Professores aprovam por “esmagadora maioria” acordo com Ministério da Educação
O apoio dos docentes ao acordo alcançado sábado entre os sindicatos e a tutela é “esmagador”, estando assim excluído o recurso à greve e a outros protestos que interfiram com as aulas, anunciou a plataforma sindical de professores.
Em declarações à Lusa, Mário Nogueira, porta-voz da estrutura que reúne todos os sindicatos do sector, afirmou que “a esmagadora maioria das escolas aprovou de forma inequívoca” a moção que prevê a ratificação do entendimento com o Ministério da Educação (ME) relativo à avaliação de desempenho.
Ressalvando que os dados são ainda parciais, o porta-voz da plataforma deu como exemplo os casos dos distritos de Évora, onde 17 escolas aprovaram a moção e só duas votaram contra, e Viseu, onde só cinco dos 36 estabelecimentos votaram contra. “Não há qualquer divisão dos professores. O apoio a esta moção foi inequívoco”, sublinhou o dirigente.
É público e notório que votei a favor da moção apresentada hoje nas Escolas, mas quer-me parecer que, sem quantificação mais alongada, dizer que a maioria é esmagadora poderá ser temerário.
Tão ou mais importante é saber ler o que disseram muitos dos que fizeram parte dessa maioria. Isto é apenas um primeiro passo. As pessoas estão mesmo, mesmo, irritadas. Penso não existir grande risco de desmobilização logo que, em Setembro/Outubro deste ano, tentem colocar o 2/2008 em funcionamento pleno, mesmo com os pequenos doces agora distribuídos.
Entretanto, como enorme sinal positivo, o facto de esta forma de consulta dos docentes ser uma forma nova e extremamente salutar dos sindicatos ouvirem as bases.
Já não era sem tempo.
Abril 15, 2008 at 9:22 pm
Dia D em conferência de imprensa: amanhã, 16 de Abril, às 11h00
A Plataforma Sindical dos Professores promove amanhã, dia 16 de Abril, em Lisboa, no Hotel Marquês de Sá, (Av. Miguel Bombarda, 130) pelas 11.00 horas, uma Conferência de Imprensa, com os seguintes assuntos:
Balanço do Dia D.
Declaração Sindical para integrar na declaração conjunta.
Reacção a acusações lançadas, desonestamente, sobre dirigentes sindicais.
Convidamos os(as) Senhores(as) Jornalistas a estarem presentes.
A Plataforma Sindical dos Professores
E AGORA? E AGORA?
Abril 15, 2008 at 9:23 pm
Eu estou MESMO muito IRRITADO! É desta que rasgo o cartão do SPN! O paleio do Mário Nogueira já parecia o do Sócrates!Mas que é isto? Estamos a “ser comidos por lorpas” como se diz aqui no Norte!
Abril 15, 2008 at 9:24 pm
António Carvalhal
Estão a usar a mesma linguagem. Também reparou???
Abril 15, 2008 at 9:25 pm
Na própria moção previa abandono dos protrstos na rua…
Alguém está contente afinal?
Abril 15, 2008 at 9:26 pm
REPITO o meu comentário de hoje às 6.11 no “Post em aberto”
Infelizmente, acho que o ME e José Sócrates conseguiram o seu 1º objectivo:
DIVIDIR OS PROFESSORES!!!! Esse está atingido e os outros virão depois…. hoje estou pessimista mas não vejo motivos para não estar.
Seja qual for o resultado do dia D, os Sindicatos estão em muito “maus lençóis” pois qualquer que seja a decisão que tomarem “assinar ou não o acordo/entendimento”, vão ser sempre criticados e os Professores ainda mais…
O Dia D já mostra a desmobilização (na minha escola que tem cerca de 60 professores, apenas 4 participaram na reunião e temos delegado sindical e pelo que tenho lido, o mesmo se passou em muitas escolas),o resultado deste dia e o que se vai passar dia 17 irá dividir ainda mais…
Com muita mágoa o digo, mas penso que os Professores tiveram o pássaro na mão (como nunca antes o tinham tido) e deixaram-no fugir…não sei se alguma vez o irão apanhar!!!
Quem se está a rir com isto tudo? MLR, VL, JP e José Sócrates…
De quem é a culpa? De todos!!!! Dos Sindicatos, dos Professores que não souberam manter a união de há um mês atrás…
Provem-me que estou errada para me animar!!!!
Abril 15, 2008 at 9:30 pm
Calma colega António Carvalhal , temos que respeitar a opinião dos colegas que foram a maioria
Abril 15, 2008 at 9:31 pm
L&L : estás como eu murchinha? Na minha Escola compareceu a maioria…
Eu concordo contigo , estão todos a rir-se…Provem-nos lá …
Abril 15, 2008 at 9:31 pm
Post repetido:
Isto é o pior que nos podia acontecer. Há, pelo menos, três divisões: os professores que estão do lado do ministério (os adesivos), os que estão com os sindicatos e contra o ME e os que estão contra os sindicatos e contra o ME. Melhor divisão seria difícil de conseguir. Para reinar, é do melhor que há.
Abril 15, 2008 at 9:31 pm
L&L
olha que a querida Milú não estava a rir no Parlamento, a Senhora Ministra estava branca, com a mesma linguagem é certo,mmas branca!!!
Abril 15, 2008 at 9:32 pm
Ana : respeitamos a opinião, o problema é que essa opinião fechou-nos o caminho… eu quero estar enganada… mas…
Abril 15, 2008 at 9:33 pm
angelica: não estava a rir? mas a vida está a correr-lhe bem!
Abril 15, 2008 at 9:33 pm
Pergunta-me um amigo:
-Então como é que correu o di D na tua Escola?
-Rejeitamos a moção…estamos contra os sindicatos…
-Ai agora estáis a favor da ME?
moral da história: Não sei se ria, se chore…
Abril 15, 2008 at 9:33 pm
mariaprof: Pois!!!
Abril 15, 2008 at 9:34 pm
Não podemos desistir ainda muita água há-de correr e temos de pressionar os Sindicatos para a negociação que aí vem
Abril 15, 2008 at 9:34 pm
Na minha escola “ganhou” o sim à moção, mas foi renhido.
É importante que, avançando ou não o “entendimento”, não desmobilizemos, que permaneçamos unidos e que os sindicatos saibam tirar as ilações necessárias.
Um dado curioso:
- A maioria dos colegas da minha escola que, como eu, votaram a favor do entendimento, são não-sindicalizados.
E os colegas mais, digamos, “fervorosamente” contra o entendimento são sindicalizados “bem activos”.
Interessante.
Abril 15, 2008 at 9:34 pm
por favor comecem a ler as mocões das escolas as que estão contra o Ent. e a favor, os argumentos têm poucas diferenças, vá, eles também gostam de vir aqui apalpar o nosso entusiásmo……
ó Ana se a maioria não for igual á tua maioria há maiorias melhor que outras maiorias??
É só para perceber de que lado estás?!
Os teus comentários deixam um rasto de dúvidas!
Abril 15, 2008 at 9:34 pm
Pois é Renda… deram-nos uns rebuçadinhos que estavam à volta do bolo grande e alguns, se calhar mais gulosos, aceitaram… O BOLO GRANDE ficou para eles para MLR e companhia
Pode ser que ainda nos calhe alguma fatia pequenina…do BOLO GRANDE. ..mas já não acredito…
Abril 15, 2008 at 9:34 pm
Ana: diz como.
Abril 15, 2008 at 9:35 pm
“Entretanto, como enorme sinal positivo, o facto de esta forma de consulta dos docentes ser uma forma nova e extremamente salutar dos sindicatos ouvirem as bases.”
Ouviram porque já estava tudo cozinhado…Paulo não tenhas dúvidas disso. Eu pelo menos não tenho!
Abril 15, 2008 at 9:36 pm
L&L ai bolas!!! tu não me digas!!! quer dizer, foi tudo em vão?
Abril 15, 2008 at 9:36 pm
Colegas
Se chegarem à conclusão que foram enganados pelos simdicatos, rasguem os cartões e deixem-nos a falar sozinhos. Não há divisão: fica uma parcela com zero e os restantes continuam a lutar pelo que acham justo noutras organizações.
Abril 15, 2008 at 9:36 pm
Esmagador é forte demais, pois , mesmo na minha escola aprovamos com a corda na garganta. Agora tenho a sensação de um Hara Kiri colectivo dos professores.Parece um Suicídio colectivo, daquelas seitas sobre o final do mundo…
Abril 15, 2008 at 9:36 pm
Mário Kim Il Nogueira Sung no seu melhor.
Deram-lhe crédito, agora aguentem-se até ao crash da Bolsa de cotações da revolta.
É nestes momentos que a psicologia de massas do salazarismo vem ao de cima.
Se não for a burocracia a pastorear os docentes quem mais o poderá fazer?
Autonomia, coragem ? Isso é para aventureiros e divisionistas! Eu quero estar ao colo do pai afectivo Mário e continuar a receber a mesada da madrinha biológica Lurdes porque a minha estrutura psicológica não aguenta mais stress…
Abril 15, 2008 at 9:37 pm
MÁRIO NOGUEIRA PARA A RUA….não lhe reconheço competência para defender aquela que é a minha luta….mentiroso, ao dizer que a esmagadora maioria aprovou a assinatura do entendimento…..perdemos definitivamente a oportinidade de como classe lutarmos pelos nossos interesses…..defendeu isso sim os interesses daqueles que não estando na Escola querem chegar a titulares ( sindicalistas e politicos, entre outros) e dos que não tendo competência para o que quer que seja querem chegar aos cargos de directores das Escolas….UMA FARSA…estou farto destes senhores. Por mim a luta deixou de fazer sentido…..há que dar o braço a torcer…..ganhou a Ministra
Abril 15, 2008 at 9:37 pm
Francisco Trindade: os delegados que foram à minha Escola – votámos contra – bem ficaram com a cara à banda…pensavam que era soma e segue… foi o que me pareceu.
Abril 15, 2008 at 9:37 pm
Angelica a ver se nos entendemos
1- Hoje dia D as Escolas ficaram de se pronunciar
2- Quer se goste ou não se goste a maioria dos coelgas votou pela assintaura da proposta
3 Pessoalmente votei contra como a maioria da minha Escola
4- Aceito o resultado penso que é claro
Abril 15, 2008 at 9:38 pm
Maurício a tua informação é deveras pertinente deixou-me a pensar!!!
a Sinhora Ministra não estava a rir, trazia aquele casaco cinzento que lhe fica muito, mas muito mal, quem será o conselheiro de imagem? Eu no lugar dela despedia-o, e de carrinho mais outros que tão bem a têm aconselhado!
Abril 15, 2008 at 9:39 pm
Ok Ana agora percebi, era mesmo eu que estava com o ouvido duro agora já ouvi bem!
fica Bem.
Abril 15, 2008 at 9:39 pm
professor desiludido: escreva isso ao Mário Nogueira que ele estes dias/noites não vai ter tempo para andar aqui.
Eu acho que os portestos deviam continuar!
Abril 15, 2008 at 9:39 pm
professor desiludido
Vamos então entrar na desmobilização?
O colega não está contente proteste que é o que eu faço
Abril 15, 2008 at 9:40 pm
Mas que raio de exemplo de cidadania estamos a dar, acham que eu também gostei do memorando, não, mas ACEITO o que a maioria dos colegas decidiu
Abril 15, 2008 at 9:41 pm
Ana : mas agora que nos resta? Aí é uqe bate o ponto!
Abril 15, 2008 at 9:41 pm
Houve falcatrua….a minha escola votou contra com 40 e tal votos , nenhuma abstenção e nenhum a favor! será que os métodos Estalinistas se apoderaram da Plataforma? é que na minha zona muitos votaram não e depois obtêm-se vitórias esmagadoras! lol
Conheço um partido em Portugal que ganha sempre as eleições mas nunca é o mais votado, qual será Mário? lol
Abril 15, 2008 at 9:42 pm
Na moção previa exactamente – mas ninguém leu o papel? – a hipótese de se abandonar os protestos…portanto…
Abril 15, 2008 at 9:42 pm
Resta sim pessoalmente irei ser um cão de fila junto do meu sindicato isso podem eles crer. Não aceitarei panelinhas na negociação
Abril 15, 2008 at 9:42 pm
Agora recuso-me a cruzar os braços e a dramatizar
Abril 15, 2008 at 9:43 pm
Isso era o que aquela geringonça da Ministra queria
Abril 15, 2008 at 9:43 pm
Ana: A maioria dos que apareceram? na minha escola apareceram 48 em 113 professores, todos votaram contra…curioso…os outros deviam ser todos a favor! Desmobilizaram claro! mts foram dar aulas e nem ligaram, pk será? vitórias morais Estalinistas n interessam a mts.
Abril 15, 2008 at 9:44 pm
Oceano
Começou o abandalhamento , bravo colegas assim é que vanmos longe
Abril 15, 2008 at 9:45 pm
Se desmobilizaram foi porque quiseram
Abril 15, 2008 at 9:45 pm
o pseudo sindicalista que lá estava estava mal preparado, queria era aprovar o apoio ao entendimento, e foi preciso alguém relembrar que havia mais documentos para tratar que estavam disponíveis no site da fenprof…e esta hei?!
Abril 15, 2008 at 9:46 pm
apareceu, estava
Abril 15, 2008 at 9:46 pm
Eu fiquei na sala e votei contra, quem está está, quem não está, arca com as consequências.
Por esse prisma não havia eleições legítimas por causa da abstenção
Abril 15, 2008 at 9:46 pm
Ana: está-me a mandar sair?
Abril 15, 2008 at 9:46 pm
Oceano pacifica-te!!
é para evitar a manipulação de informação e de dados que o Paulo e outos Blogs estão a postar as decições das escolas e agrupamentos!!!
OK?
É FAVOR VOLTAR A DESCONFIAR DO LÁPIS AZUL DA CENSURA nos media, certo?!
Vamos vendo nomes e nomes de escolas a aparecer e que dizem? Na Essência a mesma coisa que estamos fartos de ser tomados por tolos!
E que queremos preto no branco respeito etc etc e Estatuto do Aluno também, sim não é só a nossa situação é o futuro do país
Abril 15, 2008 at 9:47 pm
Ana: estava a retratar a desmobilização! se considera isso abandalhamento….que hei-de fazer?!
Abril 15, 2008 at 9:47 pm
Não estou a falar das reuniões que houveram da parte da manhã essa caro colega não percebi mesmo
Abril 15, 2008 at 9:48 pm
Colega leu os Posts por ordem contrária ao que eu os coloquei
Abril 15, 2008 at 9:49 pm
Ainda outra coisa…a contagem é feita por escolas ou por nº de professores? É que não é a mesma coisa… Há escolas em que votaram 4 professores e outras em que votaram 200… alguém me sabe dizer?
Abril 15, 2008 at 9:49 pm
o não da minha escola só agora foi enviado para o Movimento! vcs agridem-me mais que ao trabalhador da silva…ufa!
Abril 15, 2008 at 9:49 pm
Se houve desmobilização (não abandalhamento isso era outra questão anterior) foi porque os colegas assim quiseram
Abril 15, 2008 at 9:51 pm
Admito que muitos de nós possamos estar descontentes, mas será que custa muito aceitar a decisão da maioria dos colegas?
Abril 15, 2008 at 9:52 pm
O que a Ministra quer é isso mesmo DIVIDIR
Abril 15, 2008 at 9:52 pm
Com reuniões em cerca de 1300 escolas, houve cerca de 60 casos já conhecidos de votações contra o entendimento. Vistos só os números, pode-se falar em “esmagador”. Mas entendo que a Plataforma Sindical deve considerar que existe uma expressiva discordância desses colegas e não a desvalorizar. Porque ainda acredito que os discordantes do memorando têm os mesmos objectivos dos apoiantes.
Abril 15, 2008 at 9:52 pm
A minha experiência do dia D foi surreal! Cheguei à escola e só lá estava o dirigente sindical com os papéis para assinar. Recusei fazê-lo.
Aos colegas que encontrei perguntei se tinha havido reunião de manhã e uns nem se tenham apercebido que iria haver; outros não sabiam por não terem estado de manhã; outros assinaram as folhas sem questionar nada.
Amanhã vou confirmar se houve ou não reunião no verdadeiro sentido da palavra.
Abril 15, 2008 at 9:52 pm
Nem mais Pedro
Abril 15, 2008 at 9:53 pm
Resta-nos a desilusão de sermos uma clase saem tomates de uma cambada de eunucos que tem medo da opinião pública que não quer prejudicar os meninos, os pápas….
E lá fora: Grécia 1 mês de Greve, França 15 dias, espanha 15 dias -nops últimos dois anos.. e nóds uma manifestação gigante de tamanho mas pequena de ideias para o depois ..uma maré vaga e sem rumo com interesess convergentes de momento que se esFUMARAM AO MAIS PEQUENO DOCINHO QUE LHE FOI DADO.. EU AINDA DOU, APESAR DE TUDO UM PEQUENO BENEFICIO DA DÚVIDA AOS SINDICATOS, TODAVIA SÓ ATÉ AO FIM DESTE ANO LECTIVO.. DEPOIS É TARDE DE MAIS ..O MAL ESTÁ FEITO..RESTA-NOS ADAPTAR AO SISTEMA-OS QUE SOBREVIVEM NÃO SÃO OS MAIS FORTES NEM OS MAIS INTELIGENTES SÃO OS QUE MAIS RAPIDAMENTE SE ADAPTAM ÁS ADVERSIDADES..
DEIXO-VOS ESTA MÚSICA QUE SE ADAPTA BEM Á NOSSA SITUAÇÃO..
Abril 15, 2008 at 9:53 pm
L&L : acho que contam por Escolas… mas isso é normal…
Ana: não te enerves. Quem não foi votar , não quiseram… ou achavam que não estavam interessados ou acharam que estava tudo resolvido já … ou é por causa (lo) da avaliação e não perderem pontos!!!
Abril 15, 2008 at 9:53 pm
Ana: tb aceitas a decisão da maioria dos portugueses…votaram PS.lol
Abril 15, 2008 at 9:54 pm
DESCULPEM A “URTUGRAFIA” MAS ALÉM DA PRESSA ESTOU ENERVADO…
Abril 15, 2008 at 9:54 pm
angelica e Ana,
Estou plenamente convencido de que a maioria dos não-sindicalizados deu o seu voto de confiança aos sindicatos.
O que é preciso é compreender que TODOS os colegas que votaram, contra ou a favor, CONTINUAM CONTRA O ECD E CONTRA ESTA AVALIAÇÃO.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
NÃO HOUVE DIVISÃO SOBRE “A POSIÇÃO”: HOUVE DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES SOBRE “A ESTRATÉGIA”!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
E devemos agora, TODOS UNIDOS, esperar que eles cumpram as suas obrigações.
Porque irão cumprir, vocês verão!
E acredito que, daqui por muito pouco tempo, não serão os colegas que hoje votaram contra que irão rasgar os seus cartões:
- Serei eu a sindicalizar-me!
Abril 15, 2008 at 9:55 pm
Lá está parece que alguns colegas ainda não perceberam a palavra democracia, vou-me já embora porque de facto ainda que me custe tenho este terrível hábito de aceitar as decisões da maioria.
Paulo não sei até que ponto estes posts não estrão a levantar mais polémicas e a colocar em causa tudo o que construímos até agora
Abril 15, 2008 at 9:56 pm
Hoje em França os profs e alunos andaram em manif… houve confrontos … com outros alunos… mas vejam só … eram só 40 000!!! coisa pouca… Querem despedir 11 000! A regra é a mesma, mas lá nem escondem o objectivo…MOney … poupar money…
Abril 15, 2008 at 9:56 pm
Já tinha avisado…por aqui…o esquerdismo é a doença infantil do comunismo, como bem disse o Vladimir Ilich
Abril 15, 2008 at 9:56 pm
Parabéns Oceano excelente observação vinda de um docente, depois ainda estranham a parva da Ministra
Abril 15, 2008 at 9:57 pm
Ana: não sejas tola, fica mais um bocadinho!
Abril 15, 2008 at 9:57 pm
Maurício:
PARABÉNS pelo seu optimismo..que Deus o oiça..para aqueles que acreditam…. mas ele com certeza terá outras preocupações!!!
Abril 15, 2008 at 9:58 pm
Maurício Brito: esse ponto da situação é importante!!! Até já estou mais animada!!!
Abril 15, 2008 at 9:58 pm
Eu até acho que houve aqui conspiração tipo América Latina e não tarda os nossos colegas da Plataforma são também mafiosos todos
BRAVO
Abril 15, 2008 at 9:59 pm
Maurício Brito : vou levar essas palavras para o meu blogue. Eu nem queria ir lá escrever nada por estar um bocadinho azeda …ágora fiquei mesmo mais animada … dá-me licença?
Abril 15, 2008 at 9:59 pm
Até a CIA deve estar metida nisto juntamente com antigos elementos do KGB
Abril 15, 2008 at 10:00 pm
Acho que não podemos passar o Mário Nogueira de “bestial a besta”. Normalmente, à boa maneira portuguesa, é isso que acontece quando ficamos descontentes com alguém.
Devo dizer que não gostei das suas últimas afirmações, mas espero que mude rapidamente de discurso.
Abril 15, 2008 at 10:01 pm
Mauricio
E acredito que, daqui por muito pouco tempo, não serão os colegas que hoje votaram contra que irão rasgar os seus cartões:
- Serei eu a sindicalizar-me!
estou como tu, a mim estão a conquistar, porqu não é à “porrada” que se vai lá com este governo, nós somos educados, não usamos as armas deles,,
ai lembrei-me do casaco
eh eh e
Abril 15, 2008 at 10:01 pm
A Ana não me entendeu..sou sindicalizado desde que lecciono, e hoje assisti a um delegado sindical a tentar impor um documento…porra! já chega a Milu! logicamente se ganhasse o sim perderia com desportivismo como bom sportinguista que sou.lol, Ressalvo que os que disseram sim e não, estão contra o 2/2008 da avaliação, a discórdia hoje foi apenas na metodologia e considero esmagador um adjectivo pesado entre pares! veja o ponto três a que se refere o Paulo no post seguinte…há um exagero do sindicato. Em resumo, o galheteiro do min educação continua a rir.
Ps : não vá.
Abril 15, 2008 at 10:01 pm
Ana : e do FBi e da Interpol… isto é para te fazer rir! até te vou pôr aqui um boneco… a ver se sai!
Abril 15, 2008 at 10:04 pm
L&L e rendadebilros,
Pensemos nos receios de alguns dos colegas:
- Imaginemos que agora os sindicatos resolvem realmente aceitar todas as exigências do ministério e ceder em todo o plano.
Qual seria o resultado?
- Provavelmente ACABARIAM OS SINDICATOS!
E acham que é isso que eles querem?
Será que, tendo em conta a união dos 100.000, eles seriam LOUCOS de não lutar contra o ECD e contra esta avaliação?
Esta foi apenas a ESTRATÉGIA!
MAS TEMOS QUE CONTINUAR UNIDOS!
Abril 15, 2008 at 10:05 pm
Obrigado, Maurício Brito.
Abril 15, 2008 at 10:06 pm
Bem… amanhã é outro dia… e há aulinhas… hoje foi um dia cheio…
Portanto, boa noite e até amanhã…Fiquem bem! E coragem que isto ainda não acabou…
Abril 15, 2008 at 10:06 pm
Força Renda!
UNIR – CONGREGAR – NÃO CEDER!
E um beijinho muito, muito grande!
Abril 15, 2008 at 10:08 pm
Antes de ir, Maurício BRito: está bem visto!!! Ainda bem que apareceu por aqui; é sempre bom trocar umas ideias ( como dizem os nossos jovens) e sempre se aprende alguma coisa e se ganha novo ânimo e novo élan…
Não é assim, L&L?
Abril 15, 2008 at 10:08 pm
Está bom de ver que a larga maioria dos professores não se quer confundir com os profissionais da agitação, reparem que o “não passarão” desapareceu…
Abril 15, 2008 at 10:09 pm
piaf,
Unidos ninguém nos segura!
Venha quem vier…
Abril 15, 2008 at 10:10 pm
Angélica:
Tou a ver o casaco na sic notícias
Abril 15, 2008 at 10:11 pm
Renda, uma boa noite!!! Pois é o Maurício animou-nos…
Abril 15, 2008 at 10:12 pm
lindo né??? L6L
mas estão esgotados!
Abril 15, 2008 at 10:12 pm
Espero que as manifestações continuem, no centro, e que a participação seja muito maior que as do Norte!
Abril 15, 2008 at 10:12 pm
é isso angélica:
Vamos acreditar!
Abril 15, 2008 at 10:16 pm
Sou sindicalizada e votei contra. Votei PS e estou contra a política (?) da Educação deste Ministério. Qual é o espanto?! Tenho cabeça para pensar, não sou seguidista, faço as minhas escolhas livremente. Amo a democracia, a liberdade, a minha profissão, os meus alunos e a minha escola. Penso que ficou claro o sentido do meu voto: dignidade profissional e sentido de Escola.
Paulo, se fosse possível, gostava que me explicasse porque votou a favor. O que ganhou a Escola, a classe e a Educação?
Abril 15, 2008 at 10:17 pm
Marquei a minha posição!
Isto é como a toalha branca de linho…
O carimbo do copo de vtinto não sai nunca…
o que for agora perdido é a nossa sentença de morte…
De todos… não é so dos profs.
Abril 15, 2008 at 10:17 pm
O esquerdismo é a doença infantil do comunismo.
Vladimir Ilich
Abril 15, 2008 at 10:18 pm
Laranja Lima.
Nuna andou em lutas estudantis, pois não?!
Abril 15, 2008 at 10:21 pm
T.S. já andou?
eu andei com um pau de vassoura com bandeira era para o que desse, vê tou viva e ganhei mundo.E olhe que não era de esquerma rinha amarelo e vermelho mistura, coisas da adolecencia agora vou ser PNR ou Garcia Pareira!
prr
Abril 15, 2008 at 10:24 pm
TS nunca ouviu dizer que quando um homem sonha o mundo pula e avança?
Provével o sonho não faz parte da sua vida , provavelmente separado, rancoroso porque a mulher o deixou por excesso de trabalho -não satisfaz no leito-os filhos são um apendice só existe uma alternativa: o trabalho estúpido o trabalho estúpido.
Abril 15, 2008 at 10:27 pm
Maurício Brito
Boas e sábias as suas palavras…
É preciso ter calma!
É preciso conversar com os sindicalistas porque também para eles, isto tudo é muito novo.
Abril 15, 2008 at 10:34 pm
Andei em várias lutas, nunca em carreirinho se é que me faço entender. Sou do tipo “livre pensadora”.
Abril 15, 2008 at 10:39 pm
Professora,
“A vontade enérgica é uma esperança meia realizada.”
Acreditar – Congregar – Confiar – Unir – Não Ceder
E vencer!
Abril 15, 2008 at 10:39 pm
Na minha escola estiveram presentes cerca de 40% dos professores. Apesar de termos concordado com a generalidade do texto da moção, acrescentámos o nosso texto, salientando os seguintes aspectos:
divisão de professores em categorias; prova de ingresso na carreira; actual modelo de avaliação;recém-promulgado modelo de gestão;remunerações mais aliciantes para os avaliadores (como forma de divisão entre pares); calendarização da avaliação do modelo em Junho de 2009;risco de sucesso escolar meramente estatístico ; acções de formação para professores em número insuficiente e não direccionadas para as didácticas;legislação sobre Educação Especial;encerramento de escolas e implementação do novo modelo de gestão em 30 de Setembro de 2008, aspecto que afectará, uma vez mais, o bom funcionamento do ano lectivo.
Abril 15, 2008 at 10:49 pm
Vejam o Trabalhador da Silva no seu posto de trabalho ..
Abril 15, 2008 at 10:49 pm
Há aqui um equívoco. Estamos, se bem entendo, gratos aos sindicatos pelo esforço que têm feito e continuamos a contar com eles para nos representarem. Mas isso não quer dizer que somos obrigados a concordar com tudo o que é decidido e negociado.
Perguntaram-nos o que pensávamos e devemos louvar esse gesto. Mas isso não nos obriga a concordar.
Abril 15, 2008 at 10:49 pm
Maurício, pois está claro…
Sobretudo, não ceder às divisões.
Isso era o que eles queriam…
Abril 15, 2008 at 10:50 pm
Na minha escola e nas escolas de colegas com quem falou ganhou sempre, e por maiorias esmagadoras a posição contrária ao entendimento. Há coisas que me custam muito a compreender, como este “esmagadora vitória”.
Outra coisa que não entendo é o que se quer dizer com vitória. Quer dizer que os professores contrários ao entendimento saem derrotados? Soa-me a divisão.
A Lurdinhas é de uma inteligência suprema. O próximo ano lectivo vai ser uma desgraça para nós professores e a culpa, quer queiram quer não queiram, é nossa em primeiro lugar (porque deixamos as coisas chegarem a este ponto), dos sindicatos em segundo (porque aceitaram negociar com um ministério que durante três anos os mandou às favas) e do ministério em terceiro (a ministra só teve de aproveitar os nossos tiros nos pés. Lembrem-se que ela podia ter feito as “cedências” que fez no início da semana passada mas ao fazê-las apenas na sexta deixou toda a gente sem tempo de reacção a zero horas úteis do dia das primeiras manifestações… A mulher e a equipa dela é de uma capacidade estratégica bestial…).
Abril 15, 2008 at 10:51 pm
Big
A este TS não vale ligar, se bem que seja mesmo quase tão irritante como MLR e outros.
Abril 15, 2008 at 10:52 pm
OS SINDICATOS NÃO MANDAM EM NÓS ,PODEMOS AGIR SEM ELES !
Abril 15, 2008 at 10:54 pm
http://moodle15.cfruigracio.net/mod/glossary/view.php?id=3381
Concentremo-nos no essencial.
Abril 15, 2008 at 10:56 pm
José Oliveira
Sempre achei e continuo a achar que estes “timings”, ainda(?) são os do ME.
Bons estrategas…
Cá estaremos para lhes trocarmos as voltas.
Será que ainda vamos ser capazes de surpreender???
Abril 15, 2008 at 11:03 pm
Um presente meu para descontrairmos…
Abril 15, 2008 at 11:08 pm
Vamos acreditar!
Vamos confiar!
Vamos vencer!
Abril 15, 2008 at 11:26 pm
Votei contra.
Não faço juízos de valor sobre ninguém mas no meu caso subscrever a moção significaria má-fé.
Não concordo com a introdução do ponto 2 (avaliação concluída em 2009) nem com os pontos 4 e 5 que significam a viabilização e aplicação desta avaliação. Eu continuo a contestá-la, por isso não aprovo hoje esses pontos para dizer, em Setembro, que a luta vai continuar. Hoje estava em posse dos elementos disponiveis para saber que em Setembro vou continuar a ser contra. Em Setembro, tal como hoje, e até que o ME altere profundamente o decreto. Não negoceio pensando voltar com a palavra atrás, sem que as circunstâncias mudem, num futuro próximo.
Abril 15, 2008 at 11:33 pm
pARA LER E REFLECTIR: A HISTÓRIA REPETE-SE SÓ SÃO DIFERENTES OS ACTORES E O TEMPO
São exemplo, algumas reformas do ensino que espelham a afirmação: “a título de exemplo poderá referir-se a reforma do ensino primário que se iniciou ainda em 1911 com importantes alterações em 1919, em que foi criado o ensino pré-primário oficial e o primário geral e superior inteiramente gratuitos” (CORTESÃO, 1982, p17). Aqui se pode ver como, em determinadas alturas da vida nacional, se procurou valorizar o ensino primário e seus agentes, considerando-o como ensino primeiro, como ensino basilar, como ensino fundamental, para todo e qualquer Sistema Educativo que se queira de qualidade e com visão prospectiva. Mas o sentido contrário é também verdadeiro e reformas houve que procuraram destruir o caminho percorrido e as etapas alcançadas. Assim, seguiram-se outras leis que apostaram na diminuição da formação dos professores. No recurso a docentes não habilitados (os regentes). No sistemático desinvestimento nas escolas, nomeadamente no mundo rural. No encerramento de Escolas Normais de Formação de Professores e noutras situações, igualmente gravosas e impeditivas da criação de uma autêntica Escola Para Todos. Um mal que não é de hoje e que vem de há muito. Por isso, apostava-se no incentivo a um “espírito nacional e nacionalista” de que ser pobre, obediente e sem instrução eram atributos e qualidades para a autêntica e verdadeira felicidade. Veja-se o que, a respeito, referiu a conceituada escritora, Virgínia Castro e Almeida, num artigo publicado no Jornal “O Século” de 5 de Fevereiro de 1927 “(… Que vantagens foram buscar à escola? Nenhumas. Nada ganharam. Perderam tudo. Felizes os que esquecem e voltam à enxada. A parte mais linda, mais forte e mais saudável da alma portuguesa reside nesses 75% de analfabetos” (idem, p.67).
Nesta época, a poupança na Educação foi tão flagrante e o desinteresse, por este fundamental sector da vida nacional, foi tão malévolamente intencional, que o Ministro da Educação de então, EUSÉBIO TAMAGNINI (1934), procurando demonstrar uma actualização pedagógica identificada com as correntes mais modernas da pedagogia da Europa e do Mundo, não se coibiu de fazer uma interpretação sui generis e totalmente deturpada das ideias então em voga, dizendo que: “a população escolar pode e deve dividir-se em cinco grupos, a saber:
1º Ineducáveis, 8%;
2º Normais estúpidos, 15%;
3º Inteligência média, 60%;
4º Inteligência superior, 15%;
5º Notáveis, 2%” (ibidem, p.78), daí concluindo não ser necessário muito dinheiro para a Educação..
Abril 15, 2008 at 11:36 pm
Vejam a sondagem do SPGL em http://www.spgl.pt/ Estava agora mesmo com dois terços contra o texto do entendimento.
Abril 15, 2008 at 11:45 pm
“Esmagadora maioria”?
Mesmo que a “Plataforma” o pensasse, a meu ver, devia pegar-lhe com pinças, antes de o anunciar.
Sabe-se agora – e muitos de nós pressentiram-no logo pela manhã – que o “Dia D”, embora tenha acontecido em muitas escolas, teve uma participação pouco significativa e uma boa parte das moções foram votadas (aprovadas ou não) por um número pouco expressivo de professores em cada escola.
Estamos dispostos a aceitar as decisões democráticas mas não estamos disponíveis para ficarmos esmagados pelo peso que os números não têm.
É provável que o ME, com o seu cortejo de assessores e spin’s bem industriados e profissionalmente treinados, tenha conseguído ludibriar um conjunto de almas cândidas, amadoras demais para lerem o que estava a acontecer. Qualquer que seja a mecânica, mesmo a quântica, o cálculo, mesmo o que leva ao infinito, agora a frio, penso que conseguimos(?!) muito pouco para tanto que estava em jogo.
MLR, continua a espalhar por onde passa que tudo quanto queria, é tudo quanto vai acontecer. O pm continua a propalar que finalmente os professores vão ser avaliados. Ambos consideram que é preciso tempo para que os professores compreendam que tem que ser assim.
Se não conseguiram sequer mudar o discurso destas duas proeminentes figuras, incansáveis no apoucamento da imagem dos professores e responsáveis pela maior crise da escola pública portuguesa, vão assinar o quê?
Com as negociações proteladas para Junho|Julho de 2009, para além do tempo que falta e das arbitrariedades que vão ser cometidas, vão negociar em interrupção de actividades lectivas, em época de exames, em período de férias? Foi equívoco eleitoral, à espera de ganhos políticos, ou de tão aconchegado ego vão implodir-se, depois de nos implodirem?
Cuidado. Os tempos, marcados pela crise profunda da democracia, são susceptíveis para o aparecimento dos movimentos cívicos e os sindicatos não podem frustrar o limitado capital de confiança de que ainda dispõem.
Não sei propriamente qual será a alternativa depois de se terem metido neste embrulho mas, por certo, a percepitação para os braços de MLR, não vai ajudar. A revolta poderá ser então, esmagadora. Pense nisso.
Abril 15, 2008 at 11:48 pm
hehehehehe
algo mudou para melhor!!!!
ninguém deu corda ao TS!!!
Boa, colegas!
Abril 16, 2008 at 12:02 am
Coment. 111
“Precipitação” Ooops!
Abril 16, 2008 at 12:15 am
Bigbrother: Comentário 98:
o video do trabalhador da silva no local de trabalho está divinal
acho que esse “tal” trabalhador só vem aqui para nos irritar e talvez espiar. Acho que ele tenta irritar-nos para ver se perdemos a compostura! È TRISTE MAS ACHO QUE É ESPIAÕ DA MILÚ: TEM SEMPRE A MESMA CONVERSA, QUE VEM AQUI PORQUE TEM FILHOS: ENGOLIU A FITA E SÓ DIZ AQUILO
Abril 16, 2008 at 12:19 am
COLEGAS:
PRECISO DE ESCLARECIMENTOS:
estive na escola quase o dia todo (das 11h25 às 18h30) não houve qq movimentação, dia D, votação! Será que isso foi só para algumas escolas? não devia ser para todas?
Não entendo nada!!!!
Abril 16, 2008 at 12:34 am
É evidente que devia ser para todas. Acontece que os sindicatos não se interessaram em mobilizar os professores. Por K terá sido?
Abril 16, 2008 at 12:36 am
comentário 108 MJP
Votei contra pelas mesmas razões que apresenta.
Abril 16, 2008 at 12:43 am
laranjalima:
na escola em que estou não ficaria nada admirada que o CE impedisse tal acto ou que votasse em nome de todos os professores da escola!
Estou parva com tudo o que li, de tantas escolas e na minha foi 1 dia igual a tantos outros!!!
Abril 16, 2008 at 12:57 am
Bia
O CE não podia fazer nada contra. Podemos, ao abrigo da lei sindical, faltar 15 tempos num ano para o efeito.
O CE da minha escola esteve tb presente, mas na hora da votação já se tinha ausentado. Hoje era um dia importante, não foi por acaso que a ministra quis negociar “aquela coisa” na sexta-feira.
Abril 16, 2008 at 12:57 am
Para a Ana (post 6 e outros + à frente) – O facto de “rasgar” o cartão do Sindicato só tem a ver com a minha opinião e não com “a maioria dos colegas”. Já por isso não pertenço a nenhum partido, nem clube de futebol. E se sou (futuro ERA) sindicalizado desde 1983 é porque achava (inocentemente, estupidamente, etc) que o sindicato defendia os interesses dos professores. Mas a experiência diz-me que 1º defendem-se a si próprios, em 2º defendem acordos entre partidos, acordos esses que nós “comuns mortais” desconhecemos.
Abril 16, 2008 at 1:46 am
Concordo com a anamaria, ali atrás, quando diz:
OS SINDICATOS NÃO MANDAM EM NÓS ,PODEMOS AGIR SEM ELES!
Pois o que A Plataforma fez foi “parir um rato lá da montanha do ME”..um rato anão,insignificante,manhoso e adiado
Abril 16, 2008 at 2:01 am
Reunião com a Plataforma de Sindicatos de dia 8 tinha na agenda o seguinte ponto para aprovar:
8. Acesso à categoria de Professor Titular para os Professores em exercício de funções ou actividades de interesse público, designadamente, enquanto Deputados à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, Autarcas, Dirigentes da Administração Pública, Dirigentes de Associações Sindicais e Profissionais.
Foi aprovado?
Abril 16, 2008 at 3:17 am
“As pessoas estão mesmo, mesmo, irritadas. Penso não existir grande risco de desmobilização logo que, em Setembro/Outubro deste ano, tentem colocar o 2/2008 em funcionamento pleno, mesmo com os pequenos doces agora distribuídos.”
Penso o mesmo.
Só vejo uma solução:
Tirar de cena a avaliação pelo coordenador de departamento(Muitos não são reconhecidos pelos pares). Avalição através Ficha do PCE e pouco mais, observações de aula apenas quando o docente revele lacunas.
Abril 16, 2008 at 7:44 am
Ou alguém me prova com números (de preferência não fabricados) a história da aprovação do entendimento por maioria esmagadora, ou estamos perante um dos maiores embustes dos últimos tempos (direi mesmo o maior embuste da luta sindical neste país).
Abril 16, 2008 at 8:11 am
Li no Público isto: “Depois de aprovado, o entendimento será ratificado na próxima quinta-feira o que, segundo Mário Nogueira, afasta “o recurso à greve e a outras acções de protesto que colidam com o normal desenvolvimento das actividades lectivas até ao final do terceiro período de aulas”. Ainda assim, a plataforma sindical promete continua a contestação às políticas educativas do Governo, nomeadamente durante o próximo 1º de Maio. Por decidir está ainda se vão avançar os protestos previstos para vários pontos do país a cada segunda-feira do terceiro período lectivo.”
Portanto, senhores e senhoras, manifestações até ao final do ano, jamé…
Mário Nogueira não passa de um oportunista que se serviu do empenhamento de milhares de professores que anonimamente se mobilizaram em massa.
Abril 16, 2008 at 8:43 am
A votação foi uma vitória “esmagadora” contra quem?
Quém que “esmagaram”?
Pondo as coisas nestes termos, como é que têm agora legitimidade para falar em união?
Abril 16, 2008 at 10:35 am
Pontos nos ii
O que foi dito:
“a esmagadora maioria das escolas aprovou de forma inequívoca” a moção.
O que sucedeu:
A Moção apresentada pela Plataforma Sindical teve um apoio inequívoco, com 89,2% das escolas a aprová-la. Em percentagens de votantes, 83,4% dos professores votaram a favor
(RESULTADOS AINDA PROVISÓRIOS (15.04.2008))
Retire-se o adjectivo esmagador e o que fica? 89,2% das escolas aprovaram a moção.
Podemos não concordar, mas respeite-se a vontade da maioria que por sinal até é muito significativa. E pare-se de dar contribuições para o peditório contra a unidade dos professores e contra os seus representantes.
Abril 16, 2008 at 11:51 am
Representantes dos professores? Representantes deles próprios. O resto é ficção mal encenada.
Abril 16, 2008 at 3:22 pm
Post 122. Sim, foi aprovado.
Sim, ambas as partes perceberam que havia que controlar a rua, perigosamente à solta, imprevisível, com exames à porta. Pela 1ª vez as bases seriam “ouvidas”. Duvido destes resultados. Vitória de quem, contra quem?Em Setembro começa o Inferno, estamos apenas no Purgatório.
Na minha escola, votou-se contra, por unânimidade. Era agora ou nunca. Ganhou(?) o nunca.Dizem eles.