A caminho da Escola, enquanto ouvia a TSF, descobri que a Confap, pela voz do senhor Albino Almeida, pretende processar-me judicialmente por ter inferido, a partir das suas contas, que a organização definharia sem os subsídios estatais. Pelo caminho também afirma que também processará o blogue Ensinar na Escola.
Claro que em plena via rápida uma pessoa deve manter-se calma ao volante e não começar a rir de forma descontrolada.
É que em nenhum momento o senhor Almeida afirma que eu divulguei dados erróneos ou deturpados. Processa-me porque eu tenho uma opinião sobre esses factos.
Mais interessante: diz que o subsídio é legal, algo que nunca contestei. Pois se resulta de um protocolo feito de livre vontade pelas partes…
Diz que é para pagar as deslocações dos dirigentes da Confap e duas funcionárias. Certíssimo: efectivamente escrevi que o presidente da Confap passeia pelo país com os ditos subsídios.
Como sou distraído, não relaciono isto com pressões diversas que me chegaram nas últimas semans, nem com a retractação pública do colega do Ribeirão ou a investida mediática do ME para calar as vozes desagradáveis.
Como sou mesmo muitíssimo distraído, nem questiono com que dinheiro a Confap irá pagar aos advogados a quem afirmou ir entregar a documentação para me processar.
Provavelmente alguém poderá pensar que é exactamente com uma parcela dos subsídios em causa, legais, para apoio à actividade da Confap. Mas isso não seria ético, nem compaginável com as despesas elegíveis no plano de actividades que é apresentado todos os anos ao ME para aprovação. Ou será?
Para finalizar, dois detalhes:
-
A TSF deu voz a Albino Almeida na sua diatribe, mas não contactou os visados.
-
Se a coisa tiver méritos para chegar a julgamento, essa será uma Tribuna excelente para muitos de nós tomarmos conhecimento de tudo o que aqui foi escrito em toda a sua plenitude.
-
Na sequência disso, claro que eu me reservo o direito de considerar que Albino Almeida me está a caluniar, a intimidar e a querer silenciar. O que, no actual contexto, é muito elucidativo da sua forma de agir e interesses que o movem. Em nome da indepedência, claro.
Adenda: Logo que possa elencarei aqui tudo o que foi escrito sobre o assunto, solicitando que todos os interessados divulguem esses materiais nos seus espaços.
Março 4, 2008 at 10:59 am
Definitivamente, estão desesperados! E vão começar a atirara em todas as frentes! Sábado vamos dar-lhes a resposta que merecem!
Março 4, 2008 at 11:08 am
Em Portugal entram muitos processos em Tribunal por falta de bom senso.
Mas ultimamente também vão aparecendo alguns em que, além da falta de bom senso, há falta de vergonha.
Março 4, 2008 at 11:09 am
“Vemos, ouvimos e lemos não podemos ignorar”
Dia 8 lá estaremos!
Março 4, 2008 at 11:10 am
O sr. AA ameaça com uma certa frequência, mas NUNCA processa ninguém. Temos para nós que tem uma relação difícil com tribunais (vá-se lá saber porquê!), mas é pena, porque assim o Paulo Guinote teria toda a legitimidade para ver as contas das despesas do sr. AA ao serviço da Confap e, já agora, para onde vai a maior parte desse subsídio do ME.
Nós também gostaríamos de ver publicadas as contas da Confap, rubrica por rubrica. Isto é: representação por representação, deslocação por deslocação, almoço por almoço, jantar por jantar, quilómetro por quilómetro…
Seria muito instrutivo para todos, certamente!
Março 4, 2008 at 11:13 am
A tentativa de calar irão ampliar ainda mais a situação. Pode ser que assim, os jornais ditos de referência peguem no assunto. Nada como tentar atacar um blogue de referência e que incomoda os poderes instalados.
Há dias, alguém que sempre votou PS dizia-me:
“Parece que o PS e o Governo Sócrates tomaram conta do país e que tudo isto agora lhes pertence. O que me preocupa bastante”.
Será que esse protocolo durará muito mais tempo?
Março 4, 2008 at 11:19 am
O que se passa por estes dias na educação é tão surreal que sinto vontade de me beliscar, para ver se de facto isto está mesmo a acontecer!O desgoverno e a falta de ética do ME e dos seus associados é de bradar aos céus!Não quero acreditar que uma equipa amoral, autocrática, desprovida de vergonha e de sentido ético leve a melhor sobre uma classe que considero maioritariamente culta e com elevado sentido de responsabilidade! Eles não querem melhorar a educação, eles querem transformar a escola numa fábrica de homens adormecidos para a vida e para o sonho, qual massa uniforme que alimenta cadeias de exploradores pragmáticos que, num acto profundamente demagógico e falso, propagandeiam o bem comum.
Março 4, 2008 at 11:19 am
A ficha de Leiria sempre vai a Pedagógico
http://dn.sapo.pt/2008/03/04/sociedade/conselho_executivo_leva_ficha_polemi.html
Março 4, 2008 at 11:34 am
Esta semana, vale tudo.
Difamar, ameaçar …tudo vale para amordaçar e silenciar.
Tamanho desespero não se via há muito.
Março 4, 2008 at 11:46 am
Isabel Pereira, eu por vezes ponho-me a pensar se não haverá um plano “sinistro” para destruir Portugal, embrutecendo as mentes, destruindo o seu factor crítico, imbecializando a escola através do assédio moral aos professores, transformando-a num armazém de jovens, formatados na ignorância, resultante dos interesses dos país “albinos” e na má fé dos políticos.
Em Portugal foram-nos retirando progressivamente, o “império”, a fé, a soberania, os valores, os referenciais… Portugal desce, e desce a pique, até se transformar numa região da Europa, num país de «criados de mesa e de mulheres a dias»! A mentalidade é essa, sendo que também nos querem a nós professores transformarem-nos nesse papel.
“Estou certo ou estou errado?”
PS: E como “cereja em cima do bolo” agora vejam em que se transformou Portugal: ainda hoje ouvia na rádio que os representantes das famílias das vítimas de Entre-os-rios, desistiram de agir em tribunal, não porque perdessem a causa ou esta perdesse também a razão de ser, mas porque NÃO ACREDITAM NA JUSTIÇA, fazendo-o por protesto! Fiquei chocado, mas entendi!
Março 4, 2008 at 11:56 am
http://www.diariodetrasosmontes.com/cronicas/cronicas.php3?id=832&linkCro=1
Março 4, 2008 at 12:02 pm
Paulo,
Estão em desespero total. O Vuelta dá tiros no colega do (des)governo. O Albinio dá tiro com ricochete certeiro nele próprio.
Pergunta: Ha por acaso alguma caixa de correio electrónico, que seja digna desse nome, que não tenha a tal coisa do “dinheiro dos nossos impostos para actividades da confap”. Tudo legal. Penso eu. Espero. De acordo com as regras. E bem visível. É o nosso dinheiro. Tudo transparente.
Eu quero saber, (gosto) de saber, como é gasto o dinheiro de todos nós portugueses. Quais as opções dos que dizem governar em meu nome. Disse.
Março 4, 2008 at 12:18 pm
A informação sobre os subsídios corre por toda a blogsfera. Como é que vai processar toda a gente? Vai-se processar por se constatar que recebe subsídios do Ministério?
Março 4, 2008 at 12:18 pm
aa
Março 4, 2008 at 12:19 pm
Não deixem de ler: “A Matança dos inocentes”, link no post 10.
Março 4, 2008 at 12:26 pm
Atenção à Conferência de Imprensa, na sede da FENPROF, às 12,30. Vão ser desmentidas as atoardas no “Prós e Amens” de ontem.
Março 4, 2008 at 12:26 pm
Convém estar em cima do acontecimento. Esta semana vai ser um virote!
Março 4, 2008 at 12:33 pm
Não fiquei surpreendida.Nós também estamos cá Paulo.
Março 4, 2008 at 12:35 pm
Paulo, sei que mantens a calma mas também sei que tudo isto tem um preço. Já sabes que contas com muitos de nós e não me refiro só a professores.
Admiro o teu sentido de humor …. absolutamente fantástico!
A mim parece-me que esta sessão de imprensa vai passar despercebida nos media e que a máquina do silenciamento está a carburar a 100%.
Não nos deixemos intimidar e aguentemos com coragem porque a procissão ainda vai …
Março 4, 2008 at 12:35 pm
Pedro Falcão
às 12.30 do dia…?
É que hoje à 12.30… só futebol!!!!!!
Março 4, 2008 at 12:37 pm
Vamos então a isso. Participo das despesas e proponho-me para testemunha.
Março 4, 2008 at 12:38 pm
A ameaça é a arma dos fracos.
Em tempos foi o “Portugal Profundo”: deu na retirada do processo “difamatório”, que não era do Sr Dr Albino, mas do Sr Eng Sócrates. Será que esta gente não aprende mesmo. Deveriam tentar uma Nova Oportunidade.
Paulo: convem parar na berma antes de rir a bandeiras despregadas.
Março 4, 2008 at 12:40 pm
às 12.30 de hoje, dia 4
Março 4, 2008 at 12:45 pm
Albino Almeida – SETA PARA BAIXO
A Confederação de Pais recebe todos os anos, do estado, um subsídio que ronda os 150 mil euros. Nada de que qualquer outra associação socioprofissional, cultural ou o que seja não beneficie, dir-se-á. Ainda assim, este grau de dependência dá que pensar. Quando o líder da Confap critica ou apoia um ministro, até que ponto pensa nas ajudas que a associação recebe?
SOBE E DESCE (Público de hoja, última página)
Miuguel Gaspar?
Março 4, 2008 at 12:49 pm
Posição da Fenprof
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3174&mid=115
Março 4, 2008 at 12:50 pm
Paulo, se vieres a precisar de €€€€ para o advogado, põe o NIB num post que a gente por aqui faz as transferências necessárias.
Com todo o gosto.
Março 4, 2008 at 12:50 pm
Bingo, António Ferrão!
Março 4, 2008 at 12:51 pm
Paulo Guinote e Anti-Eduquês: A minha primeira reacção foi desejar-vos Coragem e Calma.
Mas pensei melhor: Acho que vou desejar isso ao Albino que esse sim é que vai precisar disso depois da blogosfera tratar dele…
Março 4, 2008 at 12:52 pm
Ainda há pouco Albino Almeida pretendia um debate público com Paulo Guinote. Parece que adivinhou a o desfecho e mudou a tempo de estratégia. Afinal tem pelo menos dois neurónios a funcionar, suficientes para esta sinapse. I’m surprised.
Março 4, 2008 at 12:56 pm
“As bruxas não existem, mas que as há…há…”
Não sei se é assim o ditado, mas que eles andam por aí, ai isso andam.
Desde que acabaram os “gatos” que não me ria tanto.
Março 4, 2008 at 1:01 pm
Mais um texto a ler:
percuciente.wordpress.com
Março 4, 2008 at 1:01 pm
http://percuciente.wordpress.com
Março 4, 2008 at 1:07 pm
Caro Senhor Albino,
como sei que lê atentamente este burgo cibernártico onde habitam uma mentes retorcidas de uns quantos professores, informo-o de que nunca em tempo algum li aqui nada conta si que não tenha lido em 5.000.000 de outros blogues e/ou mensagens de correio electrónico.
A nossa cruzada não é contra a CONFAP e, muito menos, contra os pais. Se para os professores serve o lema “quem não deve não teme”, para a restante sociedade também.
Como dizia o outro, “deixe-nos trabalhar!”
Março 4, 2008 at 1:09 pm
cibernético!!
umas!!
contra!!
Ai jesus, que agora vou ser trucidada.
Março 4, 2008 at 1:09 pm
Como se costuma dizer, o povo é sereno. O sr. Albino é que parece que não. A raiva aumenta, porque alguém desatou a postar no Público um post com informação em parte retirada daqui, acrescentado com mais umas verdades incómodas. Esse post já se encontra muito difundido na blogosfera e permitiu que milhares de professores finalmente conseguissem entender certas posições e golpes de rins do sr. Albino. Por coincidência (ou talvez não) os ditos posts surgiram num timing bem cronometrado, após as declarações (nem as comento) do sr. Albino no mais célebre congresso da CONFAP, que ocorreu em Gondomar.
Março 4, 2008 at 1:10 pm
Conte com a minha solidariedade! Calma! Estão em desespero.
Ramiro
Março 4, 2008 at 1:18 pm
Como diz o Peter (comentário 25) nº do NIB p’a advogados … e eles que venham
Março 4, 2008 at 1:21 pm
COLEGAS … ESTAMOS DE LUTO … NO DIA 8 DE MARÇO VAMOS SER UMA MULTIDÃO … SILENCIOSA! IMAGINEM MILHARES DE PROFESSORES A MARCHAR … SEM UMA ÚNICA PALAVRA DE ORDEM … TODOS DE PRETO … NO FUNERAL DO ENSINO PÚBLICO … (desculpem a maiúsculas, mas só me apetece gritar)
Março 4, 2008 at 1:31 pm
Concordo com o silêncio na manifestação. O impacto poderá ser tremendo.
Março 4, 2008 at 1:44 pm
Continuaremos a ter as nossas opiniões…
è preciso calma.
Eu concordo – já o disse também – com a Oriana, embora saiba que vai ser difícil.
Paulo
Quando escrever o post que anuncia em adenda, cá virei buscá-lo para divulgar no meu modesto espaço. Encontrarei um tempinho depois de chegar da Escola e depois de ver testes ( ou num intervalinho) … em casa não sei quantas horas… que ninguém vê nem conta…
Março 4, 2008 at 1:51 pm
Março 4, 2008 at 2:06 pm
Nova tentativa
Gostaria de dizer que sou contra a judicialização da politica como sou contra a judicialização do debate.
È certo que no calor da discussão prevalece o disparate e o Guinote é bem o exemplo disso, mas recorrer aos tribunais por uma espécie de vingança, para mim não faz sentido
Mas afinal caro Guinote conhece mal a Confap!
A Confap tem entre os seus membros reputados Advogados, não precisa de recorrer a Advogados exteriores à Confederação para mover qualquer processo.
” Logo que possa elencarei aqui tudo o que foi escrito sobre o assunto, solicitando que todos os interessados divulguem esses materiais nos seus espaços.” Isto é a chamada fuga para frente, de quem está receoso e quer arrastar mais gente com ele, tipo arrastão.
Março 4, 2008 at 2:07 pm
O Cartel apoia a sugestão do Peter. Venha aí um NIB, Paulo.
Da maneira que isto vai até propunha que abrisses um fundo de maneio para os bloggers… Confiamos em ti para o gerir.
Como dizias: Vem aí borrasca e da grossa!
Março 4, 2008 at 2:08 pm
NIB!
Março 4, 2008 at 2:12 pm
Metes nojo Albino Almeida
Março 4, 2008 at 2:17 pm
Tenho recebido informação dessa organização, cujo destino é sempre o lixo electrónico.
A luta não é só dos professores como pretendem fazer crer. Também é dos país dos e dos alunos.
Março 4, 2008 at 2:22 pm
NIB
e agora é que te fazia falta Linux com uma partição encriptada. Bem te podiam confiscar o computador…
Março 4, 2008 at 2:29 pm
Solidários
Março 4, 2008 at 2:34 pm
IMPORTANTE!!!!!!
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3174&mid=115
Março 4, 2008 at 2:35 pm
Sinceramente que semana esta.
- Silenciaram o Professor do MPR;
- Querem fazer passar que estamos errados usando os Media (através do relatório positivo da IGE);
- Desmentiram os processos judiciais da Fenprof;
- E agora isto…
Sugiro a leitura das palavras de Marcelo Rebelo de Sousa no “As escolhas de marcelo”.
E sugiro a todos LUTAR no dia 08…a Democracia morreu, a Lei protege os mais Fortes.
Março 4, 2008 at 2:36 pm
Paulo!
Estive a ler os seus posts sobre a CONFAP. Não há nada neles que possa ser aceite por um tribunal como injúria ou difamação. O seu estilo até é bastante cordato e equilibrado. Você limita-se a fornecer factos.
Se essa ameaça for para a frente, conte connosco e com os meus blogs. Não lhe faltará dinheiro para pagar a um bom advogado. Venha daí o NIB! Obrigado pelo seu tempo, energia e coragem.
Ramiro Marques
Março 4, 2008 at 2:43 pm
mas qual processo qual carapuça! estes métodos de silenciamento não resultam mais numa sociedade como a que agora vivemos. só eles ainda não perceberam isso
“é só fumaça! é só fumaça!”
Março 4, 2008 at 2:47 pm
Abraço
Março 4, 2008 at 2:47 pm
Ex-ministro da Saúde sobre MLR
“Debater para educar
Veterano de quatro “Prós e Contras” não consigo evitar a comparação entre os defensores da anti-reforma, na Educação e na Saúde.
António Correia de Campos
O “Prós e Contras” da semana passada, dedicado à Educação, voltou a ser um bom e útil debate. Bom pelos conteúdos e pela forma. Percebemos melhor os problemas (aulas de substituição, avaliação, hierarquia de carreira, gestão das escolas) e tivemos uma impressionante actualização da técnica do salame, praticada pela FENPROF e seus álacres acompanhantes. Em dois raros momentos de esperança, um sexagenário professor de Matemática e um arguto professor universitário vieram, o primeiro dizer-nos que nem tudo estará perdido, nem será necessário que os seus colegas se deixem assombrar pelo fantasma da avaliação e o segundo explicar por que tem a Escola que mudar, quando à sua volta tudo mudou, sem darem conta. Quanto à forma, o programa desnudou o método da agressiva e organizada presença dos líderes sindicais, e seus émulos, a surpresa, surpresa, de mais umas sentenças esvoaçantes, alegadamente contra a ministra, sua persistência, coerência e coragem. Com o correr do tempo, certamente pela nobre necessidade de alguns dos intervenientes terem de estar logo de manhã a ensinar em vários locais distantes de Lisboa, o debate esmoreceu. Os agressivos festeiros foram perdendo gás à medida que a racionalidade alternativa ia fazendo o seu caminho. E não havendo mais coelhos a retirar da cartola, tudo regressou ao ponto de partida, só que um pouco mais acima: na exacta medida do valor líquido do esclarecimento correcto.
Veterano de quatro “Prós e Contras” não consigo evitar a comparação entre os defensores da anti-reforma, na Educação e na Saúde. São várias as diferenças: os participantes na Educação foram no geral bastante mais agressivos, menos racionais, mais demagógicos, mais organizados fisicamente, mas bastante menos argutos que aqueles que habitualmente defrontávamos. Fáceis de liquefazer, mesmo no “número” das sentenças, quando a ministra desfez com uma só frase a credibilidade do simultaneamente arauto e actor. Dei por mim a tentar perceber o porquê das diferenças. Só encontro uma explicação. A oposição às reformas educativas é “sindicalismo em estado puro”, com pretensa “superioridade moral” . Mas o que parece uma força é, na verdade, uma fraqueza.
Trata-se de uma impossibilidade material: como é possível estar contra as aulas de substituição ou mascarar essa oposição inicial com a posterior reivindicação de as tolerar desde que pagas em horas extraordinárias? Como é possível ser contra a avaliação, ou apenas contra a sua complexidade, ignorando o rigor e a qualidade que devem ser colocados em cada julgamento? Como é possível ser contra a hierarquia docente, assente em critérios objectivos, com o argumento de que a selecção não foi perfeita, terá deixado alguns de fora, ou deva ainda ser corrigida? Porventura ficou fechada a porta do aperfeiçoamento das soluções? Como é possível ser contra a direcção unipessoal das escolas, com base em planos, programas e órgãos consultivos de representação comunitária, com o vetusto argumento da alegada “gestão democrática das escolas”? Em que século vivem os opositores das reformas na Educação? Terão eles pensado no dia seguinte?
Falhado que sempre será o seu objectivo de levar a ministra à demissão, cumprido o calendário das manifestações com ou sem SMS convocatório, enrolados os cartazes plastificados que viajam de norte a sul, que mais lhes restará? Não pensaram na erosão das respectivas posições negociais, no respeito pelos cidadãos que a todos nos sustentam, no triste exemplo educativo para os jovens?
Não, não foi tempo perdido. Por mim, que só de longe acompanhei estes meses de discórdia, bem como para milhares de portugueses, foi útil observar este novo conservadorismo de pequenos interesses e evanescentes micro-poderes.
Há muitos professores desmoralizados? Não sei. Mas haverá sempre muitos mais, velhos e novos, dispostos a aceitar a diversidade, a aprender para melhor levar a aprender, prontos para a aventura da mudança a favor do progresso. Há certamente muitos mais professores Arsélios do que se possa pensar.
____
António Correia de Campos, Professor universitário
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/1096084.html
Março 4, 2008 at 2:47 pm
Venha o NIB …
Vais ficar com dinheiro para contratares meia dúzia de advogados.
Março 4, 2008 at 2:52 pm
Estamos contigo, Paulo!!!! E cada vez estará mais gente! Espero bem que as associações de pais espalhadas pelo país comecem a pedir contas ao sr Albino!!!
E lê o público!… é uma delícia para os olhos! O homem já vai nu!… se lhe restar alguns resquício pensante, mete a viola no saco e desaparece!
Março 4, 2008 at 3:05 pm
Paulo e anti-eduquês: estamos convosco, não há que temer mas não se deixem enrolar. A luta não é contra a CONFAP. Não convém dar o pretexto de poderem dizer que os professores estão contra os pais. Trata-se de uma manobra de diversão para proteger o ME e denegrir os professores. O sr. Almeida está a interpor-se entre os professores e o Ministério. Como gesto de gratidão, fica-lhe bem…
Agora, o que é certo, é que a blogosfera os incomoda mais do que as manifestações de rua. Porque aqui há argumentos e denúncias que eles não conseguem rebater. Nas amnifestações de rua só há estados de alma.
Março 4, 2008 at 3:07 pm
Força, estamos contigo!
Março 4, 2008 at 3:10 pm
Tem calma, Paulo Guinote
Não passa de fumo…Se mesmo assim se o Sr.AA avançar estamos ctg.
Obrigado pela tua força e lucidez.
Março 4, 2008 at 3:14 pm
estou solidario consigo ahahaha
Março 4, 2008 at 3:14 pm
Esses badamecos da Confap e de outros movimentos associados ao MAP nem entre eles se entendem… Isso é só fumaça. O que me parece é que, como diz o ulisses (comentário 51), não devemos desperdiçar “munições”/argumentos com quem não o merece… A luta é com o ME e a sua política.
Se essa gentalha quer uma guerra, tê-la-á…
Março 4, 2008 at 3:15 pm
È certo que no calor da discussão prevalece o disparate e o Guinote é bem o exemplo disso, mas recorrer aos tribunais por uma espécie de vingança, para mim não faz sentido
Mas afinal caro Guinote conhece mal a Confap!
A Confap tem entre os seus membros reputados Advogados, não precisa de recorrer a Advogados exteriores à Confederação para mover qualquer processo.
” Logo que possa elencarei aqui tudo o que foi escrito sobre o assunto, solicitando que todos os interessados divulguem esses materiais nos seus espaços.” Isto é a chamada fuga para frente, de quem está receoso e quer arrastar mais gente com ele, tipo arrastão.
Março 4, 2008 at 3:17 pm
guinote estava à espera de quê?
Os advogados da Confap têm aqui matéria para processo crime.
Março 4, 2008 at 3:18 pm
http://antifalsospedagogos.wordpress.com/
Março 4, 2008 at 3:19 pm
Artigo a ver sob o título:
«Em vez de tentar ensinar as escolas a avaliar professores, o Ministério da Educação devia esforçar-se por aprender a avaliar as escolas.»
em http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/1096452.html
Março 4, 2008 at 3:19 pm
estou a falar de informatica
Março 4, 2008 at 3:20 pm
Parabéns pelo blog.
Parabéns pelas denúncias e argumentos e obrigada pela clareza com que escreve.
Força.
Março 4, 2008 at 3:22 pm
Associações de pais apoiam professores
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=280329&idselect=10&idCanal=10&p=200
Março 4, 2008 at 3:22 pm
Como pai e alguém ligado ao MAP, acho que as posições da CONFAP têm sido um exemplo de subserviência, esquecendo que a sua razão de existir são os ALUNOS, os nossos FILHOS. Não me parece que o seu papel, enquanto aglutinador dos pais, em busca da qualidade do ensino, esteja a ser cumprido…
se passeiam, ou não com subsídios do ME, não sei.. o certo é que quando precisei, enquanto representante de uma AP do apoio da CONFAP para um problema que opunha a n/ AP, o estabelecimento de Ensino respectivo, a uma das Direcções Regionais de Educação nem um comentário ou palavra de apoio tivemos.
Aliás, o bom serviço prestado aos pais, pela CONFAP, na divulgação do teor do Estatuto do Aluno (que continua desconhecido para muitos pais) vai saber-se, quando aqueles alunos que estiveram 15 dias doentes tiverem que fazer exames, para aferir os conteúdos leccionados!!! Pode ser que nessa altura os pais compreendam…
Quanto a tribunais… é fácil acenar com processos… “os cães ladram e a caravana passa”, mas não me parece que isso contribua para melhorar o que quer que seja na Educação!
Março 4, 2008 at 3:28 pm
Creio que o fulano ameaçou o Paulo numa rádio. Certo?
Que o ia processar judicialmente. A questão é saber se a radio fornece as provas do que ele disse ao Paulo. Se o fizer, é o Paulo que o deve pôr de imediato em tribunal por difamação,etc. Certo?
Ramiro Marques já efectuou a revisão dos escritos do blog sobre a matéria. E não há problema. Aliás é extremamente correcto e cordato.
Ok. Advogados bons? É o Paulo escolher. O blog é dele mas tb é “nosso”. É um espaço em que todos nos encontramos para dizer a verdade que dói a quem não gosta de a ouvir.
Concordam?
Vamos continuar.
O Paulo já volta.
Março 4, 2008 at 3:28 pm
Tenho a certeza de que não vai haver qualquer processo ao Paulo e ao ‘ensinar na Escola’ no entanto, caso a loucura prevaleça e se concretize, é claro que faremos uma enorme campanha e colaboraremos pessoalmente para que os colegas sejam minimamente penalizados (é que fora os custos económicos, há a maçada de tudo o que envolve essas coisas).
Para mim, o Paulo é mais do que um colega. É um amigo. Bolas AA’s deste país, têm sorte porque os ‘trengos’ vos dão tempo de antena … enquanto andarem por aí esses ‘idiotas’ os AA vão sentir-se como estrelas. Cadentes, mas estrelas na mesma. Ilusões!
Março 4, 2008 at 3:35 pm
Paulo,
Quero aqui manifestar a minha solidariedade.
Março 4, 2008 at 3:42 pm
Paulo e Anti-Eduquês,
Estamos cá todos. Para o que der e vier.
O Bininho esquece-se que os professores também são pais. Oxalá não caia da cadeira.
Março 4, 2008 at 3:54 pm
Quando não se tem razão perde-se a compostura. O sr Albino Almeida não desmente ter a Confap recebido o donheiro. Ora os professores sabem e sofrem todos os dias os cortes de orçamento nas escolas: não há papel, não há tinteiros nas impressoras etc. O sr Albino Almeida esquece que o dinheiro do ministério é de todos os portugueses e esses rêm todos os direitos de exigir contas ao ministério. A confap tem todos os direitos se for auto-financiada, mas não sendo perde. O sr Albino Almeida não tem o direito de vir dizer “é preciso que isto pare” referia-se à contestação dos professores. Isso é com os professores e não com ele. O sr Albino Almeida pode queixar-se mas não assusta. O tempo da censura vai longe (embora não pareça)Se a Confap recebe dinheiros públicos deve publicar onde os gasta e com que objectivos. O tempo é de poupança para todos. 150000 ou 130000, tanto faz, é muito e é nosso,dos cidadãos, não dele.
Março 4, 2008 at 3:55 pm
Hoje: os Professores manifestam-se contra esta ministra e a política de Ensino, em Faro (18h) e Beja.
Março 4, 2008 at 3:56 pm
A minha solidariedade – venha o NIB…!
E vou falar na reunião de coordenação do Movimento Cívico “Em Defesa da Escola Pública”, na 5ª, deste caso, para que haja apoio institucional.
Março 4, 2008 at 4:05 pm
Concordo com o Ulisses qd ele diz que a luta não é com a Confap, embora esta não esteja connosco. A luta não é sequer contra ninguém, é pelo nosso direito a SER PROFESSORES e não mangas de alpaca. Concordo com a ideia do NIB. As palavras de apoio só não chegam. Alerto para que haja calma, no entanto. Não vamos deitar o bebé junto com a água do banho.
Março 4, 2008 at 4:15 pm
“estava difícil”… “tem de aprender”… Mais dois nicks interessantes “do homem que não muda de nome”. Este Tretas já perdeu mesmo o juízo. Ainda por cima, pelo que se vê em http://listaaconfap2007.no.sapo.pt/ , a Lista vencida na Confap e que era por ele apoiada, trata-se de alguém que já não tendo filhos em idade escolar ainda quer manter-se agarrado às Associações/Federações de Pais…
Por muito que se ponha em bicos de pés… aqui já náo consegue passar disfarçado… Boleta… Nabo de S. Cosme!
Março 4, 2008 at 4:28 pm
Este tipo de ameaças só o engrandece a si, Paulo! Mas acho que é uma cortina de fumo para nos desviar do essencial. De qualquer modo, venha daí o NIB!
Março 4, 2008 at 4:35 pm
Porque estais preocupados? O sr. Almeida não vai fazer nada é só garganta. Volto ao que já há tempos atrás aqui disse, o sr. Albino Almeida não é representante dos pais deste país, na Confap há gente que não alinha com ele e muito menos com o discurso que faz de alinhamento com o ME.
FORÇA PAULO que os dedos das mãos te não doam a denunciar estes adesivos à procura de protagonismo, da forma correcta e escorreita como tens feito.
Estou contigo.
Março 4, 2008 at 4:36 pm
Manifesto também a minha solidariedade.
Caso se avance com o processo pode também contar comigo. Venha o NIB.
Keep up the good work!
Março 4, 2008 at 4:38 pm
Há escolas que, por não estarem a cumprir as decisões dos Tribunais Administrativos quanto á questão da avaliação do desmpenho (efeito suspensivo), já estão em Tribunal. Alguém tem já dados concretos?
Março 4, 2008 at 4:40 pm
Philos disse:
“Esses badamecos da Confap e de outros movimentos associados ao MAP nem entre eles se entendem… Isso é só fumaça. O que me parece é que, como diz o ulisses (comentário 51), não devemos desperdiçar “munições”/argumentos com quem não o merece… A luta é com o ME e a sua política.”
Só porque não devem desperdiçar munições? Não consegue, caro professor, ver para além desse pequeno pormenor?
Não sabe distinguir a nuvem de Juno?
Faz mal! Faz muito mal!
Não se esqueça que esta unidade temporária e conjuntural dos professores também não ilude o facto de os senhores, mesmo que pertencentes a uma mesma classe profissional, não se entenderem assim tão bem, habitualmente.
Pela parte que nos diz respeito (pai/mãe), acho o seu post ofensivo. Quase tanto como os de alguns “secretários” do sr. AA.
Março 4, 2008 at 4:46 pm
Leonora e Fidelio
As minhas desculpas pela “generalização”… Não consegui expressar o que verdadeiramente queria dizer. Obviamente que respeito muito as Associações de Pais e sei distinguir os oportunismos…
Não sou professor. Mas sou pai…
Queria referir-me “apenas” à pandilha do Sr. AA e aos infiltrados que aqui andam, como o autor dos comentários 55 e 56
Março 4, 2008 at 4:50 pm
Pois está desculpado.
Nestes momentos de tensão, mais do que em quaisquer outros, é mesmo necessário ter cuidado com as generalizações (e com as imitações, como o Casimiro…)
Março 4, 2008 at 5:03 pm
Não esquecer que a FENPROF também recebe dinheiro do Estado. Quando se começa a atirar pedras começamos a esquecer de discutir o essencial. Além disso isto não é uma guerra pais – professores como alguns pretendem. É por isto, e por declarações inflamadas que se vão lendo e ouvindo, que se corre o risco de se ir perdendo a mensagem essencial e o apoio da opinião pública. Não interessa estar a gritar no deserto.
Março 4, 2008 at 5:10 pm
Ainda hoje, em conversa na Escola, alguém dizia: “Os nossos companheiros de viagem são os alunos e os pais do país real, muitos dos quais desconhecem a existência de tais associações e confederações.”
Quantos serão?
Será que também iremos ser penalizados na avaliação por esse absentismo associativo?
Força!
Março 4, 2008 at 5:19 pm
Não, a FENPROF não recebe dinheiro do Estado, na qualidade de subsídio. Os professores destacados/requisitados na FENPROF, continuam a receber o seu vencimento, como funcionários da Admnistração Pública como acontece com todos os funcionários na mesma situação, em todos os quadrantes de actividade… o que é muito diferente de receber subsídios para desenvolvimento de actividades.
Nem as Associações Profissionais de Professores recebem subsídios (pelo menos e apesar de diversos pedidos, enquanto estive ligada a elas, não nos foi concedido qualquer subsídio, excepto uma vez para apoio de um congresso).
Março 4, 2008 at 5:42 pm
Os amigos são para as ocasiões. O trabalho dedicado que tem desenvolvido neste blogue já lhe granjeou milhares de admiradores e amigos virtuais. Caso precise, cá estaremos para custear a sua defesa nos tribunais.
Até lá, estamos descansados por saber que já tem tarimba para não se deixar intimidar por estas ameaças patéticas.
Março 4, 2008 at 5:44 pm
Paulo
a minha total solidariedade para o que for preciso. Continuação do elevado nível da sua intervenção cívica. Abraço.
Março 4, 2008 at 5:45 pm
E se, de repente, os pais resolvessem mostrar ao senhor Albino onde estão, de facto, os pais? Se se unissem…se criassem um blogue de opinião…se aparecessem na manifestação…se começassem a escrever artigos para os jornais, para os blogues, para as Instituições diversas que nos governam ou dizem fazê-lo? Se os pais, de repente, mostrassem que Confap é uma coisa e a vontade dos pais é outra? Não há por aí nenhum pai que queira dar início a um novo movimento?
Março 4, 2008 at 5:49 pm
Mantenhamos a calma. Se houver despesas, pois que seja publicado o NIB. Concordo com o doctor x.
Março 4, 2008 at 5:52 pm
Faço uma sugestão: elabore uma entrada com a totalidade ou com os excertos mais significativos sobre aquilo que escreveu sobre a CONFAP. E pergunte aos seus leitores se o que escreveu é passível de uma ameaça como aquela de que foi alvo.
Março 4, 2008 at 5:54 pm
Caros senhores
Soube do V. Blogue pela notícia da TSF.
E vim aqui apenas para vos informar de cinco questões:
1 – em fevereiro de 2007 aquando da apresentação de uma candidatura independente política e partidariamente aos órgãos sociais da CONFAP constituida por 5 Federações Regionais, elementos anónimos mas notoriamente apoiantes da candidatura do Sr. Albino Almeida lançaram um blogue – As Farpas – para caluniar e desfazer o nome dos que lhe seriam oponentes. Gravuras de todo o tipo, algumas a raiar a obscenidade, reproduções de cheques inexistentes, textos plenos de mentira, tudo valeu. O silêncio do Sr. Albino Almeida sobre esta matéria foi exemplar. Daqueles de que se costuma afirmar que quem cala consente. Levantado um processo crime contra os autores, ainda hoje desconheço qualquer resultado…
2 – As eleições 2007 da CONFAP foram exemplartes em golpadas por parte do sr. presidente da MAG, candidato da lista do sr. Albino e personagem bem conhecida pela arrogãncia agressiva contra professores, ipss, e pais e associações de pais que não sejam vox dixit ministerial. O Sr. Fernando Gomes foi exímio em sistemáticas anulações do processo eleitoral, recostruindo paulatinamente os cadernos eleitorais que passaram de cerca de 1200 associados em fevereiro, para os derradeiros 250 em setembro do mesmo ano e das mesmas eleições. Ufano reconheceu esse número para o jornal público, para explicar o inexplicável, ou seja o expurgo do incomodatório.
Esta situação deu lugar a um processo ainda a decorrer em tribunais.
Por outro lado por efeito de um Protocolo com o Ministério que é público e por via de um regulamento aprovado em conselho consultivo, uma verba insignificante dos mais de 150 mil euros que o ministério envia para a CONFAP, é redistribuído pelas Federações Regionais (entre 10 e 15 mil euros).
Albino Almeida usurpou estas verbas às federações que se lhe opuseram em processo eleitoral. Razão: aquelas federações tinham recorrido para os tribunais e obrigaram a CONFAP a gastar dinheiro com advogados. Houve queixas para o Ministério, mas nada.
3 – Agora em Assembleia Geral no passado domingo é anunciado o desfalque de 60 mil euros na CONFAP pelo tesoureiro do sr. Albino Almeida.
4 – Por fim, relembrar: a) a clásula quatro do protocolo com a CONFAP que reza que “1. a confap apresentará até 30 de Julho de cada ano um plano das actividades a executar no ano lectivo seguinte; 2. Até 31 de Março de cada ano apresentará também um relatório detalhado das actividades e contas relativos ao ano lectivo anterior.”
Assim não se entende como houve transferência de verbas nos primeiros oito meses de 2007, quando os pressupostos para elas serem legais só foram concretizados em 15 de Setembro, data em que uma assembleia restrita aprovou contas, plano e relatório. E o Ministério foi atempadamente avisado disso.
5 – E relembrar ainda a alínea a) do nº 1 da Cláusula Primeira do Acordo CONFAP/Ministério que esteve na origem daquele protocolo de financiamento e que reza: “A CONFAP compromete-se a: a) pôr em prática uma parceria escola-família, com clara demarcação de funções e sem qualquer tipo de ingerência no exercício da actividade docente”
Marçal Grilo ministro e Fernando Regateiro confap dixit
Março 4, 2008 at 5:55 pm
O albinóide vai ter de processar muita gente, a começar pelo Público que hoje o deixou (a ele e à D. Lurdes) em maus lençóis.
Março 4, 2008 at 5:58 pm
Paulo!
Não o conheço, mas admiro a coerência e verticalidade das suas palavras! Se, algum dia, o Sr. Albino fizer alguma coisa contra si, não se preocupe! Nós faremos por si aquilo que tem feito por nós: mostrar e provar de que lado está a verdade! Que a nossa luta seja a sua determinação! O ME o alvo! E a nossa força a sua força!
João
Março 4, 2008 at 6:05 pm
Ridículo. Mas afinal processa “porquê”? Onde está o insulto? Onde está a mentira? A sério, esta não percebi. Tem a minha solidariedade, Paulo.
Março 4, 2008 at 6:05 pm
Obrigada Antonio Castela.
Pela minha parte cada vez estou mais elucidada.
Paulo em frente é o caminho:)
Até dia 8.
Março 4, 2008 at 6:12 pm
Há-de ser preciso muito mais do que um Albino ressabiado para nos desconcentrar dos nossos objectivos! Mas se ele, além de ladrar, também resolver morder nós cá estaremos para lhe dar a resposta à altura.
Março 4, 2008 at 6:21 pm
Para que conste e porque muita gente não sabe, a CONFAP recebeu do Gabinete da Ministra da Educação duas tranches de 38.717,50 euros cada uma, no segundo semestre de 2006, conforme publicação no Diário da República N. 109 de 6/6/2007 (pág. 15720). Recebeu ainda mais 39.298,25 euros no primeiro semestre de 2007, conforme publicação no DR N. 201, de 18/10/2007 (Pág. 30115). Trata-se da única organização que recebe verbas directamente do Gabinete da Ministra. Com um salário destes, o que se pode esperar do sr. Albino Almeida? Mais de 150.000 euros por ano é muito dinheiro. O sr. Albino é apenas e só um assalariado do Ministério da Educação (por sinal, muito bem pago com os nossos impostos).
Fonte: PÚBLICO on-line
Vamos denunciar estas injustiças … divulga e reencaminha para que todos saibam o que se passa na educação!!!
Março 4, 2008 at 6:21 pm
Gosto muito deste espaço e é a primeira vez que participo. Só quero estar solidária contra toda esta vergonha.
Até dia 8.
Março 4, 2008 at 6:23 pm
Desculpem a ignorância mas, pelos meus lados, não existe CONFAP. O sr AA tem profissão ou exerce a tempo inteiro na CONFAP?
Março 4, 2008 at 6:35 pm
Na minha escola ninguém costuma ir a manifestações,apenas eu. Desta vez vão metade dos professores.
Dia 8 lá estaremos!
Março 4, 2008 at 6:37 pm
http://ensinarnaescola.blogspot.com/2008/03/ofensas-no.html
Março 4, 2008 at 6:38 pm
É, de facto, a tempo inteiro. Embora diga ter uma profissão. Se a tem não a exerce…
Possivelmente por isso, é que com ele, a distribuição de verbas para as federações regionais e os apoios às associações são muito pouco justos (tendo em conta os montantes recebidos do ME).
Antes dele, ninguém, parece-nos, viveu apenas dos dinheiros da Confap. Todos os anteriores presidentes tinham e exerciam uma profissão conhecida.
Março 4, 2008 at 6:38 pm
aí está … professores no seu melhor! Ao ME juntam os pais. Como eles adoram criticar /diabolizar os alunos e os pais – se estes não forem professores, claro.
Março 4, 2008 at 6:40 pm
Não fazia ideia…fico abismada!
obrigada
Afinal pai é uma profissão!
Março 4, 2008 at 6:40 pm
Conselho executivo leva ficha polémica ao pedagógico
http://dn.sapo.pt/2008/03/04/sociedade/conselho_executivo_leva_ficha_polemi.html
Educação:Governo assumirá “todas as responsabilidades” se houver queixas contra escolas que iniciaram avaliação – ministra
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/19faa9358fe72065d6ee44.html
Março 4, 2008 at 6:43 pm
Pois parece ser profissão. Não no nosso caso, é evidente, nem na maior parte de nós…
Março 4, 2008 at 6:46 pm
Ó Con(t)ra a Maré,
mas você sabe ler ou o diploma saiu-lhe numa caixa da Farinha Amparo? E essa verve é toda sua ou há algum problema que só será possível resolver no divã de algum psicanalista?
Março 4, 2008 at 6:47 pm
O Blog Ensinar na Escola escrevei sto à CONFAP, está tudo com medo?
“Senhor Albino Almeida, fiquei a saber através da comunicação social
que o
senhor se sentiu de alguma forma ofendido com o um post no blog
“Ensinar na
Escola” ao ponto de estar a considerar proceder judicialmente em
relação a
essa matéria.
Não necessita de o fazer, o meu blog como poderá reparar é apenas um
blog de
opinião e de algumas ironias, apenas e só isso. Se reparou até
respondi a um
comentário há já algum tempo de alguém que me pareceu, na altura,
ofendido e
eu até disse que estava apenas a emitir uma opinião e que respeitava
a dele.
Até respondi que não concordava com o financiamento por parte do
estado aos
sindicatos.
Por isso e como não quero nem nunca quis nem nunca tive a intenção de
ofender ninguém tal como demonstra o rodapé do blog, já apaguei dois
posts
que ofenderam duas pessoas e que me deram conta disso através de
email.
Apaguei os posts imediatamente e essas pessoas nunca me ameaçaram com
nada,
apenas me demonstraram a sua indignação e que “não apreciavam ironias
de mau
gosto” (palavras deles).
*Desta forma se o senhor Albino Almeida quiser, eu não tenho qualquer
problema em apagar o post.* Na imagem, coloquei o seu rosto, porque o
senhor
é o presidente da CONFAP, se fosse o senhor José ou o senhor Carlos
seria a
fotografia deles que colocaria como compreenderá.
*Na próxima vez, já sabe basta um contacto.* Se tem tido más
experiências
nos contactos que tem feito com os autores de outros blogs, pode
acreditar
que no meu isso não acontece.
*Fico à espera da sua resposta e espero que agora esteja tudo
esclarecido.*
Os melhores cumprimentos,”
Março 4, 2008 at 6:48 pm
Mais valia não escreverem nada para a seguir se acobardarem
Março 4, 2008 at 6:50 pm
Paulo, consigo para o que der e vier.
A estratégia do medo em marcha. É o desespero e a amarga raiva perante a nossa resistência, colegas. Em frente, todos juntos, de cabeça erguida…
Março 4, 2008 at 6:51 pm
Esse papagaio do albino não passa de um ressabiado. Fazia um belo casal com a ministra e V. loureiro a padrinho
Março 4, 2008 at 6:55 pm
Primeiro foi o Jovem Professor do Prós e Contras que receoso deu o dito por não dito.
A seguir o Blog Ensinar na Escola retira os Posts de ALbino Almeida.
Que o Paulo Guinote salve a honra do convento
Março 4, 2008 at 6:55 pm
O avô Albino (pai dos pais)também tem um sonho! Não vai haver por aí um lugar de Ministro da Educação? Bom, isso talvez seja sonhar muito alto, mas… Secretário geral de qualquer coisa? Ou… sei lá, talvez adjunto já sirva… ó pá…qualquer coisa…
Dia 8 lá estaremos.
Março 4, 2008 at 6:59 pm
HOJE EM BEJA ÀS 21 HORAS….mais do que nunca, sinto vontade de mostrar a minha indignação
Março 4, 2008 at 7:02 pm
Já divulguei. Foi o meu post de ontem. Estou, evidentemente, solidária com quem mantém a coluna vertebral no seu sítio. É o seu caso.
Não nos silenciarão.
Março 4, 2008 at 7:02 pm
Porque o mundo não se reduz a docentes e a pais nem tão pouco fica confinado a relíquias ou porque a escola é um palco de enganos
“Ce qui est en jeu dans la modernité économique, c’est tout simplement le remplacement du pilotage thymotique des affects (qui n’a que l’apparence de l’archaïsme), en même temps que ses aspects incompatibles avec le marché (qui n’ont que l’apparence de l’irrationnel), par la psychopolitique, plus conforme à l’époque, de l’imitation du désir et de la culpabilité calculatrice. Cette métamorphose ne peut être obtenue sans une profonde dépolitisation des populations – et, liée à celle-ci : sans la perte progressive du langage au profit de l’image et du chiffre . Les partis de la gauche classique, notamment, dans la mesure où ils sont en soi des banques de colère et de dissidence, ne peuvent, dans ce nouveau climat, se faire remarquer que comme des reliques dysfonctionnelles. Ils sont condamnés à lutter, avec des discours laids, contre les images de belles personnes et des tableaux de chiffres durs – entreprise vouée à l’échec. En revanche, comme des poissons dans l’eau, les social démocraties du type New Labour évoluent dans l’élément de l’érotisme capitaliste – elles ont abdiqué leur rôle de partis de la fierté et de la colère, et pris le virage menant vers la primauté des appétits.” . Situation d’autant plus complexe que, pour l’auteur, les victoires de la social démocratie ont été acquises grâce à l’effet de repoussoir des dictatures communistes de l’Est (au grand dam de ces dernières qui avaient plus de haine envers les réformistes qu’envers le capital lui-même), et que, depuis 1979 (Thatcher, Afghanistan, Iran…), le capital a entrepris un vaste audit sur le coût de la paix sociale et a conclu à la possibilité de la maintenir à moindre prix”.
http://www.nonfiction.fr/article-711-la_colere_comme_moteur_de_laction_politique.htm
Março 4, 2008 at 7:05 pm
A maior demonstração de que o governo está em desespero, é a convocatória de uma manifestação do PS em apio ao governo.
O governo está a mobilizar pessoas conhecidas do meio político, económico e mediático para hostilizar os professores.
Infelizmente a CONFAP, à revelia de muitas associações de Pais, está a caucionar as políticas do governo. Mas isto só enfraquece ainda mais o governo pois fica cada vez mais refém da Confap.
É o desnorte no PS e o caminho para o abismo! Quando um governo reage na defensiva, fá-lo porque se encontra desesperado. Alguns comentadores da nossa praça, começando a ler alguns dos documentos das reformas, verificaram que engoliram um engodo; o engodo da propaganda do governo.
Por isso Paulo e colegas, coragem!
Março 4, 2008 at 7:09 pm
Uma Adivinha – Qual a filiação partidária do Sr. A Almeida ?
Eu sei a resposta, mais alguém ?
Março 4, 2008 at 7:12 pm
Posso adivinhar?lol
Março 4, 2008 at 7:15 pm
MLR não pretende recuar nem uma VÍRGULA…. parece que se diz, para os lados daa 5 de Out que, como sempre “eles (os profs-entenda-se) vão acabar por comer e calar…. foi assim com as aulas de substituição, resmungaram, calaram e estão a dá-las, foi assim com a aposentação, resmungaram, e esqueceram, foi assim com o Novo Estatuto resmungaram e calaram e vai ser assim agora…resmungam mas vão cansar-se de estar na rua e seguir à risca tudo o que está legislado”
SERÁ QUE ELES TÊM RAZÂO COLEGAS??? Não vamos dar-lhes essa oportunidade
Março 4, 2008 at 7:16 pm
Já se estava a ver. E ao Albino devem sobrar uns dinheiritos, mesmo depois das despesas do gasóleo e de pagar às secretárias
)
Por isso, quando chegar a vez da “justiça”, só temos que nos solidarizar com o colega visado e subvencionar a defesa…
Março 4, 2008 at 7:22 pm
Paulo é só dizeres o teu NIB e estou contigo
Março 4, 2008 at 7:32 pm
Este blog está quase a atingir UM MILHÃO de visitas…é obra!!!! vai consegui-lo antes de dia 8…PARABÉNS PAULO!!!!!
Uma amiga virtual mas que acredita em si…
Março 4, 2008 at 7:35 pm
Ontem o sr. AA esteve na Lousã. Deduzo que não tenha ido a expensas suas.
Entretanto, a AP da minha escola e de muitas outras, se quer ter um pouco mais de dinheiro para além das quotas dos sócios, tem de fazer rifas e cabazes de Natal e de Páscoa.
Quantas AP é que a Confap representa? E isso significa um universo de quantos pais?
Mas como têm aqui escrito, a nossa luta é pela melhoria da qualidade do ensino e pela melhoria das nossas condições de trabalho e dos alunos… e para isso precisamos dos pais dos nossos discentes, no nosso dia-a-dia, quer no apoio que dão (têm de dar) aos seus filhos… quer no contacto directo connosco, em que cada um deles diz o que pensa ou pergunta o que quiser saber sobre o funcionamento da escola. É aí que temos também de fazer pedagogia…
Força, Paulo!
Março 4, 2008 at 7:38 pm
O Ex Presidente da CONFAP pede a demissão de MLR e está com os Profs…ora leiam:
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/03/depoismento-de-vtor-sarmento-ex.html
Março 4, 2008 at 7:43 pm
Paulo:
Não o conheço pessoalmente, mas se precisar de algum apoio, para além da solidariedade, é só colocar o NIB.
Maria
Março 4, 2008 at 7:44 pm
Dá para entender que ficaram aborrecidos por se saber que recebem dinheiro do “mistério” da educação, vá-se lá saber se era para ser um mistério. Bom, já se sabe que o recebem – como pai gostaria de obter como o gastam.
Março 4, 2008 at 7:50 pm
Paulo!
Não há que esmorecer. Mesmo num país que começa a ter uma relação cada vez mais difícil com a justiça, não vale tudo; nem tudo vale. Estaremos por aqui para o que der e vier.
Março 4, 2008 at 7:54 pm
Ao menos tu, Paulo, se precisares de verba, a coisa vai ficar-se pelos donativos (não há necessidade de apelar “superiormente”)… já outros…
Deixa-nos o NIB, o BIN, o INB, o BNI… em qualquer posição… vantagens de quem não precisa de “catequisar” ninguém para ter o apoio de todos… Haverá poucos que se possam gabar de tal. Posturas!
Assim se lêem as confianças e em quem as depositamos
Março 4, 2008 at 7:58 pm
NNNNNNNNNNNNIBBBBBBBBBBBB
ESTOU CONTIGO
Março 4, 2008 at 7:58 pm
Obrigado, professores!
http://blogdotuga.blogspot.com/2008/03/obrigado-professores.html
Há quem nos reconheça valor!
Há quem nos agradeça por termos ajudado a construir um futuro!
Há quem saiba que merecemos mais do que estes detractores tentaram fazer crer à opinião pública.
Obrigada, Tuga!
Março 4, 2008 at 7:59 pm
Olá Paulo,
124 respostas depois, tb afirmo o meu apoio. O teu blogue faz parte do meu dia-a-dia desde há umas semanas para cá, é aqui (também) que venho informar-me, esclarecer-me e sentir-me menos só nesta batalha que atravessamos.
Estamos contigo.
Março 4, 2008 at 8:01 pm
António Castela!… o que conta é verdadeiramente revelador (89)! Merecia espaço próprio, Paulo. Acaba por ficar perdido nesta amálgama de comentários!
Março 4, 2008 at 8:10 pm
António Castela não tem moral para falar, depois das várias acções em tribunal que perdeu, vem agora armado em sério, quando para ser à força Presidente uma AP da Escola Pública teve que arranjar um estratagema ilegal tornando verbalmente Encarregado de Educação da sua enteada.
Na base das ilegalidades, se este senhor neste momento fosse Presidente da Confap, ninguém falaria na Confederação nem do seu subsidio
Tenha vergonha António Castela, é o mínimo que se pede!
Março 4, 2008 at 8:12 pm
Paulo,
quando tu entenderes, NIB em cima da mesa!
Conta também com a minha contribuição.
E, por favor, tem coragem.
Março 4, 2008 at 8:14 pm
Quanto ao Vitor Sarmento, o que acho estranho foi ele ter sancionado por omissão o assalto antidemocrático que António Castela e Maria José Viseu quiseram fazer à Confap
Março 4, 2008 at 8:19 pm
Via Blasfémias o post apagado
http://66.102.9.104/search?q=cache:ttpR0MPJ9HIJ:ensinarnaescola.blogspot.com/2008/03/relaes-entre-confap-e-ministrio.html+site:ensinarnaescola.blogspot.com+confap&hl=en&ct=clnk&cd=1&client=firefox-a
Março 4, 2008 at 8:23 pm
Bem, só mesmo para marcar presença.
Rosalina Simão Nunes
Março 4, 2008 at 8:59 pm
Na 2ª guerra mundial nos campos de concentração nazis existiam aqueles que, sendo judeus, auxiliavam os alemães a enviar os seus conterrâneos para as camARAS DE GÁS; CHAMAVAM-LHE OS KAPOS.
ESTES SENHORES DA CONFAP NÃO SÃO MELHORES QUE ELES.
Março 4, 2008 at 9:06 pm
Muito me apetecia dizer sobre esta figura de adorno ao serviço da Tríade do Ministério de Educação, que encobre na sua desértica acção as suas aspirações e desejos inconfessáveis mais obscuros na carapaça da Confap. Serve-se da Associação para ampliar o deserto da Educação em Portugal dos fortes sobre os menos capazes. Tudo que lhe sai pela boca nada tem a ver com informação, transparência e ajuda aos seus associados. Resumindo, é uma prática do Albino pouco visível no uso dos dinheiros públicos em favor dos seus associados, quase me levando a concluir, que ele, apenas se preocupa em levar avante formas de Associação encapuçada para renascer a paisagem de Santa Comba Dão de má memória.
Março 4, 2008 at 9:07 pm
O Castela arranjou um pretexto para fazer tatuagens no umbigo! Apesar do Guinote ser muito neoliberal para o gosto dele
Março 4, 2008 at 9:24 pm
Totalmente do lado do Paulo não há dia que não passe por cá. Cheguei há pouco da escola; tivemos lá um encontro com a minha professora de Português do 9º ano (em 1976!), mãe do Médico Sem Fronteiras, assassinado na Somália há pouco mais de dez anos e meu colega de liceu – o Dr. Ricardo Marques. Senti-me feliz durante o dia. Sabe do que se passa nas escolas, porque, apesar de reformada, passa a vida a “dar aulas” aos alunos dos seus ex-alunos. Com ela aprendi muito! Com o Paulo, actualmente, tenho aprendido imenso…
Na minha escola ainda não se iniciou a avaliação e não há, até ver nenhum processo disciplinar. Sei de uma escola do Marão (julgo que a EB2/3) que já tem aulas assistidas e os professores não são avisados do momento em que vão ocorrer. Enfim!…
Mas venha lá o NIB, quando for necessário.
E hei-de divulgar o máximo possível estes disparates.
Já fiz parte de uma associação de pais durante 6 anos – era a secretária – e nunca recebemos nenhum subsídio da Confap.
Um abraço solidário ao Paulo.
Março 4, 2008 at 9:30 pm
Amigo.
Estou consigo. Não se deixe intimidar.
Manter-me-ei atento e pelo que me for possível, jamais permitirei que se possam presionar cidadãos livres de emitir a sua opinião.
Força
Abraço
Março 4, 2008 at 9:30 pm
A Vergonha do sr Vergonha de Ter Nome Próprio
Interessante este comentário do Sr.Vergonha de ter nome próprio. Não conhecesse eu a génese de outros blogues pró-governamentais e desconheceria o autor.
Interessante e quanto a mim revelador da mentalidade socialmente retrógada de alguns seguidores do Sr. Albino Almeida.
O pobre coitado no seu blogue chega a exigir ao conselho executivo da Secundária onde a minha filha é aluna e o meu marido António Castela Presidente eleito da AP que, enquanto padrasto, o expulse da Associação de Pais. Mostra assim o respeito que tem pela independência partidária, administrativa e governativa do movimento associativo de pais.
Não é nova a questão. Já há oito anos atrás,um director regional e um ministro se debruçaram sobre a condição simultânea de padrasto e encarregado de educação. Artigos em jornais,audições pelos grupos parlamentares e pela própria comissão parlamentar das liberdades, direitos e garantias, posições públicas do gabinete do Ministro. Enfim uma diarreia mental antisocietária que culminou num pedido de desculpas ministerial e no óbvio reiteramento de que um encarregado de educação padrasto, não termina a sua função educadora à porta da escola. Mesmo que da CONFAP alguns dinossauros sociais assim o pretendam por razões e interesses políticos-partidários.
Sr. Vergonha
Irritaram-no então as menções ao processo crime contra calúnias? Não sabe como calar vozes incómodas?
Ponha-se no seu lugar. Cá em casa respeitam-se as famílias de qualquer tipo. O senhor, pela forma como se expressa, parece até desconhecer o que uma família é.
Sr.Vegonha de dar o nome
Ficou assim provado, pelas suas próprias palavras, que a sua meteórica e inanarrável passagem pelo movimento associativo parental não foi por causa das crianças, mas sim pela sua filiação partidária que tantas vezes arvorou em reuniões associativas.
Vá brincar para o seu bloguinho e deixe-me a família em paz.
Março 4, 2008 at 9:37 pm
Desconheco este nível de quesílias… mas confesso que gosto de ver uma Mulher a arregaçar as saias e defender aquilo e que acredita!
Quanto ao Sr. Vergonha…. tb estranhei o nick… em todo o caso, para o caso (e a redundância é intencional)… o inimigo de meu inimigo meu amigo é!
Zangadas as comadres?!?!… olha que chatice!… é que foi por demais evidente que acorreu para apoiar a bela em apuros! :d Delicioso!…
Março 4, 2008 at 9:40 pm
E receba toda a nossa solidariedade:)
Março 4, 2008 at 9:42 pm
Paulo, os professores estão contigo e venha lá o NIB.
Março 4, 2008 at 9:51 pm
Caro Paulo,
Estamos de alma e coração consigo. Disponha para o que necessitar.
um abraço de apoio.
Março 4, 2008 at 9:53 pm
Olá Paulo.
Pela primeira vez na minha vida estou a escrever um comentário online. É só para dizer que o admiro muito, que continue a escrever, pois escreve muito bem…é um prazer ler os seus textos.
Um grande abraço.
P.S.: Não se preocupe com os PIDESCOS
Março 4, 2008 at 9:53 pm
Correcções (ai a pressa!): desconheço + quezílias + em
Março 4, 2008 at 9:55 pm
Helena Maria e Fátima Inácio Gomes
Valentes
Março 4, 2008 at 10:01 pm
Pela escrita esta Helena Maria tem dias…
lolololo
Março 4, 2008 at 10:27 pm
O ti Albino na RTP2 não conseguiu disfarçar o incómodo que lhe causou o famoso post a correr pela blogosfera, bem como o sobe e desce do Público. Acho que foi um belo tiro no porta-aviões. Força, Paulo.
Março 4, 2008 at 11:03 pm
Ajudas de custo para deslocações?!
E então os professores de apoio educativo que colocam os seus carros ao serviço do estado?!
Não há ajudas para o combustível, contas da oficina e nem sequer podem colocar as despesas no IRS!!!
Nota: O professor de apoio educativo circula por diversas escolas do agrupamento em apoio e também como “bombeiro de serviço” fazendo substituições.
Março 4, 2008 at 11:04 pm
Venha o NIBBB!!!!
Estamos consigo!
Continue sempre!
Março 4, 2008 at 11:05 pm
Acho que o AA acabou por marcar um autogolo.
Paulo, venho juntar a minha voz às dos colegas e pais que aqui já deixaram palavras de apoio.
Força! Este teu blog é nosso.
Deixem os cães ladrar..
Março 4, 2008 at 11:05 pm
Força, meu caro Paulo:
Esse sabujo do Albino foi justamente desmarcarado. E, além do mais, é burro, porque confirmou que recebe subsídios do ME. E ainda teve a lata de comparar a Confap com o Instituto de Apoio à Criança. O homem não se enxerga mesmo.
O processo com que ele ameaça é apenas uma manobra de intimidação de um sabujo despeitado. Se o ridículo matasse, esse espécime já estaria morto e bem morto.
Março 4, 2008 at 11:31 pm
“A TSF deu voz a Albino Almeida na sua diatribe, mas não contactou os visados.”
Querem ver que A ministra controla a TSF?
Março 4, 2008 at 11:35 pm
Há mais dez anos que esta associação recebe dinheiro do M E. Porquê só agora se ter levantado a lebre? Quando esta associação noutras ocasiões esteve do lado dos prfs ninguém disse nada…? Sejamos coerentes…
Março 4, 2008 at 11:37 pm
Já agora quem vai pagar os fretes dos autocarros no dia 8…?
Março 4, 2008 at 11:37 pm
Já agora quem vai pagar o aluguer dos autocarros no dia 8…?
Março 4, 2008 at 11:54 pm
Medo? De quê? A liberdade e a ética democrática não se podem calar.
Março 5, 2008 at 12:10 am
Quem paga o aluguer dos autocarros no dia 8 é o dinheiro das quotas dos sócios…
Março 5, 2008 at 12:37 am
Muito me apetecia dizer sobre esta figura de adorno da Tríade do Ministério de Educação, que encobre na sua desértica acção as suas aspirações e desejos inconfessáveis mais obscuros na carapaça da Confap. Serve-se da Associação para ampliar o deserto da Educação em Portugal dos fortes sobre os menos capazes. Tudo que lhe sai pela boca nada tem a ver com informação, transparência e ajuda aos seus associados. Resumindo, é uma prática do Albino pouco visível no uso dos dinheiros públicos em favor dos seus associados, quase me levando a concluir, que ele, apenas se preocupa em levar avante formas de Associação encapuçada para renascer a paisagem de Santa Comba Dão de má memória.
Março 5, 2008 at 12:51 am
O Sr. Castela, o do comentário 87, é mentiroso! Mente por opção, por omissão e por obsessão… é por isto mentiroso obsessivo. Sou então uma “personagem bem conhecida pela arrogância agressiva contra professores, ipss, e pais e associações de pais que não sejam vox dixit ministerial”???? Simplesmente ridículo esta afirmação de um furibundo e psicologicamente descontrolado personagem que desrespeita tudo e todos que ameaça disciplinar descontroladamente funcionárias da CONFAP quando já pensava ser presidente da Confederação por motivos absolutamente ridiculos… triste personagem esta…
Quanto às minhas decisões elas estão nas decisões jurídicas já tomadas, muito claras em: http://www.confap.pt/paginaap.php?pagina=76
Fernando Gomes
Março 5, 2008 at 12:55 am
1.ª Decisão:
http://confap.pt/docs/1_DECISAO_JUIZ_AGERAL_INICIAL.pdf
2.ª Decisão:
http://confap.pt/docs/2_DECISAO_JUIZ_AGERAL.pdf
3.ª Decisão:
http://confap.pt/docs/3_DECISAO_JUIZ_CA.pdf
4.ª Decisão:
http://www.confap.pt/docs/Decisao_Processo_Ordinario_CA.pdf
Elucidativo,não é? Bela lição de democracia me permitiu, Senhor Castela…
Março 5, 2008 at 12:59 am
O mais ridiculo é que tudo isto parte de uma “denuncia” acerca da utilização de verbas por amadores da CONFAP (estes têm outras profissões – até o Albino…)
O profissionais dos sindicatos de professores estão incólumes… fica-lhes bem!
Março 5, 2008 at 1:12 am
A maior quadrilha de malfeitores e gangsters de todos os tempos! Qual Al Capone, qual Butch Cassidy ? Quais gangs de bairro? , Eles estão é aqui,neste pobre país, nos ministérios e sociedades QUASE anónimas de responsabilidades pelos vistos ilimitadas! Então e os professores que se encontram deslocados , a centenas dezenas ou de km das suas residências , que é dos subsídios de deslocação? que é dos subsídios para uma segunda casa ou mísero quarto? Que é dos almoços e jan taradas pagas? Por quem ? por NÓS! Aquele homem ( já não consigo dizer sr.)chamado albino, albano ou , se calhar “albónus” apenas destila ódio aos professores, fica tão cego de raiva qnd fala , que , INFELIZMENTEnão tem uma apoplexia. ( oh, lapsus linguae, queria dizer que tenha cuidado para não ter a tal apoplexia, coitado do …ser humano?!? ). Ele e aqueles que, em nome de interesses mal explicados, escusos, tortuosos, em nome de histórias muiiiito mal contadas, lá vão conseguindo enganar uns quantos. Cada vez menos! E , nós, as vítimas , SOMOS CADA VEZ MAIS!!!! Obriguem-no a mostrar a contabilidade da CONFAP! Não há ASAI pá isto? ! Escarrapachem tudo nos “media” como fazem para outros casos_ a corrupção não é só no futebol !investiguem, srs. jornalistas! É o v. dever
NIB para o que der e vier! força! Não estará sozinho!!! JAMÉ!!!
Março 5, 2008 at 1:26 am
OLha as comadres!!!
mas contem, contem mais… reconheço a minha profunda ingenuidade, pensava, como mãe, que até havia um conjunto de vontades… será que agora me vou sentir enxovalhada por ser… mãe? hum… será um caso de corporativismo de errr pais?!?!
Março 5, 2008 at 1:54 am
É grave….
É grave que pessoas com tão elevada escolaridade não tenham noção do que é uma associação (qualquer que seja a sua natureza), é grave que não conheçam as competencias dos seus orgãos, e mais grave que digam que alguem que pertencente aos orgãos sociais de alguma associação tenha vencimento.
É ainda mais grave que se esteja a colocar pais contra pais, pais contra professores e vice versa. Ignorância é pensarem ser este o caminho.
Março 5, 2008 at 2:10 am
This post is hotting, and both of this post and this blog are high ranked in the top report of wp. But today we have generated
a more pro top blogs daily report . Now I’ve just posted the newest report , see and reply me some comments. Thanks.
Março 5, 2008 at 2:27 am
Prestarei, como todos os outros, o apoio necessário! Parabéns pelo blog!!!!
Março 5, 2008 at 9:23 am
Obrigado sr albino.
Ajudou a unir os professores. Eles têm sido muito calmos mas, tanto se bate no burro, que um dia atira a carga ao ar.
Março 5, 2008 at 10:38 am
O Sr. Fernando Gomes, ex-Presidente da MAG da CONFAP de Albino Almeida resolveu reaparecer.
Como sempre com a sua peculiar forma de agressividade. Mas, sobretudo com a sua proverbial demagogia.
Remete para documentos extensos e de linguagem jurídica, misturando as acções de providência cautelar a que aqui me referi contra a sua decisão de anulação de assembleias gerais lançadas pela lista Melhos Escola, Maior Futuro, com outras de outro tipo levantadas por associados da CONFAP. Enfim! Estilos.
Mas, o importante é referir que:
nas acções de providência cautelar sobre a sua atitude, o Tribunal considerou ilegal a decisão do Sr. Fernando e INEFICAZ. Ou seja, o Tribunal apesar de considerar a decisão ilegal, decidiu, quanto a nós mal, pela não existência prática da decisão do sr. Fernando Gomes, o que permitiu ao mesmo fazer o quis, torpeando a democracia associativa.
Pena o Sr. Fernando Gomes não referir que o Processo principal sobre a ilegalidade da sua decisão, ainda não tem decisão do Tribunal.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não explicar como expulsou dos cadernos eleitorais entre Fevereiro e Setembro do mesmo ano e para as mesmas eleições cerca 850 associações de Pais.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não explicar como foi possível o desfalque de 60 mil euros durante o seu e de Albino Almeida mandato e que até levou ao corte de telefones na CONFAP.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não exigir, tal como eu o fiz logo em Janeiro de 2007 uma auditoria às contas dos últimos anos da CONFAP.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não explicar porque escondeu haver transferências financeiras directamente do Gabinete da Srª Ministra antes ainda da Assembleia Geral que deveria aprovar os documentos necessários e EFCAZES para as fazer.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não explicar porque durante o ano de 2007 alguns dirigentes da CONFAP tiveram que abrir uma conta bancária confidencial.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não se demarcar dos tais blogues ofensivos a que me referi. Mas como o outro, quem cala consente.
Pena é o Sr. Fernando Gomes não dizer uma única palavra em defesa da Escola Pública. Ou contra a concentração de poderes num director.
Depois do espectáculo de ontem na RTP2 e dos últimos dias na restante comunicação social, ficou completamente claro porque o Sr. Fernando Gomes teve que “ajeitar” as eleições na CONFAP ao perfil de Albino Almeida.
Fernando Gomes e Albino Almeida irão ficar conhecidos por terem destruído a CONFAP com a sua governamentalização e partidariazação.
E como o Sr. Fernando Gomes já nem faz parte do movimento associativo parental, dou por finda esta polémica aqui neste blogue que tem outros objectivos.
Março 5, 2008 at 10:55 am
Sou pai, dirigente associativo,AAA(anti-albino-almeida).
Estou solidário com a luta dos professores, pelo respeito que merecem, pela dignificação da classe,pela escola pública, gratuita, de qualidade e democrática.
Este Sr. (que realmente recebeu dinheiro do me, directamente do gabinete da ministra e sem a Confap ter aprovado contas)etá claramente ao serviço da Srª ministra numa cruzada que tem como objectivo final a privatiza ção da escola e consequentes “negócios parentais”.
Ele ameaça, ameaça mas não passa disso.
Já agora saibam que é presidente eleito por 55 votos depois de ter limpo cadernos eleitorais administrativamente, afastando tudo e todos os que o incomodavam.
Assim se faz Portugal…
Março 5, 2008 at 11:10 am
Na qualidade de Presidente de Apeagesatão, estive em Gondomar no passado dia 1 de Março. No decorrer dos trabalhos, foi apenas afirmado e registado que as Associações de Pais estão do lado dos Professores e confiam neles, como grande parte dos Portugueses. O “atestado” de confiança apresentadao à Ministra foi subscrito, apenas pelo Presidente da Confap, seus subordinados e se calhar 77 Associações, já que a Apeagesatão, não subscreve grande parte das atitudes e propostas da Ministra. A Apeagesatão é uma associação recente, começa só agora a perceber a organização da Confap e depara-se com muitas dúvidas, nomeadamente relações entre as Associações, Federações Regionais, e Confederação Nacional.
Estamos atentos e vamos tentar contribuir para o sucesso da Educação em Portugal.
Rui Martins
Presidente da Apeagesatão
Março 5, 2008 at 11:24 am
Esses senhores deviam, como dizia a minha avó, ter tento na língua. Falam dos professores sem respeito nenhum e não gostam de ouvir algumas verdades. O dinheiro que o ME lhes dá serve para denegrirem a imagem da escola pública. Que rico serviço prestam ao país! Eu, por mim acho que são dispensáveis!
Março 5, 2008 at 11:27 am
Paulo,
Já sabe que pode contar comigo.
Abraço
Março 5, 2008 at 11:52 am
Acho muito bem que se tornem públicas as contas da CONFAP. Afinal os dinheiros de financiamento são oriundos dos impostos pagos pelos ontribuintes.O Ensino está no fundo do poço, aliás no debate desta Terça-feira, constatei que todos se conhecem, são amigos uns dos outros e não tecem comentários por cortesia, esta atitude patenteia a cumplicidade existente a todos os níveis. O assunto da Educação é tão sério que estamos a falar da preparação das gerações vindouras.
Parabéns pelo seu Blog.
Março 5, 2008 at 1:01 pm
Olá a todos,
Para discutir este e muitos outros assuntos relacionados com a educação visitem a Sala dos Professores em http://www.saladosprofessores.com!
Já somos mais de 11.000 membros registados. Juntem-se a nós já hoje! Vamo-nos fazer ouvir! Quantos mais formos melhor!!
Março 5, 2008 at 1:48 pm
Não sou professor, mas daqui da Bélgica digo-vos “Afinfem-lhes!”
Março 5, 2008 at 2:51 pm
E eu que pensava que era o FARPAS.
Afinal enganei-me
http://asfarpas.blogs.iol.pt/480/
Março 5, 2008 at 3:39 pm
Não sou professora, sou mãe de uma aluna do 11º. ano e dia 8 vou à marcha apoiar os professores.
Relativamente à Confap, não me sinto representada, antes pelo contrário e mais, acho que o Sr. AA é que devia ser processado pelo que está a fazer, em última análise, contra os nossos filhos.
Força, estes concluíos têm de acabar …
Março 5, 2008 at 4:13 pm
AA está de acordo com a ministra, mas esquece-se de que os pais não podiam entrar na escola nos tempos dos Ominipresentes Directores, do quero posso e mando de má memória, que esta ministra e este governo querem voltar a por.
Estou com os professores, solidário e estarei na marcha ao lado deles em defesa da escola pública e de qualidade.
Continuem a luta porque estão no caminho certo,os pais ao contrário do que é opinião publicada estão ao vosso lado.
Março 5, 2008 at 5:03 pm
Ao Paulo
OBRIGADA.
Solidariedade.
Todo o apoio que for preciso.
Março 5, 2008 at 5:24 pm
Uma Imagem vale mil palavras…
A foto do “comandante” CONFAP eleito democraticamente com 55 votos(a ser verdade, um dado representativo e elucidativo) editada na edição on-line do Expresso é soberba!
Já vi “pavões” a cortejar mais discretos…
Vejam e vão perceber como o Sr. Albino tem tão bom look para a função: (Ele é lindo!O cenário idílico!)Está tudo dito!
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/257967
Março 5, 2008 at 8:12 pm
Ó Sr Almeida, tenha vergonha!
Março 5, 2008 at 8:26 pm
Só 55 votos?
Representa 55 pessoas?
Credo isto é pior do que eu pensava. Tanta lábia por isto?
Março 5, 2008 at 9:37 pm
A obsessão do Senhor Castela continua mentirosa. Não é por contar uma (se fosse só uma…) mentira muitas vezes que ela se torna verdade! Talvez nessa cabecita, mas não mais do que isso.
O senhor Castela (que faz parte do que alguns pretendem chamar movimento… é! um movimento de 2/3, pode efectivamente ser considerado um movimento…) faz perguntas atrás de perguntas sem qualquer substância, todas elas respondíveis pelos documentos jurídicos que apresentei atrás (está em desacordo com as decisões? é…) ou por simples consulta dos estatutos. Como ele não é muito bom em consultas, ou teria já feito algumas… continua a papaguear apenas a sua imaginação!
Quanto ao continuar, eu continuo, Senhor Castela! Como pai (do meu filho) até ao final do ano, como encarregado de educação posso continuar até à morte, não é verdade Senhor Castela?
Março 5, 2008 at 10:58 pm
Ó Castela onde estava esta solidariedade toda o ano passado??? Tambem tinhas um NIB para pagar os processos que metes-te á CONFAP ??? Lembras-te? Aqueles que perdeste!? Deves ter pago pouco deves…
Pois…nessa altura não me lembro de teres tido ninguem a pedir-te o NIB. Porque será???
Março 6, 2008 at 2:19 am
Realmente, aí está uma “bela” fotografia(Comentário 182), parece daquelas que se utilizam em campanha eleitoral, tão perfeito e no entanto tão artificial.
Pela primeira vez escrevo um comentário num blog e pela primeira vez sinto necessidade de expressar na rua a minha indignação.
Obrigado Paulo.
Março 6, 2008 at 2:21 am
Irresistível pelo piadético
Pela última vez então.
Sr.Feranndo Gomes ex-presidente da MAG da CONFAP
Sobre as decisões e as conclusões das providências cautelares sobre as suas ilegais decisões, é só lê-las nas decisões dos Tribunais.
Quanto ao Processo Principal contra as suas ilegais decisões, vá lá que não me desmente. Efectivamente, ele ainda decorre na Justiça.
Quanto às perguntas que lhe deixei, pelos vistos para si sem substãncia, são incómodas de responder. Não é?
Particularmente aquelas de substância financeira e as de politíca da Escola Pública.
Pudera! Que os desfalques e as engenharias financeiras queimam. Não é? Que as AEC, mesmo em Almada, são um bom negócio. Não é?
Quanto à sua participação no movimento parental, não se terá precipitado e não quereria antes dizer que era encarregado de educação até ao final do ano e pai por toda a vida?
É que a não ser assim o seu discurso era rão mortal quão transcendental. Lapsus linguae. Não é?
Passe bem, já que resolveu abandonar o barco quando ele começou a meter àgua por todo o lado.
Março 6, 2008 at 2:44 am
Tiram as milhares de Associações de Pais deste país deste filme.
Isto é uma guerra de galinhas pelo poleiro.
A Ministra da Educação se for inteligente que se afaste desta gente, é que ainda sai queimada.
Março 6, 2008 at 9:45 am
Como Mãe e E.E. de três filhos em idade escolar (15, 14 e 11)não reconheço na pessoa desse individuo (estou a tentar ser politicamente correcta!!)qualquer competência para nos representar. Quem foi que o elegeu? Que qualificações tem esse homem que nem falar
sabe? Onde estão as convocatórias para as reuniões com E.E. que esse individuo devia fazer? Não deviam ser afixadas nas escolas? Onde é a sede dessa associação?
Quanto a si colega, não o conheço mas força tem todo o meu apoio. E sabe que mais, por vezes de facto é melhor sermos um pouco distraídos.Bem haja.
Março 6, 2008 at 10:36 am
A política Educativa tem um mentor, que é o nosso Primeiro Ministro, homem defensor da probidade, do rigor do trabalho, do mérito,…etc. Alguém me sabe explicar como é que este nosso representante obteve a Licenciatura?
Toda a gente que frequentou o Ensino Superior , sabe que um pedido de transferência ou ingresso exige,certidões de conteúdos programáticos e cargas horárias. Onde estão elas? Como é possível entregar um trabalho de Inglês, de uma página e com erros constatados numa segunda correcção, por um colega,anexando um cartão de apresentação ao própio responsável da cadeira, quando os nossos alunos do Secundário entregam trabalhos com um número de páginas muito superior e não se fazem munir de cartões de apresentação? Como é possível!É que de um momento para outro este assunto passou do dia para a noite.
Esta é a escola que se pretende construír, rigor, transparência e sobretudo mérito.
Aguardo resposta e já agora onde se encontra o curriculum do Sr. AA.
Março 6, 2008 at 11:09 am
Para quem se reclama um estuto moral tão elevado, devia o Sr. Albino, em nome desse estatuto e dessa moralidade,promover uma aclaração pública das “infamias” de que se diz alvo, para que não subsistissem quaisquer dúvidas, não aos professores, mas aos pais que diz representar(???),sobre os valores dos montantes recebidos, bem como do respectivo destino.A partir daí, estaria bem mais confortável para assumir o papel de “dama ofendida”!
Será que o Sr. albino vai ter essa coragem?!!
Pai
Março 6, 2008 at 3:56 pm
Claro que AA não publica para onde foi o dinheiro recebido do ME. Ele (através da sua camarilha que assaltou o poder na Confap) e Fernando Gomes expulsaram administrativamente todas as APEEs, Federações Concelhias e Regionais que não os apoiavam. Não fizeram as transferências financeiras a que estão obrigadas através do protocolo com o ME, para essas federações. Como é que as pode publicar???
Mas o mais grave, é como é que o ME, transferiu (directamente do gabinete da ministra) verbas, que só poderia ter trans ferido após a aprovação em Assembleia Geral da Confap, do relatório de contas da gerência anterior, conforme está protocolado???? Reparem que essas contas foram aprovadas por 55 votos em Setembro de 2007, após as “limpezas” ilegais dos cadernos eleitorais da Confap.
Está ou não está AA feito com a ministra nesta campanha contra os professores???
Querem mais provas???
Felizmente que o Movimento Associativo de Pais não se esgota em AA (e camarilha). O MAP são as APEEs que estão no terreno junto dos pais, das escolas e dos professores.
Felizmente que temos aí a CNIPE – Confederação Nacional INDEPENDENTE das Associações de Pais e Encarregados de Educação
Março 6, 2008 at 6:49 pm
1-O que irão inventar mais para tb processarem todos os amigos que irão estar em Lx dia 8?
2-Será que um dia destes chego a casa e já não tenho o meu rico computador? Pois, tb nos devem querer impedir comentar o que quer q seja via net não?
Força Paulo e tb , se for necessário, manda o NIB
Abraços
Março 6, 2008 at 8:08 pm
Com tanto fel destilado por quem “avalia” diáriamente,( ou pelo menos, disso tem a obrigação)os nossos filhos, nem são necessários inimigos para mostrar à saciedade o quão pouco “bem formada” é a nossa classe dita educadora… que me perdoem aqueles que não têm medo de ser avaliados, pois fazem o seu trabalho com o sentido de missão que tal profissão deve subjacer.
Afinal tanta solidariedade, vinda de quem se diz ser tão mal remunerado, será financiada com quê?????
E os que agora atacam o ALbino por se sentir ofendido quando dizem que recebe o dinheiro do ME, onde andavam quando o Albino não estava na Confap????
E os que se dizem excluídos do MAP quando eles próprios se excluem ao não cumprir os estatutos da Confederação, onde andavam? Ah!… a apoiar a nova Confederação Independente cuja principal mentora é PROFESSORA (!) e recebeu durante o seu mandato tanto quanto o Albino no mandato anterior.
Vivam os professores deste país, os que realmente ensinam os nossos filhos, cumprindo a sua obrigação no processo educativo de que os pais são os maiores responsaveis.
Para os são professores por profissão, seja qual for o seu vinculo, e uma vez que o seu futuro se prevê pouco risonho em virtude da avaliação menos positiva que vão ter, manifestem-se livremente, mas NUNCA intentem contra a liberdade dos pais ou mães e encarregados de Educação de querer o melhor para os seus filhos, mesmo que o melhor seja participar na vida da escola!
Março 6, 2008 at 8:12 pm
Algo estranho o seu comentário…os nossos alunos estão felizes na sala de aula e o sr?
É que eu na sala de aula também estou!Cá foran não mesmo!
Março 6, 2008 at 10:12 pm
Não resisto a colocar aqui um comentário que se encontra no site da Confap.
COMENTÁRIO :
contnuo a ver noticias que em nada dignificam o trabalho de voluntariado que alguns pais andam a fazer , estas situações veem se repetindo a mais de um ano e a colagem ás politicas deste ministério em nada tem ajudado e deixam perceber ligações prigosas muito mal explicadas
Associação de pais e encarregados de educação da escola bartolomeu dias em Sacavém
RESPOSTA:
Caro Paulo Condesso
A Confap não está “colada” mas está ao lado das políticas implementadas por este Ministério, há muito exigidas pelos pais (atesar de haver alguns subscritores das mesmas que hoje mudaram de opinião, mas o problema é deles), desde logo pelo reforço da presença dos pais e comunidade na gestão das escolas, no alargamento das refeições escolares no 1º ciclo e jardins de infância, alargamento dos horários de funcionamento das escolas do 1º ciclo de acordo com os horários dos pais, pelas actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo (gratuitas), a certificação e qualidade dos manuais escolares com normas quanto ao numero e peso, as aulas de substituição para as faltas dos professores, a regulamentação da componente não lectiva de estabelecimento dos professores, permitindo às escolas oferecer complementos de formação como os clubes, salas de actividades em determinadas disciplinas, apoio ao estudo.
Todas estas medidas não foram em prol dos alunos e estão bem no terreno e bem valorizadas pelos pais? Porque não estaríamos ao lado de todas estas medidas?
Na defesa de interesses que não são os dos pais?
Melhores cumprimentos,
Gestor da Página
Saliento “não está “colada” mas está ao lado” e a pérola “alguns subscritores das mesmas que hoje mudaram de opinião, mas o problema é deles”.
Isto mostra bem o respeito pelos seus associados (pudera, a Confap tanto recebe com mil como com um associado).
Março 6, 2008 at 11:19 pm
Como “lavar a cabeça a burros é perder tempo e sabão” queria, sem perder tempo e concentrando-me no sabão, dizer ao Senhor Castela, ex-futuro Presidente da CONFAP (onde pretendia devolver o subsídio do ME, assassinar o tesoureiro ladrão e alargar o Caderno Eleitoral a todas as AP – pagassem ou não as quotas ou entregassem ou não a alteração dos seus estatutos – mesmo que os Estatutos da CONFAP o impeçam…) que ele se acabou… o sabão!
Faça boa viagem na sua personalidade disturbada e confundida. A atenção de que necessita como de pão para a boca não mais lha dou!
Tempo, pim!
Fernando Gomes
Março 7, 2008 at 11:44 am
Pensará o “emplastro2 que é com isto que vai calar o pessoal. ´Parafraseando o Goebells o sr. Albino “Quando atacam a Lurdinhas puxo logo de um processo”
Março 7, 2008 at 12:40 pm
Força Paulo!
Sr.Albino vá trabalhar…o senhor não representa ninguém!!!Ou será que ainda não percebeu???Vergonha tenho eu do senhor dizer que é representante dos pais!Peixeira vendida!!!
Março 7, 2008 at 1:00 pm
60 mil euros desapareceram. Em desfalque. 60 mil euros de fundos públicos. Dinheiro dos contribuintes.
Albino Almeida recebeu-o do ministério, do gabinete da senhora ministra, segundo ele para distribuir pelas federações regionais. Mente. Mente, pois até os parcos 10 a 15 mil euros que deveria ter distribuído, recusou-o fazer às Federações que não o apoiaram. E com o beneplácito do gabinete financiador que ao saber da situação, lavou as mãos.
Não está em causa o financiamento da CONFAP pelo orçamento do estado, tal como outras entidades da sociedade civil de carácter nacional o são. NÃO SE ESQUEÇA DISTO SR. ALBINO ALMEIDA!
Em causa estarão, isso sim, a transparência dos procedimentos. Transferências a partir do Gabinete de um Ministro!? Não existe o Gabinete de Gestão Financeira? Transferências sem que os requisitos estejam cumpridos!? Silêncio irresponsável sobre um desfalque de 60 mil euros!? A Senhora Ministra nada tem a dizer sobre isto? Vai também lavar as mãos? Vai continuar a proceder à transferência de verbas sem clarificação pública e apuramento de responsabilidade?
Obrigado ao José Luis (201) por ter vindo falar de dentro da própria CONFAP sobre os destinos dos financiamentos. Já agora José Luis, como foi mesmo o caso dos 60 mil euros desfalcados? Pergunto-lhe a si, uma vez que Fernando Gomes (204) optou por deixar cair a máscara de pessoa super responsável pelo movimento associativo (ele presidente da MAG da CONFAP durante o período das transferências sem Contas e do desfalque de 60 MIL EUROS!).E concretamente, defende ou não uma auditoria externa independente e pública às Contas da CONFAP?
Da qualquer forma reendereço-lhe todas as questões de política educativa que coloquei a Fernando Gomes (176 e 194).
Março 7, 2008 at 1:21 pm
Acho que deveríamos agradecer à TSF pelo facto de ter dado a informação de que o sr. AA queria processar o Paulo.
Assistamos pois no sofá a estes esclarecimentos sobre o dinheiro do protocolo. Consegue ser mais interessante do que pensei. Erro meu.
Março 7, 2008 at 5:14 pm
desfalque!!!!!!!!!!!
Que desfalque????
POR ESTES LADOS TAMBEM SE ACABOU O SABÃO!
Março 7, 2008 at 7:31 pm
O desatino e falta de lucidez está a atingir raios de esquizofrenia…uma coisa é certa, e isso muito me apraz, os professores não estavam adormecidos! Tomaram-nos como já estando num estado de apatia e de incapacidade crítica (tipo o povo é sereno), nunca esperando que o “choque tecnológico” permite a criação e utilização de blogs como meio de comunicação livre…o problema é que deixa muitos em “desatino”…a informação(e a opinião, a crítica, a reflexão, etc)…espalha-se, flui e agora nem sabem já como “agarrá-la”…
Março 7, 2008 at 11:33 pm
Este sr. castela é realmente o paradigma do dirigente saloio, ferreira torriano, que esbraceja e estrebucha com tudo, mais alguma coisa e sabe-se lá mais o quê… Este sr. é dirigente associativo de pais e não imagina o mal que faz a quem representa… não é apenas a CONFAP é todo o movimento associativo de pais da CONFAP ou da CNID ou independentes (TODOS) e são também os seus dirigentes que aquele sr. se afirma representar… é lamentável para nós dirigentes que se tenha criado tal monstro…
Mas quem conhece o dito sabe que ele não se preocupa com o movimento que pretende dirigir. Sabe que ele não tem qualquer respeito pelos pais ou pelas AP. Se assim não fosse participava nas assembleias (fóruns de decisão democrática colectiva) de que foge como o diabo da cruz – vá-se lá saber se por medo se por desrespeito. Sabe que é apenas o seu enorme ego que o empurra. Sabe que ele não tem qualidades que o possam colocar (sem ser à força) no local que pretende a todo o custo atingir – ser dirigente de qualquer coisa…
É o dito mentor n.º 1 de um dito movimento dissidente criado pelo próprio e uns outros 2 ou 3 que afirmam ao ventos serem as AP de Lisboa, Viseu, Leiria, Beja tendo perdido a Guarda pelo caminho… São, segundo o público de hoje, 600 AP… vamos vermos quantas criarão a sua CNIRPE… vamos ver quantas enviarão a carta de desvinculação à CONFAP!
O dito, que se imagina paladino de democrata (já todos ouvimos falar em democratas destes… dos que acham que todos têm a opção de o eleger a ele, e só a ele), terá com certeza discutido nas AP esta matéria. Terá com certeza exigido que as AP façam assembleias gerais para aderir à CLORPE. A não ser assim… não são efectivamente necessários cadernos eleitorais… que tristeza de dirigentes temos…
Esta é realmente a última intervenção que faço neste Blogue contra o dito ou outros. Os pais e as AP não o merecem!
Fernando Gomes
Março 8, 2008 at 1:39 am
Tanto quanto sei, Sr. Castela, o caso do desfalque está entregue à justiça, como é natural, a mesma justiça a que o Sr. recorreu e que nunca lhe deu razão. A Assembleia decidiu que as despesas que o Sr. originou em processar a Confap, sem recorrer à própria assembleia geral e que foraqm “esmagadas” pelos tribunais, basta ler as decisões e ver o pasmo dos juízes pelo seu alegado direito de concorrer sozinho. Então foi o Sr. que causou esses prejuízos, logo terá de os pagar, com o subsídio que lhe seria devido. Espere e verá.
Março 8, 2008 at 10:50 pm
Boa Castela!
Lá conseguiu um tempinho de antena que, de resto, poucos, muito poucos lhe dariam!!!!!!
Que pena!!!!!!!
Março 18, 2008 at 7:25 am
Recebi este documento por mail pois desconheço-o a si , desconhecia o seu blog e mt menos conheço esse tal sr Albino e também não o quero conhecer , não queira Deus que se lembrem que eu com 31 anos de serviço o tenha de avaliar e só acreditando no que escreve a minha NOTA SERIA ZERO (0)
Cinda …Ramada
Março 20, 2008 at 5:04 pm
Ah grande CINDA!!!! Ainda temos professores! Bem haja mulher, porque às vezes parece que não!
Nas suas mãos eu teria toda a confiança em colocar os meus filhos!!!!
Dezembro 30, 2008 at 8:36 pm
Gostaria de saber se o sr. dr.Albino Almeida tem filhos em idade escolar ou se foi nomeado vitaliciamente para o cargo.
Embora já nada me surpreenda, era bom esclarecer esta situação, para sabermos de quem estamos a falar
Se alguém souber, diga-o, por favor.
Janeiro 19, 2009 at 11:15 am
… o dinheiro não faz a felicidade… mas usado com inteligência, por quem o tem, pode dar muito jeito. Por isso alguém disse, com humor, que “mais vale ser rico e com saúde, do que pobre e doente”.
Sempre disse aos meus amigos que a principal razão pela qual gostava de ser uma pessoa endinheirada, é para poder esgrimir as minhas razões nos tribunais perante aqueles que falam com voz grossa só porque estão bem escudados.
Infelizmente ” a justiça” é, como se sabe, um bem que não está ao alcance de todos. Os “protegidos” podem dizer o que querem, os outros têm que acautelar o tom dos mais ténues gemidos das suas dores e pesar habilmente as palavras com que soltam os seus mais legítimos protestos e lamentos. Talvez por isso, a escrita de protesto e de críticas assume tantas vezes entre nós formas tão bem trabalhadas, mesmo por quem não faz disso o seu dia à dia.
Tudo isto para dizer , e já me alonguei, que faço minhas “as dores do Paulo”… a minha solidariedade.
Seguindo a ideia de Ramiro Marques, venha daí o NIB,… não seja o dinheiro que nos faça o cerco…como sempre ouvi dizer para estas banda , pobre mas honrado… e aqui a honra passa por fazer da solidariedade mais do que palavra, discurso ( caminho para…)
Março 2, 2009 at 1:43 pm
É muito importante que sintas que és muito importante para nós e para esta luta.
Estamos contigo pagando advogados …
Estamos contigo gritando para quem nos quiser ouvir …
Estamos contigo até ao momento em que a sociaedade acorde deste pesadelo e estes politicozecos desapareçam para o conselho de administração de alguma empresa publica ou privada ou se reformem com principescas reformas.
Não deixem de lutar, nem morrer a força que conseguimos juntar
Março 11, 2009 at 11:39 am
Albino Almeida referiu-se, variadíssimas vezes, à ministra da educação como a “nossa ministra”, querendo dizer a “ministra dos pais” ou a “ministra da confap”. A ministra que nos alimenta. Albino Almeida é um homem com a cosnciência alugada … pelos subsídios ministeriais.
Março 12, 2009 at 1:29 am
E que tal inundar o mail da confap com opiniões baseadas em factos? Não querem lá ver que o senhor ocioso nos responde um a um?!
Março 26, 2009 at 12:03 am
qual e o tamanho da boca do sapo de chifre
Maio 10, 2009 at 11:12 pm
O que levará tantos professores a dizer tanto mal de uma entidade que sem qualquer dúvida tem contribuído para a melhoria do ensino e das condições de funcionamento das nossas escolas ?
Estou mesmo convencido que é por inveja e o gosto de mal dizer que são os grandes valores que ultimamente têm caracterizado a sua intervenção em matéria de discussão educativa.
Continuem a dizer mal de tudo e de todos que pode ser que consigam esconder os grandes males que os afectam enquanto profissionais e a imagem negativa que o povo vai consolidando a vosso respeito.
Peço-vos um favor: continuem assim que estão no bom caminho… nas vossas bocas de vitória em vitória até à derrota final…