MOÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL
DOS PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS
Os professores abaixo-assinados da Escola Secundária de Caneças, reunidos em assembleia geral, vêm deste modo manifestar o seu repúdio em relação a um modelo de avaliação do desempenho que atenta contra a valorização da sua profissão e que mina seriamente as condições de um ensino de qualidade e de rigor. Os fundamentos com que os professores assim se pronunciam são os seguintes:
• A forma como este modelo de avaliação do desempenho está concebido fomenta as divisões, o conflito e a competitividade malsã entre os colegas de profissão, contrariando a cooperação necessária ao trabalho das equipas pedagógicas e à própria ideia dos estabelecimentos de ensino enquanto comunidades escolares.
• O exercício da profissão docente é demasiado plural e complexo para poder ser aferido na base de indicadores uniformizados, assentes em critérios subjectivos que decorrem de ideologias pedagógicas contestadas e de modelos que estão longe de suscitar consenso junto da comunidade científica.
• A aplicação deste modelo de avaliação do desempenho vai ser efectuada por avaliadores que não foram devidamente preparados para essa função, na qual foram investidos devido a um concurso arbitrário e aleatório, e que, por isso mesmo, carecem de legitimidade para julgar o trabalho desenvolvido pelos colegas, muitos deles com uma longa e frutuosa experiência de ensino.
• Entre as muitas situações de desigualdade e de iniquidade, subjacentes à aplicação deste modelo de avaliação, destaca-se aquela em que haverá professores avaliados no plano científico e pedagógico e outros que terão apenas uma avaliação do desempenho pedagógico, já que esta será realizada por professores de outros departamentos ou grupos de docência distintos daquele a que pertence o avaliado.
• A equidade na avaliação do desempenho vai ser igualmente afectada pelo facto de haver professores avaliados em função da diferença entre as suas classificações internas e as classificações obtidas pelos alunos nas provas de avaliação externa, ao passo que muitos outros professores não estarão sujeitos a esta confrontação dado que as suas disciplinas não são abrangidas por exames nacionais.
• Este modelo de avaliação selecciona de forma injusta a atribuição das classificações de Muito Bom e de Excelente na base de quotas arbitrariamente definidas, as quais irão depois agravar a desigualdade entre os docentes nos futuros concursos de professores que o Ministério pretende agora impor, sem que tal desigualdade reflicta diferenças reais de mérito.
• O presente modelo de avaliação assenta em critérios para a obtenção das classificações máximas que penalizam o exercício de direitos constitucionalmente protegidos como sejam a maternidade/paternidade, as faltas por doença ou por acompanhamento dos filhos, por greve ou pela participação em eventos de reconhecida relevância social ou académica.
• Este modelo de avaliação pressupõe que o trabalho dos professores possa ser medido por parâmetros que, em grande medida, escapam à sua responsabilidade directa, como sejam o sucesso dos alunos e o abandono escolar, parâmetros fortemente afectados por variáveis sociais, culturais e até económicas que os docentes não estão em condições de controlar, havendo aqui uma pressão implícita para que os resultados escolares dos alunos sejam artificialmente inflacionados, o que só irá acentuar a degradação do rigor e da exigência inerentes à prática educativa.
Por tudo isto, os professores abaixo-assinados da Escola Secundária de Caneças não reconhecem neste modelo de avaliação qualquer efeito positivo sobre a qualidade da educação e do seu desempenho profissional e, nesse pressuposto, fazem os seguintes apelos e exigências:
• Do Ministério da Educação os professores exigem que, para o corrente ano lectivo, se suspenda integralmente o Decreto Regulamentar n.º 2/2008, devendo no entanto serem garantidos aos professores os aspectos relacionados com a celebração e a renovação de contratos e com a progressão na carreira;
• Que se dê início imediato a negociações com vista à construção de um modelo de avaliação do desempenho que não esteja orientado para a formatação uniformizadora da actividade docente, para a punição, para a hierarquização e para o controlo burocratizado, mas que seja formativo, responsabilizador da comunidade educativa no seu conjunto e efectivamente valorizador do trabalho realizado pelos professores.
• Que esse processo negocial não se limite ao modelo de avaliação do desempenho, mas que incida igualmente na revisão integral do Estatuto da Carreira Docente, revogando nomeadamente a divisão da carreira entre professores titulares e não titulares.
• Solicita-se que o Conselho Executivo faça chegar este abaixo-assinado ao Ministério da Educação.
Caneças, 11 de Novembro de 2008
Novembro 13, 2008 at 1:03 am
Mobilização e Unidade dos Professores
Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008
MANIFESTAÇÃO DE 15 DE NOVEMBRO: PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
MANIFESTAÇÃO 15 DE NOVEMBRO
Caros pais e encarregados de educação,
É chegada a hora de caminharmos juntos em defesa da Escola Pública e da qualidade do ensino, pelo futuro dos nossos filhos e por uma escola de todos e para todos. Queremos uma Escola de sucesso, mas um sucesso ao serviço da sociedade e da cidadania, não um sucesso meramente estatístico, que é um logro e uma ameaça ao desenvolvimento futuro do nosso país. Muito mais do que certificar, queremos qualificar e formar! Para isso é necessário que os professores se sintam motivados, valorizados, e tenham as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho junto dos alunos. Esta é a nossa luta, e é chegado o momento de termos ao nosso lado, cúmplices do nosso esforço e justíssimas reinvidicações, os pais e encarregados de educação dos nossos alunos. E é por isso que vos convidamos a juntarem-se a nós, no próximo sábado, no Marquês de Pombal, às 14 horas.
CONTAMOS COM O VOSSO APOIO! TODOS A LISBOA NO DIA 15!
A ORGANIZAÇÃO GARANTIRÁ UM LOCAL PRÓPRIO, NO DESFILE ATÉ S. BENTO, PARA OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO!
P.S. Solicitamos a todos os colegas que divulguem este apelo junto das Associações de Pais!
E-mails de organização:
manif15nov@gmail.com ou mobilizar.e.unir.professores@gmail.com
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/11/manifestao-de-15-de-novembro-pais-e.html
Novembro 13, 2008 at 1:23 am
Caneças – Loures
Muito bom
Até dia 15!
Novembro 13, 2008 at 1:48 am
A PROPOSTA QUE VEM DE BRAGA
“Professores querem greve antecipada por tempo indeterminado”
Notícia IOL
MAS: (leia-se na mesma notícia)
Plataforma recusa greve anticipada
Entretanto, o porta-voz da Plaforma Sindical, Mário Nogueira, disse à Rádio Cube que os sindicatos não aprovam a intenção de uma greve por tempo indeterminado a partir de 25 de Novembro.
ISTO FAZ-ME LEMBRAR O QUÊ?
O CAMINHO É PARA A FRENTE!!!!
http://www.sinistraministra.blogspot.com/2008/11/proposta-que-vem-de-braga.html
Novembro 13, 2008 at 2:04 am
O MEU CARRO VELHO E O MERCEDES DO VIZINHO
Colegas,
Os nossos dias não estão fáceis (eu diria não o são desde a entrada na 5 de Outubro desta equipa ministerial), o desgaste físico e psicológico é muito, todos temos os nossos problemas e contratempos, MAS a PALAVRA e a HONRA são algo que devemos preservar sempre, sob qualquer circunstância.
A PALAVRA:
Muitos foram os que se imbuíram do espírito de “TEMOS QUE ACABAR COM A PASMACEIRA E DAR EXPRESSÃO AO SUFOCO QUE SE VIVE NAS ESCOLAS” e em princípios de Outubro de 2008 sentiram como sua, individualmente e livremente, a ideia de voltarem à luta em 15 de Novembro.
No blogue do Paulo Guinote (mas poderia ser noutro qualquer local da blogosfera) podemos ler no comunicado do Movimento de Professores PROmova (mas poderia ser noutro qualquer Movimento, BEM HAJAM TODOS), de 10 de Outubro de 2008, “Desta vez, os professores vão, espontaneamente, e por si próprios, manifestar a sua indignação (…)” (http: //educar.wordpress.com /2008/10/10/divulgacao-promova)
Para mim, este comunicado que recebi por e-mail foi como um renascer para a minha profissão e sentir que QUANDO ACREDITAMOS TUDO É POSSÍVEL, e, portanto, esta era a nossa oportunidade de, como PROFESSORES E EDUCADORES, lutarmos livremente e sabendo com quem contamos!
Desde esse dia, eu e MILHARES DE PROFESSORES da blogosfera reagimos com entusiasmo e afirmando convicta e incondicionalmente OBRIGADO, ESTAREI LÁ CUSTE O QUE CUSTAR.
A minha PALAVRA é só UMA, e, por isso, ESTAREI EM LISBOA A 15 DE NOVEMBRO!
A HONRA:
Ontem quando me deslocava para casa, após ter saído de casa às 08h00 e ter participado até depois das 24h00 no Plenário de Professores do distrito Braga, entrei num daqueles momentos de reflexão ao volante!!! Todos os temos, e por isso sabem do que falo!
Tomei então consciência, penosa e dorida e sentida, dos males e dos ataques que este Ministério da Educação provocou na minha HONRA profissional!!!
Como é possível que alguém que cai, com clara intenção de destruição, no mundo digno, sério e HUMANO, que é a Educação, e mentindo a milhões de Portugueses, entre eles as minhas próprias filhas e família, enxovalha e destrói aquilo que eu construí durante longos anos de empenho e a amor a uma causa que abracei cedo, querendo seguir o exemplo de um meu professor.
Como pôde esta senhora afirmar em frente aos ecrãs das televisões que “passo horas à conversa na sala de professores sem nada fazer”; “que não estou habituado a trabalhar”; “que nunca fui avaliado e sempre progredi automaticamente”; “que sou um absentista”; … , e ficar impune perante estas enormes mentiras!!!
Sim, MENTIRAS, porque, sendo eu professor, nenhuma das afirmações correspondem à verdade, quer para mim quer para qualquer outro professor. O que ela devia, no mínimo, ter feito era apresentado provas do que afirmava, mas tal nunca aconteceu. Apetece-me gritar “PROVE, PROVE, SENHORA MINISTRA!!! E DEPOIS COLOQUE NOME AOS PROFESSORES!!!”
A Senhora Ministra ofendeu-me e continua a ofender-me na MINHA HONRA, quer PROFISSIONAL QUER PESSOAL.
Por isso, VOU A 15 DE NOVEMBRO DE 2008, e que fique claro que “dou mais valor a ir no meu carro velho, mas honrosamente meu, do que ir no Mercedes do vizinho”!!!
Que cada um medite bem a sua decisão, e principalmente que seja Intelectual Honesto não tentando desmobilizar, muito menos criticar, quem DEFENDE A PALAVRA E A HONRA!!!
Cumprimentos, e desejo sincero de nos continuarmos a encontrar, numa esquina qualquer (como diria uma qualquer secretária de estado deste governo) para VENCER ESTA EQUIPA MINISTERIAL!!!
Eduardo Cunha
Professor de Matemática
Escola Secundária de Barcelos
http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/11/o-meu-carro-velho-e-o-mercedes-do.html
Novembro 13, 2008 at 3:32 pm
A Escola de Caneças é a escola onde o Machaqueiro dá aulas.