Contratadas lesadas por engravidar
Circular contraria incentivo à maternidade. Contratos de trabalho recusados em período de licença de parto.
No momento em que José Sócrates anunciava novos incentivos à maternidade, o Ministério das Finanças divulgava uma circular que limita o direito das mulheres a renovar contratos a prazo durante o período de gozo da licença de maternidade.
Eva é professora contratada há oito anos, tantos quantos adiou o sonho de ser mãe. Julgando-se protegida pelas novas medidas do Governo, decidiu engravidar. O filho tem agora dois meses; ela usufrui, actualmente, do segundo dos cinco meses de licença de maternidade a que tem direito. Mas a situação, afinal, é incompatível. Resultado: perdeu o lugar na escola onde havia sido colocada.
“Se quisesse trabalhar, teria de renunciar à licença de maternidade. Para ficar com o meu filho, fiquei sem a colocação”, explica numa carta que endereçou ao grupo parlamentar do CDS-PP.
Setembro 5, 2008
Nem Vale A Pena Comentar, Pois Pode Sair Disparate Grosso
Posted by Paulo Guinote under Vergonhas[32] Comments
Setembro 5, 2008 at 6:36 pm
PS a perder nas intenções de voto:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=988025&div_id=1731
Setembro 5, 2008 at 6:37 pm
Quando com um governo do Partido S as pessoas se vêm obrigadas a recorrer ao grupo parlamentar do CDS-PP por razões de ordem social, está tudo dito!
Setembro 5, 2008 at 6:39 pm
Será que o PS está a suicidar-se por causa da propaganda enganosa, mesmo tendo como dirigente de oposição uma “múmia”?
Setembro 5, 2008 at 6:40 pm
Eu não vos disse que o homem comprou os filhos no cazaquistão..para ele filhos são como carne para canhão..dispensáveis e descartaveis..até porque não votam e só pesam no orçamento..o melhor mesmo era dar trabalho a uem abortasse espontaneamente..
Setembro 5, 2008 at 6:41 pm
Eu não vos disse que o homem comprou os filhos no cazaquistão..para ele filhos são como carne para canhão..dispensáveis e descartaveis..até porque não votam e só pesam no orçamento..o melhor mesmo era dar trabalho a quem abortasse espontaneamente..
Setembro 5, 2008 at 6:47 pm
Mundo cruel este onde vivemos …
A crueldade entre homens, indivíduos, grupos, etnias, religiões, raças é aterradora. O ser humano contém em si um ruído de monstros que liberta em todas as ocasiões favoráveis. O ódio desencadeia-se por um pequeno nada, por um esquecimento, pela sorte de outrem, por um favor que se julga perdido. O ódio abstracto por uma ideia ou uma religião transforma-se em ódio concreto por um indivíduo ou um grupo; o ódio demente desencadeia-se por um erro de percepção ou de interpretação. O egoísmo, o desprezo, a indiferença, a desatenção agravam por todo o lado e sem tréguas a crueldade do mundo humano. E no subsolo das sociedades civilizadas torturam-se animais para o matadouro ou a experimentação. Por saturação, o excesso de crueldade alimenta a indiferença e a desatenção, e de resto ninguém poderia suportar a vida se não conservasse em si um calo de indiferença.
Edgar Morin,
Setembro 5, 2008 at 7:22 pm
SIMPLESMENTE VERGONHOSO!
Setembro 5, 2008 at 7:28 pm
É assim mesmo! Para que é que o país precisa de mais mongos?
Não acham que já temos CEFs e CIFS suficientes?
Setembro 5, 2008 at 7:39 pm
Nem me atrevo a comentar, só a transcrever:
Eça escreveu nas Farpas, há mais de século e meio que, em Portugal, “Quer-se geralmente o prestígio da realeza e a majestade do poder; mas deseja-se que el-Rei se exiba numa sege de aluguel e que Sua Majestade a Rainha não tenha mais que dois pares de botinas.”. Esta mesquinhez miserabilista mantém-se como uma das mais imutáveis e gloriosas virtudes da grei.
(retirado de um arquivo bloguístico Semiramis)
Setembro 5, 2008 at 9:00 pm
Absolutamente chocante! Este governo é um nojo.
Setembro 5, 2008 at 9:01 pm
Com certeza é anticonstitucional
Setembro 5, 2008 at 9:35 pm
pois claro, “tenham paciência”
para que querem as mulheres engravidar, se os homens já o podem fazer!!!
Não é!
Eles fazem a barba, engavidam e ficam de licença.
Nós vamos trabalhar, para a política, parlamento, municípios empresas etc!!!
Ó banqueiros e políticos podem ir para casa que as mulheres tomam conta deste país melhor do que está é tãoooo fácil.
Setembro 5, 2008 at 9:58 pm
Eu já perguntei…
Será que isto também acontece no resto da União Europeia?
Nomeadamente na Finlândia??
Setembro 5, 2008 at 10:05 pm
O nascimento de sócrates
Setembro 5, 2008 at 10:05 pm
UMA MÚSICA PARA O NOSSO GOVERNO
Setembro 5, 2008 at 10:06 pm
Meus caros…desde 1975 que eu sei que o PS é tudo menos “socialista” e de esquerda muito pouco! Só lamento que foram precisos 33 anos para alguns portugueses perceberem isso. Vão tarde…
E neste momento nem socialista, nem social-democrata, nem democrata, nem liberal, nem nada!
Simplesmente e ideologicamente hipócritas. Na oposição dizem-se uma coisas, no governo dizem e fazem outra!
Vá…palminhas…toca lá a votar que é “refresco”!
Setembro 5, 2008 at 10:12 pm
#14
Ai BB, que horror!!
Setembro 5, 2008 at 10:43 pm
Este modelo social constitui,a meu ver, um retrocesso civilizacional. Quando o mundo parecia estar a evoluir no sentido da igualdade e da justiça social, dos valores democráticos e da defesa intransigente dos direitos humanos, eis que começa a caminhar em sentido contrário.
Eu, como mulher, só posso sentir uma revolta profunda por medidas como esta. Num país em que já morreram, só neste ano, 32 mulheres vítimas de violência doméstica, onde existem milhares de crianças em instituições de acolhimento, muitas delas vítimas de abusos, continuando o abusador em casa e a criança é obrigada a saír, em que as mulheres ganham, por funções idênticas, 25% menos que os homens, em que se vêm forçadas a adiar continuadamente a maternidade por pressão patronal,num país assim não se pode falar de democracia.
Um país que não respeita as mulheres não merece o seu voto. Já pensaram o que aconteceria se decidissem não votar como forma de protesto?
Setembro 5, 2008 at 10:51 pm
Era bem pensado…
Setembro 5, 2008 at 10:58 pm
Espreitando a social-democracia:
July 1979 Act on the Introduction of Maternity Leave. In addition to the aforementioned protection periods, employed mothers also receive four months maternity leave including protection against dismissal.
Aqui
Por tal lei, Sócrates, como responsável máximo pela administração pública, estaria preso a esta hora.
Setembro 5, 2008 at 11:02 pm
O desprezo pela mulher, o desrespeito pela igualdade de direitos, o contínuo fazer letra morta dos artigos da Constituição, a desumanidade revelada diariamente em toda a diarreia legislativa que emitem, fazem deste governo a pior aberração social com que nos temos que defrontar.
Setembro 5, 2008 at 11:08 pm
Mas não há ninguém que vá apresentar estas situações a Bruxelas?!
E exponha aquilo que o governo faz por cá?!
Setembro 5, 2008 at 11:08 pm
angelica (12)
Qual é o sexo da ME? E da DREN? Qual é a profissão (ou uma das profissões) onde percentualmente trabalham mais mulheres? Quem é que mais prejudicou essa profissão? Fora isso, tudo bem!
Setembro 5, 2008 at 11:16 pm
O que mais me preocupa é a apatia com que as pessoas estão a lidar com tudo isto. Nem sequer estão a reagir politicamente. Se as eleições fossem hoje, o PS não tinha maioria absoluta(ufa!!!)mas ganhava confortavelmente as eleições.Há qualquer coisa neste povo português que me escapa.
Setembro 5, 2008 at 11:20 pm
In tempo oral
23
Tem toda a razão.Mas isso não diminui em nada a minha indignação, só a acrescenta.
Setembro 5, 2008 at 11:46 pm
… por menos outros foram apelidados de fascistas , nos tempos da brasa… socialistas ?!… é como se deixássemos de entender o significadas palavras… tratem-se os bois pelo nome !..porra!..
Setembro 5, 2008 at 11:46 pm
significado das
Setembro 6, 2008 at 1:50 am
Realmente Adão, eu até gostava de assistir ao que não seria neste país se fosse um governo do PSD ou do CDS a fazer o que estes fazem? Principalmente com a arrogancia “ordinária” com que o fazem! Seria lindo de ver a reacção do dito PS e restantes apaniguados de outras esferas ideológicas.
Eu que não tenho memória curta lembro-me muito bem do que se disse no tempo do Santana Lopes e das posições esquerdadas que muitos tiveram. Foi o tempo inclusive em que um tal de Sampaio apontava a teoria do “há mais vida para além do défice”…e agora meus senhores há o quê?Caladinhos, não?
Este é apenas um exemplo. Existem muitos mais.
E não tenho probleas em dizer isto pois não sou nem nunca fui de nenhum partido político e muito menos dos que mencionei. Falo como cidadão atento.
Setembro 6, 2008 at 2:09 am
“Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008
RUPTURA! VAMOS A ISTO?
Minhas caras e meus caros colegas,
É preciso uma ruptura com o sistema.
Muito se tem discutido sobre a forma mais eficaz de luta. Só há três caminhos: a acomodação (alguns dos efeitos já estão à vista), a luta dentro do sistema (a mais cómoda, mas pouco eficaz) e a luta contra o sistema (a única capaz de estancar o esvaziamento para que se caminha).
Sindicatos? Sim, poderia ser a criação de um VERDADEIRO sindicato. Mas, em tamanho alfobre de designações e no descrédito que induziram, não vale a pena!
Associações? Movimentos? Muito importantes. Mas, na diversidade que os distingue, acabam por nunca conseguir acolher unanimidade.
Resta uma solução: a ruptura. E a ruptura, neste momento, só pode ser realizada através de algo novo ou incomum. A luta dos professores só pode passar pela definitiva criação de uma ORDEM ou através da criação de um PARTIDO político de pendor profissional.
Vão amadurecendo a ideia. Mas não demorem muito… que os ardilosos que querem extinguir por completo uma das mais profissão mais nobres – PROFESSOR – há muito a reduziram à insignificância.
Publicada por ILÍDIO TRINDADE em 0:06:00
Etiquetas: Ordem, Partidos, Profissão
3 comentários:
Anónimo disse…
Totalmente de acordo com a formação de um partido político.
A formação de uma Ordem de Professores é um projecto a médio longo prazo. Neste momento não tem possibilidades de ser constituída. As forças políticas actuais nunca o permitiriam e colocariam todo o tipo de entraves pseudo jurídicos para que tal não se efectivasse.
Seria possível estar visível o endereço de contacto (no blogue)?
Muito obrigada.
Me identificarei por essa via…
5 de Setembro de 2008 14:04
Anónimo disse…
Também concordo em pleno que, antes da ordem, é necessário um novo partido político que nada tenha a haver com os que hoje estão representados na Assembleia da República (desde a direita à esquerda).
5 de Setembro de 2008 16:43
Anónimo disse…
Partido político sem hesitações!”
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/09/ruptura.html
Setembro 6, 2008 at 4:07 pm
O PAÍS PRECISA DE CARAS NOVAS E IDEIAS NOVAS NA POLÍTICA,DESDE QUE EU EXISTE DE RAPAZ ATÉ ADULTO, SEMPRE VI QUASE OS MESMOS, PRECISAVA HAVER MAIS ALGUNS PARECIDOS E NOVOS COMO O FRANCISCO LOUÇAN ISTO É UM EXEMPLO CLARO…
NENHUM GOVERNO VAI CONSEGUIR CONTENTAR AS MASSAS DE GENTE, MAS SE SOUBER EQUILIBRAR A RIQUEZA, E CRIAR RIQUEZA, TALVEZ AS COISAS MUDEM DE FIGURA.
NÃO ATACANDO NEM DEFENDENDO,O GOVERNO QUE NÃO PROTEJE O TRABALHO, ESTÁ EVITANDO QUE O PAÍS GANHE DIVISAS,ASSIM SENDO LOGO ENTRAMOS NUM ABISMO DE DESCONTENTAMENTOS E POBREZAS.
TEM DE HAVER POLÍTICAS DE PROTEÇÃO E CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO, E NÃO CONTRÁRIO COMO TEM ACONTECIDO ULTIMAMENTE.
A NOSSA RIQUEZA ESTÁ MAL DISTRIBUIDA, A CERTO QUE Á CASOS E CASOS,MAS OS QUE PRODUZEM A RIQUEZA, SÃO OS QUE ESTÃO A SER ALVO DE FALÊNCIAS, E NÃO Á NINGUÉM QUE NADA FAÇA OU DIZ, É SÓ LAMENTAÇÕES E DESCULPAS, E COITADAS DAS VÍTIMAS DESTA NOVA DOENÇA DO SEC.21 – O DESEMPREGO-
ENFIM, EM VEZ DE O PAÍS ENRIQUECER, CADA VEZ TEM É MAIS CONTAS PARA PAGAR.
O NOSSO MINISTRO, TEM TENTANDO MELHORAR,COMO OS SEUS ANTECEDENTES TENTARAM,MAS PRECISA SE ACONSELHAR COM O SEU POVO, E MEDITAR NAS COISAS ANTES DE AGIR, MILAGRES FOI NO PASSADO, AGORA EXISTE A REALIDADE DOS FACTOS, AS POLÍTICAS ESTÃO EM DECADÊNCIA, TEMOS DE LEMBRAR, QUE SÓ VEMOS AS COISAS DO NOSSO PONTO DE VISTA,MAS TEM DE HAVER DISCUSÃO DOS ASSUNTOS,DEVIA HAVER NA ASSEMBLEIA PESSOAS INDEPENDENTES DE PARTIDOS, PARA ACONSELHAR AS VÁRIAS INTEDADES A COMO GUIAR CERTOS E DETERMINADOS PROCEDERES,E ASSIM SÓ DEPOIS DE GRANDE ANÁLISE, AVANÇAR COM A IDEIA E VER O QUE O POVO PENSA, E O QUE Á A MELHORAR,EM SUMA…
IDEIAS NOVAS
Setembro 6, 2008 at 4:18 pm
O Louçã só se está a preparar para um dia ser secretário geral do PS! É tudo farinha do mesmo saco: meninos das avenidas novas, burgueses armados em esquerda para disfarçar os seus privilégios de classe!
Setembro 8, 2008 at 12:58 pm
ME DESCULPA,MAS ME REFERI AO LOUÇAN SÓ COMO EXEMPLO DE JUVENTUDE, E NÃO COMO LÍDER .
FOI O ÚNICO QUE ME VEI Á IDEIA NA OCASIÃO.