at 1:00 pm
#2
Dói, perceber que afinal a maioria dos professores não queriam mesmo ser AVALIADOS!
Janeiro 16, 2009 at 1:00 pm
Citigroup registou prejuízos de 8,29 mil milhões de dólares (6,23 mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2008, devido à grave crise financeira que se vive. Estes são os piores resultados da sua história.
Estes números comparam com um prejuízo de 9,8 mil milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros) obtidos um ano antes, diz a Bloomberg.
Só no acumulado, o Citigroup registou prejuízos de 18,7 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros) em 2008, face aos lucros de 3,6 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) registados em 2007.
Que comentários merece aos digníssimos professores?
Janeiro 16, 2009 at 1:01 pm
#63 KRSI
Não levei nada, pois tinha falado com ele e pensei que levasse…
Janeiro 16, 2009 at 1:02 pm
O meu Zezinho é José Porfírio da Silva.
E eu sou o Toninho da Silva.
Janeiro 16, 2009 at 1:04 pm
José Silva, espero que venhas buscar as tuas cuecas a minha casa. Saiste tão depressa hoje de manhã que não as vestiste.
Janeiro 16, 2009 at 1:05 pm
#KRIS
Não levei nada, pois tinha falado com ele e pensei que levasse…
Não é que façam, tudo, mas façam o mínimo exigido pelo “cargo” de delegado…Foiram eleitos para tal , isto não são jantaradas de amigos nem pescas….não estamos a tratar de uma brincadeira.
Falei–lhe e disse-lhe que levasse uma moção para que quem assim entendesse assinasse…
Simples.
Já faço a minha parte de não entregar os O.Is e de estar em greve nas avaliações aos avaliados.
Janeiro 16, 2009 at 1:06 pm
raiva e KRIS:
No meu agrupamento temos um delegado e vários dirigentes sindicais, incluindo um dirigente nacional da FENPROF, que habitualmente faz as reuniões sindicais.
Contudo, as duas reuniões gerais que já fizemos foram preparadas por uma equipa de 3 professores que se voluntariaram para o efeito, com a colaboração de outros colegas.
Janeiro 16, 2009 at 1:09 pm
Ó AmantedoJoséSilva, esse avatar tem uma grande dentuça…
Isso é capaz de magoar alguém!
Janeiro 16, 2009 at 1:12 pm
Obrigado pelo elogio António Duarte, é para lhe dar dentadinhas de amor.
Janeiro 16, 2009 at 1:14 pm
Ah!!!
Afinal a grande proecupação do josé da silva é poder ficar sem emprego no Citigroup!!!
A juntar a isso o PS também já não lhe vai poder dar job porque… “xau!”
AH!!!
Agora já percebi porque é que anda tão aflito que até já perdeu as cuecas…
Janeiro 16, 2009 at 1:14 pm
MFerrer: você pretende agora o exclusivo da figura do ministro da propaganda de Sadam Hussein ao negar a invasão de Bagdad frente às câmaras enquanto dos blindados americanos apareciam a pano de fundo… lamentável. Vai perder a sua avença, paga no largo do Rato, pelos seus relatórios em resultado da infiltração nos blogs!
Janeiro 16, 2009 at 1:17 pm
Sou o teu único e último neurónio!
Tenho andado à tua procura…
O teu outro neurónio já desistiu.
Anda, volta para o teu único e último neurónio!
Janeiro 16, 2009 at 1:20 pm
Só neste país de governação terceiro mundista é que isto acontece: http://dn.sapo.pt/2009/01/15/sociedade/primeira_avaliacao_prejudicou_docent.html, e tanta incompetência continua a ser premiada pelo cretino do 1º fax. Haja decoro. No mínimo demita o maravilhoso trio de incopetentes!
Janeiro 16, 2009 at 1:22 pm
josé da silva
O teu outro neurónio já desistiu de ti e prefere o MFerrer, mas está iludido porque julga que naquela cabeça há chocolate…
E não chores mais pelo Citigroup!!!
Ainda há lugar para ti como arrumador de focas em qualquer ponto do pólo norte.
Janeiro 16, 2009 at 1:22 pm
Só neste país de governação terceiro mundista é que isto acontece: http://dn.sapo.pt/2009/01/15/sociedade/primeira_avaliacao_prejudicou_docent.html, e tanta incompetência continua a ser premiada pelo cretino do 1º fax. Haja decoro. No mínimo demita-se o maravilhoso trio de incompetentes!
Adicionem a barafunda no concurso para titulares e vejam a caldeirada! Será que isto não consegue passar para os eleitores?
Janeiro 16, 2009 at 1:37 pm
Já agora…
Sabiam que os Objectivos Individuais estão a ser feitos em grupo/departamento, e todos iguais, na minha escola?
Então não são Individuais?
Então isto é que confere seriedade?
Estou a ver que terei de denunciar esta situação de ilegalidade à DGE.
Será que depois ficam muito chateados se a avaliação for ANULADA?
Janeiro 16, 2009 at 1:49 pm
Livresco,
Os homens e mulheres de esquerda votarem no PSD? Cruzes,Canhoto!
José da Silva,
Se o “empresário” vai fecar lojas e empresas, é perguntar-lhe onde estão os lucris fabulosos que o “empresário modelo” ganhou em anos anteriores.Se calhar estâo no BNP e no BPP.Agora quer ajuda com o “nosso”. Só faltava mais essa.
Janeiro 16, 2009 at 1:51 pm
MFerrer e José Silva, vocês vivem num mundo que deixou de existir.
Pior, suspeito que vivem num mundo em que participaram de forma tão activa, do lado que agora acham mau, que agora como bons cristãos-novos renegam a fé com tanta premência e urgência que lembram um vital ou uma zita de 3ª linha.
Eu, como não tenho esse percurso sinuoso e não prestei ou presto vassalagem a ninguém, não tenho esses fantasamas.
Curem-se.
Em caso de necessidade, há medicação disponível.
Janeiro 16, 2009 at 1:59 pm
Colegas dia 19 GREVE!
QUINTA DO BILL
Os Filhos Da Nação
(Quinta Do Bill)
Aqui estás tu, jovem atento
Acordado neste fim do século
À espera de um lugar
Difícil de encontrar
No “canudo” vive a esperança
Atrás das luzes em vertigem
Ao medo da noite recente
Que tens de conquistar
Que tens de conquistar
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Depois acenas, sem nada p’ra temer
Velho cúmplice da decisão
Preso a uma ordem
Que não podes quebrar
Ouves fascinado, o ofício da vitória
A fobia de um monólogo
Que insistes em partilhar
Mas não entendes porquê
Mas não entendes porquê
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Janeiro 16, 2009 at 2:01 pm
72 -GRANDE PAULO!
GRANDE HOMEM!
SIGA! O MEDO NÃO FAZ PARTE DO NOSSO VOCABULÁRIO!
Colegas dia 19 GREVE!
QUINTA DO BILL
Os Filhos Da Nação
(Quinta Do Bill)
Aqui estás tu, jovem atento
Acordado neste fim do século
À espera de um lugar
Difícil de encontrar
No “canudo” vive a esperança
Atrás das luzes em vertigem
Ao medo da noite recente
Que tens de conquistar
Que tens de conquistar
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Depois acenas, sem nada p’ra temer
Velho cúmplice da decisão
Preso a uma ordem
Que não podes quebrar
Ouves fascinado, o ofício da vitória
A fobia de um monólogo
Que insistes em partilhar
Mas não entendes porquê
Mas não entendes porquê
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Janeiro 16, 2009 at 2:02 pm
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Janeiro 16, 2009 at 2:02 pm
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Ai! Estes são os Filhos da nação
Adultos para sempre
Ansiosos por saber
Se a cruz é a salvação
Janeiro 16, 2009 at 2:02 pm
PORTUGAL AMO-TE!
Janeiro 16, 2009 at 2:13 pm
Não entreguem os objectivos individuais, apela Rosário Gama
“Rosário Gama, uma das representantes dos 139 presidentes dos Conselhos Executivos (PCE) que, no sábado, se reuniram em Santarém para reclamar a suspensão da avaliação, diz que saiu do longo encontro com a ministra da Educação, ontem, com uma certeza: “Está tudo na mão dos professores. Terão de ser eles a travar o processo, não entregando os objectivos, e nós só podemos apoiá-los.”
Tal como impõe a lei e foi decidido em Santarém, os PCE vão mesmo determinar e afixar o calendário das várias fases da aplicação do modelo de avaliação. No entanto, voltou ontem a frisar Rosário Gama, “os professores sabem que podem contar” com o seu apoio. Significa isto, na prática, que pelo menos aqueles 139 PCE optarão pelos prazos mais alargados; não pedirão aos professores que entreguem os objectivos; e, entretanto, a 7 de Fevereiro, voltam a reunir-se para decidir novas medidas a adoptar. Com uma certeza, diz Rosário Gama: “Nessa altura, seremos mais do que 139 e a nossa capacidade de reivindicação estará reforçada.”
Este protelar do processo, no entanto, admite a docente, só será eficaz “se um número significativo de professores não entregar os objectivos”. Um cenário que, ao longo dos últimos dias, foi entusiasmando os responsáveis pelos variadíssimos blogues de docentes que contestam a avaliação, alguns dos quais de movimentos de professores independentes de sindicatos.”
(excerto da notícia do jornal público de hoje)
Lê o Manifesto entregue ao Ministério, com os Conselhos executivos que o subscrevem.
http://www.movimentoescolapublica.blogspot.com/2009/01/no-entreguem-os-objectivos-individuais.html
Janeiro 16, 2009 at 2:20 pm
Esta Maria Gama é um espanto. Então os professores não entregam os objectivos e ela ajuda-os? Então já sei para onde irei concorrer no próximo concurso. Agora é que eu percebo porque é que ela tem tantos votos. Assim está bem… assim também eu quero.
Janeiro 16, 2009 at 2:32 pm
José (79)
Leia esta
http://www.debatereducacao.blogspot.com/2009/01/afinal-conclui-se-que-o-sistema.html
…
Janeiro 16, 2009 at 2:36 pm
José
Caso se tenha esquecido a nova gestão (Director) apenas requer os votos CG.
A colega apenas está do lado dos professores, mais nada.
Janeiro 16, 2009 at 2:54 pm
Meninos vá lçá en treguem os objectivios e eu prometo que no próximo ano dexo cair a divisão de carreira! Palavra de Sócrates.<Vá lá, façam-me esse jeitinho, Please.!
Janeiro 16, 2009 at 3:05 pm
Ainda se pode votar. Votar é um dever. Vote!
http://www.vaderetro-hurtiga.blogspot.com/2009/01/t-chegando-hora.html
Janeiro 16, 2009 at 3:09 pm
Avaliação simplificada da Equipa da Educação
Caso não tenham reparado, o Governo de Portugal encontra-se numa unidade de cuidados intensivos. Não, não esfreguem as mãos, por razões várias, muitos de nós fomos responsáveis, com o nosso voto, pela sua existência, e depois, coisa bem mais grave, não é o Governo de Portugal que está nos Cuidados Intensivos, somos todos nós, que à vez, iremos perceber que também já estamos com uma senha de vez, na mão.
Sou cidadão português, adulto, com a minha saudável dose de taras e manias, e um perigoso sentido de análise da Realidade. Pelo gosto, sou bastante exclusivo, e reconheço, a quilómetros, quando uma coisa cheira mal. Há, para casos como o meu, uma alínea constitucional, que me salvaguarda o direito de, ao sentir que há mau cheiro no canal, não ser forçado a aproximar-me mais do que quero. Ora sucede que, neste decorrer dos meses, apesar de cada vez gritar mais alto que NÃO QUERO, há uma máquina torpe, medíocre e teimosa que me diz, “não queres, mas has de comer…”
Não como.
Vamos tratar os bois pelos nomes, e voltamos ao Flagelo da Educação.
(continua)
http://www.sinistraministra.blogspot.com/
Janeiro 16, 2009 at 3:29 pm
O texto do Paulo Guinote (PG) descreve uma situação com a qual não poderia estar mais de acordo. Em primeiro lugar, a reunião na sua escola procedeu a uma votação secreta e não, à maneira do PREC, com uma votação de braço no ar que condiciona sempre os presentes.
Em segundo lugar, o fulcro da luta dos professores é colocado numa perspectiva individual (entregar ou entregar os OI). Já não se trata agora de manifestações ou de greves que implicam sempre uma grande capacidade de mobilização, mas de algo muito mais difícil e que se prende com a consciência individual de cada um.
Finalmente, não posso deixar de salientar a frontalidade com que o PG deu a conhecer a sua posição, fazendo publicar ou deixando publicar no Público a sua posição.
É disto que precisamos de como pão para a boca: frontalidade e assunção de responsabilidades.
Pessoalmente já aqui escrevi que não acreditava que mais 10000 professores não entregassem os OI. Nas próximas saberei se estava certo ou errado.
P.S. Tanto quanto saudei a frontalidade e exposição das opiniões pessoais de PG nesta entrada, não posso deixar de lamentar os termos com que se referiu ao MFerrer e ao José Silva: “Curem-se. Em caso de necessidade, há medicação disponível.”
Como diria o Diácono Remédios “não havia nexessidade…”. Acho de vómito alguns comentários que por aqui vou lendo e arrepio-me que sejam escritos por professores. Não é uma característica deste blogue. É, infelizmente, uma situação comum ao mundo da blogosfera, em particular, e da internet em geral. Mas o facto de ser comum não invalida a minha crítica.
Janeiro 16, 2009 at 3:43 pm
Paulo guinote explica hoje, no Público (pág. 8, 16-01-2009), os motivos pelos quais não entregará os seus objectivos individuais. “Por outras razões” que nos poupa de evocar, alega dois:
“Não aceito o simplex por ser um simulacro de avaliação, mero pretexto eleitoralista e demagógico, de onde está ausente a componente essencial do trabalho de um docente;
Não acho, neste momento, válida a opção da aplicação extensiva do modelo (…) porque isso significaria (…) que o meu desempenho (…) se resumiria à análise do meu trabalho em menos de seis meses (…)”.
Os objectivos individuais tinham por referência:
a) A melhoria dos resultados escolares dos alunos;
b) A redução do abandono escolar;
c) A prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem;
d) A participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada;
e) A relação com a comunidade;
f) A formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimento profissional do docente;
g) A participação e a dinamização:
i) De projectos e ou actividades constantes do plano anual de actividades e dos projectos curriculares de turma;
ii) De outros projectos e actividades extracurriculares.
No simplex restam os itens c) a g). É certo que os resultados escolares dos alunos e o abandono escolar são um aspecto (ou “O Aspecto”) central da actividade docente. No entanto… são precisamente estes dois objectivos os que mais contestação sofreram ao longo deste processo, precisamente por existirem demasiados factores não dependentes / não controláveis pelo professor e que poderiam penalizar indevida ou injustamente o seu desempenho… em que ficamos? Parece que Paulo guinote quer manter estes aspectos, menosprezando o apoio a alunos com dificuldades (c), a participação nos órgãos pedagógicos da escola (d), o relacionamento com a comunidade (e), a formação e desenvolvimento profissional (f) e a dinamização de projectos que podem ser a forma de “agarrar” alunos menos aptos para actividades formais de sala de aula (g).
Por outro lado, contesta a avaliação destes itens em “apenas seis meses”. Não é verdade, pelo menos no que respeita à formação. Pode não fazer nada nesta matéria, mas “independentemente do ano em que tenham sido realizadas, são contabilizadas todas as acções de formação contínua acreditadas, desde que não tenham sido tomadas em consideração em anteriores avaliações” (art. 6.º do DR 1-A/2009).
Além do mais, são seis meses mas podiam ter sido dois anos e aí se incluiriam os itens que Paulo Guinote contesta o afastamento…
Eu diria que o problema não reside no facto de serem seis meses (porque em seis meses pode fazer-se muita coisa), mas antes:
No receio de ser avaliado sem ser pelo “Relatório de apreciação critica”;
No receio de ser avaliado por outros docentes (a classe é uma das mais conflituosas em matéria de carreira… basta ver a quantidade de recursos e denúnicas em sede de concursos);
No receio de ser avaliado por outros docentes a quem não se reconhece competência…
No receio de não saber definir objectivos e de se ficar pela “carta de intenções” (basta olhar para alguns blogues “de referência” para ver as enormidades que são apontadas como “objectivos”)
No receio de se evidenciar algo que só se reconhece no íntimo.
Não sei, gostava que não fossem estes receios e que os docentes tivessem outra postura, que me convencessem que estes meus receios não têm razão de ser… mas isso só provariam sendo avaliados.
http://inducacao.blogspot.com/2009/01/porque-no-entregarei-os-objectivos.html
Janeiro 16, 2009 at 3:54 pm
# 81 coeh
A moção está pronta. Segunda feira estará a circular pelo Agrupamento.
Janeiro 16, 2009 at 4:01 pm
Seu Guinote,
A arrogância do que escreve a fingir de democrata já me passou ao lado faz tempo.
A sua coorte de apaniguados da arruaça faria inveja a muito ditadorzeco. Ainda vc andava a passar de um lado para o outro, já eu dava aulas a quem delas precisava e carecia.
Vc é um triste armado em animador doutros chorões.
Um reservista da miséria nacional. Um esqueleto de ideias. Um projectista da desgraça.
Não fale do que não sabe nem do que não percebe. Nem insulte quem algo contribuiu para que vc possa dar bitaites…
“MFerrer e José Silva, vocês vivem num mundo que deixou de existir.”: Está miseravelmente enganado. O mundo que há muito procuro é o da Justiça e o da integração social. Nada como o seu, o dos “eleitos”, dos “escolhidos por deus” e o dos soberanos, o dos que dão palpites sobre o comportamento dos outros e que determinam os seus interesses.
“Pior, suspeito que vivem num mundo em que participaram de forma tão activa, do lado que agora acham mau, que agora como bons cristãos-novos renegam a fé com tanta premência e urgência que lembram um vital ou uma zita de 3ª linha.”: Pobrérrimo arrazoado de intelectual de dobra de capa de livro de feira. Se um dia precisarem de um vidente, não é a este que devem recorrer. Toca música pimba e dobra-se para receber aplausos para sinfonias que não sabe o que são. O discurso é tão desconexo, tão confuso que faz dó.
“Eu, como não tenho esse percurso sinuoso e não prestei ou presto vassalagem a ninguém, não tenho esses fantasamas.”: Graciosa criatura que compete em falsidades com a raposa do Pinóquio. Só qe o jogo agora não o faz com fichas próprias. Usa as dos outros. Arrisca a vida dos outros. ?Então não anda á procura de um lhe pague novo salário lá pelas revistas da OPs do Manuel Alegre? Até a Ana Benavente lhe serve de companhia….Já lá me viu? Ou noutro qq evento proto-adventista? Já me conhece donde, seu triste?
Que contributo deu para o avanço da Humanidade? Que riscos correu, seu Guinote?
“Curem-se.”: Quem está quase curado é vc. Curado e desprestigiado. Curado e rapidamente promovido a provocador de professores sem muito tino, diga-se!
Felizmente eu sou um incurável da esperança e da certeza dum mundo melhor!
Sou dos que não desistem de sonhar e de pensar que um dia os Guinotes serão o que são: Uns inúteis e uns impecilhos a que o Pais progrida e se torne a casa dos portugueses. Não a tertúlia dos adversários dos portugueses. Daqueles que nutrem pelos desprotegidos e pelos ignorantes o maior desprezo: Tal como vc. seu Guinote.
Passe mal, Já lho disse!
“Em caso de necessidade, há medicação disponível”:
Um dia pode ser que a medicação lhe faça efeito. A disponibiloidade é total. Ainda bem!
Apesar de tudo.
Apesar de todos.
Apesar de si!
MFerrer
PS- Como nunca aqui insultei ninguém, tenho um crédito de deboche e de imbecilidades que vc se encarregará de aumentar. Estou certo!
Janeiro 16, 2009 at 4:07 pm
A inutilidade assume-se, no post anterior.PIM.
Janeiro 16, 2009 at 4:14 pm
O arrazoado do 88 é para a gente entender?…
Janeiro 16, 2009 at 4:16 pm
Convém que leiam e vão pensando…
http://
porquemedizem.blogspot.com/2009/01/e-depois-do-adeus.html#links
Afinal de contas, como de costume vai sobrar para os mesmos…
Vai separado por causa do filtro…
Janeiro 16, 2009 at 4:18 pm
#91 quink644
Tens sempre problemas com o filtro do Paulo!
Janeiro 16, 2009 at 4:18 pm
http://porquemedizem.blogspot.com/2009/01/e-depois-do-adeus.html#links
Janeiro 16, 2009 at 4:19 pm
Ao inútil do 88.
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2009/01/avaliao-perguntas-e-respostas.html
AVALIAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: QUE OBRIGAÇÕES PARA OS PROFESSORES?
Face à confusão que tem sido criada junto dos professores com a publicação do Decreto Regulamentar 1-A/2009, de 5 de Janeiro, e com as ameaças de exercício de acção disciplinar caso não sejam avaliados, a FENPROF esclarece:
1.Com a saída do Decreto Regulamentar 1-A/2009, de 5 de Janeiro, passou a existir alguma situação nova no que respeita a obrigações ou sanções disciplinares?
R.: Não. Este decreto regulamentar veio substituir, para este ano, o Decreto Regulamentar 2/2008, de 10 de Janeiro, mas apenas no que respeita a procedimentos. A essência do modelo mantém-se inalterável, como confirmam as quotas. Quanto a acção disciplinar não há qualquer novidade deste para o anterior decreto regulamentar, como também não se passou de uma situação de vazio legal para outra de existência de quadro legal.
2. Pode ser alvo de acção disciplinar o professor que não entregue os objectivos individuais?
R.: Nada o prevê! O que o próprio ME tem vindo a referir são eventuais sanções a quem recuse fazer a sua autoavaliação. Mas a autoavaliação concretiza-se, apenas, no final do ano lectivo com o preenchimento da respectiva ficha. Neste momento, esse não é o procedimento em causa.
3. Qual o fundamento dessa interpretação?
R.: O Decreto Regulamentar 2/2008, de 10 de Janeiro, estabelece como dever do docente, no âmbito do processo de avaliação, a sua autoavaliação (art.º 11.º) que é considerada obrigatória. O artigo 14.º, que define as diversas fases de avaliação, consagra a autoavaliação como a primeira dessas fases. Esse momento tem apenas lugar no final do ano lectivo. Não há qualquer norma de onde se retire, de forma explícita, que a apresentação de objectivos individuais tem carácter obrigatório e que da sua não apresentação se infere uma recusa de ser avaliado(a), logo, não há lugar a qualquer sanção disciplinar
4. No caso de, numa escola, continuar suspenso o processo de avaliação, que consequências advirão, para os docentes dos quadros a nível da sua carreira?
R.: A não contagem daquele período de tempo para efeitos de progressão na carreira, embora sem colocar em causa futuras progressões. Obviamente que, por decisão política do Governo e tendo em conta a conturbação existente, mesmo esse efeito, poderá ser anulado.
5. E para os professores contratados?
R.: A consequência imediata prende-se com a renovação de contrato. Porém, esse efeito não se produzirá por, este ano, não haver lugar a renovação de contratos, pois, em 2009, todos os docentes contratados terão de ser opositores ao concurso que se realizará em Fevereiro.
6. Poderão os Presidentes dos Conselhos Executivos ser alvo de processo disciplinar e/ou demissão do seu cargo por não garantirem, na sua escola/agrupamento, a aplicação do processo de avaliação?
R.: Não! Os membros dos órgãos de gestão foram considerados como dirigentes intermédios de serviço da Administração Pública (artigo 11.º do Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009, de 5 de Janeiro). Como tal, caso não garantam a aplicação do processo de avaliação na sua escola poderá ser-lhe atribuída a menção de “Desempenho inadequado”, conforme previsto no SIADAP, aprovado na Lei n.º 66-B/ de 28 de Dezembro. Nesse caso, de acordo com o n.º 12 do artigo 39.º, os efeitos são os previstos no artigo 53.º da mesma lei, não se prevendo qualquer sanção disciplinar que, a existir, seria ilegal.
7. Deverão os professores entregar, individualmente, algum documento escrito recusando ser avaliados?
R.: Não, porque os professores não recusam ser avaliados, apenas assumem não entregar os objectivos individuais de avaliação nos casos em que o processo não seja suspenso na sua escola. O mais importante é que, em cada escola, os professores mantenham suspenso o processo de avaliação colectiva que seja subscrito pelos docentes.
8. Como agir no caso de serem exercidas pressões, ameaças, de existirem quaisquer manobras de carácter intimidatório ou, simplesmente situações que levantem dúvidas aos professores?
R.: Contactar imediatamente o respectivo Sindicato que apoiará juridicamente os professores.
Janeiro 16, 2009 at 4:20 pm
raiva deve ser por o meu blogue não ser wordpress… Nunca consigo fazer isso…
Janeiro 16, 2009 at 4:23 pm
livresco,#94, lê 93; começa a ser hora de pensar nos passos seguintes…
Janeiro 16, 2009 at 4:24 pm
Era uma vez uma República das Bananas que tinha um primeiro-ministro corrupto até ao tutano, gritava “Armaniiiii” e gostava de convidar treinadores pessoais para lhe montarem o ginásio em casa.
Janeiro 16, 2009 at 4:25 pm
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Freeport e o medo .
Sol, 9-1-2009, capa
A capa do Sol de 9-1-2009 com a manchete de notícia “Caso Freeport – Ingleses apontam o dedo a ministro português”, que o Público de 10-1-2009 também refere, é apenas um episódio numa série longa de casos, cujo modo de operação é evidente e que, à medida que o poder se esboroa, vão sendo conhecidos do povo. Mas o que mais ressalta é o medo com que este semanário e outros media – os que não o omitem -, se referem ao caso, jamais identificando o alegado suspeito, refugiando-se na maquetagem, mas nunca pronunciando “aquele-cujo-nome-não-deve-ser-dito”. Não se trata do cuidado normal na protecção da inocência presumida de qualquer pessoa até ao trânsito em julgado de sentença condenatória, nem sequer da vulgar e triste negociação das notícias com o poder, mas simplesmente de… medo.
O caso Freeport já era conhecido desde 2005 (veja-se por exemplo, o DN de 11-2-2005), ainda que a sua emersão tenha sido disfarçada na torrente da graça que se concede aos vencedores, uma mistura de colaboracionismo e medo. Passando o poder da graça à desgraça, a ramificação começou a surgir, como na notícia da preocupação do DCIAP que segundo o Expresso de 2-9-2008 tinha avocado o caso – veja-se a extraordinária notícia do Público de 17-11-2008 “PJ e MP enviam equipa de alto nível a Haia para falar com ingleses sobre caso Freeport” de Ricardo Dias Felner, que abaixo reproduzo.
Público, 17-11-2008
Porém, o CM de 16-11-2008 tinha tirado a água da fervura em que bulia, quando, com base em fonte que não identificou, deu a entender que o problema não era a corrupção de Estado mas as “escutas administrativas” (!), que não valiam:
“16 Novembro 2008 – 01h14
Ingleses informam PJ e MP
Caso Freeport com escutas polémicas
Informação relevante para a investigação do processo Freeport terá sido obtida em Inglaterra por escutas administrativas, ou seja, feitas eventualmente sem autorização de um juiz e pelos serviços secretos britânicos.
Esta será uma das questões a abordar na reunião que amanhã se realiza em Haia, na sede da União Europeia de Cooperação Judiciária (Eurojust), entre delegações de polícias e magistrados portugueses e ingleses.
Em Portugal não são autorizadas escutas administrativas. Pelo lado português vão Cândida Almeida, do Ministério Público, e Pedro Carmo e Moreira da Silva, ambos da PJ. A reunião foi promovida pelo Eurojust depois de os ingleses terem detectado dinheiro do negócio em offshores sediadas naquele país.
O objectivo agora é trocar formalmente as informações recolhidas, de forma a perceber se houve ou não o pagamento de luvas milionárias – estimadas em quatro milhões – pelo licenciamento de construção do empreendimento Freeport, em Alcochete, decidida no último Conselho de Ministros do governo de António Guterres e quando José Sócrates era o titular da pasta do Ambiente.
Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo”
E mais se estranha a extraordinária sensibilidade do caso que leva a própria Procuradoria-Geral da República a desmintir em, nota para a comunicação social de 10-1-2009, o conteúdo de alegadas informações à imprensa de inquéritos das autoridades inglesas.
Não desenvolvi aqui o caso, ainda que o tenha explorado nessa altura. Fica para mais tarde.
Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas neste post não são que se saiba arguidas do cometimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade e, mesmo nesse caso, gozam do direito à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de sentença condenatória.
27 votes
http://doportugalprofundo.blogspot.com/2009/01/freeport-e-o-medo.html
Janeiro 16, 2009 at 4:29 pm
Siga – quink644 – 96! – é aproveitar o embalo e levar isto tudo à frente!:
Já arranjei música e tudo!:
http://vagalume.uol.com.br/quinta-do-bill/os-filhos-da-nacao.html
Janeiro 16, 2009 at 4:31 pm
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009
E depois do adeus?
Face ao que temos visto de absolutamente inédito na história da educação em Portugal, desde as ovadas à ministra, que tornaram obrigatória a sua bunkerização, às duas gigantescas manifestações, a uma primeira greve monumental mais a segunda que se avizinha e que me parece terá ainda uma adesão superior e, sobretudo, dada a repetida determinação dos professores em não acatarem seja que ordens forem desta gente, a minha dúvida começa a ser como será depois…
Com Maria de Lurdes morta, enterrada e ignorada, algo que eu vinha defendendo há muito tempo, por entender não se dever falar com quem não o merece, a questão é que este consulado fez mossa e deixará problemas profundos e não sei mesmo senão insanáveis a curto prazo na escola pública portuguesa.
Neste momento, as grandes preocupações que me assolam são como reagir à credibilidade e dignidade perdidas, ao novo modelo de gestão escolar, aos novos estatutos do aluno e da carreira docente, à nova tipologia dos concursos e, ainda, à proliferação insensata dos cursos profissionais que ameaçam arrastar para o vazio milhares de alunos? Sabemos que é difícil adquirir direitos e construir modelos funcionais mas que, sendo destruí-los muito fácil, é extremamente difícil readquiri-los… Depois, o novo ano lectivo chegará inexoravelmente mais rápido do que seria desejável, com concursos, tantas eleições, crises e incertezas pelo meio, que não se me afigura haver tempo e vontade política para dedicar à educação.
Apesar de Tarpeia morta, temos os sabinos dentro da cidade… Como iremos reverter a legislação aprovada, os direitos perdidos e o todo o mal que foi feito? Esta parece-me ser a grande questão em que devíamos ter começado a pensar já ontem…
http://porquemedizem.blogspot.com/2009/01/e-depois-do-adeus.html#links
Janeiro 16, 2009 at 4:32 pm
Deixem-se de tentar confundir os planos e as coisas.
A questão é a da avaliação e da falta dela:
É ler:
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009
E só agora é que perceberam isso?
“A demissão em bloco de professores que foram eleitos pelos seus colegas para os representar não iria resolver qualquer problema. Seria antes uma traição aos professores que os elegeram”, disse ontem a dra. Rosário Gama à saída de reunião de 4 horas (!) no ME.
Pergunto-me se ninguém se lembrou desta conclusão óbvia quando resolveram ameaçar com a demissão colectiva. Eu já aqui tinha dito: a inexperiência política destas pessoas é confrangedora, e o estado de desespero em que estão é por demais visível.
Mas há mais: percebe-se que a dra.Rosário Gama só reconhece o que os seus pares querem num dado momento, mas não o que lei manda fazer. É uma concepção muito adolescente de democracia, e leva à completa desresponsablização dos líderes. O que a dra.Rosário Gama faz, com comportamentos destes, é legitimar a mudança no enquadramento jurídico que o Governo levou a cabo no regime de gestão e autonomia das escolas, instituindo a figura do director, porque com pessoas destas à frente das escolas, as decisões difíceis para a maioria – mas em conformidade com a lei – vão sempre para a gaveta.
A dra.Rosário Gama acha que não vive num Estado de direito, mas num estado das “multidões enraivecidas”. E dá-lhes razão. Chamam a isto ‘coragem’?
Publicada por Quemtemmedodaavaliacao
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 4:33 pm
#88
Bastam estas 2 afirmações
para se VER que a máscara caiu!
Apesar de tudo.
Apesar de todos.
Da parte de alguns começam a acontecer sinais de pânico…
Janeiro 16, 2009 at 4:35 pm
Foram recebidos e estiveram 4 horas com a Srª Ministra!
Devem ter aprendido um monte e devem ainda estar a perceber o que aconteceu…
Que pobreza de gente e que perca de tempo…
Não carecia!
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 4:36 pm
#60 #61
Raiva, não leve a mal. Aquilo que queria dizer é que devemos, nestas questões de luta, um trunfo na manga. Foi o que aconteceu na minha escola na altura do Memorando em que o antigo delegado (pois agora sou eu) não levava nada feito. Vai daí que alguns professores (o núcleo duro e eu)tomaram as rédeas. Temos é de estar precavidos! Boa luta
Janeiro 16, 2009 at 4:36 pm
Eu acuso os Sócratinos de crimes de guerra! – Os danos são tantos que vamos levar anos a recuperar….
A Educação em Portugal parece uma zona de guerra!
Mas o primeiro objectivo foi ideológico e não económico: controlar o livre pensamento enquanto roubam tudo o que lhe dá dinheiro!
Janeiro 16, 2009 at 4:37 pm
Cu-cu MFerrer!
Vem ter comigo ao sítio do costume meu anjinho. Hoje temos festa. Enquanto aqui estás a perder tempo com estes senhores a causa do nosso orgulho gay está parada.
Anda daí meu passivozinho.
Janeiro 16, 2009 at 4:39 pm
A maioria absoluta já era.
Maioria relativa, por este caminho, também já não vai ser.
Vamos ter rapaziada a saltar dos tachos e poleiros que lhes arranjaram.
Tudo isto por fazerem finca-pé numa avaliação idiota.
Acham mesmo que valeu a pena?
Janeiro 16, 2009 at 4:42 pm
MF tem um bloguezinho
Um bloguezito que ninguém visita.
Um bloguezito onde ninguém comenta.
Um bloguezeco que faz eco das Armandinas.
Um bloguezinho…inho que anuncia o fim do mundo de 2 em 2 minutos, mas nada acontece!
MF tem um bloguezinho, muito inho que quase ninguém lê, portanto transporta os seus posts inenarráveis para os comentários de um BLOGUE que tem mais de 5 MILHÕES de acessos!
Porque será que MF tem este comportamento?
Inveja?
Dores de dentes?
Bloguetrose?
Nãããooo.
MF vem aqui porque lhe pagam para o fazer.
Mas MF está mesmo desesperadito e portanto deixou cair a máscara.
Pim!
Pim!
Pim!
Janeiro 16, 2009 at 4:42 pm
107. A questão vai mais longe que a avaliação: o objectivo foi ideológico – controlar as escolas através de comissários políticos – Os boys !
Janeiro 16, 2009 at 4:42 pm
Deputados do PS, de 2ª e 3ª linha, a saltarem fora quando os passarões que estão no governo saírem do poder, vão ser muitos.
Alguns deles, coitados, ainda vão ter de ir dar aulas para uma escola, exercer a profissão que em tempos foi a deles.
Eu, se fosse a eles, não me esquecia disto. Ou, como dizia o outro:
TENHAM MEDO!
TENHAM MUITO MEDO!
Janeiro 16, 2009 at 4:45 pm
Educação do meu Umbigo
Site Summary
VISITS
Total 58,380
Average Per Day 5,386
Average Visit Length 1:37
Last Hour 310
Today 3,138
This Week 37,704
PAGE VIEWS
Total 77,690
Average Per Day 7,254
Average Per Visit 1.3
Last Hour 396
Today 4,038
This Week 50,778
Plus 4,949,540 visitors before joining Site Meter on January 4, 2009
http://www.sitemeter.com/?a=stats&s=s51educar
Janeiro 16, 2009 at 4:45 pm
109: E não só.
A questão financeira é muito importante, desde o início.
Reduzir a massa salarial dos professores, através do afunilamento e alongamento da carreira, para arranjar fundo de maneio para otas e tgvs. E com os trocos compram-se magalhões…
Janeiro 16, 2009 at 4:47 pm
É questão de ler:
http://www.scribd.com/doc/2416287/A-agenda-oculta-da-educacao
Facilmente se percebe onde os Sócratinos querem chegar!
Janeiro 16, 2009 at 4:49 pm
Isto foi tudo muito bem planeado: encaixa tudo na perfeição! – Não estavam era à espera desta resistência
Janeiro 16, 2009 at 4:50 pm
Até logo
Janeiro 16, 2009 at 4:50 pm
Foram longe de mais…
Janeiro 16, 2009 at 4:51 pm
112 – e a pensar que os Sócratinos deram 1.500 milhões de euros a fundo perdido a bancos geridos por gatunos…
Janeiro 16, 2009 at 4:57 pm
MFerrer, você comeu favas estragadas ao almoço ou tinha dinheiro no BPN? Já sei: ficou incomodado com a sondagem que tira a maioria absoluta ao PS. Vá lá, vá lá, o meu caro deve andar a comer do tacho mas olhe que agora há outros que também querem rapar um poucochito.
Janeiro 16, 2009 at 5:02 pm
vai distraindo o pessoal enquanto vais trabalhando no teu portefólio, para quando chegar a hora não seres apanhado com as calças na mão…
Janeiro 16, 2009 at 5:05 pm
#88,
“A sua coorte de apaniguados da arruaça faria inveja a muito ditadorzeco.” MFerrer.
Então já não somos Sovietes?!
Apaniguados da arruaça. Seja.
Janeiro 16, 2009 at 5:06 pm
#106,
O Ferrer é passivo?! Tchiii…..
Janeiro 16, 2009 at 5:06 pm
#104 KRIS
Pois, percebido.
Ele também o percebeu, tarde, mas percebeu pois as colegas dos jardins de infância começaram a chatear a cabeça.
De qualquer forma já lhe envuiei a moção. É só aproveitar que está feita.
Segunda feira estará a circular.
Janeiro 16, 2009 at 5:07 pm
#118
Qual é a última sondagem que tirou a maioria aos socratinos?
Era óptimo que se destacasse essa novidade.
Janeiro 16, 2009 at 5:09 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/ps-mais-longe-da-maioria-da-absoluta/
Janeiro 16, 2009 at 5:10 pm
O Partido Socialista parece ser avesso a medidas eficazes contra a corrupção, nomeadamente a grande Corrupção e Tráfico de Influências.
O Deputado João Cravinho lutou na Assembleia da República para que o PS aprovasse um conjunto de medidas contra a corrupção e foi desautorizado.
Sabe-se lá porquê….
Mas, não há dúvida, os grandes problemas que confrontam as democracias ocidentais – e a portuguesa – têm a ver com tráfico de influências, corrupção, com a influência nefasta da maçonaria, INEFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA.
Os escândalos do BPN e do BPP – não se sabe ainda o que se passa no BCP e se a pressa do PS em dominar o BCP, através de homens de confiança, esconde algo – tornaram visível o papel criminoso das empresas Off Shore associadas a bancos, que canalizam verbas fabulosas para paraísos fiscais.
As Off Shore são um cancro em Portugal.
João Cravinho lançou agora mais um alerta e apontou metas relativamente às Off Shores, como se vê aqui:http://diario.iol.pt/economia/joao-cravinho-iva-crise-offshores-impostos-portugal/1032982-4058.html
Os Portugueses devem saber que é a corrupção, a vigarice, o tráfico de influências e o papel da Maçonaria que têm destruído Portugal.
Todos sabem que a partir de um determinado nível ninguém é condenado pela Justiça.
Ou porque é do Partido A ou B e estes partidos não deixam cair as pessoas, ou porque é da loja maçónica A ou B e, nos vários esclaões da Justiça, vão contando com os aventais amigos, com “irmãos” que os protegem.
As comunidades de serviços secretos movimentam-se, vão manobrando e os vígaros safam-se sempre .
Os portugueses têm de punir o PS por esta política.
É fundamental para a nossa democracia uma alteração radical da nossa política.
O PS é parte do problema e nunca da solução, pelo que é fundamental que nas próximas eleições os portugueses punam o Partido Socialista pela política anti-democrática que tem desenvolvido.
Por Portugal.
Janeiro 16, 2009 at 5:11 pm
O Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o PSD
Os portugueses têm cada vez mais consciência que o Partido Socialista tem uma política de direita, em muitas situações de extrema direita.
O ataque ao Estado Social de Direito , materializado nas políticas de afronta ao Sistema Nacional de Saúde, ao sector do ensino, no apoio às grandes fortunas e no ataque aos que menos têm, aos mais pobres, são provas inequívocas de que José Sócrates e o PS não corresponderam à confiança dos que nele votaram.
O Governo gastou milhões e milhões de euros no apoio ao BPN, quando o deveria ter deixado falir.
O Governo gasta milhões de euros no apoio ao BPP – banco que vivia da especulação e que é detido por gente que tem fortunas – é um sintoma grave da dependência do Partido Socialista e do Governo em relação ao grande capital e a políticas erráticas e deveria ter deixado falir o BPP, onde têm dinheiro o Pinto Balsemão, o José Miguel Judice, entre outros.
Os dinheiros usados para apoiar estes bancos são públicos, oriundos dos impostos pagos pelos portugueses, com esforço.
O Partido Socialista e o seu Governo, de José Sócrates, é responsável pelo maior êxodo da população jovem portuguesa desde os anos 1960.
Milhares e milhares de pessoas têm ao longo dos últimos 3 anos emigrado, desesperados pela falta de condições de vida em Portugal.
José Sócrates é um bom orador, mas tal como a cigarra só canta!
O Bloco de Esquerda tem feito um bom trabalho na Oposição. Nos debates no Parlamento tem encurralado José Sócrates, pondo o dedo na ferida.
Daí a deriva de Manuel Alegre e o fingimento de que há no PS uma “esquerda” que luta pela alteração de rumo.
Trata-se de mera retórica, um fogo fátuo, tendente a manter o eleitorado que votou no PS mobilizado.
Nem Manuel Alegre alguma vez sairá do PS, nem os “arrufos” de Manuel Alegre devem ser lidos de forma diferente de meras manobras de diversão.
Manuel Alegre é a arma do PS para manter a esperança dos socialistas que não se podem rever nas políticas de José Sócrates, mas que vão tendo Manuel Alegre para os “animar”.
Os homens e mulheres de esquerda do PS devem votar no Bloco de Esquerda, ou no PSD , não se deixando enganar pelas manobras de Manuel Alegre e do PS, que não passam de areia para os olhos dos eleitores, devidamente concertadas para enganar o “Zé Povinho”.
O PSD precisa de mais organização, mas creio que na data das eleições estará em condições de fazer frente ao PS, de o afastar do Poder.
Há, na minha opinião, um dado adquirido: É imperioso correr com o Governo do PS.
José Sócrates não está à altura do desafio que a crise faz a Portugal.
Mais até, tudo o que José Sócrates faz em Portugal é imposto pela União Europeia, pelo que a situação seria ainda mais catastrófica se não fosse a orientação da União Europeia.
Há sinais preocupantes na democracia portuguesa. Nomeadamente o avassalador domínio que o PS tem na comunicação social.
O Diário de Notícias e o Jornal de Notícias estão irreconhecíveis. Nota-se o dedo do PS.
O Correio da Manhã também não esconde o dedo do PS.
É a vontade da COFINA ter um canal de televisão…
O Expresso está incaracterístico. Não tem sequer informação política que era o seu timbre.É um jornal muito distante dos seus similares na Europa e no Mundo.
A SIC está dominada pelo PS.
A RTP ainda mantém uma margem de independência.
A TVI é a lufada de ar puro na comunicação social.
Temos de ler os sinais e reagir.
Portugal corre grave perigo.
Tem de haver uma mudança política forte e firme para redireccionar Portugal.
Posto por José Maria Martins
Janeiro 16, 2009 at 5:11 pm
500% de acordo quanto à decisão: tb é isso que farei. OI? zero, zero!
Uma discordância em relação à ideia de que este é um momento de tomada de posições individuais. Não é (digo eu).. Pelo contrário: é mais do que nunca uma tomada de posição conjunta; a única forma de resistirmos individualmente é estarmos todos identificados, incluindo nas razões por que tomamos as posições que tomamos.
(É claro que as decisões são individuais. Mas sempre foram. Mas isso é outra coisa).
Abraços.
Janeiro 16, 2009 at 5:15 pm
- http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/louca-vs-socrates-para-este-governo-viver-mais-e-um-castigo/
Janeiro 16, 2009 at 5:16 pm
“PS mais longe da maioria absoluta”
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/sondagem.htm
Estas são as favas estragadas do MFerrer.
Janeiro 16, 2009 at 5:20 pm
No meu caso no Agrupamento onde lecciono,em Viseu, onde até aulas assistidas já houve, após ter sido publicado o simplex e ter sido dos únicos a não ter ainda entregue os OI, sabendo que não adianta tentar ser herói, acabo de proceder à entrega dos mesmos.
Tive que engolir “sapos vivos” mas fiz.
Vou fazer greve e lutar pela defesa da Escola Pública.
Janeiro 16, 2009 at 5:21 pm
“…e o estado de desespero em que estão é por demais visível.” Não tanto quanto o seu, Sr. MFerrer.
Janeiro 16, 2009 at 5:23 pm
José Sócrates um produto Bilderberg / A Actual Crise Económica um produto Bilderberg
A ignorância é “O triunfo dos Porcos”.
José Sócrates ganhou o Euromilhões!
Num momento em que a crise social, as políticas anti-sociais do Governo ,desgastavam o Partido Socialista, a crise do subprime nos EUA e a consequente crise bancária internacional, salvam José Sócrates.
José Sócrates – com pose de vencedor – “deu” uma comunicação de Natal aos portugueses.
Apareceu como o salvador da Pátria, o “pai” das políticas sociais, o D. Sebastião da crise.
Os portugueses têm de saber algumas coisas:
1 – José Sócrates é um homem do Club Bilderberg;
2 – José Sócrates esteve na supersecreta reunião dos bilderbergs em Stresa, Itália, no ano de 2004;
3 – Na supersecreta reunião do Clube Bilderberg em Stresa , esteve também Santana Lopes e Pinto Balsemão;
4 – Nesta reunião foi decidido pelo Clube Bilderberg que Durão Barroso seria o próximo Presidente da Comissão Europeia; que Santana Lopes seria o próximo Primeiro Ministro de Portugal e que, para tanto, seria dissolvida a Assembleia da República Portuguesa; seria feito um ataque ao PSD e que José Sócrates depois seria o próximo Primeiro Ministro de Portugal.
5 – Para tanto o Clube Bilderberg – ligado à maçonaria internacional e sobretudo norte americana , ao grande sistema financeiro internacional, à estratégia dos EUA, aos poderes das grandes multinacionais e serviços secretos ocidentais – contou com o apoio de Mário Soares, de Jorge Sampaio e de Pinto Balsemão e seu Grupo Económico.
Os Bilderbergs são os grandes responsáveis pelo colapso do sistema financeiro internacional, ao promoverem as políticas de especulação financeira, a aposta no mercado de títulos e do imobiliário.
José Sócrates é um homem de confiança do Club Bilderberg.
As crises são sempre motores do renascimento económico.
A actual crise além de estrategicamente determinada pelos grandes senhores do Mundo Capitalista, Ocidental, é fundamental para combater a concorrência, para prejudicar as economias emergentes e assim manter o exército de pobres no Mundo e o mercado aberto.
O crescimento das economias chinesa , indiana e russa é uma ameaça aos grandes grupos económicos mundiais, porque as não controlam.
José Sócrates distribui migalhas e aparece como o grande estadista, o “salvador”, precisamente a poucos meses de eleições, sem uma Oposição do PSD estruturada, forte .
No entanto José Sócrates sabe que foi o “seu” clube que esteve por detrás de toda esta turbulência.
José Sócrates é um indivíduo com sorte, com muita sorte!
Pinto Balsemão, apesar de ser do PSD, é um bilderberg, e, como tal, o seu grupo económico tem de observar os interesses do Clube Bilderberg, designadamente cumprir as determinações dos bilderbergs.
Assim, a SIC e o Expresso estão dominados pela maçonaria, pelo Partido Socialista.
A comunicação social é fundamental na estratégia dos bilderbergs.
José Sócrates colhe benefícios enormes desta estratégia.
O Expresso está uma pera doce para o Governo, mesmo na questão da licenciatura, pois esse episódio tem de ser visto numa frente alargada de pressão e condicionamento do Governo do PS aos desígnios do Club Bilderberg.
E agora aí está o Governo a apoiar o Banco Privado Português , precisamente onde grande parte do Poder Económico Português tem as suas contas e Pinto Balsemão tem posição estratégica!!!
O Povo Português nada manda.Quando vota, pensa que manda alguma coisa.Mas para nada conta.
Só para votar, sem saber que são os mesmos sempre a decidir.
- Continua , proximamente -
Posto por José Maria Martins
Janeiro 16, 2009 at 5:28 pm
87# Na segunda faço greve.
Mas vão aparecer à porta do Agrup?
Janeiro 16, 2009 at 5:29 pm
Parabéns,Paulo!Quanto ao Ferrer…para quê dar pérolas a porcos?
Abraço
Janeiro 16, 2009 at 5:29 pm
#133 coeh
Sim, vou lá estar!
Janeiro 16, 2009 at 5:33 pm
87# O JV delegado Sindical é boa pessoa, mas pouco empenhado, ontem quando falou, meteu os pés pelas mãos.
Janeiro 16, 2009 at 5:33 pm
Na escola da minha mulher, há uns tantos colegas que, não fazendo greve, se vão preparar para antecipar umas aulas para os tempos dos professores em greve para que os alunos vão mais cedo para casa.
Janeiro 16, 2009 at 5:37 pm
Isso é ilegal
Janeiro 16, 2009 at 5:38 pm
137# Dá-lhes jeito. E assim os alunos ficam com aulas seguidas. Mas será legal? Não se sentirão mal.
Janeiro 16, 2009 at 5:38 pm
#136 coeh
Mas hoje foi apertado pelas professoras do jardim de infância e não ouviste o resto no final da reunião.
Janeiro 16, 2009 at 5:41 pm
Depois conta-me.
Janeiro 16, 2009 at 5:42 pm
#141 coeh
segunda feira, aparece à porta da escola e falamos, logo cedo, 8.20.
Janeiro 16, 2009 at 5:43 pm
Não se devem sentir mal pois caso contrário respeitariam quem faz greve.
Janeiro 16, 2009 at 5:43 pm
#141 coeh
segunda feira, aparece à porta da escola e falamos, logo cedo, 8.20.
Levo a moção, se ele não a levar eu tenho-a.
Janeiro 16, 2009 at 5:45 pm
E devem ter o beneplácito do Presidente da Comissão Administrativa: no dia de greve dos auxiliares de acção educativa era vê-lo atrás do balcão do bar a servir sandes de fiambre e sumos aos alunos (faltaram muitos funcionários mas nem assim fechou a escola).
Janeiro 16, 2009 at 5:47 pm
# 137
Então isso deve ser denunciado.
Afinal como é?
Aproveitam que os outros lutam por eles.
Não perdem um eurinho.
Alteram os horários de trabalho…
E ainda dizem que nós é que estamos a cometar ilegalidades?
Realmente há pessoas que não sabem o que é ter vergonha. Ao que já se desceu!!!
Janeiro 16, 2009 at 5:50 pm
LOL
Não fazem greve mas aproveitam-se dela.
Giroooooooooooooooo
Janeiro 16, 2009 at 5:58 pm
Lá estarei
Janeiro 16, 2009 at 6:02 pm
#148 coeh
OK.
Lá estaremos.
Janeiro 16, 2009 at 6:07 pm
Eu não entrego os objectivos individuais. Chamem o Papa, a Papisa, o Sultão do Brunei, o Obama, o Príncipe dos ratos, o Armani ou o Boss a ver se os entrego.
Dia 19 continua…
Janeiro 16, 2009 at 6:12 pm
MFerrer
“A diferença entre os corajosos e os cobardes é esta: os primeiros reconhecem o perigo e não sentem medo, os segundos sentem medo sem reconhecer o perigo.”
Percebeu?
Não venha para aqui provocar as pessoas.
Vá para o seu Blog e poste lá as suas opiniões!
Não o faça aqui e muito menos desta forma!
Janeiro 16, 2009 at 6:14 pm
. http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/envie-email-de-protesto-aos-deputados-professores-do-ps-do-seu-circulo-eleitoral/
Janeiro 16, 2009 at 6:16 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/greve-a-19-janeiro/
Janeiro 16, 2009 at 6:20 pm
Volto a lembrar que a questão da avaliação foi resolvida por Alberto João Jardim atribuindo Bom a todos os Professores.
Lembram-se do discurso em que AJJ justificou a decisão?
E que me dizem ao silêncio ensurdecedor que alguns comentadores fazem sobre isso?
Sssshhhhh…
Nada de lembrar esses pequenos detalhes sem importância!
Janeiro 16, 2009 at 6:39 pm
Quem? Ah!, os sócristas.
Janeiro 16, 2009 at 6:39 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/o-estado-a-que-isto-chegou-constantino-picarra/
Janeiro 16, 2009 at 6:40 pm
Perdão, sacristas.
Janeiro 16, 2009 at 6:47 pm
#155
Sim, Fafe.
Os que tanto copy pastam.
Os que melgam por aqui no intuito de apanhar “algo” que lhes garanta o job.
Esses, sobre o Alberto João Jardim e a avaliação dos professores da Madeira, não dizem nem um ai.
Aquela senhora, toda lampeira, a MC, por exemplo. Avaliação para cá, avaliação para lá. Já entregou até os Objectivos Individuais.
Mas olha lá se diz alguma coisita sobre os OIs na Madeira!
Népia!
Janeiro 16, 2009 at 6:51 pm
pessoal e o avença do silva … essa melga não está de serviço hoje?
Janeiro 16, 2009 at 6:53 pm
e espero que a grve seja arrasadora… e que os adesivos reflictam que também vão perder…
Janeiro 16, 2009 at 6:54 pm
e na minha escola há uns quantos… uns adesivos titulares.
Janeiro 16, 2009 at 6:59 pm
e greve greve greve espero que seja igual à anterior…arrasadora.
Janeiro 16, 2009 at 6:59 pm
Desculpem, mas eu sou prof de matemática e fiquei com uma dúvida qd li o post do MFerrer. Estava lá escrito o seguinte:”Pobrérrimo arrazoado”… será que com o novo acordo é assim que se escreve ou permanece inalterável o paupérrimo?
Quem me explica?
Janeiro 16, 2009 at 7:06 pm
Quem tem medo do MFerrer?
Os ratos provavelmente. Mais ninguem…
“Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de Maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: “Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato” (“Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”)
Mferrer você é um discipulo de Mussolini. Um falso democrata, um pretenso homem de esquerda.Os tempos são outros e de si não rezará concerteza a historia. Convença-se de isso. Você é um Neo- Fascista. Assuma-se.
Janeiro 16, 2009 at 7:06 pm
#137, não acredito nessa história.
Janeiro 16, 2009 at 7:09 pm
Estou baralhada
Janeiro 16, 2009 at 7:12 pm
#158
A contratação dos bufóides foi publicada no Diário
do Governo>/strike> da República ou as verbas para o seu rastejar provirão de algum saco azul?Janeiro 16, 2009 at 7:13 pm
Pois é, pois é…olha se fosse ao contrário…
http://bandeiranegra1.wordpress.com/2009/01/16/o-alegado-agressor-era-marido-de-uma-professora-sem-comentarios-que-raio-de-gente-anda-a-volta-dos-nossos-filhos/
Isto implodiu.
Abraços,
Janeiro 16, 2009 at 7:13 pm
alemdalenda, deve ser já resultado da importação de mão-de-obra docente das favelas do Brasil.
Eu diria do Haiti, pela quantidade de voodoos que aqui aparecem…
Janeiro 16, 2009 at 7:14 pm
Repito, que isto já é hora da janta:
A contratação dos bufóides foi publicada
no Diário do Governoda República ou as verbas para o seu rastejar provirão de algum saco azul?Janeiro 16, 2009 at 7:16 pm
ahahahahah pipa
Aquele tal é mesmo rídiculo! Vem para aqui com um arrazoado cheio de erros; só pode vir lá da banda das ratazanas
Janeiro 16, 2009 at 7:17 pm
170# está inscrito no OE no item “despesas de representação”.
Janeiro 16, 2009 at 7:18 pm
oops..ridículo
(ai…ai… que coisa!!!!) isto dos erros deve ser praga que se pega
Janeiro 16, 2009 at 7:18 pm
Eu acho que a farfalhuda M/F é maumérrima.
Janeiro 16, 2009 at 7:18 pm
MFerrer é um homem que não insulta ninguém. Mas insulta todos os professores nas suas fabulosas generalizações.
Uma salva de palmas, pois, para MFerrer que acha que merece o respeito de todos…
… mas não respeita ninguém.
O senhor é ódio puro. Sente-se o cheiro da sua raiva pelos professores. Sente-se o fedor das suas convicções.
Vivemos num país livre, meu senhor. Onde podemos fazer as opções que bem entendemos desde que afectem exclusivamente a nossa vida, o nosso futuro… e não produzam o mal a ninguém.
Nunca tive jeito para apaniguado. E vindo de si – um desconhecido boy-rosado – essa adjectivação,…
… só me apetece rir desbragadamente.
E apesar de considerar asquerosos os seus comentários, não desejo que passe mal.
Passe bem. Tenha saúde e desfrute a vida.
Com ou sem medicamentos…
MBrito
Janeiro 16, 2009 at 7:19 pm
# 171, São os arrasta-correntes…
Há uma que usa lençol da Chanel…
Janeiro 16, 2009 at 7:19 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/ary-dos-santos-ou-a-voz-indomada-e-indomavel/
Janeiro 16, 2009 at 7:20 pm
Quem é que diz que é homem? Lá por ter bigode…
Janeiro 16, 2009 at 7:20 pm
Fafe
Janeiro 16, 2009 at 7:20 pm
MFerrer: Até eu acho que você está a exagerar nas ofensas ao Guinote. Na última vez que nos encontrámos no Rato, para receber o cheque, você e o seu namorado pareceram-me bastante cordato.
Apesar das nossas divergências devo reconhecer o extraordinário trabalho que o Guinote tem desenvolvido pela união dos professores. Até eu própria, se não fosse esta minha mania de seguir o Diário da República à risca, me veria obrigada a reconhecer que as leis, quando são más têm que ser mudadas! Mas enfim, preciso do cheque PS, para manter o meu marido ocupado e ter tempo para as minhas aventuras´… TS, por onde andas querido!
Janeiro 16, 2009 at 7:21 pm
Alemdalenda.
Convém usar da ironia gráfica…
Também convém perceber que há pobres e …pobres. Se forem mesmo, mesmo pobres coitados, há que usar um termo que os distinga. Estou a ver que está atenta ao que escrevo. Obrigado. Não é como muito alvar que por aí anda que, além de pobrérrimos, são de um português muito errático, to say the least.
E já agora, era só? Com o resto vejo que está de acordo. Excelente!
Haja aqui alguém que já tenha percebido que a guerra está para acabar, que o PS e a Srª Ministra vão ser reeleitos, que o seu Guinote pode ir fazer mais um blog sobre outra nova medida qualquer. Até lhe sugiro já um tema excepcional e que vai dar que se vai fartar:
O fim dos concursos nacionais para professores e a sua substituição por contratos directos com as Escolas Públicas. Anh? Que tal? Que me diz? Concorda, não é verdade? Trata-se da Autonomia Escolar e da Responsabilidade dos PCEs. A melhoria da Escola Pública. Como vc exige! Tal qual!
Quando precisar de um palpite fale comigo. Tenho vários em carteira que vão tornar a Avaliação um conto de fadas, um sonho, para estes seus colegas de arruaça.
O que é preciso é imaginação.
E isto, não vale nada:
“Eu, como não tenho esse percurso sinuoso e não prestei ou presto vassalagem a ninguém, não tenho esses fantasamas”, PGuinote aí acima:
De que percurso sinuoso fala o desvassalado? Do meu não será, visto que felizmente nem me conhece…E quem é que o queria para tal papel? Só se fosse a Ana Benavente ou o pasquim da Sonae, também conhecido como o blogue do Belmiro.
Excelentes companhias as destes professores !
Parabéns!
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 7:21 pm
Soneto
Fecham-se os dedos donde corre a esperança,
Toldam-se os olhos donde corre a vida.
Porquê esperar, porquê, se não se alcança
Mais do que a angústia que nos é devida?
Antes aproveitar a nossa herança
De intenções e palavras proibidas.
Antes rirmos do anjo, cuja lança
Nos expulsa da terra prometida.
Antes sofrer a raiva e o sarcasmo,
Antes o olhar que peca, a mão que rouba,
O gesto que estrangula, a voz que grita.
Antes viver do que morrer no pasmo
Do nada que nos surge e nos devora,
Do monstro que inventámos e nos fita.
José Carlos Ary dos Santos
Janeiro 16, 2009 at 7:22 pm
“Como nunca aqui insultei ninguém, tenho um crédito de deboche e de imbecilidades que vc se encarregará de aumentar. Estou certo!”
M Ferrer
Você vive de insultar as pessoas… Não sabe fazer outra coisa. Pior… vai a casa das pessoas e insulta-as cobardemente…
A sua verborreia denota uma tal colagem ao poder que só pode estar a retirar gordos dividendos de quem defende… Triste ficará você . E muito brevemente…
Janeiro 16, 2009 at 7:22 pm
Fafe, quem é a maumérrima?
Janeiro 16, 2009 at 7:22 pm
Vou às migas. Inspira-me.
Janeiro 16, 2009 at 7:23 pm
O País vive de decisões iluminada, tal e qual o Rei Sol
Janeiro 16, 2009 at 7:24 pm
Pipa
Arrastam nadinha a não ser os grilhões que a muito custo decoraram e vêm para aqui vomitar
( e eu que até costumo ser uma leitora caladita, em abono da verdade, tenho aprendido muito aqui e isso tem ajudado a emperrar as coisas lá na Escola)
Hoje não me consegui calar
Janeiro 16, 2009 at 7:24 pm
*iluminadas
Janeiro 16, 2009 at 7:25 pm
#181
“que a guerra está para acabar, que o PS e a Srª Ministra vão ser reeleitos”
ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Janeiro 16, 2009 at 7:27 pm
Maumérrima= MFerrer

O homenzinho é ridiculérrimo
Janeiro 16, 2009 at 7:28 pm
Olhe lá o sr MFerrer! O senhor tem que se controlar! Tenha cuidado, pois pode morder a língua e morrer envenenado. Os resultados da última sondagem fizeram-lhe azia? Tome um anti-ácido, que é o que nos fazemos para não gastar-mos o nosso latím com gente que vai perder o job….Dê a mão ao seu boy e vá apanhar ar… ou algo mais!
Janeiro 16, 2009 at 7:28 pm
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!
“Haja aqui alguém que já tenha percebido que a guerra está para acabar”
Completamente de acordo MFerrer!!! Mas não serão os vencedores quem preconiza…
Bolas!!!! O senhor está muito atento mas enganou-se no alvo e de que maneira.
Sócrates never….NEVER!!!!! percebeu?
Janeiro 16, 2009 at 7:28 pm
Rei Sol Sócarates e seus iluminados decidindo pela iluminação Divina? ou Socratina, de navegação à costa sem instrumentos de precisão para a navegação, precipitam este país num buraco negro, bastante negro, qual Adamastor dos Descobrimentos que metia medo aos navegadores, de fantasias em fantasias, os iluminados deste século levam a populaça para o extermínio cognitivo produzindo cadáveres escravos e submissos , tais como os servos da glebe, cujos direitos são nulos e podendo ser vendidos para o desemprego a qualquer momento.
Janeiro 16, 2009 at 7:32 pm
O Paulo dizia no post de ontem sobre o jantar do “soviete” que certos comentários revelam que estamos perante uma nova fase do campeonato…
Não sei se aquilo a que chamamos a nossa luta está para acabar em breve ou não, mas se pensam que desisto facilmente de uma causa, que considero justa como professor e nobre como pai, estão muito enganados…
o processo ganhou contornos políticos tão claros que agora já não há hipótese de recuo. O meu voto é a minha arma e as minhas palavras também…
Obrigado ao Paulo pelo uso que faz das suas palavras.
Janeiro 16, 2009 at 7:32 pm
E, quanto a se insultarem, vejo e confirmo que para isso não carecem de ajuda:
“a questão da avaliação foi resolvida por Alberto João Jardim atribuindo Bom a todos os Professores”
Que mais vos poderá ser dito?
E com que autoridade democrática?
Concluo por agora com um grande viva a democracia à jardineira!, sem que no entanto confirme as excelentes companhias de que fazem gala.
A lista nem é longa mas de qualidade: Ana Benavente, Manuel Alegre, Luis louçã, Mário Nogueira, Guinote, Belmiro de Azevedo…
Um verdasdeiro ramo da espiga!
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 7:33 pm
O sr. MFerrer tem um problema! Para o seu caso, embora do ponto de vista clínico o método já esteja em desuso, recomendo o internamento urgente e electrochoques!
Janeiro 16, 2009 at 7:34 pm
PFFFFFFFFFFF (fazendo um enorme esforço para nem responder)
Janeiro 16, 2009 at 7:34 pm
195,
És um verdadeiro: Asnérrimo.
Farto-me de rir à tua conta.
Janeiro 16, 2009 at 7:35 pm
O Gaijo iluminado continua aqui, não sei porquê? Porque será que Paulo lhe causa tanta espiga???? E já agora os nosso comentário também?
Está à rasca, …senão não andava aqui.
Janeiro 16, 2009 at 7:38 pm
Raiva
quando eles andam muito aqui é sinal que estão aflitinhos
W.C. ——-» 2ª porta à direita (claro)
Janeiro 16, 2009 at 7:39 pm
199,
O gaijo vem para aqui, porque ninguém o visita no blogue do homenzinho ao mar inquinado.
Vêm todos para aqui quando se apercebem que estão a perder aos pontos.
Janeiro 16, 2009 at 7:39 pm
MFerrer…
… o reconhecido expoente máximo das “coisas” da educação ataca outra vez.
O teu Blog anda é pouco visitado nos últimos tempos, homem…
… isto é, desde que nasceu…
…
(Será que o problema do homem é falta de atenção? )
“Estás carente, Ferrer???”
…
Janeiro 16, 2009 at 7:40 pm
Assinado,
MBrito
Janeiro 16, 2009 at 7:41 pm
Olhe lá sr. MFerrer, sabe, são os maus serviços que o sr. está a prestar ao partido que ajudam a agravar a situação. Para que saiba o Núcleo de Controlo de Quadros do PS incumbiu-me de o controlar! Pois fique sabendo que vou fazer um relatório muito desfavorável do seu desempenho neste blog. A Drª Maria de Lurdes foi bem clara na sua última circular:”Os responsáveis pelas tarefas de espionagem de blogs não alinhados, devem abster-se de fazer comentários viperinos, evitando assim expor a sua personalidade aos olhares alheios. Como se sabe nos testes de recrutamento foram aplicados métodos para seleccionar as mentes mais retorcidas e vingativas e, como é evidente, isso não pode transparecer nos comentários”
Janeiro 16, 2009 at 7:41 pm
Mas o Mferrer dÁ aulaas em Carcavelos no Elefante BRANCO 3?
È PRECISO PACIÊENCIA PARA
Janeiro 16, 2009 at 7:42 pm
Dia 19 GREVE!!
E mais nada!!
Quanto ao resto, ignorar, ignorar, ignorar!!!
Janeiro 16, 2009 at 7:42 pm
«que o PS e a Srª Ministra vão ser reeleitos»
Atenção, os ministros NÃO SÃO ELEITOS…
Aprenda alguma coisa, já que frequenta blogues de professores.
Quando as pessoas se fartarem de gente como vocês, as arruaças a que se refere também lhe hão-de parecer um conto de fadas.
Janeiro 16, 2009 at 7:44 pm
MCR,
Não costumo individualizar mas o meu caro está mesmo a pedi-las: sabe quem é que internava os opositores e lhes aplicava electrochoques? De repente saltou-lhe a escrita para a verdade?
Acontece nas melhores famílias de torcionários.
Escreva um tratado sobre o tratamento a dar aos opositores, aos que discordam do seu pensamento dominante e vai ver que antes desta guerra ter terminado ainda vende umas unidades. Isto está cheio de gente que ama o passado. Não desista.
Ele há gostos para tudo.
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 7:45 pm
Acabei de passar pelo W.C.
O MFerrer enganou-se e foi ao das Professoras
Está completamente desatinado
Janeiro 16, 2009 at 7:45 pm
Mas o Mferrer dÁ aulaas em Carcavelos no Elefante BRANCO 3?
È PRECISO PACIÊNCIA PARA QUEM LAMBE TANTO AS BOTAS DO NOSSO PRIMEIRO QUE ATÉ DEVEM BRILHAR COMO O SOL…
eU NÃO DESEJO QUE PASSE MAL ..DESEJO QUE MORRA NUM SOFRIMENTO TÃO ATROZ QUE PEÇA PARA O MATAREM..
ESTOU FARTO DESTS DISLATES DE SUOPOSTOS ILUMINADOS QUE TUDO SABEM TUDO VÊEM .. J´AGORA DIGA QUAIS AS ESCOLAS POR ONDE ANDOU …DIGA DESAFIO-A A ISSO EU ANDEI DESDE A BAIXA DA BANHEIRA ATÉ AOS AÇORES…E VOCÊ…?
vOLTE PARA A TOCA E RESPEITE PRIMEIRO ANTES DE PEDIR RESPEITO AOS OUTROS…
Janeiro 16, 2009 at 7:49 pm
MFerrer: Lamento informá-lo, mas o sr. está mesmo doente. A minha última mensagem não é mais do que a aplicação de um teste prescrito pelos manuais clínicos de psiquiatria mais recentes, oriundos da escola americana! Você está mesmo doente, procure ajuda!
Janeiro 16, 2009 at 7:50 pm
Mferrer ninguém gosta de si. Gosta de se torturar. Vá-se embora de vez.
Professores de Braga – Concentração na segunda-feira (dia 19), no Governo Civil às 15 horas.
Janeiro 16, 2009 at 7:50 pm
#130
Rui Martins, a sua atitude é a mais correcta, é o que todos aqueles que já entregaram os OI por algum motivo DEVEM FAZER GREVE PARA MOSTRAR QUE O FIZERAM SOB PROTESTO (não estou a falar dos oportunistas…). Afinal seria bom que todos agissem em consciênica.
GREEEEVVVVVVE dia 19 de Janeiro!!!
Janeiro 16, 2009 at 7:50 pm
#161
Na minha escola há uns quantos adesivos e não são titulares. Os titulares são os que defendem uma escola pública que não venha a acentuar as desigualdades sociais num futuro muito próximo, legado do Sr. 1º actual.
Janeiro 16, 2009 at 7:51 pm
Acho que o 208 é um eunuco lobotomizado. Normas do concurso para controlador-ajudante. Só pode.
Faz-me lembrar aqueles bailarinos da Madonna, só que com menos cérebro.
Janeiro 16, 2009 at 7:51 pm
Boa Zitacontrola.
Janeiro 16, 2009 at 7:52 pm
Em homenagem ao MFerrer:
“Um sujeito entra num bar novo, hi-tech, e pede uma bebida.
O barman é um robô que pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem responde:
- 150.
Então o robô serve um cocktail perfeito e inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia e por aí.
O tipo ficou impressionado e resolveu testar o robô.
Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão.
Novamente o robô pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem responde:
- Deve ser uns 100.
Imediatamente o robô serve-lhe um whisky e começa a falar, agora sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo da mulher e outros assuntos semelhantes.
O sujeito ficou abismado. Sai do bar, pára, pensa e resolve voltar e fazer mais um teste.
Novamente o robô lhe pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem disfarça e responde:
- Uns 20, eu acho!
Então o robô lhe serve-lhe uma pinga de tinto, inclina-se no balcão e diz bem pausadamente:
- E então meu, vamos votar no Sócrates de novo?”
…
Janeiro 16, 2009 at 7:52 pm
pipa,
Tem razão. Fui na conversa que por aí passa de que o Sócrates e a Ministra iriam perder as eleições. Mea culpa, e ainda bem que estão tão atentos ao que vos digo. Isto de conseguir a atenção de alguns …por vezes torna-se uma arte.
Agradeço a sua correcção.
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 7:52 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/01/16/as-10-mais-de-george-bush/
Janeiro 16, 2009 at 7:53 pm
copy-paste…
Janeiro 16, 2009 at 7:54 pm
Só costumo ler este magnífico blog! Mas hoje não resisto a dizer que há pessoas que, manifestamente, não são bem vindas, têm muitos recalcamentos,são desagradáveis. Sr. MFerrer, vá-se embora, junte-se aos outros 12 que foram recebidos na 5 de Outubro!
Janeiro 16, 2009 at 7:55 pm
#184
É a pobrérrima intelectual farfalhuda
Janeiro 16, 2009 at 7:56 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2009/01/16/os-interesses-na-actividade-politicasalazar-conhecia-bem-socrates/
Janeiro 16, 2009 at 7:57 pm
não entregui no simplex1, não entrego no simplex2 e 2ªfeira faço greve!!!
“prontus” é só para que conste
Janeiro 16, 2009 at 7:58 pm
O iluminado do Deus Rei sol, Sócrates, o menino das birras quer atenção!!!!
Não encontra atenção em mais nenhum lugar do que neste, pois ninguém liga ao que o Iluminado diz e escreve.
Janeiro 16, 2009 at 8:00 pm
Seu Brito,
Que péssima ideia que faz dos portugueses, mais de 42%, que vão votar no PS ( Olhe que a pipa está atenta e não aprecia estes deslises eleitorais…é no pS que se vota e não no Sócrates, homem, não se esqueça! No PS!).Isto segundo as últimas sondagens antes da campanha. Quando for o dia até as pedras se levantam para irem votar. LOLOLOL
Quem viver verá!
MFerrer
Janeiro 16, 2009 at 8:01 pm
#218, eu também repetia as asneiras que ouvia dos outros, mas desde que entrei para a escola passou-me…
Janeiro 16, 2009 at 8:01 pm
Quando for o dia até as pedras se levantam para irem votar. LOLOLOL
Quem viver verá!
MFerrer
No tempo de SALAZAR até os MORTOS VOTAVAM, AGORA SÂO AS PEDRAS!!!!!!!!!
Janeiro 16, 2009 at 8:03 pm
Já descobri quem é o MFerrer:
…é o Professor Alexandrino!…
Bem que eu conhecia este discurso de algum lado…
“Você agora está firme e hirto…firme e hirto…”
Janeiro 16, 2009 at 8:04 pm
228,
Manuel Alegre contou que o PS foi buscar velhos aos asilos para votarem no partido rosa.
Do mais baixo que há na natureza humana!
Janeiro 16, 2009 at 8:05 pm
Telejornal
Conselho de ministros extraordonário:
Dizem que estão pessimistas!
Economia crescimento negativo…
Taxa de desemprego vai passa para 8,5% em 2009…
Por isso é que os “coisos” andam aqui!
Estão nervosos…
E os MFerrer ainda acham que o PS vai ganhar eleições… Eles ainda acham que vão ganhar eleições!!!
ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Janeiro 16, 2009 at 8:09 pm
Consegui.
Custou, é verdade… mas consegui.
Melhor, descobri o ponto fraco do homem…
… e depois os apaniguados somos nós…
Assinado,
MBrito
Janeiro 16, 2009 at 8:11 pm
O presidente do Conselho das Escolas (CE) defendeu esta sexta-feira que o modelo de avaliação de desempenho dos professores deve ser revisto, considerando, no entanto, que a alternativa proposta pelos sindicatos não é credível.
«O actual modelo deve ser revisto», afirmou Álvaro Almeida dos Santos, em declarações à agência Lusa, adiantando que, por ser «complexo e difícil», os resultados da sua aplicação «poderão ficar aquém do esforço realizado» pelas escolas.
http://
diario.iol.pt/sociedade/professores-avaliacao-educacao-greve-ministra-escolas/1033263-4071.html
Janeiro 16, 2009 at 8:12 pm
Professores pedem greves nacionais de 2 ou 3 dias seguidos!
http://
diario.iol.pt/sociedade/professores-greve-docentes-beja-escolas-educacao/1032525-4071.html
Janeiro 16, 2009 at 8:25 pm
bulimunda, andas por aí? Não sabia que ainda perdias tempo com o ferrer
Janeiro 16, 2009 at 8:35 pm
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/16/os-magos-economicos-da-navegacao-a-vista/
Janeiro 16, 2009 at 8:43 pm
Eu que nem sou Prof, ando intrigado com o desaparecimento…repentino da Maria e Lurdes.
Esta gente, é do tipo bate e foge o que aos olhos do povão, não são de fiar.
Janeiro 16, 2009 at 9:27 pm
ESTÁ MUM SPA A SER BESUNTADA COM CHOCOLATE E O *PEDREIRA E O VALTER ESTÃO A LAMBÊ-LA…
Janeiro 16, 2009 at 10:02 pm
ora bem:
GREVE GREVE GREVE
1º Porque esse é um direito e uma forma de luta.
2º Porque assim a decidimos em 8 de Novembro.
3º Porque faz 2 anos sobre o ECD da infãmia.
4º Porque precisamos de reforçar a posição e força dos sindicatos em negociação precisamente deste ECD, exigida por nós professores.
5º Porque somos contra a divisão ilusória e vergonhosa da classe docente.
6º porque não nos podemos trair a nós próprios.
7º Por isso não podemos trair a luta dos colegas que ainda lutam.
8º Porque não podemos aceitar uma avaliação aleatória, pois isso não garante a justeza nos concursos, facto de que depende a nossa vida..
9º Porque estamos a ficar esgotados de não podermos fazer o que deveríamos com os nossos alunos, não temos tempo para pensar neles em 1º lugar como sempre fizemos
10º Porque em SETEMBRO A 2/2008 VOLTA EM FORÇA, E NÃO SEREMOS AVALIADOS COM NENHUM TIPO DE SIMPLEX.
11º PORQUE SE NÃO ESCLARECE por parte da tutela SOBRE O PERÍODO SOBRE O QUAL RECAEM OS OBJECTIVOS(E TERÁ LÓGICA OBJECTIVOS SOBRE O ANO ANTERIOR?)
12º PORQUE SIMPLESMENTE EXIJO RESPEITO. E NÃO ACHO QUE ALGUÉM SEJA QUEM FOR TENHA DIREITO A INSULTAR-ME SÓ POR QUE EU TIREI UM CURSO SUPERIOR E SEI DE FACTO COISAS QUE OUTROS NÃO SABEM E OUTROS SABERÃO OUTRAS QUE EU NÃO DOMINO E QUE DIARIAMENTE DOU TUDO O QUE TENHO E NÃO TENHO PARA QUE OS ALUNOS CRESÇAM COMO SERES HUMANOS BEM FORMADOS.
13º Porque estou cansada de fazer milagres diários que ninguém reconhece.
Janeiro 16, 2009 at 10:07 pm
# 238 chiiiiii….. Bulimunda! Que mau! Olha o nível, senão… já somos acusados de tanta coisa…
Janeiro 16, 2009 at 10:14 pm
“Até as pedras da calcada se vão levantar para votar”
MFerrer
Ora aí está a sua primeira afirmação correcta.
Depois de 30 anos a votar no PS em todas as eleições sem excepção, vou votar noutro partido nas proximas, nem que chovam pedras. E comigo vão todas as pessoas da familia inclusivé as que têm 90 anos.
Ah… e já estou em campanha eleitoral, contra o seu PS.A partir de agora será sempre a descer seu Ferrer..
Janeiro 16, 2009 at 10:30 pm
CARTAZ DA CONCENTRAÇÃO/MANIFESTAÇÃO DE DIA 24
Este é o cartaz “oficial” da Concentração/Manifestação Nacional de Professores, no dia 24 de Janeiro de 2009, às 14:30 h., em frente do Palácio de Belém.
Copia-o, imprime-o e coloca-o na tua escola!
Clicar na imagem para ampliar.
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2009/01/cartaz-da-concentraomanifestao-de-dia.html
Janeiro 16, 2009 at 10:32 pm
Ouvir, agora, o Paulo no RCP.
http://radioclube.clix.pt/player/frame_player_7.asp?
Janeiro 16, 2009 at 10:33 pm
É isso aí!
Janeiro 16, 2009 at 10:37 pm
# 243 Anónimo
Já estou a ouvir!
Era bom que TODOS OS PROFESSORES OUVISSEM!
Janeiro 16, 2009 at 10:41 pm
Obrigada, anónimo. Já estou a ouvir. Dá-lhes, Paulo!!
Janeiro 16, 2009 at 10:44 pm
# 246 gata escondida
Ai dá-lhes, dá! Pois não tem papas na língua, graças a Deus!
Janeiro 16, 2009 at 10:45 pm
Boa, Paulo!! Psicólogos formados nas Novas Oportunidades!!!
Janeiro 16, 2009 at 10:46 pm
Na minha escola há 3 psicólogos. Estão a ver a “categoria” de escola, né?!
Janeiro 16, 2009 at 10:53 pm
#249
Sentido de oportunidade. Três é o número da perfeição.
Janeiro 16, 2009 at 10:54 pm
Pois é Paulo Guinote!O blog teria mais nível se tivesse mais gente como os que critica. Melhor, insulta: «MFerrer e José Silva, vocês vivem num mundo que deixou de existir.
Pior, suspeito que vivem num mundo em que participaram de forma tão activa, do lado que agora acham mau, que agora como bons cristãos-novos renegam a fé com tanta premência e urgência que lembram um vital ou uma zita de 3ª linha.
Eu, como não tenho esse percurso sinuoso e não prestei ou presto vassalagem a ninguém, não tenho esses fantasamas.
Curem-se.
Em caso de necessidade, há medicação disponível»
Janeiro 16, 2009 at 10:55 pm
Bravo Paulo Guinote!
Dá-lhes Forte!!!
Janeiro 16, 2009 at 11:48 pm
Faz muito bem em não esquecer todo o percurso de luta dos professores desde a aprovação do ECD.
Não vão desistir agora. chegou o tempo de assumir por completo o que se disse, o que se acredita, e porque pode enfrentar as próximas complicações.
Se os Professores tiveram a força e civísmo para encher as ruas de Lisboa, não vão deixar os seus colegas sós.
Vão ser muitos milhares.
Parabéns Paulo pois já chegou aos 5 milhões de visitantes no Blog!
venham mais 5 de uma acentada…
Janeiro 16, 2009 at 11:53 pm
MOVIMENTOS DE PROFESSORES DIRIGEM UMA ESCLARECEDORA E CONVINCENTE MENSAGEM AOS PORTUGUESES
MENSAGEM AOS PORTUGUESES
A classe docente vê-se na necessidade de proceder a formas de luta, depois de ter tentado de todas as maneiras que a suas opiniões fossem tomadas em consideração na elaboração de várias leis que estão a contribuir para que a confusão e o mal-estar se instalem nas nossas escolas: Fizeram abaixo-assinados, vigílias e dezenas de manifestações – duas das quais com mais de 100 mil professores –, sendo estas formas de luta desenvolvidas ao fim do dia ou aos sábados para não prejudicar os alunos.
O que querem os professores?
- Querem que as escolas continuem a ser geridas democraticamente. Não querem voltar a ter um reitor à moda antiga; Só dando exemplo diário de democracia é possível formar consequentemente para a democracia.
- Querem ser avaliados por processos justos e que contribuam para o seu aperfeiçoamento profissional.
- Querem ter uma carreira única, digna, em que o mérito seja sempre premiado e não uma carreira dividida artificialmente, onde o mérito só é premiado em alguns casos.
- Querem ser tratados com respeito e que as suas opiniões sejam tidas em consideração na elaboração de diversas leis que o governo – em desprezo pelos que estão há anos no terreno – procura impor, ignorando todos.
- Querem leis que valorizem a sua função e os ajudem a combater a indisciplina e a violência que tem vindo a crescer nas escolas e não a sua constante desautorização e desvalorização por parte do ME.
- Desejam uma escola que ministre um ensino de qualidade, onde os alunos passem de ano a dominar as matérias e não uma escola que não prepara para a vida e que permite a passagem indiferenciadamente, para ficar bem vista nas estatísticas europeias.
- Não estão a reivindicar aumentos salariais – apesar de a crise ser profunda e a classe, desde há oito anos, ter vindo a ver decrescer o seu salário real.
Embora, pelas razões expostas, os professores se vejam obrigados a lutar, irão empenhar-se para garantir a leccionação das matérias previstas.
Os professores desejam salientar que não esquecerão os seus alunos e reiteram que esta luta é de todos – pais, alunos e professores – por uma escola pública de qualidade.
APEDE (Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino)
CDEP (Comissão em Defesa da Escola Pública)
MEP (Movimento Escola Pública)
MUP (Movimento de Mobilização e Unidade dos Professores)
PROmova (PROFESSORES – Movimento de Valorização)
Janeiro 17, 2009 at 12:24 am
a anahenriques
muito bem muito bem mesmo !
até que enfim.
obrigada a quem consegue escrever o que por vezes tanta falta faz para esclarecer.
muito bem.
vou usar e divulgar.
Janeiro 17, 2009 at 1:24 am
És um prof. com coragem, Guinote!!
Janeiro 17, 2009 at 2:03 am
Cheguei aqui agora…não li todos os comentários…mas vi que o MFerrer por aqui andou.
Confesso que fico francamente CHOCADA qdo leio o que esse senhor escreve.
Nunca na vida me cruzei com pessoas tão ressabiadas, odiosas, desprezíveis.
Admito opiniões diferentes, gosto do contraditório…mas isto ultrapassa todas as marcas e é uma mancha muito pesada neste blogue.
O sr.MFerrer indispõe-me, sinto-me atacada com toda a raiva que deixa transparecer.
A liberdade tem alguns limites e devia ser PROIBIDA a frequência deste senhor num blogue de qualidade como este é.
Porque, acima de tudo, somos pessoas com algum carácter e educação. O que esse senhor escreve denota uma personalidade muito perturbada e uma agressividade enorme!
Janeiro 17, 2009 at 2:52 am
#239
NOvamente o 13!
Aqui há coisa!
Janeiro 17, 2009 at 10:07 am
Olá bom dia!
Aproxima-se mais uma greve de professores. Quero aqui saudar os colegas que vão fazer greve, respeito-os profundamente e respeito as vossas opções.
Pessoalmente não vou estar, desta vez, ao vosso lado.
Garanto-vos, que devo ter feito mais de 90% das greves convocadas pelos sindicatos dos professores depois do 25 de Abril.
Desta vez não estarei ao vosso lado, pelo menos do lado de todos os que fizeram a maioria das greves. Porque não me admira que não esteja do lado dos que orgulhosamente dizem que só agora fazem greve e manifestações!
Não estarei conscientemente, porque é conhecida a minha opção pela aplicação do modelo de avaliação. Defendo avaliação pelos pares, defendo assistência às aulas, defendo avaliação do desempenho nas 4 dimensões .
Dir-me-ão que a greve é também contra o ECD. Sim, eu sei. Faz 2 anos que este ECD foi promulgado e também eu fiz todas as greves que nessa altura a FENPROF convocou. Asseguro-vos.
No entanto sei que a questão do ECD só veio agora a lume porque a luta por um modelo “justo e exequível” se revelou inconsequente, pelo que foi necessário rechear o menu da contestação.
Perseguindo um modelo irreal, porque simplesmente não há modelos justos, não apresentando uma única solução, porque a apresentação de qualquer solução seria o esfrangalhar de uma pseudo-unanimidade, a classe está aparentemente unida em torno de nada, porque não há uma ideia, não há uma proposta, não há uma sugestão a não ser a palavra NÃO!
Os representantes da classe têm demonstrado que não sabem acompanhar as negociações, apresentar-se de forma crítica e credível e influenciar com propostas concretas de forma a melhorarem a legislação.
Convencidos e embalados na força que pretendem impor nas ruas, ficam inebriados pela vitória total e rejeitam qualquer atitude positiva.
Antes mesmo de começarem as negociações e de terem apresentado uma única proposta no âmbito do ECD, começa-se com uma greve. Ou seja a greve antecede a negociação. Colocam-se os tanques na rua e depois negoceia-se!
Será esta a técnica que Israel pretende em Gaza?
Janeiro 17, 2009 at 10:17 am
Bom dia bolacha maria!
Vai ser em lume brando!
Corrupção
Vídeo prova pagamento de ‘luvas’ a ministro português no Caso Freeport
Por Felícia Cabrita
Uma gravação vídeo da conversa entre um administrador inglês da sociedade proprietária do Freeport e um sócio da consultora Smith & Pedro refere o pagamento de luvas a um ministro português. É um novo episódio do caso iniciado na semana passada
A investigação em curso no Reino Unido ao ‘caso Freeport’ inclui, desde 2007, um DVD com a gravação de uma conversa entre um administrador daquela empresa e um empresário inglês, Charles Smith, em que este assume que foram pagas ‘luvas’ a políticos portugueses para viabilizar a construção do outlet de Alcochete. Na conversa, Smith implica de forma explícita um ex-ministro do Governo de António Guterres – que, conforme o SOL revelou na passada edição, encabeça uma lista de 15 suspeitos visados na investigação inglesa.
A gravação foi uma das primeiras provas recolhidas pelos ingleses no inquérito sobre os indícios de corrupção e fraude fiscal no processo de viabilização do Freeport de Alcochete.
Continue a ler esta notícia na edição impressa disponível nas bancas espalhadas por todo o país
Janeiro 17, 2009 at 10:19 am
Vai ser em lume brando para o homezinho ficar em ponto de rebuçado!
Janeiro 17, 2009 at 10:21 am
O tipinho começa a pensar em todas as conversas que teve e no dinheiro que entrou nas conta(s) e pensa:
Têm tudo gravado!?
Janeiro 17, 2009 at 10:22 am
Adeus por hoje!
Até para a semana!
Janeiro 17, 2009 at 10:46 am
Sra Maria Campos
Pelo que tenho lido dos seus comentários, tenho que chegar a 2 conclusões:
- ou não é professora e é uma assalariada do ps
- ou então não tem dignidade e respeito por si mesma.
Digo isto, porque quem não faz nada perante estas declarações, não pode ter o respeito de ninguém.
“admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública” (Maria
de Lurdes Rodrigues, Junho/2006)
“vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos”
(Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008)
“caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre
se poderiam recrutar novos no Brasil” (Jorge Pedreira, Novembro/2008)
“quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de
leite!” (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008)
“[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete
(depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em
grupo!” (Margarida Moreira – DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008)
Perante isto, jamais me pronunciarei sobre qualquer seu comentário. Pois quem não sente não pode ser filho de boa gente.
Janeiro 17, 2009 at 11:27 am
#264
Sr Augusto Castro
Com todo o respeito não compreendo o salto que dá entre o que me acusa e as afirmações que reporta a alguns governantes.
Afirma ser meu leitor assíduo, o que me agrada. Nãoo aborda um único argumento do meu comentário que motivou as suas “ 2 conclusões:
- ou não é professora e é uma assalariada do ps
- ou então não tem dignidade e respeito por si mesma. “
E fundamenta as suas conclusões, que rejeito pois são no seu conteúdo inverdades , com afirmações de que não sou responsável.
O Sr Augusto Castro prova que fosse tem um profundo complexo em relação a tudo que seja feito por estes governantes e está incapaz de ter uma análise objectiva despida das tais afirmações que tanto o magoa. m.
Quero sossegá-lo que eu não subscrevo essas afirmações e, não sabendo o contexto de onde foram retiradas, também as rejeito em absoluto.
No entanto, não me deixo inquinar por preconceitos, dessa ou de outra ordem.
O Sr Augusto Castro errou quanto à minha profissão e errou quanto ao facto de ser assalariada ou eventualmente militante do PS.
O Sr Augusto Castro por ventura é professor. Tenho a certeza. Mas será o Sr. Augusto Castro simpatizante ou militante de algum partido?
Se é tem todo o direito. Como se eu fosse do PS, também teria todo o direito. Não confunda as suas ideias, porque o cidadão português também não se confunde e sabe distinguir o que é propaganda, e saberá distinguir que o campo da educação vai muito para lá do Estatuto da Carreira Docente e da avaliação dos professores.
Na verdade, para os professores, os problemas da Educação e da Escola Pública confundem-se e resumem-se à Estrutura da Carreira e demonstram um receio enorme em serem avaliados, por mais que se esforcem em negar o óbvio.
Direi mesmo que a escolha do nome deste blog, que aprecio, não poderia ser mais adequada, pois é no UMBIGO de muitos professores que se centra toda a educação, é no UMBIGO de cada um desses professores que começam e acabam as questões relativas aos alunos, à escola pública e ao desenvolvimento do país.
Janeiro 17, 2009 at 11:37 am
http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/17/a-industria-das-luvas-ou-simplesmente-a-vigarice/
O jornal “O Sol” publica hoje mais informação sobre o caso “Freeport”.Parece que os ingleses têm um video com prova de que foram feitos pagamentos a um ministro do Governo de António Guterres.
Veja-se aqui: http://lobi.blogs.sapo.pt/323012.html
O caso em Portugal estava morto, pelo menos é isso o que os portugueses pensam.
Mas no Reino Unido a investigação avançou e , bingo, lá está uma “bomba”. Um ex-ministro português suspeito!
A PGR diz que o Reino Unido não coopera no “cumprimento” de uma carta rogatória.
Bom, o que se passa é que o Reino Unido NÃO CONFIA na Justiça Portuguesa.
O que não é de hoje.
Já em 1808 os ingleses impuseram a Portugal juízes ingleses para julgar casos entre os seus cidadãos no Brasil e segundo as suas leis.
E em Portugal continental já era assim também.
Portanto, em Portugal havia tribunais a julgar segundo a lei inglesa, através de juízes ingleses!
O motivo foi indicado no tratado que abriu os portos do Brasil ao Reino Unido: A excelência da jurisprudência ingleses.
O que quer dizer a falta de excelência da Justiça Portuguesa.
Quer se goste ou não de ouvir, a verdade é que na União Europeia não se confia no Sistema de Justiça Português e muito menos na virtualidade de em Portugal se perseguir criminalmente os detentores do Poder, que através dos partidos e da maçonaria fazem o que querem e gozam de total impunidade.
Facto que é visto na União Europeia como intolerável, tendo o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem já assinalado, em acórdão, que o Ministério Público defende uma posição em Estrasburgo – no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem – e outra totalmente diferente em Portugal, perante a mesma lei e os mesmos factos.
Eu pela minha parte, como cidadão português, quero saber quem é o ex-ministro.
A PGR e o Presidente da República devem exigir saber e revelar aos portugueses que Ministro é suspeito do crime, por respeito para com os portugueses .
Mais, devem exigir ao Reino Unido o nome do ex-ministro, pois Portugal não pode estar nas bocas do mundo e não se passar nada.
Posto por José Maria Martins
Janeiro 17, 2009 at 11:41 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/01/17/tom-waits-day-after-tomorrow/
Janeiro 17, 2009 at 11:42 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/01/17/rene-magritteaaspectos-do-surrealou-seja-do-nosso-pais/
Janeiro 17, 2009 at 11:42 am
http://bulimunda.wordpress.com/2009/01/17/ser-professor-como-as-putas/
Janeiro 17, 2009 at 11:53 am
É urgente saber quem é o tal ministro. Estão à espera de quê para o revelar? Timing propício para o PPD, o partido irmão?
Janeiro 17, 2009 at 11:57 am
Maria Campos :
Reveja os textos antes de os publicar .Os erros ortográficos ficam-lhe mal…Sobretudo quando tem a petulância de corrigir os outros…
Janeiro 17, 2009 at 12:51 pm
A vez dos alunos! Pedem a demissão da “coisa”.
Bons alunos
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2009/01/bons-alunos.html
Janeiro 17, 2009 at 1:06 pm
APELO À PARTICIPAÇÃO NA CONCENTRAÇÃO/MANIFESTAÇÃO DE 24 DE JANEIRO
Caro(a) colega,
Como deve ser já do teu conhecimento, os Movimentos de Professores convocaram uma Concentração/Manifestação para dia 24 DE JANEIRO, às 14:30 h., em frente do PALÁCIO DE BELÉM, em Lisboa. Pretendemos dar à luta dos professores um cunho nacional e pressionar o PRESIDENTE DA REPÚBLICA no sentido de que ele nos receba e ouça as preocupações e exigências dos professores.
Como o senhor Presidente da República tem mantido um silêncio tácito sobres as políticas educativas e o conflito que opõe o Governo/ME aos professores, esta Concentração/Manifestação, já comunicada ao Governo Civil de Lisboa, tem também um sentido simbólico a que é preciso dar força.
A TUA PARTICIPAÇÃO é muito importante, pois, neste momento tão difícil da nossa luta, temos de manter a nossa determinação em NÃO CEDER NEM RECUAR.
Disponibilizamos aqui um cartaz que poderás imprimir em formato A3 ou A4 para divulgar esta iniciativa.
Saudações mobilizadoras,
Ilídio Trindade
MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!
Janeiro 17, 2009 at 1:48 pm
A luta dos Professores não será, afinal, a luta para que os deixem ser, simplesmente, Professores?
O sector da Educação, em Portugal, está organizado em serviços governamentais, sediados na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, que definem as políticas de cada Governo da República para o sector; serviços centrais, sediados na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, que definem ou redefinem as orientações de política educativa, emanadas dos serviços governamentais, e que destes dependem politicamente; serviços regionais, organizados em cinco direcções regionais, que executam as políticas emanadas dos serviços governamentais e centrais, que dependem politicamente da equipa do governo para o sector.
As Escolas ou Agrupamentos de Escolas são as Unidades Operacionais do sector da Educação. Os operacionais ou trabalhadores do sector da Educação designam-se de Professores. Os Professores não têm qualquer controlo na definição das políticas educativas. São meros executores das políticas educativas emanadas dos serviços governamentais, centrais e regionais. Em cadeia hierárquica.
A cada alteração política das equipas governativas para o sector, correspondem alterações na estrutura hierárquica nos serviços governamentais, centrais e regionais. E na filosofia e praxis para o sector.
Até ao momento, sómente as Escolas têm sobrevivido à intromissão do primado do político-partidário sobre o técnico.
Os actuais responsáveis políticos do Governo, para o sector da Educação, introduziram uma mudança substancial. Os Conselhos Executivos, órgãos de gestão das Escolas, passaram a veicular as orientações de política partidária do governo, directamente dentro das Escolas, tornando-se, grosso modo, comissários políticos. O braço político-partidário dos governos entrou, pela mão desta ministra e deste governo, nas Escolas, onde existia, até à data, o primado do técnico-profissional e do investimento na sala de aula e nos alunos, sobre os interesses político-partidários.
Os Professores sentem a sua profissão ameaçada. Sabem, que para sobreviver dentro do sistema, tal como este actualmente se apresenta, terão que deixar de ser professores, para se tornarem algo que nega o seu próprio estatuto profissional (de professores).
Este facto, determina que são, inevitavelmente, os melhores professores aqueles que estão verdadeiramente em guerra aberta com esta ministra e com este primeiro ministro. Os restantes professores seguem-nos, por intuirem que algo de grave se pode passar que também os pode atingir.
Resta uma minoria, que optaram, definitivamente, por serem comissários políticos, e não já professores.
http://www.debatereducacao.blogspot.com/2008/12/luta-dos-professores-no-ser-afinal-luta.html
legoergosum disse…
À tentativa do governo de partidarizar a escola e de a pôr ao serviço, não já da República, mas da oligarquia, respondem os professores com a politização da sua luta.
E não venham os Vitais Moreira, nem os Santos Silvas, nem os Jorges Pedreiras com a treta da legitimidade democrática: a legitimidade democrática, têm-na os professores, porque são eles que estão a lutar pela República contra os seus inimigos.
Janeiro 17, 2009 at 3:51 pm
MCampos
Quem você é pouco nos importa, a mensagem que tenta passar aqui é que nos causa incomodo, pois somos uma classe severamente agredida e desvalorizada pelo Governo trapalhão que defende.
Não se admire da tenacidade e união da maioria dos docente, pois até nós estamos supreendidos (mas orgulhosos) Sendo uma classe tão heterogenia é natural que existam uns tantos (muito poucos) com a sua opinião.
Respeite este espaço luta cuja convicção da maioria dos participante é no sentido contrário ao seu. O orgulho deste ME e do 1ºM vai destruir a Escola pública, acha pouco? Quem quer suceder a esta Ministra? Só o super Homem…
Janeiro 17, 2009 at 4:55 pm
Recuso comentar, mais uma vez ficou provado o que atrás citei. Acho que devemos fazer o mesmo em relação a todos os silvas e campos deste país. Dignidade, coerência e verticalidade acima de tudo, independentemente das nossas ideologias e credos. Quando perdemos isso, perdemos tudo. Sou professor, com todo orgulho, como a maioria, estamos fartos dos insultos destes políticos, sejam eles de direita/esquerda, que têm levado o país ao estado que está, ou seja caótico. Um país onde tudo se compra, diplomas…., se subsidia com os impostos de quem trabalha, os ricos que perdem fortunas e onde tudo se vende, a nossa DIGNIDADE e RESPEITO. Por tudo isto faço greve as vezes que forem necessárias.
Janeiro 17, 2009 at 6:53 pm
Nem vale a pena desperdiçar tempo com esse tipo de comentários pagos a peso de ouro a xibos(as).
Janeiro 18, 2009 at 12:05 am
[...] Comentário No Público O texto é uma versão retocada do que postei aqui na 4ª feira. A imagem, por enquanto, não dá para ampliar. Porque [...] [...]