Manuel Alegre: “Portugueses sofrem porque votaram PS”
E ele, votou?
Quanto às próximas eleições, parece que, em alguns sectores, existe um certo e determinado nervosismo com este movimento que vai circulando por blogues e mails…
No meu caso é apenas uma questão de coerência com o passado.

Junho 4, 2008 at 8:41 pm
poois no meu não, mas nunca me deu tanto gosto esta coisa partidária.
é que se me acho com razão …….
Junho 4, 2008 at 8:51 pm
Gostava de ter um autocolante assim, para pôr na porta do meu cacifo!
Junho 4, 2008 at 8:56 pm
E, então, Manuela F. Leite é alternativa?
Junho 4, 2008 at 9:00 pm
Caro Afonso, tudo é alternativa quando a alma não é pequena.
Mas julgo que há mais partidos a concurso que rosas e laranjas.
Da última vez garanto que havia mais e, apesar de quererem acabar com uns quantos, ainda deve sobrar uma mão cheia deles.
Afinal não há ser adepto, como no futebol, apenas dos “grandes”.
Alguém precisa de ser da Académica e do Vitória de Setúbal.
Em termos políticos, claro.
E até usei cores algo neutras do ponto de vista partidário…
Junho 4, 2008 at 9:01 pm
A alternativa é não votar PS ou PSD!
Junho 4, 2008 at 9:03 pm
À esquerda ou então ,como eu , que não me identifico com a classe política: o voto branco.
Junho 4, 2008 at 9:08 pm
A questão não é se Manuela Ferreira Leite é alternativa. Ela pode dar um contributo interessante para ensanduichar o camarada Sócrates entre a direita (que encontrou alguém com um pouco de credibilidade) e a esquerda. Como professor, ex-eleitor PS, e tendo em conta a forma como fui achincalhado pelo governo na minha dignidade profissional (e sempre levei a profissão a sério), o meu maior desejo é que Sócrates ganhe com um pequena maioria relativa. Tenho a esperança, apenas a esperança, de que tudo se pague nesta vida.
Junho 4, 2008 at 9:16 pm
Votem Pinto da Costa ..o único a fornecer carne freSca e frutacores a todos os portugueses..vejam esta entrevista na sIC..O HOMEM É PATÉTICO E ESTÁ SENIL…JÁ NEM LEVANTA O MORAL NEM O RESTO…
Junho 4, 2008 at 9:16 pm
Os Portugueses são masoquistas políticos, votaram PS para sofrer e muitos vão votar novamente PS para sofrerem ainda mais, dizem que tem de ser.
Seria mais lógico e elegante o slogan “Sou Professor, não voto PS nem PSD”.
Junho 4, 2008 at 9:21 pm
O que é certo é que um deles- PS ou PSD- é que vai governar Portugal nos próximos 10 ou 20 anos. Mas eu que já fui adepta de maiorias, neste momento torço para que não a tenham…. veremos se se consegue!
Junho 4, 2008 at 9:47 pm
Este engenheiro nunca me convenceu… Não votei nem tenciono votar PS.
As maiorias, de facto, nada trazem de bom ao país.
Junho 4, 2008 at 10:02 pm
No sou nem nunca fui militante de qualquer partido. E não tenho absolutamente nada contra quem é ou foi.
Voto nas pessoas e nos seus projectos, idependente da cor partidária, apesar de cada vez mais chegar à conclusão de que a política do nosso país transformou-se numa complexa rede de interesses instalados sem fim à vista.
Nas últimas eleições não votei PS. Mas também sou incapaz de hoje dizer que nunca votarei PS.
Digo apenas que, depois de uma total falta de respeito para com a nossa classe, nas próximas eleições eu NÃO votarei PS.
E, porque os nossos votos são muitos, será esta nossa união que vai por termo a esta maldita maioria.
Ou, quem sabe, a algo mais…
Junho 4, 2008 at 10:03 pm
independente
Junho 4, 2008 at 10:09 pm
ALUÉM AQUI ME PODE AFIRMAR QUE LEU DE UMA PONTA Á OUTRA as propostas qu todos os partidos tinham?(refiro-me aos programas)
Junho 4, 2008 at 10:14 pm
Votei PS e não li o programa de qualquer partido, embora tenha seguido com atenção aa campanha eleitoral. Fui enganado, mas quem nunca foi? Resta a lição!
Junho 4, 2008 at 10:15 pm
bigbrother #14,
bom ponto de vista. Por não ler os programas partidários e principalmente por saber que a seguir haverá todas as desculpas para os não cumprir… por isso eu não vou votar consoante a campanha, mas sim consoante a prestação anterior. Em tempos disse “Cavaco nunca mais”, tal como agora digo “Sócrates nunca mais”, nem para o governo, nem para a Europa, nem para a presidência do Benfica. Só votaria nele se fosse para o desterrar…
Junho 4, 2008 at 10:15 pm
De uma ponta a outra?
Eu não, caro bb.
Junho 4, 2008 at 10:16 pm
“O que é certo é que um deles- PS ou PSD- é que vai governar Portugal nos próximos 10 ou 20 anos. Mas eu que já fui adepta de maiorias, neste momento torço para que não a tenham…. veremos se se consegue!”
Se não a tiverem, *arranjam-na*!
É só fazerem um entendimentozito (ou uns entendimentozitos; o que der mais jeito.) e já está.
Junho 4, 2008 at 10:16 pm
… quem diz presidente do Benfica, também podia dizer para seleccionador nacional da equipa de matraquilhos…
Junho 4, 2008 at 10:20 pm
Ou para seleccionador nacional de pesca á linha….
Junho 4, 2008 at 10:22 pm
Junho 4, 2008 at 10:23 pm
Já agora qual a vossa opinião:
- Acham que se o PS ganhar sem maioria irá fazer coligação? Se sim, com quem?
Junho 4, 2008 at 10:32 pm
22
está visto que é com o seu grande amigo Louçã.
…)
Junho 4, 2008 at 10:36 pm
Ele já tem uma política liberal, para que quer a direita?
Não aceita uma política social, para que quer a esquerda?
Sozinho vai governar, até fugir para Bruxelas.
Junho 4, 2008 at 10:40 pm
Penso que seria bom que cada professor, mais cada familiar (ou até amigo) que possa ser mobilizado, vote útil à esquerda ou à direita para penalizar o partido e o governo que fez o que fez (e continua a fazer) à classe docente. Eu já dei carradas de votos e mais do que isso ao antigo PS. Mas já acabou.
Agora, nem quero saber quem vai ganhar. Quero só saber, e sei, quem fez o que fez e disse o que disse! Se a ideia der resultado, ganhe quem ganhar vai lembrar-se daquilo que pode fazer uma classe que se sente maltratada!
Junho 4, 2008 at 10:45 pm
Sem dúvida, intemporal!
Olha que do meu grupo mais próximo o PS já perdeu mais de 20 votos que tiveram nas últimas eleições.
E se a média for de apenas uns 10 por cada 1 dos 100.000…
“Good bye my love good bye…”
Junho 4, 2008 at 11:09 pm
Da minha família nuclear e alargada levou o PS uma boa dezena e meia de votos. Não leva mais. Do meu círculo de amigos quase todos votaram PS. Não votam mais. Se isto funcionar como amostra…
Junho 4, 2008 at 11:16 pm
Já vi, por a amostra que vai aqui, que a maior parte dos Profs deste país votaram PS…e eles agradeceram bem os votos da classe…
Junho 4, 2008 at 11:17 pm
As amostras são significativas LeL.
Junho 4, 2008 at 11:24 pm
Já agora, será bom que comecemos a interessar-nos pelos programas para as autárquicas. Talvez seja por aí. Os departamentos da Educação vão crescer, em número e em responsabilidade. Aproximemo-nos então do poder local. Já!
Junho 4, 2008 at 11:40 pm
Bem visto arlindovsky (23). E Manuel Alegre até já está a dar uma mãozinha para o Sr. Engenheiro fazer a ponte.
Junho 4, 2008 at 11:41 pm
Maria Vinagre vives perto de Aljezur?
Junho 4, 2008 at 11:44 pm
Vocês já pensaram que para o ano, sendo ano de eleições, estes vigaros do PS podem comprar muitos professores se recuarem em algumas medidas mais polémicas??? Sabem que os verdadeiros portugas tem memória curta!!!
Junho 4, 2008 at 11:45 pm
28
Eu não queria agradecimentos, queria respeito. Queria um governo que se preocupasse com a qualidade da Escola Pública, que dignificasse a classe, que se preocupasse em atenuar as diferenças sociais, que promovesse o saber e a criatividade, que repeitasse a individualidade e as diferenças, que combatesse a precaridade…
Acontece que o melhor que Sócrates encontrou para me oferecer foi uma MLR que não percebe nada de nada, que destruíu o que ainda restava de qualidade na Escola Pública e montou uma máquina de propaganda que devora qualquer oposição e esmaga qualquer ideia que se lhe oponha. Não gosto da ideia de ser formatada.
Junho 4, 2008 at 11:46 pm
A memória portuga foi afina e refinada, Bia, com o choque tecnológico!
Junho 4, 2008 at 11:47 pm
Não acredito que os professores tenham memória curta.
Junho 4, 2008 at 11:52 pm
at:
espero que até lá os portáteis do choque tecnológico não avariem….senão lá se vai a memória!
provavelmente vêm preparados para pifar próximo das eleições!!
Junho 4, 2008 at 11:54 pm
Continuação de 37:
Estes gajos são tão mafiosos que até na garantia dos portáteis que andaram por aí a distribuir a custo reduzido, devem ter arranjado maneira desta acabar se perderem as eleições!!
Junho 4, 2008 at 11:59 pm
Eia!, é tudo de esquerda.
A seguir eu estava para fazer uma data de comentários. Mas não o vou fazer, pelo menos por enquanto.
A razão é simples, se a minha razão não conformasse com coisas canhotas, chamavam-me logo nomes, como é democraticamente costume.
Não que isso me importe, é só uma questão de ter pena.
Resumindo, não me-digam-nada-hoje.
Junho 5, 2008 at 12:05 am
Pela esquerda, só para ultrapassar.
Junho 5, 2008 at 12:09 am
- O que fizeram, fazem e continuarão a fazer aos Professores,
- o que fazem na desqualificação da escola pública, na despromoção do Saber/Conhecimento e da qualidade e exigência das aprendizagens no ensino público…
- O que fizeram na saúde, na justiça, na segurança, nas opções do investimento público – que muitos benefícios trarão a alguns e poucos/ nenhuns à maioria ( e agora têm a lata em vir justificar o TGV com o ordenamento do território e com as cidades de média dimensão… deve ser para rir…),
- O que fizeram à generalidade da função pública, mantendo mordomias e acrescentando valias em muitos outros que (também funcionários públicos – claro, intermédios ou de topo), nomeadamente, são responsáveis pelas disfunções das “bases”,
- o que fizeram e continuam a fazer aos portugueses, trabalhadores do público ou privado, virando-os uns contra os outros com recurso, inclusive, a falsidades…,
- o que não fazem no combate à corrupção, na fiscalização da actuação da administração central e local, na cessação de mordomias/ interesses e conveniências instaladas,…
- o que fizeram à generalidade dos portugueses que perdem continuamente poder de compra, cujos salários reais diminuem continuamente, empobrecendo-os, estrangulando a classe média, incrementando e diversificando as bolsas de pobreza e o aumento do desemprego (que continuará a aumentar), colocando-os na cauda da europa,
- o que têm feito à liberdade de expressão e de opinião e ao domínio e controle da informação,
- o que fazem à generalidade dos nossos jovens que, na legítima expectativa de uma vida um pouco melhor, necessitarão crescentemente de recorrer à emigração,
- o que se preparam para fazer com o novo código do trabalho que facilitará (num país de baixos ordenados, de sobrevivência de muitas famílias e de fraca capacidade de contestação jurídica) a flexibilização da exploração laboral,
- …
- como se auto-promovem, defendem bem e preparam para voos, sempre, mais altos,
- Que o País não tenha memória curta e tenha já desenvolvido quer, as defesas necessárias contra as operações de markting e de ilusionismo, quer bons processos de avaliação com base em indicadores objectivos e por si quantificáveis,
- uma verdadeira lição de cidadania seria mostrar a esses senhores que a sua arrogância ainda não consegue ser maior que a nossa inteligência.
Queremos e merecemos, Muito Melhor (no governo – em absoluto e antes de mais mas, também, no parlamento) e o voto nulo é uma boa opção, PS nunca e neste pequeno país (de ainda muitas castas) uma grande pulverização de votos (dificultando acordos tácitos) seria uma boa solução…
Junho 5, 2008 at 12:17 am
Fafe
…se a minha razão não conformasse com coisas canhotas…
Homem! Avance lá com as suas coisas dextras. Da discussão nasce a luz…
Junho 5, 2008 at 12:22 am
Fafe
Afinal de que se orgulha a direita?!
Junho 5, 2008 at 12:36 am
Claro que a maioria dos professores vota PS. Qual é a novidade?
Eu até hoje nunca votei PS para as legislativas, votei mais à esquerda, mas já votei nele para nas autárquicas.
E não me venham com o “ataque à escola pública”, se é verdade que as políticas de sócrates têm sido más, não se ficam muita atrás das de Guterres, a única diferença é que este aumentou os salários.
É uma questão de Euros e não da qualidade da Escola.
Acrescento que li os programas eleitorais dos 5 principais partidos(BE, CDU, PS, PSD e CDS), e a política deste governo em matéria da educação, excepto a gestão escolar onde se admitem experiências, não difere muito do programa.
Junho 5, 2008 at 12:39 am
E subscrevo a quero ser um professorzeco, comentário 30:
“Já agora, será bom que comecemos a interessar-nos pelos programas para as autárquicas. Talvez seja por aí. Os departamentos da Educação vão crescer, em número e em responsabilidade. Aproximemo-nos então do poder local. Já!”
Junho 5, 2008 at 12:41 am
Junho 5, 2008 at 12:56 am
DA
Engana-se. Não é só euros. Mais do que ver o meu poder de compra reduzir hà 8 anos consecutivos, revolta-me muito mais ver a minha escola transformada num monte de papéis, ver os professores esmagados pela burocracia, ver a minha escola a perder qualidade todos os anos, não ter tempo para os meus alunos…o que me dói é ter deixado de gostar do meu trabalho. O que me dói é a falta de respeito por uma classe que na sua maioria era trabalhadora, empenhada, responsável e envolvida.
Junho 5, 2008 at 1:17 am
Laranjalima,
“ver a minha escola a perder qualidade todos os anos.”
Muito provavelmente por causas internas, digo eu.
Eu que tenho leccionado em escolas centrais do Grande Porto, há muito que assisto ao “enterro” de muitas ex-grandes escolas, onde se inclui aquela onde estudei do 7.º ao 12.º ano. Muito por culpa de (não) decisões das próprias escolas. Ai a gestão democrática…
Concordo com o resto do seu comentário.
Junho 5, 2008 at 1:43 am
O “ataque” não é à escola pública que defendem com “unhas e dentes”(?) com critérios de legalidade, justiça, equidade e qualidade(?), em tentativas desmedidas(?)de promover a igualdade (efectiva) de oportunidades, de opções de futuro, de promoção sócio-económica e consequente redução das desigualdades sociais num futuro mais ou menos próximo… Ainda não se sente muito pelas evidentes dificuldades orçamentais de muitas famílias… mas o futuro (e, como docente, E.E. e cidadã deste país, gostaria de me enganar) será qualquer coisa do género: formação académica nas boas escolas privadas e algumas -poucas- públicas. Para a restante “escola pública”: CEF´s, profissionais, novas oportunidades, garantias variadas de conclusão da escolaridade obrigatória, variantes mais ou menos diversificadas de entretenimento e guarda de criancinhas, inclusão/reclusão e afins e…com profissionais menos especializados, polivalentes e mais baratos… quiça num domínio (alugadas/ absorvidas/ vendidas – quem sabe(?) pela empresa pública “parque escolar”…) de “parcerias” público-privadas, empresas privadas e municipais, institutos de emprego e…
O “ataque” não é à escola pública e nem é só de hoje (apesar do enorme incremento dissimulado de eficiência e rigor)… O “ataque” é à sociedade portuguesa que na ausência de uma boa instrução/ conhecimento/educação e qualificação se distanciará de qualquer modelo sustentável de desenvolvimento!
Cada vez mais: “Les uns et les autres”
Junho 5, 2008 at 1:49 am
J.F.
“Para a restante “escola pública”: CEF´s, profissionais, novas oportunidades, garantias variadas de conclusão da escolaridade obrigatória.”
Tudo isso é alimentado pelos maus resultados do ensino regular.
Junho 5, 2008 at 2:33 am
DA
E as causas dos maus resultados? (Todavia não faz sentido, segundo o ME: as retenções têm vindo a diminuir ao longo dos anos, o abandono também, os planos de leitura têm já excelentes resultados, os da Matemática para lá caminham, a formação “adicional” aos professores do 1º ciclo (onde se gastaram milhares – que a inicial feitas pelas ESES não era – ao que parece- satisfatória…mas já fazem formação para os tais generalistas até ao 6º ano…)” teve resultados excelentes(?), a “escola” a tempo inteiro é um sucesso(?),as substituições garantem as necessidades de aprendizagem dos alunos(hi, hi,)…, o rigor da avaliação dos professores (?) vai finalmente conduzir à inversão dos tais maus resultados do ensino regular…)
É também, alimentado por muitos outros interesses.
Junho 5, 2008 at 9:54 am
SOU EDUCADORA E VOTEI ps,mas como errar é humano…andando e aprendendo.O pior é que as alternativas são iguais ou piores,convenhamos, ser politico,com sucesso tráz muitas BENESSES e os outros que se lix….
Junho 5, 2008 at 1:16 pm
Sou professor, e no dia anterior às últimas eleições tive um delegação em casa – os meus Pais- a me tentarem convencer no voto útil no PS. Levaram um redondo e quadrado Não, e adiantei que não confiava no Sócrates…e tudo isto para que eu não votasse B.E. No entanto a minha cara metade votou no sacana e hoje aprendeu, pela via mais difícil, pois como é funcionária pública tem “apanhado” das boas no local de trabalho.
Assim o meu sentido de voto está traçado para 2009.
As diferenças entre MFL e Sócrates , é de sexo..um é masculino e outro feminino. Venha o diabo e escolha.
Junho 5, 2008 at 2:32 pm
Apredi na minha juventude que a emotividade nunca se deve sobre pôr à racionalidade.Vem isto a propósito de alguns cometários que li neste post. Se não for o PS poderá ser o PSD? Com A Manuela ferreira Leite, teremsos melhor Educação? Ou será que com o Louçã a Ministro da ducação estraemos melhor? Ou preferem o Paulo Portas? Por aqui, a avaliar pelos comentários, à escolhas para todos os gostos. Compreende-se. Claro que também há “os estranhos à cidade” de que falava Gramsci os indiferentes, os que não escolhem, que dizem que são independentes. Complexas as escolas. Nunca se pode agradar a todos é como a história “do velho, do rapaz e do burro”. Com o tempo aprendemos.
Junho 5, 2008 at 6:55 pm
Entre um votar no zé das tretas ou na vovó manela a diferença nai vai ser muia… ambos nos odeiam… Neles não está de certeza a solução…
Junho 5, 2008 at 7:45 pm
Eu cá também não votei PS, mas sei que muita gente votou. Se a Manuela é alternativa ou não, isso não me interessa, só quero que levem uma boa lição, pois quando não puder alimentar a cáfila que anda atrás dele depressa lhe tratam do canastro.
Com os grandes chefes é assim: ou alimentam os seguidores ou então estes tratam de arranjar outro chefe que os possa alimentar. Se este já não os conseguir alimentar…
Parece que o voto em branco vai ser a opção de muitos portugueses como forma de protesto. E eu nem sou fã desse escritor!
Penso que o nosso 1º já se deve ter arrependido do choque tecnológico que deu aos portugueses, é que isto dos blogs deixa-o nervoso e sem os conseguir controlar … Já deve ter pensado: o choque deveria ter sido menos intenso…foi forte demais.
Junho 5, 2008 at 8:59 pm
Não ir votar, votar em branco ou anular o boletim são três maneiras de mostrar descontentamento, mas nenhuma delas afecta ou pune qualquer partido ou político.
Na hora de fazer as contas, aplica-se o método de Hondt aos votos validamente expressos.
Para punir um partido e respectivos confrades tem de se votar noutro partido. De preferência num que eleja deputados, porque, se não, aumenta-se a percentagem desse partido, mas a correlação de forças na Assembleia é a mesma.
Das leituras acima conclui-se que há quem queira penalizar o sistema político, sem se importar em penalizar quem os tramou.
Para a próxima, faço-me pagar por esta explicação!
Junho 5, 2008 at 9:11 pm
Eu já tinha decidido. Vou votar num partido à esquerda do PS e vou fazer campanha!
Junho 5, 2008 at 9:27 pm
E se fossemos todos +pata a china democrayica?
Um paraiso,,,17 horas de trabalho diário,,grandes salários,,grandes regalias sociais..e tempo para se dispôr pois só é permitido ter um filho..gtande Mao…
Junho 5, 2008 at 9:35 pm
Ah, esqueci-me! Enquanto um voto branco, nulo ou a abstenção simplesmente não contam, uma mudança de voto de uma eleição para outra pode representar na prática dois votos contra o partido a penalizar!
Junho 6, 2008 at 12:13 am
… vai uma proposta : quem se sente (senta) á direita que vote CDS PP, quem se sente (senta) à esquerda que vote PC ou BE… tratem-se os bois pelos nomes, isto é que era bipolarizar como deve ser…ou então não passamos de brincar aos Americanos, Republicanos ou Democratas ? ..em versão “light” e “tesos” , é claro… para safado safado e meio…
Junho 6, 2008 at 1:46 am
PS não tem professores
PS não gosta de professores
PS JAMAIS