Escola do quadro e giz dá lugar à ‘e-escolinha’ do Magalhães

(…)
“Será seguramente a maior mudança nos métodos de aprender e ensinar na escola portuguesa desde sempre”, considerou à Agência Lusa Albino Almeida, presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap), salientando a chegada do computador ‘Magalhães’, que “será mais uma forma de envolver as próprias famílias na actividade escolar e educativa dos filhos”.
A partir deste mês, através do Programa ‘e-escolinha’, as crianças do primeiro ciclo podem inscrever-se para receber um dos 500 mil ‘Magalhães’, um computador portátil, com acesso à Internet e fabricado em Portugal, que terá um custo máximo de 50 euros.
Desde o ano passado que o Programa ‘e-escola’ tem, por seu lado, permitido que mais estudantes e professores tenham computador pessoal com acesso à Internet a preços mais convidativos. Para os pais, falta agora sobretudo tratar dos conteúdos a que toda esta tecnologia permitirá aceder, porque “não faria sentido um investimento em novas tecnologias se depois não houvesse conteúdos adequados”.
Albino Almeida salienta que, com a redução de importância dos manuais, aumenta de sobremaneira a importância dos conteúdos, agora que as escolas estarão equipadas com Internet com uma capacidade instalada que pode chegar aos 100Mbps.
“Consideramos que o portal da escola deve convidar todos os editores e profissionais para fazerem conteúdos de altíssima qualidade para estarem acessíveis aos alunos e simplificar a vida dos alunos, porque os manuais ou os livros podem ficar em casa para apoio”, disse, salientando que com os computadores nas salas de aulas as crianças podem seguir a matéria em suporte digital, mudando o paradigma de todo o sistema de aprendizagem.

Repararam na mudança do paradigma da aprendizagem?
Repararam como Albino Almeida confunde um instrumento de trabalho, ao serviço da aprendizagem com a própria aprendizagem?
Como se o quadro e o pau de giz fossem a aprendizagem do velho paradigma?
Por caridade, quem lhe oferece um cargo de vereador numa câmara maneirinha lá do Grande Porto?
Gondomar… Felgueiras…
Caramba, pá, já merece…